"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "
terça-feira, 4 de fevereiro de 2014
OBJETIVOS
• Promover o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança respeitando sua maturidade emocional.
• Incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que valorizem a auto estima do aluno.
• Desenvolver os movimentos amplos: saltar, pular, andar...
• Desenvolver os primeiros contatos com diversos tipos de materiais, que envolvam as mãos, adquirindo controle e expressão gráfica com a progressão de exercícios que irão auxiliar no futuro aprendizado da escrita e da leitura.
• Desenvolver estímulos sonoros e auditivos através de operações concretas.
• Iniciar o vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade, organização de idéias.
• Desenvolver estímulos sonoros e auditivos através de operações concretas.
• Ampliar vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade, organização de idéias.
• Incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que valorizem a auto estima do aluno.
• Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações, levando-se em conta a sua capacidade de tomar decisões respeitando regras e valores pessoais e coletivos.
ESTRATÉGIA
•Através de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas envolvendo operações concretas.
•Através de materiais pedagógicos, sucatas, brincadeiras, jogos e atividades viso manuais concretas (pinturas, desenhos, etc).
•Utilização de recursos audiovisuais como: músicas, histórias, parlendas vídeo, CD, figuras, rótulos, livros, portadores de textos, etc.
•Leituras, interpretações, cantos, conversas, brincadeiras, jogos, recursos audiovisuais, livros, materiais pedagógicos, etc.
•Apresentação de crachás, fichas, cartazes, desenhos, jogos e brincadeiras, etc.
•Fichas cartazes, desenhos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras.
•Materiais pedagógicos, brincadeiras, atividades visomanuais concretas, etc.
OBSERVAÇÕES:
•Egocentrismo.
•Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.
•Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc.
•Fantasia, Invenção e Representação (imitação de situações conhecidas: escolinha, casinha).
•Criatividade
TIPOS DE BRINCADEIRAS:
•Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).
•Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.
•Brincadeiras sem regras.
•Brincadeiras com poucas regras simples.
•Utilização das formas básicas de movimentos (andar, correr, saltar, rolar, etc).
•Estimulação e motivação.
•Atividades lúdicas.
•O uso do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia e grande dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor.
•Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá jogá-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).
•Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante.
•Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela só se manifeste por gestos.
•Ampliar seu vocabulário, conversando diariamente, com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia.
•Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.
•Apresentação das cores.
•Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.
•Contos de histórias curtas.
•Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.
•Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.
•Explorar o ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos, parquinho, etc.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
OBJETIVO GERAL
•Ampliar as possibilidades da criança de inserção, participação e interação nas diversas práticas sociais.
•Desenvolver na criança o conceito de eu em relação ao seu nome, idade e em relação aos pais (família) e colegas.
•Desenvolver coordenação motora grossa (livre).
•Despertar na criança o interesse por estímulos sonoros, para que ela consiga perceber, identificar e localizar sons forte e fraco.
•Desenvolver a capacidade da criança de identificar diferentes objetos e movimentar-se no espaço com facilidade.
•Incentivar e permitir a fala da criança em toda as atividades possíveis, corrigindo e ampliando seu vocabulário, utilizando também as músicas.
•Estimular o vocabulário através de contos e histórias pequenas que despertem a fantasia da criança.
•Incentivar a memorização de pequenas músicas e gestos.
•Participar de variadas situações de comunicação oral.
•Ampliar o universo da representação por meio da linguagem falada/dramatizada.
•Interessar-se por histórias.
•Expressar-se de forma clara e relativamente organizada.
•Participar de situações nas quais se faz necessário o uso da leitura, manuseando materiais impressos.
CONTEÚDO
Uso da linguagem oral para: conversar, brincar, cantar,comunicar-se, expressar desejos e vontades, necessidades, sentimentos, opiniões, idéias, preferências,relatar suas vivências e nomear pessoas, objetos, animais, ações, construindo frases com entonação,falando de si mesma, pedindo o que deseja, descrevendo situações cotidianas.
•Familiarizar-se gradativamente com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas,pasta de gravuras, histórias em quadrinho.
•Participação nas situações em que os adultos lêem textos de diferentes gêneros, como: histórias, quadrinhas e canções.
•Reconto de histórias conhecidas com ajuda do adulto e com estímulo visual.
•Participação em situações que as crianças “leiam”, ainda que não o façam de maneira convencional
•(símbolos, rótulos, marcas e figuras).
•Desenho como representação gráfica.
MATEMÁTICA
OBJETIVO
•Introduzir o raciocínio lógico, através de suas estruturas.
•Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação.
•Desenvolver a capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço.
•Desenvolver coordenação motora através de atividades lúdicas, concretas, pedagógicas e visomanuais.
CONTEÚDO
•Estruturas lógicas: discriminação – comparação – identificação – cor – forma – tamanho – conjuntos – quantidade.
•Conceito de lateralidade.
•Orientação Temporal Espacial: atrás/na frente/no meio/entre, aberto/fechado, na frente/de costas, em cima/embaixo, em pé/deitado/sentado, longe/perto.
•Coordenação Motora.
•Estruturas lógicas: discriminação – comparação – identificação – cor – forma – tamanho – conjuntos – quantidade.
•Conceito de lateralidade.
•discriminação audiovisual.
ESTRATÉGIA
•Utilização de materiais pedagógicos, sucatas, figuras, livros, jogos, brincadeiras, ...
•Brincadeiras lúdicas, materiais pedagógicos, atividades audiovisuais.
•Através do uso de materiais concretos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras, registro de atividades.
•Jogos, brincadeiras, músicas, atividades lúdicas, materiais pedagógicos, registro de atividades.
•Recursos Audiovisuais: rádio, CD, TV, vídeo, músicas, histórias, cartazes, fichas.
•Cartazes, fichas, jogos, brincadeiras, materiais pedagógicos, atividades lúdicas e de registro.
•Materiais pedagógicos e concretos, jogos, brincadeiras, cartazes, fichas, desenhos, etc.
OBSERVAÇÕES:
Devemos desenvolver na criança a capacidade de pensar logicamente.
Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.
A Matemática pode ser considerada uma linguagem simbólica que expressa relações espaciais e de quantidade. Sua função é pois, desenvolver o “pensamento”.
A medida que brinca com formas, com quebra-cabeças e com caixas que cabem dentro de caixas, a criança adquire uma noção do conceito pré-simbólico de tamanho, número e forma. Ao enfiar contas em um barbante ou colar figuras, adquire a noção de seqüência e de ordem. E quando utiliza as palavras “não cabe” e “acabou”, vai adquirindo a noção de quantidade.
“Esse trabalho deve se muito concreto, baseado no manuseio de materiais. Isso permito que as crianças se famialiarizem mais facilmente com os conceitos matemáticos.”
NATUREZA E SOCIEDADE
OBJETIVO
•Explorar o ambiente, manifestando interesse e curiosidade pelo mundo social, natural e cultural. Desenvolver a autonomia e a interação com o meio ambiente, valorizando sua importância para a preservação das espécies e qualidade de vida.
•Experimentar situações em que possa explorar e conhecer a si mesma e o mundo, por meio de descobertas e novos desafios.
•Explorar o ambiente, para que possa relacionar-se com pessoas,estabelecer contato com animais, plantas,objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.
•Conhecer e vivenciar valores humanos.
CONTEÚDO
•Conhecimento e estudo do meio social, natural e cultural.
•Participação em atividades que envolvam histórias,brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.
•Desenvolvimento de atitudes, manutenção e preservação dos espaços coletivos.
•Exploração de diferentes objetos, de suas propriedades (som, odor, forma, tamanho, textura, peso, consistência, movimento, temperatura) e de relações simples de causa (a ação da criança) e efeito (a reação do objeto).
•Cuidados no uso dos objetos do cotidiano, relacionados à segurança e à prevenção de acidentes.
•Reconhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas (auditiva, visual, tátil, gustativa e olfativa).
•Contato com animais e plantas.
•Valores humanos.
ESTRATÉGIA
• Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
• Produção de Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.
• Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família.
• Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e amiguinhos.
• Promover o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança respeitando sua maturidade emocional.
• Incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que valorizem a auto estima do aluno.
• Desenvolver os movimentos amplos: saltar, pular, andar...
• Desenvolver os primeiros contatos com diversos tipos de materiais, que envolvam as mãos, adquirindo controle e expressão gráfica com a progressão de exercícios que irão auxiliar no futuro aprendizado da escrita e da leitura.
• Desenvolver estímulos sonoros e auditivos através de operações concretas.
• Iniciar o vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade, organização de idéias.
• Desenvolver estímulos sonoros e auditivos através de operações concretas.
• Ampliar vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade, organização de idéias.
• Incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que valorizem a auto estima do aluno.
• Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações, levando-se em conta a sua capacidade de tomar decisões respeitando regras e valores pessoais e coletivos.
ESTRATÉGIA
•Através de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas envolvendo operações concretas.
•Através de materiais pedagógicos, sucatas, brincadeiras, jogos e atividades viso manuais concretas (pinturas, desenhos, etc).
•Utilização de recursos audiovisuais como: músicas, histórias, parlendas vídeo, CD, figuras, rótulos, livros, portadores de textos, etc.
•Leituras, interpretações, cantos, conversas, brincadeiras, jogos, recursos audiovisuais, livros, materiais pedagógicos, etc.
•Apresentação de crachás, fichas, cartazes, desenhos, jogos e brincadeiras, etc.
•Fichas cartazes, desenhos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras.
•Materiais pedagógicos, brincadeiras, atividades visomanuais concretas, etc.
OBSERVAÇÕES:
•Egocentrismo.
•Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.
•Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc.
•Fantasia, Invenção e Representação (imitação de situações conhecidas: escolinha, casinha).
•Criatividade
TIPOS DE BRINCADEIRAS:
•Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).
•Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.
•Brincadeiras sem regras.
•Brincadeiras com poucas regras simples.
•Utilização das formas básicas de movimentos (andar, correr, saltar, rolar, etc).
•Estimulação e motivação.
•Atividades lúdicas.
•O uso do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia e grande dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor.
•Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá jogá-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).
•Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante.
•Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela só se manifeste por gestos.
•Ampliar seu vocabulário, conversando diariamente, com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia.
•Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.
•Apresentação das cores.
•Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.
•Contos de histórias curtas.
•Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.
•Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.
•Explorar o ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos, parquinho, etc.
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
OBJETIVO GERAL
•Ampliar as possibilidades da criança de inserção, participação e interação nas diversas práticas sociais.
•Desenvolver na criança o conceito de eu em relação ao seu nome, idade e em relação aos pais (família) e colegas.
•Desenvolver coordenação motora grossa (livre).
•Despertar na criança o interesse por estímulos sonoros, para que ela consiga perceber, identificar e localizar sons forte e fraco.
•Desenvolver a capacidade da criança de identificar diferentes objetos e movimentar-se no espaço com facilidade.
•Incentivar e permitir a fala da criança em toda as atividades possíveis, corrigindo e ampliando seu vocabulário, utilizando também as músicas.
•Estimular o vocabulário através de contos e histórias pequenas que despertem a fantasia da criança.
•Incentivar a memorização de pequenas músicas e gestos.
•Participar de variadas situações de comunicação oral.
•Ampliar o universo da representação por meio da linguagem falada/dramatizada.
•Interessar-se por histórias.
•Expressar-se de forma clara e relativamente organizada.
•Participar de situações nas quais se faz necessário o uso da leitura, manuseando materiais impressos.
CONTEÚDO
Uso da linguagem oral para: conversar, brincar, cantar,comunicar-se, expressar desejos e vontades, necessidades, sentimentos, opiniões, idéias, preferências,relatar suas vivências e nomear pessoas, objetos, animais, ações, construindo frases com entonação,falando de si mesma, pedindo o que deseja, descrevendo situações cotidianas.
•Familiarizar-se gradativamente com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas,pasta de gravuras, histórias em quadrinho.
•Participação nas situações em que os adultos lêem textos de diferentes gêneros, como: histórias, quadrinhas e canções.
•Reconto de histórias conhecidas com ajuda do adulto e com estímulo visual.
•Participação em situações que as crianças “leiam”, ainda que não o façam de maneira convencional
•(símbolos, rótulos, marcas e figuras).
•Desenho como representação gráfica.
MATEMÁTICA
OBJETIVO
•Introduzir o raciocínio lógico, através de suas estruturas.
•Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação.
•Desenvolver a capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço.
•Desenvolver coordenação motora através de atividades lúdicas, concretas, pedagógicas e visomanuais.
CONTEÚDO
•Estruturas lógicas: discriminação – comparação – identificação – cor – forma – tamanho – conjuntos – quantidade.
•Conceito de lateralidade.
•Orientação Temporal Espacial: atrás/na frente/no meio/entre, aberto/fechado, na frente/de costas, em cima/embaixo, em pé/deitado/sentado, longe/perto.
•Coordenação Motora.
•Estruturas lógicas: discriminação – comparação – identificação – cor – forma – tamanho – conjuntos – quantidade.
•Conceito de lateralidade.
•discriminação audiovisual.
ESTRATÉGIA
•Utilização de materiais pedagógicos, sucatas, figuras, livros, jogos, brincadeiras, ...
•Brincadeiras lúdicas, materiais pedagógicos, atividades audiovisuais.
•Através do uso de materiais concretos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras, registro de atividades.
•Jogos, brincadeiras, músicas, atividades lúdicas, materiais pedagógicos, registro de atividades.
•Recursos Audiovisuais: rádio, CD, TV, vídeo, músicas, histórias, cartazes, fichas.
•Cartazes, fichas, jogos, brincadeiras, materiais pedagógicos, atividades lúdicas e de registro.
•Materiais pedagógicos e concretos, jogos, brincadeiras, cartazes, fichas, desenhos, etc.
OBSERVAÇÕES:
Devemos desenvolver na criança a capacidade de pensar logicamente.
Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.
A Matemática pode ser considerada uma linguagem simbólica que expressa relações espaciais e de quantidade. Sua função é pois, desenvolver o “pensamento”.
A medida que brinca com formas, com quebra-cabeças e com caixas que cabem dentro de caixas, a criança adquire uma noção do conceito pré-simbólico de tamanho, número e forma. Ao enfiar contas em um barbante ou colar figuras, adquire a noção de seqüência e de ordem. E quando utiliza as palavras “não cabe” e “acabou”, vai adquirindo a noção de quantidade.
“Esse trabalho deve se muito concreto, baseado no manuseio de materiais. Isso permito que as crianças se famialiarizem mais facilmente com os conceitos matemáticos.”
NATUREZA E SOCIEDADE
OBJETIVO
•Explorar o ambiente, manifestando interesse e curiosidade pelo mundo social, natural e cultural. Desenvolver a autonomia e a interação com o meio ambiente, valorizando sua importância para a preservação das espécies e qualidade de vida.
•Experimentar situações em que possa explorar e conhecer a si mesma e o mundo, por meio de descobertas e novos desafios.
•Explorar o ambiente, para que possa relacionar-se com pessoas,estabelecer contato com animais, plantas,objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.
•Conhecer e vivenciar valores humanos.
CONTEÚDO
•Conhecimento e estudo do meio social, natural e cultural.
•Participação em atividades que envolvam histórias,brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.
•Desenvolvimento de atitudes, manutenção e preservação dos espaços coletivos.
•Exploração de diferentes objetos, de suas propriedades (som, odor, forma, tamanho, textura, peso, consistência, movimento, temperatura) e de relações simples de causa (a ação da criança) e efeito (a reação do objeto).
•Cuidados no uso dos objetos do cotidiano, relacionados à segurança e à prevenção de acidentes.
•Reconhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas (auditiva, visual, tátil, gustativa e olfativa).
•Contato com animais e plantas.
•Valores humanos.
ESTRATÉGIA
• Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
• Produção de Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.
• Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família.
• Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e amiguinhos.
ARTES
OBJETIVO
• Garantir oportunidades para que as crianças desenvolvam a imaginação criadora, a expressão, a sensibilidade e a comunicação.
• Ampliar o conhecimento de mundo em relação às diversas formas de expressão artística.
• Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
• Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.
• Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
• Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
• Habituá-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
• Permitir que a criança seja independente.
• Deixá-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
• Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
• Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
• Mantê-la ocupada.
• Levar a criança a participar das atividades de grupo.
CONTEÚDO
• Exploração e manipulação de meios, materiais e suportes (meios: areia, terra, água, tinta e argila; materiais: gizão de cera e pincéis grossos; suportes: papel, papelão).
• Observação e identificação de imagens diversas: pessoas, animais, objetos, cenas, cores e formas.
• Cuidado com próprio corpo e o dos colegas no contato com suportes, materiais e meios.
• Respeito e cuidado com os materiais e trabalhos produzidos individualmente ou coletivamente.
ESTRATÉGIA
• Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
•Material de sucata e criatividade do professor.
•Apresentação de argila e massinha.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014
E.E.”CASIMIRO SILVA”
AVALIAÇÂO DE HISTÓRIA - 2 bim/ 2012 DATA:__/__/__
ALUNO (A):________________Nº___ SÉRIE: 1º ano
PROFESSOR: ____________ VALOR: _____ NOTA: _______
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Leia o trecho abaixo e responda a questão
Pelas suas andanças nos sertões, os paulistas descobriram, por volta de 1695, metais preciosos em abundância na região do rio das Velhas, em terras dos atuais municípios mineiros de Sabará e Caeté. Em 1696, a descoberta de novas jazidas deu inicio à ocupação do vale do Ouro Preto. Os anos seguintes viram ser abertos caminhos auríferos em Mato Grosso e Goiás e, ao lado do ouro, a descoberta de diamantes no norte de Minas, na região do Serro Frio. MOTA, Myriam B. e BRAICK, Patrícia R. História das cavernas ao Terceiro Milênio.São Paulo,Ática, 1996. p.228.
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QUESTÃO 01 (Descritor: analisar a postura de Portugal diante da região mineradora)
Assinale a alternativa que define a política tributária da Coroa Portuguesa nas áreas mineradoras.
a) A Coroa buscava controlar totalmente a extração do ouro através do dízimo, imposto cobrado pela Câmara Municipal.
b) A cobrança de impostos sobre as áreas mineradoras não era rigorosa o que contribuiu para o contrabando.
c) A cobrança de impostos era feita diretamente pelos nobres portugueses, que vinham á colônia para fazer o serviço.
d) A Coroa cobrava diversos impostos sobre as áreas mineradoras, o mais importante deles era o Quinto.
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QUESTÃO 02 (Descritor: analisar as características do tráfico negreiro brasileiro)
Durante mais de três séculos, o tráfico negreiro trouxe para o Brasil mais de três milhões de escravos.
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A respeito do tráfico negreiro leia as afirmativas abaixo, coloque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas e assinale a alternativa correta.
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( ) Muitas famílias brasileiras, residentes na África, capturavam os negros para vende-los aos portugueses.
( ) Os negros eram transportados da África para o Brasil em navios negreiros.
( ) Os escravos africanos eram trocados por tabaco e aguardente procedentes da América Portuguesa.
( ) Como mercadorias, os negros ficavam expostos em mercados a espera de um comprador.
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a) F , V , V , V
b) V , V , F , V
c) F , F , F , V
d) V , V , V , V
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QUESTÃO 03 (Descritor: identificar as características dos quilombos)
Fugir, aliás, sempre foi uma forma de resistência dos cativos africanos, desde que começaram a chegar na América, em 1502, com Nicolas de Orando, governador de Hispaniola (hoje ilha de São Domingos). Ele veio para o Novo Mundo substituir Cristóvão Colombo e trouxe consigo uns 2500 colonos, de todas as procedências. Não se sabe quantos negros havia, apenas que alguns foram trazidos por seus senhores. Um deles fugiu. Foi, pode-se dizer, o primeiro quilombola. Marcus J. M. de Carvalho, Revista Nossa História, 07/2004. p.74.
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Considere as opções verdadeiras
I) A vida dos quilombos girava em torno da agricultura, da caça e da pesca.
II) Os quilombos viviam isolados no meio das matas, por isso nunca desenvolveram nem um tipo de comércio.
III) Os quilombolas tiveram como seu principal representante, Zumbi.
IV) Os quilombos se disseminaram por toda a América Portuguesa e o mais conhecido foi Palmares.
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Estão corretas as alternativas.
a) Apenas I
b) II e III
c) I, III e IV
d) I e II e III
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QUESTÃO 04 (Descritor: caracterizar a escravidão branca ou contemporânea)
A escravidão, onde a liberdade e a vontade são inexistentes, ainda existe no Brasil. Esses casos de escravidão na atualidade são chamados de escravidão branca ou contemporânea.
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A respeito da escravidão contemporânea é INCORRETO afirmar:
a) As autoridades não tem feito nada para combater esse tipo de crime no país.
b) Não existe jornada de trabalho limitada; enquanto for possível se trabalhar, se trabalha.
c) As condições do alojamento são péssimas desde as instalações até a água, muitas vezes contaminada.
d) Para que a coerção sobre os trabalhadores seja eficiente, eles são recrutados para prestar o serviço longe do seu local de origem.
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QUESTÃO 05 (Descritor: analisar as medidas adotadas por Portugal, diante da ausência de metais preciosos no Brasil) Observe a charge abaixo.
No contexto imediatamente posterior à sua chegada ao Brasil, os portugueses
a) Investiram na produção cafeeira, na tentativa de lucrar com a venda desse produto na Europa.
b) Exploraram o pau brasil, madeira que foi muito valorizada na Europa.
c) Continuaram a privilegiar o comércio oriental e não fizeram nenhum tipo de comercio com o Brasil.
d) Concentraram seus esforços no tráfico negreiro, pois garantiam lucros para a colônia e a metrópole.
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QUESTÃO 06 (Descritor: identificar a mão-de-obra utilizada pelos portuguesas na extração do pau-brasil)
Leia o trecho abaixo.
Embora muito inferior às mercadorias orientais, o único produto de algum valor comercial que os portugueses sabiam existir no Brasil era uma espécie vegetal da qual se extraia uma tinta muito empregada na tinturaria. Trata-se do pau-brasil, encontrado em grande parte do litoral brasileiro, sendo o de melhor qualidade localizado em terras do atual estado de Pernambuco.
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O tipo de mão-de-obra utilizada pelos portugueses na extração do pau-brasil foi:
a) escrava indígena
b) servos coloniais
c) escrava africana
d) imigrantes europeus
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Leia o trecho abaixo e responda a questão 07.
Quem está ou foi privado de liberdade sabe quanto ela faz falta. É doloroso viver preso em poucos metros quadrados. A liberdade é para o homem o que o céu é para o condor, como diria Castro Alves. Vida e liberdade quase sempre se confundem. (...). Todo mundo quer ser livre. Por causa da liberdade, quantas discussões nas famílias, nos edifícios, nos colégios e na Sociedade. Até os animais gostam de usufruir de sua “liberdade”.
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QUESTÃO 07 (Descritor: identificar as características dos movimentos pela independência do Brasil.)
A liberdade foi a inspiração para um movimento insurrecional ocorrido da colônia no ano de 1789 conhecido como:
a) Inconfidência Baiana b) Guerra dos Emboabas
c) Revolta de Felipe dos Santos d) Inconfidência Mineira
|
QUESTÃO 08 (Descritor: relacionar dados da tabela com a época da produção)
O gráfico acima pode indicar que: Transforme os séculos em dada para encontrar a resposta certa.
a) a exportação de açúcar, no final do século XVI, diminuiu..
b) a produção açucareira manteve-se regular durante todo o século XVII.
c) o declínio das exportações de açúcar começaram depois de meados do século XVII.
d) em meados do século XVI a exportação de açúcar foi a maior do Brasil colônia..
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QUESTÃO 09 (Descritor: identificar na tabela dados sobre a produção aurífera em Minas Gerais)
(Fonte Virgílio Noya Pinto. O ouro brasileiro e o comércio anglo português. SP, Nacional, 1979.)
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A tabela ao lado refere-se à produção de ouro na sociedade mineradora do século XVIII. A partir das informações contidas na tabela e da realidade da sociedade mineradora pode-se concluir que:
a) A produção de ouro manteve-se estável durante todo o século XVIII devido a um processo criterioso de exploração desse minério.
b) A maior produção de ouro acontece, exatamente, entre 1700 e 1720 devido ao grande fluxo de garimpeiros que se estabelecem na região de Minas.
c) As décadas de30, 40, 50 e 60 podem ser consideradas as mais produtivas, apresentando um declínio da produção a partir da década de 70.
d) Mesmo no período de maior produção, 1770-1779, o ouro de Minas Gerais não pode ser considerado significativo para Portugal.
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QUESTÃO 10 (Descritor: identificar na música o caráter multirracial do Brasil como um processo histórico que tem origem na colônia)
(...) Olhe a nossa história. Os nossos ancestrais
O Brasil colonial não era igual a Portugal
A raiz do meu país era multirracial
Tinha Índio, Branco Amarelo, Preto
Nascemos da mistura, então por que preconceito?
Barrigas cresceram. O tempo passou...
Nasceram brasileiros cada um com sua cor
Uns com pele clara outros, mais escura
Mas todos viemos da mesma mistura
Então presta atenção nessa sua babaquice
Pois como eu já disse. Racismo é burrice
Dê a ignorância um ponto final. Faça uma lavagem cerebral.
(Gabriel, o Pensador, Lavagem Cerebral, 1993)
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A letra da música de Gabriel, o pensador faz referência a idéia de um Brasil multirracial. Podemos entender esse termo como:
a) um fenômeno fruto do processo de miscigenação que tem origem, ainda no período colonial, a partir da fusão de negros, índios e brancos.
b) um processo de curta duração iniciado no final do século XVIII com as idéias iluministas e o fim do sistema colonial.
c) a mistura de culturas, com predomínio da visão de mundo dos africanos.
d) uma mera expressão do racismo, uma vez que o Brasil, historicamente, sempre foi dividido em raças que viviam harmoniosamente
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QUESTÃO 11 (Descritor: identificar e selecionar informações centrais e periféricas em diferentes fontes históricas.)
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As imagens de Debret reforçam a idéia de que:
a) os negros foram vítimas da violência do homem branco durante o período da escravidão, mas muitas vezes eram vitimas dos próprios negros.
b) o Brasil manteve um sistema escravocrata que possibilitava a ascensão do negro à sociedade.
c) o Brasil do período da escravidão não havia desigualdade social.
d) a escravidão é algo que pertence ao passado e não existe nenhuma relação com os dias atuais.
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QUESTÃO 12 (Descritor: associar as representações culturais, os modos de comunicação e as formas de organização do cotidiano (hábitos, valores, idéias) dos diferentes grupos étnicos formadores da sociedade brasileira à sua identidade pessoal e social e ao seu respectivo processo histórico.)
“Negro drama / entre o sucesso e a lama / Dinheiro, problemas, inveja, luxo, fama / Negro drama / Cabelo crespo e a pele escura / a ferida, a chaga, à procura da cura / Negro drama / Tenta ver e não vê nada / a não ser uma estrela / longe, meio ofuscada / Sente o drama, o preço, a cobrança / no amor, no ódio, a insana vingança / Negro drama / Eu sei quem trama e quem tá comigo / o trauma que eu carrego / pra não ser mais um preto fodido / O drama da cadeia e favela / túmulo, sangue, sirene, choros e velas / Passageiros do Brasil, São Paulo / agonia que sobrevive / em meio à zorra e covardias / Periferias, vielas, cortiços / Você deve estar pensando o que você tem a ver com isso / Desde o início, por ouro e prata / olha quem morre, então veja você quem mata / Recebe o mérito a farda que pratica o mal / Me ver pobre, preso ou morto já é cultural [...] “ (Negro drama, Edy Rock e Mano Brown)
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A letra da música acima expressa:
a) a situação de marginalização dos negros no Brasil, herança de um passado escravocrata.
b) a certeza de que a condição do negro no Brasil é fruto de um contexto internacional marcado pelo apartheid.
c) a vida do negro, vítima de preconceito, problema que surge no Brasil na década de 50.
d) a idéia de que o preconceito racial surgiu no Brasil nas favelas do Rio de Janeiro.
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QUESTÃO 13 (Descritor: identificar características da exploração do pau-brasil)
O pau-brasil - Os portugueses se decepcionaram muito quando chegaram às terras brasileiras e não encontraram as maravilhosas riquezas que eles encontraram nas Índias e que vendiam na Europa com enormes lucros. No Brasil dos primeiros tempos, só encontravam a madeira cor de brasa, denominada pau-brasil, da qual os europeus extraíam tinta para tingir tecidos.
NOVAES Carlos Eduardo, LOBO César - História do Brasil para principiantes –- Editora Ática – São Paulo – p.40
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A charge se refere a uma das características da exploração do pau-brasil. A característica da exploração do pau-brasil retratada na charge é:
a) O pau-brasil era monopólio da Coroa Portuguesa.
b) O comércio do pau-brasil era feito através do escambo.
c) O governo português cobrava 1/5 do valor do pau-brasil extraído.
d) As feitorias serviam para armazenar o pau-brasil.
QUESTÃO 15(Descritor: caracterizar o Brasil após o fim da monarquia)
Ferida de morte desde a Abolição, a Monarquia Constitucional foi definitivamente sepultada a 15 de novembro de 1889. A nova forma de governo surgiu como resultado de cúpula de uma conspiração militar a que o povo assistiu apático e distante sem compreender direito o que se passava. (REY, Marcos. Proclamação da República. 9. ed. São Paulo, Ática. 1999. p . 2.)
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O texto se refere a
a) a Independência do Brasil.
b) a Proclamação da República do Brasil.
c) a Inconfidência Mineira e morte de Tiradentes.
d) a Descoberta do Brasil e abolição da escravidão.
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