"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

terça-feira, 7 de março de 2017



 PROJETO DE LEITURA







Projeto Fábulas



"A HORA DA FÁBULA"

Justificativa:
É prazeroso trabalhar com fábulas, interpretá-las, conhecer tudo o que se esconde na fantasia de cada texto, se envolver no que se encontra por trás de cada de leitura, questionar os valores, analisar as mensagens trazendo para as nossas vidas. 
Através de uma atividade com fábulas, o professor pode despertar nos alunos o hábito da leitura, da escrita, da interpretação, da produção textual, da ilustração, da descoberta das mensagens implícitas e explícitas nos textos.

Objetivo Geral:
Promover aos alunos o contato mais frequente com esse gênero textual.
Melhorar a aprendizagem com relação à pontuação, ortografia e a estrutura, despertando o prazer de ler, produzir, ilustrar...o referido gênero.

Objetivos específicos:
Discutir sobre fábula;
Proporcionar momentos para que os alunos deem opiniões e façam seus comentários;
Envolver os alunos na leitura, escrita, interpretação e no desenvolvimento criativo através das mais variadas atividades como: dramatizações, produções de textos, ilustrações e desenhos;
Fazer reflexão com os alunos sobre os valores mostrados nas fábulas.

Metodologia
Para o bom desenvolvimento desse projeto será oferecido um trabalho de pesquisa para que os alunos possam conhecer alguns autores de fábulas, principalmente aqueles em que suas obras são mais comentadas como: Leonardo da Vince, Esopo, La Fontaine;
Proporcionar espaço para os alunos expressarem suas opiniões e comentários;
Disponibilizar um acervo do referido gênero para a turma;
Escolha e leitura (sala de leitura);
Publicar um livreto de fábulas produzido pelos próprios alunos. O qual será postado num blog;
Motivar os alunos para que escolham fábulas e sintam prazer na leitura;
Organizar, sempre que for necessário, a turma em grupos.

Atividades:
Cada semana um grupo deve escolher uma fábula e fazer dramatização para o restante da turma. Com situações do cotidiano, os alunos produzirão novas fábulas e ilustrarão.
As fábulas deverão ser expostas em painéis em sala de aula e/ou nos espaços da escola.
Será confeccionado um livro com as fábulas produzidas e ilustradas pelos alunos(as).

Desenvolvimento:
Língua portuguesa
Ortografia
Produção de texto Pontuação
Oralidade e escrita
Ilustrações
Dramatizações
Expressar - se de maneira adequada à leitura
Discussão sobre a mensagem do texto (moral da história)
Produto Final
Confecção de um livro de fábulas produzidos pelos alunos.
Material de Apoio
Livros diversos de autores de fábulas, laptop, internet, caderno, folhas de cartolinas, ofício...

Observação: 
Produzi alguns textos do gênero fábulas como incentivo dando início ao projeto;
Depois das produções dos alunos será feita a correção das fábulas e devolvidas para os mesmos para passar a limpo;
Será scaneado e formatado os desenhos dos alunos.


Projeto de atividades - Chapeuzinho Vermelho



Projeto de atividades Chapeuzinho Vermelho
Disciplinas contempladas: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, Ciências, História, Educação Física


 

Projeto de leitura - CAPACIDADE: Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão: - Levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo do texto que está sendo lido.












 







Obs: Clique na imagem para abrir e depois (salvar imagem como).
Projeto de leitura:  CAPACIDADE: Desenvolver capacidades  necessárias à leitura com fluência e compreensão:  -  Levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo do texto que está sendo lido.

sábado, 30 de agosto de 2014

MODELOS DE RECADINHOS, FICHAS DE LEITURA PARA TRABALHAR O PROJETO DE LEITURA COM O APOIO DA FAMÍLIA. PROJETO LEITURA MODELOS.





MODELOS DE RECADINHOS, FICHAS DE LEITURA PARA TRABALHAR O PROJETO DE LEITURA COM O APOIO DA FAMÍLIA. PROJETO LEITURA MODELOS. 
PARA SALVAR CLIQUE NAS IMAGENS.

Modelo de plano de aula para o segundo período - Educação infantil





Escola:_____________________________________________
Professor:____________________________________
Turma: 1º Ano Vespertino
Data: 02 de Setembro

Plano de Aula
1.      TEMA 
Lista com nomes de animais do livro "O Caso da lagarta que tomou chá de sumiço".
2.     OBJETIVOS
  • Mostrar as diferentes formas de linguagens;
  • Trabalhar o respeito ao próximo;
  • Trabalhar a linguagem oral, atenção, confiança e a criatividade;
  • Estimular o gosto pela leitura;
  • Promover o avanço da habilidade leitora;
  • Propiciar a interação entre alunos em nível indiferenciado e pré-silábico com o alfabeto (móvel);
  • Estimular o desenvolvimento da coordenação motora.
3.     CONTEÚDOS
  • Linguagem;
  • Coordenação Motora;
  • Linguagem Matemática;
4.     DURAÇÃO
  • A duração da aula será de 4 horas.
5.     RECURSOS 
  • Caneta, lápis, borracha, notebook, datashow, livro "O Caso da Lagarta que tomou chá de sumiço", lousa, piloto, livro didático, alfabeto móvel em mdf e os que contém em livros de recortes.
6.     METODOLOGIA
6.1 - Acolhida;
6.2 - Hino Nacional;
6.3 - Hino a Cidade;
6.4 - Registro da Rotina;
6.5 - Chamada dos Alunos;
6.6 - Tempo para gostar de ler - (Menina bonita do Laço de Fita);
6.7 - Roda de Conversa;
6.8 - Leitura coletiva do livro "O Caso da Lagarta que tomou chá de sumiço" , com simultânea exibição em slide no datashow;
6.9 - Reflexão sobre o texto lido no livro;
6.10 - Atividade de leitura e escrita (Lista com o nome dos animais e insetos da história lida);
6.11 - Atividade de formação das palavras da lista com alfabeto móvel e colagem.
7.     INTERVALO E LANCHE

8.     CONTINUAÇÃO DA ATIVIDADE 6.11.

9.     ATIVIDADE MATEMÁTICA
9.1 - Cantar as músicas  "Formiguinhas" e "Mariana";
9.2 - Atividade na página 185 do livro didático.
10. DESPEDIDA

11.   AVALIAÇÃO 
  • Todos serão avaliados como participantes, sendo observado a capacidade de comunicação, a reação às situações e aos desafios propostos, a interação com os colegas. Focalizar o desenvolvimento e participação individual de cada aluno nos campos da leitura, escrita, oralidade e na resolução de problemas matemáticos.

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Projeto Anual para Trabalhar Gêneros Textuais no 4º Ano

A) Projetos Permanentes
• Leitura diária de textos literários, informativos e práticos pelo professor. • Leitura compartilhada de textos informativos e de divulgação científica. 
• Roda de biblioteca e roda de conversa (discussões relacionadas aos projetos). 
• Leitura de textos em diferentes portadores para buscar informações. 
Objetivos Familiarizar-se com textos de diferentes gêneros e selecionar textos em diferentes fontes, observando seu propósito enquanto leitor. 
Conteúdo Comportamentos leitores (seleção de informações e leitura de textos informativos).
------------------------------------------------------------------------------------------
B) Sequências Didáticas
• Leitura e reescrita de contos tradicionais tendo um personagem como narrador. 
• Reescrita individual ou em dupla de textos informativos. 
• Revisão coletiva ou em dupla (coerência, coesão e ortografia). 
Objetivos Reescrever um conto em primeira pessoa (o personagem é ao mesmo tempo narrador) e desenvolver comportamentos escritores. 
Conteúdos Leitura de contos tradicionais, produção textual e revisão (ortografia, pontuação e concordâncias verbal e nominal). 
------------------------------------------------------------------------------------------

C) Projetos Didáticos
• Leitura e produção de jornal mural. 
• Indicação literária de vários livros e autores para a maior circulação de livros da biblioteca da escola. 
Objetivos Reescrever e produzir textos utilizando procedimentos de escritor. 
Conteúdos Leitura de jornais, produção de texto e revisão (aspectos notacionais e discursivos). 
------------------------------------------------------------------------------------------

2º Semestre
A) Projetos Permanentes
• Leitura diária de diferentes gêneros pelo professor. 
• Roda de biblioteca e roda de conversa relacionada aos projetos. 
• Leitura pelo aluno de gibis, enciclopédias, jornais (para buscar informações, se divertir e aprender sobre o tema). 
Objetivos Familiarizar-se com diferentes gêneros e selecionar textos em diferentes fontes, observando seus propósitos. 
Conteúdos Comportamentos leitores.

------------------------------------------------------------------------------------------

B) Sequências Didáticas
• Leitura de vários textos de um mesmo autor, analisando os recursos linguísticos utilizados por ele. 
• Produção de textos práticos, informativos e literários individualmente ou em dupla, utilizando procedimentos de escritor. 
• Revisão de textos produzidos em dupla e com a ajuda do professor. 
Objetivos Conhecer características discursivas e comunicativas desses gêneros, saber reconhecer, organizar e utilizar os recursos linguísticos presentes nos textos e aprender procedimentos de revisão. 

Conteúdos Leitura, produção de texto e revisão (ortografia, pontuação, concordância nominal e verbal e aspectos discursivos). 

------------------------------------------------------------------------------------------
C) Projetos Didáticos
• Roda de leitura com a participação dos pais (apresentações, apreciações e comentários de livros lidos do autor estudado). 
• Livro de autobiografia dos alunos da turma. 
Objetivos Favorecer a troca de experiências de leitura e pôr em jogo os conhecimentos sobre a escrita considerando as características do gênero. 
Conteúdos Leitura, produção de texto e revisão (ortografia, pontuação e aspectos discursivos).


======================================================

Projeto anual da escola 2 para o 4º ano 

1º Trimestre
A) Projetos Permanentes
• Roda de leitura (apresentação e apreciação de livros). 
• Roda de curiosidades (comunicação oral de notícias lidas em jornais e revistas e contadas para os colegas). 
Objetivos Desenvolver comportamentos leitores e a linguagem oral e familiarizar-se com os gêneros. 
Conteúdos Leitura, comunicação oral e comportamentos leitores. 
------------------------------------------------------------------------------------------
B) Sequências Didáticas

• Leitura de textos expositivos de ciências naturais e humanas, explicitando sua organização. 
• Produção de textos expositivos tendo como referência textos de ciências naturais e humanas. 
• Leitura de textos ficcionais. 
Objetivos Analisar textos expositivos refletindo sobre a organização textual (subtítulos, uso de imagens e gráficos como complemento das informações), organizar informações e registrá-las para expor idéias). 
Conteúdo Linguagem e características de textos expositivos. 
------------------------------------------------------------------------------------------
C) Projetos Didáticos

• Reescrita de um conto preferido por aluno para compor coletânea. 
Objetivos Organizar informações e registrá-las para expor idéias. 
Conteúdo Revisão (expor idéias com clareza, exemplos, subtítulos e impessoalidade). 
------------------------------------------------------------------------------------------

A) Projetos Permanentes

• Roda de leitura (apresentação e apreciação de livros lidos). • Roda de curiosidades (comunicação oral de notícias lidas em jornais e revistas e contadas para os colegas). 
Objetivos Desenvolver comportamentos leitores e a linguagem oral e familiarizar-se com os gêneros. 
Conteúdos Leitura, comunicação oral e comportamentos leitores. 
------------------------------------------------------------------------------------------
B) Sequências Didáticas

• Leitura, análise e reflexão sobre os recursos linguísticos das narrativas de Monteiro Lobato. 
Objetivos Ler, analisar e interpretar textos variados do autor, caracterizar personagens, identificando os modos de pensar e sentir, e utilizar recursos da linguagem lobatiana. 
Conteúdos Produção e revisão de texto usando os recursos de escrita de Lobato (vocabulário de época, riqueza de detalhes descritivos, pontuação dentro do estilo do autor). 
------------------------------------------------------------------------------------------
A) Projetos Permanentes

• Roda de leitura (apresentação e apreciação de livros lidos). • Roda de curiosidades (comunicação oral de notícias lidas em jornais e revistas e contadas para os colegas). 
Objetivos Desenvolver comportamentos leitores e a linguagem oral e familiarizar-se com os gêneros. 
Conteúdos Leitura, comunicação oral e comportamentos leitores. 
------------------------------------------------------------------------------------------
C) Projetos Didáticos

• Leitura, produção escrita e revisão de poemas para compor coletânea. 
Objetivos Ampliar o conhecimento sobre o gênero, analisando bons modelos de diversos estilos de poemas. 

Conteúdos Comportamentos leitores e escritores e revisão, contemplando o uso de rimas, a escolha das palavras para expressar imagens, os recursos associativos entre os poemas e a forma de expressá-los no papel. 

Fonte: http://www.professorasnaweb.com/

Plano de aula e atividade: O sistema Solar para o 3º ano

Plano de Aula 
Resultado de imagem para Sistema Solar para o 2º ano
Conteúdo: O Sistema Solar
Série: 3º ano
Área: Ciências Naturais
Objetivo Geral:
Conhecer o sistema solar e seus respectivos componentes
Objetivos Específicos:
·         Reconhecer que o sol é uma estrela e a lua o satélite da terra.
·         Identificar os planetas do sistema solar.
Procedimentos Metodológicos
Conversa dirigida, exploração e leitura compartilhada de texto, apresentação de cartaz, atividades orais e escritas.
Recursos Didáticos
Quadro, giz, cartazes, texto impresso.
Avaliação
Participação, atividade oral e escrita.

Desenvolvimento das atividades
1º passo: Reconhecimento dos alunos.
2º passo: Apresentação e análise do texto: O Sistema Solar.
3º passo: Demonstração de cartazes.
4º passo: Apresentação e discussão de atividade oral e escrita.
Finalização: Observação de atividades.

Referência
MEDEIROS, Maria Clara. Ciências: 3º ano do ensino fundamental em nove anos. Ilustrações Ayodê frança, Henrique pereira, Glauco Alexandre. Recife: Editora Formando Cidadãos, 2009.


Texto: 
O sistema Solar

O sistema solar é composto do sol, satélites e outros astros.
Os astros são corpos celestes que se movimentam no espaço.
Alguns astros são luminosos, porque têm sua própria luz. Assim são as estrelas.
O sol é uma estrela e possui luz própria. Ele fornece luz e calor a todos os astros do sistema, inclusive a terra.
Os satélites são astros que guiam em torno das estrelas.
A lua é o satélite da terra. Ela não possui luz própria.
Os planetas são astros que não tem luz própria e refletem a luz que recebem do sol.
Nosso sistema solar é composto por oito planetas, são eles: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
O sol é dez vezes maior que Júpiter, o maior planeta do sistema solar. O planeta que está mais próximo ao sol é mercúrio. O planeta mais quente é o planeta Vênus, pois sua atmosfera retém calor.
Plutão é um planeta-anão que antes era considerado um planeta.
______________________________________________________________________

Atividades

1) Marque as alternativas que estiverem correta:
a- (    ) O sol é uma estrela.
b- (    ) Nosso sistema solar é composto por 10 planetas.
c- (    ) O sol é dez vezes maior que Júpiter.
d-(    ) Plutão é o satélite da Terra.


2) Observe a gravura abaixo e depois responda algumas perguntas.

a- Qual o planeta mais próximo do sol? ________________
b- E o mais distante? _____________________
c- Quais são os dois planetas mais próximos da terra? ________________________

3) Encontre, no diagrama abaixo, o nome dos oito planetas do nosso sistema solar.
J
Ú
P
I
T
E
R
T
R
M
K
W
T
F
Ç
L
H
E
J
E
D
M
A
R
T
E
Q
R
X
R
B
A
Z
W
U
B
Ç
R
I
C
O
V
Ê
N
U
S
E
A
Q
Ú
S
A
T
U
R
N
O
P
Y
R
Y
U
R
A
N
O
B
F
S
I
R
G
N
E
T
U
N
O
P
O


4) Ilustre o universo desenhando vários astros.