"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 28 de agosto de 2016



Acabei de fazer esta sequência didática,em algumas atividades me inspirei em trabalhos já existentes na internet, mas a elaboração e organização das atividades são minhas, espero que gostem.

1º Passo  - Para começar este trabalho ,vou fazer roda de leitura  com gibis, para apresentação do gênero textual " Histórias em Quadrinhos", eu tenho uma caixa de gibis, com várias obras de diversos autores, consegui este acervo nos últimos anos pedindo doações, é uma ideia legal, eu sugiro que vocês façam pois todos os anos venho usando e sempre a coleção vai ficando maior.

2º Passo - Roda de conversa e comentários sobre os gibis lidos.

3º Passo - As atividades da sequência didática.

4º Passo - Os alunos vão compartilhar as histórinhas elaboradas, fazer a exposição das atividades,aqueles que quiserem poderão ler para os colegas.

Obs.. Está atividade é interessante ser feita em duplas, de preferência com um aluno alfabético por dupla, para que o trabalho fique mais produtivo.

atividade 1


Atividade 2

Atividade 3

atividade 4

atividade 5quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Seqüência Didática – O Tangram - Professora – Maria Ivani dos Santos. 2º ano – A. Ensino Fundamental I



Área de estudo – Matemática /Língua Portuguesa / Artes/ Informática.

Tema- Geometria.

  • Objetivos – Reconhecer figuras geométricas através das peças do tangram.
                - Criar figuras geométricas utilizando as peças do Tangram.

  • Recursos utilizados – Folha imprensa com as partes do Tangram.
                                 - Livro de poesia.
                                 - Sala de informática. 
  • Conteúdos – Leitura Lenda do Tangram.
                  - Leitura Poesia – Caixinha Mágica.
                  - Elaboração de um livro da turma. 

  • Avaliação – Habilidade de reconhecer figuras geométricas.
                 - Usar a criatividade formando figuras através das peças do Tangram.

1º aula.
Leitura da história sobre a lenda do Tangram.
Pintura das peças do Tangram.
 Manuseio das peças do Tangram de forma aleatória, criando figuras.



2º aula. Interpretando as peças do Tangram.
Quais as formas geométricas encontradas no Tangram?
 Criação e observação de desenhos a partir das peças do Tangram.
Organização de figuras através das peças do Tangram.
Conhecendo as peças do Tangram.

 






3º aula. Construção de um cartaz com a nomenclatura de cada peça do Tangram.
Montagem novamente o quadrado com as peças do Tangram.
Caça Tangram.
 Localização das peças do Tangram entre outras figuras geométricas.



Criando figuras com as peças do Tangram.



Encontre e pinte as peças do Tangram entre as figuras geométricas.


4º aula. Sala de informática.
Construção figuras geométricas a partir das peças do Tangram.
Sala de Informática. Brincando e aprendendo


Criando figuras a partir das peças do Tangram.




5º aula. Leitura. História – Caixinha Mágica (Roseana Murray).

CAIXINHA MÁGICA


Fabrico uma caixa mágica
para guardar o que não cabe
em nenhum lugar:
a minha sombra
em dias de muito sol,
o amarelo que sobra
do girassol,
um suspiro de beija-flor,
invisíveis lágrimas de amor.

Fabrico a caixa com vento,
palavras e desequilíbrio,
e para fechá-la
com tudo o que leva dentro,
basta uma gota de tempo.

O que é que você quer
esconder na minha caixa?

Após a leitura criação de algo que gostariam de esconder na Caixinha Mágica.

6º aula. Elaboração do livro do Tangram.
O livro deve conter.
- A Lenda do Tangram.
- Desenho aleatório com as peças do Tangram.
- Poema da Roseana Murray.
- Caça tangram.
- Figuras sobre o que gostariam de esconder na caixa
- Nossos momentos.

 O que você quer guardar na Caixinha Mágica?


Sequência didática com atividades de alfabetização ou 1° ano com o livro A árvore generosa. 


















Sequência didática:As utilidades da água

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Era uma vez um gato xadrez / Ecocores

Literatura Infantil – “Era uma vez um gato xadrez” (Bia Villela)
 
A escola representa a única oportunidade de ler que muitas crianças têm. É necessário, portanto, propiciar, nas salas de aula e salas de leitura, a dinamização da cultura viva, diversificada e criativa, que representa o conjunto de formas de pensar, agir e sentir da nossa gente, nossas crenças, expectativas e esperanças. É também estar aberto para outras culturas.
A leitura é um processo amplo, que envolve a produção do sentido. De nada adianta ler sem compreender, ouvir sem gostar. É no encontro com qualquer forma de Literatura que os homens têm a oportunidade de ampliar, transformar, ou enriquecer sua própria experiência de vida.
"O primeiro contato da criança com um texto é feito oralmente, através da voz da mãe, do pai, ou dos avós, contando contos de fada, trechos da Bíblia, histórias inventadas (tendo a criança ou os pais como personagem), livros atuais ou curtinhos, poemas sonoros e outros mais.. contados durante o dia , numa tarde de chuva, ou estando todos soltos na grama, num feriado ou domingo – ou num momento de aconchego, à noite , antes de dormir, a criança se preparando para um sono gostoso e reparador, e para um sonho rico, embalado por uma voz amada." ( ABRAMOVICH, Fanny)
Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação, conhecimento e valores. Se aliado à leitura a criança confeccionar os personagens (artes plásticas), representar a história (teatro) e reescrever a história (alfabetização / português), o conhecimento será ampliado e melhor assimilado.
Bia Villela
Bia Villela cursou veterinária na USP, e depois, design gráfico no Rocky Mountain College of Art and Design, em Denver, EUA.
Ela elabora os textos, as ilustrações e todo o projeto gráfico de seus livros. Eles tem um design delicioso que encanta crianças e adultos. São traços delicados e simples, muitas formas geométricas e o colorido chama a atenção de qualquer pessoa. 
Livros de sua autoria:
- Era uma vez um gato xadrez
- A galinha do vizinho bota ovo amarelinho
- Era uma vez um lobo mau
- Era uma vez um menino travesso
- Era uma vez um caracol furado
- Quem pegou o pão na casa do João?
- Dia de sol na fazenda
- O Chapeuzinho Vermelho
- João e o Pé de Feijão
- Os três porquinhos, entre outros
A sugestão nesse projeto é trabalhar o livro “Era uma vez um gato xadrez” abordando a leitura e a escrita nos seus versos e rimas. Em seguida, a proposta é refazer a história num livrinho sanfonado onde os personagens são feitos com tangram.
Atividade: Reescrever a história “Era uma vez um gato xadrez” através de quadros de tangram.
Objetivos:
a)    Conhecer a história, refletir sobre os valores que ela traz, trabalhar a leitura e escrita e, utilizando o tangram, refazer a história.
b)    Trabalhar a leitura, a escrita, valores e arte.
c)    Montar um livrinho de história.


Era uma vez um gato xadrez
Bia Villela

 
Material: cartolina branca, Bloco Ecocores 21 cores, giz de cera, lápis de cor, canetinhas hidrográficas, cola branca, olhos móveis, tesoura e régua.
 
Modo de fazer:
a)    Faça um quadrado de cada cor com o papel Ecocores 21 cores na medida 10x10cm. Recorte em sete partes (Tangram).
b)    Crie um gato com cada tangram. Cole-o sobre um retângulo de papel Ecocores 21 cores (escolha uma cor que tenha contraste com a cor do gato).
c)    Faça acabamentos com giz de cera, lápis de cor ou canetinhas hidrográficas. Cole os olhos móveis.
d)    Escreva o verso relativo ao gato que foi montado em cada quadro.
e)    Corte a cartolina ao meio (horizontal). Cole várias partes (meias cartolinas) para fazer uma grande (base do livrinho sanfonado). 
f)    Cole os quadros com os gatos para montar a história. Dobre como uma sanfona para que o “livro” fique sanfonado.
Conteúdos trabalhados: cores, linhas, formas, bidimensão, divisão de figura geométrica, composição, ângulos, sobreposição, contraste e equilíbrio.  
Técnicas trabalhadas: Recorte e colagem

Possibilidades de trabalho:
-    Peça aos alunos que leiam o livrinho “Era uma vez um gato xadrez” de Bia Villela.
-    Converse sobre as cores dos gatos, sobre as rimas da história, sobre os sentimentos e atitudes que a trama mostra e a leveza apresentada pela autora na apresentação de cada gato.
-    Observem os traços utilizados pela autora no decorrer da história.
-    Fale sobre o Tangram (quadrado que dividido em 7 partes possibilita criar inúmeras figuras, inclusive gatos).
-    Ensine seus alunos a fazerem um tangram. Recortadas as partes, peça que montem um gato que você propuser.
-    Diga para cada criança que crie o seu gato em uma posição diferente daquela que aprenderam inicialmente. A cabeça é sempre o quadrado, os dois triângulos menores são as orelhas. As outras peças servirão para montar o corpo, patas e rabo.
-    Se forem alunos do Ensino Fundamental I, peça que criem versos diferentes daqueles que a história apresenta.
-    Com todos os trabalhos prontos, monte um livro sanfonado com versos inéditos e gatos feitos com tangram de todas as cores.
-    Sente com os alunos e peça que relatem o que aprenderam durante a atividade desde a leitura inicial do livro até a montagem do livro sanfonado.
-    Sugira que leiam outros livros dessa autora.

AS PALAVRAS MÁGICAS


AS PALAVRAS MÁGICAS

Era uma vez uma menina chamada Tânia. Todos na escola achavam que Tânia era bonita, inteligente e... muito chata.
Ela chegava logo cedo na escola já de cara feia. Não dava “bom dia” pra ninguém.
A moça da portaria até dizia:
- Bom dia, Tânia.
E a Tânia virava a cara e resmungava:
- Hum!
Na hora da aula haja falta de educação. Se a borracha da Tânia caia no chão ela olhava para a colega e dizia:
- Pega. Não dizia, mandava mesmo.
Na hora da saída para o recreio se ficasse alguém no caminho a Tânia empurrava e dizia:
- Sai!
Que feio, né?  Mas tem mais. Um dia a Tânia derrubou a lancheira no chão e o Miguel foi logo ajudar. Miguel pegou a lancheira e devolveu para a Tânia. E o que foi que ela fez? Foi grosseira! Tomou com força a lancheira e disse:
- Me dá aqui!
Ah Tânia, Tânia.    Um   outro dia ela estava correndo e  esbarrou   sem   querer  no
Marquinhos. Ao invés de se desculpar Tânia foi grosseira:
- Quem mandou ficar na minha frente?
Por isso ninguém gostava da Tânia, ninguém brincava com ela. Porque ela era grosseira com todo mundo.
A professora percebeu o que estava acontecendo: Tânia não conhecia as palavras mágicas – as palavras que abrem todas as portas para nós, que fazem as pessoas sorrirem, que tornam nossa vida melhor.
Então a professora chamou Tânia para conversar. E contou pra ela o segredo das palavras mágicas.
A Tânia pensou e pensou naquilo o resto da aula. E no dia seguinte resolveu: ia fazer uma experiência. Ia usar as palavras mágicas pra ver se funcionava.
Logo na entrada a moça da portaria disse:
- Bom dia, Tânia.
A Tânia sorriu e respondeu:
- Bom dia.
A moça da portaria ficou muito surpresa.
Na hora da aula a borracha da Tânia caiu no chão. Ela olhou para a colega do lado e pediu:
- Pega pra mim, por favor.
A colega sorriu, pegou a borracha e devolveu para a Tânia. E a Tânia disse sorrindo:
- Obrigada.
A classe parou pra ver. Todo mundo estranhou a mudança de Tânia, mas ninguém falou nada.
Na hora da saída para o recreio o Lucas estava bem no meio da porta. A Tânia olhou bem para ele, sorriu e disse:
- Com licença?
O Lucas sorriu também e mais do que depressa deixou a Tânia passar.
Na hora do recreio Tânia estava correndo e sem querer bateu no Marquinhos. Então ela disse:
- Desculpe. Você se machucou?
O Marquinhos sorriu,  disse que não e até convidou a Tânia para brincar de pega-pega.
Tânia foi vendo que as palavras mágicas funcionavam mesmo! E decidiu usar as palavras mágicas sempre.
A mágica foi muito grande mesmo: agora todos gostavam da Tânia, todos queriam brincar com ela.
Eu vou ensinar as palavras mágicas pra você também, ta? Então preste atenção.
Primeiro você precisa de um sorriso. Um sorriso não custa nada para quem dá, e é muito valioso para quem recebe.
Depois é só dizer:
- bom dia, boa tarde. Boa noite
- por favor
- com licença
- obrigado
- desculpe
Com essas palavras mágicas você será muito feliz. E todo mundo – seus colegas, professores, sua família – ficará feliz com você.
Então tente: use as palavras mágicas. Eu garanto que elas dão certo!


                            Emílio Carlos
                    (todos os direitos reservados)
        

PROJETO “A PAZ VEM COM AS PALAVRAS MÁGICAS”


PROJETO “A PAZ VEM COM AS PALAVRAS MÁGICAS”

JUSTIFICATIVA:
A  palavra mágica deste ano é a Paz e para sensibilizar e resgatar em  nossos alunos a necessidade deste tema nos leva a um  tema esquecido  e considerado careta quando somos educado e gentil.
Vivemos em uma sociedade de agressões verbais, físicas,  individualista, onde a arrogância e a prepotência predomina, o ser gentil, educado, ético esta perdendo o seu lugar. Vamos resgatar palavra existente em nosso dicionário como: BOM DIA! BOA TARDE!  OBRIGADO! AGRADECIDO! COM LICENÇA!  POR FAVOR!
Assim, através do projeto poderemos refletir  como as palavras mágicas pode  interferir  no nosso dia a dia, nas relações de trabalho, no amor, na família e com os cuidados com a natureza.  Desta forma  mostrando aos nossos alunos o quanto desaprendemos a acolher o outro, a ter paciência, a compreender que cada um tem suas dificuldades, mas que todos nós desejamos apenas ser felizes..

PESSOAS ENVOLVIDAS:
Funcionários, diretores, coordenadores, grupo de apoio, professores, alunos, pais e comunidade.

OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL:
  •  Compreender, sensibilizar e resgatar a importância e a prática das palavras mágicas no contexto escolar, familiar e social.
  • Estimular os alunos a praticarem as palavras mágicas cotidianamente reconhecendo-a como valor necessário para a harmonia na sociedade, refletindo e construindo o conceito de Convivência Social.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  •  Envolver todo o quadro escolar em atividades para poder resgatar palavras como: BOM DIA! BOA TARDE!  OBRIGADO! AGRADECIDO! POR FAVOR! COM LICENÇA! 
  • Estimular os membros envolvidos a praticar no seu cotidiano a gentileza cotidiana.
  • Reconhecer os valores necessários para uma boa convivência social. 
  •  Levar os alunos a adotarem uma postura de integração justa. Refletida e discutida sobre a relevância dos valores éticos e seus impactos na sociedade.
  •  Transformar os valores éticos em ações concretas no cotidiano.
CONTEÚDOS
O que é ser gentil?
Que benefícios as palavras mágicas  nos traz?
Vamos exercitar as palavras mágicas  no nosso dia –a- dia?
Meus atos influenciam no meio em que vivo?
O Profeta Gentileza – Vida e Obra
Palavras e Frases sobre a boa convivência na escola
Leitura de texto  com temas sobre regras da sala de aula
Os Jogos e sua importância na socialização  escola

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
Todas as disciplinas.

 METODOLOGIA
O projeto sugere uma metodologia participativa de todos os componentes da escola em uma discussão, reflexão, identificando e buscando solução para que possa reconhecer e atuar o valores necessários a uma convivência social harmoniosa.

 PROCEDIMENTOS
Os professores deverão trabalhar os conteúdos relacionados ao tema, independentemente das disciplinas que lecionam.
Avaliar os problemas sociais da escola  e proposição de ações voltada para uma relacionamento mais hostil.
Elaborar atividades que possa envolver alunos e escola. Alunos e funcionários, alunos e os pais.
Construir um painel dos problemas e das soluções.
Participação dos alunos a uma redação sobre o tema.
Palestras explicativas e orientadoras sobre a convivência e a violência.
História: A pequena tigela de arroz (Generosidade traz satisfação).
Concurso de Redação; Cultivar a Paz: missão de todos nós.
Concurso artístico

RECURSOS A SEREM UTILIZADOS
Humanos: Alunos, professores, direção, funcionários da escola e família.
Físicos: Salas de aula; laboratórios de informática, área externa da escola; biblioteca; refeitório; pátio, quadra.
Materiais: Filmes, Cartazes, Redação,etc.

AVALIAÇÃO E RESULTADOS ESPERADOS
O  projeto tem como objetivo de melhorar os relacionamentos dentro da escola, por isso, o professor tem livre escolha de como avaliar seu aluno, diante das atividades propostas no desenvolvimento de suas aulas ou na participação e envolvimento dos alunos.

RESULTADOS
A prática das boas maneiras, ética e a gentileza no dia-a-dia escolar.