"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

REFLEXÃO: MENSAGEM PARA 2015

Estimulante Pedagógico Amorético

Dinâmica para reunião pedagógica 
 
 Faça uma caixa de remédio no modelo abaixo

Coloque dentro da caixa  balinhas de coração
e adicione a bula abaixo dobrada
fontes pesquisadas:
http://blogdoeducadorsocial.blogspot.com.br/p/blog-page_8.html

A importância Rotina na Educação Infantil


Público Alvo: Docentes Da Educação Infantil


Berçário (4 a 12 meses) e Maternal I (1 a 2 anos): Dia 30 /07/12 – 8 às 12h e 13 às 17h horas
Maternal II (2 a 3 anos): Dia 31 /07/12 – 8 às 12h (com oficina) e 13 às 17 h (com oficina)

Assunto: Linguagem oral e comunicação

Oficina 4  Linguagem oral e comunicação:
 Confecção de materiais para estimulação da linguagem oral (pelas participantes)
                                        Teoria X prática
Assuntos:
  • Plano de aula Semanal e a organização da rotina
  • Avaliação formativa (continuação da oficina 3 de 26/01/2012 - Avaliação diagnóstica) 
  • Apresentação de vídeo com relatos de experiências: “as formas de Estimular a Oralidade” (momentos de rotina)
  •  Apresentação de plano de aula: Linguagem oral / Linguagem escrita
  •  Oficina Linguagem oral e comunicação
Plano de aula Semanal e a Organização da Rotina

Segundo o RCNEI (vol1, pág. 11), a educação infantil é considerada a primeira etapa da educação básica (titulo V, capitulo II, seção II, art,29), tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, destacando ainda a importância de incorporar de maneira INTEGRADA as funções de EDUCAR , CUIDAR e BRINCAR. Nesse contexto o educar significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada, favorecendo o desenvolvimento global da criança.
Plano de aula:Berçário


sexta-feira, 21 de novembro de 2014

14 de dezembro de 2011

2

Reunião com professores



Esta é a história de um rapaz que tinha um gênio muito difícil. Seu pai lhe deu uma bolsa de pregos e lhe disse que cada vez que perdesse a paciência, deveria pregar um prego detrás da porta.
No primeiro dia, o rapaz cravou 37 pregos detrás da porta. As
semanas se seguiram e, a medida que ele aprendia a controlar seu gênio, cravava cada vez menos pregos atrás da porta.
Por fim descobriu que era mais fácil controlar-se que cravar pregos atrás da porta.
Chegou o dia em que ele pôde controlar-se durante todo o dia.
Depois de informar a seu pai, este lhe sugeriu que retirasse um prego cada vez que conseguisse controlar sua raiva e impaciência.
Os dias se passaram e o jovem pôde finalmente anunciar a seu pai que não restavam mais pregos para retirar da porta.
Seu pai o tomou pela mão e o levou até a porta.
Seu pai lhe disse: “Você trabalhou muito duro, meu filho. Porém, olhe
todos esses buracos na porta. Ela nunca mais será a mesma.
Cada vez que você perde a paciência, deixa cicatrizes exatamente como as que você poder ver na porta.”
Você pode insultar a alguém e depois retirar o que disse, porém, o modo com você falou deixa cicatrizes que perduram para sempre.
Uma ofensa verbal é tão daninha como uma ofensa física.
Os amigos são jóias preciosas. Nos fazem rir e nos animam a seguir adiante. Nos escutam com atenção, e sempre estão prestes a abrirnos seu coração.