Plano de aula"a Festa no Céu".
EMEI CONCEIÇÃO DE ITAGUÁ – 2011
PLANEJAMENTO DE AULA
PROFESSORA : Ivani Ferreira TURNO: tarde
PLANEJAMENTO DE AULA
PROFESSORA : Ivani Ferreira TURNO: tarde
Objetivos:
· Criar hábito de ouvir diferentes histórias para ampliar o conhecimento.
· Ampliar o repertório de palavras
· Estimular o prazer pela arte (confeccionar brinquedo)
· Fortalecer a musculatura.
Desenvolvimento:
MÚSICA DA HORA DA HISTÓRIA
E AGORA MINHA GENTE
UMA HISTÓRIA VOU CONTAR
UMA HISTÓRIA BEM BONITA
TODO MUNDO VAI GOSTAR
RÊ, RÊ, RÊ
RÁ, RÁ, RÁ
NOS LIVRINHOS ENCANTADOS
TUDO PODE ACONTECER
VAMOS FICAR BEM QUIETINHOS
PARA A HISTÓRIA APRENDER
RÊ, RÊ, RÊ
RÁ, RÁ, RÁ
TUDO PODE ACONTECER
VAMOS FICAR BEM QUIETINHOS
PARA A HISTÓRIA APRENDER
RÊ, RÊ, RÊ
RÁ, RÁ, RÁ
Ler o livro “A Festa no céu”.
Conversar sobre o livro:
ü O que ia ter no céu?
ü Quais animais poderiam ir?
ü Por que o jabuti não podia ir à festa?
ü O jabuti foi à festa ou não?
ü Como o jabuti fez para conseguir ir até o céu?
ü O que aconteceu com o jabuti quando foi voltar para casa?
Artes: Confeccionar um jabuti/pet.
PLANO DE AULA
Professora/estagiária: Gisele
Alunos atendidos: 1º ano
Conteúdos: Linguagem oral e escrita,
matemática
TEMA: A História da Dona
Baratinha.
JUSTIFICATIVA:. A História da DONA BARATINHA é um gênero
textual que estimula a reflexão sobre o dinheiro e casamento(escolha de um
noivo),diferenças... como também possibilita a escrita, leitura e produção de
forma dinâmica e prazerosa.
OBJETIVOS:
Ø Desenvolver
no aluno o prazer da leitura,
Ø Estimular
a criatividade e o imaginário.
Ø
Produzir vários gêneros textuais(listas de nomes, bilhete e receita)
CRONOGRAMA: 4 horas.
METODOLOGIA:
1º Momento: Contar a
história “A Dona Baratinha.”, utilizando um livro
gigante.
Após contar a história, conversar sobre o
texto?
Problematize
questionando:
-Qual era o desejo da D. Baratinha?
-O que aconteceu para que ela acreditasse que poderia realizar o seu desejo?
-Quais os animais quiseram casar com ela e foram recusados?
-O que fez D. Baratinha recusar seus pretendentes?
-Porque ela não se casou?
-Vocês mudariam o final da história? (ouvir as várias sugestões)
Após contar a história,
combinar de dramatizá-la no final da aula , com os alunos.
2º Momento: Hora da produção:
Como toda festa(casamento) precisa de preparativos... conversar com os alunos
que eles irão criar um anúncio sobre o casamento da Dona Baratinha.
Anúncio
Ø
Produzir um
anúncio(coletivo) avisando sobre o casamento da Dona Baratinha.
Ø
Escolher um aluno
para fazer um cartaz com o anúncio para colocar no pátio.
Na festa da dona Baratinha vai
ser servido um caldo de feijão ...então vamos ler a receita do caldo.
Ler a receita e registrar os ingredientes , no caderno .
4º Momento: Lista de convidados:
Criar uma lista de convidados para a festa da dona
baratinha(Geralmente eles irão escolher entre os colegas da turma).
5ºMomento: Teatro da Dona Baratinha
Realizar o teatro /dramatização
da Dona Baratinha cantando....
Música: Dona Baratinha
Eliana
Eliana
Era uma vez
uma baratinha
que queria que queria se casar
saiu voando procurando um barato
mas o barato tá difícil de achar chá chá chá cha chá
quem quer casar com a dona baratinha
que é bonitinha
e tá prontinha pra casar
também tem dinheiro na caixinha
e gosta muito de dançar o chá chá chá
uma baratinha
que queria que queria se casar
saiu voando procurando um barato
mas o barato tá difícil de achar chá chá chá cha chá
quem quer casar com a dona baratinha
que é bonitinha
e tá prontinha pra casar
também tem dinheiro na caixinha
e gosta muito de dançar o chá chá chá
Recursos didáticos: Livro Com a história da Dona Baratinha; material impresso contendo a
receita, Aparelho de som.
AVALIAÇÃO: Acompanhar atentamente o envolvimento dos alunos no decorrer das atividades propostas, por meio da observação.