"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sábado, 15 de novembro de 2014


Tema: Brincando com Cores e Formas

É muito interessante o trabalho com as cores na educação infantil, no entanto, devemos ser cautelosos e observar que a cor está inserida num contexto ,por isso é importante trabalhar o relacionamento entre as cores e não só uma cor isoladamente.
Devemos criar condições para que as crianças conheçam as cores e formas que estão presentes no ambiente em que vivem.
Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, possibilitando a identificação .

Objetivos:

• Conhecer as cores primárias e as formas geométricas.
• Reconhecer existência de formas e cores do mundo.
• Apreciar as artes visuais e ampliar vocabulário
 Linguagem oral e escrita.


- Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar-se e interagir. Conversar sobre as cores  que os cercam... desenhos na parede, roupas  e sapatos dos alunos.





No dia a dia, reconhecer as cores primárias e suas variações de tonalidade a partir frutos, legumes, vegetais, minerais, objetos, roupas, revistas,livros etc.). 

Contar a história "Bom dia Todas as Cores" de Ruth Rocha.




BOM DIA A TODAS AS CORES


Neste livro, Camaleão acordou muito feliz, e mudou sua cor para rosa, a cor que ele achava a mais bonita. Durante um passeio encontrou vários de seus amiguinhos e cada um sugeria uma cor diferente para ele usar. Ele concordava e mudava sua cor, mas acabou ficando muito cansado. Ele percebeu então, que não conseguiria agradar a todos todo o tempo, no dia seguinte ele usou só cor-de-rosa.



 No caso do maternal 1, os alunos ficam atentos às imagens, então é interssante  falar várias vezes as cores...assim eles vão aprendendo lentamente.


Livro Bom Dia Todas as Cores- Ruth Rocha







































Poesia  "As Cores".










Música Arco íris(Xuxa)

- Ouvir a música arco íris (Xuxa), acompanhando a coreografia e observando as cores.












Artes visuais.



- Registrar com tinta de cores citadas na  música/ fazer um arco íris...árvores...borboletas,  carimbando com as mãozinhas e afixar na sala.
Matemática.


Apresentar os Blocos Lógicos e valorizar suas cores primárias. Permitir que as crianças brinquem  com as peças. Sempre aproveitando para mencionar as cores e  formas.

Depois de apresentar as cores primárias,trabalhei com a música o pintinho amarelinho, dando ênfase na cor amarela.
 Os alunos cantam a música, diariamente, fazendo gestos.
Aproveitamos também o piu piu de pelúcia, que o aluno trouxe de casa para trabalhar a cor.







Um redondo pode  ser quadrado?







Plano de aula /educação infantil

PLANO DE AULA


Professora/estagiária: Gisele



Conteúdos: identidade e autonomia

TEMA: Construindo Nossa própria Identidade através da história “Maria Vai Com as Outras” – Sylvia Orthoff



Justificativa: Trabalhar com a históriaMaria Vai Com as Outras, possibilita mostrar para as crianças que cada ser tem a sua própriaidentidade, a sua opinião e que não podemos fazer as coisas que os outros fazem sem pensar/questionar se isso é bom para a gente ou não.



Objetivo:

Ø Despertar nos alunos o gosto pela literatura.

Ø Estimular a criatividade e o imaginário.

Ø Refletir sobre a identidade(Quem sou eu?)


1º Momento: Leitura do Poema de Pedro Bandeira, Identidade.


Na rodinha, conversar sobre a Identidade de cada criança.



2º Momento: Leitura do livro Maria Vai Com as Outras – Sylvia Orthoff


               


Após contar a história “Maria Vai Com as Outras”, conversar sobre as atitudes de Maria.

Ø Por que Maria acompanhava tudo o que as outras ovelhas faziam?

Ø O que aconteceu para Maria parar de acompanhar tudo o que as outras ovelhas faziam?

Ø Você acompanha tudo o que seus colegas fazem?


3º Momento: Jogo de boliche.
Se a imagem nao carregar, clique em voltar em seu navegador e tente novamente!

Regras:

ØFormar equipes para jogar(equipe A,B,C e D)

ØJogar a bola para derrubar os pinos/ovelhas;

ØElaborar um gráfico, com as quantidades de pontos obtidos por cada criança /ou equipe.

ØVencerá a criança/ou equipe que obtiver mais pontos.




Marcar as quantidades no gráfico:

Se a imagem nao carregar, clique em voltar em seu navegador e tente novamente!

4º Momento:Teatro/Dramatização


Fazer a dramatização da história “Maria Vai Com as Outras”.

Se a imagem nao carregar, clique em voltar em seu navegador e tente novamente!

Recursos didáticos: Poema impresso, Livro Com a história Maria Vai Com as Outras, material confeccionado: pinos, bola, máscaras...


AVALIAÇÃO: Acompanhar atentamente o envolvimento dos alunos no decorrer das atividades propostas,dos jogos, brincadeiras e apresentação teatral.