Planejamento Anual para Educação Infantil
PLANEJAMENTO ANUAL
LINGUAGEM
COMPETÊNCIAS
|
HABILIDADES
|
EIXOS COGNITIVOS
|
· Desenvolver a comunicação oral, para interagir e expressar ideias por meio da linguagem oral;
· Desenvolver e ampliar gradativamente suas
possibilidades de comunicação oral, escrita;
· Expandir o uso da linguagem oral, compreendendo-a em diferentes situações de
participação social.
|
· Identificar os personagens da história contada pela professora;
· Manejar livros de histórias, fantoches recontando a sua história;
· Respeitar e aceitar as regras de convivência;
· Recontar fatos do cotidiano (sala de aula, parques, pátios brincadeiras);
· Expressar-se utilizando a pintura;
· Identificar a 1ª letra do nome;
· Realizar atividades de movimentação do corpo, trabalhando a expressão corporal;
· Apreciar as atividades lúdicas
compreendendo regras de jogos e brincadeiras;
· Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se em situações do cotidiano;
· Conhecer o próprio corpo, nomeando suas partes;
· Interessar-se por histórias de literatura.
|
Linguagem Escrita
· Reconhecimento da escrita da 1ª letra do nome;
· Desenvolvimento motor;
Linguagem Oral
· Visualização das consoantes (alfabeto);
· Conversas informais;
· Percepção visual e auditiva;
· Explorar gravuras;
· Leitura de diferentes gêneros literários, contos, poemas, parlendas, trava-línguas.
Expressão Corporal
· Noção de tempo e espaço;
· Lateralidade;
· Cantar fazendo gestos;
· Conhecer a localização das partes do corpo;
· Correr, andar, saltar, pular, marchar, chutar, arrastar e dançar;
· Participar de jogos e brincadeiras dirigidas.
· Educação sensorial.
|
MATEMÁTICA
COMPETÊNCIAS
|
HABILIDADES
|
EIXOS COGNITIVOS
|
· Desenvolver a capacidade de reconhecer a cor apresentada no seu cotidiano;
· Desenvolver o raciocínio lógico exercitando as capacidades para
pensar logicamente com o
intuito de resolver situações-problema;
· Conhecer as figuras geométricas;
· Desenvolver a capacidade de diferenciar diferentes sons;
· Conhecer os números e reconhecê-los nas situações do dia a dia;
|
· Identificar e reconhecer as cores primárias nos diferentes ambientes da escola;
· Relacionar figuras iguais quanto à cor e a forma;
· Observar os objetos em sala. Construir novos objetos a partir das noções de tempo e do
espaço. Manusear diferentes objetos;
· Classificar objetos, elementos, pessoas identificando as características ou atributos
fundamentais dos objetos;
· Identificar características semelhantes nos objetos de acordo com o conhecimento
lógico matemático (grande/ pequeno; cheio/vazio; muito/pouco; pesado/leve;
alto/baixo;
· Identificar e relacionar as formas geométricas com os objetos encontrados em seu dia-a-dia;;
· Vivenciar situações matemáticas através de
brincadeiras e dramatizações.
|
Grandezas e medidas (Conceitos)
· Cheio/ vazio;
· Grande/pequeno;
· Dentro /fora;
· Muito/pouco;
· Em cima/ embaixo;
· Áspero/liso;
· Mole/duro;
· Grosso/fino;
· Alto/baixo;
· Quente/frio;
· Aberto/fechado.
Formas geométricas
· Triângulo;
· Círculo;
· Quadrado/Retângulo.
Cores Primárias
Noções de espaço
· Agrupar objetos;
· Representações por meio de desenhos em diferentes ângulos;
· Construções com blocos, maquetes e painéis;
· Circuito de obstáculos;
· Sistema de numeração;
· Quantificação de 1 a 5 ·Visualização dos numerais de 0 a 10
· Contagem oral de 1 a 10.
· Agrupamento, classificação e seriação.
|
NATUREZA E SOCIEDADE
COMPETÊNCIAS
|
HABILIDADES
| EIXOS COGNITIVOS |
· Compreender o ambiente estabelecendo relações com pessoas, pequenos animais,
plantas e com objetos diversos manifestando curiosidade e interesse;
· Estabelecer relações entre fenômenos da natureza;
· Desenvolver cuidados simples de higiene
com o corpo e o ambiente;
· Desenvolver a atenção e as habilidades de identificar, estabelecer relações e
solucionar problemas.
|
· Compreender a importância da escola,
da professora e dos colegas;
· Reconhecer a importância dos bons hábitos de higiene;
· Identificar os diferentes ambientes da escola;
· Identificar as partes do corpo suas funções e características;.
· Relacionar as características das pessoas
que fazem parte da sua família;
· Identificar as datas comemorativas, como datas importantes em nosso meio
escolar;
· Desenvolver os hábitos de higiene;
· Identificar diferentes tipos de alimentos;
· Estimular a atenção e a observação;
· Valorizar a cultura brasileira e alagoana;
· Explorar o meio ambiente e suas riquezas;
· Identificar a festa Junina como atividade Folclórica de nossa tradição;
· Reconhecer as estações do ano, identificando suas características próprias;
· Identificar os direitos e deveres que precisamos ter no trânsito, reconhecendo sua sinalização;
· Desenvolver a linguagem oral;
· Valorizar a Bandeira do Brasil e de Alagoas;
· Reconhecer o Natal, como data religiosa;
|
Relações sociais
· Eu;
· Família;
· Escola;
· Hábitos de higiene corporal/saúde;
Seres vivos e ambiente natural;
· Meu corpo;
· Animais;
· Plantas;
· Os sentidos;
· Alimentação;
· Meio ambiente;
· Mudanças de tempo (Dia e noite);
· As estações do ano.
Trabalho
· Meios de comunicação;
· Meios de transportes;
· Profissões.
Cultura e tempo
· Carnaval;
· Circo;
· Páscoa;
· Índio;
· Dia das mães;
· Festa junina;
· Dia dos pais;
· Folclore;
· Trânsito;
· Pátria;
· Bíblia;
· Árvore;
· Dia das crianças;
· Natal.
|