Professora: Carolina Palhas de Souza Turma: Jardim II Turno: 2º turno
Ano: 2014 Bimestre: 2º bimestre Semestre: 1º Semestre
Duração: 02/06/2014 até 27/06/2014 – 4 semanas - 20 dias
Projeto Brincando com as Letras.
DATA COMEMORATIVA:
ü Copa do Mundo
JUSTIFICATIVA:
Com o surgimento da Escola Nova, os olhares voltaram-se para o
aluno
como centro do aprendizado, atribuindo a ele todos os instrumentos
disponíveis para a absorção de conteúdos de forma significativa.
O Projeto foi pensado, partindo dos questionamentos apresentados pelas crianças, quando utilizamos os livros de literatura,
“ Tia, que letra é essa?”.
Irei desenvolver o Projeto para que de maneira lúdica e com materiais
concretos as crianças possam conhecer as letras e perceber a presença
destas no cotidiano.
ÁREAS:
- 1. LINGUAGEM ORAL E ESCRITA;
Objetivos:
ü Ouvir, reproduzir e transmitir textos, oralmente ( histórias, recados, poemas , poesias e etc.)
ü Conhecer e comentar sobre situações partilhadas pelo grupo, no momento presente.
ü Conversar, comentar e relatar situações partilhadas pelo grupo no futuro.
ü Criar, registrar e ler signos gráficos ou não produzidos individualmente e com o grupo.
ü Criar, oralmente, textos diversos.
ü Familiarizar-se com os múltiplos usos sociais da linguagem escrita em situações reais de leitura e escrita.
ü Identificar as letras em diversas situações.
Atividades:
ü
Que história legal – Contar a História em Cartaz “As letras”
ü
Momento descoberta –
Em uma caixa, levar vários tipos de materiais impressos como revistas,
gibis, livros didáticos, encartes, panfletos e etc. Apresentar para as
crianças e conversar sobre a importância das letras em nosso dia-dia em
seguida, deixar as crianças manusearem.
ü
Vamos Falar Sobre as letras – conversar e apresentar as letras.
ü
Cantando a música das letras - Trabalhar a letra e a música que fala das letras .
ü
Cartaz sobre as letras – Levar várias figuras espalhar
sobre a mesa e pedir que as crianças peguem somente as figuras que
começa com a letra solicitada pela professora.
ü
Separando as letras – Levar várias letras feitas em cartolina e solicitar que as crianças peguem as letras solicitadas pela professora.
ü
Momento de Conversa sobre o Futebol - Roda de conversa sobre a Copa do mundo. Mostrar o mapa mundial.
ü
Momento obra de arte - Mostrar o quadro de
Candido Portinari
que fala o jogo de futebol e perguntar as Crianças o que elas estão
vendo Fazendo Registro no blocao e fazendo comparação com a copa do
mundo.
ü
Alfabeto dos Jogadores – Realizar o alfabeto com os nomes dos jogadores do Brasil.
- 2. MATEMÁTICA;
Objetivos:
ü Agrupar um elemento a partir de um atributo que seja comum a todos.
ü Comparar objetos , identificando as semelhanças e diferenças entre eles.
ü Comparar conjuntos considerando a relação muito/ pouco/ a mesma quantidade
ü Comparar quantidades de elementos de dois conjuntos, fazendo a correspondência termo a termo.
Atividades:
ü
Conjunto das letras – Espalhar várias figuras e rótulos no
chão montar um gráfico com as letras. Falar uma letra e solicitar que
os alunos peguem a figura ou o rótulo que corresponde e colar no
gráfico. Ao final, comparar qual letra tem mais figuras e rótulos.
ü
Bingo dos nomes – Levar cartelas com os nomes dos alunos.
Sortear uma letra e pedir que os alunos pintem a letra se tiver no seu
nome. No final fazer um gráfico para saber qual criança tem mais vogais
no seu nome.
ü
Brincando com as bolas – Mostrar várias bolas feitas de vários tipos diferentes como papel, meia, gude. Questionar as crianças sobre as diferenças.
ü
Agrupamento por preferência: Colar a foto dos jogadores do
Brasil no blocão. Perguntar qual jogador as crianças gostam e marcar
com palitinhos. No final verificar qual jogador as crianças mais gostam.
- 3. NATUREZA E SOCIEDADE;
Objetivos:
ü Socializar para o grupo os conhecimentos e informações adquiridos.
Atividades:
ü
Conhecendo as letras Pelos Rótulos – pedir que as crianças tragam rótulos de embalagem que começam com as letras.
ü
Pesquisa sobre a copa do mundo – pedir para as crianças perguntarem sobre as copas do mundo anteriores com os pais.
- 4. MOVIMENTO;
Objetivos:
ü Experimentar as possibilidades e os limites do próprio corpo exercitando movimentos amplos.
Atividades:
ü
Brincando com bolas – Brincar com bolas feita de papel.
- 5. ARTES;
Objetivos:
ü Observar, explorar e descrever os elementos do meio ambiente,
concretamente e através da representação bidimensional e tridimensional.
ü Produzir , coletivamente, projetos artríticos relacionados a uma tema gerador.
Atividades:
ü
Vamos Desenhar no Chão do Pátio? Desenhar as letras no chão do pátio.
ü
Releitura da obra jogo de futebol de Candido Portinari- realizar a releitura do quadro.
ü
Vamos enfeitar nossa sala- pedir para os alunos confeccionarem bandeiras para enfeitar nossa sala.
ü
Vamos torcer pelo Brasil - Decorar viseira do Brasil Jogo do Brasil
ü
Vamos torcer pelo Brasil – Decoar bandeira do Brasil
ü
Vamos torcer pelo Brasil – Pintura facial
- 6. MÚSICAS;
Objetivos:
ü Ouvir cantar e dançar musicas diversas.
Atividades:
ü Música sobre as letras
ü Música sobre futebol
- 7. CUMINÂNCIA;
ü Decoração da sala para copa do mundo.