"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sábado, 19 de março de 2016

Incentivo a leitura

Precisamos incentivar a leitura de nossos alunos!

Uma das maneiras de incentivar o gosto pela leitura dos alunos é o projeto que incluem as sacolinhas para as crianças  levarem um livro para casa.

Temos o Projeto "Amigo livro" e as sacolinhas.


O Projeto por e-mail é R$12,00 e por envio do CD é R$15,00. O preço de cada sacolinha é R$ 4,00 + o frete a calcular. Aceitamos encomendas acima de 5 sacolas.

Se quiserem incluir um livrinho de Contos de Fadas em cada sacolinha o valor fica em R$ 5,00 + o frete.




Para adquirir, entre em contato por e-mail:


Olá!
Estou deixando aqui um projeto para que ser trabalhado no primeiro mês de aula.





Tema: Adaptação - Integração

Tempo de duração: Mês de fevereiro

Justificativa
O início das aulas é um momento que mistura alegria, tristeza, ansiedade, novidade e choro. Justamente por se tratar de algo novo para a criança requer um período de adaptação, especialmente para as que estão indo para escola pela primeira vez. A fase de adaptação pode durar alguns minutinhos, horas, dias e até meses... depende da criança. Cabe a escola realizar a acolhida das crianças e que a adaptação ao novo espaço seja da melhor forma possível.

Objetivos

-Facilitar o entrosamento, despertar a cordialidade e espontaneidade.
-Propor atividades que colaborem para a aproximação entre os colegas, ou entre eles e crianças novas;
-Colaborar para que as crianças sintam prazer em estar na escola;
-Fortalecer o vínculo afetivo e um diálogo aberto;
-Elaborar os combinados, de acordo com a necessidade do grupo;
-Proporcionar atividades que contribuam para a livre expressão: falada, gesticulada, cantada ou através de desenhos.
-Verificar as fases de escrita dos alunos.

Conteúdos

Português

§ Conversas, relatos de vivências, narração;
§ Nomes dos colegas, da professora e dos funcionários.
§ Crachá e cartaz com lista de nomes;
§ Alfabeto;
§ Histórias infantis;
§ Sondagem da escrita.

Matemática

§ Contagem oral;
§ Jogos;
§ Leitura de calendário.
§ Situações-problemas.

História e Geografia

§ Regras de convivência.
§ Observação dos diferentes ambientes do espaço escolar.
§ A história de vida do aluno.


Ciências:

§ Higiene e saúde

Artes:

§ Pintura;
§ Recorte e colagem;
§ Dramatizações;
§ Músicas diversas.

Educação Física:

§ Roda cantada;
§ Brincadeiras e jogos.


Desenvolvimento:

· Acolhida: Receber as crianças com carinho e alegria;
· Apresentações e dinâmicas de grupo;
· Atividades para conhecer os alunos: Quem sou eu?
· Passeio pela escola para conhecer as dependências e os funcionários;
· Atividades sobre valores e regras na escola;
· Brincadeiras e jogos;
· Trabalhos com músicas (fazer interpretações de forma oral, gestos, escrita e desenhos);
· Atividades orais (roda da conversa) onde os alunos poderão expressar suas expectativas quanto a escola, suas emoções, seus sentimentos;
· Atividades com nomes (crachás) e alfabeto;
· Sondagem da escrita;
· Situações-problemas (quantos alunos faltaram, quantos meninos são etc)


Culminância
Realizar uma gincana de brincadeiras objetivando que o importante é que todos se divirtam (corrida do saco, pula corda, cobra-cega, corrida da batata, show de calouros, dança das cadeiras).

Avaliação
Observação e registro do professor quanto ao envolvimento, interesse e participação dos alunos.



Este ano teremos as eleições para presidente e governadores. Montei um projeto que trabalhe com este tema de forma simples e motivadora. É indicado para 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental I. Acompanha 50 atividades prontas para imprimir. Acesse meu site para fazer o pedido:

http://sites.google.com/site/diariodaprofaglauce

Projeto Festa Junina


O Projeto Festa Junina contém 80 atividades variadas, incluindo:
- Atividades com textos;
- Atividades de Matemática;
- Cruzadinhas e Caça-palavras;
- Calendários de junho e julho;
- Convites para a Festa;
- Correio elegante;
- Jogos e brincadeiras;
- Desenhos;
- Enfeites;
- Músicas;
- Livro para confeccionar.

Acesse o meu site e confira:
https://sites.google.com/site/diariodaprofaglauce/kit-festa-junina




O Projeto Pintores Brasileiros contribui para trabalhar Artes no ensino fundamental I, além de outras disciplinas.

No projeto Pintores Brasileirosa intervenção é através da prática reflexiva, onde a criação, observação e transformação sejam uma aprendizagem significativa, em que o aluno possa expressar tudo o que pensa e sabe sobre o contexto em questão.

Dessa forma, os alunos podem construir um processo criador, informando e contextualizando em relação à produção artística e desenvolvendo-se como pessoas ativas e criadoras assim destacando-se o valor da arte no processo ensino-aprendizagem.

O Projeto contém 50 atividades baseadas nas obras de três artistas famosos: Tarsila do Amaral, Romero Brito e Cândido Portinari.

Para visualizar, entre no site:


Projeto Copa das Confederações


Copa das Confederações  é um torneio de futebol organizado pela FIFA entre seleções nacionais a cada quatro anos (a partir de 2005, anteriormente a cada dois anos). Os participantes são os seis campeões continentais mais o país-sede e o campeão mundial, perfazendo um total de oito países. Neste ano o evento vai acontecer no Brasil entre 15 e 30 de junho. 

Que tal aproveitar o tema para trabalhar com os alunos?



https://sites.google.com/site/diariodaprofaglauce/copa-das-confederacoes



PROJETO PÁSCOA



Para iniciar o trabalho sobre a Páscoa faça um levantamento dos conhecimentos prévios de seus alunos. 
Converse com eles o que eles entendem sobre a Páscoa e se eles conhecem os símbolos da Páscoa. Não se esqueça de que alguns alunos não comemoram a Páscoa por questões religiosas. No entanto, você pode trabalhar este tema, sem grandes aprofundamentos, mas mostrando o verdadeiro significado dessa data.

Para ajudar em seu trabalho tenho disponível o Kit Páscoa.

KIT PÁSCOA tem o valor de R$ 40,00 e contém os materiais abaixo:

-CD PROJETO PÁSCOA - O projeto contém 60 atividades, além  de capa, justificativa, objetivos, desenvolvimento, culminância e avaliação.

-CD DE MÚSICAS DE PÁSCOA com 17 músicas e uma história.

-DVD DO DESENHO "A PÁSCOA DO GURU" (URSINHO POOH)

UM LIVRINHO INFANTIL DO COELHO com 8 páginas.

Solicite seu kit pelo site:


Novidade - Projeto Vinícius de Moraes



A literatura brasileira celebra neste ano de 2013 o centenário do poeta Vinicius de Moraes, nascido em 19 de outubro de 1913. 

Para comemorar esta data importante, organizei o Projeto Vinicius de Moraes que contém 50 atividades baseadas na "Arca de Noé"além de capa, justificativa, objetivos, desenvolvimento, culminância e avaliação.

Também pode ser adquirido o CD de áudio para trabalhar as músicas do Projeto:

1. A Arca de Noé
2. O Pato
3. A Corujinha
4. A Foca
5. As Abelhas
6. A Pulga
7. Aula de Piano
8. A Porta
9. A Casa
10. São Francisco
11. O Gato
12. O Relógio
13. Menininha
14. Final (orquestrado)

Volta às aulas!



Aos professores que estão já estão se preparando para a volta às aulas, indico a APOSTILA ATIVIDADES INÍCIO DO ANO.  Ela contém atividades para o pré e 1º e 2º anos ou para outros anos (3º, 4º e 5º) fazendo algumas adaptações. Tudo o que o professor necessita para começar o ano com sua nova classe durante o primeiro mês.
O material envolve  dinâmicas de grupos para apresentações e interação; atividades que envolvam conhecer os alunos; atividades com os combinados (regras);  atividades levantamento das expectativas dos alunos;  atividades para a sondagem dos alunos;  trabalho com nomes; jogos.

Outra sugestão é o PROJETO IDENTIDADE que contém em torno de 65 atividades com o objetivo de fazer as crianças refletirem sobre elas mesmas e aos outros, conhecendo  a si próprio e convivendo com as pessoas.

Também é importante neste início do ano, o PROJETO RESGATANDO VALORES, com 60 atividades, propõe o resgate e construção de valores que são imprescindíveis para a convivência e para formação da personalidade dos educandos.
12

Trabalhando com o tema Natal


















Para o encerramento das atividades deste ano, você poderá trabalhar com o Projeto Natal que contém 80 atividades, com o CD de Músicas Natalinas e ainda poderá assistir com seus alunos aos DVDs de histórias natalinas. 











O Projeto Semana da criança foi desenvolvido para atender aos pedidos de professores que desejam trabalhar atividades diversificadas nesta semana.

Elaborei o Projeto contendo 60 atividades, que são:

- O próprio Projeto com todas as partes: justificativa, objetivos, desenvolvimento, conteúdos, avaliação e a capa;
-Sugestões de brincadeiras;
-Atividades de passatempos;
-Desenhos para colorir;
-Atividades sobre os direitos das crianças;
-Lembrancinha para os alunos.
-Músicas.

Trabalhando com Eleição 2012


Trabalhar o tema eleições proporciona aos alunos oportunidades para que eles possam pensar, questionar, criticar, dar opiniões do que seria preciso mudar para que possamos viver num país e num estado melhor. 
É interessante esse trabalho desde o ensino fundamental I e muito importante no ensino de educação de jovens e adultos. 
Atividades como pesquisas, discussão, debates e promover na escola  uma eleição entre os alunos levam o aluno a  compreender características fundamentais das eleições, construindo a noção de identidade nacional.

PROJETO FORMATURA


O PROJETO FORMATURA é um guia de sugestões para organização de formatura para crianças de educação infantil e ensino fund. I. 
O projeto contém roteiros para confraternização de alunos, professores, direção e pais, além de modelos de diplomas e convites.
Disponibilizo também para venda um CD com 22 músicas indicadas para formatura.
Clique no meu site e peça os dois:


https://sites.google.com/site/diariodaprofaglauce

18 de abril - Dia Nacional do Livro Infantil

Comemora-se nesse dia, para homenagear Monteiro Lobato, um grande escritor que escreveu várias obras infantis e juvenis, dentre elas O Sítio do Pica-Pau Amarelo de grande sucesso.




Aproveito para sugerir o trabalho com o PROJETO PASSAPORTE DA LEITURA que contém 50 atividades, onde cada uma está relacionada a um livro infantil  para a leitura em sala de aula, a fim de  incentivar o gosto pelos livros.
O Projeto contém ainda capa, justificativa, objetivos, desenvolvimento, culminância e avaliação.

Para visualizar amostras (fotos) das atividades deste projeto, visite o endereço abaixo:


"Um país se faz com homens e livros" - Monteiro Lobato
Histórias de Artistas...
O papel e a tinta

a importância da mensagem


Certo dia, uma folha de papel que estava em cima de uma mesa, junto com outras folhas exatamente iguais a ela, viu-se coberta de sinais. Uma pena, molhada de tinta preta, havia escrito uma porção de palavras em toda a folha.
__Será que você não podia ter me poupado esta humilhação? Disse, furiosa, a folha de papel para a tinta.
__Espere! respondeu a tinta.
__Eu não estraguei você.
__Eu cobri você de palavras...
__Agora você não é mais apenas uma folha de papel, mas sim uma MENSAGEM. Você é a guardiã do pensamento humano. Você se transformou num documento precioso.
E, realmente, pouco depois, alguém foi arrumar e apanhou as folhas de papel para jogá-las na lareira. Mas subitamente reparou na folha escrita com tinta, e então jogou fora todas as outras, guardando apenas a que continha uma mensagem.


autor: Leonardo da Vinci

IRA, MARÇO 05, 2013

Arca de ninguém >Estímulos literários > 05/03/13




Arca de Ninguém
Autora:Mariana Caltabiano
Ilustrações:Patrícia Lima
Editora: Scipione

Arca de ninguém
Mariana Caltabiano

Há muitos e muitos anos, houve uma enorme enchente na Terra.
Um homem chamado Noé construiu uma arca para salvar os animais.
Essa história todo mundo conhece. O que ninguém sabe é que Noé teve muitos problemas para convencer os bichos a entrar na arca. Eles não queriam se misturar.
Os macacos queriam viajar na primeira classe, pois se achavam mais espertos que os outros bichos.
Nenhum bicho queria viajar com os porcos por causa do mau cheiro.
Os ratos tinham medo dos gatos e os gatos dos cachorros.
Ninguém queria dormir com as galinhas, porque elas acordavam muito cedo.
Os tigres achavam os leões metidos por serem os reis da selva.
As girafas se sentiam superiores e não queriam baixar o nível para falar com os outros.
O mico leão-dourado era minoria e tinha mania de perseguição.
Os pinguins estavam mais perdidos que cachorro em dia de mudança e eram os únicos que vestiam casaca.
Todos tinham raiva das hienas, que morriam de rir num momento daqueles.
As abelhas achavam as formigas o fim da picada.
As araras e os papagaios não se bicavam.
Os animais não percebiam que o mundo ia acabar e eles continuavam discutindo.
Então, Noé pediu a eles que parassem de agir como humanos e esquecessem suas diferenças pelo menos naquele dia.
O elefante disse que era impossível esquecer, por causa da sua memória indiscutivelmente grande.
O macaco, que é o bicho mais parecido com o homem, falou que aquilo era conversa pra boi dormir e fez pouco caso da água que não parava de subir.
Só que a água subiu, subiu e nem a coruja deu mais um pio.
Quando os animais perceberam que não tinham saída, subiram todos na arca.
Lá dentro, eles viram que conviver não era nenhum bicho de sete cabeças.
Afinal, apesar das diferenças, estavam todos no mesmo barco, e ali ninguém era melhor do que ninguém.
Livro:

ARCA DE NINGUÉM
COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES PRÉ-TEXTUAIS
a) O professor pergunta aos alunos quem já ouviu a história da Arca de Noé?
b) Depois de todos compartilharem o que sabem sobre a história, a professora mostra o livro”Arca de Ninguém”
EXPLORAÇÃO DO TÍTULO
a) Será que a arca é de ninguém? Porque ninguém entrou nela?
b) Será que a arca é de todo mundo e ninguém manda nela?
c) Será que todos mandam dentro da arca e ninguém pode ser o seu dono?
d) Será que o Noé é o ninguém da arca?
LEITURA INTERPRETATIVA DO TEXTO
O professor inicia a leitura do texto apontado com o dedo as ilustrações de cada página.·
a) O que vocês acharam da história?
b) Os animais tiveram problemas uns com os outros? E vocês, já passaram por alguma situação semelhante?
c) Você já presenciou alguma vez pessoas tendo a mesma atitude dos animais, ou seja, gente rejeitando gente?
d) Com quem? Onde? Quando? Você viu esta cena de rejeição?
e) E você , já fez isso com alguém? Teve preconceito, não quis ficar junto de alguém?
Obs. Explicar o que é preconceito
Encerrada a leitura, sugerimos algumas questões para serem discutidas.
RECONTANDO A HISTÓRIA COM A TURMA
a) Liste, junto com os alunos, todos os personagens da história.
b) Deixe que cada um escolha seu personagem (o bichinho).
c) A história é apenas narrada, não aparecem diálogos, portanto, sugerimos duas formas de trabalho.
Personagens dramatizam e o narrador lê a história.· para teatro)
Professor e alunos montam os diálogos de acordo com a narração. (texto·
Confecção das máscaras.·
Obs. Se a turma for formada por mais de 20 alunos, sugerimos colocar dois alunos para representar alguns animais, pois a arca recebeu dois animais de cada espécie.
Apresentação para os colegas.
JOGO QUANTAS SÍLABAS, QUANTAS LETRAS
Esta é uma atividade para ruptura da hipótese silábica.
Material
Cartas contendo desenho de um lado e a escrita do nome deste desenho no outro·
Copinhos de café·
Dado
Instruções para o jogo
Espalham-se todas as cartas na mesa, com o lado dos desenhos voltados para cima.
Um aluno inicia o jogo, lançando o dado e escolhendo um desenho cuja quantidade de sílabas orais contidas no nome deste desenho seja a mesma da face do dado que ficou voltado para cima. Em seguida, o aluno vira a carta, observa a escrita e apanha um feijão para cada letra que a palavra contém, mantendo a carta consigo até o
final do jogo, que termina quando a última carta for apanhada.
No jogo há várias palavras monossílabas, dissílabas, trissílabas e com quatro sílabas.
É considerado vencedor, o aluno que terminar o jogo com maior número de feijões.
Variações
Pode-se pedir aos alunos que estiverem no nível alfabético, para dizerem, antes de virarem a carta, quantas letras tem a palavra do verso.
Neste caso o aluno só apanha os feijões se sua resposta estiver correta, em caso de erro a carta volta ao centro da mesa.
Outra forma de diversificação seria pedir aos alunos para escreverem a palavra, antes de virar a carta, e em seguida conferir sua escrita com a palavra do verso.
M
MACACO
JOGO DO QUARTETO OU DORMINHOCO
Nº de participantes
: de 4 jogadores
Nº de cartas
Desenhe ou cole figuras dos animais citados na história em papel catão e faça fichas.
Uma com a figura a outra com o nome do animal constante na figura em caixa alta, outra com a inicial do nome e, por último, outra carta com o mesmo nome em letra cursiva.
Ao final terá um acervo grande de cartas o suficiente para propor o jogo.
Regras
Para baixo para ninguém vê-la.
Os jogadores deverão tentar formar o quarteto, com as cartas que recebem.
O mico é uma carta que apenas tem o objetivo de atrapalhar a formação dos quartetos, portanto, ao recebê-lo, deve-se esperar uma rodada para passar ao próximo jogador.
O jogador que conseguir formar o quarteto primeiro, coloque-o sobre a mesa e não diga nada a ninguém.
Quem observar que o mesmo já abaixou, baixa em seguida o seu jogo também, mesmo que este não tenha feito seu quarteto.
O último jogador a perceber que todos abaixaram, mas menos ele, é que será o Dorminhoco.
Aquele que ficar de Dorminhoco terá que realizar um desafio.
Embaralhe as cartas, distribua-as de forma que o jogador iniciante fique com 5 cartas e o restante com 4 cartas.
O início do jogo se dá no momento que o jogador iniciante analisa as suas cartas e passa ao próximo jogador aquela a qual não seja pertinente ao seu jogo e, dessa forma, continuam-se as jogadas.
A passagem de carta para o próximo jogador não poderá ser exposta, ou seja, deve- se passar a carta virada
Sugestão de desafios
Caso o aluno for alfabético ou alfabetizado, ler um pequeno texto,uma parlenda, trava-línguas, etc.; caso seja silábico, ler palavras ou perguntar quantas vezes abre-se a boca para falar uma certa palavra; caso seja pré-silábico 1 ou 2, dizer iniciais de palavras, com qual letra começa certa palavra, etc.
 O que vale é acriatividade do professor, o importante é não deixar o jogo pelo jogo.4 quartetos e um mico/ou letra que não faz parte do jogo, no total de 17cartas.
Cada quarteto deve compor:1 carta com uma figura, 1 carta com o nome da figura, 1 carta com a inicial do nome da figura e 1 carta com o nome da figura em letra cursiva.
Forme quatro jogos de quarteto.



Vejam aqui atividades sobre esta obra: 
Vejam modelo:


Jacaré com dor de Dente???

Joca era um jacaré que se achava muito esperto.


Mas, desconfio que Joca não era tão esperto assim.

Certo dia, Joca acordou com uma terrível dor de dente.

Jacaré com dor de dente?

É pra você ver, até jacaré tem dor de dente.


A dor era terrível. Joca rolava pra lá e pra cá.


Se tentava comer:

_ aiaiaiaiaiaiaiai!

_ Dói demais

Se tenta beber:

_ uiuiuiuiuiuiuiui!

_ Como dói.

Joca estava desesperado, não sabia mais o que fazer, e até começou a chorar.

Jacaré também chora?

É pra você ver, até jacaré chora quando sente muita dor.

Foi aí que eu apareci.

Eu, o Dente!

Mas dente fala?

É pra você ver, o que a gente não faz para ajudar um amigo.

Mas voltando para a história, pulei da boca do Joca e lhe dei um sermão:

_Tá com dor de dente?

_Bem feito!

Joca me olhou com uma cara de: “Não estou entendendo nada!”

_ Você é o meu dente? Pergunta Joca.

Então, respondi

_ Sim! Sou seu dente e vim aqui fazer uma reclamação!

_ Você não cuida da gente!

Joca fez uma cara de sem graça, aquela que a gente faz quando fez algo de errado.

_ Mas, o que eu fiz pra merecer... aiaiaiaiauiuiuiui.... essa doooooooor. Disse Joca gemendo de dor.

Eu disse:

_ Joca, você não está cuidando dos seus dentes!

_ Não entendi! Disse Joca perplexo.

_ Eu como um montão de coisas.

Então, respondi:

_ Sim, e nós ajudamos. Cortando, rasgando e amassando toda essa comida, mas o que eu quero dizer é que você só come, come, come...!

_ E NÃO CUIDA DE NÓS!

Eu disse, gritando.

Dente também fica bravo?

É pra você ver. Até dente fica bravo às vezes,
mas voltando para a história...

Eu disse:

_ Sabe quem anda passeando nos seus dentes?




_Bactérias, tártaro, cáries!
A galera do mal que lentamente vão abrindo buraquinhos e estragando seus dentes.

Joca estava uma fera e gritou:

_ CADÊ ELES, CADÊ ELES? Me diz que eu pego todos eles. Sou muito esperto e vou acabar com essa galera do mal!

_ Bom! _Eu falei

_Você não tem nada de esperto Joca. Está deixando esses vilões acabarem com a gente!

_ Sabe Joca, esses inimigos dos dentes não são grandalhões.

_ NÃÃÃÃÃO??? Disse Joca surpreso.

Eu continuei...

_ São pequeniniiiiiiiiinhos, microscópios!

_ Não dá pra gente ver, mas estão lá, roendo os dentes sem parar!

_ Mas o que eu posso fazer para acabar com esses monstros? Ops! Monstrinhos? Perguntou Joca suplicando.





Respondi:

_ É fácil, Joca! É só chamar a galera do bem. Os super amigos dos dentes!

E dente tem super amigo?

É pra você ver.

Até dentes tem super amigos, mas voltando para a história...

_ Essa turma é imbatível!

_ Ah, é? E quem são eles? Me conta, me conta! Disse Joca muito curioso.

Esclareci:




_ O primeiro é o Dentista!

_ Vou te contar, esse é ô cara!
Ele cuida, trata, limpa e mantém os dentes sempre saudáveis e te dá dicas legais para cuidar dos dentes e adora receber sua visita. Mas às vezes a gente esquece-se de ir com frequência. O ideal e visitá-lo de seis em seis meses!

_ Mas onde encontro um desses? Indagou Joca.

_ Ah! É fácil! Eu te indico um ótimo, tem também garotas dentistas, são tão lindas!...
Quer dizer...
cuidadosas!




Continuei:

_ Mas, tem mais amigos do bem!

_ Tem o trio imbatível!
Eu acho que até que são os três mosqueteiros, tipo...
Um por todos!
E todos por Um!

Que dá um chega pra lá na galera do mal!

_ É? E quem são eles? Perguntou o curioso Joca.

_ Dona Escova, Seu Pasta de Dente e o Seu Fio Dental!
Nunca se separam, gostam de trabalhar em equipe.
Todos os dias, após as refeições eles entram em ação!

Continuei:

_ Dona Escova e Seu Pasta se juntam e limpam toda a sujeira que encontram no caminho, deixando os dentes limpos, brilhantes e com um cheirinho... booomm!

 




_ Mas e o Seu Fio? Indagou Joca.











_ Ah! Ele completa o serviço, limpando nos lugares mais difíceis, entre os dentes, onde Dona Escova e Seu Pasta não conseguem entrar.

_ É Jacaré, com os Três Mosqueteiros e seu amigo Dentista (ou amiga), não há galera do mal que resista. Seus dentes vão ficar incríveis, ou seja, eu vou ficar liiiiiiiindo!

Finalizei.



_ Puxa! Gostei das dicas! Disse Joca

Então, me despedi:

_ É isso aí, já vou indo! Se cuida jacaré!

E Joca me interrompeu:

_ Opa! Espere aí! Você disse que ia me indicar um Dentista!

_ Claro!



(mostra o cartão do dentista)



_ Alô! Por favor, aqui é o Joca, o jacaré, quero marcar uma consulta!






Mas, jacaré vai ao dentista?


É pra você ver, até jacaré vai ao dentista.

E você??




Autora: Adriana Mendes da Fonseca


Eixo temático: Sinais de pontuação
Objetivo: Identificar no texto os sinais de pontuação





Metodologia:
·         Dividir a turma em quatro grupos;

·         Entregar a cópia do livro Ciranda das Voagais aos grupos;
·         Pedir que cada aluno faça leitura silenciosa e solicitar ao grupo que identifique no texto frases com sinais de pontuação;
·         Solicitar que cada grupo leia as frases escolhidas em voz alta para que o professor copie na lousa para os alunos escreverem no caderno.
Recursos:
Livro Ciranda das vogais do acervo do 2º Ano, Xerox.


Avaliação: Dar-se através da participação dos alunos no desenvolver da atividade.
Referencias:
RIOS Zoé, Ciranda das vogais. Editora RHJ, 27p.