"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "
quinta-feira, 20 de novembro de 2014
Aprenda a fazer sacos de papel
A dica ensina a confeccionar a embalagem em papel kraft. "As pessoas não devem ficar presas a este papel, pois é possível utilizar papel cartão por exemplo."
A alça, feita com papel ondulado, pode ser substituída por fitas, cordas ou até mesmo tiras de chitas. "Basta fazer um furo na frente e na parte de trás dos sacos e passar a alça conforme o gosto de cada um."
Na hora de fazer a flor que vai decorar o saco, dou uma sugestão sobre o material a ser utilizado. "O papel artesanal não é encontrado com facilidade, assim, é possível substituí-lo por papel seda ou papel de presente."
Material necessário
• Um pedaço de 20 x 45 cm de papel kraft de 330 de grs;
• Duas tiras de papel ondulado, sendo uma de 19,5 cm e outra de 40,5 cm, com largura de 4 cm;
• Papel artesanal colorido;
• Lápis;
• Cola;
• Régua;
• Tesoura;
• Pincel;
• Um botão.
Passo a passo
O primeiro passo é marcar quatro centímetros nas laterais do papel kraft. Em seguida, faça marcações em 20,5 cm, em 24,5 cm e em 16,5 cm em toda a extensão. Vinque os riscos com a ponta virada da tesoura. Corte as laterais dos dois quadrados do meio. Dobre todos os vincos. Encaixe os lados, formando uma espécie de caixa. Cole as laterais. Cole a menor tira de papel ondulado para decorar e a alça do saco.
Para finalizar, use papel artesanal, fazendo dois quadrados de 8 cm. Dobre as pontas do quadrado formando um triângulo. Dobre mais uma vez. Faça um traço no formato de uma ave e corte. Repita o processo no outro quadrado. Cole em formato de flor para decorar. A recomendação é finalizar com folhas e galhos. Utilize um botão para formar o miolo da flor.
Para visualizar as imagens segue o link da fonte:
http://naninenuxacrafts.blogspot.com/2010/02/aprenda-fazer-sacos-de-papel.html
Exercícios1. Podemos definir a arte:
2. Quais são os tipos de arte que os homens produzem?
3. O que é arte visual?
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Cores Neutras
O branco, o preto e o cinzento são tidas como cores neutras. Na realidade assim se chamam pela sua origem . O branco é a soma de todas as cores e implica a presença de luz. O preto é oposto ao branco, significa total ausência de luz e aparentemente, não deriva de qualquer cor. O cinzento, ou os vários tons de cinzento têm origem na mistura, em diferentes quantidades, do branco com o preto. As cores neutras não se afirmam muito, por si só. Ao misturar uma das diversas cores com o branco, o resultado será sempre uma cor clara. O oposto acontece quando se mistura uma cor com o preto, pois o resultado será sempre uma cor escura
As cores neutras são usadas para complementar uma cor desejada sendo que as cores neutras têm pouco reflexo. Entre as cores neutras podemos citar o branco, os tons cinza e marrons. O branco é luz isento de cor, o preto é a ausência de cor e os tons cinza é a mistura do branco com o preto.
Postado por
Meire
Textos e atividades de artes visuais
Assunto: Vitral
Fonte: Wikipedia, a enciclopédia livre.
Os
vitrais são elementos arquitetônicos constituídos por pedaços de vidro,
geralmente coloridos, combinados para formar desenhos.
Tal
como o vidro, o vitral originou-se no oriente por volta do século X,
tendo florescido na Europa durante a Idade Media. Amplamente utilizados
na ornamentação de igrejas e catedrais, o efeito da luz solar que por
eles penetrava, conferia uma maior imponência e espiritualidade ao
ambiente, efeito reforçado pelas imagens retratadas, em sua maioria,
cenas religiosas.
Adicionalmente, serviam como recurso didático para a instrução do catolicismo a uma população inculta e analfabeta.
A
técnica clássica de fabricação de vitrais utilizava chumbo nas junções e
soldaduras. A cor nas pecas de vidro era obtida pela adição de
substancias como: o bismuto, o cádmio, o cobalto, o ouro e o cobre e
outros, a massa de vidro em fusão. De
peso elevado, os vitais assim construídos apresentavam problema de
estrutura, estanquiedade, fragilidade, deformações, manutenção difícil,
alem de elevado custo.
Atualmente,
existem técnicas mais avançadas para a produção de vitrais, de grande
valor estético, mais baratas e inócuas para a saúde e para o meio
ambiente.
Material
· Papel celofane de várias cores ou as cores primárias.
· Cola
· Tesoura
· Papel chamex
Procedimento
Faça um desenho simples no papel chamex. As linhas do desenho devem ser largas, 1,5 a 2 cm são suficientes. Pinte as linhas largas com lápis de cor preta. A cor preta vai realçar as cores do papel celofane.
As partes do desenho que ficaram sem ser pintadas devem ser recortadas, cuidado para cortar as linhas pintadas.
Nas
partes vazadas será colado o papel celofane da cor que desejar. Para o
acabamento, cole uma folha de papel chamex por traz da colagem do
celofane.
Obs:
No trabalho acima não foi colado papel celofane e sim folha de revista.
O celofane está um pouco caro, né. Essa técnica pode ser aplicada em
vários tipos de desenhos.
Sugestão de atividade
Os
alunos podem pesquisar em alguns lugares da cidade onde tem vitral (em
prédios públicos, em igrejas, em monumentos históricos, etc). Em equipes
podem tirar fotos, fazer apresentação em power point ou exposição das
fotos em um mural. As equipes podem falar um pouco sobre a história do
lugar onde o vitral foi fotografado.
Pedir aos alunos uma pesquisa sobre a definição, origem do vitral, e formas de construção.
________________________________________________________________________cola
- Para concluir, as linhas do desenho podem ser contornadas com canetinha.
Resultado com o papel camurça
Resultado com revista velha
Sugestão de atividades.
Os alunos podem pesquisar em alguns lugares da cidade onde tem exposição de mosaico (prédios públicos, igrejas, etc). Em equipes podem tirar fotos, fazer apresentação em power point ou exposição das fotos em um mural. As equipes podem falar um pouco sobre a história do lugar onde o mosaico foi fotografado.
Pedir aos alunos uma pesquisa sobre a definição, origem do mosaico, e formas de construção.
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Assunto: Luz e sombra
Fonte: http://www.amopintar.com/luz-e-sombra#ixzz16aepaRX7
Publicado por: "Amopintar" Na secção: Desenho
“A luz e a sombra, são os elementos básicos para produzir o efeito de Volume nos objetos".
Num desenho em duas dimensões, a luz e a sombra são elementos que
definem e caracterizam o volume do objeto. O volume é em conjunto com a
forma outro dos aspectos que distingue os objetos que nos rodeiam. Este
depende da luz que recebe, e por consequência das sombras que este
produz. A definição correta do volume dum objeto se consegue através da
valorização exata das intensidades das suas sombras. Podemos definir
dois tipos de sombras, as próprias e as projetadas. As sombras próprias
são as que origina o objeto em si próprio e as projetadas são aquelas
que ele produz nas superfícies vizinhas.
Também se deve ter em consideração os reflexos produzidos
pela luz, que projetam as superfícies ou objetos vizinhos já que estas
aclaram a sombra própria.
Entre a luz e a sombra há uma zona de transição ou de “meia sombra” que
pode variar em extensão dependendo da intensidade da luz.
No exemplo da Figura 2, distinguimos dois objetos com a mesma forma,
tamanho e proporção, no entanto um representa um círculo e o outro, uma
esfera. O círculo passou a ser um elemento bidimensional, a parecer um
elemento tridimensional, com volume. A diferença entre os dois objetos é
conseguida neste caso pelo efeito da luz e da sombra”.
Material
- Papel chamex
- Borracha
- Lápis 6B
- Um desenho simples sem muitos enfeites, mais contorno
- Régua
- Um pedacinho de algodão.
Procedimento
1
parte- Primeiro faça um exercicio com os alunos para que eles aprendam a
usar o lápis 6B. Peça que desenhem 3 retângulos. No primeiro pintar
uniforme com um cinza escuro, de preferência na horizontal. No segundo
pintar um cinza escuro e o outro médio, que devem se encontrar no meio,
os dois na mesma direção. No terceiro, três tipos de cinzas, escuro,
médio e claro, as pontas das cores devem se encontrar. Veja o exemplo a
baixo.
2
parte- Pintar o desenho por dentro com três tonalidades de cinza, as
cores devem se encontrar, do mais escuro para o mais claro. Depois
pintar o desenho por fora, pode ser empregado a penas diuas tonalidades
de cinza. Contornar as linhas do desenho com o lápis 6B. Ao final,
passar o pedacinho de algodão em todo o desenho em movimentos
circulares, bem suave, é somente para dar o brilho.Veja os exemplos
abaixo.
Obs: A pintura fica legal em movimentos todos horizontais ou todos na vertical, para que as linhas possam se encontrar.
Sombreamento interno: O desenho fica todo pintado, assim como o lado de fora.
Sombreamento
externo: O desenho fica sem ser pintado, o lado de fora que é pintado,
tem-se a impressão que o desenho fica projetado. O lado de fora pode ser
pintado com três tonalidades de cinzas, escuro, médio e claro.
Meus trabalhos e de alunos.
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Assunto: Composição com linhas
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Assunto: Desenho raspado
Essa é uma atividade muito interessante pois é sempre uma descoberta, os alunos gostam muito de fazer.
Material
- Lápis de cêra.
- Papel chamex da cor branca
- Um desenho
Procedimento
Pegue uma folha de papel
em branco e pinte-a com o lápis de cera, utilize várias cores, de
preferencia pintando sempre na mesma direção.
Exemplo
Depois da folha toda colorida
pegue o lápis de cera da cor preta e passe por cima de tudo o que foi
pintado, sempre na mesma direção.
Pegue a tampa de uma caneta e vá desenhando sobre tudo que foi pintado.
Dica: Para que o desenho fique apenas com uma cor basta escolher apenas uma cor para pintar em baixo.
Exemplo
Dica: Para que o desenho fique apenas com uma cor basta escolher apenas uma cor para pintar em baixo.
Desenho raspado colorido
Desenho raspado com apenas uma cor
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Assunto: História em quadrinhos
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