"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sábado, 20 de abril de 2013


OLHA QUE LINDOS TRABALHOS ENCONTREI NO BLOG DE ADRI MARANINCHI SÃO BONECOS COM AS PARTES DO CORPO COLADAS COM VELCRO PARA QUE POSSAM SER DESTACADAS, ASSIM COMO AS ROUPAS, DE VERÃO E INVERNO. ESTE NO CASO, É SÓ TROCAR A CABEÇA PARA SER MENINO OU MENINA.










CADERNOS DECORADOS





 MINHA SALA DE AULA















RISQUE-RABISQUE

DEDOCHES


MARCADORES DE AGENDA



FORMATURA BIOQUÍMICA


CADERNOS, AGENDAS, CAPAS DE CADERNOS E RISQUE RABISQUE, ALGUNS EU CRIEI OUTROS FORAM INSPIRADOS EM MUITAS BLOGS QUE VISITO, PRINCIPALMENTE O DA EDNA THOMAZINI QUE FAZ COISAS MUITO LINDAS!!!!!!














 História e Geografia...

Português...

Matemática...

Ciências...

Inglês... 
Painel para trabalhar o corpo humano, sentidos e estações do ano!
As orelhas, o nariz, a boca, os olhos e as mãos são colados com velcro!

As roupas podem ser trocadas, porque também são fixadas com velcro!
Vestuário de verão...

Vestuário de inverno...


Dedoches da história dos Três Porquinhos (inspirados no trabalho da Crys,brincandoeeducando2.blogspot.com)
Estes personagens também foram inspirados nos da Crys, só adaptei eles:
colei palitos de churrasco com velcro no verso, pois assim servem para fantoches de vara e sem os palitos, podem ser fixados no avental de hitórias ou na parede.



Detalhe do velcro no verso dos fantoches

Fantoches da família:
Papai, filha, filho e mamãe

Não poderiam faltar a vovó e o vovô!


Fantoches das frutas!



Projeto Itália!
(pena que a foto ficou escura...)
Cozinheiro italiano e sua ajudante!

Humm! Talharim e massa parafuso!

Fogão para cozinhar esta macarronada!


PLANO ANUAL 4º ANO ENSINO FUNDAMENTAL


LÍNGUA PORTUGUESA (4° Ano )

OBJETIVOS

• Integrar uma comunidade de leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita;

• Adequar seu discurso às diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores;

• Ler diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes propósitos e às características dos diversos gêneros;

• Escrever diferentes textos selecionando os gêneros adequados a diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

· Participar de situações de intercambio oral que requeiram ouvir com atenção, formular e responder perguntas, explicar e compreender explicações, manifestar opiniões sobre o assunto tratado;
· Apreciar textos literários;
· Recontar historias conhecidas, recuperando algumas características de linguagem do texto lido pelo professor;
· Ler com ajuda do professor, diferentes gêneros (textos narrativos literários, textos instrucionais, textos de divulgação científica e noticias), apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto, as características de seu portador, do gênero e do sistema de escrita;
· Ler, por si mesmo, textos conhecidos, tais como parlendas, adivinhas, poemas, piadas, quadrinhas, regras de jogos, canções, trava-línguas, além de placas de identificação, listas, manchetes de jornal, legendas, rótulos e textos científicos;
· Reescrever, de próprio punho – histórias conhecidas, considerando as idéias principais do texto fonte e algumas características da linguagem escrita;
· Produzir textos de autoria de próprio punho, utilizando recursos da linguagem escrita;
· Revisar textos coletivamente com ajuda do professor ou em parceria com os colegas.
EIXOS

HABILIDADES

Linguagem oral

 Leitura de imagens,

 Recontar histórias de diferentes gêneros textuais,

 Roda de conversa,

 Declamar poesias,

 Apresentações a partir de um roteiro, participações em debates,

 Relatar experiências vividas,

 Formular perguntar pertinentes ao assunto, expor um assunto pesquisado,

 Entrevistar, dramatizar histórias e relatar acontecimentos respeitando a seqüência temporal,

 Falar trava-línguas,

 Defender suas ideias com argumentação

Prática de leitura

 Leitura compartilhada diária,

 Roda de leitores,

 Leitura feita pelos alunos de diferentes gêneros textuais,

 Ler para divertir, informar, estudar e pesquisar,

 Ler em voz alta com fluência, entonação de acordo com a pontuação, intenção do autor para eficácia comunicativa,

 Inferir sentido a uma palavra no seu contexto,

 Identificar afirmações explicitas e implícitas no texto,

 Identificar começo, meio e fim de uma historia lida e/ou ouvida.

 Identificar e descrever personagens,

 Distinguir fala do narrador dos outros personagens,

 Antecipar o conteúdo da leitura de um texto,

 Atender informações explicitas de um texto de acordo com o seu gênero e tipo textual

 Consulta ao dicionário.




Prática Escrita e produção de texto

 Empregar letra maiúscula corretamente,

 Escrever textos considerando o leitor e os gêneros textuais,

 Utilização correta da pontuação,

 Grafia correta das palavras,

 Segmentação correta de frases e textos,

 Escrita de textos observando os aspectos: legibilidade, finalidade, acentuação, gramaticais e de concordância,

 Produzir texto e revisá-lo.


Conteúdos

1º BIMESTRE

 Produção de texto: conto

 Leitura, produção e interpretação

- Paragrafação

- Acentuação

- Pontuação

- Concordância verbal e nominal

- Vocabulário

- Maiúsculas e minúsculas

- Ortografia – gn, pc, PC,, pn, ps, pt, tm.

- Acentuação Palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas

- Divisão silábica dos dígrafos

- Gramática

- Fonema e letra

- Encontro vocálico

- Dígrafo

- Silaba tônica

2º BIMESTRE

 Textos Lúdicos ou Reflexivos: trava-língua, parlendas, cantigas e textos descritivos

 Leitura, produção e interpretação

 Estrutura do texto

- Paragrafação

- Acentuação

- Pontuação

- Concordância verbal e nominal

- Vocabulário

- Maiúsculas e minúsculas

 Ortografia:palavras com som de x

 Gramática: substantivo e preposição,

- Revisão das acentuações

3º BIMESTRE

 Textos narrativos, histórias em quadrinhos e lendas

- Leitura, produção e interpretação

- Estrutura do texto

- Paragrafação

- Acentuação

- Pontuação

- Concordância verbal e nominal

- Vocabulário

- Maiúsculas e minúsculas

 Ortografia: letras com c e s com o mesmo som, terminações com OSO e OSA.

 Gramática

- Pronomes: pessoais ( caso reto e oblíquo), de tratamento, possessivo, demonstrativo, indefinido e interrogativo

- Adjetivo e locução adjetiva

4º BIMESTRE

 Textos informativos e expositivos

- Leitura, produção e interpretação

- Estrutura do texto

- Paragrafação

- Acentuação

- Pontuação

- Concordância verbal e nominal

- Vocabulário

- Maiúsculas e minúsculas

 Ortografia: palavras com sc, sç,xc, s. z e x com som de z e terminações em EZ e EZA

 Gramática

 Verbo- conjugação, pessoa e número e tempos verbais

 Numeral

MATEMATICA

OBJETIVOS

• Compreender que os conhecimentos matemáticos são meios para entender a realidade.

• Utilizar os conhecimentos matemáticos para investigar e responder a questões elaboradas a partir de sua própria curiosidade.

• Observar aspectos quantitativos e qualitativos presentes em diferentes situações e estabelecer relações entre eles, utilizando conhecimentos relacionados aos números, às operações, às medidas, ao espaço e às formas, ao tratamento das informações.

• Resolver situações-problema, a partir da interpretação de enunciados orais e escritos, desenvolvendo procedimentos para planejar, executar e checar soluções (formular hipóteses, fazer tentativas ou simulações), para comunicar resultados e compará-los com outros, validando ou não os procedimentos e as soluções encontradas.

• Comunicar-se matematicamente apresentando resultados precisos e argumentar sobre suas hipóteses, fazendo uso da linguagem oral e de representações matemáticas e estabelecendo relações entre elas.

• Sentir-se seguro para construir conhecimentos matemáticos, incentivando sempre os alunos na busca de soluções.

• Interagir com seus pares de forma cooperativa na busca de soluções para situações-problema, respeitando seus modos de pensar e aprender com eles.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
· Ler,escrever,comparar e ordenar números pela compreensão das característica dos sistema de numeração;
· Contar em escalas ascendentes e descendentes a partir de qualquer número dado.
EIXOS

HABILIDADES

Operações com números

 Interpretação, formulação e resolução de situações-problema envolvendo as quatro operações,

 Campo aditivo e multiplicativo,

 Compor e decompor números,

 Reconhecer ordens e classes,

 Citar o antecessor e sucessor dos números,

 Sistema monetário,

 Expressões numéricas,

 Cálculo mental,

 Múltiplos e divisores de números naturais, números decimais, racionais e porcentagem.

 Resolução de situações-problema envolvendo as frações, números racionais e com porcentagem

Espaço e forma

 Compor de decompor figuras geométricas planas,

 Reconhecer poliedros, inferir diferenças existentes entre os poliedros formados por superfície plana e corpos redondos,

 Associar sólidos ao seu molde.

 Interpretar espaços a partir da leitura de registros (mapas, etc).

Grandezas e medidas

 Estudo das medidas de comprimento, massa, capacidade, tempo e superfície,

 Criar e resolver situações que envolva a composição e decomposição do sistema monetário brasileiro.

Tratamento da informação

Construir e interpretar tabelas e gráficos.


CONTEÚDOS

1º BIMESTRE

 Números

- S.N.D até 1.000

- Leitura

- Escrita

- Composição e decomposição

- Ordem crescente e decrescente

- Sucessor e antecessor

- Algarismos romanos

- Números – ordens e classes

- Situações problemas

- Adição e subtração simples e com reserva

 Grandezas e medidas: medidas de tempo( hora, minuto, segundo, dia, semana, mês, bimestre, trimestre, ano, biênio, século, milênio) e situações problemas

 Espaços e formas: figuras planas e não-planas

2º BIMESTRE

 Números

 Adição e subtração com reserva

- Multiplicação com até 3 algarismos

- Situações problemas com as operações de: adição, subtração e multiplicação.

 Grandezas e medidas: medidas e Sistema monetário – em situações problemas

 Espaços e formas: paralelepípedo

 Tratamento de informação: Noções de gráficos


3º BIMESTRE

 Números

- Adição, subtração e multiplicação

- Divisão com 2 algarismos

- Situações problemas com as quatro operações

 Fração : Escrita, relação com frações, situações problemas com as operações de adição e subtração

 Grandezas e medidas: perímetros

 Tratamento de informação: construção de tabelas e gráficos

 Espaços e formas: Ângulos

4º BIMESTRE

 Números

- Multiplicação e divisão com 3 algarismos

- Situações problemas com as quatro operações

 Fração : Escrita, relação com frações, situações problemas com as operações de adição e subtração

 Grandezas e medidas: áreas de figuras planas

 Tratamento de informação: construção de tabelas e gráficos

 Espaços e formas: polígonos

CIÊNCIAS

OBJETIVOS

 Identificar e compreender as relações entre solo, água e os seres vivos,

 Compreender o corpo humano como um todo integrado e a saúde como bem estar físico, social e psíquico do individuo,

 Considerar o alimento como fonte de matéria e energia para o crescimento e manutenção do corpo,

 Caracterizar os aparelhos existentes no nosso corpo.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:

 Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive;

 Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar;

 Saber combinar leituras, observações, experimentações, registros, etc., para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações;

EIXOS

CONTEÚDOS

Ambiente

 Relação entre os seres vivos e o ambiente,

 Características da água, do ar e da atmosfera.

Ser humano e saúde

 Compreender as questões alimentares nos aspectos da higiene e propriedades alimentares e prevenção contra doenças,

 Estudar o corpo humano com seus sistemas e funções.

Recursos Tecnológicos

 Comunicação oral e escrita de suposições, dados e conclusões , respeitando diferentes opiniões,

 Doenças de veiculação hídrica

 Meios de proliferação e transmissão de doenças

 CONTEÚDOS

1º BIMESTRE

 Investigando a matéria

- Estados físicos

- Propriedades e transformações da matéria

 A água na terra

- Preservando a água no nosso planeta

- Estados físicos

- O ciclo da água

- A água e as misturas

 O ar e a atmosfera

2º BIMESTRE

 O alimento e os seres vivos

- Cadeias alimentares

- As relações ecológicas

- Os ecossistemas

 Nutrição do corpo humano

- Para que servem os alimentos

- Bons alimentares

- A digestão dos alimentos

3º BIMESTRE

 Atividades do corpo humano

- Atividades de: respiração, circulação e excreção

4º BIMESTRE

 A tecnologia e os alimentos

- Conservação e industrialização dos alimentos

- Movimentos do corpo humano: ossos, músculos e movimentos


HISTÓRIA

OBJETIVOS

 ·Sua identidade e origem na história;

 Reconhecer e valorizar as diferentes culturas percebendo a formação do estado;

 Conhecer a os fatos históricos do estado

 Participe dos mais diferentes tipos de comemorações dentro da Comunidade Escolar;

 Reconheça os símbolos cívicos e a importância deles na sociedade;

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:

 Perceber-se como parte integrante da história e da comunidade num todo;

 Registrar informações pessoais;

 Reconhecer a formação de um País com a colaboração das diferentes culturas


EIXOS

CONTEÚDOS

História das organizações populacionais

 Origem do Estado.

 Populações locais (indígenas)

 Organização do espaço,

 Os indígenas no RN,

 Colonização do RN.

Organização e lutas de Grupos Sociais e Étnicos.

 Movimentos que aconteceram no RN,

 Imposições culturais e religiosas no RN,

 Manifestações Culturais.

Organizações Políticas e Administrativas

 Ocupação do espaço do RN,

 Confederação dos Índios Cariris,

 Revoltas pela Independência

 Abolição dos escravos Brasil e RN,

 Governos do estado do RN,

 Poderes( executivo, legislativo e judiciário).

CONTEÚDOS

1º BIMESTRE

 Os povos indígenas do Brasil

 Descobrimento

 Os povos africanos

 Origem do RN: população e colonização

 Organização do espaço do RN.

2º BIMESTRE

 Movimentos que aconteceram no RN,

 Imposições culturais e religiosas no RN,

 Manifestações Culturais

3º BIMESTRE

 Movimentos que aconteceram no RN,

 Imposições culturais e religiosas no RN,

 Manifestações Culturais

4º BIMESTRE

 Abolição dos escravos Brasil e RN,

 Governos do estado do RN,

 Poderes( executivo, legislativo e judiciário).

Observação: Trabalhar as datas comemorativas em todos os bimestres

GEOGRAFIA
OBJETIVOS

 Integrar a criança no meio em que vive, como ser social atuante, capaz de modificá-lo;

 Desenvolver o espírito crítico com uma formação voltada para a compreensão e transformação da realidade, visando a formação do cidadão;

 Ampliar o nível de compreensão do aluno para que ele perceba que não vive isolado e que é parte integrante de uma sociedade;

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

 Conhecer o Estado – lugares e sociedade;

 Identificar os limites e governo do Estado;

 Reconhecer os espaços geográficos e as atividades econômicas do nosso Estado;

EIXOS

CONTEÚDOS

Paisagens urbanas e rurais

 A construção do espaço do RN

Espaço geográfico do RN

 Natureza, economia do RN

Cartografia

 Estudo do mapa do RN e sua localização em relação ao pais.



1º BIMESTRE

· A Terra ( livro)
- Conhecendo o nosso planeta
- A forma e os movimentos

- Oceanos e continentes

· A representação da Terra
- Mapas
- A representação do espaço no papel

· A localização no planeta Terra
- Paralelos e meridianos
- Os lugares e a sua localização

2º BIMESTRE

· A geografia e o Rio Grande do Norte
- O RN e a região nordeste
- O RN na América do sul e no mundo

 3º BIMESTRE

· A construção do espaço do RN
- As nações indígenas
- Ocupação e colonização do espaço do RN.

4º BIMESTRE

 O RN: natureza e economia

ARTES

OBJETIVO

· Propiciar aos alunos condições para se expressarem com desenvoltura, envolvendo a criatividade e espontaneidade, pondo em prática suas habilidades.
OBJETIVO COMPORTAMENTAL

· Que o aluno seja capaz de participar de forma dinâmica e criativa nas atividades propostas.
· Música
· Dança
· Teatro
· Linguagem visual: desenhos, criação de livrinhos, logotipos, cartões, reprodução de histórias, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.
· Linguagem de representação: máscaras, caracterização do aluno, teatro, dança.
· Linguagem sonora: músicas, danças, coreografias, paródias.
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS(ANUAL)

O Ensino de Artes se realizará com confecção de cartazes, cartões, máscaras, criação de livrinhos, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.

Serão utilizados materiais recicláveis e também serão trabalhadas coreografias, paródias e dramatizações.

EDUCAÇÃO FÍSICA.

OBJETIVO

· Proporcionar aos alunos atividades de recreação, desenvolvendo a coordenação, cooperação, respeito e várias outras habilidades, estimulando a sua participação, independente do resultado.
OBJETIVO COMPORTAMENTAL

· Que o aluno participe de forma criativa e dinâmica de todas as atividades propostas.
CONTEÚDOS

· Ginástica
· Danças
· Jogos
· Brinquedos cantados e cantigas de roda
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS (ANUAL)

As atividades físicas serão desenvolvidas através de ginásticas, envolvendo a flexibilidade do corpo em brincadeiras com: alongamento, aquecimento, equilíbrio, arremesso utilizando bolas, colchões e cordas.

- Coreografias diversas envolvendo ritmos variados;

- Iniciação aos jogos esportivos;

- Resgate às cantigas de roda em brincadeiras que promovam a socialização

 ENSINO RELIGIOSO

As aulas de Ensino Religioso serão ministradas de acordo com a Lei nº 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Os temas das aulas serão partindo da busca de construção de valores sólidos para o aluno enquanto cidadão,utilizando-se de textos e atividades interdisciplinares, embasadas nos Parâmetros Curriculares ( Temas Transversais) e Valores definidos na Proposta Pedagógica da Escola


Postado por CECI ALCÂNTARA

PLANEJAMENTO SEMANAL


Este planejamento está articulado para crianças na faixa de idade de 1,5 ano até 2,5 anos. Quem quiser utilizá-lo é só adequá-lo aos conteúdos que a escola pede.

PLANEJAMENTO SEMANAL

SEGUNDA-FEIRA

• Música: Se essa rua fosse minha.
• Conversa informal sobre o fim de semana;
• Poesia: Ser criança!
• Reescrita da poesia com as crianças no blocão
• Pintura livre com técnica do assopro com canudos;
• Pátio com brincadeiras livres e dirigidas;


TERÇA-FEIRA

• Música: Se essa rua fosse minha.
• Conversa informal;
• História: Um dia de Sol;
• Interpretação da história;
• Desenho livre da história;
• Contorno do nome com giz molhado;
• Confecção de cracha com o nomes;
• Pátio;

QUARTA-FEIRA

• Música: Se essa rua fosse minha.
• Conversa informal;
• Folhear revistas, identificar a letrinha do nome, retirá-la e colar em folha de papel ofício;
• Brincar de massinha;


QUINTA-FEIRA

• Música: Se essa rua fosse minha.
• Conversa informal;
• História: Branca de neve;
• Linguagem oral: Recontar a história;
• Nome próprio: Pintar livremente o desenho do nome;
• Ler historinhas;

SEXTA-FEIRA

• Música: Se essa rua fosse minha.
• Conversa informal;
• História: Franklin tem medo do escuro;
• Reescrita da história com os alunos;
• Pátio: Jogo das fitas coloridas (As crianças deverão andar ao lado da fita colada no chão para não pisá-la. Fita azul – andar de frente, fita amarela – engatinhar, fita vermelha – andar em um pé só, fita branca – andar com as pernas entre a fita, etc)


SEGUNDA-FEIRA

• Música: Sabiá;
• Conversa informal;
• Manusear jornais e revistas, rasgá-las, amassá-las e depois jogá-las para o alto. Após isso, fazer o contorno do corpo de uma criança e colar os pedaços de papel formando uma figura;
• Escrever as partes do corpo na figura;
• Brincar de jogos de encaixe;


TERÇA-FEIRA

• Música: Sabiá;
• Conversa informal;
• Pesquisa e jornais e revistas sobre figuras humanas e colar em folha de ofício;
• Escrever as partes do corpo na figura;
• Ler historinhas;

QUARTA-FEIRA

• Música: Sabiá;
• Conversa informal sobre tipos de brincadeiras;
• História: O canto do sabiá;
• Desenhar sobre a história em folha de papel ofício;
• Brincar de massinha;
• Pátio: Brincar;


QUINTA-FEIRA

• Música: Sabiá;
• Conversa informal sobre as brincadeiras dos tempos antigos;
• Pesquisa coletiva: Procurar em jornal ou revista a letrinha inicial do nome próprio, colar em folha de papel e depois escrever as letras do nome que faltam;
• Dançar;

SEXTA-FEIRA

• Música: Sabiá;
• Conversa informal sobre brincadeira de roda;
• Poesia: As borboletas;
• Reescrita dapoesia com os alunos trocando e acrescentando as cores e das borboletas;
• Pátio: Jogos recreativos – Passar a bola, passar em baixo e em cima da corda, pular corda, pular amarelinha, etc;


SEGUNDA-FEIRA

• Música: O pato
• Conversa informal sobre o fim de semana;
• Poesia: Jogo de bola;
• Cofecção de cartaz sobre a poesia;
• Pintura livre com giz de cera;
• Pátio com brincadeiras livres e dirigidas;


TERÇA-FEIRA

• Música: O pato;
• Conversa informal;
• História: Festa no céu;
• Interpretação da história;
• Desenho livre da história;
• Contornar o nome com cola colorida;
• Pátio - Brincar;

QUARTA-FEIRA

• Música: O pato;
• Conversa informal sobre animais domésticos e selvagens;
• Folhear revistas, identificar animais domésticos e selvagens, retirá-los e colar em folha de papel ofício;
• Brincar de massinha e tentar formar animais;


QUINTA-FEIRA

• Música: O pato;
• Conversa informal;
• Poesia: A galinha do vizinho;
• Trabalhando a noção de números com a quantidade de pintinhos;
• Pintar os pintinhos (especificar a quantidade)
• Nome próprio: Moldar com massinha as letras do nome;
• Ler historinhas;

SEXTA-FEIRA

• Música: O pato;
• Conversa informal;
• Cofecção de cartaz sobre os animais domésticos e selvagens;
• Pátio: Brincar de brinquedos;

ESTE PLANEJAMENTO RETIREI  DO BLOG DE CECI ALCÂNTARA



Resgatando Brincadeiras Antigas

Antigamente as crianças não tinham tantos brinquedos como as de hoje e, por isso, tinham que usar mais a criatividade para criá-los.
Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além das brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa dentre várias outras e assim, se divertiram por décadas e décadas.
Com os avanços da modernidade, a tecnologia trouxe brinquedos que não exigem a criatividade das crianças, pois elas já encontram tudo pronto.
Uma boa sugestão para o dia das crianças é a família fazer um levantamento das brincadeiras do tempo de seus pais e de seus avós, aproveitando para distraírem com seus filhos, ensinando-os outras formas de diversão e das possibilidades de se criar jogos e brincadeiras. O mais importante disso? Ensiná-los que pra brincar não precisamos gastar.

Hoje em dia grande parte das crianças leva uma vida sedentária. Na escola, permanecem sentadas durante horas, assistindo às aulas. Quando voltam para casa, nada de exercícios. Tudo o que elas querem é continuar sentadas, agora na frente da televisão ou do computador. Quem tem filhos sabe que motivá-los a gastar energia nem sempre é fácil. A melhor saída é propor brincadeiras divertidas e animadas para que os pequenos mexam o corpo, sem nem notar. Assim, eles descobrem o prazer de praticar atividades físicas, um excelente hábito que permanece por toda a vida. Confira as sugestões: 


Pular elástico: Separe cerca de 2 metros de elástico (de roupa) e dê um nó. Posicione duas crianças em pé, frente a frente, colocando o elástico em volta dos tornozelos, para formar um retângulo. Um terceiro participante fará uma sequência de saltos, pulando para dentro, para fora e sobre o elástico, mas sempre com os dois pés juntos. Durante a brincadeira aumenta-se o grau de dificuldade: o elástico passa para a altura da canela, do joelho e depois da coxa. Quem errar cede o lugar para outra criança, e o vencedor será aquele que conseguir avançar na brincadeira por mais tempo, sem cometer erros. 

Apostar corrida: Vocês podem inventar várias modalidades, desde a corrida normal, como também andar rápido, porém sem correr, ou com um pé só, fazendo polichinelos ou com os tornozelos amarrados. Se quiser, proponha, ainda, a corrida de olhos vendados (se o local permitir), ou de mãos dadas, formando duplas competidoras. 

Andar de patins: A brincadeira agrada a criançada e é excelente para desenvolver o equilíbrio e a força de vontade ao superar as quedas e seguir em frente. Se o seu filho é principiante, deixe que aprenda no quintal de casa ou na área de recreação do prédio. Depois que estiver craque, leve-o para patinar na praça. Atenção: é importante usar sempre capacete e acessórios de segurança. 

Andar de bicicleta: Excelente programa para um lindo dia de sol. Vá a um parque ou praça, leve sua bicicleta também e pedale com o seu filho. 

Pular corda: Dois jogadores batem a corda e outro salta. Enquanto isso, todos cantam a cantiga: “Um homem bateu em minha porta e eu abri. Senhora, senhor, ponha a mão no chão. Senhora, senhor, pule de um pé só. Senhora, senhor, dê uma rodadinha e vá pro olho da rua”. Quem está pulando a corda tem que seguir as instruções da música, encostando a mão no chão, pulando de um pé só, dando uma rodadinha e, por fim, sair da brincadeira, sem ser tocado pela corda, que continua girando. 

Passear com o cachorro: Além de um excelente exercício físico – os cachorros têm muito pique –, cuidar de um animal desperta na criança noções de responsabilidade, pois é preciso limpar a sujeira do cachorro, verificar se ele está com sede etc.

Dica esperta: Para um final se semana mais ativo e animado, encontre outras sugestões de brincadeiras em http://www.sadia.com.br/dicas/110_GINCANA+EM+FAMILIA

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