"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 6 de março de 2017

DESAFIOS DO APRENDER
ALFABETIZAÇÃO
Claudia Mara da Silva
       
O QUE É ESTA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO?
        Essa é uma proposta voltada, para alunos com dificuldades de aprendizagem e alunos com deficiência intelectual.
       A proposta se baseia no Método Fônico e Método Sodré de alfabetização, o que a diferencia do método Fônico é que na proposta se aprende o som das sílabas e não de letras como no método Fônico.
      O processo ensino aprendizagem acontece de forma sistemática, ordenada e progressiva, iniciando com o desenvolvimento da habilidade de consciência fonológica até chegar a escrita e a leitura de pequenos textos.
      Nesse processo de alfabetização, o aluno faz tentativas de leitura e escrita com ajuda de um variado material, praticando e vivenciando, tudo com a mediação do professor. Todos os passos evocam uma forma de trabalhar com intensa participação e motivação.
      Destacam-se aqui alguns pontos importantes referentes ao desenvolvimento da proposta:
·  Seguir os passos indicados na proposta para que a apropriação da leitura e da escrita aconteça de forma simples e objetiva.
·  O material de apoio é muito importante para o manuseio do aluno. E serve também para a atuação do professor, enriquecendo sua prática.
· Todo material tem como base a proposta de alfabetização silábica diferenciada, portanto deve ser manuseado, diariamente, pelos alunos e seu professor.
·  A seleção e a organização das atividades propostas seguem os princípios da alfabetização silábica, isto é, enfatiza a sílaba e não o nome da letra.
·  As atividades que o material propõe são desafiadoras, porém, simples e objetiva de fácil entendimento.
·  A avaliação deve ser diagnóstica e processual, acontecendo com a prática dos jogos, dos exercícios e do preenchimento das atividades da apostila.
  
                    Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.
                                                                                 Cora Coralina
MATERIAIS DA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO
SACOLA ANIMADA
     Esta é uma sacola que contém dezoito objetos que iniciam com as sílabas a serem trabalhadas no primeiro momento da alfabetização.
São elas:
Letra A e as sílabas simples com o A. BA-CA-DA-FA-GA-JA-LA-MA-NA-PA-QUA-RA-SA-TA-VA-XA-ZA.
     Os objetos são de forma, tamanho, cor e textura diferentes (brinquedos, utensílios ou outros). Ex: avião de brinquedo, banana amarela de plástico, cachorro de pelúcia, patinho de borracha pequeno, etc.
OBJETIVOS
·  Despertar a consciência fonológica com várias atividades de observação, manipulação e pronúncia, sempre repetindo a sílaba pela qual inicia o nome do objeto.
·  Desenvolver as habilidades de memória, atenção, percepção ecompreensão, essenciais para o trabalho de leitura e escrita, com atividades, jogos e exercícios, como as situações que o brincar oferece.    
Sugestões de atividades
1-    Espalhar os objetos no chão e pedir que guardem o que começa com BA..., depois o que começa com LA..., e assim sucessivamente, sempre envolvendo todos os alunos.
2-    Colocar as sílabas A- BA- CA- DA... nos objetos espalhados na mesa ou no chão.
3-    Contar uma história usando os objetos da sacola. Ex: Era uma vez um MA... (deixar que os alunos completem) que gostava de comer BA... e um dia quando estava comendo viu um JA... no rio e...
4-    Separar os objetos por cor, tamanho, textura, etc., e enfatizar as sílabas iniciais.
5-    Colocar os objetos espalhados pela sala de aula, seguindo alguns critérios, por ex: O rato embaixo da mesa, o cachorro em cima da cadeira, a banana dentro de uma sacola, o dado fora da caixa, etc. Pedir os objetos reforçando a sílaba e as situações.
6-    Reparta os objetos entre os alunos e mostre as sílabas para reconhecimento, colocando-as na carteira de quem acertou. Auxilie para que todos consigam.
7-    Montar situações com os objetos da sacola, por ex: Colocar o rato no tapete e perguntar qual situação o aluno enxerga ali.
8-    Mostrar dois objetos e suas respectivas sílabas, ex: LÁPIS e TAPETE e as sílabas LA e TA, formando a palavra LATA.
9-    Colocar um objeto atrás do outro e perguntar: Quem é o primeiro. O último e assim por diante.
10-  Distribuir os objetos entre os alunos, em seguida escrever uma sílaba no quadro de giz. Pedir ao aluno que tem o objeto com aquela sílaba que jogue o objeto dentro da sacola como no jogo de basquete (cesta).
LEMBRAR
Que o processo de memorização é fundamental para a aprendizagem, só se consegue utilizar conhecimentos adquiridos quando é possível lembrar-se de questões que se coloca.
Mecanismos da memória:
Memória visual 75 %
Memória mecânica 11 %
Memória auditiva 9%
Memória tátil 5 %
Isto quer dizer que guardamos na memória muito mais o que é visual, daí a importância de se trabalhar com estímulos visuais.
  
CARTAZ DAS SÍLABAS
     É um cartaz com os desenhos da apostila: avião, banana, cachorro... (não coloco a sílaba HA, porque HA não tem som e confunde os alunos, posteriormente a letra H será trabalhada na apostila vol. II), e as sílabas referente aos desenhos, as sílabas não são coladas no cartaz, são fixadas com imã, para que o aluno desenvolva as atividades propostas.
OBJETIVO
· Possibilitar o desenvolvimento da discriminação auditiva e o reconhecimento das sílabas com a letra A.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES COM O CARTAZ:
  1. Tirar todas as sílabas e apontar para o desenho perguntando qual sílaba deverá ser colocada ali;
  2. Ler diariamente com os alunos;
  3. Distribuir as sílabas entre os alunos e pedir para que coloquem novamente;
  4. Usar as sílabas do cartaz para escrever palavras;
  5. Ditar as sílabas do cartaz;
  6. Distribuir as sílabas entre os alunos, sortear um desenho ou um objeto da sacola animada o aluno que tiver com a sílaba correspondente vira a sílaba, ganha ao aluno que virar todas as sílabas.
O cartaz deve ficar na sala de modo que os alunos consigam visualizar os desenhos e as sílabas correspondentes.
  
  LEMBRAR
Que consciência fonológica é a capacidade lingüística de manipular os sons das palavras em unidades sonoras menores (vocábulo, sílaba, fonema), é a habilidade de estar consciente dos sons de uma língua. A habilidade de consciência fonológica não acontece espontaneamente, por isso a importância de se trabalhar atividades que criem essa habilidade.  
Discriminação auditiva é a habilidade de discriminar sons iguais e diferentes.
APOSTILA DE ALFABETIZAÇÃO
OBJETIVO
· Auxiliar o professor nos encaminhamentos acadêmicos durante o processo de alfabetização.
   É uma apostila como cartilha, elaborada com atividades simples e claras, acompanhando os passos da proposta de alfabetização, as atividades evidenciam a alfabetização silábica atendendo as necessidades de apoio que a proposta requer.
  
  LEMBRAR
Que durante a aprendizagem de uma habilidade a pessoa passa por três estágios: cognitivo, associativo e autônomo.
Cognitivo – a pessoa está tentando compreender os objetivos da tarefa sobrecarregando os mecanismos da atenção, após certo tempo de prática passará para o próximo estágio.
   No inicio o aluno tenta compreender que B+ A é BA, L+A é LA.
Associativo – não exige tanto do mecanismo da atenção é capaz inclusive de detectar alguns erros. Depois de muita prática passa para o último estágio.
   O aluno já consegue entender que trocando a consoante muda o som, o P por M em vez de PA é MA.
Autônomo – a habilidade está bem desenvolvida permitindo que a pessoa a realize com consistência, e sem exigir muito do mecanismo da atenção.
   Compreende o principio alfabético.
  
CADERNO DE ATIVIDADES
OBJETIVO
·  Reforçar o que está sendo trabalhado na apostila e em sala de aula.
  É conveniente que cada aluno tenha seu caderno com as atividades sugeridas pela proposta, poderá também servir para as tarefas de casa.
  
  
  LEMBRAR
Para que ocorra a aprendizagem são necessários três fatores básicos:
  1. Fator fisiológico, onde depende de condições neurológicas e também da situação contextual em que o indivíduo se encontra;
  2. Fator motivacional: depende da forma como o estímulo se apresenta e provoca interesse;
  3. Concentração: depende do grau de solicitação e atuação do estímulo.
                                                                                        
BINGO DE SÍLABAS
Cartelas de papel cartão divididas em 6 partes cada cartela, em 5 das  divisões cola-se as sílabas.
 OBJETIVO
·  Reconhecer e discriminar as sílabas.
· Trabalhar a discriminação auditiva.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES COM O BINGO DAS SÍLABAS:
  1. O professor sorteia uma figura ou um objeto e o aluno marca na cartela a sílaba inicial do que for sorteado.
  2. Sorteia-se a sílaba e o aluno marca na cartela.
  3. Por hipóteses o aluno tem que descobrir a sílaba sorteada. Ex  a sílaba sorteada é de um animal que vive na lagoa.
BINGO DE FIGURAS
   Como no bingo de sílabas mas em vez de sílabas cola-se figuras nas cartelas. O ideal é colar figuras diferentes para uma mesma sílaba – rádio/rato, faca/fada, sapato/sapo.No total são 50 figuras coladas 5 em cada cartela.
BINGO DE PALAVRAS
  As palavras são coladas nas cartelas.
FACA
SAPA
MALA
PATA
ARARA
LEMBRAR:
   O desafio proposto pela dinâmica dos jogos de alfabetização desperta o interesse pela leitura e proporciona oportunidade de exercício
      Aprendemos fazendo e quando fazemos estamos aprendendo. Os jogos assumem para a proposta um caráter pedagógico funcional, servem para desenvolver o processo de leitura e escrita de forma lúdica, porém direcionada conforme prevê a proposta.
                               
                       “E, acima de tudo, lembre-se de que pessoas com deficiência necessitam do que há de melhor em você. A fim de que possam ser elas mesmas e que possam crescer, aprender, modificar-se, desenvolver-se e experimentar, você deve ter essas capacidades. Você só pode ensinar aquilo que sabe. Se você é aberto ao crescimento, ao aprendizado, às mudanças,  e às novas experiências, permitirá que elas também o sejam.”
                                      Sucesso na tarefa de alfabetizar.
                                Abraço carinhoso
                                                 Claudia Mara
          



MODELO DE ATIVIDADES DA APOSTILA
AVIÃO
fonte: smart kids online 
 COPIE:
 A
  


LIGUE  :



                                                            A                                                                                                                                                 
                                                                     

                                                                                  
   



ESCREVA    A   LETRA   A   PARA   FORMAR   AS   PALAVRAS.

                                                          
___VIÃO          ___BACAXI       ___NEL
CIRCULE   AS   PALAVRAS  QUE COMEÇAM   COM   A.


ABAJUR        SALADA        AGULHA       BOCA


Fonte: http://viajandonotremdadiversao.blogspot.com.br

Dica de site com atividades diversas: http://escolovar.org/lp_28palavras.htm

VOCÊ PODE ACOMPANHAR O TRABALHO DA PROFESSORA CLAUDIA MARA E ADQUIRIR SUAS APOSTILAS SEGUINDO SEU TRABALHO ATRAVÉS DE SEU BLOG 'DESAFIOS DO APRENDER'   #FICAADICA
Picadinho de carne ao vinho
FAÇA EM CASA A RECEITA DE PICADINHO DE CARNE AO VINHO SIGA PASSO A PASSO QUE O RESULTADO COM CERTEZA SERÁ UM SUCESSO.
Picadinho de carne ao vinho
Imprimir
Autor: 
Porções: 0 porções
Ingredientes
  • 3 colheres de sopa de óleo
  • 2 dentes de alho bem picados
  • 2 cebolas médias picadas
  • 1 Kg de patinho ou alcatra em cubinhos
  • 1 folha de louro
  • sal e pimenta a gosto
  • ½ xícara de chá de purê de tomate
  • 4 xícaras de chá de água
  • 2 cubinhos de caldo de carne
  • ½ xícara de vinho tinto seco
  • 500 g de cebolas bem pequenas
  • 1 pimentão verde picado

Modo de Preparo:
  1. Aqueça o óleo e refogue a cebola picada e o alho
  2. Junte os cubinhos de carne, o louro, a pimenta e deixe dourar
  3. Acrescente a água e os cubinhos de caldo de carne até de dissolver bem, adicione o purê de tomate, o vinho e o pimentão
  4. Misture bem e deixe cozinhar por 30 mimutos
  5. Coloque as cebolas pequenas e cozinhe por mais 10 minutos e está pronto

Fonte: Tudo Gostoso


Carré de cordeiro com cuscuz Marroquino
QUER AGRADAR SUA FAMÍLIA E AMIGOS? FAÇA A RECEITA DE CARRÉ DE CORDEIRO COM CUSCUZ MARROQUINO QUE SERÁ UM SUCESSO! TEMOS MAIS DE 30 MIL RECEITAS COM FOTO PRA VOCÊ FAZER DE MANEIRA BEM FÁCIL
Carré de cordeiro com cuscuz Marroquino
Imprimir
Autor: 
Tempo de preparo: 
Tempo de Cozimento/Forno:
Tempo Total: 
Porções: 6 porções
Ingredientes
  • 1 kg de carré de cordeiro
  • Hortelã, alecrim, pimenta e sal a gosto
  • 3 dentes de alho
  • 1 limão (suco e raspas)
  • ½ xícara (chá) de vinho branco seco
  • Cuscuz Marroquino:
  • 1 xícara (chá) de cuscus
  • 1 xícara (chá) de água fervente
  • 1 colher (sobremesa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva
  • 1 dente de alho amassado (pequeno ou médio)
  • ⅓ xícara (chá) de amêndoas sem peles e torradas
  • 1 xícara (chá) 3 tipos de frutas secas (damascos, ameixas, passas, tâmaras, figos)
  • ½ cubo de caldo de legumes ou galinha
  • Pimenta, açafrão, canela, noz-moscada, cardamomo e salsinha a gosto
  • Sal se necessárioModo de Preparo:
  1. Cordeiro:
  2. Bater todos os temperos no liquidificador e adicionar à carne
  3. Deixar marinar por no mínimo 4 horas
  4. Em uma frigideira queime um pouco de açúcar, acrescente uma pequena porção de manteiga e coloque os pedaços de carré para grelhar, para finalizar adicione um pouco mais de vinho na frigideira antes de servir
  5. Cuscuz:
  6. Em uma panela frite o alho no azeite, coloque a água e o caldo de legumes, quando ferver desligue e coloque o cuscuz
  7. Misture bem, tampe a panela e deixe por 5 minutos
  8. Acrescente os demais ingredientes e está pronto para servir

Fonte: Tudo Gostoso
Rocambole de solteiro
HOJE VAMOS CONHECER A RECEITA DE ROCAMBOLE DE SOLTEIRO SIGA PASSO A PASSO QUE NÃO TEM COMO ERRAR! TENHO CERTEZA QUE TODOS QUE PROVAREM VÃO ADORAR
Rocambole de solteiro
Imprimir
Autor: 
Tempo de preparo: 
Tempo de Cozimento/Forno:
Tempo Total: 
Porções: 10 porções
Ingredientes
  • 1 kg de carne moída (patinho, alcatra, coxão mole)
  • 1 pacote de creme de cebola (da marca de sua preferência)
  • Cheiro verde picado a gosto
  • 4 dentes de alho amassados
  • Sal a gosto
  • ½ cebola picada
  • Recheio:
  • 300 g de presunto cortado em fatias
  • 300 g de mussarela ralada
  • 1 tomate cortado em rodelas finas
  • 1 lata de milho verde (escorrido)
  • 1 gomo de lingüiça calabresa defumada média cortada em
  • Rodelas e frita
  • 2 gomos de palmito em conserva cortados em tirinhas
  • Orégano a vontade
Modo de Preparo:
  1. Num recipiente misture a carne moída com o creme de cebola e
  2. amasse bem
  3. Acrescente o cheiro verde, o alho, o sal e a cebola e
  4. misture novamente para que todos os ingredientes se incorporem
  5. Pegue um plástico razoavelmente duro (pode ser saquinho que vem
  6. do próprio açougue), coloque a carne sobre esse plástico e
  7. espalhe bem com o auxílio de um rolo de macarrão ou rolinho de
  8. madeira até ficar com menos de 1 cm de espessura (não deve ficar
  9. grosso para não ficar cru)
  10. Depois da carne bem espalhada, vá colocando o recheio: primeiro o
  11. presunto, seguido da mussarela ralada
  12. Espalhe as rodelas de
  13. tomate, o milho verde, a lingüiça calabresa, o palmito e o
  14. orégano
  15. Com muito cuidado enrole a carne com a ajuda do plástico e depois
  16. de bem enrolado, transfira para uma fôrma untada com margarina
  17. Coloque uns pedacinhos de margarina (1 colher de sopa) por cima
  18. do rocambole, leve ao forno pré-aquecido a 200º c por cerca de 40
  19. minutos
  20. Sirva acompanhado de arroz branco e purê de batatas ou salada
  21. Informações Adicionais
  22. Mandei a receita para o programa Mais Você e eles fizeram, participei do programa ao vivo, por telefone.