"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "
terça-feira, 25 de novembro de 2014
- Identificação de alguns papéis sociais;
- Valorização de atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo.
Atividades
- Roda de perguntas;
- Espelho;
- Recorte e colagem;
- Interferência;
- Pintura;
- Histórias;
- Pesquisas;
- Experiências;
- Cartazes informativos (uso e confecção);
- Atividades em grupo e individuais;
- Leitura, escrita, desenho e coletas de dados;
- Busca e divulgação sobre a Dengue;
- Brincadeiras;
- Música;
- Filmes;
- Passeios;
- Conversas;
- Jogos;
- Atividade de observação.
4.2. Ações de Enriquecimento Curricular
- Formular perguntas para o desenvolvimento dos conteúdos;
- Proporcionar brincadeiras, canções para reflexão do seu próprio corpo;
- Fazer o levantamento dos conhecimentos prévios;
- Dar espaços para as crianças perguntarem e se possível fazê-la descobrir através de pesquisas e experiências a resposta;
- Selecionar textos sobre assuntos diversos da área para trabalhar com os alunos;
- Oferecer oportunidades para que as crianças possam expor o que sabem sobre a natureza;
- Elaborar projetos, pesquisas e situações de observação e reflexão sobre o meio em que vivemos;
- Proporcionar atividades que envolva a observação, a troca de idéias entre as crianças e a pesquisa;
- Propiciar
o acesso das crianças aos conteúdos inserindo-os nas atividades e no
cotidiano da instituição escolar (telefone, computador, quadro de
avisos, jornal, meios de transporte dos professores e funcionários,
tipos de moradia em volta da escola, etc.);
- Fazer o levantamento dos conhecimentos prévios;
- Permitir que a criança construísse suas hipóteses e confronte-as com o real para refletir sobre os conteúdos;
- Promover passeios para observação da diversidade de seres vivos;
- Eleger temas que possibilitem o conhecimento de hábitos e costumes socioculturais diversos.
- Plantio e cuidados com a horta.
4.3. Procedimentos de Avaliação
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
“Pois comeras do trabalho de tuas mãos; feliz será, e teira bem.”
Salmos 128.2
5. Matemática
Objetivos:
que as crianças reconheçam e valorizem os números, as operações
numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas
necessárias no seu cotidiano social; que desenvolvam a capacidade de
analisar, relacionar, comparar, classificar, ordenar, criar,
generalizar, avaliar, observar e explorar o ambiente que a cerca; que
sejam cidadãos autônomos, capazes de pensar e tomar decisões; que sejam
capazes de comunicar idéias matemáticas, hipóteses e soluções de
situações problema utilizando a linguagem oral e a linguagem matemática.
5.1. Conteúdos
- Escrita numérica
- Seqüência numérica
- Número e quantidade
- Seriação
- Simbolização
- Espaço e forma
- Grandezas e medidas
- Classificação e ordenação
- Situação-problema
- Cálculo mental
Procedimentos
- Associar símbolos às quantidades correspondentes;
- Agrupar de diferentes maneiras uma mesma quantidade;
- Seriar diferentes materiais;
- Verbalizar numa série dada, o primeiro, o último, o que vem depois, o que vem antes;
- Fazer comparações entre números e quantidades;
- Ler, escrever, comparar e ordenar números;
- Participar de brincadeiras e jogos onde se faz uso da contagem;
- Manipular os elementos do seu ambiente;
- Classificar elementos segundo diferentes critérios, como cor, forma, tamanho, etc.
- Relacionar tamanhos, formas e medidas;
- Resolver situações-problemas;
- Observar formas geométricas;
- Verbalizar em diferentes situações a seqüência numérica;
- Separar e generalizar materiais diversos;
- Colecionar materiais de acordo o interesse do grupo;
- Analisar e avaliar as suas conquistas;
- Seriar, comparar e verbalizar números e quantidades;
- Saber tomar decisões a partir dos desafios da rotina diária;
- Utilização de noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas e operações;
- Comparar as distâncias, medidas e tamanho;
- Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontram;
- Registrar números em diferentes situações;
- Manusear cédulas xerocadas em brincadeiras de faz-de-conta;
- Ter confiança em suas próprias estratégias;
- Comparar receitas (culinária, tintas, etc.);
- Comparação de escritas numéricas.
Atitudes, Normas e Valores
- Observação e conhecimento dos números existentes no ambiente que nos cerca;
- Capacidade de identificar e comparar quantidades e números;
- Valorização de trocas de experiências a partir de situações reais;
- Desenvolvimento de capacidade de relacionar, comparar, classificar e ordenar números;
- Desenvolvimento da notação numérica;
- Observação do espaço em que vive;
- Curiosidade;
- Observação e uso dos números em seus diferentes contextos;
- Segurança na resolução e formulação de hipóteses em desafios;
- Identificação de diferentes materiais sobre o mesmo assunto;
- Descrição e representação de pequenos percursos e trajetos;
- Compreensão e uso de diferentes instrumentos de medida;
- Uso da linguagem matemática;
- Exploração e identificação de propriedades geométricas;
- Resolução de problemas elaborados pelos alunos e pelos professores;
- Análise e avaliação de suas conquistas.
Atividades
- Observar números que fazem parte de sua vida (sapato, roupa, casa, etc.);
- Bingo e ditado de números;
- Trabalho com seqüência numérica através de réguas, fitas métricas, trenas, quadro numérico, calendário;
- Músicas;
- Histórias (valorizando a seqüência dos fatos);
- Jornais de mercado;
- Jogos de encaixe;
- Jogos numéricos;
- Uso do calendário;
- Pesquisa;
- Histórias;
- Exploração de numerais em diferentes materiais;
- Músicas;
- Registro de jogos (posição, pontuação);
- Listas;
- Modelagem;
- Recorte e colagem;
- Observar e explorar o ambiente que o cerca;
- Manipular os elementos do seu ambiente;
- Classificar materiais manipulando e levando em consideração seus atributos;
- Brincar com rótulos e embalagens em diversas situações;
- Jogos de contagem;
- Situações problema envolvendo o cotidiano escolar.
- Ditado de números;
- Manipular e utilizar blocos e figuras geométricos;
- Jogos variados;
- Participar do feitio e registro de receitas.
5.2. Ações de Enriquecimento Curricular
- Fazer uso do calendário durante todo o ano letivo;
- Despertar a criança para a presença dos números em diferentes contextos;
- Propor,
no cotidiano, situações problemas envolvendo representações numéricas,
em jogos, em atividades onde é necessário dividir a turma ou
materiais, votações, chamada, etc.;
- Questionar as crianças para que reflitam e formulem hipóteses;
- Propor dramatizações de situações-problema;
- Realizar trabalhos com formas geométricas por meio de observação do ambiente, de obras de arte e artesanato;
- Utilização dos números durante as atividades seqüenciadas;
- Fazer uso de contagem através da tabela numérica;
- Propor momentos com oficinas de jogos;
- Dar
oportunidade aos alunos de observar tudo que os rodeia, comparando,
analisando, classificando, ordenando, contando, medindo, etc.
- Organizar
atividades diversas, como jogos, brinquedos, modelagem, manuseio de
diferentes materiais, onde as crianças vão adquirindo os conhecimentos
matemáticos.
- Propor situações em que as crianças coloquem em prova os conhecimentos construídos durante o ano;
- Aproveitar situações reais para propor novos desafios;
- Elaborar situações didáticas para que todos possam aprender e progredir em suas aprendizagens.
5.3. Procedimentos de Avaliação
A avaliação será contínua durante o processo de aprendizagem e dar-se-á através de registro e observação do grupo.
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