Dinâmica da Bolinha de Revista
A seguir, dinâmica para reunião de pais!
Objetivo: fazer com que os pais reflitam sobre a dificuldade do professor com relação ao número de alunos e expectativas dos familiares, dando a importância ao trabalho coletivo entre família e escola.
Materiais utilizados: uma revista velha.
Desenvolvimento:
1-) Entregar para cada responsável uma folha de revista, para que amassem formando uma bolinha;
2-) Seguindo uma ordem (por fileira, por exemplo), pedir que cada um fale sua expectativa com relação ao seu filho na escola e logo após passe a bolinha para o seguinte, que deverá juntar com a sua, formando uma única bola (enquanto isso, a professora pode anotar o que é dito na lousa);
3-) Fazendo assim sucessivamente, quando todos tiverem dito suas expectativas e juntado a sua bola, a professora será a última a pegá-la.
4-) Com a bola em mãos, a professora deve fazer uma reflexão, levando à discussão sobre a grande responsabilidade da escola que, diferente dos pais, que iniciaram a dinâmica cada um com uma bolinha, a professora tem todas elas juntas, representando não somente os alunos, mas também as expectativas dos pais, precisando assim da ajuda de todos para realizar um bom trabalho.
Dinâmica do Espelho
Objetivo: Perceber a importância de cada um na sala de aula.
Materiais utilizados: uma caixa de papelão, papel de presente e um espelho.
Duração: Aproximadamente 20 minutos
Desenvolvimento:
1 – Colar um espelho no fundo de uma caixa de papelão e encapá-la com um papel bem bonito, como se fosse um presente;
2 – Dizer aos alunos que dentro da caixa há algo muito importante e especial para a escola e para a professora (elaborar um discurso bem legal neste sentido);
3 – Chamar um a um para abrir a caixa, lembrando que não pode contar para o colega o que viu;
4 – Depois que todos abrirem a caixa, pedir para responderem o que viram e fazer uma roda de conversa sobre a importância de comparecer às aulas, prestar atenção, respeitar os combinados, etc.
Dinâmica da Mímica
Dinâmica da Carruagem
Objetivo: Descontrair, estimular a atenção ao que é dito e a cooperação com o grupo.
Tempo de duração: Aproximadamente 25 minutos
Desenvolvimento:
1 – Dividir a sala nos grupos abaixo, explicando que cada grupo precisará fazer um determinado som quando o nome for referido na leitura da história.
*Grupo do Cocheiro – deve gritar “Eia!” (girando a mão em cima da cabeça uma vez, como se estivesse laçando);
*Grupo da Roda – deve fazer o barulho “Iiiiihhhh”, como se estivesse “cantando pneu”;
*Grupo do Passageiro magro – deve gritar “Estou atrasado!”
*Grupo da Passageira – deve acenar de forma charmosa com uma mão, dizendo “Iuhu!!!;
*Grupo do Meninho chorão – deve imitar um bebê chorando;
*Grupo do Cavalo – deve fazer com as mãos um barulho de galope, batendo-as nas pernas;
*Grupo do Banco – deve abaixar e levantar duas vezes como se estivesse sentando, dizendo “Puf-puf”;
*Grupo da Porta – deve fingir que está batendo na porta, dizendo “Toc-toc”;
*Grupo das Molas – Deve dizer “Poin-ioin-ioin”;
*Carruagem – todos os alunos batem juntos duas palmas no alto da cabeça.
A professora então lê o texto dando uma pausa quando um dos nomes acima for citado e os grupos devem estar atentos para fazer o que se pede, lembrando que o grupo deve fazer junto.
“A viagem estava atrasada porque o cocheiro estava consertando a roda dianteira da carruagem. O atraso o deixava cada vez mais irritado, e o passageiro magro andava de um lado para o outro enquanto a passageira acalmava o menininho chorão.
Quando a carruagem ficou pronta, o velho cocheiro apressou-se em fechar a porta e tirar o capim do cavalo, para iniciar a viagem da carruagem.
O passageiro magro acalmou-se e até sorriu para o menininho chorão que, agora todo feliz, fazia ranger com seus pulos as molas do banco da carruagem.
A carruagem iniciou a viagem puxada pelo cavalo enquanto a passageira sorria para o passageiro magro. Mas, de repente, o cavalo tropeçou, o banco inclinou, a porta se abriu e o cavalo se assustou, obrigando a carruagem a parar para consertar a mola do banco e a roda que havia se soltado novamente da carruagem“.
Objetivo: Integrar o grupo e ajudar a fixar o nome dos integrantes
Duração: Aproximadamente 20 minutos
Desenvolvimento:
1 – Os alunos formam um círculo na sala;
2 – O escolhido para começar (pode ser a professora), dá um passo à frente, diz o nome e faz um gesto, sendo acompanhado por todos os outros que repetem o nome e imitam o gesto;
3 – Em seguida, o aluno da direta faz a mesma coisa até que todos tenham se apresentado.
Dinâmica da Bexiga
Objetivo: Descontrair e apresentar o nome dos colegas.
Materiais utilizados: bexiga, pedaços de papel e pirulitos (ambos serão um para cada aluno).
Duração: Aproximadamente 25 minutos.
Desenvolvimento:
1 – Cada aluno recebe uma bexiga vazia e um pedaço de papel;
2 – Cada um escreve o seu nome no papel, coloca dentro da bexiga e enche;
3 – A professora coloca um música e todos devem dançar pela sala jogando a bexiga para o alto (ninguém pode ficar com a mesma bexiga que iniciou na mão);
4 – Ao sinal da professora, cada aluno pega uma bexiga e senta em seu lugar;
5 – A criança escolhida para começar se coloca à frente, estoura a bexiga, lê o nome que está escrito e entrega um pirulito para o colega;
6 – O colega que foi sorteado estoura a sua bexiga, lê o nome, entrega o pirulito e assim por diante até todos serem apresentados e receberem o seu pirulito.