"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

terça-feira, 25 de novembro de 2014

PROJETO e Sequência didática com o tatu bobo - Atividades de alfabetização ou 1º ano contextualizadas


Projeto desenvolvido a partir do texto O tatu bobo. Contém atividades de alfabetização e letramento contextualizadas para o 1° ano de escolaridade, dentro dos diversos eixos.



















 





Desconheço a autoria do projeto. Algumas atividades são de minha autoria e  foram retiradas de 




Este é um jogral infantil sobre o Natal!
Quer mais Natal? Clique aqui.
"CHEGOU O NATAL ! ”
4 – O profeta  Isaías no capitulo 9, profetizou o nascimento do filho de Deus!
1,2,3  - Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros!
4,5,6 -  E se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz!
Todos – Chegou o Natal !
1 – Hoje estamos comemorando o aniversário, do nosso Melhor Amigo !
2 – Hoje é um dia especial, um dia para pensar no que Jesus fez por nós!
3 – Hoje viemos aqui  para falar do grande Amor de Deus para com a humanidade!
4 – Ele enviou o seu único filho para morrer em nosso lugar !
5 – Deus amou a mim e a você, antes mesmo de nós nascermos!
6 – Jesus nasceu, cresceu e  morreu na cruz, mas ressuscitou!
Todos – Ele está vivo, e presente em nosso meio !
1 – Chegou o Natal !
6 –  Dia onde devemos  adorar a Jesus, Rei dos reis e Senhor dos senhores!
2 – Chegou o Natal!
5 – O que você tem feito hoje, para agradecer ao Pai , por seu grande amor?
3 – Chegou o Natal!
4 – Chegou o dia de você, que ainda não tem Jesus, nascer de novo!
Todos - Chegou o Natal !
1 – Chegou o dia de vocês olharem para a cruz do meio!
2 – Chegou a hora do reencontro!
3 – Jesus não te chamou para você ser um perdedor!
4 – Ele te chamou, para você brilhar no meio das trevas !
5 – Jesus nasceu para mostrar a você, que assim como Ele venceu, você também vencerá!
6 – Ele estará sempre ao teu lado!
Todos – Chegou o Natal!
6 – Natal é muito mais que festas!
5- Presentes !
4 – Enfeites!
3 – Comidas!
2 – Ou celebração de um velho vestido de vermelho e branco!
1 – Natal é Deus se fazendo carne, e habitando entre nós!
 Todos - Natal é a esperança de um mundo perdido, Natal é a razão da nossa fé,  Natal é o Amor de Deus entre nós,  Natal é Jesus a estrela de Davi!
1 – Natal não é um dia para ficarmos só comemorando e despreocupados!
6 – Natal é um dia para nós fazermos a diferença e ajudarmos o nosso próximo!
Todos – Irmãos e amigos, tenham um feliz natal , com Jesus!!!!!!!
Escute aqui um exemplo de música para tocar após o jogral. Todos dão as mãos e cantam juntos. Clique aqui para ouvir!
_____________________________ F I M __________________________________________
Fonte: Jograis Evangélicos 

Sim, eu sonho... Sonhemos juntos?



Sonho com o dia em que nossas crianças, de Norte a Sul terão escola
E mais que isto, terão vida de criança e cada uma delas será respeitada como tal.
Sonho com o dia em que estas escolas onde estarão nossas crianças
Não desejem em absoluto que elas se transformem em adultos
Nem repitam cegamente seus conceitos fechados.
Pelo contrário que compreendam que elas devem ser exatamente crianças!
E sendo crianças, devem ser tratadas como tal!
Mas sim, trazem imenso potencial!
E não se deve partir do que a Escola pensa
Mas do que eles, nossos pequenos trazem em si!

Sonho com o dia em que nossas escolas não serão mais papéis sobre uma mesa,
Deixarão de ser estatísticas e cada criança seja uma história, muito mais que um número
repetido cansativamente numa triste lista de chamada obrigatória.

Sonho com o dia em que a merenda escolar seja feita para crianças muito mais que para adultos.
E que seja atraente e bonita, tanto quanto nutritiva.
Que além de nutrir o corpo, nutra a alma, a fantasia e o belo!
Porque criança brinca, enquanto se alimenta, sim!
E o que há de errado nisto?


Sonho com o dia em que a secretaria e as salas de direção escolar
Deixarão de ser mais importantes que a história que cada um deles traz em si.
E que os professores, muito além de estarem preocupados com a matéria a ser transmitida ou trabalhada
Estejam preocupados em olhar em seus olhos e escutar o que precisam dizer, saber suas dores, suas limitações, não para puni-los de modo que sempre precisem escondê-las, mas desejem sabê-las exatamente para que possam estar ao lado, caminhar junto,  e superarem juntos cada um dos obstáculos do caminho.

Sonho com o dia em que no lugar de cada placa de "não corra" tenhamos um grande pátio de areia onde eles possam exatamente correr! E correr de braços abertos, como quem deseja voar!

Sonho com o dia em que os compridos e tristes corredores sejam locais de encontro! E que no lugar de tristes filas onde precisem olhar as cabeças dos amigos exista correria sim e mãos dadas, porque amor e alegria fazem barulho e barulho é exatamente do que precisam nossas escolas! Quem desejar silêncio que trabalhe em cemitérios!

E eu os imagino de mãos dadas, de três em três, de quatro em quatro, de dez em dez, falando alto, enquanto vão às salas! Eu os vejo em câmera lenta, felizes e curiosos pelo que virá, naquele dia.

E em cada sala de aula vejo um grande quadro pregado onde estejam listados os assuntos interessantes que estudarão durante aquele ano! De modo que eles poderão adiantar-se, poderão desejar ler a respeito e ficarão curiosos pelo que virá! Poderão inclusive trazer à aula algo de seu interesse porque sempre saberão o que será trabalhado.
Mas se por acaso algum novo assunto surgir, que existam neste quadro as tão interessantes e ricas "lacunas", que ele possua "reticências" e nunca sempre tristes pontos finais. Porque, professor, você talvez ainda não tenha percebido, mas a curiosidade deles pode ir além do que a nossa triste lista de conteúdos deseje ou programe.

Sonho com o dia em que muito mais que "hora do recreio" tenhamos momentos de partilha e vejo um grande piquenique, onde cada merenda trazida componha a grande mesa ou uma grande toalha forrada no chão ou sobre a grama. E que assim sendo, inexistam crianças sem merenda. E que os pais saibam que não estão preparando a merenda do filho de modo egoísta, mas preparam um pedacinho da mesa onde estarão sentados em linda e feliz "comunhão", todos os dias! Todos lindamente iguais, partilhando o que possuem, partilhando histórias, dividindo suas vidas!

E ouso ir além, já que  é sonho!
Que os pais não comprem materiais para os filhos, mas para todos!
E que ainda consigam de alguma forma comprarem os livros daquele que não possui meios para tal!
E que os materiais de uso contínuo pertençam a todos, de modo que não exista criança triste porque não possui lápis de cor!
E nossos filhos saberão que cada material comprado pertence a todos! E que periodicamente os pais com maiores condições tenham interesse em saber se a Escola precisa de algo! Muito mais que procurar saber se o próprio filho precisa, porque nesta escola de sonho, o individualismo cego não existe e todos conseguem enxergar quem está ao seu lado e ser sensível às suas necessidades, enquanto ser humano.

Sim, sonho com uma escola colorida de sonho! E sim, eu sonho com uma escola que grite felicidade e seja composta por sonhos! Porque a meu ver, se inexistem escolas de utopia, as reais não precisam também, existir! E as descarto! Porque foram feitas para adultos! E foi em câmera lenta que vi os seus olhinhos tristes e li o seu desejo de alegria, num lugar que os aprisionava e obrigada a ser tudo o que não se desejava ser!

Sonho com regras discutíveis, questionáveis. Sonho com disciplina que integre. E ouso, mais que isto, sonhar que eles mesmos conseguirão dizer, entre si: veja, colega, isto não é legal! Porque eles são sim muito mais do que sonhamos!

Ouso sonhar, porque sonhando se faz a realidade. E quem sabe um dia o sonho salte do papel! Quem sabe se um dia alguém consiga enxergar que sonhando se faz estrada, se pinta lindos horizontes azuis? Quem sabe sonhando alguém consiga perceber que eles querem grama verde nos conteúdos e desejam ver terra e tocá-la, sair para ver arco-íris dentro dos planejamentos? Quem sabe haja espaço para este sonho dentro de nossas tristes realidades?

Sonho com o dia em que nossos adultos sejam capazes de serem tão crianças que consigam fazer com que esta escola seja uma escola de realidade, mais que de sonho.

Seguirei sonhando. Simplesmente porque acredito. E acredito de alma, que é esse acreditar que não consegue desacreditar, porque sei que algum dia alguém conseguirá muito mais que escrever lindas teorias e fazer lindas palestras permitir que o sonho se materialize e viva, pulse, em cada uma de nossas escolas e mais que isso, que o sonho exista feliz e satisfeito dentro dos olhos de cada criança... E assim sendo, que seja realidade dentro de cada uma destas pequeninas vidas que poderão um dia mudar as nossas vidas e o  futuro da humanidade... Eu sonho. Sonhe comigo. Sonhemos juntos! Porque se o sonho parece grande demais precisaremos de muitas mãos e corações para que vire realidade. Sonhemos, pois, juntos e de mãos dadas! Sonhemos de mangas arregaçadas e com ânsia de mudança. Sonhemos...



Liza Cavalcante

A arte de ser avó - Crônica de Rachel de Queiroz

Os 7 pecados capitais dos educadores segundo Augusto Cury



      Os professores são um dos profissionais mais importantes da nossa sociedade. São eles que estão nos frontes das batalhas, influenciando todo dia no caráter de cada aluno, ajudando-os não apenas a construírem seus conhecimentos, mas também na sua formação enquanto pessoas. Cooperando para que os consultórios psiquiátricos e psicológicos não estejam lotados, tentam dentro de suas limitações a fazer um belo trabalho de prevenção. Por isso devemos valorizá-los, muito mais do que normalmente são. Mas como todos nós seres humanos estamos suscetíveis aos erros, os professores também necessitam tomar alguns cuidados na formação de seus alunos, tais como:

O ilustre escritor brasileiro Augusto Cury enumera em seu livro intitulado Pais brilhantes, professores fascinantes, o que ele considera os sete pecados capitais dos educadores.

O primeiro deles é corrigir o educando publicamente.

Um educador jamais deveria expor o defeito de uma pessoa, por pior que ele seja, diante dos outros.

Um educador deve valorizar mais a pessoa que erra do que o erro da pessoa.

O segundo é expressar autoridade com agressividade.

Os educadores que impõem sua autoridade são aqueles que têm receio das suas próprias fragilidades.

Para que se tenha êxito na educação, é preciso considerar que o diálogo é uma ferramenta educacional insubstituível.

O terceiro é ser excessivamente crítico: obstruir a infância da criança.

Os fracos condenam, os fortes compreendem, os fracos julgam, os fortes perdoam. Os fracos impõem suas idéias à força, os fortes as expõem com afeto e segurança.

O quarto é punir quando estiver irado e colocar limites sem dar explicações.

A maturidade de uma pessoa é revelada pela forma inteligente com que ela corrige alguém. Jamais coloque limites sem dar explicações.

Para educar, use primeiro o silêncio e depois as idéias. Elogie o educando antes de corrigi-lo ou criticá-lo.

Diga o quanto ele é importante, antes de apontar-lhe o defeito. Ele acolherá melhor suas observações e o amará para sempre.

Quinto: ser impaciente e desistir de educar.

É preciso compreender que por trás de cada educando arredio, de cada jovem agressivo, há uma criança que precisa de afeto.

Todos queremos educar jovens dóceis, mas são os que nos frustram que testam nossa qualidade de educadores. São os filhos complicados que testam a grandeza do nosso amor.

O sexto, é não cumprir com a palavra.

As relações sociais são um contrato assinado no palco da vida. Não o quebre. Não dissimule suas reações. Seja honesto com os educandos. Cumpra o que prometer.

A confiança é um edifício difícil de ser construído, fácil de ser demolido e muito difícil de ser reconstruído.

Sétimo: destruir a esperança e os sonhos.

A maior falha que os educadores podem cometer é destruir a esperança e os sonhos dos jovens.

Sem esperança não há estradas, sem sonhos não há motivação para caminhar.

O mundo pode desabar sobre uma pessoa, ela pode ter perdido tudo na vida, mas, se tem esperança e sonhos, ela tem brilho nos olhos e alegria na alma.

* * *

Você que é pai, professor ou responsável pela educação de alguém, considere que há um mundo a ser descoberto dentro de cada criança e de cada jovem.

Só não consegue descobri-lo quem está encarcerado dentro do seu próprio mundo.

Lembre-se que a educação é a única ferramenta capaz de transformar o mundo para melhor, e que essa ferramenta está nas suas mãos.

Do seu uso adequado depende o presente e dependerá o futuro. O jovem é o presente e a criança é a esperança do porvir.

Pense nisso e faça valer a pena o seu título de educador. Eduque. Construa um mundo melhor. Plante no solo dos corações infanto-juvenis as flores da esperança.

01 de Janeiro - Dia Mundial da Paz! Texto: Acordo de Paz


Acordo de Paz



Eu sei que você quer paz. Toda pessoa quer. Paz é harmonia completa consigo e em si.
Sentir-se pleno, grandioso e humilde.
Se é paz que você procura, então faça paz aqui, agora.
Isso de querer paz pro futuro não existe, porque paz vem de atitude interior, e atitude interior não se planeja nem se adia. Age-se.
Viva como se a paz já estivesse em você. Sinta o que ela é.
É uma melodia suave? É uma brisa? É o alto de uma montanha?
É barulho de água correndo? É azul celeste?
Relaxe. Baixe a guarda, você não será atacado. Você não é atacável.
Não tem nada que falem ou que façam, que seja capaz de tirar você deste sentimento.
Respire a paz. A paz é feita de brandura. Fale com brandura. Olhe com brandura. Sorria brandamente. Olhe para cada coisa como ela é, porque a ilusão é guerra com a realidade, e se você está na ilusão, está em luta.
Se você está na ilusão de ser perfeito, está em guerra com a sua verdade.
Se está na ilusão de ser imperfeito, não vê o brilho de suas qualidades.
Apenas seja você. Não se julgue, não se classifique, não se compare.
Não pense que devia ter mais do que tem, ou que devia fazer mais do que faz.
Apenas usufrua o que tem, e descubra o prazer de cada atividade.
Deus não espera nada de você, você é quem sabe o que, quando e onde.
Deus não manda você ser, ter ou fazer nada.
O mundo diz pra você ser, ter ou fazer, mas o mundo não existe pra fazer exigências.
O mundo é o que é, tem o sabor que tem, tem o cheiro que tem, às vezes é melhor, outras vezes, pior, mas é o mundo: não brigue com ele.
O mundo precisa de amor, não de briga.
Sua mãe, seu pai, sua melhor amiga, seu filho e sua filha são o que são.
Sorria pras suas manias, o seu jeito gozado de dramatizar as coisas, de reclamar.
E vá amando...
Faça tudo por amor; nada por obrigação.
E se disserem que você tem obrigação, diga que só o amor manda em você, porque ele é um sentimento irresistível que sai do seu peito e vai conduzindo você pelos rumos da vida.
O dia em que você atende a este amor que fala no seu peito, é quando você descobre a verdadeira paz.
Então, que não seja a paz uma palavra que eu digo, mas a semente que eu planto,
a flor que cultivo e deixo crescer.
Não seja a paz um ideal que persigo, mas o xale que eu teço,
o bem que preciso e faço acontecer.

Texto de Calunga, do livro "Idéias Fortalecedoras",
por Rita Foelker. 



Mensagem de Natal a todos!



Natal é tempo de reflexões. Simplesmente porque nós, seres humanos, precisamos de datas especiais para pensar coisas simples que estão todos os dias diante dos nossos olhos.
Simplesmente porque o dia em que nasce alguém que deu tudo de si por todos
é um dia, no mínimo, para tentarmos recomeçar em vários aspectos de nossa existência.
Esquecendo o que não foi tão bom... E recomeçando.
Com coragem para as mudanças que se fazem necessárias... E ousando.
Com intrepidez para colocar as mudanças em prática... E acreditando!
Sem fé, não adianta fefletir.
Sem acreditar, o Natal não existe.
Natal é acreditar naquilo que você não viu ou presenciou.
Portanto, é acreditar que os seres humanos, todos eles, são capazes de melhorar o mundo!
Vamos começar mudando pequeninas coisas em nós mesmos.
Que trarão grandes resultados ao nosso redor.
Não se preocupe se seu companheiro não mudar.
Seja otimista!
Quem sabe, a partir da sua mudança,
ele comece a enxergar que também precisa fazer a sua parte?
Bem,
Os shopings estão lotados, as ruas, as praças, os cinemas...Não vamos deixar que toda essa agitação tumultue o nosso interior. Afinal, de que adianta falarmos em Natal e criarmos todo esse tumulto? E todo esse tumulto gerar conflitos, briga, discórdia?
Não importa se não deu tempo de comprar o presente.
As pessoas deveriam fazer uma experiência: Neste Natal vamos fazer um amigo oculto de coisas não compráveis, uma espécie de termo de compromisso de convivência ou de amor.
Se durante todo esse ano eu não consegui manter a calma, vou cultivar a tranquilidade e doar a alguém em especial a minha paz, o meu sorriso, meu muito obrigada, minha palavra amiga, o conforto que não ofereci, a segunda chance que não ofertei.
Desejo a todos um Natal diferente, completamente novo, que faça toda a diferença em você para que você faça toda a diferença ao seu redor e no mundo!
Com carinho,
Elizabeth.



Roupa nova - Natal todo dia.mp3 
        (Clique para ouvir)

Composição: Mauricio Gaetani Tapajós

Um clima de sonho se espalha no ar,
Pessoas se olham com brilho no olhar,
A gente já sente chegando o Natal,
É tempo de amor, todo mundo é igual.

Os velhos amigos irão se abraçar,
Os desconhecidos irão se falar,
E quem for criança vai olhar pro céu
Fazendo pedido pro velho Noel

Se a gente é capaz de espalhar alegria,
Se a gente é capaz de toda essa magia,
Eu tenho certeza que a gente podia
Fazer com que fosse Natal todo dia!

Um jeito mais manso de ser e falar,
Mais calma, mais tempo pra gente se dar.
Me diz porque só no Natal é assim?
Que bom se ele nunca tivesse mais fim!

Que o Natal comece no seu coração,
Que seja pra todos, sem ter distinção.
Um gesto, um sorriso, um abraço, o que for,
O melhor presente é sempre o amor.

Muito mais conteúdo de Natal para você:


Missão e Objetivos para trabalhar com
disléxico

♦ Atuar para que os disléxicos e os portadores de distúrbios de aprendizagem se transformem em cidadãos produtivos, evitando a marginalização dos mesmos, quer na educação formal, quer no mercado de trabalho;

♦ Liderar e agir ativamente nas áreas de diagnóstico, pesquisas, cursos e eventos sobre dislexia e distúrbios de aprendizagem;

♦ Colaborar com o governo e entidades privadas que atuem nas áreas de educação e inclusão, motivando uma legislação que respeite as necessidades dos disléxicos;

♦ Auxiliar o disléxico e os portadores de distúrbios de aprendizagem, orientando-os como e onde se diagnosticar e buscar tratamento;
Triagem Social (no caso de atendimento gratuito)
  • Gustavo Simi


1ª Entrevista
  • Áurea Maria Stavale Gonçalves (neuropsicóloga e psicopedagoga)
  • Fulvia Maroni (neuropsicóloga e psicopedagoga)
  • Marcia Maria Barreira (neuropsicóloga)
  • Maria Inez Ocanã De Luca (neuropsicóloga)
  • Tânia Valéria Penna Oliani (neuropsicóloga)


C.E.D.A. – Centro Especializado em Distúrbios de Aprendizagem, credenciado pela ABD

  • Áurea Maria Stavale Gonçalves (neuropsicóloga e psicopedagoga)
  • Cinthia Wilmers de Sá (fonoaudióloga e psicopedagoga)
  • Fulvia Maroni (neuropsicóloga e psicopedagoga)
  • Maria Angela Nogueira Nico (fonoaudióloga e psicopedagoga)
  • Marcia Maria Barreira (neuropsicóloga)
  • Maria Inez Ocanã De Luca (neuropsicóloga)
  • Rosana de Lucca de Cardillo (fonoaudióloga e psicopedagoga)
  • Tânia Valéria Penna Oliani (neuropsicóloga)


Intervenção Psicopedagógica, Fonoaudiológica e Psicológica
(atendimento gratuito)

  • Beatriz Bork (psicóloga)
  • Maria Angela Nogueira Nico (fonoaudióloga e psicopedagoga)
  • Maria Cecilia Gomara de Oliveira (psicopedagoga)
  • Maria Cecilia Rocha Leite dos Santos (psicopedagoga)


Núcleo de Estudos, credenciado pela ABD
  • Áurea Maria Stavale Gonçalves (neuropsicóloga e psicopedagoga)
  • Maria Ângela Nico (fonoaudóloga e psicopedagoga)
  • Maria Inez Ocanã De Luca (neuropsicóloga)
  • Rosana de Lucca de Cardillo (fonoaudióloga e psicopedagoga)


Núcleo de Cursos e Eventos, credenciado pela ABD
  • Márcia Maria Barreira (neuropsicóloga)
  • Tânia Valéria Penna Ocanã (neuropsicóloga)
  • Cinthia Wilmers de Sá (fonoaudióloga)



                   A ABD conta com uma rede completa de associações que nos permite um amplo acesso e disseminação de toda e qualquer informação necessária ao amparo de pessoas com Dislexia e outros distúrbios de aprendizagem

João, preste atenção! Livro sobre um menino com dislexia...

    "___João, preste atenção!"


   "Assim como João, inúmeras outras crianças, com bom nível intelectual, são incapazes de utilizar adequadamente alguns instrumentos básicos de comunicação, como a leitura, a escrita, a interpretação de textos ou o aprendizado de uma 2ª língua, sendo muitas vezes totalmente desmotivadas pelo baixo desempenho na vida escolar."
 
(- trecho do livro João, preste atenção!)


   Este livro tem caráter educativo e distribuição gratuita.

Páginas: