"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 18 de abril de 2016

MURAL 5 PATINHOS





DESENVOLVIDO DENTRO DO PROJETO MÚSICA, COM A MÚSICA 5 PATINHOS DA XUXA

FANTOCHES - PROJETO FANTOCHES E DEDOCHES

SAPINHOS

 TARTARUGA
 GALINHA DO VIZINHO


ESTES FANTOCHES FORAM CONFECCIONADOS NO PROJETO FANTOCHES E DEDOCHES, UTILIZANDO FELTRO E BOTÕES E COSTURADO PELA MINHA AMIGA NERILDA

FANTOCHES 5 PATINHOS - RETIRADO DA NET
LUVA DEDOCHES - RETIRADO DA NET CRIAÇÃO DE JACQUELINE OLIVEIRA





quinta-feira, 31 de maio de 2012

quarta-feira, 30 de maio de 2012

PROJETO MÚSICAS E CANTIGAS INFANTIS - MÚSICAS 5 PATINHOS


PÚBLICO-ALVO: Alunos da Sala de Recursos

JUSTIFICATIVA
A presença da música na educação de alunos com deficiência é de fundamental importância, pois a mesma contribui para o enriquecimento do ensino. Neste contexto, iremos através de cantigas musical desenvolver nas crianças a sensibilidade, a percepção, a observação, a criatividade e a auto-estima.
Portanto, a utilização da música toma-se relevante porque trabalha conteúdos e conceitos de uma forma lúdica, permitindo a fantasia, momentos esses que as crianças curtem e gostam, fazendo com que a aprendizagem aconteça de uma forma muito mais prazerosa.
De acordo com o pensamento da pedagoga e especialista no ensino de música para crianças, Maria Lúcia Cruz Suzigan, "A Música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral". Assim, realizar esse tipo de trabalho, ajuda a melhorar a sensibilidade dos alunos, a capacidade de concentração e a memória, trazendo benefícios ao processo de alfabetização e ao raciocínio matemático.
No entanto, devido toda essa importância que o gênero musical tem é que se sente a necessidade de trabalhar em sala de aula.

OBJETIVOS
  GERAL
Promover a partir da música e de cantigas infantis, o conhecimento das noções básicas da aprendizagem, da comunicação e o desenvolvimento da coordenação motora, dando-lhes oportunidades de expressar sensações, sentimentos e pensamentos, ampliando assim seu conhecimento de mundo.
 ESPECÍFICOS

  •  Motivar e integrar os alunos através da música;
  •  Brincar com a música, imitando, inventando e reproduzindo criações musicais;
  •  Estimular, através da música, a capacidade de execução das crianças, envolvendo os movimentos do corpo;
  •  Edificar a autoconfiança nas crianças, através do fazer musical;
  •  Desenvolver hábitos de leitura a partir da utilização de músicas;
  •  Incentivar a partir da música, a produção textual.

JANELAS

  • Atenção;
  • Concentração;
  • Autonomia;
  • Compreensão de ordens;
  • Linguagem oral e escrita;
  • Raciocínio lógico matemático;
  • Psicomotricidade;
  • Seqüência lógica;
  • Classificação;
  • Seriação;
  • Percepção;
  • Conservação;
  • Orientação espaço-temporal;
  • Afetividade/vínculos

MATERIAIS A SEREM UTILIZADOS

  • Fantoches criados pelos alunos;
  • Régua;
  • Tesoura;
  • TNT;
  • Cola alto relevo;
  • Cola quente;
  • Lápis de cor;
  • Giz de cera;
  • Papéis coloridos;
  • Duplex ou papel de gráfica;
  • Papel camursa;
  • Palitos;
  • Canudinhos;
  • Feltro de diversas cores;
  • Rolinho de papel higiênico;
  • Tintas de várias cores;
  • EVAs de diversas cores;
  • Computador,
  • Construção de jogos;
  • Murais;
  • Livro da música;
  • História no computador;
  • Confecção de livros com dobraduras e colagens com diferentes papeis e texturas;
  • Cartazes;
  • Aparelho de som;
  • CDs;
  • DVDs;
  • Entre outros

AVALIAÇÃO

A avaliação será feita de forma processual, minimizando as dificuldades dos alunos gradativamente. Podendo considerar alguns critérios para que esta avaliação aconteça de fato como, por exemplo, considerando o envolvimento do aluno, sua participação, responsabilidade, independência para concluir as atividades realizadas na sala multifuncional, respeitando sempre seu ritmo de aprendizagem, desenvolvendo deste modo suas potencialidades, verificando se as atividades proporcionam interesse e significação para os alunos, com ênfase a um conjunto de habilidades cognitivas, sociais, culturais e afetivas que o aluno venha adquirir.
Para tanto, se fará uso de registros diários, com fichas de acompanhamento para que possam subsidiar todo o trabalho pedagógico da sala multifuncional, assim, quando houver necessidade poderá ser revisto e adaptado a necessidade do aluno.

Duração: Maio, Junho e Julho

MÚSICA: 5 PATINHOS DA XUXA

PASSOS DO PROJETO:

  • Apresentar a música para os alunos através de vídeo no computador (http://www.youtube.com/watch?v=nY5n4bPKUQ8);
  • Cantar a música com os alunos fazendo gestos;
  • Montar um painel com a ajuda dos alunos sobre a música;
  • Confeccionar um livro interpretando e representando a música;
  • Criar fantoches da música;
  • Elaborar atividades para melhorar a coordenação motora utilizando diversos materiais;
  • Fazer atividades relacionadas a música com gravuras e palavras, contando letras, escrevendo nome dos personagens, etc.
  • Colagens do nome e desenho dos personagens da história;
  • Encontrar os erros nos jogos dos 7 erros dos personagens da música;
  • Cantar a música novamente em frente ao espelho, usando os fantoches confecionados;
  • Confecção de máscaras;
  • Elaboração de frases com base nos desenhos;
  • Confecção dos personagens utilizando a técnica do balão, jornal e cola, pintura e construção das partes do corpo de cada um;
  • Expor seus trabalhos na feira do conhecimento no dia 14/07/2012.

Observação: Cada aluno fará as atividades sempre respeitando suas especificidades.


Atividade Música Cinco Patinhos

Olha só a música da Xuxa, Cinco Patinhos, qual criança não gosta desta música, além de prazerosa é educativa, ensinam as crianças a contar de 5 a 0. Fiz com ela uma atividades para vocês, olha que graça!

 TODOS OS PATINHOS (CORES E FORMAS)
fonte: http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com.br/2010/07/atividade-musica-cinco-patinhos.html

PINTANDO COM OS DEDINHOS.











fonte:  http://kellysaladerecursoscefpipiripau.blogspot.com.br

segunda-feira, 23 de abril de 2012

domingo, 17 de abril de 2016

 Pescaria de sílabas. Os alunos podem formar palavras com as sílabas pescadas. Esta atividade pode ser realizada em duplas ou individualmente.


Com uma caixa de pizza forrada imitando um aquário. Tampinhas de garrafas com sílabas presas no interior e pedaços de imã no verso.




Os alunos recebem varas de pescar com uma tampinha presa por um barbante com um imã na ponta e depois de pescarem uma sílaba cada um, eles terão que formar palavras com as sílabas.




Enquanto um membro do grupo pesca os outros vão escrevendo as palavras, o grupo recebe uma folha para que escreva o maior número de palavras possíveis.

                                 

O professor(a) pode criar suas próprias regras.

   Estas são algumas sugestões, isto não quer dizer que as atividades escritas que utilizamos até então devem ser descartadas, mas podem ser mescladas com atividades diferentes que estimulem a leitura e escrita.






DICAS DE JOGOS PARA ALFABETIZAR

Caixas ilustradas
Objetivo : Desenvolver a percepção da linguagem escrita; promover a associação da palavra com a figura e dos grafemas com os fonemas.
Materiais necessários :Caixinhas de fósforo; figuras pequenas; letras recortadas.
Modo de jogar : As professoras deverão formar as palavras de acordo com a figura

Pescaria
Objetivo: Desenvolver a consciência silábica.
Materiais necessários : Caixa para pescaria, peixes com letras, anzol.
Modo de jogar: O jogador retira de um envelope uma ficha com uma figura. O mesmo deverá encontrar o peixe que contém a letra que inicia a figura. Deve dizer o nome da figura, segmentando-a silabicamente e classificando-a pelo número de sílabas. Em seguida, deverá colocar o peixe no aquário adequado ao número de sílabas.



Painel de quantidades (hora do conto)
Inspirado no livro "Um amor de confusão" - A professora vai contando as história (que é referente a quantidades), enquanto coloca os ovinhos nas cestinhas, ao final, os alunos precisam organizar nas cestinhas, as quantidades corretas de ovinhos.