"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "
terça-feira, 28 de janeiro de 2014
Dinâmica - volta às aulas
Pense bem
Objetivos: Não fazer com os outros aquilo que não gostaríamos que fizessem conosco; mostrar que, às vezes, exigimos coisas de outras pessoas que nem mesmo nós somos capazes ou gostaríamos de fazer.
Desenvolvimento: Em círculo cada pessoa irá receber um papel e escrever seu nome. Misturar todos e pegar aleatoriamente (não pode ser o próprio). Escrever o que gostaria que a pessoa, a qual está o nome em cima, fizesse no centro do círculo. Na hora em que a pessoa ler o que escreveu, o animador avisa que é a pessoa mesmo que escreveu que irá fazer...
Dinâmica do Amor
Objetivo: Moral: Devemos desejar aos outros o que queremos para nós mesmos.
Procedimento: Para início de ano ler o texto ou contar a história do "Coração partido":- Certo homem estava para ganhar o concurso do coração mais bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga, sem nenhum estrago. Até que apareceu um velho e disse que seu coração era o mais bonito, pois nele havia. Houve vários comentários do tipo: "Como seu coração é o mais bonito, com tantas marcas?" O bom velhinho, então explicou que por isso mesmo seu coração era lindo. Aquelas marcas representavam sua vivência, as pessoas que ele amou e que o amaram. Finalmente todos concordaram, o coração do moço, apesar de lisinho, não tinha a experiência do velho."
Desenvolvimento: Após contar o texto distribuir um recorte de coração (sulfite rosa dobrado ao meio e cortado em forma de coração), revistas, cola e tesoura. Os participantes deverão procurar figuras que poderiam estar dentro do coração de cada um. Fazer a colagem e apresentar ao grupo. Depois cada um vai receber um coração menor e será instruído que dentro dele deverá escrever o que quer para o seu coração. Ou o que quer que seu coração esteja cheio.. O meu coração está cheio de... No final o instrutor deverá conduzir o grupo a trocar os corações, entregar o seu coração a outro. Fazer a troca de cartões com uma música apropriada, tipo: Coração de Estudante, Canção da América ou outra.
Fonte: http://diariodaprofaglauce.blogspot.com/
Dinâmica primeiro dia de aula (com balas ou jujubas)
✎ Conhecendo a Turma.
✎ Conhecendo a Turma.
Objetivo: É importante conhecer o grupo com o qual vai trabalhar e também é bom que eles se conheçam entre si. Essa dinâmica faz com que cada um fale um pouco de si sem ficar aquela coisa chata e arrastada, parecendo entrevista de TV.
Acho bacana sentar em circulo ou ir para outro ambiente da escola, como pátio, quadra, ou outro lugar para os alunos descontraírem.
Acho bacana sentar em circulo ou ir para outro ambiente da escola, como pátio, quadra, ou outro lugar para os alunos descontraírem.
Material: Distribuo balas coloridas ou jujubas aos alunos (podem ser 2 ou 3 para cada um)
Desenvolviemento: Peço que as deixem em cima da carteira. Então especifico as cores (que você pode especificar de acordo com o que quiser saber a respeito de seus alunos). Por exemplo, numa classe não muito numerosa – 15 alunos, por exemplo – e na faixa de 6 a10 anos, faço mais ou menos o seguinte:
* verde – escola (o aluno se apresenta e fala onde estuda, que curso faz, que matérias gosta ou não gosta, etc)
Desenvolviemento: Peço que as deixem em cima da carteira. Então especifico as cores (que você pode especificar de acordo com o que quiser saber a respeito de seus alunos). Por exemplo, numa classe não muito numerosa – 15 alunos, por exemplo – e na faixa de 6 a10 anos, faço mais ou menos o seguinte:
* verde – escola (o aluno se apresenta e fala onde estuda, que curso faz, que matérias gosta ou não gosta, etc)
* azul – família e casa (ele se apresenta e fala de sua família, onde mora, se tem bicho de estimação, onde seu pai e sua mãe trabalham, se ele se dá bem com os irmãos ou não, etc)
* vermelho – lazer (ele fala tudo o que gosta de fazer quando não está estudando.
Vou chamando cada aluno e ele vai escolher uma das duas ou três cores que tem para falar. Se escolher a vermelha, por exemplo, vai falar sobre lazer.
Depois que cada um fala, você pode perguntar ao grupo se querem perguntar mais alguma coisa relacionada ao que o aluno estava falando. Eu normalmente pergunto, se o aluno diz que tem um irmão pergunto se é mais velho ou mais novo, se se dão bem, etc. Se diz que tem cachorro, pergunto o nome, se sabe fazer gracinhas, se tem manias, etc.
Conclusão: Gosto de fazer essa dinâmica com classes que estão começando porque ajuda a guardar os nomes dos alunos (muito importante) e também tanto eu quanto a classe em geral ficamos sabendo um pouco mais sobre eles.
Claro que depois que a dinâmica termina, eles têm autorização para comer as balas.
✎✎✎✎✎✎✎✎✎✎✎✎✎✎✎✎✎✎✎✎✎✎✎✎✎✎✎✎✎✎✎✎
Interagindo com os Colegas e observando o Comportamento da Turma
✎ Brincando com Barbantes.
Grupo: Alunos da Pré-Escola ao 4º Ano
Local: Pode ser feito na sala, no pátio ou outro lugar que achar melhor para você e sua turma.
Material: Rolo de barbante e uma tesoura sem ponta.
Desenvolvimento: Forme com os alunos uma grande roda e, em seguida, cada criança mede três palmos do cordão, corta para si e passa o rolo adiante. Sugira que cada um brinque com seu pedacinho de barbante, tentando criar ou formar algo. no chão. Pronta as obras cada um observa as figuras formas. Incentive-os á fazer comentários e interpretações. Após os comentários e observações peçam que amarrem a barbante na ponta do barbante do amigo vizinho e peçam para que eles criem junto uma única figura. Proponha á eles que refaçam juntos, alguns dos desenhos que fizeram individualmente. Enquanto as crianças escolhem juntas qual desenho irão fazer e colocarem a ideia em prática, o professor aproveita, para observá-los. Nessa fase, surgem muitas ideias e cada um irá querer falar mais alto que o outro. Alguns buscam argumentos para as sugestões, outros ficam chateados, outras irão debochar da situação, outros ameaçaram desistir, outros desistiram, uns irão incentivar aqueles que querem sair, à ficar, alguns não irão se esforças para ajudar os colegas, enfim muitas coisa neste momento será possível observar. O professor deverá ficar atento ao comportamento da turma durante este momento de tensão. Este momentos será bem produtivo se você deixar os alunos resolverem por si só seus impasses, mesmo que a solução não seja a melhor solução no momento. O mais importante e deixá-los livres para se resolverem e se decidirem. Deem um tempo para essa interação. No final, em circulo, a turma conversa sobre o que sentiram no decorrer dos acontecimentos.
Conclusão: Por meio dessa dinâmica, os alunos tomam consciência de seu potencial, além da importância de interaçõa, colaboração, respeito mútuo uns com os outro. .
Interagindo com os Colegas e observando o Comportamento da Turma
Grupo: Alunos da Pré-Escola ao 4º Ano
Local: Pode ser feito na sala, no pátio ou outro lugar que achar melhor para você e sua turma.
Material: Rolo de barbante e uma tesoura sem ponta.
Desenvolvimento: Forme com os alunos uma grande roda e, em seguida, cada criança mede três palmos do cordão, corta para si e passa o rolo adiante. Sugira que cada um brinque com seu pedacinho de barbante, tentando criar ou formar algo. no chão. Pronta as obras cada um observa as figuras formas. Incentive-os á fazer comentários e interpretações. Após os comentários e observações peçam que amarrem a barbante na ponta do barbante do amigo vizinho e peçam para que eles criem junto uma única figura. Proponha á eles que refaçam juntos, alguns dos desenhos que fizeram individualmente. Enquanto as crianças escolhem juntas qual desenho irão fazer e colocarem a ideia em prática, o professor aproveita, para observá-los. Nessa fase, surgem muitas ideias e cada um irá querer falar mais alto que o outro. Alguns buscam argumentos para as sugestões, outros ficam chateados, outras irão debochar da situação, outros ameaçaram desistir, outros desistiram, uns irão incentivar aqueles que querem sair, à ficar, alguns não irão se esforças para ajudar os colegas, enfim muitas coisa neste momento será possível observar. O professor deverá ficar atento ao comportamento da turma durante este momento de tensão. Este momentos será bem produtivo se você deixar os alunos resolverem por si só seus impasses, mesmo que a solução não seja a melhor solução no momento. O mais importante e deixá-los livres para se resolverem e se decidirem. Deem um tempo para essa interação. No final, em circulo, a turma conversa sobre o que sentiram no decorrer dos acontecimentos.
Conclusão: Por meio dessa dinâmica, os alunos tomam consciência de seu potencial, além da importância de interaçõa, colaboração, respeito mútuo uns com os outro. .
Para descontrair o primeiro dia de aula
Começo de ano letivo é uma época muito especial. A garotada fica aguardando ansiosa o primeiro dia de aula, quando poderá reencontrar os colegas de sala, saber quem fará parte da nova classe, conhecer novos colegas e professores e descobrir o que mudou na escola.
Se voltar para a mesma escola já deixa a turma em polvorosa, imagine como se sente um aluno que está ingressando numa escola nova ou indo à aula pela primeira vez.
Sabendo da importância que tem o início do ano letivo, as escolas se organizam para receber seus alunos e criar um ambiente acolhedor e descontraído.
Para colaborar com essa preparação, trazemos sugestões de atividades para os professores desenvolverem com sua nova classe. Acreditamos que esse momento é oportuno para integrar os alunos, traçar objetivos para o ano, montar cronogramas, organizar espaços e fazer combinados.
Reservamos ainda um espaço para você nos enviar sugestões de atividades que já tenha realizado com seus alunos ou atividades inéditas, que estejam sendo carinhosamente planejadas para o novo ano letivo.
Sugestões de dinâmicas:
Dinâmica "A Caixa Surpresa"
Se voltar para a mesma escola já deixa a turma em polvorosa, imagine como se sente um aluno que está ingressando numa escola nova ou indo à aula pela primeira vez.
Sabendo da importância que tem o início do ano letivo, as escolas se organizam para receber seus alunos e criar um ambiente acolhedor e descontraído.
Para colaborar com essa preparação, trazemos sugestões de atividades para os professores desenvolverem com sua nova classe. Acreditamos que esse momento é oportuno para integrar os alunos, traçar objetivos para o ano, montar cronogramas, organizar espaços e fazer combinados.
Reservamos ainda um espaço para você nos enviar sugestões de atividades que já tenha realizado com seus alunos ou atividades inéditas, que estejam sendo carinhosamente planejadas para o novo ano letivo.
Sugestões de dinâmicas:
Dinâmica "A Caixa Surpresa"
Funciona como "quebra-gelo" ou para testar a segurança em arriscar, ou o medo do desconhecido... É uma dinâmica em que a pessoa tem que "arriscar pra petiscar", literalmente!Numa caixa, colocar um bombom no fundo, vários papéis por cima e bem por cima, alguns bilhetes escrito "coma o bombom". Colocar o grupo em círculo e dizer que a caixa vai passar de mão em mão, e quando a música parar de tocar, a pessoa que estiver com a caixa deve pegar um bilhete e cumprir a tarefa.É lógico que você não diz que apenas uma pessoa vai fazer isso (afinal só tem um bombom! E se tivesse mais, perderia o sentido da brincadeira). Eles devem pensar que todo mundo vai pagar algum mico. Nós fizemos um "terrorzinho" básico, dizendo que era obrigado a cumprir a tarefa, que não podia pedir ajuda, não interessava o que estivesse escrito no bilhete, não era pra ter vergonha de cumprir, etc. O pessoal fica apavorado, ninguém quer ficar com a caixa e a pessoa que pegou ficou decepcionada... hesita até para pegar o bilhete.Daí a pessoa come o bombom (a decepção passa, é óbvio) e a brincadeira acaba. Todo mundo fica decepcionado por ter só uma rodada! E todos ficam se lamentando por não terem ficado com a caixa.É interessante discutir a questão do medo, do receio de correr riscos e também a questão de oportunidade, que é bem evidente nesta brincadeira. Poucos conseguem aproveitar uma oportunidade quando ela aparece (no caso dessa dinâmica, só um pode aproveitar)
Fonte:Gerência de ação Comunitária
Dinâmicas de Integração para o primeiro primeiro dia de Aula | Memorização de Nomes
Começo de ano ou começo de semestre, essa é uma dinâmica de integração para os primeiros dias deaula , para integrar alunos, memorizar os nomes e promover uma apresentação da classe a fim de estimular laços de amizade e companheirismo.
"O ato de aprender é mais eficaz quando é tratado como um ativo e não como um processo passivo." (Kurt Lewin)
Dinâmicas para 1º primeiro dia de Aula | Memorização de nomes
O professor ou educador começa com a apresentação e depois pede que os alunos se apresentem da seguinte maneira.
1) Eu sou... e você, quem é?
Formar uma roda, tomando o cuidado de verificar se todas as pessoas estão sendo vistas pelos demais colegas.
Combinar com o grupo para que lado a roda irá girar.
O educador inicia a atividade se apresentando e passa para outro. Por exemplo: "Eu sou João, e você, quem é?" "Eu sou Márcia, e você, quem é?" "Eu sou Lívia, e você quem é?"
A dinâmica de integração pode ser feita com o grupo de alunos ou estudantes sentados sem a roda girar.
2) Apresentarte:
Propor aos participantes apresentarem-se, individualmente, de forma criativa. Deverá ser oferecido todo tipo de objetos para que eles possam criar dentro da vontade de cada um.
3) Alô, alô!
Formar uma grande roda com todos os participantes e pedir que cada um se apresente de forma cantada com a seguinte frase: "Sou eu fulano, que vim para ficar; sou eu, fulano, que vim participar." É importante que cada um fale o seu nome, pois este simples exercício trabalha a autoestima.
Faça download destas dinâmicasem PDF prontas para imprimir, preencha os dados e receba o link por email:
4) Procurando um coração...
Material Necessário: Corações de cartolina cortados em duas partes de forma que uma delas se encaixe na outra. Cada coração só poderá encaixar em uma única metade.
Distribuir os corações já divididos de forma aleatória. Informar que ao ouvirem uma música caminharão pela sala em busca de seu par. Quando todos encontrarem seus pares, o educador irá parar a música e orientar para que os participantes conversem.
5) Abraçando amigos
Formar uma grande roda. Colocar bem baixinho uma música agradável. Informar que o grupo deverá estar atento à ordem dada para executá-la atentamente. Exemplo: "Abraço de três" e todos começam a se abraçar em grupo de três; "abraço de cinco", "abraço de um", "abraço de todo mundo." É importante que o educador esteja atento para que todos participem.
6) Quando estiver...
Com o grupo em círculo, o primeiro a participar começa com uma frase. Exemplo: "Durante minhas férias irei para a praia..". O segundo continua: "Quando estiver na praia farei um passeio de barco. O seguinte dirá: "Quando estiver no barco, irei..."
7) Apresentação
Propor a criação coletiva de uma história incluindo o nome de todos os participantes do grupo. Durante a narrativa, quando o nome de um participante for pronunciado, ele deve levantar-se, fazer um gesto e sentar-se de novo.
Adivinhe quem é?
Essa dinâmica de integração pode ser enviada por email ou postada no facebook, você também pode imprimir essa dinâmica para utiliza-la em sala de aula. A integração no primeiro dia de aula é fundamental para iniciar os primeiros laços de amizade entre alunos e professor.
Apresentamos nosso especial de Volta as Aulas 2014 onde apresentamos os melhores textos, atividades educativas, dinâmicas de grupo e mensagens para o início das aulas, atividades para professores no início do ano letivo de 2014. Imagens para postar no Facebook e redes sociais, tudo para o início das aulas em grande estilo.
O início do ano letivo traz um desafio para professores e educadores de todos os níveis escolares, como integrar os novos alunos com os educadores. Essa é uma seleção com Dinamicas para Inícios das Aulas, para o inico do ano...
Apresentamos nosso conteúdo de oficinas para serem aplicadas em grupos de Educadores para motivar, integrar, desenvolver a autoestima e o trabalho em equipe, atividades para download, para realizar em reuniões e em sala de aula, confira!
Sobre o autor: Ivan Bottion é empresário, publicitário e empreendedor. Possui formação Máster Practitioner em PNL e é um dos principais colaboradores do site Esoterikha.com na produção de conteúdo sobre desenvolvimento pessoal e profissional. Também assina muitos de seus textos com o pseudônimo de Luis Alves, tendo assim a liberdade de se expressar sobre os mais diversos assuntos disponíveis neste site.Seguir: Google + | Facebook | Twitter
Assinar:
Postagens (Atom)