Planejamento Jardim III (5 a 6 anos)
JARDIM III (5 A 6 ANOS)
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
OBJETIVO
- Desenvolver da expressão oral.
- Reconhecer seu nome, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano.
- Familiarizar-se com a escrita por meio de manuseio de livros, revistas, rótulos e outros portadores de texto.
- Vivenciar diversas situações nas quais se faça necessário o uso da escrita.
- Identificar, ler e escrever as vogais.
- Treinar a escrita.
CONTEÚDOS
· Linguagem oral:
ü Ampliação do vocabulário.
ü Ouvir, criar e narrar histórias oralmente;
ü Conhecer diferentes modalidades de linguagem ( história, poesias, piadas, músicas);
ü Estabelecer trocas verbais com seus colegas e adultos- linguagem socializada-através de diálogo e não linguagem egocêntrica;
ü Vincular o discurso oral com o texto escrito.
ü Relatar desagrados, desejos e necessidades.
· Linguagem escrita:
ü Desenho livre.
ü Pintura.
ü Recorte e colagem.
ü Traçado de linhas com movimentos livres e dirigidos.
ü Funcionalidade da escrita.
ü Diferentes formas de registros da língua escrita.
ü Nome.
ü Vogais.
ü Alfabeto.
ü Escrita espontânea.
ü Escrita de palavras contextualizadas.
MATEMÁTICA
OBJETIVO
1. Desenvolver os conceitos matemáticos, para que possam reconhecer, identificar e executar as atividades propostas.
2. Identificar figuras geométricas.
3. Desenvolver aprendizagem dos números (adição, subtração).
4. Desenvolver raciocínio lógico-matemático.
5. Ampliar os conceitos matemáticos.
6. Realizar as atividades propostas com interesse, atenção, entendimento e compreensão.
CONTEÚDO
· Conceitos matemáticos: grande/pequeno; maior/menor; dentro/fora; mais/menos; em cima/embaixo; na frente/atrás; linha aberta/ linha fechada; etc.
· Conjuntos (unitário, vazio).
· Formas geométricas, numeração, cores, blocos lógicos, sinais (=, #), seqüência numérica e representação gráfica.
a)Classificação
· agrupar elementos segundo os atributos;
· adquirir noção de pertinência;
b)Seqüência
· promover situações em que a criança: estabeleça seqüência temporal considerando dias da semana, semana do mês, meses do ano e ano.
c)Seriação
· organizar séries de elementos segundo seus atributos em ordem crescente e decrescente;
· quantificar séries;
· realizar construção conjunta de várias séries.
d)Medida
· comparar comprimentos / capacidade / altura / distância e peso dos objetos, utilizando diferentes recursos ( corpo, barbante, passos, régua, etc. );
e)Tempo·
promover situações em que a criança estabeleça relações de temporalidade considerando espaço e tempo vivido e percebido (ontem, hoje e amanhã).
f) Espaço
· favorecer situações em que a criança possa identificar e comparar a situação dinâmica dos objetos / pessoas em relação aos conceitos de lateralidade, posição e distância.
g) Número
· compreender a funcionalidade da escrita dos numerais ( talão de cheques, telefone, placa de carro, etc. );
· reconhecer e corresponder quantidades;
· corresponder numerais às quantidades;
· pensar e verbalizar logicamente um determinado fato ou operação;
· identificar, concretamente, a adição como situação- problema que envolve a idéia de juntar;
· identificar concretamente, a subtração como situação-problema que envolve a idéia de tirar, comparar ou de completar;
· identificar, concretamente a divisão como situação-problema que envolve a idéia de separar uma coleção em grupos, com o mesmo número de objetos.
ARTES
OBJETIVO
1. Desenvolver a potencialidade criadora de cada aluno, respeitando suas naturais limitações.
2. Desenvolver habilidades e formas próprias desenhando, pintando, construindo e modelando.
3. Desenvolver o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos.
4. Desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço, harmonia.
CONTEÚDO
· Desenho.
· Pintura.
· Impressão.
· Recorte.
· Alinhavo.
· Tapeçaria.
· Colagem.
· Modelagem.
· Dobradura.
· Montagem.
· Construção.
CIÊNCIAS
OBJETIVO
1. Identificar as diversas partes do corpo e suas funções.
2. Formar bons hábitos de higiene e saúde.
3. Identificar o valor nutritivo e a procedências dos alimentos.
4. Identificar e observar o processo de germinação e crescimento das plantas.
5. Identificar, distinguir e caracterizar os animais.
6. Desenvolver habilidades como: observação, analise, descrição, classificação e medida.
7. Explorar o ambiente em que vive.
CONTEÚDO
· As Partes do Corpo/Higiene e Saúde/Órgãos do sentido.
· Alimento/Culinária.
· Plantas/Horticultura.
· Animais.
HISTÓRIA E GEOGRAFIA
OBJETIVO
1. Adaptar a criança à escola e à vida social.
2. Promover condições de um convívio agradável.
3. Desenvolver atitudes de polidez, respeito e cooperação.
4. Adquirir habilidades sociais.
5. Compreender a necessidade da cooperação de todos os membros da família e da escola, entre si.
6. Desenvolver: atividades e conhecimentos sociais, habilidades de disciplina, independência e habilidades quanto ao trabalho.
CONTEÚDO
· Eu/Família.
· Casa/Comunidade.
· Escola.
· Meios de Transporte/Meios de Comunicação.
· Datas Comemorativas:Carnaval, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, 07 de Setembro, Dia das Crianças, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
ESTRATÉGIA
· Pinturas colagens, recortes.
· Jogos.
· Brincadeiras.
· Traçado de letras e palavras.
· Alfabeto móvel.
· Explorar o meio em que estamos.
· Confecção de cartazes, desenhos, figuras, fotos, atividades gráficas.
· Passeios, excursões.
· Atividades com os próprios alunos (jogos e brincadeiras).
· Músicas, histórias, diálogos, conversa dirigida, atividade com sucatas.
· Alimentos (frutas, verduras, legumes).
AVALIAÇÃO
Avaliação será feita através dos exercícios e atividades realizadas pelos alunos verificando a aprendizagem, assimilação e compreensão, de forma contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
.