set de 2014
Caixa Matemática
Tem vídeo novo lá no canal, confira Minha Caixa Matemática.
Segundo o PNAIC:Os alunos devem estar “imersos num ambiente de letramento matemático”. Sendo assim, é importante organizar materiais que estejam disponíveis para cada aluno sempre que necessário. Sendo assim, é importante a existência da Caixa Matemática para cada aluno, devendo conter materiais para representação e manipulação de quantidades numéricas.
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Beijos, fiquem com Deus.
Segundo o PNAIC:
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Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá:
26 de ago de 2014
Sequência didática – Aprendendo as Figuras Geométricas com o Saci
Sequência didática – Aprendendo as Figuras Geométricas com o Saci
Objetivo de ensino
Perceber a importância de uma linguagem simbólica universal na representação e modelagem de situações matemática como forma de comunicação.
Objetivo de aprendizagem:
Descrever, comparar e classificar verbalmente figuras planas ou espaciais por
características comuns, mesmo que apresentadas em diferentes disposições;
Construir e representar figuras geométricas planas, reconhecendo e descrevendo informalmente características como número de lados e de vértices;
características comuns, mesmo que apresentadas em diferentes disposições;
Construir e representar figuras geométricas planas, reconhecendo e descrevendo informalmente características como número de lados e de vértices;
Apreciar e usar em situações significativas os gêneros literários do patrimônio cultural da infância, como parlendas.
Conteúdos
Figuras geométricas,
Contagem dos lados de uma figura geométrica,
Contagem dos lados de uma figura geométrica,
Gênero textual: parlenda,
Escrita e leitura de parlenda e figuras geométricas.
Escrita e leitura de parlenda e figuras geométricas.
- Como estamos trabalhando o Folclore e já lemos o texto e fizemos as atividades sobre o Saci Pererê no livro didático, vamos trabalhar as figuras geométricas com o Saci.
- Fazer uma rodinha e colocar sobre o chão várias figuras geométricas confeccionadas em Eva de modo que, dê formar com elas um Saci Pererê.
- Perguntar o que estão vendo, e questioná-los até que digam as figuras geométricas que aparecem.
- Questioná-los sobre as figuras que podemos montar com essas figuras.
- Montar o Saci num mural.
- Espalhar no chão o nome das figuras geométricas que apareceram na montagem do Saci. Estimular a leitura dessas palavras observando as letras iniciais e os sons que pronunciamos ao falar cada palavra.
- Confeccionar um saci com as figuras geométrica e colar num palito (cada um confeccionará o seu).
- Ensinar a parlenda Saci Pererê, repetir várias vezes até as crianças saberem de cor.
- Leitura do livro: Os Dez Sacizinhos
- Texto fatiado com a parlenda. Em rodinha colocar todas a palavras da parlenda no chão e pedir para as crianças montarem a parlenda na ordem correta no quadro de pregas.
- Dar massinha de modelar e pedir que as crianças façam as figuras geométricas trabalhadas: triângulo, retângulo, quadrado e círculo.
- Fazer o Saci com as figuras geométricas de massinha.
Espero que tenham gostado, e por favor não saiam sem deixar seu comentário.
Confia ao Senhor as tuas obras,
e teus pensamentos serão estabelecidos.
1 de set de 2013
PNAIC: SEQUENCIA DIDÁTICA- DIREITOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
ROTEIRO DA SEQUENCIA DIDÁTICA:
DIREITOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA.
OBJETIVO DE ENSINO:
Matemática:
Ø Elaborar e resolver problemas aditivos envolvendo os significados de juntar e acrescentar quantidades;
Ø Elaborar e resolver problemas envolvendo os significados de retirar, separar, comparar e completar quantidades;
Ø Utilizar cálculo mental ou outras estratégias pessoais para resolver a problemática do jogo;
Ø Reconhecer e diferenciar os sinais de + (mais), - (menos) e – (igual).
Língua Portuguesa:
Ø Produzir textos de diferentes gêneros, atendendo a diferentes finalidades, por meio da atividade de um escriba;
Ø Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala;
Matemática:
Ø Associar a denominação de número a sua respectiva representação simbólica;
Ø Resolver situações matemáticas e operações que envolvam adição (+) e subtração (-) e identificação de seus símbolos;
Língua Portuguesa:
Ø Criar coletivamente o manual de um jogo;
Ø Reconhecer e identificar os elementos que compõem o manual de um jogo
MATERIAL UTILIZADO:
Ø Quadro de pregas
Ø Fichas com números e símbolos
ESTRATÉGIA/ SEQUENCIA METODOLÓGOCA:
Ø Formação de círculo com as carteiras;
Ø Colar o quadro de pregas com fita adesiva na parede;
Ø Colocar as fichas separadas por cores numa mesinha em frente ao quadro de pregas;
Ø Uma criança por vez terá a oportunidade de participar tirando uma ficha de cada monte de cor, armar e resolver a sua operação, as demais fiscalizam para ver se está correto.
A ideia inicial era de realizar a sequencia didática através de um jogo utilizando dados gigantes, como não consegui os materiais necessários para a confecção dos dados fiz algumas alterações e adaptações para a realização da sequencia. Nós professores, temos que estar sempre atentos a certas dificuldades que possam aparecer e prontos para fazer eventuais alterações em nosso planejamento a fim de atingir determinado objetivo.
Confeccionei cartelas de EVA com números e símbolos (=, - e =) para realizar um jogo de operações envolvendo adição e subtração.
Uma criança por vez foi até a mesa onde estavam as fichas em montes separados pela cor e pegou de cada monte uma ficha e foi montando a operação no quadro de pregas.
Primeiro a criança tirou uma ficha do monte vermelho contendo números de 0 a 10, depois do monte lilás contendo os sinais de + (mais) ou de – (menos), tirou uma ficha do monte verde com números de 0 a 10, no monte marrom sinal de = (igual). À medida que ia tirando as fichas o participante as fixava no quadro de pregas e finalmente observava a operação formada e após verificar se era “continha de mais ou de menos”, procurou a resposta nas fichas laranja com números de 0 a 20. Todas as fichas estavam viradas para baixo exceto as de cor laranja.
Com esse jogo foi trabalhado a adição e a subtração, o reconhecimento e utilização dos sinais (mais +, menos – e igual). Foi incentivado o cálculo mental assim como qualquer outra estratégia pessoal para realizar a atividade. Todas as crianças participaram do jogo com entusiasmo.
Aproveitei para mostrar que na subtração, quando o número da primeira parcela (número da frente) era menor que o da segunda parcela, não dava para realizar a subtração (de números inteiros). Mostrei que o primeiro número tem que ser maior do que o número da segunda parcela. Mostrei assim no concreto (usando pecinhas de montar), que se tenho seis pecinhas não posso dar dez pecinhas para alguém. Mostrei que na adição não importava a ordem dos números (o famoso “a ordem dos fatores não altera o produto”), é claro que não me prendi a teorias com os pequenos e sim às noções principais. Achei que embora sendo um pouco difíceis esses conceitos (para as crianças), foi importante serem abordados e trabalhados não só com os números mas principalmente através do concreto. Pretendo realizar mais atividades assim e em forma de situações matemáticas envolvendo adição e subtração.
Outro dia sorteei algumas crianças para jogar novamente, a fim de relembrarmos toda dinâmica do jogo e observarmos os elementos utilizados. Mostrei a caixa de jogos em que as crianças já estão bem familiarizadas expliquei que cada jogo tinha a suas regras e que as mesmas estavam descritas num manual mostrei o manual dos jogos e li o manual de um dos jogos.
Expliquei que uma das utilidades de saber ler é para entendermos um manual e podermos brincar com alguns jogos. Mostrei os elementos que compõem um manual. Depois foi a vez de elaborarmos o manual do nosso jogo, enquanto as crianças iam falando eu ia direcionando e escrevendo o manual no quadro.
MANUAL DO JOGO ELABORADO PELAS CRIANÇAS DO 1° ANO:
JOGO DA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO
META:
Ø RESOLVER CORRETAMENTE A CORTA FORMADA
JOGADORES:
Ø 25 PARTICIPANTES
COMPONENTES:
Ø QUADRO DE PREGAS;
Ø FICHAS VERMELHAS COM NÚMEROS DE 0 A 10;
Ø FICHAS VERDES COM NÚMEROS DE 0 A 10;
Ø FIXAS LARANJAS NÚMEROS DE 0 A 20;
Ø FIXAS LILÁS COM OS CINAIS DE + (MAIS) E – (MENOS);
Ø FIXAS MARROM COM O SIMAL DE + (IGUAL);
Ø QUADRO DE PREGAS DE TNT.
REGRAS:
Ø FIXAR O QUADRO DE PREGAS NA PAREDE;
Ø COLOCAR AS FIXAS EM MONTES SEPARADOS POR COR NUMA MESA EM FRENTE AO QUADRO DE PREGAS;
Ø UM PARTICIPANTE POR VEZ DEVE VIRAR UMA FIXA DE CADA MONTE E COLOCAR NO QUADRO DE PREGAS MONTANDO A OPERAÇÃO MATEMÁTICA
Ø RESOLVER A OPERAÇÃO E COLOCAR A RESPOSTA COM UM NÚMERO DAS FICHAS DE COR LARANJA.
Avaliação da sequencia didática:
Confesso que no dia a dia meu plano é bem mais sucinto, não é tão detalhado e separado por objetivos gerais e específicos e etc. A meu ver a falta de tempo e o gasto de energia para colocar tudo no papel tornam-se inviável na nossa prática. Senti muita dificuldade para separar os objetivos de ensino e os objetivos de aprendizagem, não sei se os coloquei no lugar certo.
Mas fiquei muito feliz ao ver que mesmo não detalhando tudo no papel como fiz nesta sequencia, meus planejamentos e prática, preservam e garantem os direitos de aprendizagem das áreas do conhecimentos. No entanto para que em nosso dia a dia possamos planejar mesmo que de maneira mais sucinta (me refiro ao que colocamos no papel), temos que conhecer os direitos de aprendizagem para que nossa prática não fuja dos objetivos necessários. Pretendo ainda retomar o manual elaborado pela turma e realizar algumas atividades relacionadas à alfabetização.
"pois em ti está o manancial da vida; na tua luz vemos a luz."
(Salmos 36:9)
27 de mai de 2013
Planejamento : Elmer o Elefante Xadrez
Tarefa do PNAIC-
Planejamento: Estratégias de ensino na alfabetização da pessoa cega e com baixa visão.
Objetivos:
- Utilizar formas de estímulo aos alunos que a possuem baixa visão, em prol de uma aprendizagem da alfabetização de forma significativa, vinculada às funções sociais cumpridas pela linguagem verbal em nosso cotidiano.
- Utilizar instrumentos que provoquem a exploração dos demais sentidos em prol da aproximação dos alunos com a leitura e a escrita.
-Análise sobre o início e o fim das palavras, contagem de letras, ordem das letras, semelhanças e diferenças sonoras.
-Trabalhar a diversidade através utilizando uma história infantil.
Desenvolvimento
- Contar a história Elmer o Elefante Xadrez
-Conversação sobre a história, explorando as características dos personagens.
-Criação de um texto coletivo.
-Imprimir o texto digitado utilizando uma fonte clara e simples (Arial) e de tamanho grande.
TRABALHANDO O TEXTO COLETIVO
1- PINTE O ESPAÇO ENTRE AS PALAVRAS.
2- CIRCULE DE VERMELHO AS PALAVRAS “ELEFANTE”.
3- CIRCULE DE AZUL AS PALAVRAS “ELMER”.
4- DESENHE A HISTÓRIA
-Dividir a turma em grupos para ilustração do texto coletivo (cada grupo ganhará uma parte do texto para ilustrá-lo) criando assim um livro coletivo.
-Trabalhar a letra E através de atividades (anexo).
-Trabalhar o sentido do tato confeccionando um elefante Elmer de texturas: Desenhar um elefante no papel pardo e colocar papéis de várias texturas, vários tipos de sementes e grãos, lantejoulas de tamanhos diferentes, lixa, algodão e etc.
-Fazer uma rodinha para as crianças (uma de cada vez), escolherem um dos itens colocados à disposição para colar no Elmer.
Texto Coletivo
Livrinho do Elmer confeccionado pelas crianças:
Trabalhando o sentido do tato:
"E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança,"
(Romanos 5:3)
22 de mai de 2013
PNAIC - Tarefas: Síntese- Caderno 2 - Ano 1
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Greice Patricio Zeferino de Amorim Data: 10-05-13.
As rotinas da escola e da sala de aula: referências para a organização do trabalho do professor alfabetizador
A organização do trabalho pedagógico precisa envolver um conjunto de procedimentos que, intencionalmente, devem ser planejados para serem executados durante certo período de tempo, tomando como referência as práticas sociais/culturais dos sujeitos envolvidos, suas experiências.
As crianças aprendem, através dessas rotinas, a prever o que fará na escola e a organizar-se. Por outro lado, a existência dessas rotinas possibilita ao professor distribuir com maior facilidade as atividades que ele considera importantes para a construção dos conhecimentos.
Podemos observar algumas atividades que podem ser observadas na divisão de uma rotina escolar:
Atividades permanentes
São as atividades regulares: diárias, semanais ou quinzenais. Essas atividades tem como finalidade uma aproximação maior com um tema, um gênero textual, o desenvolvimento de habilidades, momentos de entretenimento e fruição. Ex. rodas de conversa, calendário, hora da leitura, calendário, hora da brincadeira, aula sem laboratórios, biblioteca, notícia da hora, avaliação do dia e da semana...
Sequências didáticas
Pressupõe um trabalho organizado, com conteúdos/objetivos específicos, a ser realizado durante um determinado período estruturado pelo professor. No ensino da língua, a sequência didática busca romper com práticas que tratam a leitura, a produção de textos e os conhecimentos linguísticos como momentos estanques e isolados, com sobreposições de exercícios e atividades soltas, descontextualizadas.
Projetos didáticos
É um trabalho mais articulado, com objetivos de maior alcance, que envolve outros componentes curriculares, dimensionamento do tempo, divisão de tarefas, produto final e avaliação. Pode envolver toda a escola ou grupos de alunos de diferentes turmas/séries.
A organização de uma rotina que privilegia a sistematização do trabalho da alfabetização de modo a contemplar os diferentes eixos de ensino da língua, por meio de um planejamento construído com base na realidade de cada aluno e escola, pode favorecer a construção e a realização de atividades que ajudam a promover a autonomia e a criatividade dos alunos no mundo da leitura e escrita.
Confeccionei este mural para trabalhar os dias da semana, os horários das "matérias" (aulas comigo ou com outros professores).
Todos os dias mudamos o ganchinho(de roupa) forrado de EVA amarelo de lugar:
Greice Amorim
Materiais didáticos no ciclo de alfabetização.
O planejamento é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem. Ao fazer seu planejamento umas das atitudes a serem adotadas é pensar nos materiais a serem utilizados para atingir os objetivos propostos nele.
O professor deve saber que a manipulação de materiais concretos deve ter ligação com situações significativas para o aluno.
Assim sendo, para garantirmos os direitos de aprendizagem alguns tipos de recursos didáticos são essenciais no ciclo de alfabetização:
1 – Livros que aproximem as crianças do universo literário de forma prazerosa.
2 – Livros que ampliem o contato com diferentes gêneros e espaços sociais.
3 – Livros que estimulem a brincadeira com as palavras.
4 – Revistas e jornais variados que promovam a diversão e o acesso a informações.
5 – Os livros didáticos, que agrupam textos e atividades variadas.
6 – Materiais que estimulem a reflexão sobre palavras, tais como jogos de alfabetização.
7 – Os materiais publicitários, panfletos, cartazes educativos e embalagens.
8 – Os materiais cotidianos com os quais nos organizamos no tempo e no espaço, como calendários.
9 – Os registros materiais a respeito da vida da criança e familiares como: boletim escolar, carteirinha de vacina, fotografias, contas domésticas, carnês etc.
10 – Recursos que inserem as crianças em ambientes virtuais como a televisão, o rádio, o computador etc.
Alguns desses materiais são disponibilizados pelo Ministério da Educação e pelas secretarias de educação outros são coletados ou produzidos pelos professores.
Alguns materiais que fazem parte de Programas de Distribuição de Recursos Didáticos do Ministério da Educação:
Livros Didáticos - O PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), assegura a distribuição para as escolas brasileiras.
Livros Variados - O PNLD Obras Complementares distribui livros variados, que se destinam a ampliar o universo de referências culturais dos alunos em processo de alfabetização e oferecer mais um suporte ao trabalho pedagógico dos professores.
Acervos de Obras de Literatura - O PNBE (Programa Nacional da Biblioteca da Escola) é um Programa que promove “o acesso à cultura e o incentivo à leitura nos
alunos e professores por meio da distribuição de acervos de obras de literatura, de
pesquisa e de referência.
Livros de Braille, Libras, Caracteres Ampliados, Áudio - O PNBE Especial distribuiu, em 2010, livros em formato acessível aos alunos com necessidades
educacionais especiais sensoriais.
Dicionários - Programa Nacional do Livro Didático – Dicionários.
Jogos de Alfabetização - O Ministério da Educação distribuiu para as escolas brasileiras um conjunto de jogos destinados à alfabetização. São 10 jogos que contemplam diferentes tipos de conhecimentos relativos ao funcionamento do Sistema de Escrita Alfabética.
Apoio teórico e metodológico para o trabalho em sala de aula - PNBE do Professor - O Programa Nacional Biblioteca da Escola – acervo do professor distribui acervos de obras de modo a contribuir como ferramenta para o planejamento de aulas.
Coleção Explorando o Ensino - A coleção “Explorando o Ensino” é formada por obras pedagógicas para aprofundamento de estudos dos professores. Busca discutir sobre teorias e práticas voltadas para o ensino em diferentes áreas de conhecimento.