"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 5 de março de 2017


Público alvo: Alunos na alfabetização

Objetivo: Trabalhar a identidade de cada aluno, valorizando a importância de reconhecer as letras que formam seu nome.
Conteúdo: Nome próprio - letras do alfabeto

Justificativa:
No momento em que a escola compreende o diagnóstico inicial das crianças quanto a  defasagem dos alunos em escrever o nome próprio, surge a necessidade de contemplar essas habilidades básicas para o processo de aprendizagem, visando um direcionamento sistemático das aulas para a aquisição do nome e consequentemente das letras do alfabeto.

Blocos a serem contemplados:

  • Acolhida - Varal de tarjetas com nomes
  • Latinha com fichas do nome próprio
  • Carrinho do alfabeto
  • Tapete da identidade
  • Atividades impressas
  • Hora da história

Vamos entender a ACOLHIDA - Varal de tarjetas com nomes

O professor deverá organizar um varal fixo na sala e as tarjetas com os nomes de cada aluno. Como acolhida todos os dias, os alunos são convidados a se dirigirem até o varal e procurar sua tarjeta, nesse caso o professor escolherá a ação que deseja fazer todos os dias. 
Ex. 
  • Procurar sua tarjeta e escrever seu nome no caderno
  • Procurar a tarjeta e falar a letra inicial do nome
  • Procurar a tarjeta de um coleguinha e entregá-lo
  • Procurar a tarjeta e contar o total de palavras

Vamos entender a FICHA DO NOME PRÓPRIO

O professor fará fichas com os nomes dos alunos e colocará dentro de uma latinha decorada, depois organiza a turminha no círculo e coloca a latinha no centro. Ao som de qualquer canção infantil vai passando a latinha entre as mãos das crianças, ao comando de PARE!  o aluno retira uma ficha e tenta identificar de quem é....a professora pode ajudar nessa hora dando as características da criança. Quando encontrar o dono da ficha o coleguinha levanta abraça o amiguinho e entrega a fichinha.


Vamos entender o CARRINHO DO ALFABETO

O professor colocará dentro de um carrinho de brinquedo o alfabeto móvel. E convida a turminha para brincar. Vai passando o carrinho entre as crianças e todos cantam a canção...MOTORISTA, OLHA A PISTA. Quando a música parar, o aluno retira uma letra, fala qual é e identifica se existe alguém na sala que o nome comece com aquela letra, caso não tenha, poderão falar nomes de animais, objetos. etc.

Vamos entender o TAPETE DO ALFABETO

O professor espalha na sala um tapete bem especial e colorido de preferência, sobre ele coloca nomes próprios, nomes de animais, nomes de objetos etc.
Convida os alunos a fazerem uma lista para cada coisa do tapete. 
  • Lista de animais
  • Lista de nomes próprios
  • Lista de objetos
Em seguida o professor começa um debate explicando que todas as coisas tem nome. E que cada uma tem sua importância. Fala também que para escrever os nomes usamos as letras. Aproveita o momento para ler o texto TODO MUNDO TEM UM NOME . Em seguida, pede para as crianças escreverem as listas no caderno.

Vamos entender as ATIVIDADES IMPRESSAS

    As atividades impressas, servirão de complemento das ações executadas poderá ser com informações sobre a família, atividades com a certidão de nascimento, atividades de colagens do alfabeto e nomes etc.

    Vamos entender a HORA DA HISTÓRIA


    Na hora da história o professor tem a liberdade de escolher a maneira mais lúdica de apresentar o conto. Lembrando que os textos devem ser relacionados aos assuntos e objetivos do plano de aula. Podendo usar fantoches, adereços, avental, tapete, data show etc.

    Plano elaborado: Pelo blog: www.ensinandocomcarinho.com.br (Professora Valéria Tavares)

    sexta-feira, 3 de março de 2017

    INCLUSÃO: CARTELAS PARA A FORMAÇÃO DE PALAVRAS – PARTE 3

    CARTELAS PARA A FORMAÇÃO DE PALAVRA

    CARTELAS PARA A FORMAÇÃO DE PALAVRAS – PARTE 3

    CARTELAS PARA A FORMAÇÃO DE PALAVRA
    CARTELAS PARA A FORMAÇÃO DE PALAVRA

    CARTELAS PARA A FORMAÇÃO DE PALAVRA
    CARTELAS PARA A FORMAÇÃO DE PALAVRA

    CARTELAS PARA A FORMAÇÃO DE PALAVRA
    CARTELAS PARA A FORMAÇÃO DE PALAVRA

    CARTELAS PARA A FORMAÇÃO DE PALAVRA
    CARTELAS PARA A FORMAÇÃO DE PALAVRA

    CARTELAS PARA A FORMAÇÃO DE PALAVRA
    CARTELAS PARA A FORMAÇÃO DE PALAVRA

    CARTELAS PARA A FORMAÇÃO DE PALAVRA
    CARTELAS PARA A FORMAÇÃO DE PALAVRA

    CARTELAS PARA A FORMAÇÃO DE PALAVRA
    CARTELAS PARA A FORMAÇÃO DE PALAVRA

    CARTELAS PARA A FORMAÇÃO DE PALAVRA
    CARTELAS PARA A FORMAÇÃO DE PALAVRA

    CARTELAS PARA A FORMAÇÃO DE PALAVRA
    CARTELAS PARA A FORMAÇÃO DE PALAVRA

    CARTELAS PARA A FORMAÇÃO DE PALAVRA
    CARTELAS PARA A FORMAÇÃO DE PALAVRA

    CARTELAS PARA A FORMAÇÃO DE PALAVRA
    CARTELAS PARA A FORMAÇÃO DE PALAVRA

    CARTELAS PARA A FORMAÇÃO DE PALAVRA
    CARTELAS PARA A FORMAÇÃO DE PALAVRA

    CARTELAS PARA A FORMAÇÃO DE PALAVRA
    CARTELAS PARA A FORMAÇÃO DE PALAVRA

    quarta-feira, 1 de março de 2017

    Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH

    Conceito: O TDAH é um transtorno de comportamento mais comum na infância e adolescência, atingindo cerca de 5% das pessoas em idade escolar. Caracteriza-se em três aspectos: déficit de atenção, impulsividade e hiperatividade, porém, não há necessidade de um portador do transtorno apresentar os três atributos.

    Características gerais
    Distraí-se facilmente
    - Age como se estivesse em outro lugar
    - Apresenta dificuldade em se concentrar em um único objeto.
    - Não consegue terminar suas tarefas
    - Perde objetos e materiais com freqüência
    - Inquietação
    - Dificuldade em permanecer sentado por muito tempo
    - Demasiadamente falante

    TDAH no ambiente escolar:
    - Comete erros por descuido
    - Inquietação de mãos e pés
    - Não permanece sentado nos momentos necessários
    - Tem dificuldade em aguardar sua vez de falar ou agir.
    - Interrompe assuntos dos outros.

    Diagnóstico: É feito de modo clínico, através de uma avaliação com a criança, pais e a escola. Existem escalas para diagnosticar a criança. Nessa avaliação é preciso também uma história detalhada desde o período gestacional da mãe até os dias atuais.

    Como agir: Para tratar um TDAH faz-se necessário uma equipe multidisciplinar, acompanhamento dos pais bem como, medicação. Essa medicação se refere a estimulantes sem risco de dependência química.

    ·         Vale ressaltar que o TDAH não é um problema de aprendizagem mas sim, um transtorno que compõe características como inquietação, distração e hiperatividade, e essas acabam fazendo com que o portador não foque nas atividades propostas, causando então defasagem no rendimento escolar.

    REFERÊNCIAS

    TEIXEIRA, G., Manual dos transtornos escolares: Entendendo os problemas de crianças e adolescentes na escola, 6ª edição. Rio de Janeiro: Editora Best Seller, 2015. 237 p.t

    segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

    Aprendendo a somar brincando: atividade com alunos com Deficiência Intelectual

    Por: Elisângela Aparecida Carvalho Cardoso                                                                     Programa de Educação Tutorial                                                                                         Licenciatura em Pedagogia – UFBA

    Relato de experiência realizado:
    Centro de Educação Especial da Bahia – CEEBA
    Serie: EJA- Tempo Formativo – Eixo III. Vespertino. Período: maio de 2015.  Disciplina: Matemática.
    Turma da Professora: Patrícia Diniz Gonçalves Silva

      INTRODUÇÃO
        Quando elaboramos atividades para alunos com Deficiência Intelectual, faz-se necessário respeitar o tempo de aprendizagem. Com isso, estratégias no ensino-aprendizagem das operações simples de adição em aulas de Matemática foram fundamentais para auxiliar nas resoluções de problemas matemáticos do cotidiano.

          De acordo com o Decreto Nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, alunos com deficiência precisam “de meios ou recursos especiais […] para o desempenho de função ou atividade a ser exercida” e segundo o PCN de Matemática é importante que:

    […] as situações de aprendizagem precisam estar centradas na construção de significados, na elaboração de estratégias e na resolução de problemas, em que o aluno desenvolve processos importantes como intuição, analogia, indução e dedução, e não atividades voltadas para a memorização, desprovidas de compreensão ou de um trabalho que privilegie uma formalização precoce dos conceitos. (BRASIL, 1998, p.63).


            Levando em conta a importância de atividades práticas para resolução de problemas do cotidiano, nós, professores, podemos fazer uso de recursos variados para propiciar ensino-aprendizagem significativo.
        Concordando com o que é sugerido pelo PCN de Matemática (1998), damos continuidade a um projeto iniciado no ano de 2014, intitulado Reutilizar para aprender: estratégias de ensino em aulas de matemática para alunos com Deficiência Intelectual, no Centro de Educação Especial da Bahia (CEEBA), e aqui, relataremos as experiências com o jogo Cai, Cai Tampinha que teve inicio no ano letivo de 2015, com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
    TEMA: Jogo Cai Cai Tampinha
    Conteúdo a ser explorado: operações simples de adição.

    Objetivo Geral:

      Proporcionar aos alunos com Deficiência Intelectual, experiências com operações simples de adição, que permitam ampliar sua compreensão do conteúdo estudado, auxiliando-o no desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e em resoluções de problemas diários.

    Objetivos Específicos:

    • Entender as regras do jogo;
    • Resolução adições simples de adição;
    • Resolução de situações problemas, com valores reais, envolvendo as operações de adição;
    • Desenvolver estratégias para resolver as operações de adição;
    • Possibilitar a resolução de situações-problema.

    Sequência Didática

    1º momento: cada aluno recebe um kit do Cai Cai Tampinhas. Cada Kit é composto por uma garrafa pet transparente com vários furos, palitos de churrasco nas cores: natural, azul e preto e tampinhas de garrafas de refrigerante de varias cores.
    Garrafa pet cortada e furada com palitos e tampinhas coloridas
    Foto: Elisângela Cardoso
    2º momento: explicando as regras do jogo para os alunos. 1º passo- explicando os valores das cores dos palitos, sendo: palitos na cor natural valem 01 ponto; palitos na cor azul valem 02 pontos e palitos na cor preta valem 03 pontos.  2º passo- o jogo tem início retirando os palitos da garrafa e quando cair tampinhas o jogo é finalizado (Nesse caso, cada aluno recebeu um kit, mas o jogo pode ser realizado em duplas). 3º passo- somar os valores dos palitos que ficar na mão. 4º passo- ganha o jogo o aluno que tiver o maior valor somado dos palitos que tiraram antes das tampas caírem. (veja regras do jogo para duplas no fim do texto).
    Alunos ouvindo as regras do jogo
    Foto: Elisângela Cardoso
    3º momento: explicando o passo a passo do jogo. 1º passo- colocar as tampinhas dentro da garrafa e tampar. 2º passo- colocar os palitos nos furos da garrafa de forma que quando virar à garrafa as tampas não caia. 3º passo- virar a garrafa. 4º passo- tirar os palitos até que alguma tampinha caia.
    1ª imagem: tampas no fundo da garrafa e colocar os palitos na garrafa, 2ª imagem garrafa com os palitos, 3º imagem garrafa virada e com as tampas em cima dos palitos.
    Foto: Elisângela Cardoso
    4º momento: explorando o jogo. Foi um momento para experimentação o jogo.

    Encaixando os palitos e explorando as possibilidades do jogo

    Foto: Elisângela Cardoso

    5º momento: Depois do jogo testado, os alunos começaram a brincar.
    Hora do jogo
    Foto: Elisângela Cardoso

    6º momento: somando valores.  Momento em que cada aluno somou os valores referentes às cores dos palitos que ficou na mão.
    Conferindo valores
    Foto: Elisângela Cardoso

    7º momento: registrando os valores. No quadro escrevemos os nomes dos alunos e seus respectivos valores para saber quem fez mais pontos. Todos os alunos participaram das somas dos colegas.
    8º momento: Ao término da aula, os alunos sugeriram mais duas cores e dois valores para o jogo: vermelho 10 pontos e lilás 05 pontos.

    Alunos pintando mais palitos para o jogo
    Apresentação1
    Fotos: Elisângela Cardoso


    Avaliação:

      A avaliação dos alunos com Deficiência Intelectual foi processual observando o desempenho, interesse, participação nas aulas e respeitando o tempo de aprendizado do aluno.  

     REGRAS DO JOGO

    TAMPAS E PALITOS
    1º passo- atribuir os seguintes valores para as cores dos palitos:
    palitos na cor natural: 01 ponto;
    palitos na cor azul: 02 pontos;
    palitos na cor preta: 03 pontos.
    2º passo- colocar as tampas dentro da garrafa e tampar;
    3º passo- colocar os palitos nos furos da garrafa;
    4º passo: virar a garrafa de modo para que as tampas fiquem em cima dos palitos;
    5º passo- decidir no par ou impar quem vai iniciar o jogo;
    4º passo- tirar um palito por vez em sistema de revezamento até todas as tampas caírem;
    5º passo- somar os valores dos palitos retirados por cada um dos jogadores em função dos valores por cores (vide 1º passo).

    COMO CALCULAR QUEM GANHA O JOGO
    Quem fez o maior número de pontos por soma de cores de palitos;
    Exemplo do jogo:
    • Pedro e Paulo tiram par ou impar e ganha Pedro.
    • Pedro tira um palito e passa a vez para Paulo.
    • Paulo tira um palito e passa a vez para Pedro.
    • Quando todas as tampinhas caírem, é hora de somar os valores conforme as cores.
    1. Pedro ficou com 03 palitos naturais (03 pontos), 04 azuis (08 pontos) e 04 pretos (12 pontos), totalizando 19 pontos.
    2. Paulo ficou com 02 palitos naturais (02 Pontos), 01 palito azul (02 pontos) e 01 palito preto (03 pontos), totalizando 07 pontos.
    Ganhou Pedro, pois ficou com mais pontos somados.

    REFERÊNCIAS:
    BRASIL. Decreto Nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999.  Regulamenta a Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências.  Brasília, 1999.
    ______. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática Ensino Fundamental I – Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. – 3. ed. – Brasília: A Secretaria, 1998.

    JOGOS E BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS COM NECESSIDADE ESPECIAL INTELECTUAL

     
     
    Olá colegas, estou postando minha contribuição de atividade para desenvolver no AEE com Deficiente Intelectual.  ABRAÇOS.
     
     
     Para Crianças com Deficiencia intelectual com dificuldade em  realizar atividades como: concentração, memoria, noções de espaço e tempo,  dificultando a sua socialização e a comunicação. 

    Proponho a utilização de jogos e brincadeiras que promovam uma interação comunicativa e cooperativa, através de atividades como: 

    Brincadeiras de roda que envolvam o recontar e transmitir informações exemplo “Telefone sem fio” onde os alunos se reúnem em grupo de 5 e um passa a informação no ouvido do outro e o ultimo conta o que recebeu como mensagem.
     
    Desenvolvimento da habilidade de transmissão de mensagem oral através de atividade
    teatral onde o aluno terá o papel de uma pessoa que precisa ir ao mercado compraralimentos, assim terá que transmitir o que deseja aos vendedores do mercado.
      
    Desenvolver a leitura visual e linguagem oral através da contação de história por meio de gravuras em formato de história em quadrinhos, onde serão apresentadas a aluna várias gravuras e ela terá que expressar através da fala a seqüência da história. Pode-se ao final contar a versão original da tirinha.


    Leitura e escrita de palavras, usando figuras correspondentes a cada uma; utilizando recursos como computador e a internet e de tecnologias assistivas (blogs; sites; Softwares educativos; jogos e outros).


    Materiais concretos e lúdicos para desenvolver os aspetos sensoriais; (meta)cognitivos;
    Utilizar números, formas, variadas texturas, tamanhos e letras por meio de blocos lógicos, material dourado, dominó de textura, jogos de encaixe, números em EVA, como também utilizar programas educativos no computador.

     Realizar as atividades de memória, atenção e percepção visual que ajudem na aprendizagem e poderá estimular a leitura e a escrita e compreensão dos conteúdos.
      
      EXEMPLO DE JOGO
    JOGO TOCA DO COELHO

    Toca do coelho é um jogo que tem por objetivo colocar a bolinha dentro dos copinhos (tocas) apenas movimentando a bandeja, que pode ser substituída por uma caixa de camisa. Este jogo pode ser para a turma toda.
     É um material muito versátil, podendo ser utilizado por crianças de diversas faixas etárias (cuidado com o tamanho da bolinha utilizada).

     Para crianças menores ela pode identificar a cor da toca ou o número referente. Para crianças maiores ela pode somar ou multiplicar os números de duas ou mais tocas. Numa competição ganha a criança que fizer maior pontuação.

     Esse jogo é importante para psicomotricidade da criança, desenvolve a coordenação motora, auxilia na atenção e nas estratégias para alcance de um objetivo.

     




     


    Atividades para crianças com necessidade especial Intelectual

    J0G0S PARA TRABALHAR LEITURA E ESCRITA

    FORMANDO PALAVRAS


    Nesta atividade foi usada caixa de fósforos. São muitas as variações com caixas de fósforos, podem ser feitas jogo da memória, dominós ou jogos que use as duas partes da caixa de fósforo como por exemplo esta aqui que usou personagens da Turma da Mônica e letrinhas para formar o nome dos personagens. Você pode variar esta atividade basta mudar as figurinhas.


    PESCANDO LETRAS



    O uso do lúdico no momento da aula estimula a criatividade e imaginação da criança, além de facilitar o processo de ensino aprendizagem. Brincando a criança aprende com facilidade.Esta é uma que pode ser usada de várias formas por exemplo: Peça para o criança pescar uma letra, depois peça para a criança escrever em uma folha separada palavras iniciadas com esta letra, ou coloque várias figuras colocadas em plaquinhas feita de cartolinas e a cada letra pescada peça para a criança identificar a figura correspondente.Pode se trabalhar também a escrita do nome da criança. As atividades lúdicas ajudam a memória de curto e longo prazo.


     FONTE:PSICOPEDAGOGIANDO(jossandrabarbosa.blogspot.com.br)