"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "
quinta-feira, 16 de maio de 2013
Jornal destaca batismo da CCB
em 1954 que reuniu 7 mil
Tamanha movimentação chamou a atenção da imprensa, que cobriu esta grande manifestação de fé.
Igreja Crista Evangelica na Romenia
Recebi alguns emails sob o título: Movimento da Obra de Deus na Romênia e voltando a postar, após um tempo ausente, resolvi postar algo a respeito.
Deixo claro que meu artigo não tem a intenção de desfazer de qualquer movimento ou iniciativa que os irmãos possam ter com relação ao assunto.
Os emails podem ser lidos clicando no link abaixo.
IGREJA CRISTÃ NA ROMÊNIA
A Igreja
A igreja Cristã Evangélica na Romênia, que em romeno se escreve Biserica Crestina Evanghelica, corresponde a Assembleia dos Irmãos, ou Irmãos Livres ou Irmãos de Plymouth, como são conhecidas as igrejas cuja origem foi um movimento renovador ocorrido em 1827 na Irlanda (Dublin) e Inglaterra (Plymouth). O objetivo do movimento era fornecer um local na qual todos os verdadeiros crentes podiam adorar juntos, reunidos em torno da mesa do Senhor e estudar as Escrituras sem ser divididos por diferentes alianças denominacionais. Há congregações ligadas ao movimento Irmãos em mais de 120 países do mundo, incluisive no Brasil, através da Igreja dos Irmãos ou Casa de Oração.
A Igreja dos Irmãos na Romênia se inicia em 1889, através de missionários Irmãos Livres. O inglês Edmund Hamer Broadbent, após visitar a Romênia, fez um apelo numa revista, para que missionários fossem pregar naquele país. Os missionários suíços Francis Berney e Charles Aubert, mudaram-se para a Romênia no mesmo ano de 1899 e implantaram as primeiras comunidades da Assembléia dos Irmãos no país , pregando, ensinando a Bíblia e criando Escolas Dominicais. Em poucos anos, as reuniões dos irmãos se espalharam por diversas regiões do país e outros missionários dariam sua contribuição.
Edmund H. Broadbent, Charles Aubert e Francis Berney |
A perseguição aos Irmãos começou em 1909, com a expulsão de Francis Berney da Romênia e perdurou por muitas décadas. Perseguição de governos e de outros grupos, mas em 1933 foi reconhecida como Associação religiosa.
Paralelamente ao desenvolvimento da Assembleia dos Irmãos, após a primeira Guerra, um movimento de reforma dentro da Igreja Católica Ortodoxa, originou o grupo denominado “ Os Cristãos, Segundo as Escrituras”. Este grupo tinha se inspirado no movimento dos Irmãos de Pylmouth e uniu-se com a Assembleia dos Irmãos na Romênia em 1939, mas conservando autonomia e costumes próprios. Um destes costumes era batizar crianças.
Em 1989 caiu o regime comunista e a Assembleia dos Irmãos separa-se definitivamente dos “Cristãos Segundo as Escrituras”, tendo o nome de Igreja Cristã Evangélica local na Romênia. O Outro grupo deu origem a Igreja Evangélica da Romênia.
Atualmente, a Igreja Cristã Evangélica conta com 688 casas de oração e cerca de 50 mil batizados. As igrejas são autônomas, geridas por vários anciães (2 a 5), não remunerados e organizadas em Conferências. A Igreja possui ainda um Instituto teológico de nível universitário e cinco escolas Bíblicas e tem publicado várias obras teológicas. Operam ainda 40 associações e fundações, algumas com departamentos de educação, orfanatos, creches, atividades de ajuda humanitária, etc.
Após dezembro de 1989, retomou conexões com muitas igrejas evangélicas no exterior, o que ocorreu através do evangelismo e de intercâmbio de estudos bíblicos e trabalho através de instituições de caridade.
Princípios Históricos
Quase a totalidade das Igrejas dos Irmãos na Romênia mantém ligação com as demais, do mesmo movimento em outros países e seguem os princípios fundamentais declarados pelos iniciadores do movimento:
1) A autoridade das Escrituras, considerado como o fundamento da doutrina e da vida prática do crente.
2) A igreja local é considerado um organismo vivo, cuja cabeça é Jesus Cristo.
3) A centralidade da mesa do Senhor, que é celebrada todos os domingos, como um símbolo da presença de Cristo e cumprir um mandamento para vir novamente.
4) A unidade dos crentes é uma realidade espiritual e não um único sonho.
5) O sacerdócio de todos os crentes, esta suposição envolver toda a Igreja, com base em dons espirituais no culto e serviço. Assembléias dos Irmãos rejeitam o conceito de que existem duas classes de cristãos – sacerdotes e leigos.
6) Imperativo proclamação do Evangelho a todas as pessoas e cumprindo o mandamento do batismo de Jesus sobre aqueles que se arrependem e se tornam crentes.
7) A dependência de Deus para suprir as necessidades financeiras de trabalho espiritual.
8) Espera para o retorno de Cristo para a Igreja antes do período da Grande Tribulação.
9) Em geral, os Irmãos apoiam a posição cessacionista, afirmando que “dons de sinais”, terminou com o fechamento do cânon das Escrituras.
3) A centralidade da mesa do Senhor, que é celebrada todos os domingos, como um símbolo da presença de Cristo e cumprir um mandamento para vir novamente.
4) A unidade dos crentes é uma realidade espiritual e não um único sonho.
5) O sacerdócio de todos os crentes, esta suposição envolver toda a Igreja, com base em dons espirituais no culto e serviço. Assembléias dos Irmãos rejeitam o conceito de que existem duas classes de cristãos – sacerdotes e leigos.
6) Imperativo proclamação do Evangelho a todas as pessoas e cumprindo o mandamento do batismo de Jesus sobre aqueles que se arrependem e se tornam crentes.
7) A dependência de Deus para suprir as necessidades financeiras de trabalho espiritual.
8) Espera para o retorno de Cristo para a Igreja antes do período da Grande Tribulação.
9) Em geral, os Irmãos apoiam a posição cessacionista, afirmando que “dons de sinais”, terminou com o fechamento do cânon das Escrituras.
10) Devoção a Jesus Cristo se expressa por meio dos valores de rejeição transitórios do mundo em termos de vida pessoal do crente, o comportamento na sociedade, o vestido, o lazer ao ar livre, negócios e envolvimento político.
Biserica Crestina dupa Evanghelie din Iasi nr. 1 – Botezuri 29-August-2010
Biserica crestina dupa Evanghelie Agape Galati
Igreja Cristã Evangélica local Ágape
Refletindo sobre…
Origem:
Os textos dos emails relacionam Lombardi, o companheiro de Francescon, com o início da Igreja Cristã Evangélica na Romênia.
Essa é uma informação que não consta na biografia de Giácomo Lombardi na internet. Além disso, no final de 1800, Lombardi ainda era um membro da primeira Igreja Presbiteriana Italiana de Chicago. Não havia ainda ocorrido o avivamento pentecostal entre os italianos, que impeliria muitos deles às viagens missionárias. No próprio site oficial da igreja Cristã Evangélica, há uma relação de personalidades que se destacaram no evangelismo na Romênia, mas o nome de Lombardi não aparece na lista. Se alguém tiver uma informação concreta sobre isto, terei prazer em publicar aqui no site.
Outro email diz que Deus enviou o ancião da CC na Inglaterra à Romênia. Ora, o missionário inglês Broadbent nunca foi ancião da Congregação Cristã na Inglaterra, que nem existia nesta época. Ele pertencia a Igreja dos Irmãos Livres, que é um movimento muito anterior à dos italianos da Assembleia Cristã de Chicago, que daria origem a CCB.
Semelhanças:A primeira vista, o que nesta igreja parece ser igual a CCB é a simplicidade e moralidade, evidenciada nas vestes das mulheres. Esta moralidade ainda é muito forte nas igrejas na Romênia, não apenas nesta da qual estamos falando. Além disso, ajoelham-se para orar e em geral, homens e mulheres sentam-se separados, tradição de muitas igrejas.
Na Igreja Cristã Evangélica na Romênia, as mulheres usam um cobertura na cabeça durante os cultos, mas em geral, trata-se um pequeno lenço. Raramente é um véu grande envolvendo toda a cabeça e algumas mulheres usam chapéu, como a esposa do fundador da CCB usava. Isso é mais uma tradição presente em muitas igrejas, tanto na Europa como nos EUA. Na CCB padronizou-se o uso do véu branco, fino, rendado e cobrindo toda a cabeça da mulher.A semelhança apontada no hinário, deve-se ao fato de os nossos hinos, a maioria, serem adaptações de hinos originais de autores do século 19, pertencentes à várias denominações. A falta de orquestras nas igrejas é uma tradição da igreja, não tem nada a ver com perseguição religiosa.
Igreja Cristã Evangélica Betel
Diferenças:
São muitas as diferenças com a CCB, na organização, costumes e algumas doutrinas. Enumero abaixo apenas algumas, pois a lista pode ser aumentada, se considerarmos a autonomia de cada igreja local e se nos aprofundarmos no estudo das crenças e doutrinas.
- São cessacionistas: não acreditam na atualidade dos dons de línguas.
- Igreja local autônoma, gerida por vários anciães e com Assembléia Geral de membros.
- Os membros são registrados por escrito, por solicitação da própria pessoa ao ser batizado.
- As igrejas possuem práticas e costumes diferentes uma das outras.
- Durante o culto, são espontâneos, sem uma liturgia fixa.
- Apresentação de coral e pequenos conjuntos
- Realizam a Ceia do Senhor todos os domingos.
- Não acreditam em novas revelações fora da Bíblia.
- Possuem publicações (revistas, livros).
- Possuem Escolas, faculdades, Instituto teológico e Escolas Bíblicas
- A cobertura na cabeça das mulheres podem ser de diferentes tamanhos e cores.
- Criam e gerenciam instituições de ensino em todos os níveis de educação religiosa.
- Criam e e gerenciam fundações, associações, estabelecimentos de caridade e filantrópicos e similares.
- Possuem acampamentos para jovens.
- Realizam o casamento religioso dentro da igreja.
- Enfatizam a evangelização.
Foi muito bom estes irmãos trazerem ao nosso conhecimento a existência da Igreja Cristã Evangélica na Romênia, onde um povo simples, louva a Deus com alegria, dentro das tradições que herdaram, em cultos leves e descontraídos. Serve para refletirnos em como a Obra de Deus é grande e está espalhada no Brasil no mundo, sob placas e costumes diferentes dos nossos, mas mesmo assim, é a Obra de Deus.
Fontes: comumccb.blogspot.com
ESCLARECIMENTO
A CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL não autoriza a divulgação pública através de meio eletrônico de qualquer informação a seu respeito, não estando autorizado a tanto quem, através de “site” não pertencente à CONGREGAÇÃO CRISTÃ, se afirme como “site” oficial. Quem o fizer estará atuando em nome, interesse próprio e responsabilidade pessoal. A CONGREGAÇÃO CRISTÃ se manifesta através de sua Administração ou Conselho de Anciães.
A CONGREGAÇÃO CRISTÃ é uma comunidade religiosa inteiramente fundamentada na doutrina e fé apostólicas contidas no Novo Testamento da Bíblia Sagrada.
A CONGREGAÇÃO CRISTÃ tem origem num pequeno grupo de evangélicos italianos que, na cidade de Chicago nos Estados Unidos da América, no ano de 1904, passou a se reunir em suas casas, buscando a guia Divina para seguir os ensinamentos bíblicos cristãos, dentro da simplicidade da fé apostólica.
A esse grupo, desprovido de qualquer denominação e sem qualquer propaganda ou forma especial de comunicação, foram se agregando muitas outras pessoas, sentindo-se movidas por Deus. Dessa mesma maneira, se formaram em diversos países grupos imbuídos dos mesmos sentimentos e compreensão da Palavra de Deus.
Com o aumento do número de pessoas professando os mesmos princípios de adoração a Deus e não havendo locais particulares em que fosse possível reunir-se foi necessário adquirir-se locais para esse fim, havendo, a partir de então, a necessidade de se criar instituição com personalidade jurídica para poder legalizar as reuniões e titularizar a propriedade desses imóveis e, por isso, se denominou essa entidade de “CONGREGAÇÃO CRISTÔ, isto é, simples reunião de pessoas, sem qualquer formalismo ou personalismo, apenas imbuídas dos mesmos valores espirituais cristãos de adoração a Deus.
As receitas advindas de seus membros devem decorrer de ofertas voluntárias e anônimas, cujos valores devem ser aplicados integralmente nas finalidades para as quais foram oferecidas, sendo vedado qualquer caráter de obrigatoriedade de sua prestação ou vínculo com a integração ou permanência de membros.
O exercente de qualquer cargo espiritual ou de administração deverá manter-se através de seu trabalho ou meios próprios, uma vez que é vedada qualquer espécie de remuneração ou retribuição pelo exercício dessas atividades ou pela ministração de serviços espirituais ou sacramentos.
A CONGREGAÇÃO CRISTÃ não tem qualquer vínculo com partidos ou ideologias políticas e os integrantes de cargos espirituais, ou de administração, devem se abster de aceitar cargos ou encargos políticos, sendo incompatível o exercício concomitante de funções em ambas as esferas (cargo ou encargo político e função espiritual ou administrativa na igreja). Recomenda-se aos membros cumprir os deveres cívicos de cidadãos, consoante as leis do país.
Também é vedado aos membros, integrantes do Ministério e da Administração utilizar-se do nome da CONGREGAÇÃO CRISTÃ para fins políticos, eleitorais ou ideológicos.
A CONGREGAÇÃO CRISTÃ não mantém polêmicas sobre os seus pontos de doutrina ou seu modo de organização, nem autoriza ninguém a fazê-lo em seu nome.
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A CONGREGAÇÃO CRISTÃ não faz qualquer tipo de propaganda de sua doutrina, nem se utiliza de qualquer meio de divulgação pública de seus princípios de fé. Quem tiver interesse espiritual de conhecer sua doutrina deverá freqüentar seus cultos em qualquer de suas igrejas.
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