"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

  1. (HABILIDADE – Localizar informações explícitas em um texto.)

    Leia o texto abaixo.



    1provabrasilportuguesquintoano2011.jpg
    O bicho-pau se parece com
    1.   galhinho seco.
    2.   raminho de planta.
    3.   florzinha seca.
    4.   folhinha verde.
  2. (HABILIDADE –– Inferir o sentido de uma palavra ou expressão..)

    Leia o texto abaixo.

    2provabrasilportuguesquintoano2011.jpg

    No texto, a palavra COMPOSIÇÃO indica
    1.   os elementos que formam o remédio.
    2.   as situações contra-indicadas do remédio.
    3.   as vitaminas que fazem falta ao homem.
    4.   os produtos que causam anemias.
  3. (HABILIDADE – Inferir uma informação implícita no texto.)

    Leia o texto abaixo.



    A mania de Talita de dar nome de gente aos objetos da casa demonstra que ela é
    1.   estudiosa.
    2.   criativa.
    3.   exagerada.
    4.   curiosa.
  4. (HABILIDADE – Identificar o tema de um texto.)

    Leia o texto abaixo.

    O texto trata, PRINCIPALMENTE,
    1.   de uma boneca muito especial.
    2.   do dia-a-dia de uma menina.
    3.   das aventuras de uma menina.
    4.   das brincadeiras de uma boneca.
  5. (HABILIDADE – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.)

    Leia o texto abaixo.


    A frase que expressa uma opinião é
    1.   “a raposa passeava por um pomar.” (ℓ. 1)
    2.   “aposto que estas uvas estão verdes” (ℓ. 5-6)
    3.   “sua atenção foi capturada por um cacho de uvas.” (ℓ. 2)
    4.   “a raposa afastou-se da videira” (ℓ. 5)
  6. (HABILIDADE – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos, entre outros)

    Leia o texto abaixo.

    O autor desses quadrinhos pretendeu chamar a atenção para a
    1.   volta o sabiá para sua casa.
    2.   necessidade de preservar as árvores.
    3.   poesia “Canção do exílio”, que fala da terra.
    4.   vida de passarinho solitário.
  7. (HABILIDADE – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros)

    Leia o texto abaixo.

    A finalidade do texto é
    1.   informar sobre a vida de uma autora.
    2.   divulgar os livros de uma autora.
    3.   apresentar dados sobre vendas de livros.
    4.   instruir sobre o manuseio de livros.
  8. (HABILIDADE – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido.)

    Leia os textos abaixo.


    Ao compararmos os dois convites notamos que são diferentes porque
    1.   os dois têm as mesmas informações para os convidados.
    2.   apenas o primeiro convite pertence ao mundo real.
    3.   os dois pertencem ao mundo imaginário.
    4.   os dois pertencem ao mundo real.
  9. (HABILIDADE – Reconhecer relações entre partes de um texto, identificando os recursos coesivos que contribuem para sua continuidade (substituições e repetições)

    Leia o texto abaixo.

    “— Dona Aranha — disse o príncipe — quero que faça para esta ilustre dama o vestido mais bonito do mundo. Vou dar uma grande festa em sua honra e quero vê-la deslumbrar a corte.”
    A expressão vê-la (ℓ. 5) se refere à
    1.   Fada.
    2.   Dona Aranha.
    3.   Cinderela.
    4.   Narizinho.
  10. (HABILIDADE – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.)

    Leia o texto abaixo.


    No final da história, a raposa foi
    1.   esperta.
    2.   cuidadosa.
    3.   ingênua.
    4.   corajosa.
  11. (HABILIDADE – Estabelecer a relação causa/conseqüência entre partes e elementos do texto.)

    Leia o texto abaixo.

    O príncipe quer dar um vestido para Narizinho porque
    1.   o príncipe fará uma festa para Narizinho.
    2.   ela deseja ter um vestido de baile.
    3.   o príncipe vai se casar com Narizinho.
    4.   ela deseja um vestido cor-de-rosa.
  12. (HABILIDADE – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.)

    Leia o texto abaixo.

    No trecho “É “na camada mais externa da superfície terrestre” (ℓ.1), a expressão sublinhada indica
    1.   lugar.
    2.   finalidade.
    3.   causa.
    4.   tempo.
  13. (HABILIDADE – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.)

    Leia o texto abaixo.


    Há traço de humor no trecho
    1.   “ele estava sentado na poeira do caminho”. (ℓ. 1-2)
    2.   “quando passou um vigário”. (ℓ. 2)
    3.   “Ela não vai não: nós é que vamos nela”. (ℓ. 4)
    4.   “Era uma vez um menino triste, magro”. (ℓ. 1)
  14. (HABILIDADE – Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.)

    Leia o texto abaixo.

    A pontuação usada no final do verso “e que o leão-marinho e a foca...” (ℓ. 20) sugere que o passarinho
    1.   ainda tem fofocas para contar.
    2.   não tem mais fofocas para contar.
    3.   está cansado.
    4.   está confuso.
  15. (HABILIDADE – Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.)

    Leia o texto abaixo.

    Em “Agora tá tudo diferente:” (ℓ. 7), a palavra destacada é um exemplo de linguagem
    1.   ensinada na escola.
    2.   encontrada nos livros técnicos.
    3.   empregada com colegas.
    4.   estudada nas gramáticas.
  16. (HABILIDADE – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.)

    Veja a tirinha.


    No primeiro quadrinho, a Mônica pensou que o lagarto era um desenho. Ao usar a expressão “DA HORA” ela deu a entender que o desenho
    1.   tinha acabado de ser feito.
    2.   deveria ser usado na hora.
    3.   durava somente uma hora.
    4.   era moda entre a turma.
  17. (HABILIDADE – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos, entre outros)

    Veja a imagem.

    O passageiro vai iniciar a viagem
    1.   à tarde.
    2.   pela manhã.
    3.   à noite.
    4.   de madrugada.
  18. (HABILIDADE – Identificar o tema de um texto.)

    Leia o texto abaixo.

    O texto trata de uma menina que
    1.   tinha medo de tudo.
    2.   brincava de amarelinha.
    3.   gostava de festas.
    4.   subia e descia escadas.
  19. (HABILIDADE – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos, entre outros)

    Veja a imagem.

    No 3º quadrinho, a expressão do personagem e sua fala "AHHH!" indica que ele ficou
    1.   decepcionado.
    2.   estressado.
    3.   aterrorizado.
    4.   acanhado.
  20. (HABILIDADE – Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido.)

    Leia os textos abaixo.


    Os dois textos descrevem
    1.   problemas que afetam os cerrados.
    2.   rios e cachoeiras de duas regiões.
    3.   animais que habitam os pantanais.
    4.   belezas naturais do Brasil Central.
Leia cada questão com atenção e marque a opção verdadeira.
  1. (HABILIDADE – Reconhecer gêneros discursivos.)

    Leia o texto abaixo.



    O texto foi escrito em forma de
    1.   bilhete.
    2.   receita.
    3.   piada.
    4.   jornal.
  2. (HABILIDADE – Interpretar textos não verbais e textos que articulam elementos verbais e não-verbais

    Leia o texto abaixo.



    Com base na leitura desse texto, pode-se dizer que o homem foi várias vezes resolver o problema, mas
    1.   a atendente sempre se recusava a atender
    2.   ele sempre desistia de esperar.
    3.   ele sempre trazia uma coisa nova
    4.   a atendente sempre pedia novas informações.
  3. (HABILIDADE – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.

    Leia o texto abaixo.



    A expressão “durante 160 milhões de anos.” Indica
    1.   tempo.
    2.   causa.
    3.   lugar.
    4.   modo.
  4. (HABILIDADE AVALIADA – Identificar o tema de um texto.)

    Leia o texto abaixo.



    Qual o tema desse texto?
    1.   As brincadeiras dos búfalos.
    2.   O sentimento dos animais
    3.   A convivência entre cães e homens
    4.   Os sons dos elefantes
  5. (HABILIDADE – Estabelecer relação de causa e consequência entre partes de um texto.)

    Leia o texto abaixo.



    A coruja e a águia, depois de muitas brigas resolveram fazer as pazes porque
    1.   achavam tolice comer os filhotes uma da outra
    2.   detestavam encontrar ninhos com aves pequenas.
    3.   comiam todos os bichos que encontravam.
    4.   gostavam de comer aves bastante crescidas.
  6. (HABILIDADE – Identificar marcas de coloquialidade que evidenciam o locutor e o interlocutor, as quais são indicadas por expressões idiomáticas.)

    Leia o texto abaixo.



    O modo como falam indica que os personagens dessa história são pessoas que

    1.   vivem no campo
    2.   falam trocando letras
    3.   falam gírias de jovens
    4.   vivem em outro país
  7. (HABILIDADE – Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e outras notações.)

    Leia o texto abaixo.



    No segundo quadrinho, as três estrelinhas indicam que, depois de ter tentado um golpe de caratê, Cebolinha estava

    1.   arrependido.
    2.   frustrado.
    3.   mal humorado.
    4.   sentindo dor.
  8. (HABILIDADE – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso.)

    Leia o texto abaixo.



    No final dessa história
    1.   o homem decidiu deixar para pescar em outro dia.
    2.   o menino pescou um sapato que estava no fundo do rio.
    3.   o homem ficou bravo, porque não pescou nenhum sapato
    4.   o menino descobriu que pescou o sapato do homem
  9. (HABILIDADE – Identificar a finalidade de textos de gêneros diferentes.)

    Leia o texto abaixo.



    Esse texto foi escrito para
    1.   criticar o carinho exagerado entre pais e fi lhos.
    2.   ensinar brincadeiras para pessoas com desnutrição.
    3.   informar sobre a importância do carinho.
    4.   homenagear os pais de crianças desnutridas.
  10. (HABILIDADE – Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto, etc.).

    Leia o texto abaixo



    Para Papa-Capim, o progresso significa
    1.   construções modernas.
    2.   destruição da natureza.
    3.   animais selvagens.
    4.   movimento na mata.
  11. (HABILIDADE - Inferir o sentido de palavra ou expressão.)

    Leia o texto abaixo.



    Leia novamente a frase abaixo.

    “Alexandre rodou o sertão, mas não achou a tal égua.”

    Nessa frase, rodou significa

    1.   percorreu
    2.   analisou
    3.   rodopiou
    4.   girou
  12. (HABILIDADE – Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.)

    Leia o texto abaixo.



    Em qual frase aparece um comentário irônico do narrador sobre a alimentação dos leitores?
    1.   Talvez seja por causa de nossa alimentação.
    2.   Se os cheesburgers fossem uma gracinha, todos iam achar que você é Mau.
    3.   Não é culpa minha se os lobos comem bichos engraçadinhos.
    4.   Eu estava fazendo um bolo de aniversário para minha querida vovozinha.
  13. (HABILIDADE – estabelecer relações entre partes de um texto identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade.)

    Leia o texto abaixo.



    No trecho “Elas entram em contato com muitas coisas...”, a palavra Elasrefere-se a

    1.   mãos.
    2.   refeições.
    3.   águas.
    4.   bocas.
  14. (HABILIDADE – Inferir uma informação implícita em um texto.)


    Leia o texto abaixo.



    Colocar um sapo na porta da casa de Carmela foi uma idéia de jerico, porque essa idéia é
    1.   perigosa
    2.   secreta.
    3.   maldosa
    4.   absurda.
  15. (HABILIDADE – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
    Leia o texto abaixo.



    O narrador desse texto é
    1.   uma criança.
    2.   um piolho.
    3.   um percevejo.
    4.   uma mãe.
  16. (HABILIDADE – Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade.)


    Leia o texto abaixo.



    No final do texto, a palavra TOTOCA foi substituída por
    1.   ele.
    2.   vós
    3.   nós.
    4.   ela.
  17. (HABILIDADE – Estabelecer relação de causa e consequência entre partes e elementos do texto.

    Leia o texto abaixo.



    De acordo com esse texto, a diminuição das chuvas provoca
    1.   a erosão dos solos.
    2.   o aumento do corte de árvores.
    3.   a diminuição da água dos rios.
    4.   o assoreamento dos rios.
  18. (HABILIDADE – Localizar informações explícitas em um texto.)

    Leia o texto abaixo.



    Para escapar da onça, o gato

    1.   cantou para a onça dormir
    2.   pulou de lado na pedra
    3.   nadou na água do riacho
    4.   entrou no buraco da árvore
  19. (HABILIDADE – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.)

    Leia o texto abaixo.



    A opinião da autora desse texto, a respeito dos raios, é que eles

    1.   são formados por corrente elétrica
    2.   são fenômenos poderosos e assustadores
    3.   nascem em grandes nuvens escuras
    4.   surgem em um clarão seguido de um barulho
  20. (HABILIDADE – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.

    Leia o texto abaixo.



    No trecho “Viu uma outra menina passando pelo cemitério (...)”, a expressão destacada dá ideia de
    1.   lugar.
    2.   causa
    3.   tempo.
    4.   modo
Leia com bastante atenção e marque só uma resposta para cada pergunta.
  1. O trecho “A Guilhermina é a boneca mais bonita da rua” (ℓ. 13-14) expressa
    1.   uma opinião da dona sobre a sua boneca.
    2.   um desejo da dona de Guilhermina.
    3.   um fato acontecido com a boneca e a sua
      dona.
    4.   um comentário das amigas da dona da
      boneca.
  2. No trecho “Mas quando ela chora, eu não aguento” (ℓ. 11-12), a expressão sublinhada significa, em relação à dona da boneca, sentimento de
    1.   paciência.
    2.   raiva.
    3.   solidão.
    4.   pena.
  3. A terceira moça foi a escolhida pelo rapaz porque ela:
    1.   provou que os últimos serão os primeiros.
    2.   demonstrou que era cuidadosa e paciente.
    3.   era mais rápida que as outras.
    4.   agradou a senhora da história.
  4. No texto, a primeira moça era:
    1.   inteligente.
    2.   bondosa.
    3.   esperta.
    4.   gulosa.
  5. A bicicleta pode ser paga em
    1.   vinte e seis vezes.
    2.   dezoito vezes.
    3.   três vezes.
    4.   seis vezes.
  6. No trecho “Vai encarar?” (ℓ. 4), o ponto de interrogação tem o efeito de:
    1.   avisar.
    2.   apresentar.
    3.   questionar.
    4.   desafiar.
  7. A expressão “Vai encarar?” (ℓ. 4), é marca de linguagem
    1.   científica.
    2.   formal.
    3.   regional.
    4.   informal.
  8. A ideia central do texto é
    1.   o movimento das águas.
    2.   a vida na floresta.
    3.   a chuva na floresta.
    4.   a importância do Sol.
  9. O que diz o trecho

    acontece porque
    1.   brotam flores.
    2.   aparecem estrelas.
    3.   chega o sol.
    4.   vem o vento.
  10. No trecho “Há uma vida dentro dela que se transforma sem parar.” (v. 4-5), a palavra sublinhada refere-se à
    1.   chuva.
    2.   floresta.
    3.   terra.
    4.   cor.
  11. O objetivo do texto é
    1.   divertir.
    2.   anunciar.
    3.   alertar.
    4.   criticar.

  12. No texto, uma PASSAGEM ENGRAÇADA é.
    1.   “Amarre um feixe de ramos secos.”
    2.   “Bata numa superfície dura.”
    3.   “Enfie o cabo da vassoura no feixe.”
    4.   “A versão moderna da vassoura tem suas limitações.”
  13. No trecho “Caso a vassoura não preste, ela poderá ter outras utilidades.”, a palavra sublinhada refere-se à
    1.   vassoura mágica.
    2.   altura do voo.
    3.   bruxa machucada.
    4.   bengala da bruxa.
  14. O texto é divertido, PRINCIPALMENTE, porque
    1.   trata de como fazer uma vassoura e usá-la no fogão.
    2.   apresenta uma bruxa trapalhona e medrosa.
    3.   ensina como a bruxa deve limpar a sua casa.
    4.   dá instruções sobre como fabricar uma vassoura.

  15. No trecho “Ao longo de sua carreira, Eva Furnari recebeu prêmios, entre eles contam o Jabuti” (ℓ. 14), a palavra destacada refere-se a
    1.   prêmios.
    2.   lápis.
    3.   pincéis.
    4.   livros.
  16. O trecho que contém uma ideia de tempo é
    1.   “formando-se no ano de 1976.” (ℓ. 8)
    2.   “seu primeiro livro foi lançado pela Ática.” (ℓ. 11)
    3.   “radicando-se em São Paulo.” (ℓ. 2)
    4.   “Eva Furnari nasceu em Roma.” (ℓ. 1-2)

  17. Os dois textos falam sobre pais, mas apenas o segundo texto
    1.   discute sobre o que os pais fazem.
    2.   fala sobre as brincadeiras dos pais.
    3.   comenta sobre as broncas dos pais.
    4.   trata dos horários impostos pelos pais.
  18. No texto “MEU DIÁRIO”, frases como:
    indicam um tipo de linguagem utilizada mais por
    1.   idosos.
    2.   crianças.
    3.   cientistas.
    4.   professores.

  19. O texto tem a finalidade de
    1.   dar uma informação.
    2.   fazer uma propaganda.
    3.   registrar um acontecimento.
    4.   transmitir um ensinamento.
  20. No final da história, pode-se entender que
    1.   as ovelhas fugiram do pastor.
    2.   o jovem pastor pediu socorro.
    3.   os vizinhos assustaram o rebanho.
    4.   o lobo comeu todo o rebanho.
  21. O assunto do texto é como
    1.   as pessoas resolvem seus problemas.
    2.   Frankenstein ganhou um sobrenome.
    3.   as pessoas tiram carteira de identidade.
    4.   o condomínio de um prédio é formado.
  22. A menina do texto
    1.   usa o espelho para observar a beleza dos seus dentes.
    2.   reclama da dor que sente ao trocar os dentes.
    3.   chora de tristeza ao verificar que está trocando dentes.
    4.   está trocando seus dentes de leite e não gosta disso.