"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Plano de trabalho - "As abelhas" Vinicius de Moraes

Área do conhecimento:
Língua Portuguesa, Matemática, Arte,
 
Conteúdo:
Linguagem oral, leitura e escrita
Interpretação oral e escrita
Produção textual

Objetivos:
- Conhecer o poema: As abelhas;
- Conversar sobre as características dos poemas;
- Criar o hábito de escutar e recitar poemas;
- Identificar as palavras que rimam no poema;
- Brincar com rimas;
- Fazer listas de palavras que rimam; 
- Valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento;
- Favorecer a compreensão e a memorização do texto pelos alunos, permitindo uma leitura autônoma;
- Ensaiar um recital com diferentes vozes.  

Desenvolvimento:
A Arca de Noé
Vinicius de Moraes
Ilustrações de Laurabeatriz
São Paulo: Companhia da Letrinhas
Apresentação do livro para os alunos, explorando o nome da obra, autora do livro, editora, imagem e chamar a atenção para as características próprias de um livro de poemas. Apresentar o sumário e realizar uma prática comum entre os leitores: localizar em qual página está o poema que será lido pela professora.


Informações sobre o livro: A primeira edição de "A arca de Noé" foi publicada em 1970 e muito bem recebida pela crítica. A permanência desses poemas no imaginário das crianças é prova de que se trata de um clássico. Como o título sugere, a maioria dos poemas que compõem essa obra tem como tema os animais. São 32 poemas ao todo, sendo 23 dedicados aos bichos. Os demais versam sobre desde aspectos religiosos a objetos caseiros e elementos da natureza. Nos poemas sobre animais, encontramos formatos diversos para os textos: há aqueles nos quais o próprio animal se apresenta (A pulga e O porquinho), outros em que um suposto narrador conta em versos as peripécias ou características do bichinho (O pato, O peru, O gato), e também os que aparecem em forma de conversa (O pinguim e O elefantinho). Em todos eles, o humor se apresenta no modo irreverente como os animais desfilam em cada poema. Outro aspecto dessa obra é a musicalidade dos textos. Não só porque boa parte dos poemas virou música na parceria do autor com o compositor Toquinho – basta ouvir os CDs Arca de Noé I e Arca de Noé II -, mas também pelos recursos linguísticos utilizados. As ilustrações em preto e branco de Laurabeatriz apresentam um estilo leve, que opta pelo tracejado e pelo pontilhado em alguns casos. Os desenhos ocupam um pequeno espaço nas páginas e primam pela delicadeza. Folheando o livro de perto é que o leitor pode apreciar as imagens e associá-los aos textos.   


Escrever o poema em um cartaz e fixar na sala de aula, ler para os alunos com ritmo e entonação apontando o poema enquanto lê:
AS ABELHAS
A ABELHA MESTRA
E AS ABELHINHAS
TÃO TODAS PRONTINHAS
PARA IR PARA FESTA
NUM ZUNE-QUE-ZUNE
LÁ VÃO PARA O JARDIM
BRINCAR COM A CRAVINA
VALSAR COM O JASMIM
DA ROSA PARA O CRAVO
DO CRAVO PARA A ROSA
DA ROSA PRO FAVO
E DE VOLTA PARA A ROSA
VENHAM VER COMO DÃO MEL
AS ABELHAS DO CÉU.
A ABELHA RAINHA
ESTÁ SEMPRE CANSADA
ENGORDA A PANCINHA
E NÃO FAZ MAIS NADA
NUM ZUNE-QUE-ZUNE
LÁ VÃO PARA O JARDIM
BRINCAR COM A CRAVINA
VALSAR COM O JASMIM
DA ROSA PARA O CRAVO
DO CRAVO PARA A ROSA
DA ROSA PRO FAVO
E DE VOLTA PARA A ROSA
VENHAM VER COMO DÃO MEL
AS ABELHAS DO CÉU.
VINICIUS DE MORAES

Convidar os alunos para lerem o poema junto com a professora apontando as palavras;

Convidar os alunos para ouvirem o CD com o cantor e compositor Moraes Moreira cantando a música As abelhas: 

Ou ouvirem o CD com a música As abelhas:


A ABELHA MESTRA E AS ABELHINHAS ESTÃO TODAS PRONTINHAS PARA IR PARA FESTA. A ABELHA VAI PARA O JARDIM BRINCAR COM A CRAVINA VALSAR COM O JASMIM, DA ROSA PARA O CRAVO, DO CRAVO PARA A ROSA. DA ROSA PRO FAVO E DE VOLTA PARA A ROSA. REPRESENTE ATRAVÉS DE DESENHO AS ABELHAS NO JARDIM.

Varal do alfabeto ou alfabeto móvel para formar a palavra ABELHA e outras que aparecem na letra da música: JASMIM, ROSA, CRAVO, FAVO;

Observe a palavra:

A

B

E

L

H

A

a) Pinte as vogais de amarelo e as consoantes de azul.
b) Quantas letras tem a palavra? _______
c) Qual é a letra que se repete? _______
d) Vamos separar em sílabas?




No quadro abaixo está escrito a palavra ABELHA, em cada linha está faltando uma letra. Complete com a letra faltosa:



A

B

E

L

H

A


A



E

L

H

A




B

E

L

H

A


A

B

E

L

H




A



E

L

H

A


A

B



L

H

A

Produção textual. Agora é hora de escrever, imagine que as abelhinhas vão dar uma festa no jardim. Você vai escrever um lindo convite para os bichinhos participarem da festa. Lembre-se de escrever no convite o local e a hora onde se realizará a festa.

Fixar um cartaz na sala de aula com lista de palavras com a sílaba da letra B para leitura e consulta:

BA
BE
BI
BO
BU
BALA
BATA
BALEIA
BAÚ
BABADO
BAILE
BALÃO
BELA
BELO
BEBÊ
BETA
BEXIGA
BEBIDA
BEGE
BICA
BICO
BIFE
BISCOITO
BINGO
BICUDO
BICHO
BOCA
BOTA
BOI
BOCA
BOLO
BOTE
BODE
BULA
BULE
BURRO
BUZINA
BUJÃO
BUGIO
BÚFALO

Trabalhando com quantidades. De acordo com o número, desenhe abelhas para representar a quantidade:

3

5

7

8

9

 Sugestão: trabalhar as palavras do caça palavras e da cruzadinha primeiramente no varal de alfabeto ou alfabeto móvel.

Laboratório de informática: Pesquisar os tipos de abelhas

Recursos: CD A arca de Noé; livro de Literatura Infantil de Vinicius de Moraes "A arca de Noé"; cartazes, Caderno de orientações: poemas. - São Paulo, SP: Ministério da Educação, 2011 (Projeto Trilhas)


Avaliação: 
A professora deve observar o interesse dos alunos acerca do assunto e a busca de novas informações através das leituras propostas, ilustrações e materiais de pesquisa trazidos para a sala por ela e/ou alunos.
Ao término das atividades, verificar se os alunos demonstraram interesse em compartilhar as informações que aprenderam sobre as abelhas e ampliaram seus conhecimentos sobre este tema.

A abelha abelhuda

A abelha abelhuda

Aquela era uma colmeia comum. Tinha uma rainha, tinha alguns zangões. E tinha muitas, muitas abelhas. Todos trabalhavam juntos para manter a colmeia funcionando. Cada um tinha uma função, e, juntos,transformavam o pólen das flores em mel. Era uma colmeia bastante produtiva – a rainha era rigorosa e todos tinham que cumprir suas funções corretamente. As abelhas, ali, viviam em harmonia. Exceto uma, uma única abelha, que destoava do todo. Era a abelha abelhuda.
A abelha abelhuda era uma ótima funcionária da colmeia: colhia o pólen como poucos. Todos a conheciam e respeitavam seu trabalho. O problema dela não era ser preguiçosa, nem ser relaxada ou negligente. O problema dela era querer ficar abelhando a vida dos outros.
Chamava-se Sol, a abelha abelhuda. E era abelhuda desde sempre: ainda pequena, queria saber da vida dos outros. Agora, já adulta, queria porque queria saber tudo de tudo da vida de todo mundo. Isto, por si só, já era considerado chato pelas outras abelhas. Mas o pior era que ela tirava conclusões precipitadas, e acabava metendo os outros em confusão...
Uma vez, viu a Dora sair mais cedo da colmeia para polinizar as flores. Pronto. Já saiu dizendo que a Dora estava pensando em mudar de colmeia, e por isso estava pesquisando qual a melhor opção. Outra vez, aconteceu com o Luti. Foi vê-lo batendo um papinho com a Marli e já saiu dizendo a quem quisesse ouvir:' você soube? Luti e Marli estão de namoro!' E por aí ia.
As outras abelhas, com o tempo, começaram a ficar muito chateadas com esta situação. Sol fazia fofoca o tempo todo, falava de todo mundo em tempo integral. Imaginava coisas que não tinham acontecido, e sempre falava como se fosse a maior das verdades.
Chegou um ponto em que as outras abelhas da colmeia resolveram que não poderiam mais confiar em Sol. E pararam de falar com ela, simples assim! Ela, que sempre estivera cercada de amigos, de repente encontrava-se sozinha.
Para a sorte de Sol, ela tinha uma sobrinha que era muito espertinha, a Mell. E a Mell ficou com pena de ver sua tia tão isolada. Resolveu, então, chamá-la para uma conversa.
  • Tia Sol, o que está acontecendo com você?
  • Nada, Mell. Por que?
  • Porque você anda sozinha demais.
  • Eu sei, tenho andado tão ocupada que mal tenho tido tempo para os meus amigos.
Daí, a astuta menininha falou algo que nenhuma outra abelha tinha tido coragem de dizer à Sol.
  • Eu sei, tia. Você anda muito ocupada falando da vida dos outros! Tãoocupada que não percebeu que todos se afastaram de você. Por que você faz isso?
A tia levou um susto com a honestidade da sobrinha. Nunca tinha cogitado magoar alguém, agira sem pensar. Sua sobrinha, que era de uma sinceridade cortante, concluiu dizendo:
  • Eu acho que você deveria se concentrar mais na sua vida do que ficar tentando saber do que se passa na dos outros. E entender que, quando te contam um segredo, é porque confiam em você.
Sol quase caiu para trás ao ouvir isto! Não conseguia se lembrar da última vez em que alguma das outras abelhas lhe contara um segredo. Então não confiavam mais nela? Sol conversou muito com sua sobrinha, que apesar de nova era danadinha e sabia das coisas. Mell deu uma porção de bons conselhos para a tia.
E sabem o que aconteceu? Sol parou de se preocupar com a vida alheia! Se lhe contam um segredo, guarda a sete chaves. Não fica mais abelhuda na vida dos outros, e só fala algo se lhe pedem opinião.
Sol voltou a ser uma abelha muito querida na colmeia, e desde então ensina esta lição: 'se lhe contam um segredo, guardá-lo é sua obrigação.' E todas as abelhinhas são muito felizes naquela colmeia, em que todos são honestos e sinceros uns com os outros.

A VOLTA ÀS AULAS DO PEQUENO NICOLAU
Que tal um filminho engraçado e descontraído logo de início?



 O LIVRO


“A Volta às Aulas do Pequeno Nicolau” é o primeiro volume de uma série de oito livros editados por Anne Goscinny, filha do escritor com parceria com o ilustrador.
O narrador do livro é Nicolau, um garoto esperto e bem humorado.
Neste primeiro volume, ele estava de férias, mas o que era doce estava perto de acabar e ele teria que em breve voltar para a escola.
Assim como “O Diário de um Banana”, “A Volta às Aulas do Pequeno Nicolau” narra o cotidiano de um garoto, as peripécias que ele e seus amigos aprontam, como a vida em um clubinho só para meninos, reviver a chatice de fazer dever de casa, a alegria que é ouvir o sino anunciando que chegou a hora do recreio, etc.
Quando criança tudo é simples e as mínimas coisas nos faz feliz.
Narrado em primeira pessoa por Nicolau, um garoto cheio de vida e senso de humor, o livro acompanha as aventuras cotidianas do protagonista, temperadas por suas observações perspicazes, por vezes até irônicas, de cada situação.
O clubinho onde só entra quem falar a senha, a festa de aniversário do amigo, a alegria incontida quando o sinal anuncia a hora do recreio, o drama para fazer o dever de casa e a chantagem emocional para convencer os pais a mandarem bilhetes com justificativas para a professora, enfim, as coisas grandes e pequenas que dão forma ao dia a dia do ponto de vista de um menino, que Goscinny e Sempé, dois eternos garotos, captam com precisão e sensibilidade irresistíveis.


PERSONAGENS:

Nicolau: o protagonista da série vive com o pai e mãe num ambiente afetuoso. Aluno mediano, ele se diverte brincando com os amigos, pregando peças e chanteando os pais para não fazer o dever de matemática. Generoso, ele adora comprar presentes para a mãe quando tem um pouco de dinheiro. Suas boas intenções, no entanto, acabam se transformando em pequenas e hilárias catástrofes. Para Goscinny, ele tem entre seis e dez anos.
Alceu: melhor amigo de Nicolau. É o guloso da turma, troca qualquer coisa por um lanche. Com ele, Nicolau se diverte sempre, mesmo quando discute.
Clotário: o último aluno da classe. Vive de castigo na hora do recreio.
Godofredo: o riquinho da turma, mimado, tem os melhores brinquedos e vive usando fantasias de super-herói. Ganha lugar de destaque nestas histórias inéditas, pois recebe, pela primeira vez, Nicolau em sua casa.
Eudes: metido a valentão, ela adora distribuir socos para impressionar os colegas. Mas é um bom amigo.
Agnaldo: o primeiro da turma, gozado pelos colegas por ser o “xodozinho da professora”. Nicolau não gosta muito dele.
Joaquim: ele é um ás com a bola de gude, não perde uma jogada.
Rufino: ele faz muita bobagem, mas será policial, como seu pai.


O FILME

Nicolau leva uma vida pacífica: seus pais amam mais que tudo e ele tem uma turma de amigos pestinhas para aprontar todas com ele, ou seja, a vida é perfeita e não precisa mudar.
Mas um belo dia, Nicolau ouve uma conversa entre seus pais e imagina o pior: sua mãe está grávida e ele vai ter um irmão caçula.
Com medo de ser esquecido, Nicolau reúne os amigos para ajudá-lo numa importante missão: mostrar que é indispensável.
O pequeno Nicolau

http://saladeleituraencantada.blogspot.com.br/2011/01/volta-as-aulas-do-pequeno-nicolau.html