Caixa de sílabas
Materiais necessários:
- E.V.A. ou cartolina;
- canetinha para retroprojetor ou cola colorida;
- tesoura;
- caixa.
Modo de preparar:
Fazer duplas/trios de formas geométricas de diversas cores e tamanhos.
Escrever em cada dupla/trio de formas geométricas sílabas que formarão palavras.
Gosto de fazer por categoria.
Então um grupo de crianças terá uma caixa com nomes de animais,
outro grupo nomes de objetos… Ou ainda, em uma caixa poderá ter substantivos, em outra adjetivos … As crianças é que deverão dizer qual
foi a maneira que a professora utilizou para organizar cada caixa.
Modo de brincar:
Entregar uma caixa para cada grupo de crianças e dizer que você tem uma lista secreta com palavras.
E que essas palavras estão escritas nas sílabas que estão nas caixas.
A pista para elas descobrirem quais são essas palavras da sua lista é : formas geométricas iguais !!!
Vale bater palmas e escrever no quadro cada descoberta das crianças.
Caixa de ovos na alfabetização
Você vai precisar:
- caixas de ovos divididas em diversas partes (duas, três, quatro…);
- letras (coladas em tampas de refrigerante ou fichas).
Procedimento:
Peça para a criança escrever uma palavra. Por exemplo: bola.
Entregue para ela uma caixa de ovos com 4 partes e diga: “para escrever
esta palavra será necessário preencher cada parte, ou seja, não pode
faltar e nem sobrar letras.”
Uma variação é ditar uma frase e entregar caixas com partes na
quantidade exata para escrevê-la.
Assim ajudará a criança que aglutina palavras (junta palavras) a
compreender que existe um espaço entre elas.
Retirado do Blogger PsicoSol
Jogo para alfabetização "A Forca"
Esse jogo é interessante para ser utilizado com crianças que estão
em processo de alfabetização, principalmente na fase em que estão
aprendendo a formar palavras.
segunda-feira, 2 de junho de 2014
Lince das Palavras
Você vai precisar:
- Cartela e fichas: Lince
- cartolina;
- cola;
- tesoura;
- papel contact.
Procedimento:
Cole a cartela e as fichas na cartolina, aplique papel contact e corte.
Após, organize um grupo de crianças.
Coloque o tabuleiro sobre uma superfície e espalhe as fichas com as
palavras viradas para baixo.
Uma das crianças inicia o jogo virando uma ficha e juntas deverão procurar
no tabuleiro uma palavra igual, mas atenção: tem que observar direito,
porque as palavras podem ser parecidas as das fichas, porém, podem conter erros. Então, tem que ser esperto e observar toda a palavra.
O primeiro que encontrar ficará com a ficha. Ganha o jogo quem encontrar mais fichas.
Retirado do Blogger PsicoSol
quarta-feira, 28 de maio de 2014
quarta-feira, 21 de maio de 2014
Alguns jogos lúdicos para desenvolver aprendizagem
BOLICHE NUMÉRICO
EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM:
• Desenvolver o raciocínio lógico
Os pontos serão registrados em um cartaz.
A CAIXA MÁGICA
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:
• Desenvolver a percepção tátil.
• Reconhecer as letras relacionando grafemas e fonemas.
JOGO DAS ABELHINHAS
EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM:
• Desenvolver a consciência fonológica.
BRINCANDO DE ACHAR LETRAS
BRINCANDO DE ACHAR PALAVRAS
AS ÁRVORES SABIDAS
TELEVISÃO DAS PALAVRAS
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:
• Identificar as letras de seus nomes e do nome da professora.
• Observar qual a letra que mais apareceu, a que menos apareceu, o maior nome, o menor nome.
• Classificar as palavras colocando-as em ordem alfabética.
DESENVOLVIMENTO:
• Os alunos formarão seus nomes com o alfabeto móvel. em seguida, cada um deverá colocar uma argola em cada letra de seu nome. No final, será possível observar quais letras foram mais utilizadas, quais menos aparecem nos nomes, letra inicial e final das palavras, nomes maiores e menores...
Obs.: A atividade pode também ser realizada com outras palavras.
BRINCANDO DE ACHAR PALAVRAS
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:
• Conhecer novas palavras.
• Reconhecer unidades fonológicas como terminações de palavras, rimas...
(em diversas posições) e aliterações (repetições de
fonemas em palavras)
(em diversas posições) e aliterações (repetições de
fonemas em palavras)
DESENVOLVIMENTO:
• Os alunos formarão palavras usando as argolas (dissílabas, trissílabas, polissílabas) como mostra a imagem.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:
• Reconhecer unidades fonológicas ou segmentos sonoros como rimas, sílabas (em diversas posições) e aliterações (repetições de fonemas em palavras).
• Dominar as relações entre grafemas e fonemas.
• Descobrir novas palavras.
• Desenvolver a escrita.
• Compreender a função da segmentação dos espaços em branco.
DESENVOLVIMENTO:
• Os alunos deverão ler fichas com palavras e frases. Cada palavra lida corretamente, dará uma fruta para sua árvore. Cada frase que o aluno ler corretamente ganhará 2 frutas.
• Na escrita, se o aluno escrever uma frase corretamente ganhará 3 frutas.
• Vence quem tiver mais frutas em sua árvore.
Obs.: O Professor poderá adaptar a atividade de acordo com a necessidade
de seus alunos.
de seus alunos.
Esta atividade é ótima para desenvolver o gosto pela leitura e escrita.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:
- Reconhecer unidades fonológicas
- Desenvolver a leitura e escrita.
ÁBACO
VAMOS CONTAR?
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:
• Desenvolver o raciocínio lógico.
• Fazer cálculo mental.
• Relacionar números X quantidades.
DESENVOLVIMENTO:
• Os alunos receberão suas fichinhas.
• Eles, cada um na sua vez deverão jogar o dado, e de acordo com a quantidade marcada no dado, eles colocarão no tabuleiro as suas fichas.
• Vence quem no final tiver mais fichinhas no tabuleiro.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:
• Desenvolver a atenção e percepção auditiva.
• Reconhecer as letras, relacionando grafemas e fonemas.
• Diferenciar letras de outros sinais gráficos.
DESENVOLVIMENTO:
• Ao som de uma música a batata quente deverá passar de mão em mão. Quando a música parar, o aluno que estiver com a batata na mão deverá retirar uma ficha de leitura (Sílabas móveis, palavras, frases e provérbios populares) de acordo com o nível de cada aluno.
FICHAS – DESCUBRA A PALAVRA
• Mostrarei fichas com palavras para os alunos, a medida que eu for abrindo eles terão que falar as letras, depois unirão as sílabas para no final falarem qual é a palavra. Eles saberão se acertaram a palavra quando observarem o desenho no final.
FIGURAS IGUAIS X PALAVRAS DIFERENTES
EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM:
• Reconhecer palavras e unidades fonológicas ou segmentos sonoros como rimas, sílabas (em diversas posições) e aliterações (repetições de fonemas em palavras).
TRILHA DAS PALAVRAS
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:
• Desenvolver a escrita e a leitura
• Compreender a função da segmentação dos espaços em branco.
• Aprender a seguir regras, e a se socializar com os colegas.
DESENVOLVIMENTO:
• Os alunos deverão ler fichas com frases e contar o número de palavras nas frases.
• De acordo com o número de palavras eles percorrerão a trilha.
• Quando cair em uma cor, o aluno abrirá a caixa que está na trilha pegará uma fichinha da mesma cor e deverá fazer o que se pede.
Retirado do Blogger Projetando na Educação Infantil