"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Atividades para trabalhar com músicas na Educação Infantil ou Alfabetização! Temática: Aranha

 As atividades referem-se a músicas que já fazem parte do imaginário infantil e do Folclore popular. Espero que sejam úteis! Navegue no menu abaixo para encontrar as atividades que mais lhe agradam, de acordo com a música que sua turma irá utilizar!

O que facilita trabalhar esta música é que as crianças já a sabem de cor.

Você pode colocar o vídeo para a turminha cantar junto, eles irão amar!

Vídeo:


 Trabalhando a temática  Aranha
Clique nas atividades para ampliar

Quer fazer aranhas de sucata? Clique aqui.





Dedoches da Dona Aranha


Dona Aranha subindo na parede para colorir


 Pintura com dedinhos e guache das aranhas




 Trava-línguas aranha



Atividades diversas dentro do tema
























Desenhos de aranhas para colorir - pintar:



















Esta postagem pertence ao Espaço Educar.
Se você copiar, dê os créditos. 

Música de Folclore: Você sabe o que é folclore? Vou lhe dar explicação... Paródia de Asa Branca

Esta é uma paródia da música de Luiz Gonzaga Asa Branca e pode ser utilizada durante as atividades de Folclore com a turma.

Que tal criarem a sua própria paródia, a partir da música Asa Branca?

Letra:

 Folclore (Paródia da música Asa Branca - Luiz Gonzaga)


Você sabe o que é folclore ?


Vou lhe dar a explicação...
É tudo aquilo que vem do povo
E nasce livre do coração.


Tem a lenda da Mãe d'Água,
Tem a história do Saci,
Do Curupira, Vitória-Régia,
Do Caipora e Jurupari.
Tem cantigas de criança,
Tem modinha, tem lundu,
Tem muito frevo, baião e samba,
Cateretê e maracatu.
Os ditados populares
Mostram o que o povo sente:
Quem não tem cão, caça com gato.
Olho por olho, dente por dente.


Minha terra tem de tudo...
Tem angu, tem mungunzá,
Tem carne seca, tem rapadura,


Tem caruru e tem vatapá.




Isso tudo pode crer...


Foi do povo que saiu.


É o folclore da minha gente,


Da gente boa do meu Brasil.

Vídeos:




Projeto: Música e aprendizagem uma experiência harmônica na sala de aula

Atividades com a música Aquarela aqui e aqui.

Música e aprendizagem: uma experiência harmônica na sala de aula

Denise Badim Teixeira, coordenadora de Educação Infantil e Ensino Fundamental na rede pública municipal de Vitória da Conquista, Bahia, é formada em Pedagogia, com especialização em Psicopedagogia, e habilitada em Gestão Escolar. Completamente apaixonada por Educação, realiza-se na construção do conhecimento de seus alunos e na aplicação de projetos que despertem o interesse deles. Entende que o lúdico é fundamental para estimular a aprendizagem e, por isso, relaciona, entre outras coisas, a música como suporte. O projeto Música e aprendizagem: uma experiência harmônica na sala de aula apresenta diversas atividades, algumas foram selecionadas para a socialização com outros professores.
Por que Música?
O desenvolvimento intelectual da criança não ocorre por si mesmo, mas é fruto da atividade do homem a partir da relação com o meio. Através de atividades musicais, promove-se a socialização e as trocas de aprendizagem. O aluno aprende mais em matéria de leitura quando ele é mais ativo em todos os seus estilos de atuação em diferentes linguagens, com variados objetivos. A prática educativa associada à linguagem musical apresenta maior significação para o desenvolvimento da cognição e a interação entre as crianças.
A música, especificamente, estimula o aprendizado e tem o poder de despertar a criatividade e a atividade infantil. Ela auxilia a criança no desenvolvimento de suas potencialidades, ajudando-a a usar o próprio corpo como meio de comunicação e expressão. A partir dela, podem-se alcançar diversos objetivos como: a melhoria da linguagem, da coordenação, da percepção auditiva, rítmica, das orientações temporal e espacial, do equilíbrio e, principalmente, da comunicação. O ritmo das canções induz as crianças ao movimento, à maior atividade cerebral, além de despertar nelas o gosto de cantar, dançar e melhorar ou acelerar o seu desenvolvimento educacional.
Nesse sentido, o projeto Música e aprendizagem: uma experiência harmônica na sala de aula vem destacar a importância de se trabalhar a música em sala de aula enquanto modalidade textual, objetivando, ainda, promover momentos de descontração através de vivências com a música e socialização de sugestões de atividades para se trabalhar a mesma, tendo em vista sua extrema importância e significância para o desenvolvimento normal e sadio da criança.
A música deve ser explorada de todas as formas, por inteiro, desde a sonoridade até a letra. Isso facilita o processo de educar a criança, pois desenvolve o seu senso crítico, e ela passa a ter uma visão inteira, completa, da realidade. A música traduz muita coisa, ela é carregada de emoção, e não de razão. O homem só chega aonde os sentimentos o levarem (Airton, p. 46, 2003).
Alguns objetivos
  • Cantar apreciando a sonoridade e a melodia.
  • Auxiliar os desenvolvimentos corporal e harmônico.
  • Estimular o raciocínio e a atenção em relação ao texto.
  • Reescrever textos utilizando a música como mediadora.
  • Vivenciar momentos de descontração, alegria e aprendizado.
  • Analisar criticamente letras de músicas diversas.
  • Redescobrir o gosto por diferentes estilos musicais.
  • Ampliar o vocabulário.
  • Despertar a criatividade.
  • Integrar músicas, de forma interdisciplinar, aos conteúdos trabalhados.
  • Reconhecer a música como um texto possível de ser lido e interpretado.
Recursos
  • Fichas pautadas tamanho pequeno (quantidade de alunos da turma)
  • 01 aparelho de som
  • 01 televisão
  • 01 videocassete/DVD
  • Multimídias (CD)
  • Xerox das músicas e dos textos que serão trabalhados
  • Caderno
  • Hidrocores e canetas
Como Avaliar?
Através da participação dos alunos durante o desenvolvimento de cada atividade.
COMPARTILHANDO ALGUMAS ATIVIDADES
Primeira atividade
O que eu gosto de ouvir...
  • Distribuir uma ficha pautada para cada participante.
  • Solicitar que cada um escreva o próprio nome no centro da ficha, o estilo de música de que mais gosta no lado direito superior, um cantor ou cantora de sua preferência no mesmo lado inferior, uma música de que gosta no lado esquerdo superior e um grupo ou dupla de que gosta no lado esquerdo inferior.
  • Socialização das respostas de cada um.
  • Sugestão: Recolher as fichas, que servirão para o professor trabalhar durante todo o ano sem o perigo de levar músicas de que os alunos não gostam. A ficha será um documento de referência musical da turma.
Segunda atividade:
Xô preconceito: Clássica (Tchaikovski – Valsa das flores)
Axé/forró/funk
  • Distribuir uma ficha com algumas questões para que os alunos possam fazer a leitura das músicas.
  • Ler a ficha com eles explicando que, enquanto a música estiver tocando, eles irão responder as questões da ficha (o tempo que terão é o mesmo da música).
  • A primeira música será instrumental, de preferência, clássica.
  • Deixar que ouçam e respondam.
  • Socialização das respostas.
  • Dizer a eles que irão fazer novamente o mesmo exercício, agora com outra música (axé ou forró).
  • Tocar a música enquanto respondem.
  • Socializar as respostas.
Ficha – Atividade: Xô, preconceito
1 - Ao escutar essa música, você:
a) ( ) Desliga imediatamente
b) ( ) Ouve atentamente
c) ( ) Compra o CD
d) ( ) Deixa tocando como música de fundo
2 - Imagine alguém que gostaria dessa música e escreva seu nome.
___________________________________________________
3 - Imagine alguém que odiaria essa música e escreva seu nome.
___________________________________________________
4 - O que você sente ao ouvir essa música?
___________________________________________________
5 - O que você vê ou imagina se fechar os olhos e ouvir essa música?
___________________________________________________
6 - Se essa música fosse fundo musical de um comercial, que produto seria vendido?
___________________________________________________
7 - Em que tipo de lugar tocaria essa música?
___________________________________________________
8 - Você gosta desse tipo de música?Por quê?
___________________________________________________
Terceira atividade com videocassete/DVD
Curtindo o clipe
  • Apresentação de um clipe musical (escolha de acordo com a turma).
  • Em seguida, distribuir uma ficha para que possam avaliar o clipe (se quiser, pode repetir).
  • Socialização das respostas.
  • Distribuição da letra da música.
  • Tocar a música em CD mais uma vez, para que todos, juntos, possam cantá-la.
Ficha – Atividade: Curtindo o clipe
Marque a resposta que esteja de acordo com a sua opinião:
a) A música é:
( ) Divertida ( ) Suave ( ) Chata ( ) Melancólica
b) A letra da música é:
( ) Repetitiva ( ) Muito longa ( ) Bonita ( ) Romântica
c) O clipe é:
( ) Alegre ( ) Bem instrumentalizado ( ) Triste ( ) Agradável
d) Quando ouve a música, você:
( ) Quer dançar ( ) Quer chorar ( ) Quer namorar ( ) Sente saudades
e) O/A cantor/a da música parece estar:
( ) Apaixonado/a ( ) Nervoso/a ( ) Agitado/a ( ) Triste ( ) Feliz ( ) Com raiva
Quarta atividade: Quebra-cabeça musical (em duplas)
Primeiro momento: Dinâmica para a divisão em duplas
  • Distribuir frases de músicas que se completam para diferentes pessoas.
    Ex.: 1. Era uma casa muito engraçada... 2. Não tinha teto, não tinha nada.
    Cantando, os componentes irão encontrar sua metade e formar duplas.
Segundo momento: Quebra-cabeça
  • Distribuir, para a dupla, um envelope com os versos de uma música recortados.
  • Solicitar que montem a música na ordem correta antes de ouvi-la.
  • Em seguida, tocar a música para que possam conferir.
  • Para finalizar, tocar a música novamente para que todos possam cantá-la.
Quinta atividade: Enviando um presente
  • Distribuir a letra de uma música que seja popular.
  • Tocar a música e solicitar que todos cantem acompanhando a letra.
  • Fazer os seguintes questionamentos e pedir que respondam no caderno:
    • Você compraria o CD com essa música?
    • Daria de presente a quem? (Sugestão: um colega da sala.) Por quê?
    • Escreva um bilhete a essa pessoa enviando-lhe o CD com essa música e dizendo por que escolheu lhe dar esse presente.
Sexta atividade: Discutindo a música
  • Distribuir a letra de uma música (de preferência, bem polêmica).
  • Tocar o CD para que todos possam cantar.
  • Fazer a interpretação da música destacando pontos polêmicos e que possibilitem ao aluno dar suas opiniões bem pessoais, estimulando, assim, um posterior debate acerca da letra da música.
Sétima atividade: Trilha sonora
  • Distribuir uma ficha com algumas questões para que os alunos possam fazer a leitura da música.
  • Ler a ficha com eles explicando que, enquanto a música estiver tocando, eles irão responder às questões da ficha (o tempo que terão é o mesmo da música).
  • Socialização das respostas.
  • Distribuir a letra da música.
  • Tocar a música para que todos cantem juntos.
Ficha – Atividade: Trilha sonora
1 - Dê dois adjetivos para essa música.
___________________________________________________
2 - Se a música fosse de um filme, qual seria?
___________________________________________________
3 - Sobre o que seria o filme?
___________________________________________________
4 - Onde a história se passaria?
___________________________________________________
5 - Quais seriam os personagens?
___________________________________________________
6 - Como terminaria o filme?
___________________________________________________
Oitava atividade: O que está faltando?
  • Distribuir cópias com a letra incompleta de uma música conhecida, para que os alunos a completem com as palavras que estão faltando.
  • Tocar a música para que possam conferir se preencheram a ficha corretamente.
  • Colocar no quadro as palavras que foram utilizadas para completar a música, para que os alunos possam corrigir a escrita.
  • Solicitar aos alunos que façam parágrafos utilizando as palavras encontradas.
  • Socialização do parágrafo de cada um espontaneamente.
Nona atividade: Parceria com o compositor
  • Distribuir a letra de uma música.
  • Tocar o CD com a música e pedir que acompanhem cantando todos juntos.
  • Observar o nome do compositor da música (que estará escrito na letra).
  • Solicitar que respondam às questões:
    • Qual é o nome do compositor da música?
    • Você conhece esse compositor ou alguma outra música que ele tenha escrito?
    • Em que momento você acha que ele escreveu a música?
    • Você gostou da música?
  • Solicitar que cada aluno escreva uma carta ao compositor:
    • Dizendo se gostou ou não da música e por quê.
    • Sugerindo mudanças na música.
    Fonte: Espaço Pedagógico construir notícia
a importância da música na educação, música e educação, modelos de atividades com música, envolvendo trabalhos e tarefas musicais;
Poderá também gostar de:

Vamos cantar? Karaokê




Atividade de escrita, redação e reflexão: Um mundo melhor!





    Um mundo melhor. Este foi o tema que escolhi para esta atividade, depois de refletir que terrível está o mundo! Um mundo onde a vida perde a cada dia mais o seu valor, onde alguém imagina ter o direito de tirar a vida do outro por seja qual for o motivo. É a banalização total do ser e da vida! Um mundo onde assistir aos telejornais significa ficar estarrecido diante de tantas atitudes de desamor e tantas calamidades!
  Sugestões para esta atividade:
  • Escutar a música com a turma;
  • Imprimir a letra da música para que possam acompanhar:
Um Mundo Melhor


Uma vez teve um incêndio na floresta
E os animais fugiam sem parar;
E o leão, na confusão, franziu a testa
Quando viu o beija-flor ficando lá,
Indo ao rio e pegando em seu biquinho
Um pouquinho d'água pra jogar
No incêndio, bem maior que passarinho
E o leão se interessou em perguntar:

"Por que é que você tá fazendo isso,
Se esse fogo é muito grande pra você?"
"Faço isso por que essa é a minha parte,
Eu lamento que você não quer fazer".

Esse exemplo de responsabilidade
Cada um de nós devia ter:
Bastam gotas de boa vontade
Pra que a gente possa então fazer...

Um mundo melhor
Pro futuro não ser mais apenas utopia
Pra esperança se realizar a cada dia
Pra que os nossos pais
Não tenham mais preocupações,
Pra todas as tribos, raças e nações

Mais pra maioria, menos para minoria,
A melhor maneira de fazer democracia.
Pra que todos possam ter a sua liberdade,
Liberdade mais sem irresponsabilidade.

Onde a gente não precise mais pedir ajuda;
Onde tudo pra melhor o tempo todo muda;

Pra gente só viver o amor e não fazer mais guerra;
Pro seres vivos, habitantes do planeta terra

Pr'aqueles que trabalham para um novo mundo
Onde não exista medo nem por um segundo;
Há onde ninguém mata pra matar a fome
Pros homens de bem, e pro bem dos homens.

Pra consciência dos que tem tudo nesta vida,
Pra quem não tem nada, nem um prato de comida:

Um mundo melhor

Letra: VAGALUME
  • Discutir a situação atual da humanidade, do mundo. As injustiças sociais, as desigualdades, o desamor, as leis aplicadas apenas aos menos favorecidos, a banalização da vida, do ser;
  • Realizar atividades de escrita e redação sobre o tema proposto;
  • Ilustrar o tema;
  • Expor cartazes pela escola "Por um mundo melhor!" ou "É este o mundo que queremos?"
  • É uma boa idéia ilustrar o que desejamos mudar no mundo, sob o tema "O mundo que desejamos";
  • Assistir a vídeos sobre o assunto;
  • Conversar sobre pequenas atitudes que podem realizar mudanças ao nosso redor: Tratar melhor nosso semelhante, perdoar, colocar-se no lugar do outro, ouvir mais que falar, sentir a dor do outro;

Um Mundo melhor

Livro das cores! Atividade para a Educação Infantil!

Explorando o mundo que a cerca, a criança começa a perceber semelhanças e diferenças. Num ambiente que estimule as descobertas, isso será prazeroso.  Ao iniciar o trabalho com cores, o professor deve fazer questão de despertar a atenção da criança, diariamente, para as cores dos objetos costumeiros, para os brinquedos, jogos, roupas, etc. Desta forma, o aprendizado das cores, acontece em todos os momentos. 
De modo específico, porém, há diversas atividades que podem proporcionar um aprendizado diariamente divertido. O uso de tintas e pincéis, cola colorida, hidrocor, massa de modelar colorida, jogo da memória das cores são alguns exemplos. Este livrinho das cores é um exemplo de atividade que pode ser utilizada. A história do retalhinho branco também é uma atividade divertida e prazerosa a ser realizada com as crianças.
(Profª Elizabeth)


O livrinho foi confeccionado pela professora Maritane Medeiros.
Esta postagem pertence ao Espaço Educar.
Se você copiar, dê os créditos.

Atividades de Artes para Educação Infantil!






Quer mais? Clique aqui!

Reciclagem: Porta-maquiagem, porta-lápis e jarro para flores com vidros vazios de shampoo!

   Veja que idéia genial: porta-maquiagem, porta-lápis e jarro para flores: três idéias numa só! Reciclagem com vidro de shampoo vazio! Autores: craft-werk






Criação e fotos de craft-werk

Muitas idéias de artesanato utilizando lápis de cor! Porta-lápis com lápis de cor, bijuterias, porta-retrato e muito mais!

   Idéias coloridas que fazem a vida ganhar um toque de alegria! Os mesmos lápis que tornam felizes os tristes desenhos em preto e branco podem alegrar ambientes, objetos e atividades escolares! Por que não? Veja só os exemplos que separamos abaixo. São lindos! Liza. 
Você só precisará de uma caixinha mdf e lápis, cola quente, algo para a alça. No caso, usaram um pedaço de metro para dar charme. Mas você pode usar fita ou o que desejar.


Criação: sheknows
Este outro porta-lápis com lápis coloridos pode ter um pote de nescau ou lata como suporte. Ou mesmo uma garrafa pet cortada ao meio. É um bom guarda-tudo e bem alegre!

Criação: spoonful
   E que tal alegrar o vaso de flores? Você pode colar os lápis de cor sobre um vaso liso de vidro usando cola quente ou cola de secagem rápida. Mas também pode reciclar qualquer pote que tiver e finalizar com um belo laçarote de cetim!
Criação: countryliving
Criação: homemadesimple
E que tal fazer um colar multicolorido com aqueles lápis cujo tamanho não permite mais o uso comum da pintura? Veja o passo a passo:



Criação:  designmom


Para quem sabe confeccionar bijuterias, fica a sugestão abaixo: pulseira, colar, brincos e até broche feitos com restinhos de lápis de cor! O passo a passo segue as mesmas etadas das ilustrações que já postamos logo acima.



Criação: cutoutandkeep
   Essa fruteira ou porta-tudo foi feita de modo profissional para ser vendida. Porém, você pode inventar a partir deste modelo, utilizando um fundo plástico e utilizando, por exemplo, massa durepóxi para prender os lápis ao fundo. Porém, será preciso pintar o fundo e a massa. Imaginei que o fundo pudesse ser modelado com alguma massa firme tipo biscuit e os lápis inseridos já nesta massa. 
 Criação e venda:outblush



A tela abaixo é resultado da junção e raspagem de lápis de cor. Uma obra de arte!



Criação:http://www.flickr.com/photos/gameyy/5749094838/in/faves-46289791@N03/


 Serão sandálias feitas com lápis de cor?



Criação: dudecraft


    Apesar de não serem feitos com lápis de cor, não deixam de ser interessantes! O porta-retratos, o porta-lápis e o relógio totalmente feitos de lápis! Um charme! Acompanhe como foram feitos, nas imagems abaixo:











Criação: http://www.brit.co


 É mesmo um lustre feito com lápis de cor? Sim, eles desenvolveram os encaixes, mas é possível reproduzir com reciclagem, é claro!



 Criação: inhabitots







 Para terminar, vejam que lindas as idéias abaixo. Um porta-retrato feito com lápis de cor!





Uma casinha feita com lápis de cor!


 Um abajur e um quadro com o nome escrito em lápis de cor.