"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 15 de maio de 2016


12 julho 2013

0

Joaninha de Papel - passo a passo



Joaninha feita de papel dobrado. 
Você vai precisar de: 
papel vermelho e preto construção 
marcador preto 
lápis 
tesoura 
cola de 
papel branco ou de plástico olhos de artesanato
Você também vai precisar de algum papel de construção para fazer um modelo de círculo para o corpo e um modelo para as pernas.
Primeiro, corte o papel vermelho para uma praça, cerca de 6 ou 8 polegadas (15-20 cm). Você pode fazer quadrados em tamanhos diferentes para fazer uma joaninha família inteira! Dobre esta praça três vezes: uma vez em meia duas vezes na diagonal Abra-o novamente.



 
Agora empurre dos lados para o meio para criar uma forma de triângulo, pressione plana.


 
Usando um modelo de círculo (fundo de um copo funciona bem) traçar um círculo no triângulo, certificando-se as sobreposições círculo um pouco nas laterais.
Recorte o círculo, certificando-se de não cortar os lados onde se sobrepunham!
Você agora tem seu corpo joaninha. Enfeitá-la como quiser.Empate em manchas pretas ou corações ou cola em pedaços de papel preto. Faça o rosto com papel ou marcador preto. Adicione brilho ou brilhos. Por que não fazer algumas joaninhas em outras cores? Deixe o seu filho utiliza a sua imaginação e divirta-se!
No final desenhar um modelo com seis pernas e traçar esta no papel preto. Cola-lo na parte inferior do seu joaninha. Está pronto!
Você agora tem uma joaninha bonito para manter para si ou para dar a alguém especial. 

ATIVIDADES CORPO HUMANO ED. INFANTIL

PROJETO CORPO HUMANO

OBJETIVO GERAL: Desenvolver as diferentes funções do corpo humano estimulando através de atividades físicas e motoras a atenção, percepção, a linguagem oral e a escrita, a coordenação, a lateralidade, criatividade, etc.

DESENVOLVIMENTO: Trabalhar as partes do corpo humano via músicas, fantoches, oficinas, pecinhas de teatro, confecção de murais, histórias, imitação, exercícios corporais, atividades de motricidade, espelho, brinquedo cantado, atividades oral e escrita, boneco articulado, expressões fisionômicas, jogos de habilidade (percursos, caminhada, pular em um pé só, andar/e ou corrida de velotrol, virar cambalhota, vestir e desvestir a roupa, jogo de advinhações, jogo do morto vivo, estátua, contorno do próprio corpo com giz, produção textual, etc.

CULMINÂNCIA: Ao término do projeto, os alunos juntamente com a professora prepararão uma brincadeira com jogos cooperativos e exporão as atividades feitas durante o projeto.

ATIVIDADES RELACIONADAS AO PROJETO:
• Rodinhas com músicas sobre corpo humano;
• Conversas informais enfatizando o tipo de cor de olhos, cabelos, pele.
• Indagar sobre as partes do corpo (onde fica tal coisa?), etc;
• Utilizar o espelho para a importância da percepção do seu EU.
• Medir o tamanho, peso e tamanho dos pés da turma e expor o resultado na sala.
• Elaborar frases/textos sobre o corpo humano;
• Escolha de um menino/menina para fazer o contorno do corpo em folha de papel Kraft (as crianças ajudarão a enfeitar o coleguinha com olhos, nariz, boca, etc);
•Leitura de histórias;
• Cada criança pode fazer um desenho de si mesma;
• Fazer vários pezinhos para que as crianças “pisem” no caminho feito pela professora com o objetivo de aprimorarem a coordenação motora e o equilíbrio;
• Desenhar o contorno das mãozinhas;
• Historinhas com dedoches (cujo objetivo é melhorar a articulação das mãos e dedos para as atividades com lápis, tesouras, amassar papéis,etc);
• Confecção de gráficos para altura, peso e tamanho dos pés ;
•Confecção de boneco de jornal;

BRINCADEIRAS:

• O macaco mandou;
• Estátua;
• Amarelinha;
• Jogo de futebol, bolinhas de gude;
• Corrida de saco;
• Pique bandeira;
• Pular corda, etc;

MÚSICAS

• “A janelinha abre (movimento com as mãos)”;
• “Mãozinhas para trás esconder”;
• “Cabeça, ombro, joelho e pé” Xuxa;
• “Pedala, pedala, pedalinho”. Bia Bedran, etc;

HISTÓRIAS 

• “Pelegrino e Petrônio” de Ziraldo,
• “Eu sou isso” de Vivina de Assis Viana,
• “Ida e volta” de Juarez Machado, etc.

OBS: Durante todo o projeto, as crianças deverão ser levadas a desenvolver a habilidade da leitura e da escrita em todos os momentos, tanto em sala de aula, como fora dela.