"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Tirinhas

abaixo, atividades com tirinhas da Turma da Mônica para análise e interpretação dos alunos.
Produzidas em documentos configuração meia página, podem ser impressas como estão ou modificadas para que se adequem às suas necessidades.








Projeto jornal - ultima postagem

segue as duas ultimas páginas do projeto jornal:






Projeto Jornal 7

Mais algumas atividades do projeto jornal:




Baixe em documentos de word, que você pode modificar caso queira, no botão download:





Projeto Jornal 6

Mais algumas atividades do projeto jornal:





Projeto Jornal 4

Mais atividades onde o jornal é o tema pincipal.
Essas atividades assim como as demais que estamos postando estao disponíveis em outro blog, queremos esclarecer que são originais do acervo do banco.
Fui eu quem produzi e apliquei com uma turma de quarta série no ano de 2006, em cumprimento aos trabahos do Projeto Ler e Pensar, no Estado do Paraná!






Projeto Jornal 3

Nas atividades abaixo do projeto jornal, você verá muita interdisciplinaridade:trabalho com mapa (geografia), com horas e relógio(matemática), o que torna o trabalho mais próximo da realidade.




Projeto Jornal 2

As atividades do projeto jornal continuam e nelas há um trabalho gramatical e interdisciplinar.











http://cid-db1986e6fcc64dbc.skydrive.live.com/self.aspx/.Documents/Projeto%20Jornal/projeto%20jornal%202.zip

Rio 2016 - reportagem e atividades


A notícia mais quente do momento é a Olimpíadas de 2016!
Não deixe esse assunto fora de sua sala de aula:
abaixo está uma reportagem falando sobre o assunto e uma grande explanação interpretativa nas linhas, entrelinhas e além linhas.
Uma conexão com a realidade na foto do Presidente de nosso país, logotipo da campanha do Rio (para pintura),ligação com os conteúdos geográficos na localização do estado sede, do estado em que a criança vive e dos quatro países finalistas da disputa, além de outras questões.
Baixe as atividades em documentos de word para utilizar em sua sala de aula,no link ao final da postagem.







Avaliação diagnóstica segundo ano

Avaliação diagnóstica de início de segundo ano com explicação de correção:


Atividades avaliativas Saresp

Encontrado na internet, não sei dizer de que ano é, porém serve como exemplo ou pode ser útil para avaliar os conhecimentos de seus alunos:










Atividade avaliativa de Língua Portuguesa

Atividade avaliativa com o texto A velhinha que dava nome as coisas, indicado para turmas de quinto ano.
Modifique de acordo com as suas necessidades:





Boletim dos pais e de alunos

Abaixo o modelo de boletins dos pais
para que as crianças avaliem o comportamento de seus pais em relação à sua vida escolar e um modelo de boletim de aluno que não colocamos como imagem porque há muitas caixas de texto e ao transformar o programa não consegue transformar as linhas.
Baixe ambos em documentos de word ao final da postagem:


Avaliação Língua Portuguesa terceiro ano

Atividades avaliativas para verificar conhecimentos nas áreas de:
.leitura e interpretação oral
.leitura e interpretação escrita
.produção de palavras, frases e textos

A atividade de leitura e interpretação escrita deve ser aplicada da seguinte forma:
.estipula-se tempo para que os alunos realizem a leitura silenciosa do texto, ao final a professora lê cada pergunta e espera que os alunos encontrem a resposta e respondam.


A avaliação de interpretação oral deve ser aplicada da mesma forma, porém o aluno lê em voz alta para a professora que vai verificar o ritmo de leitura, se está lendo corretamente todas as palavras. Ao final da leitura a professora faz as perguntas e marca o que o aluno respondeu com sim ou não. Se acertou a resposta marca sim e se errou marca não, no campo de observações escreve sobre a forma como a leitura foi realizada: se boa, se com falta de ritmo, enfim, os pormenores.





A avaliação de produção escrita vai verificar qual o nivel do aluno ao propor escrita de palavras com uso de sílabas simples, produção de frases e por ultimo a produção de texto (que não está aqui exposta mas está no link para ser baixada).
Assim a professora vai descobrir em que fase da escrita está o seu aluno e poderá realizar as intervenções necessárias.












http://cid-db1986e6fcc64dbc.skydrive.live.com/self.aspx/.Documents/Avalia%c3%a7%c3%b5es/avalia%c3%a7ao%20portugues%20segunda%20s%c3%a9rie.zip

Avaliando

Atividades avaliativas para final de primeira série ou início de segundo ano
para verificar os conhecimentos mais básicos (pré-requisitos) para aprovação do aluno.
Ou use simplesmente para verificar os conhecimentos de seus alunos!
Baixe as atividades no link ao final da postagem.