Plano Anual de Arte 2º Ano - Plano TRIMESTRAL - SIMONE HELEN DRUMOND
DISCIPLINA: ARTE
OBJETIVOS GERAIS
§ Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados (artes visuais, dança, música, teatro)
experimentando-os, conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais.
§ Edificar uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimentos estéticos,
respeitando a própria produção dos colegas, no percurso de criação que abriga uma multiplicidade de procedimentos e soluções.
§ Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizado na diversidade étnico-cultural,
conhecendo e respeitando, e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como as demais
do patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos.
§ Observar as relações entre o homem e a realidade com interesse e curiosidade, exercitando a discussão,
indagando, argumentando e apreciando Arte de modo sensível.
§ Expressar-se e comunicar-se através das artes visuais.
§ Estimular a sensibilidade artística dos alunos através da arte.
§ Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizando com diversas culturas.
CONTEÚDOS E CONCEITOS
1º TRIMESTRE
ARTES VISUAIS
§ Arte e o belo: Conceitos e elementos (mensagem, beleza, harmonia e equilíbrio);
§ Contemplar o belo na concepção africana;
§ Elementos das linguagens visuais: ponto, linha, cor, forma, volume, textura, etc.;
ARTES CÊNICAS
§ Dança: improvisadas e coreografadas, e danças rituais da cultura africana e indígena;
§ Organização da ação dramática, a partir da história: fatos vividos e imaginados, contos de fadas;
MÚSICA
§ Reconhecimento e utilização expressiva, em contextos musicais das diferentes características geradas pelo
silêncio e pelos sons: altura (graves ou agudos) duração (curtos e longos), intensidade (fracos ou fortes) e timbre.
PROJETO – Visita ao Museu do Índio / ESPAÇO AMAZÔNIA (SEMANA DOS POVOS INDIGENAS) – Exposição de um banner fotográfico.
2º TRIMESTRE
ARTES VISUAIS
§ Imagens, fotografias, gravuras, vídeo, cinema, focalizando a cultura indígena e africana, etc.
§ Apreciação e observação das suas produções e das produções dos outros.
ARTES CÊNICAS
§ Mímica e dramatização de músicas de variados gêneros, estilos e épocas e culturas ( indígena e africana ).
§ Jogos, brincadeiras e cantigas de roda.
MÚSICA
§ Conhecer obra musical de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da reprodução musical brasileira e de outros povos países.
PROJETO – Álbum de reproduções artísticas
3º TRIMESTRE
ARTES VISUAIS
§ Mosaicos, jogos lúdicos, dobraduras e sucatas.
§ Artesanato indígena.
ARTES CÊNICAS
§ Rituais dos povos indígenas do Amazonas.
MÚSICA
§ Influência da cultura africana e indígena na música brasileira.
PROJETO – Cartaz dos trabalhos artísticos do ano letivo para (MOSTRA CULTURAL DOS TRABALHOS DO ENSINO FUNDAENTAL I )
METODOLOGIA GERAL
• Confabulações sobre o valor da linguagem artística para identificação da nossa identidade no mundo e na arte.
• Diálogos e debates na turma.
• Regras para o bom funcionamento das aulas na disciplina - diálogos e debates.
• Conhecimento da organização e funcionamento dos cadernos da disciplina de arte.
• Leitura pelo professor e alunos do contexto artístico que compõem o livro da série e
comentário dos mesmos, para relacionar os conteúdos do livro com as vivências dos alunos.
• Leitura de textos, imagens, reproduções e construções artísticas produzidas pelos alunos.
• Observação e descrição de idéias artísticas.
• Exercícios afins.
• Seleção de informação essencial: enciclopédias, dicionário, livros, revistas e pesquisas na Internet.
• Leitura e exploração (vocabular, ideológica e gramatical) dos textos e imagens artísticas.
• Distinção das características próprias dos textos que envolvem as atividades do livro de arte,
lendo-os e escrevendo-os: conto popular, descritivo, em diálogo, carta, postal, biografia, etc.
• Ficha de leitura e de atividades artísticas.
• Revisão de conhecimentos, através de questionários, fichas de trabalho, exercícios, avaliações, etc.
• Descrição oral e escrita de episódios vividos ou imaginados.
• Participação construtiva em trabalhos de grupo e projetos.
• Aula expositiva.
• Música e dramatização.
• Atendimento individual
• Projeção em data show
• Estudo dirigido.
• Leitura em grupo.
• Projeção em filmes.
• Exercício oral.
• Jogos e Recreação.
• Confecção de cartazes ou painel.
• Dinâmicas e argüições.
AVALIAÇÃO
A avaliação acontece no processo diário de ensino e aprendizagem. Cada atividade, pesquisas,
apresentações realizadas pelos alunos tem como objetivo específico a aquisição de determinado
conhecimento adquirido. Neste sentido serão utilizados os seguintes recursos avaliativos:
• Diagnóstico – leitura, compreensão dos textos lidos, expressão oral, expressão escrita e
domínio do conhecimento explicita da Língua.
• Auto avaliação.
• Todos os indicadores apresentados no dispositivo de avaliação do regimento da escola,
através da observação, avaliação escrita, resolução de exercícios, fichas de trabalho (individuais e em grupo).
• Comportamento - Aspectos sócio-afetivos (participação, assiduidade, etc...)
• Pesquisas (individuais e grupo).
• Participação e responsabilidade.
• Portfólio.
• Elaboração de fichas de critérios de avaliações.
• Avaliação escrita.
• Atividades cênicas.
• Pesquisa.
• Auto – avaliação.
• Observação direta.
• Exposições.
• Atividades do livro e caderno de arte.
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Plano Anual de Arte 1º Ano - Plano Semestral - SIMONE HELEN DRUMOND
DISCIPLINA: ARTE
OBJETIVOS GERAIS
Conhecer e adquirir hábitos e procedimentos específicos para desenvolver aptidão artística,
pois o 1° Ano encontra-se em um período de transição do aluno da educação infantil para o
ensino fundamental. Em muitos casos, esse ano representa a entrada da criança no ambiente
escolar. Trata-se de uma idade em que a criança ainda não alfabetizada, pelo menos não totalmente,
utiliza a linguagem visual com muito mais freqüência.
Expressar e saber comunicar-se em Arte é uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando
a percepção, a imaginação, a reflexão, afetividade de modos particulares de realizar e de fluir
produções artísticas. Desenhar é, claramente, uma forma de estar no mundo e de se comunicar
com ele, assim como de reinterpretá-lo. Contudo, a criança ainda o faz de maneira intuitiva.
Cabe ao professor introduzir alguns conceitos básicos de arte, possibilitar experiências visuais e
artísticas, ampliar o repertorio e disponibilizar técnicas e materiais. Tudo isso num caráter bastante
lúdico que aproveite o envolvimento natural dos alunos, ramificando assim a arte em conceitos e conteúdos.
§ Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizado na diversidade
étnico-cultural, conhecendo e respeitando, e podendo observar as produções presentes no entorno,
assim como as demais do patrimônio cultural e do universo natural, identificando a
existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos.
§ Observar as relações entre o homem e a realidade com interesse e curiosidade, exercitando a
discussão, indagando, argumentando e apreciando Arte de modo sensível.
§ Expressar-se e comunicar-se através das artes visuais.
§ Estimular a sensibilidade artística dos alunos através da arte.
§ Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizando com diversas culturas.
CONTEÚDOS E CONCEITOS
1° ano do Ensino Fundamental I
Conteúdo do 1º Semestre
ARTES VISUAIS
Exploração dos espaços bidimensionais e tridimensionais na realização de seus projetos artísticos.
Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertório e dos
elementos das linguagens visuais: ponto, linha, cor, forma, volume e textura.
Exploração e manipulação de diferentes materiais.
Respeito com os objetos produzidos individualmente e em grupo.
Exploração e contextualização das atividades de CALEIDOSCOPIO.
ARTES CÊNICAS
Organização da ação dramática a partir da histórias: fatos vividos e imaginados contos de fadas.
Representação através de mímica e dramatização.
ARTE MÚSICAL
Participação em jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação musical.
Repertório de canções para desenvolver memória musical.
Escuta de obra musical de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da reprodução
musical brasileira e de outros povos (africanos e indígenas).
PROJETO – Visita ao Museu do Índio / ESPAÇO AMAZÔNIA (SEMANA DOS POVOS INDIGENAS) –
Exposição de um banner fotográfico.
1° ano do Ensino Fundamental I
Conteúdo do 2º Semestre
ARTES VISUAIS
Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc.
Apreciação e compreensão observação das suas produções e das produções dos outros;
Conhecimento da diversidade cultural de produções artísticas, como desenhos
, pinturas, esculturas, construção, colagens músicas, danças (Africana e indígena).
Exploração de materiais naturais para pintura.
Exploração e contextualização das atividades de CALEIDOSCOPIO.
ARTES CÊNICAS
Encenar de aspectos relevantes a cultura africana e indígena.
ARTE MÚSICAL
Informações sobre as obras ouvidas e sobre seus compositores para iniciar
seus conhecimentos sobre a produção musical.
Maninulação de instrumentos musicais indígenas.
PROJETO – Cartaz dos trabalhos artísticos do ano letivo para
(MOSTRA CULTURAL DOS TRABALHOS DO ENSINO FUNDAENTAL I )
METODOLOGIA GERAL
• Confabulações sobre o valor da linguagem artística para identificação
da nossa identidade no mundo e na arte.
• Diálogos e debates na turma.
• Regras para o bom funcionamento das aulas na disciplina - diálogos e debates.
• Conhecimento da organização e funcionamento dos cadernos da disciplina de arte.
• Leitura pelo professor e alunos do contexto artístico que compõem o livro da
série e comentário dos mesmos, para relacionar os conteúdos do livro com as vivências dos alunos.
• Leitura de textos, imagens, reproduções e construções artísticas produzidas pelos alunos.
• Observação e descrição de idéias artísticas.
• Exercícios afins.
• Seleção de informação essencial: enciclopédias, dicionário, livros, revistas e pesquisas na Internet.
• Leitura e exploração (vocabular, ideológica e gramatical) dos textos e imagens artísticas.
• Distinção das características próprias dos textos que envolvem as atividades do livro de arte,
lendo-os e escrevendo-os: conto popular, descritivo, em diálogo, carta, postal, biografia, etc.
• Ficha de leitura e de atividades artísticas.
• Revisão de conhecimentos, através de questionários, fichas de trabalho, exercícios, avaliações, etc.
• Descrição oral e escrita de episódios vividos ou imaginados.
• Participação construtiva em trabalhos de grupo e projetos.
• Aula expositiva.
• Música e dramatização.
• Atendimento individual
• Projeção em data show
• Estudo dirigido.
• Leitura em grupo.
• Projeção em filmes.
• Exercício oral.
• Jogos e Recreação.
• Confecção de cartazes ou painel.
• Dinâmicas e argüições.
AVALIAÇÃO
A avaliação acontece no processo diário de ensino e aprendizagem. Cada atividade,
pesquisas, apresentações realizadas pelos alunos tem como objetivo específico a
aquisição de determinado conhecimento adquirido. Neste sentido serão
utilizados os seguintes recursos avaliativos:
• Diagnóstico – leitura, compreensão dos textos lidos, expressão oral, expressão
escrita e domínio do conhecimento explicita da Língua.
• Auto avaliação.
• Todos os indicadores apresentados no dispositivo de avaliação do regimento da
escola, através da observação, avaliação escrita, resolução de exercícios, fichas de trabalho (individuais e em grupo).
• Comportamento - Aspectos sócio-afetivos (participação, assiduidade, etc...)
• Pesquisas (individuais e grupo).
• Participação e responsabilidade.
• Portfólio.
• Elaboração de fichas de critérios de avaliações.
• Avaliação escrita.
• Atividades cênicas.
• Pesquisa.
• Auto – avaliação.
• Observação direta.
• Exposições.
• Atividades do livro e caderno de arte.
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sábado, 4 de dezembro de 2010
PLANEJAMENTO DE ARTE - 9º ANO
CONTEÚDOS DE ARTE
Professora: Simone Helen Drumond de Carvalho
9° ano do Ensino Fundamental
Objetivos Gerais da área:
• Conhecer, refletir e analisar cada linguagem artística no seu contexto histórico e sócio-cultural.
• Expressar sabendo comunicar-se em arte, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva,
articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão
ao realizar e fruir produções artísticas.
• Conhecer materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança,
Música, Teatro), para utilizá-los nos trabalhos pessoais, identificá-los culturalmente.
• Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e os conhecimentos
estéticos, respeitando a própria produção e a dos colegas no percurso da criação.
• Identificar, relacionando as diferentes funções da arte, do trabalho e da produção
dos artistas, no decorrer da história da humanidade.
• Compreender a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo,
respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como patrimônio
cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões
artísticos e estéticos de diferentes grupos culturais.
• Compreender as relações entre a arte e a realidade, refletindo, investigando, indagando,
com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, a sensibilidade,
argumentando e apreciando arte de modo sensível.
• Promover, através da arte, o desenvolvimento de competências, habilidades e
conhecimentos necessários para a formação sistemática do aluno.
• Reconhecer as culturas, indígenas e africana, como algumas das matrizes legitimas da cultura brasileira.
• Valorizar a própria identidade étnica, fortalecendo a auto-estima.
Habilidades a serem desenvolvidas no 9° Ano
• Pesquisar recursos materiais, disponíveis na própria escola e na comunidade, para atividade teatral.
• Reconhecer a pratica do teatro como tarefa coletiva de desenvolvimento da solidariedade social.
• Identificar a diversidade de elementos da linguagem visual que se encontra em múltiplas realidades (vitrines, cenários, roupas, adereços, objetos domésticos, movimentos corporais, meios de comunicação), percebendo e analisando, criticamente, objetos e imagens naturais e fabricadas, presentes no entorno escolar ou específicos dos meios de comunicação visual.
• Utilizar as fontes de documentação de arte, valorizando os modos de preservação, conservação e restauro dos acervos das imagens e objetos presentes em museus, galerias, ateliês de artistas, centro de cultura, oficinas populares, feiras, mercados e meios virtuais.
• Refletir e discutir os múltiplos aspectos das relações comunicativas dos jovens e adultos, em fase de escolarização, com a música pelos meios tecnológicos contemporâneos – que trazem novos paradigmas perceptivos e novas relações de tempo / espaço – e com mercado cultural (industria de produção, distribuição e formas de consumo).
• Refletir, relacionando e registrando a produção teatral construída na escola, no teatro local, as formas de representação dramática veiculadas pela mídia e as manifestações sobre essa produção.
• Distinguir diferentes momentos na História das Artes, os aspectos estéticos predominantes, a tradição dos estilos e a presença dessa tradição na produção contemporânea.
• Conhecer a documentação existente nos acervos e arquivos públicos sobre as artes plásticas, o teatro, a dança e a musica, sua história e seus profissionais.
• Citar lendas e mitos amazônicos, bem como a produção dos artistas amazonenses.
CONTEÚDOS DE ARTE
Professora: Simone Helen Drumond de Carvalho
9° ano do Ensino Fundamental
Conteúdo do 1º trimestre
1. História da Arte
• Semana da Arte Moderna
• Pop Art
• Fauvismo
• Arte Contemporânea Brasileira
• Arte Contemporânea Africana
1. Cor
• Circulo cromático
• Matrizes, saturação e dessaturação
• Cor luz, cor pigmento.
2. Comunicação Visual
• Logotipo
• Preto/Branco na produção de efeitos de sombra e volumes.
MACRO ATIVIDADE: Arte e Português - Exposição do livro de reproduções artísticas da Arte Moderna, Arte Contemporânea Africana e Brasileira.
CONTEÚDOS DE ARTE
Professora: Simone Helen Drumond de Carvalho
9° ano do Ensino Fundamental
Conteúdo do 2º trimestre
1. Música
• Linguagem musical
• Musica Popular Brasileira
• Musica Popular Amazonense
• Identificação e apreciação de formas e etilos musicais.
2. Cultura Amazonense
• Lendas e mitos
• Artesanato
• Artistas amazonenses ( pintores, escritores, cantores e poetas).
MACRO ATIVIDADE: Danças Folclóricas de nossa região
CONTEÚDOS DE ARTE
Professora: Simone Helen Drumond de Carvalho
9° ano do Ensino Fundamental
Conteúdo do 3º trimestre
1. Teatro
• Produção e apresentação de trabalhos cênicos.
2. Geometria Descritiva
• Arquitetônicos
• Grafite
• Designe
• Publicidade
MACRO ATIVIDADE:
Projeto: Feira Cultural Interdisciplinar (Todas as disciplinas do 9º Ano)
Projeto: DANÇA – Arte e Educação Física
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Plano de Arte 8º Ano
CONTEÚDOS DE ARTE
Professora: Simone Helen Drumond de Carvalho
8° ano do Ensino Fundamental
Objetivos Gerais da área:
• Conhecer, refletir e analisar cada linguagem artística no seu contexto histórico e sócio-cultural.
• Expressar sabendo comunicar-se em arte, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.
• Conhecer materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), para utilizá-los nos trabalhos pessoais, identificá-los culturalmente.
• Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e os conhecimentos estéticos, respeitando a própria produção e a dos colegas no percurso da criação.
• Identificar, relacionando as diferentes funções da arte, do trabalho e da produção dos artistas, no decorrer da história da humanidade.
• Compreender a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo, respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos de diferentes grupos culturais.
• Compreender as relações entre a arte e a realidade, refletindo, investigando, indagando, com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, a sensibilidade, argumentando e apreciando arte de modo sensível.
• Promover, através da arte, o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos necessários para a formação sistemática do aluno.
• Reconhecer as culturas, indígenas e africana, como algumas das matrizes legitimas da cultura brasileira.
• Valorizar a própria identidade étnica, fortalecendo a auto-estima.
Habilidades a serem desenvolvidas no 8° Ano
• Utilizar com propriedade diversas técnicas de arte com procedimentos de pesquisa, experimentação e comunicação.
• Desenvolver uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal, relacionando a própria produção com a de outros, valorizando e respeitando a diversidade estética, artística e de gênero.
• Registrar e documentar informações, obtidas com artistas, documentos, livros, etc., relacionando-os às suas próprias experiências pessoais, como criadores, interpretes e apreciadores de arte (dança, artes visuais, musica e teatro).
• Apreciar, discutir, refletindo e adotando atitudes de respeito frente à variedade de manifestações musicais.
• Analisar as interpretações musicais que se dão contemporaneamente entre elas, refletindo sobre suas respectivas estéticas.
• Conhecer a história do teatro brasileiro durante o século XVIII e XIX.
• Conceituar musica popular brasileira.
• Listar os principais museus do mundo.
• Definir impressionismo, Expressionismo, Cubismo, Surrealismo e Dadaísmo.
CONTEÚDOS DE ARTE
Professora: Simone Helen Drumond de Carvalho
8° ano do Ensino Fundamental
Conteúdo do 1º trimestre
1. História da Arte
• Impressionismo
• Pós-impressionismo
• Neo-impressionismo
• Expressionismo
2. Cores
• Gramática das cores
• Cor física, aditivo, subtrativo e material.
MACRO ATIVIDADE: Arte, História e Português - Exposição do livro de reproduções artísticas do Impressionismo, Pós-impressionismo, Neo-impressionismo e Expressionismo.
CONTEÚDOS DE ARTE
Professora: Simone Helen Drumond de Carvalho
8° ano do Ensino Fundamental
Conteúdo do 2º trimestre
1. Expressão plástica
• Vitral
• Trabalhando com sucatas
2. Artesanato
• Brasileiro
• Indígena
• Afro-brasileiro
• Africano
MACRO ATIVIDADE: Danças Folclóricas de nossa região
LISTA DE CONTEÚDOS DE ARTE
Professora: Simone Helen Drumond de Carvalho
8° ano do Ensino Fundamental
Conteúdo do 3º trimestre
1. Teatro
• História do teatro brasileiro (século XVIII e XIX)
• Linguagem teatral
2. Música
• Linguagem musical
• Musica Popular Brasileira
• Musica Popular Amazonense
3. Museus
• Principais museus do mundo
MACRO ATIVIDADE:
Projeto: Feira Cultural Interdisciplinar (Todas as disciplinas do 8º Ano)
Projeto: DANÇA – Arte e Educação Física
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Planejamento de ARTE 7º Ano de Simone Helen Drumond
CONTEÚDOS DE ARTE
Professora: Simone Helen Drumond de Carvalho
7° ano do Ensino Fundamental
Objetivos Gerais da área:
• Conhecer, refletir e analisar cada linguagem artística no seu contexto histórico e sócio-cultural.
• Expressar sabendo comunicar-se em arte, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.
• Conhecer materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), para utilizá-los nos trabalhos pessoais, identificá-los culturalmente.
• Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e os conhecimentos estéticos, respeitando a própria produção e a dos colegas no percurso da criação.
• Identificar, relacionando as diferentes funções da arte, do trabalho e da produção dos artistas, no decorrer da história da humanidade.
• Compreender a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo, respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos de diferentes grupos culturais.
• Compreender as relações entre a arte e a realidade, refletindo, investigando, indagando, com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, a sensibilidade, argumentando e apreciando arte de modo sensível.
• Promover, através da arte, o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos necessários para a formação sistemática do aluno.
• Reconhecer as culturas, indígenas e africana, como algumas das matrizes legitimas da cultura brasileira.
• Valorizar a própria identidade étnica, fortalecendo a auto-estima.
Habilidades a serem desenvolvidas no 7° Ano
• Estabelecer relação de respeito, compromisso com sua produção artística e com a produção dos colegas nas atividades artísticas da escola.
• Identificar valorizando as diversas culturas, especialmente a brasileira, estabelecendo relações entre as produções individuais ou por grupos, da localidade e de outras regiões.
• Representar, através de atividades artísticas, articulando a percepção, a imaginação, a memória, a sensibilidade e a reflexão, observando o próprio percurso de criação.
• Utilizar múltiplos meios (computador, vídeo, cinema, fotografia), matérias naturais e fabricados, percebendo, analisando e produzindo trabalhos artísticos.
• Relacionar artes com outras áreas do conhecimento humano.
• Dramatizar utilizando os elementos da linguagem teatral.
• Contextualizar historicamente o estudo da arte.
• Identificar desenhos geométricos.
• Utilizar técnicas de expressão plástica corretamente.
• Citar nomes de museus históricos amazônicos e de outras regiões.
• Conceituar folclore mencionando sua importância.
• Conhecer identificando a influência da cultura africana e indígena na música brasileira.
CONTEÚDOS DE ARTE
Professora: Simone Helen Drumond de Carvalho
7° ano do Ensino Fundamental
Conteúdo do 1º trimestre
Conteúdo 1° trimestre
1. História da Arte
• Período colonial brasileiro
• Renascimento
• Barroco
• Rococó
• Neoclassicismo
• Realismo
2. Desenho geométrico
• Polígonos
• Circunferência e circulo
• Polígonos estrelados
1. MACRO ATIVIDADE: Arte, Matemática, Ciências, Geografia e Português - Exposição do livro de reproduções artísticas da História da Arte
CONTEÚDOS DE ARTE
Professora: Simone Helen Drumond de Carvalho
7° ano do Ensino Fundamental
Conteúdo do 2º trimestre
1. Estudo das cores
• Cores terciárias, complementares e análogas
• Harmonia, monocromia, isocromia, policromia e contraste.
• Cores e matrizes.
2. Expressões Plásticas
• Desenho com aplicação ao do recurso de luz e sombra
• Letras ilustradas e n[úmeros ilustrados
• Monotipia
• Colagem inversão
• Técnicas de pintura (chuviscada, marmorizada e tridimensional)
3. Folclore
• Folclore brasileiro
• Folclore africano
• Folclore indígena
MACRO ATIVIDADE: Danças Folclóricas de nossa região
LISTA DE CONTEÚDOS DE ARTE
Professora: Simone Helen Drumond de Carvalho
7° ano do Ensino Fundamental
Conteúdo do 3º trimestre
1. Teatro
• Historia do teatro brasileiro (Século XVI e XVII)
• Linguagem teatral.
2. Museus
• Históricos
• Museus Amazônicos.
3. Música
• História da musica
• Influencia da cultura africana na musica brasileira
• Influencia da cultura indígena na musica brasileira
• Linguagem musical
MACRO ATIVIDADE:
Projeto: Feira Cultural Interdisciplinar (Todas as disciplinas)
Projeto: DANÇA – Arte e Educação Física
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Planejamento de ARTE de Simone Helen Drumond de Carvalho - 6º Ano
CONTEÚDOS DE ARTE
Professora: Simone Helen Drumond de Carvalho
6° ano do Ensino Fundamental
Objetivos Gerais da área:
• Conhecer, refletir e analisar cada linguagem artística no seu contexto histórico e sócio-cultural.
• Expressar sabendo comunicar-se em arte, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.
• Conhecer materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), para utilizá-los nos trabalhos pessoais, identificá-los culturalmente.
• Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e os conhecimentos estéticos, respeitando a própria produção e a dos colegas no percurso da criação.
• Identificar, relacionando as diferentes funções da arte, do trabalho e da produção dos artistas, no decorrer da história da humanidade.
• Compreender a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo, respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos de diferentes grupos culturais.
• Compreender as relações entre a arte e a realidade, refletindo, investigando, indagando, com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, a sensibilidade, argumentando e apreciando arte de modo sensível.
• Promover, através da arte, o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos necessários para a formação sistemática do aluno.
• Reconhecer as culturas, indígenas e africana, como algumas das matrizes legitimas da cultura brasileira.
• Valorizar a própria identidade étnica, fortalecendo a auto-estima.
Habilidades a serem desenvolvidas no 6° Ano
• Criar, articulando percepção, imaginação, sensibilidade, conhecimento e produção artística pessoal e em grupo.
• Identificar formais visuais, no trabalho freqüente de relações entre elementos que as compõem, como ponto, linha, plano, cor, textura, movimento e ritmo.
• Representar idéias, emoções, sensações por meio das artes visuais, do teatro, da dança e da música.
• Identificar as relações entre Arte e outras áreas de conhecimentos humanos (Educação Física, nos Projeto de danças e ritmos e Língua Portuguesa no roteiro adaptado), estabelecendo as conexões entre elas, sabendo utilizar tais áreas nos trabalhos pessoais e coletivos.
• Construir uma relação de cooperação, respeito, diálogo e valorização das diversas escolhas e possibilidades de interpretação e de criação, em relação aos colegas.
• Interpretar a apreciar a Cultura Amazonense, estabelecendo sua relação com as outras modalidades artísticas e as demais áreas do conhecimento.
• Definir o conceito de Arte e belo.
• Conhecer a história da Arte contemplando a concepção africana e indígena.
• Identificar cores quentes, frias, primarias e secundarias.
• Utilizar técnicas de pintura em sua produção pessoal.
• Apreciar musicas e seu contexto histórico.
• Citar as festas regionais da cultura amazonense.
CONTEÚDOS DE ARTE
Professora: Simone Helen Drumond de Carvalho
6° ano do Ensino Fundamental
Conteúdo do 1º trimestre
Conteúdo 1° trimestre
Introdução à analise das imagens artísticas
• Conceito de Arte (arte figurativa e arte abstrata).
• Conceito do Belo (observando obras de arte e fazendo releituras).
• Função da Arte.
História da Arte
• Pré-História
• Arte indígena
• Danças rituais, artefatos cerimoniais, pintura corporal, cestaria, música, cerâmicas e objetos de uso diário.
• Arte Africana.
• Utensílios, mobiliários, escultura, pinturas, tatuagens, desenhos, máscaras, artesanatos, etc.
• O belo na concepção africana.
Morfologia (estudo das formas geométricas)
• Ponto, linha, plano e ângulos.
• O quadrado, o circulo, o triângulo e o retângulo.
MACRO ATIVIDADE:
Arte e Língua Portuguesa – Projeto Cordel - 2ª edição
CONTEÚDOS DE ARTE
Professora: Simone Helen Drumond de Carvalho
6° ano do Ensino Fundamental
Conteúdo do 2º trimestre
Geometria Criativa
• Linhas, letras e números.
• Tangram
• Linhas e formas
• Criando formas.
• Expressividade artística das linhas.
• O quadrado, o circulo, o triangulo e o retângulo.
Estudo da cor
• Origem e evolução
• Cores primárias e secundarias.
• Cores quentes e frias.
• Aspectos psicológicos das cores.
Cultura Amazonense
• Festas regionais
• Folclore (Festival Folclórico do CEST)
• Monumentos históricos.
MACRO ATIVIDADE:
Danças Folclóricas de nossa região
LISTA DE CONTEÚDOS DE ARTE
Professora: Simone Helen Drumond de Carvalho
6° ano do Ensino Fundamental
Conteúdo do 3º trimestre
Expressão plástica
• Técnicas de pintura (com giz de cera, caneta hidrográfica, giz colorido, lápis de cor, guache entre outros)
• Arte-colagem e mosaico (técnicas, materiais, pesquisa e criatividade).
• Técnica de pintura mista (mistura de materiais e/ou técnicas).
• Textura
Música
• História da música.
• Linguagem musical / gêneros musicais.
Teatro
• Origem do teatro grego
• Máscaras e fantoches.
• Linguagem cênica.
MACRO ATIVIDADE:
Projeto: Feira Cultural Interdisciplinar (Todas as disciplinas do 6º Ano)
Projeto: DANÇA – Arte e Educação Física
OBS. TODOS OS PROJETOS DA MACRO ATIVIDADE, ENCONTRE POSTADO NA INTERNET.
3ª SERIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
De acordo com a Lei no. 9394/96, a Arte é considerada obrigatória na educação básica. Os Parâmetros Curriculares Nacionais em arte abrange quatro linguagens no ensino de arte: artes visuais, teatro, música e dança. Essa abrangência de todos os eixos artísticos favorece na formação do indivíduo na sua totalidade, uma vez que desenvolve habilidades necessárias para o processo de criação, e o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança, de forma a atingirem uma formação pessoal.
Arte é a expressão de uma época, sociedade e cultura. A proposta “novas tendências curriculares em Arte” contida na edição das diretrizes do MEC (Brasil: MEC/SEF, 1997) refere-se ao terceiro milênio como o cenário das grandes transformações culturais, motivo pelo quais as autoridades educacionais do país passariam a reconhecer a importância estratégica (no sentido histórico-ideológico) do ensino de Arte, ponto de partida para a conquista de um processo de formação mais amplo e duradouro que é o da educação estética.
Partindo dessas afirmações, por que não ampliar a visão da Arte na 3ª Série do Ensino Fundamental como um espaço não só plástico, musical, teatral e sinestésico, mas também representante de manifestações sociais como a Culinária, a Moda, os Ludicismos e a Tecnologia disponível no CEST (entendendo aqui esta palavra como às estratégias e produções humanas que visam à melhor adaptação da criança ao ambiente em que vive, bem como ao seu maior bem-estar).
Claro que a forma artística nos apresenta valores estéticos, porém, mais do que isso, é uma grande aliada nas discussões sobre o ser humano diante de suas várias épocas e contextos. A Arte é, pois, uma maneira sutil e agradável de pensar sobre ética, cidadania, diversidade de culturas e a natureza. E o mais importante, é uma fonte inesgotável, está em constante produção – seus artífices somos nós, sua matéria é o tempo e o espaço. Cabem a nós, educadores do CEST, portanto, aproveitar nosso rico material da Rede Salesiana de Escolas na sensata intenção com o material didático - Arte e Habilidade para educar artisticamente a criança a partir da própria criança e seus saberes. Tendo como objetivo geral a produção (que os alunos sejam capazes de produzir, aprender e fazer), a fruição (apreciação da arte dentro do universo do quais os alunos fazem parte. Arte como produto social) e a reflexão (construção do conhecimento sobre o trabalho artístico pessoal e como produto da história).
Em toda a obra - Arte e Habilidade da 3º Série no que diz respeito aos objetivos específicos. Cabe ao educador ao longo do ano letivo de 2008, perceber com inteireza precisa quais habilidades e competências o aluno já desenvolveu e quais ainda precisam desenvolver-se. As habilidades e competências contidas no material desta série permitem a criança a:
v Interagir com material, instrumentos e procedimentos variados em artes, para expor a importância da comunicação artística.
v Descrever o gosto pela linguagem, compreensão e expressão artística, além do senso de organização estética e expressão plástica, obedecendo a critérios geométricos, de cores, dimensão, analise, síntese e perceptiva-visual.
v Atuar e interagir a espontaneidade em grupos de trabalho.
v Conceituar a capacidade de estabelecer relações lógicas observando símbolos e sinais, para que possa exprimir situações do cotidiano.
v Expressar a habilidade manual, autodisciplina, familiarizando-se com formas básicas.
v Revelar seu ritmo, criatividade e o interesse pela musica e pela arte em geral.
v Posicionar-se de forma critica e construtiva em diferentes situações sociais artística.
v Informar nas atividades artísticas suas habilidades nas técnicas artísticas.
v Expor sua relação de autoconfiança com a produção artística pessoal, respeitando a própria criação e dos colegas, a partir de suas habilidades com a linha, posições, traçados e raciocínio lógico. .
v Descrever a função e os resultados do trabalho artístico, reconhecendo sua própria experiência de aprendiz.
As habilidades e competências especificadas nesse plano são as mais pertinentes aos conteúdos propostos nos livros da Rede Salesiana de Escolas da 3ª Série e no material que será trabalhado em 2008 - Arte e Habilidade. Os conteúdos foram distribuídos a fim de que os alunos possam expor suas potencialidades artisticamente e sua criatividade, através da pluralidade de temas contidos no calendário escolar do CEST, que na referida série, foram distribuídos em três amplos eixos temáticos, que são:
1. As pessoas os tempos e os lugares (RUA) que aborda os conceitos básicos de comunicação artística, ponto, linha, luz, superfície, volume, cor, espaço, movimento, ritmo, composição, elementos nos quais se articulam técnicas, materiais e procedimentos criativos.
2. Nós e os outros através da observação das obras de artes e da cultura regional que visam: oferecer instrumentos para aproximar os alunos da visão artística em diversas situações. Trabalhando com isso quebra-cabeça artístico e Detetive da Arte, visita ao Museu do Índio, exposição de obras artísticas dos alunos, documentos históricos e folclóricos.
3. Marcas culturais utilizando técnicas que vão do lápis de cor ao pincel com um bom repertorio de atividades que também envolvem expressão corporal como: dança, musica e teatro.
Além das fichas portfólio outras estratégias serão utilizadas em sala de aula para que se possam atingir as metas estabelecidas quanto ao ensino da Arte. A interação com materiais, instrumentos e procedimentos variados nas áreas das Artes Visuais serão projetados na sala de Artes Visuais. No auditório a dança, a musica e o teatro além de servir de estímulo para o debate das multiplicidades de informações artísticas que de certo modo irão proporcionar ao aluno conceitos de experimentação, de conhecimento e de utilização das mais diferentes formas de expressão. A ampliação dos saberes artísticos que serão empregados será realizada com incentivo à pesquisa (com utilização constante da Biblioteca e do Laboratório de Informática). A leitura da realidade artística ficará por conta dos trabalhos de campo que irão transcorrer nas atividades extra-classe.
Tendo em vista que a proposta de Rede Salesiana de Escolas é o trabalho com avaliação continuada, as estratégias propostas serão as diretrizes para construção dos critérios do processo avaliativo. Avaliar em Artes é um processo amplo, que exige apreciação pessoal, pela comparação, importância e decisões. Avaliar pressupõe definir objetivos, fixar critérios, colher informações que nos darão juízos de valores, para reconhecer limites e saber até que ponto os alunos serão capazes de dominar um determinado assunto. “É importante estabelecer relações com um trabalho produzido e os demais, sem discriminação estética, artística, étnica e de gênero”. (PCNs – MEC, 1997). Ao avaliar uma representação teatral, musical ou dança, devemos respeitar as limitações e diferenças individuais. É importante não cercear a livre expressão do aluno, seja qual for à técnica a ser avaliada. É importante não subestimar a capacidade dos alunos. Desde que dentro do contexto, devemos deixar fluir a projeção da personalidade de cada um. Ao educador de Artes compete no processo avaliativo, saber usar todos os recursos disponíveis, selecionar o que vai avaliar e determinar objetivos, construindo uma idéia básica através de critérios. Os critérios avaliativos não deixarão duvidas aos alunos e lhes darão autonomia para que realizem suas atividades avaliativas com calma, segurança e criatividade. O instante da criação da obra é sempre grandioso para quem o faz: é o momento de exprimir formas e forças que se mesclam a emoção e razão. Portanto, ao educador compete pensar bem a grandeza do artista no momento da criação e só depois avalia-lo. Determinar o que deseja avaliar quanto ao conteúdo, ensino e retorno, bem como a comparação e inter-relação do que se quer avaliar. Os PCNs dão liberdade às escolas a adaptarem o conteúdo de Arte na prática das atividades. Esse fator é favorável na execução das atividades artísticas, a partir desse contexto, a analogia do amplo calendário escolar, que tem como foco: o tema da Campanha da Fraternidade 2008 que visa o respeito à vida em todas as suas dimensões estará em constante diálogo com os livros da Rede Salesiana desta série e com as temáticas trabalhadas em Artes nos três trimestres, com isso, proporcionará ao aluno uma nova holística, conforme sua maturação, sobre sua: As pessoas, os tempos e os lugares (RUA), Nós e os outros e Marcas Culturais. A partir deste contexto, também é possível a utilização do Espaço Amazônia para relação desse e de outros assuntos comum à nossa realidade e aos que serão tratados na Semana de: Filosofia e da Consciência Negra. As fichas portfólio das obras de artes de Van Gogh - “Eu não quero pintar quadros, eu quero pintar a vida”– Fichas portfólio 11 e 12. A partir desta frase, e da leitura das obras de artes: A sesta, A igreja em Auvers, Girassóis, Campo de trigo e cipreste e o Exterior do café à noite é possível construir um banner para ser exposto no hall central da escola com desenhos das crianças acerca de suas concepções de pinturas de vida. Retratar a Campanha da Fraternidade 2008 – Escolhe, pois, a vida.
A interdisciplinaridade ocorrerá nos conteúdos pautados na proposta Curricular de Artes da 3ª Série do Ensino Fundamental anexada a esse plano.
PROPOSTA CURRICULAR DE ARTES DA 3ª SERIE DO FUNDAMENTAL
CONTEÚDO DO 1º TRIMESTRE
Temática: As pessoas os tempos e os lugares ( RUA)
Conteúdos Conceituais:
1. Pontilhismo nas obras de artes de Georges Seurat e Paul Signac – ficha portfólio 1 – relacionar a temática “As pessoas os tempos” do livro da RSE da 3º série com o lema da Campanha da Fraternidade 2008 e projetar na ficha portfólio 2, 3 e 4.
2. As linhas retas de Paul Cézanne – ficha portfólio 5. relacionar a temática “ lugares - rua” do livro da RSE da 3º série.
3. Cores primarias nas obras de Roy Lichtenstein – Fichas portfólio 6 e 7.
4. Manipulando imagens na obra de artes de Djanira da Motta e Silva “Caboclinhos” – quebra-cabeça artístico – Fichas portfólio 8 e 9. Relacionar a atividade com o uso do Espaço Amazônia, para o desenvolvimento da ficha portfólio 10 (em muitos lugares de nossa região Amazônica, as principais ruas, são os rios e igarapés e meio de transporte utilizado são os barcos e canoas.
5. “Eu não quero pintar quadros, eu quero pintar a vida” Van Gogh – Fichas portfólio 11 e 12. A partir desta frase, e da leitura das obras de artes: A sesta, A igreja em Auvers, Girassóis, Campo de trigo e cipreste e o Exterior do café a noite, construir um banner para ser exposto no hall central da escola com desenhos das crianças acerca de suas concepções de pinturas de vida. Retratar a Campanha da Fraternidade 2008 – Escolhe, pois, a vida.
6. Estimulo a autocrítica na TV - Ficha portfólio 13. Relacionar a transformação negativa, nas quais algumas ruas de nossa cidade esta sofrendo (pesquisa em jornais) e veicular a informação as eleições municipais 2008.
7. Páscoa – Ficha portfólio 14.
8. Tarsila do Amaral e as cores secundarias nas obras de artes Abaporu e Cartão-postal – Fichas portfólio 15 e 16.
9. Técnicas de mosaicos com papel colorido, com grãos e com cerâmica no Império Bizantino.
10. Mulher da Minha Vida – Técnica de pintura em cerâmica – Ficha portfólio 18 e 19.
11. II Feira de Livros do CEST – Livro de desenho animado com construção de texto – tema: Uma Viagem Espacial – Ficha portfólio 44.
12. Figuras geométricas (quadrado e retângulo) – Ficha portfólio 20.
CONTEÚDO DO 2º TRIMESTRE
Temática: Nós e os outros
Conteúdos Conceituais:
1. Modelagem com massa plástica ou massa de modelar – Ficha portfólio 21.
2. Coisas de circo – Ficha portfólio 22.
3. Homem da Minha Vida – Ficha portfólio 23
4. As cores quentes nas obras de artes de Di Cavalcanti (Menina de Guaratinguetá e Samba) e Cores frias em Claude Monet (A catedral de Ruan) e Cândido Portinari (Menino com estilingue). Ficha portfólio 25.
5. Folclore – danças, brinquedos, brincadeiras e festas típicas – Ficha portfólio 26 e 30
6. Vassily Kandinsky e as formas triangulares na obra – Arco em pontas. Ficha portfólio 27.
7. História da arte no Egito e suas simetrias – Fichas portfólio 28 , 29, 31 e 32.
8. Musica é alegria – construindo instrumentos musicais (afoxé, atabaque, maracás, tambor, guizo, pandeiro, triangulo e chocalho). Ficha portfólio 33.
9. Claude Monet - textura e formas circulares. Fichas portfólio 34, 35 e 36.
10. Origami – Ficha portfólio 37
CONTEÚDO DO 3º TRIMESTRE
Temática: Marcas culturais
Conteúdos Conceituais:
1. Recorte e colagem – pássaros – Ficha portfólio 38.
2. Expressão facial - Ficha portfólio 39
3. Di Cavalcanti e a manipulação de imagens - Ficha portfólio 40 e 41
4. Estampagem - Ficha portfólio 42
5. Maquina da fantasia - Ficha portfólio 38 Ficha portfólio 43
6. Propaganda - Ficha portfólio 45
7. Semana da Criança - Ficha portfólio 46
8. Expressão oral – mímica, jogos, brincadeiras e expressão corporal - Ficha portfólio 47.
4ª SERIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
De acordo com a Lei no. 9394/96, a Arte é considerada obrigatória na educação básica.
Arte é a expressão de uma época, sociedade e cultura. A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas: por meio dele, o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação. Aprender arte envolve, basicamente, fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles. Envolve, também, conhecer, apreciar e refletir sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas. O documento de Arte expõe uma compreensão do significado da arte na educação, explicitando conteúdos, objetivos e especificidades, tanto no que se refere ao ensino e à aprendizagem, quanto no que se refere à arte como manifestação humana. A primeira parte do documento contém o histórico da área no ensino fundamental e suas correlações com a produção em arte no campo educacional; foi elaborada para que o professor possa conhecer a área na sua contextualização histórica e ter contato com os conceitos relativos à natureza do conhecimento artístico. A segunda parte busca circunscrever as artes no ensino fundamental, destacando quatro linguagens: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. A partir dos PCNs foi possível evidenciar nesse plano as questões relativas ao ensino e à aprendizagem em Arte que permeiam os objetivos, conteúdos, critérios de avaliação e orientações didáticas.
Partindo dessas afirmações, por que não ampliar a visão da Arte na 4ª Série do Ensino Fundamental como um espaço não só plástico, musical, teatral e sinestésico, mas também representante de manifestações sociais como a Culinária, a Moda, os Ludicismos e a Tecnologia disponível no CEST (entendendo aqui esta palavra como às estratégias e produções humanas que visam à melhor adaptação da criança ao ambiente em que vive, bem como ao seu maior bem-estar).
Claro que a forma artística nos apresenta valores estéticos, porém, mais do que isso, é uma grande aliada nas discussões sobre o ser humano diante de suas várias épocas e contextos. A Arte é, pois, uma maneira sutil e agradável de pensar sobre ética, cidadania, diversidade de culturas e a natureza. E o mais importante, é uma fonte inesgotável, está em constante produção – seus artífices somos nós, sua matéria é o tempo e o espaço. Cabem a nós, educadores do CEST, portanto, aproveitar nosso rico material da Rede Salesiana de Escolas na sensata intenção com o material didático - Arte e Habilidade para educar artisticamente a criança a partir da própria criança e seus saberes. Tendo como objetivo geral a produção (que os alunos sejam capazes de produzir, aprender e fazer), a fruição (apreciação da arte dentro do universo do quais os alunos fazem parte. Arte como produto social) e a reflexão (construção do conhecimento sobre o trabalho artístico pessoal e como produto da história).
Em toda a obra - Arte e Habilidade da 4º Série no que diz respeito aos objetivos específicos. Cabe ao educador ao longo do ano letivo de 2008 perceber com inteireza precisa quais habilidades e competências o aluno já desenvolveu e quais ainda precisam desenvolver-se. As habilidades e competências contidas no material desta série permitem a criança a:
v Expor sua relação de autoconfiança com a produção artística pessoal, respeitando a própria criação e a dos colegas, através de suas experiências cromáticas e das técnicas diversas adolescidas.
v Descrever a função e os resultados do trabalho artístico, reconhecendo sua própria experiência de aprendiz e o habito viso-motor de direcionalidade.
v Produzir seu senso artístico e criatividade por meio de diferentes materiais.
v Expressar-se através do estudadas formas humanas, em arte.
v Relacionar sua habilidade rítmica (expressão corporal), a sensibilidade auditiva (aprimoramento do ouvido) e a sensibilidade musical propriamente dita – expressão - criação – imaginação.
v Informar por meio de diversos materiais sua imaginação, espírito criativo, a habilidade manual, a expressão artística e a organização das seqüências espaço-temporais.
v Relatar a valorização de suas descobertas acerca da pintura como alternativa de lazer e desenvolvimento da criatividade, solidariedade e estimulo a imaginação.
v Expor de acordo com sua maturação a analise e síntese de seus saberes e perspectivas visual mediante comparação de: cores, formas, relações entre objetos no espaço, elementos presentes e ausentes, limite espacial, figura/objeto como um todo nas obras e atividades desenvolvidas ao longo do ano de 2008.
v Trabalhar em grupo visando o aprendizado a partir de um convívio social pacífico conhecendo e respeitando diferentes pontos de vista artísticos.
v Descrever a função e os resultados do trabalho artístico, reconhecendo sua própria experiência de aprendiz.
As habilidades e competências especificadas nesse plano são as mais pertinentes aos conteúdos propostos nos livros da Rede Salesiana de Escolas da 4ª Série e no material que será trabalhado em 2008 - Arte e Habilidade. Os conteúdos foram distribuídos a fim de que os alunos possam expor suas potencialidades artisticamente e sua criatividade, através da pluralidade de temas contidos no calendário escolar do CEST, que na referida série, foram distribuídos em três amplos eixos temáticos, que são:
1. O cotidiano e a história da cidade que aborda os conceitos básicos de comunicação artística, ponto, linha, luz, superfície, volume, cor, espaço, movimento, ritmo, composição, elementos nos quais se articulam técnicas, materiais e procedimentos criativos.
2. Diferentes maneiras de viver através da observação das obras de artes e da cultura regional que visam: oferecer instrumentos para aproximar os alunos da visão artística em diversas situações. Trabalhando com isso quebra-cabeça artístico e Detetive da Arte, visita ao Museu do Índio, exposição de obras artísticas dos alunos, documentos históricos e folclóricos.
3. Construindo história da cidade utilizando técnicas que vão do lápis de cor ao pincel com um bom repertorio de atividades que também envolvem expressão corporal como: dança, musica e teatro.
Além das fichas portfólio outras estratégias serão utilizadas em sala de aula para que se possam atingir as metas estabelecidas quanto ao ensino da Arte. A interação com materiais, instrumentos e procedimentos variados nas áreas das Artes Visuais serão projetados na sala de Artes Visuais. No auditório a dança, a musica e o teatro além de servir de estímulo para o debate das multiplicidades de informações artísticas que de certo modo irão proporcionar ao aluno conceitos de experimentação, de conhecimento e de utilização das mais diferentes formas de expressão. A ampliação dos saberes artísticos que serão empregados será realizada com incentivo à pesquisa (com utilização constante da Biblioteca e do Laboratório de Informática). A leitura da realidade artística ficará por conta dos trabalhos de campo que irão transcorrer nas atividades extra-classe. Tendo em vista que a proposta de Rede Salesiana de Escolas é o trabalho com avaliação continuada, as estratégias propostas serão as diretrizes para construção dos critérios do processo avaliativo. Avaliar em Artes é um processo amplo, que exige apreciação pessoal, pela comparação, importância e decisões. Avaliar pressupõe definir objetivos, fixar critérios, colher informações que nos darão juízos de valores, para reconhecer limites e saber até que ponto os alunos serão capazes de dominar um determinado assunto. “É importante estabelecer relações com um trabalho produzido e os demais, sem discriminação estética, artística, étnica e de gênero”. (PCNs – MEC, 1997). Ao avaliar uma representação teatral, musical ou dança, devemos respeitar as limitações e diferenças individuais. É importante não cercear a livre expressão do aluno , seja qual for a técnica a ser avaliada. É importante não subestimar a capacidade dos alunos. Desde que dentro do contexto, devemos deixar fluir a projeção da personalidade de cada um. Ao educador de Artes compete no processo avaliativo, saber usar todos os recursos disponíveis, selecionar o que vai avaliar e determinar objetivos, construindo uma idéia básica através de critérios. Os critérios avaliativos não deixarão duvidas aos alunos e lhes darão autonomia para que realizem suas atividades avaliativas com calma, segurança e criatividade. O instante da criação da obra é sempre grandioso para quem o faz: é o momento de exprimir formas e forças que se mesclam a emoção e razão. Portanto, ao educador compete pensar bem a grandeza do artista no momento da criação e só depois avalia-lo. Determinar o que deseja avaliar quanto ao conteúdo, ensino e retorno, bem como a comparação e inter-relação do que se quer avaliar. Os PCN´S dão liberdade às escolas a adaptarem o conteúdo de Arte na prática das atividades. Esse fator é favorável na execução das atividades artísticas, a partir desse contexto, a analogia do amplo calendário escolar, que tem como foco: o tema da Campanha da Fraternidade 2008 que visa o respeito à vida em todas as suas dimensões estará em constante diálogo com os livros da Rede Salesiana dessa série e com as temáticas trabalhadas em Artes nos três trimestres, com isso, proporcionará ao aluno uma nova holística, conforme sua maturação, sobre sua: O cotidiano e a história da cidade, Diferentes maneiras de viver e Construindo história da cidade. A partir deste contexto, também é possível a utilização do Espaço Amazônia para relação desse e de outros assuntos comum à nossa realidade e aos que serão tratados na Semana de: Filosofia e da Consciência Negra. As fichas portfólio das obras de artes Portinari (Homens), Tarsila do Amaral (Operários) e Michelangelo (Tondo Doni) estimulam os alunos a realizar uma exposição de fotos artísticas, através de um banner, na Galeria Irmã Michelina Necchi sobre a importância da história do contexto no CEST na cidade. A interdisciplinaridade ocorrerá nos conteúdos pautados na proposta Curricular de Artes da 4ª Série do Ensino Fundamental anexada a esse plano.
PROPOSTA CURRICULAR DE ARTES DA 4ª SERIE DO FUNDAMENTAL
CONTEÚDO DO 1º TRIMESTRE
Temática: O cotidiano e a história da cidade
Conteúdos Conceituais:
1. Observando as cores primarias, secundarias, quentes, frias e a escala cromática nas obras de Djanira da Motta e Silva (Festa do Divino), Kandinsky (Pintura), Henri Matisse (A dança), Tarsila do Amaral (Abaporu), Paul Cézann (Natureza morta), Portinari (Homens), Edgar Degas (Bailarinas) e Alfred Sisley (A neve em Louveciennes) – Ficha portfólio 3 e 5.
2. Criatividade e fantasia – Mascaras – Fichas portfólio 6 e 7.
3. Conhecendo museus – Fichas portfólio 8 e 9.
4. O corpo humano (figuras estáticas e moveis) – Ficha portfólio 10.
5. Simetria – Fichas portfólio 11 e 12.
6. Obras de Pablo Picasso – Fichas portfólio 13 e 14 (técnica de pintura sobre lixa).
7. Páscoa – Ficha portfólio 15.
8. Paisagismo – Fichas portfólio 16 e 17.
9. Sucatas – A caravela – Ficha portfólio 18.
10. Conhecendo as obras de Tarsila do Amaral – Fichas portfólio 19 e 20 (quebra-cabeça).
11. Ritmo – Coordenação motora fina – Ficha portfólio 21.
12. Semana dos povos indígenas – Colagem e visualização espacial – Ficha portfólio 22.
13. Mulher da minha vida – Kirigami – Ficha portfólio 23 e 24.
CONTEÚDO DO 2º TRIMESTRE
Temática: Diferentes maneiras de viver
Conteúdos Conceituais:
1. Arte grega – Frisas – Ficha portfólio 25 e 26.
2. Tradução gráfica – Estilização – Ficha portfólio 27
3. Teatro de sombras – Luz e sombra – Ficha portfólio 28, 29 e 30.
4. Manipulação (massa plástica, epóxi ou biscuit) – Ficha portfólio 31 e 32 (linhas).
5. Conhecendo as formas geométricas nas obras de artes de Cláudio Tozzi – Fichas portfólio 33, 34 e 35.
6. Efeitos – imagem e movimento – Ficha portfólio 36.
7. Georges Seurat e manipulação de imagens – Ficha portfólio 37.
8. Homem da minha vida – Porta retrato. Ficha portfólio 38.
9. Kandinsky e as figuras circulares – Fichas portfólio 39 e 40.
10. Folclore – Lendas – Fichas portfólio 48 e 49.
11. Instrumentos musicais – Fichas portfólio 41e 42.
CONTEÚDO DO 3º TRIMESTRE
Temática: Construindo história da cidade
Conteúdos Conceituais:
1. Laboratório expressivo – Teatro (cenário e caracterização de personagens) – Fichas portfólio 43.
2. Monocromia – Fichas portfólio 44 e 45.
3. Detetive da arte Lasar Segall e Michelangelo – Ficha portfólio 46.
4. Tangran (exercícios lógicos de percepção visual) – Ficha portfólio 47.
5. Técnica de pintura com efeito marmorizado – Ficha portfólio 50.
6. Origami – Ficha portfólio 51.
7. Semana da criança – Ficha portfólio 52.
8. Natal – Fichas portfólio 53 e 54.
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Plano Anual de Arte - 2º Série/2ºAno por Simone Helen Drumond
PLANO ANUAL DE ARTES
PROFESSORA: SIMONE HELEN DRUMOND
2ª SERIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
De acordo com a Lei no. 9394/96, a Arte é considerada obrigatória na educação básica. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a área de Arte abrange linguagens artísticas como as Artes Visuais, a Música, o Teatro e a Dança.
Arte é a expressão de uma época, sociedade e cultura. Vê-la de forma crítica, produzi-la e valorizá-la é uma forma de pensar sobre o que nos é próprio e favorecer-nos o entendimento da riqueza e diversidade da imaginação humana (PCNs). Partindo dessas afirmações, por que não ampliar a visão da Arte na 2ª Série do Ensino Fundamental como um espaço não só plástico, musical, teatral e sinestésico, mas também representante de manifestações sociais como a Culinária, a Moda, os Ludicismos e a Tecnologia disponível no CEST (entendendo aqui esta palavra como às estratégias e produções humanas que visam à melhor adaptação da criança ao ambiente em que vive, bem como ao seu maior bem-estar).
Claro que a forma artística nos apresenta valores estéticos, porém, mais do que isso, é uma grande aliada nas discussões sobre o ser humano diante de suas várias épocas e contextos. A Arte é, pois, uma maneira sutil e agradável de pensar sobre ética, cidadania, diversidade de culturas e a natureza. E o mais importante, é uma fonte inesgotável, está em constante produção – seus artífices somos nós, sua matéria é o tempo e o espaço. Cabem a nós, educadores do CEST, portanto, aproveitar nosso rico material da Rede Salesiana de Escolas na sensata intenção com o material didático - Arte e Habilidade para educar artisticamente a criança a partir da própria criança e seus saberes. Tendo como objetivo geral a produção (que os alunos sejam capazes de produzir, aprender e fazer), a fruição (apreciação da arte dentro do universo do quais os alunos fazem parte. Arte como produto social) e a reflexão (construção do conhecimento sobre o trabalho artístico pessoal e como produto da história).
Em toda a obra - Arte e Habilidade da 2º Série no que diz respeito aos objetivos específicos. Cabe ao educador ao longo do ano letivo de 2008 perceber com inteireza precisa quais habilidades e competências o aluno já desenvolveu e quais ainda precisam desenvolver-se. As habilidades e competências contidas no material desta série permitem a criança a:
v Interagir com material, instrumentos e procedimentos variados em artes.
v Descrever o gosto pela linguagem, compreensão e expressão artística.
v Conceituar a capacidade de estabelecer relações lógicas observando símbolos e sinais, para que possa exprimir situações do cotidiano.
v Expressar a habilidade manual, autodisciplina, familiarizando-se com formas básicas.
v Expor sua relação de autoconfiança com a produção artística pessoal, respeitando a própria criação e a dos colegas.
v Descrever a função e os resultados do trabalho artístico, reconhecendo sua própria experiência de aprendiz.
v Produzir seu senso artístico e criatividade por meio de diferentes materiais e combinações cromáticas.
v Relacionar sua habilidade rítmica (expressão corporal), a sensibilidade auditiva (aprimoramento do ouvido) e a sensibilidade musical propriamente dita – expressão - criação – imaginação.
v Informar por meio de diversos materiais sua imaginação, espírito criativo, a habilidade manual, a expressão artística e a organização das seqüências espaço-temporais.
v Relatar a valorização de suas descobertas acerca da pintura como alternativa de lazer e desenvolvimento da criatividade, solidariedade e estimulo a imaginação.
v Expor de acordo com sua maturação a analise e síntese de seus saberes e perspectivas visual mediante comparação de: cores, formas, relações entre objetos no espaço, elementos presentes e ausentes, limite espacial, figura/objeto como um todo nas obras e atividades desenvolvidas ao longo do ano de 2008.
v Trabalhar em grupo visando o aprendizado a partir de um convívio social pacífico conhecendo e respeitando diferentes pontos de vista artísticos.
v Buscar informações e conceitos de outras áreas do conhecimento para ampliar a compreensão dos assuntos estudados.
As habilidades e competências especificadas nesse plano são as mais pertinentes aos conteúdos propostos nos livros da Rede Salesiana de Escolas da 2ª Série e no material que será trabalhado em 2008 - Arte e Habilidade. Os conteúdos foram distribuídos a fim de que os alunos possam expor suas potencialidades artisticamente e sua criatividade, através da pluralidade de temas contidos no calendário escolar do CEST, que na referida série, foram distribuídos em três amplos eixos temáticos, que são:
1. Identidade pessoal artística na visão de pintores renomados e da criança que aborda os conceitos básicos de comunicação artística, ponto, linha, luz, superfície, volume, cor, espaço, movimento, ritmo, composição, elementos nos quais se articulam técnicas, materiais e procedimentos criativos.
2. Formas artísticas de registrar história de vidas através da observação das obras de artes e da cultura regional que visam: oferecer instrumentos para aproximar os alunos da visão artística em diversas situações. Trabalhando com isso quebra-cabeça artístico e Detetive da Arte, visita ao Museu do Índio, exposição de obras artísticas dos alunos, documentos históricos e folclóricos.
3. Tempos e tempos no fazer artístico da criança e nas obras de artes utilizando técnicas que vão do lápis de cor ao pincel com um bom repertorio de atividades que também envolvem expressão corporal como: dança, musica e teatro.
Além das fichas portfólio outras estratégias serão utilizadas em sala de aula para que se possam atingir as metas estabelecidas quanto ao ensino da Arte. A interação com materiais, instrumentos e procedimentos variados nas áreas das Artes Visuais serão projetados na sala de Artes Visuais. No auditório a dança, a musica e o teatro além de servir de estímulo para o debate das multiplicidades de informações artísticas que de certo modo irão proporcionar ao aluno conceitos de experimentação, de conhecimento e de utilização das mais diferentes formas de expressão. A ampliação dos saberes artísticos que serão empregados será realizada com incentivo à pesquisa (com utilização constante da Biblioteca e do Laboratório de Informática). A leitura da realidade artística ficará por conta dos trabalhos de campo que irão transcorrer nas atividades extra-classe. Tendo em vista que a proposta de Rede Salesiana de Escolas é o trabalho com avaliação continuada, as estratégias propostas serão as diretrizes para construção dos critérios do processo avaliativo. Os PCN´S dão liberdade às escolas a adaptarem o conteúdo de Arte na prática das atividades. Esse fator é favorável na execução das atividades artísticas, a partir desse contexto, a analogia do amplo calendário escolar, que tem como foco: o tema da Campanha da Fraternidade 2008 que visa o respeito à vida em todas as suas dimensões estará em constante diálogo com os livros da Rede Salesiana desta série e com as temáticas trabalhadas em Artes nos três trimestres, com isso, proporcionará ao aluno uma nova holística, conforme sua maturação, sobre sua: identidade pessoal, formas de registrar história de vidas e tempos e tempos nas famílias. A partir deste contexto, também é possível a utilização do Espaço Amazônia para relação desse e de outros assuntos comum à nossa realidade e aos que serão tratados na Semana de: Filosofia e da Consciência Negra. As fichas portfólio das obras de artes de Paul Gauguim (p.12) e Candido Portinari (p.15) estimulam os alunos a realizar uma exposição de fotos artísticas, através de um banner, na Galeria Irmã Michelina Necchi sobre a importância da cultura africana. A interdisciplinaridade ocorrerá nos conteúdos pautados na proposta Curricular de Artes da 2ª Série do Ensino Fundamental anexada a esse plano.
PROPOSTA CURRICULAR DE ARTES DA 2ª SERIE DO FUNDAMENTAL
CONTEÚDO DO 1º TRIMESTRE
Temática: Identidade pessoal artística na visão de pintores renomados e da criança.
Conteúdos Conceituais:
1. Joan Miro e a vida nas cores primarias – Ficha portfólio 1
2. Figura geométrica – o nascer da vida num quadrado – Ficha portfólio 2
3. Técnica de pintura ( giz de cera e barbante) – Retratos da vida – Ficha portfólio 3 ( Artes e História – O que você costuma fazer no domingo página 12).
4. Símbolos e sinais – associação lógica – Expressão corporal e facial – Ficha portfólio 4
5. Arte abstrata Vassily Kandinsky – Fichas portfólio 5 e 6 – Arte e Ciências – Exposição de minerais página 45.
6. Arte figurativa Di Cavalcante – Fichas portfólio 5 e 7 (musica – O pato de Toquinho e Vinicius de Moraes). Artes e Português – Cantigas de roda página 51.
7. Dia Internacional da Mulher - Observação e releitura das obras de artes de Van Gogh (Girassóis) e Lasar Segall (Paisagem Brasileira) – Fichas portfólio 8, 9 e 10 ( releitura a partir de um circulo). Artes e Ciências - Objetos artificiais e naturais página 15,
8. Semana Santa e Símbolos da Páscoa – Fichas portfólio 11e 12 (Artes de Paul Gauguin).
9. Semana dos povos indígenas – Arte indígena – Fichas portfólio 13 e 14. ( Arte e Língua Portuguesa – Canções indígenas – musica página 77)
10. Candido Portinari ( quebra-cabeça artístico da obra – Café) e técnica de pintura (salpicando o desenho) – Fichas portfólio 15 e 16.
11. II Feira de Livros do CEST – Desenho animado com produção de texto – Fichas portfólio 40 e 41.
12. Trabalhando com esculturas – Ficha portfólio 30 e 31 - Artes e Ciências – Da areia à argila página 30.
CONTEÚDO DO 2º TRIMESTRE
Temática: Formas artísticas de registrar história de vidas.
Conteúdos Conceituais:
1. Mulher da minha vida – Ficha portfólio 17 – Arte e Ensino Religioso – Deus criou p. 61
2. Arte e Ciências – O ciclo sem fim – música página 122 – Desenho ditado ficha portfólio 18.
3. Técnica de pontilhismo – Ficha portfólio 20 e 21 – Artes e Ciências – Poema Ecológico p. 122.
4. Artes e Ciências - Quadro de sementes p. 105 e Ficha portfólio 22
5. Homem da minha vida – Sucatas ficha portfólio 23
6. Folclore – Ficha portfólio 24
7. Sombras projetadas e produção gráfica – Ficha portfólio 25, 26 e 27.
8. Musica é linguagem universal, é comunicação – Ficha portfólio 28 e 29
9. Brincadeira – O circo – Fichas portfólio 32 e 33 ( relacionar com Arte e Geografia – Brincadeira: Formiga ou girafa? Teatro página 105.
10. Arte e Matemática página 156 – Mosaico – Ficha portfólio 44
CONTEÚDO DO 3º TRIMESTRE
Temática: Tempos e tempos no fazer artístico da criança e nas obras de artes.
Conteúdos Conceituais:
1. Arte e Historia – Cada um é como é - página 128 – Cores ficha portfólio 34 (Manabu Mabe), ficha 34 (Alfred Sisley) e Ficha 35.
2. Teatro – Arte do homem – Ficha portfólio 36 (Arte e Geografia – páginas 154, 155, 158, 159, 175 e 176).
3. Quebra - cabeça artístico – Tarsila do Amaral (Sol poente) Ficha portfólio 37.
4. Dobradura (montagem de flores) Ficha portfólio 38 – Arte e Ciências – Escultura de lixo página 165.
5. Técnica de pintura com lixa – Ficha portfólio 39 – Arte e Matemática papel quadriculado página 223.
6. Joan Miro - Desenhando linhas e criando formas – Fichas portfólio 42 e 43.
7. Natal – Enfeites de Natal - Ficha portfólio 45.
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"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016
TEXTO DE FRUIÇÃO.
TEXTO DE FRUIÇÃO
O par de sapatos – Pierre Gripari
Era uma vez dois sapatos casados, que formavam um par. O sapato direito, que era homem, chamava-se Nicolau; o esquerdo, que era mulher, chamava-se Tina.
Os dois moravam numa caixa de papelão muito bonita, enrolados em papel de seda. Sentiam-se muito felizes e tinha a esperança de que aquilo durasse para sempre.
Mas certa manhã uma vendedora tirou o par de sapatos da caixa, para uma senhora experimentar. A mulher os calçou, deu alguns passos, achou que estavam ótimos e disse:
___ Vou levar esses.
___ Quer que eu embrulhe? Perguntou a vendedora.
___ Não precisa – disse a mulher – vou calçada com eles.
Ela pagou e saiu, com os sapatos novos no pé. Foi assim que Nicolau e Tina andaram um dia inteiro sem se verem. Só foram se encontrar à noite, dentro de um armário escuro.
___ É você Tina?
___ Sou eu, sim, Nicolau.
___ Ah, que felicidades! Pensei que tivesse perdido você!
___ Eu também. Mas onde você estava?
___ Eu? No pé direito.
___ Agora eu estou entendendo. Sempre que você estava na frente, eu estava atrás, e quando você estava atrás eu estava na frente. Por isso a gente não conseguia se ver.
___ E vai ser essa vida todos os dias? – Perguntou Tina.
___ Acho que sim!
___ Mas que horrível! Ficar o dia inteiro sem você, meu amor! Não vou me acostumar nunca, Nicolau!
___ Tive uma ideia – Disse Nicolau. _ Já que eu estou sempre à direita e você sempre à esquerda, quando eu for para frente vou me desviar um pouquinho para seu lado. Assim a gente se vê. Combinado?
___ Combinado!
E assim fez Nicolau. No dia seguinte a dona dos sapatos não conseguia dar três passos sem que o pé direito se enrolasse, e plaf! Lá ia ela para o chão.
Naquele mesmo dia ela foi consultar o médico, muito preocupada.
___ Doutor, não sei o que tenho. Fico toda hora tropeçando em mim mesma.
___ Tropeçando na senhora mesma?
___ Isso mesmo doutor! A cada passo, meu pé direito se enrosca no me salto esquerdo e eu tombo!
___ Isso é muito grave – disse o médico. – Se continuar assim, vamos ter que cortar seu pé direito. Aqui está a receita: são dez mil francos de remédio. A senhora me deve dois mil francos de consulta, e volte amanhã.
Aquela noite, dentro do armário, a Tina perguntou ao Nicolau:
___ Você ouviu o que o médico disse?
___ Ouvi, sim.
___ Que horror! Se cortarem o pé direito da mulher, ela vai jogar você no lixo e nós vamos ficar separados para sempre! Temos que fazer alguma coisa!
___ Mas o quê?
___ Tive uma ideia: já que eu fico à esquerda, amanhã sou eu que vou desviar um pouco para a direita cada vez que der um passo à frente. Combinado?
E assim fez a Tina. Então durante todo o segundo dia, o pé esquerdo é que se enroscava toda hora no salto direito e plaf! A coitada da mulher ia para o chão. Cada vez mais preocupada, ela voltou ao médico.
___ Doutor, estou cada vez pior. Agora é o pé esquerdo que se enrosca no salto direito.
___ Cada vez mais grave – disse o médico. _ Se continuar assim, vamos ter que cortar os dois pés! Aqui está mais uma receita. São vinte francos de remédio. A senhora me deve mil francos de consulta, e não se esqueça de voltar amanhã.
Aquela noite Nicolau perguntou a Tina:
___ Você ouviu?
___ Ouvi.
___ E se cortaremos dois pés da mulher, o que será de nós?
___ Não quero nem pensa!
___ Mas eu te amo, Tina!
___ Eu também te amo, Nicolau!
___ Não quero me separar de você, nunca!
___ Eu também não, nunca!
Estavam ali, conversando no escuro, sem saber que a dona deles estava andando no corredor de lá para cá, de chinelo, sem conseguir dormir, por causa do que o médico tinha dito. Ao passar pela porta do armário ela ouviu tudo e, como era muito inteligente, entendeu tudo.
___ Então é isso – pensou a mulher. – Não estou doente. Meus sapatos é que se amam! Que coisa linda!
Ela jogou no lixo os trinta mil francos de remédio que tinha comprado e, no dia seguinte, disse a faxineira:
___ Está vendo este par de sapatos? Não vou mais usá-los, mas quero que fique com ele. Quero que os dois pés estejam sempre bem limpos, engraxados e lustrosos. E lembre-se de uma coisa: nunca separe um do outro!
Assim que ficou sozinha, a faxineira pensou:
___ A patroa está louca! Guardar esses sapatos sem usar! Daqui uns quinze dias, quando ela tiver esquecido, vou pegá-los pra mim!
Quinze dias depois, ela pegou os sapatos e os calço, mas logo começou a tropeçar. Um dia, na escada, quando ela estava descendo com a lata de lixo, Nicolau e Tina resolveram se beijar e badabum! Vlang! Bong! A faxineira caiu sentada, com um monte de lixo na cabeça e uma casca de batata pendurada na testa, como se fosse um cacho de cabelo.
___ Esses sapatos são mágicos – ela pensou. – Não vou mais calçá-los. Vou dá-los para minha sobrinha, que é manca!
E foi o que ela fez. A sobrinha, que era manca mesma, passava o dia todo sentada, com os pés juntos. Quando por acaso andava um pouco, era devagar que nem dava pra tropeçar. Os sapatos estavam felizes porque, mesmo durante o dia, ficam quase sempre um ao lado do outro.
Essa situação durou um bom tempo. Infelizmente, como a sobrinha era manca, gastava mis um pé de sapato o que o outro.
Uma noite, a Tina disse ao Nicolau:
___ Estou sentindo que a minha sola está ficando fininha, logo vou furar!
___ Não faça isso! – disse Nicolau. _ Se jogarem a gente fora, vamos ficar separados outra vez!
___ Eu sei. –disse Tina. _ Mas o que você quer que eu faça? Não posso impedir de envelhecer!
De fato, oito dias depois a sola de Tina furou. A manca comprou um par de sapatos novos e jogou Tina e Nicolau na lata de lixo.
___ O que vai ser de nós? – perguntou Nicolau.
___ Não sei. _ disse Tina. - Eu só queria ter certeza de que nunca vou ficar sem você!
___ Chegue mais perto - falou Nicolau – e segure o meu cordão com o seu. Assim a gente fica junto.
Assim foi. Foram juntos para a lata de lixo, foram juntos para o caminhão de lixo e foram juntos, até o dia em que foram encontrados por um menino e uma menina.
___ Olha só! Esses sapatos! Estão de braço dado!
___ É que eles são casados – disse a menina.
___ Bom, já que eles são casados, vão fazer a viagem e lua de mel!
O menino pegou os sapatos e pregou um ao lado do outro, numa tábua. Depois pôs a tábua no rio e ela foi descendo, carregada pela natureza. Enquanto ela ia se afastando, a menina acenava com o lenço e gritava:
___Adeus, sapatos, e boa viagem!
Foi assim que Nicolau e Tina, que não esperava mais nada da vida. Tiveram uma viagem linda de lua de mel.
Contos da Rua Brocá –Editora Martins Fontes.
ATIVIDADE DE LEITURA.
Atividade:
1. Organize os alunos em roda, sorteie uma das fichas e instigue-os a descobrir de quem é o nome.
2. Levante um retângulo de cada vez, como se abrisse uma “janela” para cada letra e permita que, a cada letra, os alunos usem suas estratégias de leitura para reconhecer de quem é o nome escolhido.
1. Organize os alunos em roda, sorteie uma das fichas e instigue-os a descobrir de quem é o nome.
2. Levante um retângulo de cada vez, como se abrisse uma “janela” para cada letra e permita que, a cada letra, os alunos usem suas estratégias de leitura para reconhecer de quem é o nome escolhido.
É importante que você realize intervenções para cada “janela aberta”, como por exemplo: ao abrir a letra G, de Gabriel, pergunte: “Qual o nome dessa letra?” ou “Quais são os nomes que iniciam com a letra G?”. Sugira dicas quando necessário. Por exemplo: “Esse nome é escrito com poucas letras”; “esse nome é de uma menina”; “procure no quadro de nomes, quais são os alunos que possuem o nome terminado com L”; “leia o alfabeto no cartaz para descobrir qual é a essa letra”; “esse nome começa igual ao de Guilherme e Gabriela”. Essa atividade proporcionará a reflexão sobre as letras e seu uso para a construção da estabilidade permitida com o nome próprio.
Inclusão:
Essa atividade pode ser realizada por todos os alunos, inclusive se houver um aluno com deficiência intelectual, pois a construção do sistema alfabético, também para ele, acontecerá com o uso das estratégias de leitura constantemente. O que muda nessa compreensão é o ritmo de aprendizagem, portanto, quanto mais o aluno for colocado em situações de leitura e escrita, mais próximo da construção do sistema alfabético estará. Nesta atividade deixe-o participar com o coletivo. É importante, na medida do possível, trazer o nome dele para discussão, para que reconheça seu próprio nome.
Essa atividade pode ser realizada por todos os alunos, inclusive se houver um aluno com deficiência intelectual, pois a construção do sistema alfabético, também para ele, acontecerá com o uso das estratégias de leitura constantemente. O que muda nessa compreensão é o ritmo de aprendizagem, portanto, quanto mais o aluno for colocado em situações de leitura e escrita, mais próximo da construção do sistema alfabético estará. Nesta atividade deixe-o participar com o coletivo. É importante, na medida do possível, trazer o nome dele para discussão, para que reconheça seu próprio nome.
PODE TRABALHAR QUALQUER PALAVRA.
http:// revistaguiainfantil.uol.com. br/professores-atividades/95/ artigo208665-2.asp
A HISTÓRIA DO LÁPIS - DOBRADURA E COLORIR.
A história do Lápis
O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura perguntou:
- Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E, por acaso, é uma história sobre mim?
A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:
- Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse.
O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.
- Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida!
- Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo.
Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Essa mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade.
Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor.
Terceira qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça.
Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você.
Finalmente, a Quinta qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida, irá deixar traços, portanto procure ser consciente de cada ação.
(PAULO COELHO)
COLORIR.
ORIGAMI
POEMA: ESCOLA É - PAULO FREIRE.
Poema: Escola é - Paulo Freire
Escola é
... o lugar que se faz amigos.
Não se trata só de prédios, salas, quadros,
Programas, horários, conceitos...
Escola é sobretudo, gente
Gente que trabalha, que estuda
Que alegra, se conhece, se estima.
O Diretor é gente,
O coordenador é gente,
O professor é gente,
O aluno é gente,
Cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um se comporte
Como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”
Nada de conviver com as pessoas e depois,
Descobrir que não tem amizade a ninguém.
Nada de ser como tijolo que forma a parede,Indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
É também criar laços de amizade,É criar ambiente de camaradagem,
É conviver, é se “amarrar nela”!
Ora é lógico...
Numa escola assim vai ser fácil!Estudar, trabalhar, crescer,
Fazer amigos, educar-se, ser feliz.
É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.
(Paulo Freire)
(Paulo Freire)
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