Encontrei no blog da Alessandra este projeto e achei legal para postar aqui.
A letra do meu nome
Erika Nakahata
Objetivos: ★ Ensinar o aluno a diferenciar letras, desenhos e números, e a diferenciar uma letra de outra ★ Apresentar o nome das letras ★ Oferecer orientação sobre a escrita ★ Trabalhar os eixos quantitativo e qualitativo ★ Permitir que a criança reconheça a função da escrita dos nomes ★ Estabelecer uma fonte de consulta para a escrita de outras palavras Duração: dois meses
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Ao perceber que grande parte de seus alunos estava em uma fase pré-silábica de aprendizado, a professora Lilian de Cássia Vellani Silva Pinto, da EMEFEI Prof. Sylvia Amália Guimarães Mendes, de Piracaia (SP), mostrou-se preocupada. "Isso pode indicar que a criança nem sequer entende que a escrita representa a fala", explica. Assim, ela partiu para a ação: "Queríamos um projeto bastante significativo, pois as crianças ainda estavam pouco letradas. Para isso, criamos o Projeto Nome Próprio". A coordenadora da escola, Roberta Castilho Belo, justifica a escolha: "A escrita do nome é uma fonte de consulta, uma referência para as crianças poderem ler e escrever outras palavras, o que contribui de forma considerável para o avanço no processo de ensino-aprendizagem". Conheça as atividades propostas por esse bem-sucedido projeto e veja como aplicá-lo.
Cartazes
Como algumas crianças não conheciam as letras, o trabalho da professora Lilian
começou com atividades que abordam o número de letras de cada nome e, em seguida,
a diferenciação entre elas. Para isso, a docente recorreu à proposta abaixo.
★ Escreva o nome das crianças em papel branco e recorte.
★ Prepare um cartaz dividido em colunas de acordo com o número de letras dos nomes.
★ Em sala, construa o cartaz com os alunos, fixando os nomes nas colunas de acordo com cada caso.
Por exemplo, "Ana" deve ficar na coluna que apresenta o número "3", e assim por diante.
★ Deixe o cartaz afixado por alguns dias, para que os alunos possam consultá-lo.
★ O próximo passo é preparar outro cartaz, agora dividindo-o em colunas conforme a inicial do nome
dos alunos.
★ Na aula, peça que cada criança fixe seu nome, na coluna que apresentar a inicial do seu nome.
Desse modo, o nome "Ana" ficará na coluna da letra "A".
★ Aproveite para discutir com os alunos com que letra cada nome termina.
★ Deixe o cartaz exposto por alguns dias.
Dica esperta 1!Você pode elaborar um cartaz com a coluna "menino" e a coluna "menina", e pedir aos alunos para distribuir os nomes conforme o gênero.
Hora da chamada
Depois de trabalhar com os cartazes, Lilian preparou atividades com a chamada.
★ Prepare crachás com o nome de cada aluno.
★ Na hora da chamada, deve-se levantar o crachá e perguntar: "Esse aluno veio hoje?".
"Assim, eles precisam conhecer a palavra para, então, responder se o amiguinho veio ou não.
Nesse momento, eles já sabem, por exemplo, que 'Ana' é a amiguinha cujo nome começa com 'A'.
★ Conforme os alunos apresentarem bom desempenho, crie dois outros cartazes.
Em um deles, escreva "escola" e, no outro, "casa".
★ Todos os nomes são colocados no cartaz "casa" e, na hora da chamada, a professora pergunta:
"Essa criança ficou em casa ou veio para a escola?".
★ Se está presente, o nome passa para o cartaz "escola". Se não está, permanece no cartaz "casa".
★ Quando a maioria dos alunos estiver familiarizada com os nomes, dificulte a atividade, escolhendo a
cada dia um ajudante.
★ Peça ao "ajudante do dia" para tirar um nome.
★ Reconhecendo a palavra, ele deverá perguntar aos colegas se aquele aluno veio e, então, deslocar ou
não o nome para o cartaz "escola".
★ Repita o processo até que todos participem.
Desafio! Conforme os alunos estiverem familiarizados com os nomes, inclua nomes intrusos no cartaz "casa". Escolha nomes com as mesmas iniciais dos nomes dos alunos.
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Alunas participam das atividades com os cartazes na EMEFEI Prof. Sylvia Amália Guimarães Mendes, em Piracaia, SP |
Dica esperta 2! Em todas as atividades, vá aumentando o grau de dificuldade conforme as crianças melhorarem seu desempenho. |
Envelope mágico
Outra atividade para desenvolver em sala é o envelope mágico. Antes de iniciá-la, certifique-se de que todos os
cartazes de nomes estejam cobertos. Sem a referência, o projeto retoma o eixo qualitativo do aprendizado.
★ Fotografe cada aluno e cole uma foto em cada envelope.
★ Em um papel, escreva o nome da criança da foto e recorte as letras, tornando-as móveis.
★ Coloque as letras móveis dentro do envelope que contém a foto daquele aluno.
★ Distribua os envelopes aleatoriamente, de modo que cada criança receba o envelope mágico de um coleguinha.
★ Peça a eles para identificar o colega da foto, retirar as letras móveis do envelope e organizá-las para formar
o nome do colega.
★ Caso algum aluno apresente dificuldade, deixe que um colega o ajude.
★ Dica: você pode utilizar essa atividade para trabalhar outros temas, como animais.
“A canoa virou”O Projeto Nome Próprio também inclui uma atividade para ser desenvolvida na área externa. A base dela será a seguinte estrofe a ser cantada, retirada da cantiga folclórica “A canoa virou”: Se eu fosse um peixinho/ E soubesse nadar/ Eu tirava a (Nome da Pessoa)/ Lá do fundo do mar.★ Organize as crianças em uma roda e, no meio, coloque os crachás com os nomes.★ Inicialmente, acompanhando os versos da cantiga, fale o nome do aluno e peça a ele para retirar seu próprio crachá.
★ Depois, para dificultar a tarefa, convide uma criança para retirar o crachá de um colega. Acompanhando a cantiga, chame-os por ordem alfabética, de modo que os alunos pensem nas letras e identifiquem quem será o próximo a ir ao centro.★ Cite o nome a ser retirado conforme a dificuldade/ facilidade de cada criança. Para alunos com mais facilidade, nomes mais complexos. Para alunos com algum grau de dificuldade, nomes mais simples, para que todos tenham chance de acertar e sintam-se estimulados.★ Caso o aluno retire o crachá errado, converse com todos, perguntando por que está errado, qual é a primeira letra do nome citado, que letra vem depois, e assim por diante, até o aluno retirar o crachá certo, para daí sair do meio da roda.
Os colegas podem dar dicas.
Desenhando o coleguinha Na brincadeira batizada como "Troca-troca", a professora Lilian sugere juntar os crachás, misturá- -los e entregar um a cada aluno. Cada criança recebe o crachá de outra e uma folha em branco, onde deverá desenhar o colega cujo crachá retirou. Depois, um por um, os alunos apresentam seu trabalho, explicando quem desenhou. |
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O livro dos nomes
O encerramento do projeto é feito com a produção de
um livro chamado "O que o meu nome significa?".
Para isso, pode-se pedir que os alunos pesquisem,
em casa, o significado de seu nome ou, juntos,
professor e alunos podem fazer a pesquisa em
computadores da escola, por meio da internet.
Com base nas informações coletadas e ajudados pelo
professor, os próprios alunos escrevem nome e significado,
e ilustram o livro. “Por exemplo: Leonardo, bravo como um leão.
Então essa frase vai para o livro, acompanhada da ilustração.”
Além de cada aluno receber uma cópia do livro,
na EMEFEI Silvia Amália Guimarães Mendes,
foram feitas algumas cópias extras e organizada uma
tarde de autógrafos, seguida pela distribuição dos exemplares
autografados a profissionais da escola. “Em uma apresentação, cada aluno fala o que seu
nome significa e todos comentam o conceito de amizade aprendido ao longo do projeto”, finaliza Lilian.
Livro
A arte-educadora Simone Faure Bellini desenvolveu um livro complementar ao projeto.
Veja como confeccioná-lo.
Materiais:
★ papelão
★ papel color set colorido
★ papel camurça
★ cola branca
★ tesoura e estilete
★ furador
★ letras recortadas e coloridas
★ contact transparente
★ EVA preto e colorido cortado e furado conforme o molde
1. Corte o papelão conforme o molde e encape-o com papel color set do lado de fora.
No lado de dentro, use papel camurça.
2. Cole a peça do fichário. Enfeite a capa com as letras coloridas.
Depois, encape com o contact transparente, para proteger.
3. Encaixe as folhas de color set coloridas, já cortadas e furadas conforme o molde.
Separe as cores de acordo com as letras. Por exemplo: letra “a” amarela, e assim com as
demais letras.
4. Divisória: Cole cada letra num eva preto.
FONTE: REVISTA GUIA PRÁTICO PARA EDUCADORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/93/artigo192045-1.asp