"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 28 de agosto de 2016


BONECA DE LATA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Objetivo Geral:
Desenvolver e trabalhar o equilíbrio, expressão corporal. Coordenação motora estimulando o movimento, orientação espacial, atenção,percepção visual, auditiva e tátil.
Objetivos Específicos:
1- Interagir com a boneca junto as crianças através da música: “ Minha boneca de lata”.
2- Vivenciar a dança a partir de movimentos específicos.Faixa etária 02 à 12 anos.
Área do conhecimento: Movimento, autonomia, conhecimento das partes do corpo e identidade.
Conteúdo: Desenvolver na criança o movimento, as relações sociais e afetivas por meio do brinquedo de sucata, através do lúdico.
Boneca de lata linda
EIXOS/OBJETIVOS/PROCEDIMENTOS MATEMÁTICA
Espaço e forma:
  •  Reconhecer seu próprio corpo como referencial de localização e deslocamento no espaço (em cima e embaixo, acima e abaixo, frente e atrás, direita e esquerda, dentro e fora);
  • Antecipar resultados de composição e decomposição de figuras bidimensionais e tridimensionais (quebra-cabeça, tangram, brinquedos produzidos com sucatas).
Números e operações:
  •  Elaborar, interpretar e resolver situações-problema convencionais e não convencionais, utilizando e comunicando suas estratégias pessoais.
Grandezas e medidas:
  •  Experimentar situações cotidianas ou lúdicas, envolvendo diversos tipos de grandezas: comprimento, massa, capacidade, temperatura e tempo;
  • Realizar a leitura de horas, comparando relógios digitais e analógicos de ponteiro.
Tratamento da informação:
  •  Elaborar listas, tabelas simples, gráficos de barras e pictóricos para comunicar a informação obtida, identificando diferentes categorias.
LÍNGUA PORTUGUESA
Oralidade:
  • Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.
Leitura:
  • Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos;
  • Ler em voz alta, com fluência, em diferentes situações.
Produção de textos escritos:
  • Planejar a escrita de textos considerando o contexto de produção: organizar roteiros, planos gerais, para atender diferentes finalidades, com ajuda de escriba;
  • Produzir textos com autonomia e com a ajuda de um escriba, para atender a diferentes finalidades.
Análise Linguística(Discursividade, textualidade, normatividade:
  • Reconhecer as diferentes variantes de registro, de acordo com os gêneros textuais, em situações de uso.
Análise Linguística (Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética):
  • Ler, ajustando a pauta sonora ao escrito;
  • Dominar as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler e escrever palavras e textos.
  • Ouvir, cantar, ler, interpretar e representar a música BONECA DE LATA;
  • Antecipar conhecimentos e conceitos a partir de análise de imagem;
  • Produzir boneco coletivo e individual, identificando as partes que compõem um corpo humano;
  • Produzir lista dos brinquedos que a turma conhece, já viu, utilizou ou possui;
  • Fazer pesquisa, entre os alunos participantes da Sequência Didática, dos brinquedos preferidos, a partir de uma relação prévia;
  • Elaborar gráfico de barras a partir dos resultados obtidos na pesquisa;
  • Utilizar balança e fita métrica para medir a altura e o peso de cada criança, fazendo comparações e associações, após os resultados;
  • Ouvir, cantar e representar músicas PAI ABRAÃO e TUMBALACATUMBA;
  • Produzir relógio analógico;
  • Ler e interpretar horas em relógio analógico e digital;
  • Resolver situações-problema envolvendo a música BONECA DE LATA;
  • Registrar por meio de textos ou desenhos a aula ocorrida em cada dia, durante o período de realização da Sequência Didática;
  • Produzir uma Boneca de Lata, por turma, com latas e garrafa pet, que passeará em todas as casas dos alunos da turma e depois será doada para a escola.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – BONECA DE LATA
1- Você conhece a música “BONECA DE LATA”?
2- Em que lugar e quando você a ouviu e aprendeu?
3- Então, que tal nos juntarmos e cantarmos agora?
4- Mas só fica bom se todos cantarmos fazendo os gestos. Vamos lá?
BONECA DE LATA
Bia Bedran
MINHA BONECA DE LATA BATEU A CABEÇA NO CHÃO.
LEVOU MAIS DE UMA HORA PRA FAZER A ARRUMAÇÃO.
DESAMASSA AQUI PRA FICAR BOA.
MINHA BONECA DE LATA BATEU O NARIZ NO CHÃO.
LEVOU MAIS DUAS HORAS PRA FAZER A ARRUMAÇÃO.
DESAMASSA AQUI. DESAMASSA ALI PRA FICAR BOA.
MINHA BONECA DE LATA BATEU A BARRIGA NO CHÃO.
LEVOU UMAS TRÊS HORAS PRA FAZER A ARRUMAÇÃO.
DESAMASSA AQUI. DESAMASSA ALI. DESAMASSA AQUI PRA FICAR BOA.
MINHA BONECA DE LATA BATEU O BUMBUM NO CHÃO
LEVOU UMAS QUATRO HORAS PRA FAZER A ARRUMAÇÃO
DESAMASSA AQUI. DESAMASSA ALI. DESAMASSA AQUI.
DESAMASSA ALI PRA FICAR BOA.
MINHA BONECA DE LATA BATEU O JOELHO NO CHÃO.
LEVOU UMAS CINCO HORAS PRA FAZER A ARRUMAÇÃO.
DESAMASSA AQUI. DESAMASSA ALI. DESAMASSA AQUI
DESAMASSA ALI. DESAMASSA AQUI PRA FICAR BOA.
MINHA BONECA DE LATA BATEU O  NO CHÃO.
LEVOU UMAS SEIS HORAS PRA FAZER A ARRUMAÇÃO.
DESAMASSA AQUI. DESAMASSA ALI. DESAMASSA AQUI. DESAMASSA ALI.
DESAMASSA AQUI. DESAMASSA ALI PRA FICAR BOA.
5- Vamos continuar cantando até chegar nas 10 horas?
6- Vamos acrescentar PESCOÇOOMBROCOSTAS E MÃOS.
7- Vamos cantar bem animados!
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – BONECA DE LATA
Foi muito divertido esse momento de cantar e se movimentar. Como a boneca de lata, nós também temos um corpo composto por cabeça, troncos e membros; ou seja, um corpo completo. Vamos conversar sobre isso?
Que tal nos dividirmos em grupos e desenharmos um boneco completo por grupo? Vale lembrar da música para saber as partes que precisam ser desenhadas.
Em seguida, cada um vai fazer seu próprio boneco no espaço abaixo. (Colocar um espaço para as crianças desenharem)

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – BONECA DE LATA

VAMOS CONVERSAR UM POUCO?
1- O que você vê na imagem?
2- É uma boneca comum? Por quê?
3- Você já viu uma boneca parecida?
4- Quais foram os materiais usados para fazer essa boneca?
5- Por qual motivo alguém faria uma boneca assim?
6- Você menina, gostaria de ganhar uma boneca como essa?
7- Vocês acham que a boneca da imagem foi feita para uma menina, para um menino ou para ambos? Por quê?
8- Com os materiais usados para fazer esse brinquedo, quais outros poderiam ser confeccionados?
9- Se essa imagem fosse a ilustração de uma história, música ou poema, qual seria?
10- Vou mostrar para vocês como essa boneca surgiu. Atenção!

VEJA A CONTINUAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BAIXANDO O ARQUIVO EM WORD – SEQUENCIA-DIDATICA-BONECA-DE-LATA

CARTAZES DA BONECA DE LATA FEITOS PELA PROFESSORA  , professora da  Escola Municipal Magdalena Tagliaferro.

ATIVIDADES ESCRITAS COM A BONECA DE LATA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONFUSÃO NO JARDIM  
GÊNERO TEXTUAL: POESIA – 1º ao 3º ano do ciclo de alfabetização
Objetivos:
  • Produzir textos, obedecendo-a ás estruturas e os mecanismos de articulação da língua;
  • Recreescrever textos lidos e ouvidos identificando os diferentes tipos de letras.
CONHECENDO O GÊNERO TEXTUAL POESIA:
  • Leitura da poesia “confusão no jardim” pela professora em um cartaz;
  • Questionamentos como: quais as palavras não conhecidas na poesia?
Nesta poesia só há afirmações ou perguntas?
O que o texto informa?
Qual é a intenção do texto? É divertido ou rimado?
Se alguém já leu um texto como este?
Represente o texto por meio de desenho.
  • Debate em circulo de alguns animais que se locomove sobre duas ou quatro patas.
ESTUDANDO O ASSUNTO:
  • Reconhecer a finalidade do gênero textual, meio de circulação, suporte, contexto de produção;
  • Identificar a adequação da linguagem de um texto aos interlocutores e a formalidade do contexto a qual se destina;
  • Adquirir ritmo, entonação e o vocabulário adequado no gênero abordado.
ORGANIZAÇÃO DO GÊNERO ESTUDADO:
  • Estudo do titulo da poesia,
  • Análise das partes do texto;
  • Análise das rimas e as etapas de ordenação do gênero (sequências tipológicas textuais);
GUIA DE PRODUÇÃO TEXTUAL:
  • Eu utilizo a pontuação.
  • Eu assino o texto.
  • Eu dou o título.
  • Eu explico o gênero textual.
  • Eu seleciono o vocabulário adequado ao gênero.
  • Eu organizo as informações.
  • Eu reescrevo a produção com a correção ortográfica.
  • Eu ilustro o gênero textual.
PRODUÇÃO DO GÊNERO POESIA:
  • Leitura do gênero textual;
  • Planejamento da produção;
  • Produção do gênero textual “poesia”;
  • Criação do título da produção do gênero;
  • Ilustração da produção;
  • Análise e correção do gênero trabalhado;
  • Exposição da produção revisada e ilustrada em mural na sala de aula.
PRODUÇÃO FINAL:
  • Acontecerá no decorrer das cinco aulas planejadas.
1ª AULA  
Leitura da poesia Confusão no Jardim, realizada pela professora, com a visualização do texto escrito em um cartaz.
Objetivo: 
  • Ler o texto “poesia” com autonomia,
  • Saber procurar no dicionário os significados das palavras e a acepção mais adequada ao contexto de uso.sequência didática confusão no jardim

CONFUSÃO NO JARDIM

Uma estrelinha
Caiu no meu jardim,
Lá no meio do capim
Se caiu do céu agora,
Terá sido pouca cola?
Quem será que mora
Neste pedacinho de aurora?
O sapo gordo
Parou o seu coaxado
E foi pulando
Para ver o seu achado.
O gato preto
De susto ficou duro,
Saiu correndo,
Saltando pelo muro.
Dona Barata
Aprontou um sururu,
Saiu gritando:
– É fogo, é fogo no bambu!
O grilo manco
Calou o seu trilado,
E foi saltando,
Assim meio de lado.
Uma estrelinha
Caiu lá no canteiro,
Piscando o tempo inteiro.
Vejam como é brilhante
Este corpo celeste!
Se caiu do manto da noite,
Despregou-se da sua veste?
O caramujo
Do sono despertou,
Pensando alegre:
– O dia já raiou!
O vaga-lume
Acendendo a lanterna:
– Meu Deus do céu,
Que será essa baderna?
A mariposa
Achou muita graça:
– Ó minha gente,
Estrela com fumaça?
Mas a formiga
Desfez a confusão:
– É só a brasa
Do charuto do João!
Autor: Ferruccio Verdolin Filh
Conversando sobre a poesia
Distribuir uma cópia do texto para cada aluno.
Ler o texto com ritmo, fluência e entonação e solicitar que os alunos o leiam juntos em
voz alta.
Ler, apontando palavra por palavra, chamando a atenção da turma para: título, direção da
escrita, espaçamento entre as palavras e a organização das idéias.
Ler novamente, questionando:
  • Quais palavras não são conhecidas no texto? (usar dicionário)
  • Neste texto, há perguntas ou só há afirmações?
  • O texto informa alguma coisa?
  • Qual é a intenção deste texto? É divertido? É rimado?
  • Vocês já leram algum texto como este anteriormente? (do mesmo gênero)
Perguntar aos alunos sobre o assunto tratado.
Propor a representação individual por meio de desenhos e expor devidamente identificados.
2ª AULA
Objetivo:
  • Identificar os animais macho, fêmea; terrestre, aquático e aéreo.
  • Reconhecer os tipos de locomoção de alguns animais.
CASAMENTO DE BICHOS
DIA CLARO, CÉU BONITO
E A TURMA TODA ANIMADA
VAI TER FESTA NA FLORESTA
VOU CONVIDAR A BICHARADA
SENHOR BOI E DONA VACA
RESOLVERAM SE CASAR
OH! QUE FESTA TÃO BONITA
TEMOS QUE COMEMORAR
E CHAMARAM O MACACO
PARA SER UM DOS PADRINHOS
O ELEFANTE E O COELHO
JÁ ESTAVAM A CAMINHO
O PATO VEIO COM A GATA
QUE NÃO PARAVA DE MIAR
A FORMIGA COM O CAVALO
QUE SÓ VIVE A GALOPAR
O VEADO TAMBÉM VEIO
COM CHIFRES BEM ENFEITADOS
A GALINHA E O GALO
ESTAVAM BEM ANIMADOS
AS BORBOLETAS E OS PASSARINHOS
VIERAM PARA ENFEITAR
A TARTARUGA DE MANSINHO
FOI CHEGANDO DEVAGAR
O CAHORRO SÓ LATIA
E O BODE SÓ A BERRAR
A RAPOSA DESCONFIADA
VEIO PRA PARTICIPAR
VEIO COBRA, VEIO ONÇA
VEIO FOCA E GUINÉ
SÓ FALTAVA CHEGAR
O CASAL DE JACARÉ
A FESTA ESTAVA ANIMADA
MAS COMEÇARAM A CORRER
QUANDO O LEÃO PERGUNTOU:
– QUE TEMOS PARA COMER?
Autora; Ana Maria da Silva.
Conversando sobre o texto:
Relate cinco nomes de animais que apareceram no casamento.
Qual é o maior animal? E qual é o menor?
Indique um animal da poesia que se locomove sobre quatro patas e um que se locomove sobre duas patas.
Quais dos animais citados na poesia você já viu?
Por que os animais começaram a correr quando o leão perguntou: “Que temos pra comer?”
3ª AULA   
Objetivo:
  • Comparar o dois textos fazendo inferência.
  • Aprender a seriar, organizar e classificar informações.
Coloque os alunos em círculo e socialize sobre os animais da poesia “casamento de bichos”.
Recorte de revistas e jornais animais presentes na poesia.
Peça para mostrarem o material recortado.
Faça colagem em um mural das imagens que trouxeram dos animais e afixe na sala.
Com o cartaz do texto “Confusão no Jardim”, faça uma leitura em voz alta com os alunos.
Questione:
  • Dos animais que foram pesquisados tem algum em comum nos dois textos?
  • Quais animais aparecem no texto confusão no jardim?
Organize a turma em duplas e peça para que escrevam uma poesia sobre alguns animais dos textos estudados.
Neste momento fazer as interferências que forem necessárias sobre as seqüências lógicas, paragrafação e a unidade estrutural.
Reescrita dos textos realizada pela dupla.
Ilustração do texto feita pela dupla.
Afixar em um painel na sala, os textos produzidos pelos alunos com os desenhos.
4ª AULA
Objetivo:
  • Conhecer diferentes poesias de diferentes autores;
  • Confeccionar dobraduras dos animais ilustrados.
Trabalhando com a poesia
Recitar a poesia para os demais alunos e fazer dobraduras dos respectivos animais.

SAPO-CURURU

Sapo-cururu
Da beira do rio.
Oh que sapo gordo!
Oh que sapo feio!
Sapo-cururu
Da beira do rio.
Quando o sapo coaxa,
Povoléu tem frio.
Que sapo mais danado,
Ó maninha, ó maninha!
Sapo-cururu é o bicho
Pra comer de sobreposse.
Sapo-cururu
Da barriga inchada.
Vôte! Brinca com ele…
Sapo-cururu é senador da República.
Manuel Bandeira

O GATO 

Com um lindo salto
Lesto e seguro
O gato passa
Do chão ao muro
Logo mudando
De opinião
Passa de novo
Do muro ao chão
E pega corre
Bem de mansinho
Atrás de um pobre
De um passarinho
Súbito, pára
Como assombrado
Depois dispara
Pula de lado
E quando tudo
Se lhe fatiga
Toma o seu banho
Passando a língua
Pela barriga.
Vinícius de Moraes

ATIVIDADE EM GRUPO

Divida os alunos em grupos e pedir que cada grupo escolha uma das poesias:
  • Com o alfabeto móvel, pedir que o grupo escreva as palavras da poesia que rimam e a partir delas forme outras palavras.
5ª AULA   
Objetivo:
  • Desenvolver atitudes e disposições favoráveis a leitura;
  • Identificar finalidades e funções da leitura;
  • Revisar os textos após diferentes versões, reescrevendo-os de modo a aperfeiçoar as estratégias discursivas.

 LEITURA DA POESIA LEILÃO DE JARDIM

Quem me compra um jardim com flores?
Borboletas de muitas cores,
lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis nos ninhos?
Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio de sol?
Um lagarto entre o muro e a hera,
uma estátua da Primavera?
Quem me compra este formigueiro?
E este sapo, que é jardineiro?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilinho dentro do chão?
(Este é o meu leilão.)
Cecília Meireles
Produção escrita
  •  Organizar os alunos em dupla e solicitar que façam o reconto da poesia “Leilão de jardim”;
  • Questionamentos que levante o conhecimento prévio dos alunos;
  • Exploração do titulo da poesia;
  • Levantamento de hipóteses;
  • Leitura coletiva com ritmo e entonação de voz;
  • Leitura individual por versos e estrofes;
  • Ilustração da poesia;
  • Produção da poesia;
  • Revisão da produção;
  • Exposição em mural na sala de aula com os nomes dos autores.
Autoria da Sequência Didática: PATRÍCIA ARAÚJO DOS SANTOS, ROSEMARY CARVALHO VIEIRA, LAURECY GOMES PEREIRA.