"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Jogo Pedagógico Quem vai comer o Milho

Este jogo vai auxiliar na construção do número pela criança de forma simples e muito divertida.

Você só vai precisar de:
1 dado, lápis de cor ou tampa de garrafa pet e tabuleiro impresso.

Preparação:

Cada criança escolhe uma das aves ( GALINHA,PERU,PINTINHO,PASSARINHO)
Cada jogo serve para um grupo de 4 crianças.

Como jogar?

Rolar o dado e pintar o número de casas indicado pela quantidade da face superior do dado ou utilizar uma tampinha de garrafa pet
Vence o jogo a criança que conseguir fazer sua ave chegar ao milho primeiro

Abaixo o material para imprimir...

Jogo Pedagógico Quem vai comer o Milho

Jogo Pedagógico Quem vai comer o Milho
Imprima em papel ofício, cole em papelão e plastifique com contact.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Jogo Material Dourado ( Centena-Dezena -Unidade)

Olá colegas!

Vamos trabalhar com material dourado?
Jogo Material Dourado ( Centena-Dezena -Unidade)
Você pode utilizar a princípio apenas as unidades e barras de dezenas e ir dificultando à medida que julgar necessário.

Separe a turma em grupos.
Disponha para cada grupo um número de pratos (5 ou 6)
Dentro de cada prato ofereça um número.
Disponha o material dourado em cada mesa e explique as regras do jogo:
Ao sinal do professor o grupo deverá colocar no prato o número de barras e unidades correspondentes a cada numeral.
O grupo que finalizar a tarefa primeira ganha o ponto e o professor.
O professor dispõe novos numerais nos pratinhos e recomeça.
O grupo que fizer mais pontos ganha a partida

O professor deve dispor os mesmos numerais para os grupos.

Certifique-se de trazer saquinhos com numerais separados 1 saquinho para cada grupo de acordo com o número de rodadas que se pretende realizar.

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Jogo Pedagógico Pescaria de Letras

Olá pessoal!


Com este jogo você vai trabalhar letras do alfabeto, associação de objeto letra inicial e movimento.

Materiais necessários:


  • Bacia com  água
  • Peixes e letras do alfabeto diversas.


Aprenda a fazer peixinhos com bandejas de frios.


  • Anilina
  • Balde com diversos objetos ( brinquedos,frutas,roupas, etc...)
  • Venda para os olhos


Preparação


  1. Em uma ponta da sala ou quadra coloque a bacia com água e os peixinhos ( coloque anilina para colorir e deixar mais fofinho.)
  • Divida as crianças em dois grupos e peça que cada um  escolha seu  CORREDOR . 
  • Desenhe uma linha de partida depois do balde e uma de chegada na bacia com a água.


Desenvolvimento:


  1. O professor  convidará uma das crianças que de olhos vendados pegará um objeto e entregará para ela que perguntará a todos o nome do objeto e sua letra inicial.
  2. Ao ouvir o nome da letra e o sinal do professor o CORREDOR deverá ir até a bacia, pegar o peixinho com a letra correta e depositar nas mãos do professor que marcará ponto para a equipe.
  3. Vence o aluno que conseguir pegar mais letras


O professor pode, de outro modo, virar os peixinhos para baixo, pedir que um aluno escolha a letra e os corredores tentarão encontrar um objeto com a letra inicial na pilha de brinquedos, roupas, frutas, etc..
Espero que gostem da sugestão

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Jogo Pedagógico Arco-íris de Numerais

Você vai precisar para este jogo de:


  1. Flash Cards Número e Quantidade Jogo Arco-íris
  2. Duas vasilhas

Como Jogar?

Jogo Pedagógico Arco-íris de Numerais
Disponha os flash cards em duas vasilhas ( uma com os numerais e outra com as quantidades!

Separe as crianças em grupos de quatro ( cada grupo em um espaço)
Oriente-os sobre a forma de juntar as peças
Dê a partida soprando um apito ou com um "JÁ"
Ganha o jogo o grupo que formar os arco-íris primeiro e corretamente
PS: O professor defina, a partir dos conhecimentos prévios dos alunos quais numerais serão trabalhados

Os Três Jacarezinhos


Três jacarezinhos que saem de casa para viver por conta própria em um pântano, deixando a proteção da mãe.

Sugestões de atividades orais:

Debate sobre semelhanças e diferenças em relação ao conto original dos Três porquinhos.
Comparação entre a atitude da mãe jacaré, que manda os filhos viverem por conta própria, e a das suas  mães.
Debate sobre as diferenças de personalidade entre os três jacarezinhos.
Comparação entre o desfecho do conto Os três porquinhos com o do Os três  jacarezinhos.

Sugestões de atividades escritas

Qual é o Título da historia?
Quais são os personagens?
Nome do Autor;
Números ordinais que aparecem na história?
Tipos de moradias

A Arvore Generosa

Área de conhecimento:
Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências.
Eixo de aprendizagem:
Leitura, Produção de texto, Oralidade, Análise linguística.
Direitos de aprendizagem:
Ler em voz alta, com fluência, em diferentes situações.
Estabelecer relação de intertextualidade entre textos.
Organizar o texto, dividindo-o em tópicos e parágrafos.
Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala.
Reconhecer gêneros textuais e seus contextos de produção.
Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respondendo os turnos de fala.
Pontuar  texto.
Conteúdos abordados:
Leitura, interpretação oral e escrita;
Texto fatiado;
Frases;
Ordenar silaba formando palavras;
Caça palavras;
Ditado;
Produção escrita;
Desenvolvimento das atividades
Grupo, dupla e individual.
Recursos;
Livros do (FNDE  / PNBE);  Sala de tecnologia, Data show;(vídeo )

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

equência didática e a Interdisciplinaridade na Escola

*Sequência Didática é um conjunto de atividades ligadas entre si para ensinar determinado conteúdo, sua duração pode ser de dias ou semanas.
*Interdisciplinaridade é a interação entre dois ou mais eixos curriculares, num processo simples que não precisa necessariamente compartilhar do mesmo objetivo, conteúdo, estratégia e avaliação.


Trabalhar com sequência didática e a interdisciplinaridade na sala de aula auxilia na organização gradual da aquisição do conhecimento, partindo do que os alunos já sabem sobre determinado conteúdo para o que ele poderá dominar.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CONTO "DONA BARATINHA"






Sugestões de atividades...

1ª SEMANA

SEGUNDA
Leitura em capítulos do conto Dona Baratinha

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Identifique a palavra BARATINHA

CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Contagem e notação numérica da quantidade de personagens


TERÇA
Leitura em capítulos do conto Dona Baratinha

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Ligue as palavras que iniciam com o mesmo som da palavra BARATINHA

NATUREZA E SOCIEDADE
Moradia dos animais

QUARTA
Leitura em capítulos do conto Dona Baratinha

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Recorte e colagem da letra B

ARTES
Confecção de dedoches

QUINTA
Leitura em capítulos do conto Dona Baratinha

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Leitura por ajuste da música que a BARATINHA canta

NATUREZA E SOCIEDADE
Características dos animais (pelos e penas)

SEXTA
Leitura em capítulos do conto Dona Baratinha

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Construção do nome dos animais com alfabeto móvel

ARTES
Confecção de dedoches

2ª SEMANA

SEGUNDA
Leitura em capítulos do conto Dona Baratinha

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Construção do nome de alguns personagens

CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Pintar a personagem seguindo a indicação numérica das cores

TERÇA
Leitura em capítulos do conto Dona Baratinha

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Inicial do nome das personagens e completar as letras que faltam.

NATUREZA E SOCIEDADE
Alimentação dos animais

QUARTA
Leitura em capítulos do conto Dona Baratinha

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Perceber as semelhanças e diferenças na escrita de alguns personagens (gato, rato, pato)

CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Contagem e notação numérica da quantidade de letras do nome das personagens

QUINTA
Leitura em capítulos do conto Dona Baratinha

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Acróstico com a palavra BARATINHA (atividade coletiva)

ARTES
Confecção de dedoches

SEXTA
Leitura em capítulos do conto Dona Baratinha

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Entendimento da história : pinte o que o gato fez.

NATUREZA E SOCIEDADE
Como nasce os animais

3ª SEMANA

SEGUNDA
Leitura em capítulos do conto Dona Baratinha

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Entendimento da história: desenhe o que o bode foi fazer

CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Muito/Pouco
(quantidade de letras no nome das personagens)

TERÇA
Leitura em capítulos do conto Dona Baratinha

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Texto enigmático

NATUREZA E SOCIEDADE
Locomoção dos animais

QUARTA
Leitura em capítulos do conto Dona Baratinha

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Montar a lista de convidados para o casamento

ARTES
Finalização dos dedoches

QUINTA
Leitura em capítulos do conto Dona Baratinha

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Entendimento da história: Pinte com quem Dona Baratinha casou.

MÚSICA
Cantar a música da história com a voz alta/baixa/ devagar/rápida

SEXTA
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Dramatização da história

Algumas atividades: