"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Projeto: Ler com Prazer

PROJETO

LER COM PRAZER

“A leitura é uma porta aberta
 para um mundo de descobertas sem fim.”
                                 Sandro Costa
São Desidério-Ba
Projeto Ler com Prazer
Duração: 2012 a 2013
Séries Atendidas: 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental

APRESENTAÇÃO:
O presente projeto busca o incentivo de práticas leitoras pelos estudantes de 1º ao 5º ano do ensino fundamental I como forma de trabalhar as especificidades que o livro paradidático traz em benefício dos leitores. Esta proposta consiste em explorar a utilização de livros paradidáticos em cada unidade de ensino. Nesse sentido, ao realizar atividades diversificadas de maneira lúdica os estudantes estarão exercitando o ato de ler, bem como desenvolvendo seu potencial cognitivo diante das propostas apresentadas.

JUSTIFICATIVA:
“O trabalho com leitura tem como finalidade a formação de leitores competentes e, consequentemente, a formação de escritores, pois a possibilidade eficazes tem sua origem na prática de leitura, espaço de construção da intertextualidade e fonte de referências modelizadoras. A leitura, por um lado nos fornece a matéria-prima para a escrita: o que escrever. Por outro, contribui para a constituição de modelos: como escrever.” PCN – Português
O gosto pela leitura é despertado pelo próprio entusiasmo do adulto que incentiva a criança a aproximar-se dos livros. Devemos considerar que aprender a ler não é uma atividade natural, para a qual a criança se capacita sozinha. Entre livros e leitores há importantes mediadores. O mediador mais importante é você professor (a), figura fundamental na história de cada um dos alunos.
Se concordamos que a leitura é uma prática social, fundamental para entender melhor o mundo, é preciso discutir e encontrar maneiras para que os alunos possam aprender e experimentar diversas situações de leitura na escola e para que tornem leitores experientes.
Sendo assim, esta proposta tem a intenção de incentivar os professores a trabalhar a leitura na escola com a finalidade de despertar nos alunos o PRAZER DE LER.

OBJETIVO GERAL:
Desenvolver competências e habilidades que possibilitarão o hábito e o prazer em ler, bem como a autonomia e a criticidade, através de práticas diversificadas de leitura.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
§   Possibilitar o contato com livros paradidáticos;
§   Despertar o prazer pela leitura através de metodologias diferenciadas e atrativas;
§   Desenvolver a oralidade e expressão;
§   Aprimorar a leitura e a escrita;
§   Desenvolver a capacidade de produzir e reproduzir uma história com lógica, seja oral ou por escrito;
§   Ler e interpretar as histórias trabalhadas;
§   Vivenciar sentimentos e comportamentos dos personagens através de dramatização;
§   Saber separar ficção de realidade;
§   Desenvolver a criticidade e autonomia;
§   Conhecer a vida e obra do autor; Enriquecer o vocabulário, inteirando-se das estruturas básicas do idioma;
§   Enfrentar as dificuldades iniciais colocadas pela leitura, buscando superá-las;
§   Instrumentalizar as crianças para fazer reconto oral;
§   Proporcionar aos alunos a possibilidade de ouvir, sentir emoções e viver a fantasia por meios da literatura infantil;
§   Desenvolver a capacidade de relacionar a experiência pessoal com os fatos do cotidiano;
§   Aproximar as crianças dos personagens e suas características físicas, psicológicas e sociológicas;
§  Dominar a estrutura textual do conto;
§  Sanar as dificuldades ortográficas;
§  Ler com fluência, utilizando as diversas estratégias de leitura (sabendo fazer antecipação, inferência, observando os conhecimentos prévios); 
§  Reescrever a história trabalhada com autonomia ortográfica. 

SUGESTÕES METODOLÓGICAS:
§   Apresentação da proposta do projeto de leitura informando para os alunos:
§   Que a cada unidade será lido um livro; Que o livro será xerocado (levar em consideração as condições do aluno); Que será um dos instrumentos avaliativos da unidade (1º ao 5º Ano); Que serão várias atividades atrativas.
§   Incentivo a leitura do livro a ser lido (para isso o professor precisa fazer leitura prévia do mesmo)- explorar capa e título, perguntar aos alunos o que imaginam sobre o que é tratado no livro (a partir do título), entre outros;
§   Confecção de painel nos espaços escolares de incentivo à leitura;
§   Convite a companhia de teatro para apresentarem na escola peças de incentivo à leitura;
§   Leitura extraclasse do livro pelos alunos;
§   Reconto oral;
§   Dramatização da história escolhida;
§   Jogos de acordo com o livro;
§   Caça-Palavras;
§   Produção individual e coletiva;
§   Produção de carta enigmática;
§   Montagem de acrósticos;
§   Trabalho com listas;
§   Ilustrações;
§   Interpretação oral e escrita;
§   Análise literária;
§   Pesquisas relacionadas ao tema trabalhado no livro;
§   Uso do dicionário;
§   Produção de auto-biografia;
§   Modelagem com massinha e argila;
§   Recorte e colagem;
§   Uso do cineminha;
§   Trabalhos com a ortografia de acordo com a série;
§   Gráficos;
§   Reescrita da história trabalhada;
§   Confecção de livros;
§   Portfólio da história;
§   Estudo da capa do livro através de fichas;

RECURSOS:
Livros paradidáticos; hidrocor; cartolinas; papel cartão; palito de picolé; giz de cera; lápis de cor; tinta guache; cola colorida; massa de modelar; cola de isopor; canudos; revistas; jornais; cédulas e moedas sem valor; CD; DVD; caderno; lápis; papéis diversos; garrafa pet; bola; fita ad esiva; durex colorido; quadro negro e giz; entre outros.

AVALIAÇÃO:
A cada  Sessão Simultânea de Leitura, é importante avaliar o projeto, seu planejamento e
também sua implementação, considerando, principalmente:
§   O acompanhamento dos avanços das crianças com relação aos objetivos do projeto;
§   O planejamento de intervenções individualizadas e/ou replanejamento; e
§   O reajuste das etapas do projeto em função desse processo.
Obs: O professor poderá utilizar uma ou mais atividades do projeto como um dos instrumentos avaliativos da unidade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Revista AMAE Educando – Março de 2005 – Nº 329. Belo Horizonte.

MACHADO, Ana Maria. Dona Baratinha/ Recontado por Ana Maria Machado; Ilustrações de Maria Eugênia. – Ed. Renov. – São Paulo: FTD. 2004

 ANDRADE, Telma Guimarães Castro. A Árvore Contente – São Paulo; Editora do Brasil – 2010.

RIBEIRO,  Nye / O Livro Encantado –. Editora do Brasil, São Paulo – 2010

SILVA, Conceil Corrêa da, Nye Ribeiro – A Colcha de Retalhos – 2 Ed. – São Paulo – Editora do Brasil – 2010

RIBEIRO, Nye / Vovô Conserta Tudo – São Paulo – Editora do Brasil - 2006

Sugestões de Livros por série e por unidade

Série
1ª unidade
2ª unidade
3ª unidade
4ª unidade
1º e 2ºAno
Dona Baratinha

O livro Encantado
Maria vai
com as outras

A
Minhoca Filomena
3º Ano
A Árvore contente

O dia em que uma cidade se desarmou
A Revolta dos Livrinhos
Vovô Conserta
Tudo
4º e 5º Ano

   A Colcha de
    retalhos
Revolução
no Formigueiro
A Fábrica Mágica
A cidade que
mudou de nome




Material organizado e selecionado pelas Coordenadoras Pedagógica: Carlas Núbia, Cristiane Carneiro, Edite de Araújo, Kalyana Oliveira, Luciana Montalvão e Suely Cardozo.

Atividades sobre o filme: A família do futuro.


         O trabalho com o filme “A família do futuro” objetiva:
·   Destacar a importância da família.
· Desenvolver valores relacionados ao amor mútuo, compreensão, não-violência, perdão, paciência, perseverança, otimismo, fraternidade e lealdade.
· Criar um clima de harmonia nas famílias, incentivando-as a se valorizarem como seres humanos sujeitos a erros e acertos.
·  Proporcionar momentos de reflexão a respeito da própria vida.
· Desenvolver a leitura através de textos e imagens.
· Aperfeiçoar a escrita através de atividades   dirigidas e de textos de opinião produzidos pelos alunos.
· Localizar-se quanto ao tempo passado e presente, buscando compreender que nossas ações de hoje interferirão no nosso futuro.



SINOPSE DO FILME:


O filme conta a história do jovem órfão Lewis, um menino de doze anos que é um inventor. Com um currículo de 124 entrevistas, o pequeno garoto não achou ainda um casal que aceite suas invenções e seu estilo de vida. Até que um dia, foi convidado para uma feira de ciências da escola, e inventa o scanner de memória, para poder descobrir quem é sua verdadeira mãe. Ele encontra o jovem Wilbur, que diz ser um policial do futuro. Wilbur conta para o jovem Lewis que sua invenção pode ser roubada pelo temível "Cara do Chapéu-Coco", que quer destruir seu futuro. Lewis apenas quer saber se Wilbur realmente é do futuro, e para provar Wilbur leva-o para o futuro na máquina do tempo que seu pai inventou, especificamente para o ano de 2037. Quando a verdade é revelada, Lewis terá que passar por hilariantes aventuras ao lado da família Robinson, para salvar o seu futuro e o de Wilbur.


ATIVIDADES SOBRE O FILME: A FAMÍLIA DO FUTURO.

Responda as perguntinhas abaixo:

·        Qual é o nome do personagem principal do texto?
·        Onde é que Lewis mora? Como foi que ele chegou até esse local?
·        O que é orfanato?
·        Cite algumas características que Lewis possui?
·        O que é que o Cara do Chapéu Coco estava procurando? Porque?
·        Para que ano, no futuro, Lewis viaja junto com Wilbur?
·        Qual o grau de parentesco Lewis e Wilbur?
·        Quantos anos Lewis tinha quando aconteceu essa aventura?
·        O que Lewis mais gostava de fazer?
·        Para que Lewis inventou o scaner de memória?
·        No futuro, a que família Lewis pertencerá? Como isso acontecerá?
·        O que significa a frase usada no filme “ Siga em frente e nunca desista de si mesmo”?







Esta é a música da trilha sonora do filme. As folhas abaixo com a letra da música foram recortadas em tiras e os alunos após um trabalho musical, em grupos, tiveram que remontar este texto,na íntegra. Cantavam-na inúmeras vezes para verificar se estavam fazendo tudo certo.



A música escrita está também abaixo e no endereçohttp://www.youtube.com/watch?v=Xul-eurSim0&feature=related encontra-se o vídeo dela em português. Com ajuda consegui retirar somente o áudio e utilizá-lo em mp3 na aula. As crianças adoraram este trabalho e várias delas já cantaram para seus familiares. Aproveite também!


A música em inglês está no endereço:http://www.youtube.com/watch?v=ZoTDH3nqhW4&feature=fvwrel
e a postei abaixo.



A letra da música em inglês:

Little Wonders

Rob Thomas

Composição: Rob Thomas
Let it go,
Let it roll right off your shoulder
Don't you know
The hardest part is over
Let it in,
Let your clarity define you
In the end
We will only just remember how it feels

Our lives are made
In these small hours
These little wonders,
These twists & turns of fate
Time falls away,
But these small hours,
These small hours still remain

Let it slide,
Let your troubles fall behind you
Let it shine
Until you feel it all around you
And i don't mind
If it's me you need to turn to
We'll get by,
It's the heart that really matters in the end

Our lives are made
In these small hours
These little wonders,
These twists & turns of fate
Time falls away,
But these small hours,
These small hours still remain

All of my regret
Will wash away some how
But i can not forget
The way i feel right now

In these small hours
These little wonders
These twists & turns of fate
These twists & turns of fate
Time falls away but these small hours
These small hours, still remain,
Still remain
These little wonders
These twists & turns of fate
Time falls away
But these small hours
These little wonders still remain





Estes desenhos para pintar encontrei no site:  







Desenhos coloridos para dar uma encrementada na aula.








A mensagem do final do filme é maravilhosa: 




Enfim, o trabalho foi realizado com turma de 2º ano e obtive grandes resultados. Espero que gostem!
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Abstrair o sentido de uma história (mensagem do filme);
  2. Formar diferentes conceitos de família a partir de um filme;
  3. Compreender o que é resumo e resenha;
  4. Fazer resumo oral;
  5. Identificar situações de abandono (desrespeito ao ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente);
  6. Identificar os valores que o filme reforça nas relações familiares;
  7. Desenvolver a consciência dos direitos e  dos deveres e o senso crítico;
  8. Escrever frases e textos;
  9. Formular hipóteses.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos - quatro atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Professor, para as atividades de Língua Portuguesa é importante que eles já construam pequenos textos, mas caso ainda não tenham vivência com textos narrativos, esta é uma excelente atividade para você introduzir o tema. Não é necessário trabalhar conhecimentos prévios relativos ao conceito de família, pois vamos partir do conhecimento de vida, ou seja, a idéia de família que eles construíram ao longo de sua vida.
Estratégias e recursos da aula
 A aula acontecerá por meio de três atividades:
  •  Exibição do filme “A família do futuro”;
  •  Dinâmica da batata quente;
  •  Discussão oral;
  •  Estudo orientado através de perguntas;
  •  Produção de um texto narrativo.

Recursos materiais e equipamentos que serão utilizados nas atividades propostas:
  • TV;
  • DVD do filme “A família do futuro”;
  • Bola ou batata;
  • Caixa de som e microfone;
  • Caderno.
1ª Atividade:  aproximadamente  120 minutos.

Fonte imagem 1- http://i.s8.com.br/images/books/cover/img9/1966839.jpg
-Professor, organize o espaço para que fique confortável para os alunos.
-Crie expectativa sobre a aula e informe que assistirão a um filme muito interessante. Lembre-os  que o filme além de uma atividade de lazer (diversão) é um recurso para trabalhar  o tema que estão  estudando (ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente), sendo que o foco da discussão será família. -Defina com os alunos as regras da aula e que após o término do filme terão que contá-lo.
CINEMA NA ESCOLA
-Projete o filme: “A família do futuro”.  Uma aventura eletrizante que vai te levar para um mundo cheio de imaginação e surpresas. Junte-se a Lewis, um jovem e brilhante inventor, enquanto ele embarca em uma viagem no tempo para encontrar a família que ele nunca conheceu.  Walt Disney
-Se possível leve milho de pipoca e solicite que as funcionárias da cantina façam pipoca para você servir na hora do filme. Os alunos vão adorar! Mas, estabeleça regras com o grupo, pois eles devem perceber que este também é um momento de aprendizagem.  

2ª Atividade:  aproximadamente   60 minutos.
DEBATE DO FILME
-Discuta o filme com os alunos, levante as situações que mais chamou a atenção deles.
-Sorteie ou indique alguns alunos para contarem o filme resumidamente.
-Aproveite para trabalhar o que é resumo – “Resumir é apresentar de forma breve, concisa e seletiva certo conteúdo. Isto significa reduzir a termos breves e precisos a parte essencial de um tema”.
Fonte: http://www.ucb.br/prg/comsocial/cceh/normas_organinfo_resumo.htm   
Dinâmica da batata quente
-Utilize esta dinâmica para os alunos recontarem o filme respeitando a sequência de fatos da história. Com esta atividade vamos trabalhar a sequência lógica de ideias, uma etapa fundamental para a elaboração de textos.
Desenvolvimento da dinâmica:
  1. Professor, utilize uma bola, uma batata ou a própria capa do filme.
  2. Os alunos deverão estar em círculo.
  3. A bola ou o objeto definido vai passando de mão em mão.
  4. Você deverá ficar de costas e com um sinal previamente combinado com os alunos: apita, bate palmas, desliga a luz, ou interrompe uma música.
  5. Com quem o objeto estiver ele deverá ficar e você se volta de frente para turma para ouvir a narração de uma parte do filme.
  6. A narração deve ser interrompida ao seu sinal, e o próximo aluno que ficar com a “batata quente” continua a contar o filme dando sequência de onde o colega parou.
  7. Poderão ser feitas intervenções por outros alunos para ajudar o colega narrador a lembrar de fatos ou respeitar a sequência.

A regra que deverá ter sido estabelecida antes da dinâmica. Assim professor,  você  poderá explorar o que é narrar, o que é resumo, distinguir o que é opinião e o que é fato, pois durante a narração os alunos frequentemente misturam os dois. Conclua a dinâmica fazendo com que os alunos percebam qual o sentido do filme que o autor quis passar. Professor, aproveite a mobilização gerada pelo filme e levante dados que identifiquem a estrutura de família passada pelo filme e a relacione com as das famílias dos alunos. Solicite que cada um conte com quem mora e quantas pessoas compõem sua família.

Conceitue família, a partir dos dados apresentados pelos alunos e dos conceitos elaborados por eles, sem fugir da lógica e do bom senso “A família é um núcleo de convivência, unido por laços afetivos, que costuma compartilhar o mesmo teto”. Fonte: http://www.blog.geninhogoes.com.br/o-que-e-familia 
Solicite também, que registrem com desenho sua família e escrevam uma frase falando como ela é.
Socializando: monte um painel com este material.

3ª Atividade: aproximadamente  60 minutos.  
Momento 1-  Discussão oral.   
-Professor, levante com  os alunos as situações de sofrimento do personagem principal (criança) e dos valores que o filme ensina( bons sentimentos e boas atitudes).
-Durante a elaboração das hipóteses faça o registro na lousa, daquelas que melhor atendem ao comando.  
-Sobre o filme: “A família do futuro”, solicite que os alunos resolvam no caderno as seguintes questões:  
1.      Nome do protagonista (personagem principal)?
2.      Onde ele foi deixado?
3.      Qual o seu grande desejo?
4.      Qual tipo de família o filme mostra?
5.      Quais valores podemos observar no filme?
6.      A família do futuro tem a mesma estrutura das famílias atuais?
7.      No final do filme o que o protagonista descobre?
8.      Qual ou quais os motivos você acha que levaram a mãe do personagem do filme, a abandoná-lo em um orfanato?

Oriente os seus alunos, para que elaborem um texto narrativo, em folha separada e relatem as situações de sofrimento que caracterizam desrespeito ao ECA. Antes de iniciarem a atividade lembre-os das pontuações necessárias e como é a estrutura de um texto narrativo.
- Depois de recolher os textos solicite a autorização de um aluno em que o texto apresente muitos problemas de pontuação, ortografia e concordância, para que façam a reescrita na lousa, coletivamente, assim você poderá trabalhar as dificuldades da sala e fixar o conteúdo.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhGYqoJ8Ad6kP-x-Z6EN6FCYuXvaSHaxCIUcF5NxCmEpGL2rr1406t14nS12-X_tEkqTxaoPYBAZoMreWBY8zvoETfOmp631M-F25Ge1DVuVPB1LGQurYlswjLcMDNE19h4stfq3V88nnMJ/s400/28032007015154.jpg 
Recursos Complementares
Avaliação
·  Professor, observe durante as atividades orais: resumo e dinâmica da batata quente, se os alunos conseguiram abstrair o sentido da história e se conseguiram elaborar um resumo.
·  Ao apresentar a resenha do filme observe se compreenderam este tipo de registro, através de questionamentos e intervenções.
·  Professor, utilize a construção do texto / a reescrita para verificar a capacidade de elaboração escrita e se identificaram as situações de abandono e quais direitos da criança não foram respeitados.
·  Durante as discussões e levantamento das hipóteses observe o senso crítico dos alunos.
·  Antes do filme e das discussões provavelmente o conceito de família dos alunos era mais fechado, durante a elaboração do conceito feito por eles no grupo, você poderá verificar  maior aceitação quanto as diferentes estruturas familiares existentes.
Opinião de quem acessou

Mais um livrinho...Lindo!





























A ZEROPÉIA
(Herbert de Souza – BETINHO)

Ia uma centopéia com suas cem patinhas pelo caminho quando topou com uma barata.
Vendo tantas patinhas num bicho só, a barata ficou boquiaberta:
-Mas Dona Centopéia pra que tantas patinhas? A senhora precisa mesmo delas? Olha, eu tenho só seis e são mais do que suficientes! Posso fazer tudo, correr, trepar nas paredes, me esconder nos buracos. Ninguém consegue me acertar na primeira, nem na segunda chinelada!
- É – respondeu a centopéia -, eu não havia pensado nisso! E olha que tenho essas cem patinhas desde que nasci cinqüenta de um lado e cinqüenta do outro...
- Como à senhora faz quando tem uma coceira? – perguntou a barata - Já imaginou o trabalhão, coçando daqui e dali sem parar? Deve ser um inferno ter tantas patinhas! Por que a senhora não amarra noventa e quatro e fica com seis como eu? Vai ficar muito mais fácil e a senhora vai poder inclusive correr muito mais, como eu.
A centopéia nem pensou e amarrou as noventa e quatro patinhas. Doeu um pouco com todos aqueles nós, mas era necessário, e continuou a andar.
Lá na frente se encontrou com um boi.
Quando o boi viu a centopéia andando com seis patas ficou intrigado:
- Dona centopéia por que seis patas? Para que tantas? Olhe, eu só tenho quatro e faço o que quero! Corro, participo de touradas, pulo cerca quando quero, sou forte e todo mundo me admira! Por que a senhora não amarra mais duas patinhas e fica com quatro? Vai ficar mais ágil e vai correr tanto quanto eu...
A centopéia amarrou mais duas patinhas. Doeu um pouco, já estava quase dando cãibra,
mas era necessário, e continuou a andar.
Lá mais na frente, já andando com certa dificuldade, a centopéia se encontrou com
o macaco.
Quando o macaco viu a centopéia andando com quatro patas, ficou curioso.
Olhou bem, contou e recontou, e não se conteve:
- Mas... Dona centopéia, por que tanta pata se a senhora pode andar com apenas duas, como eu?Veja como eu faço: pulo de galho em galho, corro, ninguém me pega nesta floresta. Por que a senhora não amarra mais duas patinhas e fica assim, como eu?
A centopéia nem pensou e amarrou mais duas patinhas. Agora só tinha duas patinhas livres, poderia viver em paz, como a maioria dos bichos da floresta, e se parecia até com as pessoas, podia até pensar em ter nome de gente, como Maria ou Florinda.
E continuou a andar, com muita dificuldade, mas tranqüila. Havia seguido todos os conselhos que recebera pelo caminho.Velhos tempos aqueles em que tinha cem patinhas livres!Quanto trabalho à toa! E continuou a andar.
Mas lá na volta do caminho, de repente, viu a dona cobra!
A centopéia sentiu um friozinho na barriga.
- I! – pensou ela – a dona cobra nem patas têm!
Não deu outra. Quando a cobra viu a centopéia com suas duas patinhas, foi logo parando
e dizendo:
- Por que andar com essas duas patas num corpo tão comprido e desajeitado? Será que você não sente que está sendo ridícula andando só com duas patas? E, afinal de contas, pra que patas pra andar? Não vê como eu corro, escapo, ataco, meto medo, serpenteio, subo em árvores e até nado sem patas? Por que não completa a obra e amarra tudo de uma vez?
A centopéia então, amarrou as suas últimas patinhas, pensando que podia ser que nem a cobra. E não podia. Ali mesmo ficou pedindo socorro e gritando por todos os bichos da floresta:- Ei, dona barata, seu boi, seu macaco, dona cobra! Venham me ajudar! Não consigo mais andar! Eu, que tinha cem patinhas, deixei de ser uma centopéia e acabei virando uma zeropéia!A turma da floresta, pra concertar a situação, teve então uma idéia, a de fazer um carrinho bem comprido para a centopéia poder se locomover. A centopéia ia virar a primeira zeropéia motorizada da floresta!
- Mas como é que eu vou dirigir esse carro se não tenho mais patinhas?
Foi um drama! Os bichos foram logo discutindo:
- A barata dirige, pois foi ela quem mandou amarrar noventa e quatro patinhas de uma só vez!
- Não, não, não! Dirige o boi, que mandou amarrar mais duas patas!
- Melhor o macaco, que mandou amarrar mais duas.
- Negativo! Dirige a cobra, que mandou amarrar tudo. Até que a centopéia se deu conta, pensou bem pensado e disse para todo mundo:
- É, gente, a culpa é minha! Eu não devia ter escutado essa conversa fiada de amarrar patinhas! Eu não sou barata, não sou boi, não sou macaco e nem cobra; eu sou é eu mesma, uma centopéia que quase virou uma zeropéia.
A centopéia agradeceu o carrinho, mas, mandou a bicharada desamarrar todas as suas patinhas. E decidiu que o mais importante era ser ela mesma e ter as suas próprias idéias na cabeça...
Após a CONTAÇÃO, muuuuitas mãozinhas
curiosas para "ver" a Centopéia de sucata.