Dinâmicas de grupo: algumas sugestões e + 200 dinâmicas!
Atendendo a pedidos, algumas dinâmicas para realizar com o grupo de professores de sua escola:
Vídeo: Motivação para professores
Dinâmica 01
DINÂMICA CANTADA 1-Quando pensei em ser professor, o que aconteceu?
2- Ao encontrar alunos com dificuldades, o que disse?
3- Quando um aluno me magoou, o que pensei?
4- Mas quando começo minha aula, qual a sensação?
5- Quando os alunos estão desanimados, pelos problemas do dia-a-dia, o que digo?
6- Como reajo às inovações?
7- Ser professor é?
8- E quando quero descobrir se estou no caminho certo...
Respostas: (cantadas pelos professores)
1- Os sonhos mais lindos sonhei! De quimeras mil, um castelo ergui.
2- Levanta, sacode a poeira e dá volta por cima.
3- Ainda vai levar um tempo pra fechar o que feriu por dentro. É natural que seja assim, tanto pra você quanto pra mim.
4- Quando eu estou aqui, eu vivo este momento lindo. Olhando pra você e as mesmas emoções sentindo.
5- Canta, canta minha gente deixa a tristeza pra lá. Canta forte canta alto que a vida vai melhorar.
6-
Tudo que se vê não é, igual ao que a gente viu a um segundo. Tudo muda o
tempo todo no mundo. Não adianta fugir, nem mentir pra si mesmo, agora,
há tanta vida lá fora. Aqui dentro sempre como uma onda no mar...
7-
Viver e não ter a vergonha de ser feliz. Cantar, cantar e cantar a
beleza de ser um eterno aprendiz. Eu sei que a vida devia ser bem melhor
s será. Mas isso não impede que eu repita: é bonita, é bonita e é
bonita.
8-
Olho pro céu e vejo uma nuvem branca que vai passando, olho pra terra e
vejo uma multidão que vai caminhando. Como essa nuvem branca essa gente
não sabe aonde vai. Quem poderá dizer o caminho certo é você MEU PAI.
Jesus Cristo, Jesus Cristo, Jesus Cristo eu estou aqui.
Obs: Enviada por e-mail pela professora Márcia Cristina de Almeida.
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02. Dinâmica das balas
Deixe
em cima de cada mesa uma bala embrulhada em papel. E fale para o grupo
que cada um pode comer a sua bala desde que não abra com as mãos.
Deixe os tentar . Depois, fale ,novamente, assim: Vocês não podem abrir a bala com as SUAS mãos.
Leve-os
a pedir a ajuda do outro que está ao seu lado para abrir a bala.Outro
momento de falar em cooperação e solidariedade. Discuta com eles sobre
isso . Coloque a música “Bola de meia, Bola de Gude” ( Milton Nascimento) para ouvirem e pensarem.
03. Dinâmica de tirar o chapéu
Materiais: um chapéu e um espelho
O espelho deve estar colado no fundo do chapéu.
Procedimento:
O animador escolhe uma pessoa do grupo e pergunta se ela tira o chapéu
para a pessoa que vê e o porquê, sem dizer o nome da pessoa. Pode ser
feito em qualquer tamanho de grupo e o animador deve fingir que trocou a
foto do chapéu antes de chamar o próximo participante. Fizemos com um
grupo de idosos e alguns chegaram a se emocionar depois de dizer suas
qualidades.
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04. Dinâmica das varinhas
Material a ser usado: Um feixe de 16 varinhas (pode-se usar palitos dechurrasco)
Objetivo:
União do grupo. A fé como força que pode agregar, unir e dar
resistência às pessoas. 1. Pedir que um dos participantes pegue uma das
varinhas e a quebre. (o que fará facilmente). 2. Pedir que outro
participante quebre cinco varinhas juntas num só feixe (será um pouco
mais difícil). 3. Pedir que outro participante, quebre todas as varinhas
que restaram, se não conseguir, poderá chamar uma outra pessoa para
ajudá-lo.
4. Pedir que todos os participantes falem sobre o que observaram e concluíram.
5. Terminar com uma reflexão sobre a importância de estarmos unidos.
05. Dinâmica da comunicação gesticulada
- Participantes: 15 a
30 pessoas - Tempo Estimado: 30 minutos - Modalidade: Comunicação
Gestual. - Objetivo: Analisar o processo de comunicação gestual entre os
integrantes do grupo. - Material: Aproximadamente vinte fichas com
fotografias ou desenhos para serem representados através de mímicas. -
Descrição: O coordenador auxiliado por outros integrantes deve encenar
através de mímicas (sem qualquer som) o que está representado nas
fichas, cada qual em um intervalo de aproximadamente um minuto. Os
demais integrantes devem procurar adivinhar o que foi representado. Em
seguida, deve-se comentar a importância da comunicação nos trabalhos e
atividades do cotidiano, bem como do entrosamento dos integrantes do
grupo para que juntos possam até mesmo sem se comunicar entender o que
os outros pensam ou desejam fazer.
06. Dinâmica do nó
Material: Não é necessário
Desenvolvimento:
Os participantes de pé, formam um círculo e dão as mãos. Pedir para que
não se esqueçam quem esta a seu lado esquerdo e direito.
Após
esta observação, o grupo deverá caminhar livremente. a um sinal do
animador o grupo deve para de caminhar e cada um deve permanecer no
lugar exato que está. Então cada participante deverá dar a mão a pessoa
que estava a seu lado (sem sair do lugar, ou seja, de onde estiver ) mão
direita para quem segurava a mão direita e mão esquerda para quem
segurava a mão esquerda. (Como no início). Com certeza, ficará um pouco
difícil devido a distância entre aqueles que estavam próximos no início,
mas o animador tem que motivar para que ninguém mude ou saia do lugar
ou troque o companheiro com o qual estava de mãos dadas.
Assim
que todos estiverem ligados aos mesmos companheiros, o animador pede
que voltem para a posição natural, porém sem soltarem as mãos e em
silêncio. (O grupo deverá desamarrar o nó feito e voltar ao círculo
inicial, movimentando-se silenciosamente.) Se após algum tempo não
conseguirem voltar a posição inicial, o animador libera a comunicação.
Enfim, partilha-se a experiência vivenciada. (destacar as dificuldades.)
Obs:
Sempre é possível desatar o nó completamente, mas quanto maior for o
grupo, mais difícil fica. Sugerimos que se o grupo passar de 30, os
demais ficam apenas participando de fora.
07. Dinâmica das máscaras
Material: Folhas em branco, Canetas ou hidrocor, Barbante de 50 cm, Tesoura.
Desenvolvimento: Cada participante recebe um
folha em branco. Em cada lado da folha desenha uma máscara e escreve:
Lado 1: Aquilo que acha que é. (alegre, triste, feio, bonito.) (Como me vejo)
Lado 2: Escreve como os outros me vêem. (3 aspectos como os outros me vêem.)
Colocar
a máscara no rosto do lado "como me vejo". Circular pelo ambiente lendo
o que está escrito na máscara dos outros e deixando que as pessoas
leiam o que está escrito na sua.
Após
um tempo, mede-se o lado da máscara e continua a circular, se
conhecendo. Partilhar em grupo como cada um acha que é, o que os outros
acham, etc...
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