"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

domingo, 28 de agosto de 2016

Mais uma atividade pra nossa sequência Filó e Marieta de Eva Furnari
Esta consiste em completar as palavras e descobrir qual a letra secreta
Atividade Filó e Marieta Eva Furnari  Completando e descobrindo a letra


Olá colegas!

Uma atividade que eu chamo de PINTA PALAVRAS... Acho simples de a criança compreender o conceito.
Mais uma atividade para nossa Sequência Didática Filó e Marieta de Eva Furnari



Mais uma atividade para trabalhar com o livro Filó e Marieta de Eva Furnari.
Trabalhando com escrita espelhada
Atividade Filó e Marieta Eva Furnari Escrita Espelhada



Esta atividade pode ser utilizada em todos os níveis de alfabetização.
Consiste em que a criança complete o quarteto, hora com a palavra em bastão, hora em cursiva, hora a letra inicial e hora o desenho.
Mais uma para nossa sequência com a história Filó e Margarida Eva Furnari.
Espero que gostem
Atividade Completando o quarteto Filó e Margarida Eva Furnari



Esta atividade consiste em que a criança pinte apenas as duplas formadas corretamente.
Aplicável em todos os níveis de alfabetização
Atividade Filó e Marieta Eva Furnari Alfabetização Cartas


Mais uma atividade com o livro  Filó e Marieta Eva Furnari.
A criança ligará a figura ao seu nome.
A princípio ela pode utilizar o glossário para fazer a associação ou guiar-se pela letra inicial.

Atividade Filó e Marieta Eva Furnari Alfabetização



Esta é uma atividade que pode ser aplicada em todos os níveis em turmas de alfabetização.
A criança hora desenha, hora escreve o nome da figura.
Elas podem utilizar o Glossário Alfabetizador
Atividade Alfabetização Filó e Marieta Eva Furnari


Estou montando algumas atividades de trabalho com o livro Filó e Marieta de Eva Furnari.
Fiz os glossários com letra cursiva e letra bastão. Eles podem servir de base para diversas atividades.
Glossário Alfabetizador livro Filó e Marieta de Eva Furnari

Glossário Alfabetizador livro Filó e Marieta de Eva Furnari
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Atividades Sequência Didática Poesia Quem mora de Maria Mazetti Alfabetização

Preparamos 9 atividades com base na poesia  "Quem mora?", de Maria Mazetti para turmas de Alfabetização e/ou 2° ano.

Esperamos que seja útil para sua turma ou que possa servir para fazer adaptações.

Atividade Texto Aglutinado "Quem mora?", de Maria Mazetti
Atividades Sequência Didática Poesia Quem mora de Maria Mazetti Alfabetização
Atividade Escrita de Palavras poesia  "Quem mora?", de Maria Mazetti 
Atividades Sequência Didática Poesia Quem mora de Maria Mazetti Alfabetização
Atividade Auto Ditado- Poesia "Quem mora?", de Maria Mazetti
Atividades Sequência Didática Poesia Quem mora de Maria Mazetti Alfabetização

Atividade Poesia "Quem mora?", de Maria Mazetti
Atividades Sequência Didática Poesia Quem mora de Maria Mazetti Alfabetização
Atividade Rimas- Poesia "Quem mora?", de Maria Mazetti
Atividades Sequência Didática Poesia Quem mora de Maria Mazetti Alfabetização
Atividade Interpretação - Poesia "Quem mora?", de Maria Mazetti

Atividades Sequência Didática Poesia Quem mora de Maria Mazetti Alfabetização

Texto ilustrado- Poesia "Quem mora?", de Maria Mazetti
Atividades Sequência Didática Poesia Quem mora de Maria Mazetti Alfabetização
Atividade Graus do Substantivo- Poesia "Quem mora?", de Maria Mazetti
Atividades Sequência Didática Poesia Quem mora de Maria Mazetti Alfabetização

Atividade Produção textual- Poesia "Quem mora?", de Maria Mazetti
Atividades Sequência Didática Poesia Quem mora de Maria Mazetti Alfabetização

Atividades Educativas Interpretação de Texto - Fábula Língua Portuguesa para Ensino Fundamental

Atividades Educativas Interpretação de Texto - Fábula Língua Portuguesa para Ensino Fundamental

Atividades Educativas Interpretação de Texto - Fábula Língua Portuguesa para Ensino Fundamental

Atividades Educativas Interpretação de Texto - Fábula Língua Portuguesa para Ensino Fundamental
Atividades educativas para alunos do ensino fundamental. Com elas se poderá trabalhar o gênero textual fábulas, com as fábulas: "A loba" e "O Galo e a Raposa", e também, interpretação de texto, com questões de perguntas e respostas.

Fábula é um gênero textual onde os animais possuem características de pessoas como, a capacidade de falar, e o modo de agir. Esse tipo de texto sempre possui um tipo de moral no final.

Atividade Compreensão de Texto A Galinha Ruiva

Não basta ler e ouvir a história, é preciso que a criança consiga identificar os pontos importantes dela.
 As perguntas (Quem? Onde? Como? O quê?), se bem exploradas podem auxilar no processo de compreensão do texto , o que será importante antes da exploração de outros conteúdos dentro da história.
Abaixo temos estratégias diferenciadas para turmas de 1°e  2° ciclo de Fundamental I

Estratégias para turmas de 1° 2°e 3° ano

Etapa 1: Ler a história de diversas formas- Leitura silenciosa, compartilhada e pelo professor.

Etapa 2: Conversar sobre a história A Galinha Ruiva e fazer as perguntas chave à toda turma.

O livro conta a história de QUEM?
R- Galinha ruiva e seus pintinhos.
ONDE se passa a história?
R- Numa fazenda
O QUÊ acontece na história?
R- A galinha encontra um grão de milho e pede ajuda a outros animais para plantá-lo, depois para colhê-lo e para fazer um bolo
COMO ela consegue plantar, colher e fazer o bolo?
R- Ela planta, colhe e faz o bolo  com ajuda apenas de seus pintinhos e no fim não aceita dividir o bolo com os outros animais. Então, ela come o bolo com seus pintinhos.

Atividade Compreensão de Texto A Galinha Ruiva
Etapa 3: Realizar atividade impressa.

As crianças recortarão, pintarão e colarão deixando a parte de baixo solta.
Em seguida preencherão os campos de acordo com o que entenderam na parte de baixo e farão desenhos ilustrando a parte de cima ( desenho opcional)
Atividade Compreensão de Texto A Galinha Ruiva

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Você pode:
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Divulgar o endereço do site na sua escola
Imprimir quantas cópias quiser

Variação da atividade para turmas de 4° e 5° ano.

  1. Organizar a turma em dois grupos.
  2. Entregar duas versões da história da Galinha Ruiva - A DO TRIGO E A DO MILHO- uma para cada grupo.
  3. Orientá-los a fazerem a leitura e responderem as questões juntos
  4. Trocar as atividades e pedir que cada grupo , a partir das respostas do outro grupo produzam um texto com a nova versão da história
PS: Nesta variação as crianças poderão compreender que devem situar os colegas na história contada. Ela precisa ter coesão e coerência, o que só acontecerá se o outro grupo tiver respondido de forma satisfatória às questões.

   5. As leituras dos textos coletivos serão feitas na sequência e cada grupo apontará se a história pode ser compreendida ou se faltaram pontos chaves a serem colocados. 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - "A ÁRVORE GENEROSA"

Aproveitando o dia da árvore e o início da primavera, irei trabalhar com meus alunos a história "A árvore generosa". Uma história bastante rica, onde é possível explorar conteúdos e assuntos do cotidiano das crianças como a amizade e a generosidade.






















quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Jogos para Alfabetizar


Gente achei esses Jogos super interessantes, muito simples e fácil de fazer para nossos pequenos  se alfabetizarem!!

BINGO DAS HISTÓRIAS

Este bingo é muito bom para trabalhar a leitura e funciona como um jogo da velha. Quem conseguir marcar primeiro uma carreira de três contos grita "bingo" e vence a partida.Os mesmos contos aparecem em todas as cartelas em posições variadas, mas em algumas situações é possível que mais de um jogador feche uma carreira com os mesmos contos, em posições diferentes, ao mesmo tempo.




O jogo foi pensado para um grupo de quatro participantes, sendo que um componente canta o bingo e os outros marcam suas cartelas.
Obs.: Ao reproduzir as cartelas deve-se reproduzir uma a mais para recortar em fichas.



JOGO DOS MEIOS DE TRANSPORTES
Este jogo contém um dado, um tabuleiro com figuras de meios de transportes e quatro pinos sendo 1 amarelo, 1 azul,1 vermelho e 1 verde.


Regra do Jogo: O jogo deverá ser jogado por quatro alunos de cada vez. A professora escolhe em ordem alfabética o aluno que irá andar com o seu pino primeiro. Ela joga o dado e o número que sair, ele deverá andar a quantidade de números tirados. Se cair em um meio de transporte, terá que falar o nome da figura e procurar na lista de nomes.o acerte marca ponto e se errar fica uma rodada sem jogar.



BINGO DO ALFABETO




Este jogo contém: Uma sacola com letras do Alfabeto. Ótima idéia para presentear suas crianças...



Regras do Jogo:A professora chama um aluno de cada vez. Este deve tirar da sacola apenas uma letra e deverá dizer que letra é. Se acertar, marca ponto e a letra é retirada, mas caso erre deve colocar a letra novamente na sacola. Ganha o aluno o aluno que acertar maior quantidade de letras.



JOGO ENVELOPE MÁGICO 




Mais um jogo legal. Este jogo contém: Envelopes contendo em cada um, a figura de um animal e as letras que formam o seu nome.


Regras do Jogo:
1- Os envelopes são colocados em uma mesa.
2- A professora chama um aluno de cada vez para escolher um envelope.
3- Depois que todos os alunos pegarem um envelope, este deverá ser aberto e o aluno deverá montar o nome do animal.
4- A medida que o aluno for terminando poderá pegar outro envelope.
Ganha quem conseguir montar mais nomes.



ACERTE SE SOUBER 




Muito interessante este jogo que envolve escrita. Use Cartas com desenho na frente e nome do desenho atrás, com no máximo quatro.

Regras do jogo:
1- Os jogadores embaralham as cartas;
2- As cartas ficarão empilhadas, uma em cima da outra, na mesa.
3- Sorteiam quem irá iniciar o jogo;
4- O jogador que iniciou o jogo irá jogar o dado e o número que cair, será o número da carta sorteada. Por exemplo: se caiu o número três no dado, o jogador pegará a terceira carta e as outras passarão para a parte de trás da pilha;
5- O jogador verá o desenho da carta e escreverá o nome da figura, após ele ter escrito, a carta será virada ao contrário e será visto a forma correta de se escrever o nome da figura;
6- Se o nome estiver correto ele continua no jogo, se errar será eliminado;
7- Ganha o que acertar mais nome de figuras.



PIF DAS PALAVRAS 



Os alunos em fase de alfabetização vão adorar este jogo em que oobjetivoé montar palavras usando cartinhas com letras. Fique de olho enquanto as crianças jogam, mas não corrija eventuais trocas de letras. O melhor é deixar os próprios alunos dizerem aos colegas que eles escreveram uma palavra errada. Depois de algum tempo, se ninguém tiver percebido, mostre a grafia correta.




Material:Papelão, papel branco e colorido, uma lata, giz de cera, lápis, régua, tesoura e cola são o materiais de que você vai precisar. Desenhe no papel branco 112 quadros de 3,5 por 3,5 cm. Neles, escreva quatro alfabetos completos, incluindo k, y e w. Faça ainda oito curingas, que podem ser usados no lugar de qualquer vogal. Esse número de cartas é ideal ara três jogadores. Pinte as cartas com giz de cera, cole a folha no papelão e recorte. Escreva as regras ao lado num papel e guarde-o junto com as cartas na lata, enfeitada com papel colorido picado.

Regras:Para começar, as cartas devem ser viradas com a face para baixo e embaralhadas. Cada criança compra onze cartas e as demais ficam no monte. Vence quem primeiro formar três palavras usando as onze letras. Não importa o número de letras de cada palavra. Podem ser, como no exemplo acima, duas palavras com quatro e uma com três. Uma mesma carta não pode ser usada em duas palavras. A cada rodada, o jogador compra uma carta no monte. Se a letra se encaixar na palavra que está montando, a criança fica com ela e joga na mesa uma outra que tem em mãos mas que não lhe serve (à esquerda). O próximo jogador pode pegar a letra descartada ou arriscar outra do monte. Caso o monte acabe antes que algum dos jogadores tenha conseguido seu objetivo, basta embaralhar as cartas que já foram viradas e colocá-las em jogo novamente.



QUAL É A PALAVRA



O objetivo deste jogo é identificar a escrita de palavras refletindo a junção de vogais e consoantes formando sílabras.
IDADE:1º E 2º ANO DA ESCOLARIDADE.


MATERIAL: ENVELOPE COLORIDO E CARTÃO COM PALAVRA E FIGURA CORRESPONDENTE. (PALAVRAS DO COTIDIANO DOS ALUNOS).


COMO JOGAR:DIVIDIR A TURMA EM 2 GRUPOS. EM CADA JOGADA UM ALUNO DE CADA GRUPO TENTA LER A PALAVRA QUE A PROFESSORA LENTAMENTE RETIRA DO ENVELOPE. SE ACERTAR, GANHA PONTO PARA SEU GRUPO. O GRUPO VENCEDOR É AQUELE QUE ACERTAR O MAIOR NÚMERO DE PALAVRAS.



O Objetivo deste jogo é encaixar palavras e figuras com peças de quebra cabeça, identificando a escrita correspondente, a figura e o encaixe dos cartões.




COMO JOGAR:GRUPO DE 4 A 6 ALUNOS. OS CARTÕES FICAM VIRADOS PARA ABAIXO. CADA ALUNO NA SUA VEZ, VIRA DOIS CARTÕES AO MESMO TEMPO.(APÓS TER FEITO UMA AVALIAÇÃO PRÉVIA DE FORMATO DOS CARTÕES),PROCURANDO LER A PALAVRA, IDENTIFICAR A FIGURA E O ENCAIXE DA PEÇA. SE ACERTAR FICA COM OS CARTÕES MONTADOS NA SUA MESA E GANHA PONTO. SE ERRAR, DEVOLVE OS CARTÕES VIRADOS PARA BAIXO.GANHA O GRUPO QUE TIVER MAIOR NÚMERO DE PALAVRAS CERTAS.



DOMINÓ DE PALAVRAS 



Mais uma dica legal de jogo para te ajudar na alfabetização da turma...
Aproveitem!!!




Como jogar: Dividir a turma em grupos de 4 participantes. Cada participante recebe sete cartas e, na sua vez de jogar deverá ler em voz alta a palavra escrita na carta e a figura, começando o jogo. O próximo aluno tem que encaixar a sua carta no jogo e assim sucessivamente. Quem encaixar a última carta ganha o jogo.



JOGO DAS PALAVRAS COLORIDAS 


Neste jogo usamos grupo de quatro alunos. O material é: letras em tiras de papel colorido ou EVA, um dado com os lados da mesma cor das tiras, quadro de pregas individuais.


Regras do Jogo: Cada aluno recebe um quadro de pregas e na sua vez de jogaro o dado. De acordo com a cor sorteada o aluno escolhe uma das fichas de letra com a cor correspondente. O aluno coloca a letra no quadro de pregas. A professora indicará de quantas letras deverá ser formada a palavra. O número de jogadas do dado para cada participante deverá ser de acordo com o número de letras determinado pela professora. Vence o que formar a palavra primeiro. Tendo empate a professora poderá aumentar o número de jogadas. As letras variam de número e cor para dificultar a formação.
O JOGO PODE SOFRER MODIFICAÇÕES DE ACORDO COM O OBJETIVO DO PROFESSOR.


BOLICHE DO ALFABETO 




Mais um jogo para a alfabetização, este comsucata!!!


Objetivos:Identificar as letras do alfabeto relacionando-as com o fonema inicial de cada palavra; Desenvolver a coordenação ampla.

Materiais:embalagens de refrigerante e bola.


Modo de jogar:Ao derrubar as garrafas, deverá identificar a letra e dizer uma palavra que inicie com a mesma.

Créditos:PPD