Interpretação de texto - 4º ano
Responda colocando um X nas alternativas corretas:
CUIDADOS AO BRINCAR DE PIPA
1. Não empine perto da rede elétrica, em cima de lajes e telhados e em lugares movimentados;
2. Nunca use cerol: machuca os motociclistas e corta a camada de borracha dos fios de eletricidade;
3. Não use fios metálicos para empiná-las nem faça rabiolas de fita cassete: são condutores de energia e dão choques terríveis;
4. Não tente pegar nenhuma pipa que esteja enroscada em um fio elétrico;
5. Também não tente recuperá-las se tiverem caído em Estações Transformadoras de Distribuição (ETDs) ou em subestações da rede elétrica.
Fonte: DICAS e reportagens. Folha de S. Paulo
1- Além de machucar motociclistas, o texto afirma que o uso de cerol pode ser prejudicial quando ele:
(A) conduz energia a quem empina pipa.
(B) dá choque em quem empina pipa.
(C) ajuda a cortar a pipa do outro.
(D) corta a borracha dos fios elétricos.
PÃO DE QUEIJO
INGREDIENTES
· 2 ½ XÍCARAS DE POLVILHO DOCE
· ½ XÍCARA DE POLVILHO AZEDO
· 1 XÍCARA DE LEITE
· ¾ XÍCARA DE ÓLEO
· 1 XÍCARA DE QUEIJO PARMESÃO OU MINAS
· 3 OVOS INTEIROS
· 1 COLHER DE CHÁ DE SAL
MODO DE PREPARO
· BATA TUDO NO LIQUIDIFICADOR, MENOS O QUEIJO;
· DESPEJE TUDO EM UMA VASILHA E MISTURE COM O QUEIJO JÁ RALADO;
· LEVE AO FORNO EM FORMINHAS DE EMPADA UNTADA POR 20 MINUTOS.
2- Este tipo de texto é:
(A) uma notícia
(B) uma poesia
(C) uma fábula
(D) uma receita
3- Assinale os alimentos necessários para fazer essa receita:
(A) farinha
(B) polvilho doce e azedo
(C) açúcar
(D) leite
(E) fubá
(F) óleo
(G) queijo parmesão
(H) ovos
( I )) azeite
(J) sal
Leia com atenção:
Há alguns animais que se fingem de mortos. Em vez de correr ou lutar contra o inimigo, eles se deitam imóveis, parecendo mortos. Isso confunde muitos predadores, que preferem se alimentar de animais vivos. Esse tipo de comportamento dos gambás norte-americanos deu origem à expressão “brincar de morrer”. Quando atacados, eles mancam, caem e rolam no chão, fecham os olhos e ficam com a língua para fora o tempo suficiente para afugentar a maioria de seus inimigos!
O mundo da natureza – fatos incríveis.. São Paulo, Melhoramentos
4- Os gambás norte-americanos quando atacados:
(A) correm, lutam e rolam no chão
(B) brincam, rolam e caem no chão
(C) rolam, pulam e lutam no chão
(D) mancam, caem e rolam no chão
A Boneca Guilhermina
Esta é a minha boneca, a Guilhermina. Ela é uma boneca muito bonita. Ela é muito boazinha também. Faz tudo o que eu mando. Na hora de dormir, reclama um pouco. Mas depois pega no sono, dorme a noite inteira! Às vezes ela acorda no meio da noite e diz que está com sede. Daí eu dou água para ela. Daí ela faz xixi e eu troco a fralda dela. Então eu ponho a Guilhermina dentro do armário, de castigo. Mas quando ela chora, eu não aguento. Eu vou até lá e pego a minha boneca no colo. A Guilhermina é a boneca mais linda da rua.
MUILAERT, A. A boneca Guilhermina
5- O texto trata, principalmente:
(A) Das aventuras de uma menina.
(B) Das brincadeiras de uma boneca.
(C) De uma boneca muito especial.
(D) Do dia-a-dia de uma menina com sua boneca
LISTA DE COMPRAS
Café da manhã
|
achocolatado
|
açúcar
|
adoçante
|
café (pó)
|
leite longa vida
|
manteiga e/ou
|
margarina
|
pão
|
geléia
|
Almoço e jantar
|
arroz
|
feijão
|
ovos
|
carnes
|
macarrão
|
macarrão instantâneo
|
legumes
|
verduras
|
alho
|
óleo
|
vinagre
|
sal
|
azeite
|
6- A finalidade desta lista é indicar:
(A) os produtos necessários para serem comprados no supermercado.
(B) os produtos que constam na dispensa de uma casa.
(C) os gastos excessivos com compras de supermercado.
(D) os artigos que são mais usados na alimentação de uma família.
7- O personagem da história ficou muito bravo com a Mafalda por que:
(A) Ela zombou dele.
(B) Porque ela o chamou de pirambaba e ele achou que era algo ruim, mesmo não sabendo o significado da palavra.
(C) Ele estava triste que foi mal na prova.
(D) Estava passando mal
Leia o texto
O que disse o passarinho
(...)
Um passarinho me contou
Que a ostra é muito fechada,
Que a cobra é muito enrolada
Que a arara é uma cabeça oca,
E que o leão-marinho e a foca...
Xô xô, passarinho, chega de fofoca!
PAES, José Paulo. O que disse o passarinho.
8- A pontuação usada no final do verso “e que o leão-marinho e a foca...” sugere que o passarinho:
(A) Está cansado.
(B) Está confuso.
(C) Não tem mais fofocas para contar.
(D) Ainda tem fofocas para contar.
O porco e os espinhos
Tem sempre uma pedra
no caminho
do amigo porco-espinho.
Ele corre no mato,
até se diverte,
dá susto nos outros
e tem namorada.
Mas, coitadinho,
não pode dar
abraço apertadinho.
PIMENTEL, Luís. Novas idéias. São Paulo: Brasil.
9- O porquinho não pode dar um abraço apertado porque ele:
(A)) corre no mato.
(B) dá susto nos outros.
(C) tem namorada.
(D) tem espinho.
domingo, 23 de março de 2014
Carta
1 - Leia esta carta.
Querida Ângela,
Depois que você foi embora para Ribeirão Preto, eu fiquei um tempão andando pela casa que nem barata tonta, achando tudo muito sem graça. Cada vez que eu pensava que ia ter que esperar as outras férias para brincar outra vez com você, me dava vontade de sair gritando de raiva. Mamãe me deu um picolé para eu ficar contente, mas a raiva era tanta que eu mastiguei toda a ponta do pauzinho, até ficar franjinha. Mais tarde a Maria e a Cláudia vieram me chamar para brincar. Nós ficamos pulando corda na calçada, e depois sentamos no muro e ficamos brincando de botar apelidos nos meninos. O Carlinhos ficou sendo o Carlão-sem-sabão. Toda vez que a mãe dele chamava para tomar banho, ele volta depois com outra roupa, mas com a mesma cara. A Cláudia disse que o Carlinhos abre o chuveiro só pra mãe dele ouvir o barulho, mas vai ver ele fica sentado na privada vendo a água correr. Aí troca de roupa, e pronto.
A mania do Chico é dizer que um jogo não valeu sempre que ele está perdendo. Então, o apelido dele ficou sendo mesmo “Chico-não-valeu”. Não deu para inventar mais apelido porque os meninos ficaram loucos da vida, quiseram tomar a corda da gente e começaram a puxar nosso cabelo. No fim cansou, a gente acabou indo todo mundo jogar queimada na casa do Fernando.
Eu voltei para casa contente da vida, mas quando o Fábio me viu foi dizendo: “Tá tristinha porque a priminha foi embora? Vai ser ruim mexericar sozinha por aí, né?” Ah, Ângela, que raiva! Às vezes dá vontade de trocar esse irmão marmanjo por uma irmã do meu tamanho como você!
Um beijo,
Marisa
|
STAHEL, Monica. Tem uma história nas cartas da Marisa.
Belo Horizonte: Formato, 1996. p. 5.
1. Esse texto é uma carta pessoal.
a) Quem escreveu esta carta?_____________________________
b) Para quem ela escreve?________________________________
c) Essas pessoas são adultas ou crianças? Como você descobriu?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Na carta, Marisa faz referências a três brincadeiras: pular corda, colocar apelido em meninos e jogar queimada.
a) Que outras brincadeiras desse tipo você conhece?
________________________________________________________________________
b) De qual delas você mais gosta de brincar?
________________________________________________________________________
3. No final da carta, Marisa conta que Fábio, seu irmão, a provocou e a deixou com raiva.
a) Esse irmão é mais novo ou mais velho que Marisa?
______________________________________________________________________
b) Que palavra mostra isso?
______________________________________________________________________
c) O que quer dizer mexericar? Marque a resposta correta.
( ) Chupar mexericas.
( ) Conversar em segredo, fazer intrigas.
( ) Cantar em voz baixa.
4. Depois da partida de Ângela, Marisa ficava andando pela casa que nem barata tonta. Você já ouviu a expressão barata tonta? Expressões como essa são criadas pelo povo. O que significa “barata tonta” no texto?
( ) Pessoa nojenta, antipática.
( ) Pessoa desnorteada, perdida.
( ) Pessoa que tem medo de baratas.
( ) Pessoa atenta.
5. Normalmente as cartas apresentam, logo na primeira linha, o nome da cidade e a data em que foram escritas. Na carta de Marisa não há essas informações.
a) Se você fosse Marisa e estivesse escrevendo essa carta hoje, que cidade e que data deveriam aparecer no início dela?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Que expressão Marisa usa para se despedir de Ângela?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. Em que situação as pessoas escrevem cartas pessoais?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7 - Imagine que você seja Ângela, a prima de Marisa. Escreva em seu caderno de produção de texto uma resposta à carta de Marisa, comentando sobre a tristeza da separação de vocês, a importância de ter amigos em ocasiões difíceis, o que você está sentindo etc. Conte também o que tem feito, se fez novos amigos, como está se relacionando com os colegas da escola etc.
8 - Socialize sua carta resposta.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Graciela Lopes
segunda-feira, 18 de março de 2013
Interpretação de texto
Copas do Mundo
De quatro em quatro anos, seleções de futebol de diversos países do mundo se reúnem para disputar a Copa do Mundo de Futebol.
A competição foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial: a FIFA ( Federation International Football Association).
A primeira edição da Copa do Mundo foi realizada no Uruguai em 1930. Contou com a participação de apenas 16 seleções, que foram convidadas pela FIFA, sem disputa de eliminatórias, como acontece atualmente. A seleção uruguaia sagrou-se campeã e pôde ficar, por quatro anos, com a taça Jules Rimet.
Nas duas copas seguintes (1934 e 1938) a Itália ficou com o título. Porém, entre os anos de 1942 e 1946, a competição foi suspensa em função da eclosão da Segunda Guerra Mundial.
Em 1950, o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo. Os brasileiros ficaram entusiasmados e confiantes no título. Com uma ótima equipe, o Brasil chegou à final contra o Uruguai. A final, realizada no recém construído Maracanã (Rio de Janeiro - RJ) teve a presença de aproximadamente 200 mil espectadores. Um simples empate daria o título ao Brasil, porém a celeste olímpica uruguaia conseguiu o que parecia impossível: venceu o Brasil por 2 a 1 e tornou-se campeã. O Maracanã se calou e o choro tomou conta do país do futebol.
O Brasil sentiria o gosto de erguer a taça pela primeira vez em 1958, na copa disputada na Suécia. Neste ano, apareceu para o mundo, jogando pela seleção brasileira, aquele que seria considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.
Quatro anos após a conquista na Suécia, o Brasil voltou a provar o gostinho do título. Em 1962, no Chile, a seleção brasileira conquistou pela segunda vez a taça.
Em 1970, no México, com uma equipe formada por excelentes jogadores ( Pelé, Tostão, Rivelino, Carlos Alberto Torres entre outros), o Brasil tornou-se pela terceira vez campeão do mundo ao vencer a Itália por 4 a 1. Ao tornar-se tricampeão, o Brasil ganhou o direito de ficar em definitivo com a posse da taça Jules Rimet.
Após o título de 1970, o Brasil entrou num jejum de 24 anos sem título. A conquista voltou a ocorrer em 1994, na Copa do Mundo dos Estados Unidos. Liderada pelo artilheiro Romário, nossa seleção venceu a Itália numa emocionante disputa por pênaltis. Quatro anos depois, o Brasil chegaria novamente a final, porém perderia o título para o país anfitrião: a França.
Em 2002, na Copa do Mundo do Japão / Coréia do Sul, liderada pelo goleador Ronaldo, o Brasil sagrou-se pentacampeão ao derrotar a seleção da Alemanha por
Em 2006, foi realizada a Copa do Mundo da Alemanha. A competição retornou para os gramados da Europa. O evento foi muito disputado e repleto de emoções, como sempre foi. A Itália sagrou-se campeã ao derrotar, na final, a França pelo placar de 5 a 3 nos pênaltis. No tempo normal, o jogo terminou empatado em 1 a 1.
Em 2010, pela primeira vez na história, a Copa do Mundo será realizada no continente africano. A África do Sul será a sede do evento.
Em 2014, a Copa do Mundo será realizada no Brasil. O evento retornará ao território brasileiro após 64 anos, pois foi em 1950 que ocorreu a última copa no Brasil.
Leitura e Interpretação
1 – Responda as questões abaixo.
a) Quem criou a Copa do Mundo?____________________________________________________
Em que ano isto aconteceu?__________________________
b) O que significa a sigla FIFA?________________________________________________________
c) Onde foi realizada a primeira Copa do Mundo?____________________ E em que ano?_______
Quem ficou com a taça de campeã?______________________________
d) Em que período a Copa do Mundo foi suspensa? ____________________________________
E por que isto ocorreu?___________________________________________________________
e) Em que ano o Brasil sediou a primeira Copa do Mundo?______________________________
f) Em que ano o Brasil ergueu pela primeira vez a taça?_________________________________
Em que país ocorreu esta Copa do Mundo?__________________________________________
g) Em que país será realizada a Copa do Mundo de 2.010?_______________________________
E a Copa do Mundo de 2.014?_____________________________________________________
h) Quais foram os anos em que o Brasil conquistou a taça da Copa do mundo?____________________
i) Quem é considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos?______________________
j) Escreva seis (6) nomes próprios citados no texto: ______________________________________________________________
_________________________________________________________________
Uruguai- Itália- Brasil- Suécia- Chile- México- Estados Unidos- França- Japão - Alemanha
Escreva o nome destes países em ordem alfabética: ________________________________________________________________
_________________________________________________________________
2 - Utilizando o dicionário – Procure o significado das palavras abaixo:
a) suspensa_________________________________________________
b) eclosão_______________________________________________
c) sediar__________________________________________________
d) espectadores___________________________________________
e) jejum____________________________________________________
f) artilheiro_____________________________________________
3 - Relembrando: Iniciamos as frases com letras maiúsculas e não devemos esquecer de colocar pontuação. Faça frases pequenas com as palavras abaixo:
a) Seleção
_______________________________________________________________________
b) Tricampeão
________________________________________________________________________
c) Emocionante
________________________________________________________________________
d) Gostinho
________________________________________________________________________
e) Aproximadamente
________________________________________________________________________
5 – Encontre no caça palavras ao lado 10 palavras relacionadas ao futebol, depois escreva as palavras em ordem alfabética.