"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sábado, 15 de novembro de 2014

Tirinhas para produção de texto e redação

Seguem algumas tirinhas da Turma da Mônica, essas tirinhas vão ajudar na produção de texto, na hora da redação e até mesmo em algum trabalho escolar com balões em branco para os alunos e também para as atividades pedagógicas.


Tirinhas para produção de texto e redação

Tirinhas para produção de texto e redação
Tirinhas para produção de texto e redação

Produção de texto e redação











Produção de texto turma da mônica

A turma da mônica agora vem com produção de texto para o ensino fundamental, todas as tirinhas de produção de texto estão prontas para imprimir! Nelas você conta com a turma da mônica sendo um total de 12 atividades pra ser exercitado em sala de aula ou como dever de casa e pode ser aplicado desde o 2° ano até o 4° ano do ensino fundamental.


Produção de texto turma da mônica

Produção de texto turma da mônica
Produção de texto turma da mônica

Produção de texto

Turma da mônica

Produção de texto turma da mônica











Tirinhas turma da mônica - Interpretação de texto

Faça uma analise das tirinhas turma da mônica e responda as questões sobre interpretação de texto, os exercícios foram desenvolvido para alunos do 3° ano e 4° ano do ensino fundamental a antiga segunda e terceira série! As atividades estão prontas para imprimir.


Tirinhas turma da mônica - Interpretação de texto

Tirinhas turma da mônica - Interpretação de texto
Tirinhas turma da mônica - Interpretação de texto

Tirinhas turma da mônica


Tirinhas Interpretação de texto

Interpretação de texto

sábado, 28 de setembro de 2013

Interpretação de imagem - propaganda

Quer economizar energia? esse é o tema proposto da atividade de interpretação de imagem, sendo a propaganda de energia que da um ótimo exercício de interpretação de texto com questões que fala sobre economia.


Interpretação de imagem - propaganda

Interpretação de imagem - propaganda
Interpretação de imagem - propaganda

Interpretação de texto exercicios
Interpretação de texto exercicios

Gabarito:

1) C
2) B
3) D
4) B
5) C

Interpretação de história em quadrinhos O Vendedor

Nada como uma interpretação de texto para exercitar a mente pensando nisso estou disponibilizando uma Interpretação de história em quadrinhos com o tema: O Vendedor.

Você leitor pode copiar e colar no word as atividades depois imprimir ou dar um "Print" na tela do computador e imprimir para aplicar na sala de aula.


Interpretação de história em quadrinhos O Vendedor

(LAERTE. Classificados. São Paulo: Devir, 2001. p.6)


1. Nos dois primeiros quadros da tira, percebe-se que o menino
(A) aceita logo a oferta do homem.
(B) discute o preço das balas com o homem.
(C) negocia o preço da sua mercadoria.
(D) oferece a sua mercadoria aos gritos.

2. O recurso utilizado na tira para apresentar a fala dos personagens é
(A) o gesto.
(B) a cor.
(C) o tipo de letra.
(D) o balão.

3. A fala do menino, no último quadro da tira, sugere
(A) aborrecimento.
(B) bondade.
(C) preconceito.
(D) inveja.

4. No segundo quadro da tira, a fala do menino marcada com um duplo ponto de exclamação, reforça
(A) a irritação com o trabalho.
(B) o desinteresse pela venda.
(C) o apelo para vender.
(D) a pressa em vender.

5. Em “Não trabalho com pedestre”, o termo destacado refere-se a pessoas que
(A) andam de ônibus.
(B) caminham a pé.
(C) passeiam de bicicleta.
(D) viajam de carro.



Gabarito:

1 - D
2 - D
3 - A
4 - C
5 - B

Menino Maluquinho - Interpretação de texto

Interpretação textual da tirinha do menino maluquinho, esta interpretação de texto possui gabarito e pode ser aplicado em alunos do 4° ano do ensino fundamental a antiga 3° série.


Menino Maluquinho - Interpretação de texto

Menino Maluquinho - Interpretação de texto
Menino Maluquinho - Interpretação de texto


1) Quem são os personagens da historinha?


2) Porque nessa historinha aparecem vários pontos de exclamação?


3) No terceiro quadrinho, o que a Carol fez ao descobrir o saco plástico?


4) Porque a Carol chegou a conclusão que fosse poluição?


5) Observe a seguinte frase: O saco plástico foi jogado por banhistas.

O diminutivo da palavra destacada é:
a)(     )sacolão                     b)(     ) saquinho                 c)(     ) sacola


6) “Carol é uma menina muito medrosa”, o adjetivo desta frase é:

a)(     ) Medrosa                       b)(     ) menina                   c)(     ) muito                     


7) Observe a seguinte frase: Carol correu para um lugar distante.

O sinônimo da palavra destacada é:
a)(     ) perto                        b)(     ) longe


8) Reescreva apenas os adjetivos das frases nas linhas abaixo.

a) Uma água-viva é linda.                 
______________________             

b) A Carol é muito medrosa.
______________________

C) Corajoso é o Menino Maluquinho.
______________________

Gabarito:

1 - Carol e menino maluquinho
2 - Por que os personagens estão afirmando
3 - Gritou e saiu correndo de medo dizendo socorro, poluição
4 - Por causa do saco plastico boiando na água
5 - B
6 - 
7 - B
8 - 


Créditos: http://artedelecionar.blogspot.com

sábado, 2 de abril de 2011

Sugestão de brinquedos feitos com materiais recicláveis....



Carrinho de garrafa pet.
Trenzinho feito de latas
Carrinho feito com garrafa de amaciante de roupas.
(álbum picassa)
Carrinho feito de caixinhas de leite ou suco.

carrinho feito com caixinhas de fósforo.
Caixinha feita com caixa de camisa e potinho de iogurte, para trabalhar cores/classificação.



Vai e vem de garrafa pet

Bilboquê feito com garrafa pet

 
Palhacinho feito com tampinhas,vidro de iogurte
 e tampa de amaciante de roupas.(EMEI Tejuco)

Sapinho feito de garrafa pet.
Dentinhos feitos de garrafa pet.

Pavão feito de garrafa pet( encontrado no album Picassa)
Latinhas com sementes para fazer sons...
(trabalhar audição)

Garrafas com água, corante,
pedrinhas ou grãos para fazer barulhos.

Cavalinho de garrafa pet




Coelhinho feito com embalagem de óleo.

Trenzinho feito com embalagens de sorvete,tampinhas
 de refrigerante e embalagens de Toddy(EMEI Tejuco)

Plano de aula /educação infantil

PLANO DE AULA


Professora/estagiária: Gisele



Conteúdos: identidade e autonomia

TEMA: Construindo Nossa própria Identidade através da história “Maria Vai Com as Outras” – Sylvia Orthoff



Justificativa: Trabalhar com a históriaMaria Vai Com as Outras, possibilita mostrar para as crianças que cada ser tem a sua própriaidentidade, a sua opinião e que não podemos fazer as coisas que os outros fazem sem pensar/questionar se isso é bom para a gente ou não.



Objetivo:

Ø Despertar nos alunos o gosto pela literatura.

Ø Estimular a criatividade e o imaginário.

Ø Refletir sobre a identidade(Quem sou eu?)


1º Momento: Leitura do Poema de Pedro Bandeira, Identidade.


Na rodinha, conversar sobre a Identidade de cada criança.



2º Momento: Leitura do livro Maria Vai Com as Outras – Sylvia Orthoff


               


Após contar a história “Maria Vai Com as Outras”, conversar sobre as atitudes de Maria.

Ø Por que Maria acompanhava tudo o que as outras ovelhas faziam?

Ø O que aconteceu para Maria parar de acompanhar tudo o que as outras ovelhas faziam?

Ø Você acompanha tudo o que seus colegas fazem?


3º Momento: Jogo de boliche.
Se a imagem nao carregar, clique em voltar em seu navegador e tente novamente!

Regras:

ØFormar equipes para jogar(equipe A,B,C e D)

ØJogar a bola para derrubar os pinos/ovelhas;

ØElaborar um gráfico, com as quantidades de pontos obtidos por cada criança /ou equipe.

ØVencerá a criança/ou equipe que obtiver mais pontos.




Marcar as quantidades no gráfico:

Se a imagem nao carregar, clique em voltar em seu navegador e tente novamente!

4º Momento:Teatro/Dramatização


Fazer a dramatização da história “Maria Vai Com as Outras”.

Se a imagem nao carregar, clique em voltar em seu navegador e tente novamente!

Recursos didáticos: Poema impresso, Livro Com a história Maria Vai Com as Outras, material confeccionado: pinos, bola, máscaras...


AVALIAÇÃO: Acompanhar atentamente o envolvimento dos alunos no decorrer das atividades propostas,dos jogos, brincadeiras e apresentação teatral.