Dicas de Jogos Caseiros
Trabalha coordenação motora, linguagem e sílabas. |
Material:Eva, tampinhas de garrafa pet, sílabas impressa em papel.
Objetivos: Este jogo pode ser usado numa infinidade de objetivos tanto com letras e numeros.
- Psicomotricidade(movimento,corpo,coordenação motora);
- linguagem Fonetica;
- Línguagem Sílábica;
Classificador |
Material:Eva preto - grosso, ou pode ser sola de sapato, e pregadres de roupa de madeira.
Objetivos:
- Psicomotricidade(coordenação motora);
- Quantidades, Cores, classificação.
Quatro Operações |
Material:Cartolina e pregadores de roupa madeira ou de plástico (coloridos)
Objetivos: Este jogo pode ser usadode forma bem variada, usando todas as operações matemática.
- Psicomotricidade(coordenação motora);
- Lógica e noção de quantidade;
- Cores;
- Operações matemáticas-adição,subtração, divisão e multiplicação;
Material:Botões ou EVA, papel cartolina ou xamex branco;
Objetivos: Este jogo pode ser até como uma lembrancinha de atividade como o dia do livro, dia da alfabetização ou até mesmo um trabalho de artes.
- Psicomotricidade(coordenação motora);
- linguagem Fonetica;
- Letras do Alfabeto
Material:Garrfa pet de 2lt, para fazer o tapete vc pode fazer em Corel Draw tamanho 2mx2m, ou comprar umas 4 folha de papel peso quarenta, colar e pintar manualmente a dama..
Objetivos:Os jogos de regras são os mais indicados para crianças a partir dos 7 anos, através deles as crianças além de aprenderem o conteúdo, assimilam regras, o mediador (professor ou terapeuta educacional) trabalhar afetividade, coordenação motora, paciência, sentimentos contraditórios - ganharxperder, ansiedade e frusutação.
- Psicomotricidade(movimento,corpo,coordenação motora);
- Quantidade, símbolos,regras,afetividade, racíocínio estratégico e lógico, afetividade, ansiedade e etc;
Material:Eva,cartolina, papel cartão, figuras impressas.
Objetivos:Temos aqui vários tipos de dados, excelente para trabalhar com o ensino infantil ao 3º ano do ensino fundamental.
- Psicomotricidade(movimento,corpo,coordenação motora);
- Cores, números, quantidades, letras e figuras, animais, cores, objetos, frutas;
Material:Borracha de silicone (geralmente comprado em lojas de vendas a varejo de materiais de produções de sapatos e chinelos) papel cartolina ou papel cartão..
Objetivos: Trabalhar quantidades e conhecimento númerico.
- Psicomotricidade(movimento,corpo,coordenação motora e equilíbrio);
- Números, cores, quantidade.
Material:2 dados, massasinha de modelar , meia caixa de ovos;
Objetivos:
- Psicomotricidade(coordenação motora fina);
- Números, cores e quantidade;
- Classificação, ordem, sistema decimal, etc.
Material:Madeira, brinquedos de madeira e bonquinhos de tecido;
Objetivos: Os jogos símbolicos são uma importante fase nas crianças de 5 até os 8 anos.Através deles as crinaças expõem sentimentos guardados só para elas até então, comotambém reproduzems eu cotidiano, relacão com os pais, professores e amigos.
- Psicomotricidade(movimento,corpo,coordenação motora);
- Afetividade;
- Socialização,; Linguagem falada;
Material:Objetos diversos, folha de papel cartolina ou cartão com o desenho do contorno dos objetos.
Objetivos: a variedade de objetos dependerá dos eu objetivo específico.
- Psicomotricidade(movimento,tato,coordenação motora, posição, espaço-temporal,etc;)
Material:Números feito de Eva, silicone ou borracha, massinha caseira ou massa de modelar fabricada, palitos de dentes.
Objetivos:Noções de Quantidade.
- Psicomotricidade(movimento,tato,coordenação motora);
- Quantidade e números;
Material:Lã de várias cores e uma grade de aluminio.
Objetivos:
- Psicomotricidade(movimento,tato,coordenação motora fina, posição, espaço-temporal,etc;)
- Paciência, equílibrio, posição, espaaço,etc;
Material:Este brinquedo é comprado prontp. Base com o formatod os carrinhos e os carrinhos de plásticos.Crianças a partir dos 7 anos.
Objetivos:Fazer o carrinho chefe sair do engarrafamento fazendo jogadas corretas;
- Psicomotricidade(movimento,coordenação motora, posição, espaço-temporal,etc;)
- Racíocinio, concentração, lógica, estratégia, memorização,etc;
Material:Palitos de picolés, gravetos ou palitos de algodão doce(churrasco), rolinhos de papel higienicos ( ou podem ser feito de cartolinas/ papel cartão coloridos)
Objetivos: Quantidade e identificação dos números.
- Psicomotricidade(movimento,coordenação motora, posição, espaço-temporal,etc;)
- Quantidade e números;
Material:Objetos diversos,estante de madeira com 1m de altura, podem ser usados frutas verdadeiras ou de pláticos.
- Psicomotricidade(movimento,tato,coordenação motora, posição, espaço-temporal,etc;)
- olfato, tato, paladar e visão ( desenvolvimentos sensorial);
- Quantidade, preço, formas, cores, etc;
Material:Tecido, tinta pra tecido e carrinhos de plático;
- Psicomotricidade(movimento,tato,coordenação motora, posição, espaço-temporal,etc;)
- Números, quantidades, cores;
- Jogo de regras- afetividade, noções de tempo, trânsito, etc;
Fonte: http://grupopsicopedagogiando.blogspot.com.br/p/dowloads.html