AS PALAVRAS MÁGICAS
Era uma vez uma menina chamada Tânia. Todos na escola achavam que Tânia era bonita, inteligente e... muito chata.
Ela chegava logo cedo na escola já de cara feia. Não dava “bom dia” pra ninguém.
A moça da portaria até dizia:
- Bom dia, Tânia.
E a Tânia virava a cara e resmungava:
- Hum!
Na hora da aula haja falta de educação. Se a borracha da Tânia caia no chão ela olhava para a colega e dizia:
- Pega. Não dizia, mandava mesmo.
Na hora da saída para o recreio se ficasse alguém no caminho a Tânia empurrava e dizia:
- Sai!
Que feio, né? Mas tem mais. Um dia a Tânia derrubou a lancheira no chão e o Miguel foi logo ajudar. Miguel pegou a lancheira e devolveu para a Tânia. E o que foi que ela fez? Foi grosseira! Tomou com força a lancheira e disse:
- Me dá aqui!
Ah Tânia, Tânia. Um outro dia ela estava correndo e esbarrou sem querer no
Marquinhos. Ao invés de se desculpar Tânia foi grosseira:
- Quem mandou ficar na minha frente?
Por isso ninguém gostava da Tânia, ninguém brincava com ela. Porque ela era grosseira com todo mundo.
A professora percebeu o que estava acontecendo: Tânia não conhecia as palavras mágicas – as palavras que abrem todas as portas para nós, que fazem as pessoas sorrirem, que tornam nossa vida melhor.
Então a professora chamou Tânia para conversar. E contou pra ela o segredo das palavras mágicas.
A Tânia pensou e pensou naquilo o resto da aula. E no dia seguinte resolveu: ia fazer uma experiência. Ia usar as palavras mágicas pra ver se funcionava.
Logo na entrada a moça da portaria disse:
- Bom dia, Tânia.
A Tânia sorriu e respondeu:
- Bom dia.
A moça da portaria ficou muito surpresa.
Na hora da aula a borracha da Tânia caiu no chão. Ela olhou para a colega do lado e pediu:
- Pega pra mim, por favor.
A colega sorriu, pegou a borracha e devolveu para a Tânia. E a Tânia disse sorrindo:
- Obrigada.
A classe parou pra ver. Todo mundo estranhou a mudança de Tânia, mas ninguém falou nada.
Na hora da saída para o recreio o Lucas estava bem no meio da porta. A Tânia olhou bem para ele, sorriu e disse:
- Com licença?
O Lucas sorriu também e mais do que depressa deixou a Tânia passar.
Na hora do recreio Tânia estava correndo e sem querer bateu no Marquinhos. Então ela disse:
- Desculpe. Você se machucou?
O Marquinhos sorriu, disse que não e até convidou a Tânia para brincar de pega-pega.
Tânia foi vendo que as palavras mágicas funcionavam mesmo! E decidiu usar as palavras mágicas sempre.
A mágica foi muito grande mesmo: agora todos gostavam da Tânia, todos queriam brincar com ela.
Eu vou ensinar as palavras mágicas pra você também, ta? Então preste atenção.
Primeiro você precisa de um sorriso. Um sorriso não custa nada para quem dá, e é muito valioso para quem recebe.
Depois é só dizer:
- bom dia, boa tarde. Boa noite
- por favor
- com licença
- obrigado
- desculpe
Com essas palavras mágicas você será muito feliz. E todo mundo – seus colegas, professores, sua família – ficará feliz com você.
Então tente: use as palavras mágicas. Eu garanto que elas dão certo!
Emílio Carlos
(todos os direitos reservados)
PROJETO “A PAZ VEM COM AS PALAVRAS MÁGICAS”
PROJETO “A PAZ VEM COM AS PALAVRAS MÁGICAS”
JUSTIFICATIVA:
A palavra mágica deste ano é a Paz e para sensibilizar e resgatar em nossos alunos a necessidade deste tema nos leva a um tema esquecido e considerado careta quando somos educado e gentil.
Vivemos em uma sociedade de agressões verbais, físicas, individualista, onde a arrogância e a prepotência predomina, o ser gentil, educado, ético esta perdendo o seu lugar. Vamos resgatar palavra existente em nosso dicionário como: BOM DIA! BOA TARDE! OBRIGADO! AGRADECIDO! COM LICENÇA! POR FAVOR!
Assim, através do projeto poderemos refletir como as palavras mágicas pode interferir no nosso dia a dia, nas relações de trabalho, no amor, na família e com os cuidados com a natureza. Desta forma mostrando aos nossos alunos o quanto desaprendemos a acolher o outro, a ter paciência, a compreender que cada um tem suas dificuldades, mas que todos nós desejamos apenas ser felizes..
PESSOAS ENVOLVIDAS:
Funcionários, diretores, coordenadores, grupo de apoio, professores, alunos, pais e comunidade.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL:
- Compreender, sensibilizar e resgatar a importância e a prática das palavras mágicas no contexto escolar, familiar e social.
- Estimular os alunos a praticarem as palavras mágicas cotidianamente reconhecendo-a como valor necessário para a harmonia na sociedade, refletindo e construindo o conceito de Convivência Social.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Envolver todo o quadro escolar em atividades para poder resgatar palavras como: BOM DIA! BOA TARDE! OBRIGADO! AGRADECIDO! POR FAVOR! COM LICENÇA!
- Estimular os membros envolvidos a praticar no seu cotidiano a gentileza cotidiana.
- Reconhecer os valores necessários para uma boa convivência social.
- Levar os alunos a adotarem uma postura de integração justa. Refletida e discutida sobre a relevância dos valores éticos e seus impactos na sociedade.
- Transformar os valores éticos em ações concretas no cotidiano.
CONTEÚDOS
O que é ser gentil?
Que benefícios as palavras mágicas nos traz?
Vamos exercitar as palavras mágicas no nosso dia –a- dia?
Meus atos influenciam no meio em que vivo?
O Profeta Gentileza – Vida e Obra
Palavras e Frases sobre a boa convivência na escola
Leitura de texto com temas sobre regras da sala de aula
Os Jogos e sua importância na socialização escola
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
Todas as disciplinas.
METODOLOGIA
O projeto sugere uma metodologia participativa de todos os componentes da escola em uma discussão, reflexão, identificando e buscando solução para que possa reconhecer e atuar o valores necessários a uma convivência social harmoniosa.
PROCEDIMENTOS
Os professores deverão trabalhar os conteúdos relacionados ao tema, independentemente das disciplinas que lecionam.
Avaliar os problemas sociais da escola e proposição de ações voltada para uma relacionamento mais hostil.
Elaborar atividades que possa envolver alunos e escola. Alunos e funcionários, alunos e os pais.
Construir um painel dos problemas e das soluções.
Participação dos alunos a uma redação sobre o tema.
Palestras explicativas e orientadoras sobre a convivência e a violência.
História: A pequena tigela de arroz (Generosidade traz satisfação).
Concurso de Redação; Cultivar a Paz: missão de todos nós.
Concurso artístico
RECURSOS A SEREM UTILIZADOS
Humanos: Alunos, professores, direção, funcionários da escola e família.
Físicos: Salas de aula; laboratórios de informática, área externa da escola; biblioteca; refeitório; pátio, quadra.
Materiais: Filmes, Cartazes, Redação,etc.
AVALIAÇÃO E RESULTADOS ESPERADOS
O projeto tem como objetivo de melhorar os relacionamentos dentro da escola, por isso, o professor tem livre escolha de como avaliar seu aluno, diante das atividades propostas no desenvolvimento de suas aulas ou na participação e envolvimento dos alunos.
RESULTADOS
A prática das boas maneiras, ética e a gentileza no dia-a-dia escolar.