"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

PLANEJAMENTO  ANUAL


Escola   Municipal  João Luiz dos Santos 

4º Ano do Ensino Fundamental






“ Quando a criança se interessa pelo  que faz é capaz de empreender esforços até o limite de sua resistência física.”
                                                        Jean Piaget















Professoras:  Eliete Pereira Soares e Soares
                      Crêuza  Mendes Gontijo









Bonfinópolis de Minas, fevereiro de 2011



Eixo Temático

1- Português

Objetivos Específicos

·        Ler, interpretar e produzir textos diversificados;
·        Compreender e manusear o dicionário enriquecendo o vocabulário;
·        Relacionar os fatos com sua vivencia;
·        Ler e gravar corretamente as palavras e frases, usando a pontuação adequada;
·        Desenvolver a sensibilidade e a criatividade sobre o tema da unidade.
·        Produzir a história, aplicando os modos de organização textual, mudando personagens e o final e mantendo a coerência das ideias na novas combinações.
·        Ler como forma de sentir e conhecer o assunto do texto e refletir sobre ele.
·        Interagir com diferentes gêneros, tipos e suportes cotidiano.
·        Identificar com diferentes categorias gramaticais de uma mesma palavra.
·        Identificar em que pessoa está o texto;
·        Formular hipótese do assunto de um texto pelo título.

Conteúdo Programático

1.1   Textos
  • Poéticos, jornalísticos, instrucionais, fábulas, literários, contos, tirinhas.

1.2 Produção de  Texto
  • Slogans, bilhetes, cartas, cartazes, faixas, receitas, reportagens, entrevistas, .
  • Produção a partir de história muda;
  • Sequência  de histórias;
  • Projeto Pequeno Empreendedor

1.3Ortografia
  • S depois de ditongo
  • Mp/Mb
  • s/ss
  • Palavras terminadas em izar/isar
  • Palavras com  f/v, t/d, p/b, c/g
  • S depois de N/L/R/SS
  • R/RR
  • S dobrado e Ç
  • Palavras  terminadas em ez e eza
  • Palavras com ge/gi/ je/ji
  • Adjetivos terminados em oso ou osa
  • Palavras iniciadas com au/al
  •  Palavras terminadas em  eu/el
  • Palavras terminadas em au/al
  • Palavras terminadas em u/l
  • Palavras terminadas em am/ao
  • Palavras terminadas em ram/rão
  • Palavras terminadas em s/ z

1.4      Gramática
  • O alfabeto ;
  • Ordem alfabética
  • Sílabas
  • Encontros vocálicos;
  • Linguagem informal;
  • Pontuação e vírgula;
  • Encontros consonantais;
  • Dígrafos
  • Sílaba tônica
  • Classificação quanto a tonicidade;
  • Substantivo primitivo e substantivo derivado;
  • Acentuação de palavras proparoxítonas;
  • Artigo – concordância gênero e número ;
  • Adjetivo
  • Graus do adjetivo
  • Locução adjetiva
  • Concordância  nominal – artigo, substantivo, adjetivo.
  • Acentuação de palavras oxítonas;
  • Pronomes pessoais;
  • Linguagem;
  • Pronomes de tratamento;
  • Verbo: pessoa/ número
  • Verbo: conjugações e infinitivo.



















2- Matemática
Objetivos específicos
  • Compreender e representar os numerais, através da escrita;
  • Dominar as quatro operações, envolvendo o sistema monetário;
  • Ler, interpretar e resolver situações — problemas, envolvendo as quatro operações;
  • Identificar figuras geométricas;
  • Explorar a relação de operações inversas;
  • Resolver com habilidade problemas que envolvam dados fracionários;
  • Descobrir a necessidade de usar unidades padronizadas para medir cumprimento, massa, capacidade e tempo;
  • Identificar figuras que são polígonos;
  • Reconhecer, representar e nomear retas e numerais.

Conteúdo Programático
2.1 Números Naturais;
  • Idéia de número
  • Ordenação de números naturais;
  • Comparação de números naturais;

2.2  Sistema de numeração
  • Sistema de Numeração decimal
  • Ordens e classes
  • Números pares e ímpares;
  • Números ordinais;
  • Números romanos;

2.3Operações com números naturais
  • Adição
  • Subtração
  • Expressões numéricas com adição/ subtração
  • Multiplicação
  • Múltiplos de um número natural
  • Expressões numéricas com adição/ subtração/ multiplicação
  • Divisão
  • Divisores de um número natural;
  • Expressões numéricas com as quatro operações;
  • Expressões numéricas : uso dos parênteses.
2.4 Noções de geometria
  • Sólidos geométricos;
  • Linhas abertas e fechadas;
  • Retas, semi-retas, segmento de retas
2.5  Projeto Pequeno Empreendedor  e Sistema monetário  brasileiro
  • Unidade monetária:real
  • Cédulas
  • Moedas
  • Fazendo comércio

2.6 Ângulos e Polígonos
  • Ideia de ângulo
  • Medidas de ângulo
  • Tipos de ângulos
  • Noção de polígono
  • Triângulos
  • Quadriláteros

2.7 Pensando e resolvendo: sentenças matemáticas

2.8   Números racionais: representação fracionária.
  • Idéia de fração
  • Tipos de fração
  • Números mistos
  • Comparação de frações
  • Frações equivalentes
  • Operações com frações
  • Fração de quantidades

2.9 Medidas de tempo
  • Unidade fundamental: o segundo
  • Outras medidas de tempo

2.10 Números racionais: representação decimal
  • Noção de décimo
  • Operações com décimos
  • Noção de centésimo
  • Operações com centésimos
  • Noção de milésimo
  • Operações com milésimos

2.11 Medidas de Comprimento
  • Unidade fundamental: metro
  • Múltiplos e submúltiplos do metro
  • Mudanças de unidade
  • Idéia de perímetro

2.12 Medidas de massa
  • Unidade fundamental: grama
  • Múltiplos e submúltiplos do grama
  • Tonelada: uma medida especial

2.13 Medidas de capacidade
  • Unidade fundamental: litro




3- Ciências

Objetivos específicos
  • Reconhecer a matéria e seus estados físicos: sólido, e gasoso.
  • Identificar as mudanças de estado físico da água e relacioná-las à formação do ciclo da água.
  • Valorizar a água como um recurso indispensável à vida e a prática de atitudes contrárias à poluição.
  • Reconhecer o ar como recurso indispensável à vida e o gás oxigênio como elemento necessário para a respiração da grande maioria dos seres vivos.
  • Valorizar todas as formas de vida, compreendendo que todos são elos de uma imensa cadeia e precisam uns dos outros, direta ou indiretamente.
  • Adquirir noções das relações dentro das cadeias alimentares e refletir sobre as interferências humanas nesse equilíbrio.
  • Identificar e reconhecer alguns exemplos de predação, parasitismo, inquilinismo e protocooperação.
  • Reconhecer que os seres humanos são animais e, portanto precisam de alimentos
  • Entendera necessidade da respiração pulmonar para que ocorram as trocas gasosas entre o organismo e o ambiente.
  • Conhecer  órgão responsáveis pela circulação, excreção, respiração humana.
  • Compreender que os ossos, os músculos e as articulações atuam em conjunto nos movimentos.
  • Compreender que os alimentos estragam porque sofrem a ação de outros organismo, principalmente fungos e bactérias.
  • Identificar a importância do uso de embalagens e conservantes nos alimentos industrializados.

Conteúdo Programático

3.1 Investigando a matéria
  • Estados físicos da matéria
  • As propriedades da matéria
  • Materiais naturais e materiais artificiais..
  • Transformações nos materiais
3.2 - A água
  • Os estados físicos da água
  • O ciclo da água
  • A água e as misturas

3.3- O ar
  • O ar
  • A atmosfera

3.4 -A alimentação dos seres vivos
  • Como as plantas e os animais se  alimentam
  • A cadeia alimentar


3.5- As relações entre os seres vivos e o ambiente
  • As relações ecológicas
  • Os ecossistemas

3.6- A alimentação humana
  • Alimentos e nutrientes
  • A digestão dos alimentos

3.7- Algumas atividades do corpo humano
  • Alimentos + gás oxigênio = energia para viver
  • A respiração
  • A circulação
  • A excreção

 3.8 – Movimentando o corpo humano
  • Os ossos do corpo humano
  • Os músculos e os movimentos

3.9- A tecnologia  e os  alimentos
·         A conservação dos alimentos
·        Os alimentos industrializados




























4- História

Objetivos Específicos

  • Descobrir quem eram e como viviam os primeiros habitantes do Brasil durante a pré-história.
  • Conhecer características do trabalho do arqueólogo.
  • Desenvolver o conceito de manejo sustentável a partir da leitura e interpretação de texto.
  • Perceber as diferenças culturais entre o modo de vida indígena e o modo de vida europeu.
  • Conhecer exemplos de documentos que registraram os primeiros contatos entre indígenas e europeus.
  • Desenvolver a noção de cidadania a partir do reconhecimento e do respeito à diversidade cultural.
  • Descobrir o contexto e as motivações das grandes navegações portuguesas.
  • .Conhecer as fontes da história a partir da leitura e da interpretação do relato de viajantes portugueses.
  • Entender o contexto e os conflitos decorrentes do processo de ocupação do território brasileiro.
  • Problematizar o significado do “Tratado de Tordesilhas”.
  • Perceber as diferenças étnicas e culturais no interior do continente africano.
  • Discutir as condições gerais de transporte e de trabalho dos escravos no Brasil.
  • Problematizar as mudanças políticas, econômicas e sociais decorrentes da chegada da família real ao Brasil.
  • Problematizar a transição do trabalho escravo para o livre a partir da chegada dos imigrantes ao Brasil.
  •  Conhecer e comparar o cotidiano do trabalho imigrante nas colônias e nas fazendas de café.
  • Perceber e valorizar a diversidade étnica e cultural do povo brasileiro.
  • Investigar e organizar uma exposição sobre a contribuição de diferentes povos para a formação da cultura brasileira.

Conteúdos Programático
4.1  O Brasil antes dos  brasileiros
  • Objetos com muita história
  • Os antepassados dos indígenas
  • O povo do sambaqui
  • O povo da flecha
  • O povo marajoara

4.1 .1   Onde vivem os indígenas hoje
  • Os Ashaninka são guardiões da floresta

4.2 O encontro de brancos e indígenas
  • Os primeiros contatos
  • O indígena visto pelo europeu
  • Os relatos de Hans Staden
  • A carta de Caminha

4.2.1 Os povos indígenas na época da chegada dos portugueses.
  • A língua tupi se transformou na língua geral
  • A aldeia tupi
  • Alguns costumes dos Tupi
  • As heranças indígenas


4.3 Do outro lado do mar
  • Como eram as viagens
  • Instrumentos que facilitaram a navegação
  • A dura vida nas embarcações

4.3.1 Terra à vista
  • Primeiros moradores portugueses
  • As capitanias hereditárias
  • A história de João Ramalho
  • As trilhas indígenas: o Peabiru

4.4 O tratado de Tordesilhas
  • Piratas e corsários no litoral brasileiro
  • Fortes e fortificações protegem a costa

4.4.1 Franceses e holandeses no Brasil

  • A expulsão dos franceses do Rio de Janeiro
  • Os holandeses invadem o Brasil

4.5 Do outro lado do Atlântico
  • Os portugueses conquistam a África

4.5.1 Do lado de cá do Atlântico
  • A chegada ao destino
  • 1uta e resistência escrava
  • O quilombo dos Palmares

4.6 A corte chega ao Rio de Janeiro
  • Primeiras mudanças
  • A vida na cidade se agita
  • Moradia para a Corte
  • O abastecimento da cidade

4.6.1 O Rio de Janeiro passa por mudanças
  • Costumes europeus
  • Acontecimentos movimentaram o Rio de Janeiro
  • Finalmente, um rei no Brasil
  • Artistas e cientistas chegaram ao Brasil

4.7 O fim do trabalho escravo no Brasil
  • Quem eram os imigrantes europeus

4.7.1 A vida dos imigrantes no Brasil
  • São Paulo, os imigrantes e o café
  • O cotidiano nas colônias e nas fazendas de café
  • Os núcleos coloniais
  • O trabalho nas fazendas de café

4.8 Os imigrantes japoneses
  • A chegada dos primeiros japoneses
  • Os japoneses nas fazendas de café
  • As dificuldades de adaptação
  • A cultura japonesa no Brasil

4.8.1 Outras comunidades imigrantes no Brasil
  • Os sírio-libaneses
  • Os judeus
  • Novas correntes migratórias





























5- Geografia

Objetivos Específicos

  • Identificar seu papel na sociedade como sujeito histórico e cidadão.
  • Distinguir os direitos e os deveres do cidadão expressos na Constituição.
  • Compreender a importância do cumprimento das leis para garantia de justiça social.
  • Identificar causas e consequências do crescimento populacional nas áreas urbanas.
  • Explicar aspectos da qualidade de vida no Brasil.
  • Reconhecer a educação e o lazer como direitos básicos de todo cidadão.
  • Observar no lugar onde vive e em seus arredores as modificações na paisagem.
  • Identificar diferenças e semelhanças na forma como diferentes grupos sociais se apropriam dos recursos naturais.
  • Interpretar, analisar e relacionar informações presentes em mapas.
  • Reconhecer o papel das tecnologias na apropriação dos recursos naturais, determinando a construção de diferentes paisagens.
  • Identificar mudanças na paisagem decorrentes da atividade industrial.
  • Refletir sobre a importância do trabalho industrial.
  • Refletir sobre as questões ambientais nas áreas onde ocorreu a instalação de indústrias.

Conteúdos Programáticos

5.1 Brasileiro cidadão
  • Quem somos?.
  • Onde vivemos?
  • Metrópoles: as grandes cidades
  • Como vivem os brasileiros?
  • Vivendo mais
  • Vivendo com qualidade

5.2    O trabalho humano
  • Trabalho: direito de todo cidadão
  • Trabalho e transformação
  • O trabalho com a terra
  • Os cuidados com a terra
  • A questão social no campo

5.3    Indústria: transformando e construindo espaços
  • Transformando produtos
  • As indústrias e as transformações no espaço
  • A indústria e o meio ambiente



Objetivos Gerais

    

  • Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais,utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
  • Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais;
  • Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;
  • Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;
  • Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva;
  • Utilizar as diferentes linguagens - verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;
  • Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
  • Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

 

Jogos que despertam o raciocínio: Estratégias


Os professores das redes estaduais e municipais participaram de encontro em Unaí, onde foi trabalhado a importância  dos professores e especialistas da educação estarem norteando seus trabalhos nos   Eixos  referencias do CEALE , onde descritores e capacidades/habilidades a serem trabalhadas embasam o bom desempenho dos profissionais da educação. O encontro foi todo em forma de oficinas, que podem ser desenvolvidas dentro ds salas de aula, sugestões muito interessante como a que segue:
 
Oficina Ciclo Complementar Ensino Fundamental - Matemática

 JOGO: CINCO EM LINHA
Caderno de atividades Pro-Ciência
Apresentação do problema
Apresentar o jogo iniciando a atividade com o seguinte problema:
Quem primeiro consegue cinco números em linha reta?

Objetivos
Incentivar o aluno a ações exploratórias, trabalhando o raciocínio. Gerar estratégias. Trabalhar adição ou subtração.

Materiais
-         02 tabuleiros de papel conforme modelo;
-         40 peças de emborrachado (20 vermelhas e 20 amarelas) ou tampinhas coloridas.

Desafio
Colocar cinco números em linha reta.

Levantamento de hipóteses
Explorar conceitos de geometria, possibilidades e estratégias para vencer o jogo verbalmente.

Experimentação
Discutir as regras do jogo antes de iniciar, em seguida, jogar.
As regras são:
Ø       Cada equipe recebe 20 peças ou tampinhas de cor diferente.
Ø       A primeira equipe a jogar escolhe dois números no tabuleiro menor indicando-as à equipe adversária.
Ø       Em seguida calculam, dizendo em voz alta, a soma dos números escolhidos, procurando este valor no tabuleiro maior e colocam sobre ele um de seus marcadores.
Ø       Uma vez colocada, a peça não pode ser retirada.
Ø       Se a equipe na sua vez errar ou fizer uma soma que já tenha sido coberta, ela passa a vez sem colocar nenhuma ficha.
Ø       Ganha o jogo a primeira equipe que conseguir cobrir cinco números seguidos do tabuleiro maior, em qualquer direção (horizontal, vertical, diagonal).
Ø       Se nenhuma equipe conseguir colocar cinco peças em linha e o tabuleiro ficar completo, ganha o jogo a que tiver colocado mais peças no tabuleiro.


EXEMPLO DE TABULEIRO JOGO CINCO EM LINHA (1)





15




19


12


23




17


32


51




11


14


EXEMPLO DE TABULEIRO JOGO CINCO EM LINHA (2)



34


27

38

32

47

66

26


29

31

42

36

51

70


30

33

35

29

44

63


23

26

40

55

74

34

37

49

68

28

31

83


43

46

62

65

25
Planejamento Semestral
Período: Agosto a dezembro de 2.010
Série: 3º ano do Ensino Fundamental
Escolas Municipais de Bonfinópolis de Minas – MG
Professoras:
                    Edna de Jesus Simões Soares Saraiva
                    Eliete Pereira Soares e Soares
           
                  Justificativa
           O planejamento visa uma ativação questionadora  que atenda os educando de acordo com a realidade sócio-cultural para que estes sejam capazes de se perceberem  integrantes do meio em que vivem como agentes transformadores, que ativem de maneira crítica,responsável e construtiva nas diferentes situações sociais.
           Neste planejamento deverá embasar o desenvolvimento do trabalho  dos professores que  o elaboraram. O mesmo foi elaborado de acordo com os PCNs e do conhecimento prévio do contexto sócio-cultural em que nossos educando estão inseridos.
          Assim sendo, temos plena consciência de que este planejamento é flexível e deverá sofrer modificações quando estas se fizerem necessárias.  
Objetivos Gerais
·        Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em sua capacidade;afetiva cognitiva, ética, de inter-relação pessoal de inserção  social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e   no exercício da cidadania.
·        Proporcionar o aluno a oportunidade de criar, tornando um cidadão  crítico e consciente do seu papel na sociedade.
Português
Objetivos Específicos
·        Vivenciar as diversas possibilidades da língua portuguesa em seu diferente uso;
·        Desenvolver habilidades da leitura;
·        Interpretar o conteúdo do texto;
·        Identificar título, tema, personagens e ação do texto;
·        Ler todos os textos com ritmo, entonação e pontuação correta;
·        Estimular a criatividade do aluno utilizando-se dos conhecimentos pessoais;
·        Desenvolver a habilidade de usar  a flexão de número, gênero  e grau do substantivo;
·        Operar com estas flexões;
·        Desenvolver  a habilidade de usar  pronomes como mecanismo de coesão por referência;
·        Desenvolver a habilidade de reconhecer  e usar tempos verbais;
·        Reconhecer verbos em frases;
Eixos Temáticos
·        Esgotar planejamento anterior;
·        Textos :  poéticos, instrucional, contos , literários, fábulas, jornalísticos, humorístico  e tirinhas.
·         Estudos dos textos;
·        Produção de Textos;
·        Atividades do Projeto CIRANDA DO SABER;
·        Acentos agudo e circunflexo  e til;
·        Classificar palavra quanto a tonicidade;
·        Substantivo coletivo;
·        Grau do Substantivo
·        Pronome pessoal;
·        Adjetivos;
·        Tempos verbais;
Ortografia
·        Palavras começadas com des e dez;
·        Palavras com ge/gi, je/ji;
·        Palavras com NS;
·        Palavras terminadas em r + am e r + ão;
·        Palavras com gua/gue/gui;
·        Sons do X;
Eixos Temáticos
1- Continuar multiplicação;
2- Divisão;
3- Medidas de Tempo;
·        Noções de hora e minuto;
·        As horas a partir do meio dia;
·        Outras medidas de tempo;
4- Medidas de comprimento;
·        Unidade fundamental: o metro
5- Noções de geometria;
·        Sólidos geométricos;
·        Linhas abertas e linhas curvas;
6- Figuras geométricas;
·        Noções de polígonos( formas geométricas);
·        Circunferência e círculo;
7- Frações;
·        Metade ou meio;
·        Terça parte;
·        Quarta parte
·        Outras partes do inteiro;
8- Medidas  de massa;
·        Unidade fundamental: o grama;
·        O quilograma;
·        Balanças;
9- Medidas de capacidade;
·        Unidade fundamental; o litro;
História
Objetivos Específicos:
·        Entender a função dos meios de transporte no presente e no passado.
·        Comparar meios de transporte ao longo do tempo.
·        Perceber a função do tropeiro no transporte do passado.
·        Conhecer exemplos de embarcações tradicionais.
·        Descobrir a história da invenção do avião e a biografia de Santos Dumont
·        Desenvolver a noção de respeito  às regras de civilidade e de convivência social no processo de formação da cidadania.
·        Entender a função dos meios de comunicação.
·        Perceber a permanência de formas de comunicação antigas e
               modernas.
·        Conhecer e valorizar a comunicação impressa.
·        Contextualizar o surgimento da TV no Brasil.
·        Refletir sobre as mudanças nos meios de comunicação no
                presente.
·        Apontar aspectos positivos e negativos dos novos meios de
                comunicação.
Eixo Temático
1-     Meios de Transporte: passado e presente, por terra.
2-     Meios de transporte pelas águas e pelos ares.
3-     Meios de comunicação
·        Comunicação é universal;
·        Outros meios de comunicação.
4-     As formas de governo
·         Os três poderes.
5-     É hora de se divertir
6-     É hora de aprender e sonhar.
Geografia
Objetivos específicos
·        Identificar mudanças e permanências no ambiente urbano;
·        Reconhecer as características das paisagens rurais.
·        Representar, por meio de desenhos as paisagens rurais.
·        Identificar os tipos de trabalho desenvolvidos no espaço rural.
·        Refletir sobre a importância do trabalho no espaço rural.
·        Refletir sobre a questão da distribuição dos alimentos.
Eixos Temáticos
1.     As agressões ao ambiente urbano.
2.     O Espaço rural:
·        O trabalho e as paisagens rurais;
·        Os trabalhadores e os cuidados com a terra;
·        Criar e transformar no espaço rural;
·        A questão da alimentação;
3.     Integração campo-cidade
4.     Projeto semeando
Ciências
Objetivos Específicos
·        Compreender que as plantas apresentam ciclo vital.
·        Reconhecer que as sementes necessitam de condições
          específicas para germinar.
·        Reconhecer as principais partes do corpo de uma planta com flores.
·        Identificar a folha como órgão da respiração e principal árgão realizador da fotossíntese.
·        Identificar o caule como órgão sustentador e condutor.
·        Identificar a raiz como órgão que fixa a planta ao ambiente, retira água e sais minerais do ambiente e armazena reservas para a planta.
·        Conhecer o ciclo vital dos animais.
·        Adquirir noções-de classificação dos seres vivos por
          suas características comuns.
·        Diferenciar os animais por sua forma de nascimento: do
          corpo da mãe (vivíparos) ou de ovos (ovíparos).
·        Compreender a metamorfose como um processo de
        desenvolvimento e transformação no corpo de muitos animais.
·        Distinguir animais vertebrados e invertebrados
·        Classificar vertebrados em peixes, anfíbios, répteis, aves
         e mamíferos.
·        Reconhecer que os bebês humanos são gerados no interior
           do corpo das mães, durante um período de nove      meses.
·        Conhecer algumas características dos períodos da vida dos
           seres humanos: infância, adolescência, fase adulta e velhice.
·        Respeitar e valorizar as diferenças de idade das pessoas.
  Eixos  Temáticos
1.     Esgotar planejamento anterior;
2.     Conhecendo os animais
·        As características dos animais;
·        A locomoção e alimentação dos animais;
      3. Animais vertebrados   e animais invertebrados
      4. Como são os seres humanos.
·        As características dos seres humanos
·        O corpo humano.
 Desenvolvimento Metodológico
·        Aula expositiva;
·        Debates;
·        Trabalhos;
·        Trabalhos em grupo;
·        Pesquisas;
·        Entrevistas;
·        Aula  de campo;
·        Mural;
·        Acróstico;
·        Paródia;
·        Música;
·        Aula diologada;
·        Aula com DVD’s , CD’s, Vídeo;
·        Aula experimental;
·        Receitas;
·        Vendinhas;
·        Cantinho do leitor;
·        Painel cultural
   Recursos   Humanos
·        Professor;
·        Aluno;
·        Convidado;
·        Supervisão e direção.
   Recursos Didáticos
·        Quadro e giz;
·        Folha mimeografada;
·        Cartazes;
·        Tesoura, cola,lápis de cor,pincéis;
·        Régua;
·        Livros;
·        Dicionários;
·        Material dourado;
·        Revistas;
·        Livros infantis;
                     Avaliação
·        Formativa, contínua e processual.
Diagnóstica
·        Comportamento;
·        Assiduidade;
·        Participação;
·        Respeito;
·        Organização; 
·        Interesse;      
   Classificatória
·        Trabalho;
·        Teste;
·        Prova;
·        Debate;