"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Interpretação de texto - 4º ano

Responda colocando um X nas alternativas corretas:


CUIDADOS AO BRINCAR DE PIPA

1. Não empine perto da rede elétrica, em cima de lajes e telhados e em lugares movimentados;
2. Nunca use cerol: machuca os motociclistas e corta a camada de borracha dos fios de eletricidade;
3. Não use fios metálicos para empiná-las nem faça rabiolas de fita cassete: são condutores de energia e dão choques terríveis;
4. Não tente pegar nenhuma pipa que esteja enroscada em um fio elétrico;
5. Também não tente recuperá-las se tiverem caído em Estações Transformadoras de Distribuição (ETDs) ou em subestações da rede elétrica.

Fonte: DICAS e reportagens. Folha de S. Paulo

1- Além de machucar motociclistas, o texto afirma que o uso de cerol pode ser prejudicial quando ele:

(A) conduz energia a quem empina pipa.
(B) dá choque em quem empina pipa.
(C) ajuda a cortar a pipa do outro.
(D) corta a borracha dos fios elétricos.



PÃO DE QUEIJO
INGREDIENTES
·       2 ½ XÍCARAS DE POLVILHO DOCE
·       ½ XÍCARA DE POLVILHO AZEDO
·       1 XÍCARA DE LEITE
·       ¾ XÍCARA DE ÓLEO
·       1 XÍCARA DE QUEIJO PARMESÃO OU MINAS
·       3 OVOS INTEIROS
·       1 COLHER DE CHÁ DE SAL

MODO DE PREPARO
·       BATA TUDO NO LIQUIDIFICADOR, MENOS O QUEIJO;
·       DESPEJE TUDO EM UMA VASILHA E MISTURE COM O QUEIJO JÁ RALADO;
·       LEVE AO FORNO EM FORMINHAS DE EMPADA UNTADA POR 20 MINUTOS.

2- Este tipo de texto é:
(A)   uma notícia   
(B)   uma poesia 
(C)   uma fábula
(D)   uma receita

3- Assinale os alimentos necessários para fazer essa receita:
(A) farinha 
(B)  polvilho doce e azedo 
(C)  açúcar
(D) leite      
(E)  fubá  
(F)  óleo 
(G)  queijo parmesão
      (H) ovos    
      ( I )) azeite 
      (J) sal

Leia com atenção:
                 Há alguns animais que se fingem de mortos. Em vez de correr ou lutar contra o inimigo, eles se deitam imóveis, parecendo mortos. Isso confunde muitos predadores, que preferem se alimentar de animais vivos. Esse tipo de comportamento dos gambás norte-americanos deu origem à expressão “brincar de morrer”. Quando atacados, eles mancam, caem e rolam no chão, fecham os olhos e ficam com a língua para fora o tempo suficiente para afugentar a maioria de seus inimigos!
                                       O mundo da natureza – fatos incríveis.. São Paulo, Melhoramentos

4-  Os gambás norte-americanos quando atacados:

(A) correm, lutam e rolam no chão
(B) brincam, rolam e caem no chão
(C) rolam, pulam e lutam no chão
(D) mancam, caem e rolam no chão

A Boneca Guilhermina

            Esta é a minha boneca, a Guilhermina. Ela é uma boneca muito bonita. Ela é muito boazinha também. Faz tudo o que eu mando. Na hora de dormir, reclama um pouco. Mas depois pega no sono, dorme a noite inteira! Às vezes ela acorda no meio da noite e diz que está com sede. Daí eu dou água para ela. Daí ela faz xixi e eu troco a fralda dela. Então eu ponho a Guilhermina dentro do armário, de castigo. Mas quando ela chora, eu não aguento. Eu vou até lá e pego a minha boneca no colo. A Guilhermina é a boneca mais linda da rua.

MUILAERT, A. A boneca Guilhermina
5-  O texto trata, principalmente:

(A) Das aventuras de uma menina.
(B) Das brincadeiras de uma boneca.
(C) De uma boneca muito especial.
(D) Do dia-a-dia de uma menina com sua boneca

LISTA DE COMPRAS

Café da manhã

achocolatado
açúcar
adoçante
café (pó)
leite longa vida
manteiga e/ou
margarina
pão
geléia

Almoço e jantar

arroz
feijão
ovos
carnes
macarrão
macarrão instantâneo
legumes
verduras
alho
óleo
vinagre
sal
azeite

6- A finalidade desta lista é indicar:

(A) os produtos necessários para serem comprados no supermercado.
(B) os produtos que constam na dispensa de uma casa.
(C) os gastos excessivos com compras de supermercado.
(D) os artigos que são mais usados na alimentação de uma família.
  


7- O personagem da história ficou muito bravo com a Mafalda por que:

(A) Ela zombou dele.
(B) Porque ela o chamou de pirambaba e ele achou que era algo ruim, mesmo não sabendo o significado da palavra.
(C) Ele estava triste que foi mal na prova.
(D) Estava passando mal


Leia o texto

O que disse o passarinho
(...)
Um passarinho me contou
Que a ostra é muito fechada,
Que a cobra é muito enrolada
Que a arara é uma cabeça oca,
E que o leão-marinho e a foca...
Xô xô, passarinho, chega de fofoca!

PAES, José Paulo. O que disse o passarinho.
  

8-  A pontuação usada no final do verso “e que o leão-marinho e a foca...” sugere que o passarinho:

(A) Está cansado.
(B) Está confuso.
(C) Não tem mais fofocas para contar.
(D) Ainda tem fofocas para contar.



O porco e os espinhos

Tem sempre uma pedra
no caminho
do amigo porco-espinho.
Ele corre no mato,
até se diverte,
dá susto nos outros
e tem namorada.
Mas, coitadinho,
não pode dar
abraço apertadinho.

PIMENTEL, Luís. Novas idéias. São Paulo: Brasil.

9- O porquinho não pode dar um abraço apertado porque ele:

(A)) corre no mato.
(B)  dá susto nos outros.
(C) tem namorada.
(D) tem espinho.

domingo, 23 de março de 2014

Carta

1 - Leia esta carta.

Querida Ângela,

             Depois que você foi embora para Ribeirão Preto, eu fiquei um tempão andando pela casa que nem barata tonta, achando tudo muito sem graça. Cada vez que eu pensava que ia ter que esperar as outras férias para brincar outra vez com você, me dava vontade de sair gritando de raiva. Mamãe me deu um picolé para eu ficar contente, mas a raiva era tanta que eu mastiguei toda a ponta do pauzinho, até ficar franjinha. Mais tarde a Maria e a Cláudia vieram me chamar para brincar. Nós ficamos pulando corda na calçada, e depois sentamos no muro e ficamos brincando de botar apelidos nos meninos. O Carlinhos ficou sendo o Carlão-sem-sabão. Toda vez que a mãe dele chamava para tomar banho, ele volta depois com outra roupa, mas com a mesma cara. A Cláudia disse que o Carlinhos abre o chuveiro só pra mãe dele ouvir o barulho, mas vai ver ele fica sentado na privada vendo a água correr. Aí troca de roupa, e pronto.
           A mania do Chico é dizer que um jogo não valeu sempre que ele está perdendo. Então, o apelido dele ficou sendo mesmo “Chico-não-valeu”. Não deu para inventar mais apelido porque os meninos ficaram loucos da vida, quiseram tomar a corda da gente e começaram a puxar nosso cabelo. No fim cansou, a gente acabou indo todo mundo jogar queimada na casa do Fernando.
           Eu voltei para casa contente da vida, mas quando o Fábio me viu foi dizendo: “Tá tristinha porque a priminha foi embora? Vai ser ruim mexericar sozinha por aí, né?” Ah, Ângela, que raiva! Às vezes dá vontade de trocar esse irmão marmanjo por uma irmã do meu tamanho como você!
         Um beijo,
                                                                    Marisa

STAHEL, Monica. Tem uma história nas cartas da Marisa.
Belo Horizonte: Formato, 1996. p. 5.

    1.    Esse texto é uma carta pessoal.
  
a) Quem escreveu  esta carta?_____________________________
b) Para quem ela escreve?________________________________
c) Essas pessoas são adultas ou crianças? Como você descobriu?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Na carta, Marisa faz referências a três brincadeiras: pular corda, colocar apelido em meninos e jogar queimada.

a)    Que outras brincadeiras desse tipo você conhece?

________________________________________________________________________

b)    De qual delas você mais gosta de brincar?

________________________________________________________________________

3. No final da carta, Marisa conta que Fábio, seu irmão, a provocou e a deixou com raiva.

a)    Esse irmão é mais novo ou mais velho que Marisa?

______________________________________________________________________

      b) Que palavra mostra isso?

______________________________________________________________________

      c) O que quer dizer mexericar? Marque a resposta correta.

(      )    Chupar mexericas.     
(      )  Conversar em segredo, fazer intrigas.    
(      ) Cantar  em voz baixa.

4. Depois da partida de Ângela, Marisa ficava andando pela casa que nem barata tonta. Você já ouviu a expressão barata tonta? Expressões como essa são criadas pelo povo. O que significa “barata tonta” no texto?

(      ) Pessoa nojenta, antipática.         
(      ) Pessoa desnorteada, perdida.
(      ) Pessoa  que tem medo de baratas.    
(      ) Pessoa atenta.    

5. Normalmente as cartas apresentam, logo na primeira linha, o nome da cidade e a data em que foram escritas. Na carta de Marisa não há essas informações.

a)    Se você fosse Marisa e estivesse escrevendo essa carta hoje, que cidade e que data deveriam aparecer no início dela?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)    Que expressão Marisa usa para se despedir de Ângela?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. Em que situação as pessoas escrevem cartas pessoais?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7 -  Imagine que você seja Ângela, a prima de Marisa. Escreva em seu caderno de  produção de texto uma resposta à carta de Marisa, comentando sobre a tristeza da separação de vocês, a importância de ter amigos em ocasiões difíceis, o que você está sentindo etc. Conte também o que tem feito, se fez novos amigos, como está se relacionando com os colegas da escola etc.

8 -  Socialize sua carta resposta.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


 Graciela Lopes

segunda-feira, 18 de março de 2013

Interpretação de texto


Copas do Mundo

De quatro em quatro anos, seleções de futebol de diversos países do mundo se reúnem para disputar a Copa do Mundo de Futebol. 
A competição foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial: a FIFA ( Federation International Football Association).
A primeira edição da Copa do Mundo foi realizada no Uruguai em 1930. Contou com a participação de apenas 16 seleções, que foram convidadas pela FIFA, sem disputa de eliminatórias, como acontece atualmente. A seleção uruguaia sagrou-se campeã e pôde ficar, por quatro anos, com a taça Jules Rimet.
Nas duas copas seguintes (1934 e 1938) a Itália ficou com o título. Porém, entre os anos de 1942 e 1946, a competição foi suspensa em função da eclosão da Segunda Guerra Mundial.
Em 1950, o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo. Os brasileiros ficaram entusiasmados e confiantes no título. Com uma ótima equipe, o Brasil chegou à final contra o Uruguai. A final, realizada no recém construído Maracanã (Rio de Janeiro - RJ) teve a presença de aproximadamente 200 mil espectadores. Um simples empate daria o título ao Brasil, porém a celeste olímpica uruguaia conseguiu o que parecia impossível: venceu o Brasil por 2 a 1 e tornou-se campeã. O Maracanã se calou e o choro tomou conta do país do futebol.
O Brasil sentiria o gosto de erguer a taça pela primeira vez em 1958, na copa disputada na Suécia. Neste ano, apareceu para o mundo, jogando pela seleção brasileira, aquele que seria considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.
Quatro anos após a conquista na Suécia, o Brasil voltou a provar o gostinho do título. Em 1962, no Chile, a seleção brasileira conquistou pela segunda vez a taça.
Em 1970, no México, com uma equipe formada por excelentes jogadores ( Pelé, Tostão, Rivelino, Carlos Alberto Torres entre outros), o Brasil tornou-se pela terceira vez campeão do mundo ao vencer a Itália por 4 a 1. Ao tornar-se tricampeão, o Brasil ganhou o direito de ficar em definitivo com a posse da taça Jules Rimet.
Após o título de 1970, o Brasil entrou num jejum de 24 anos sem título. A conquista voltou a ocorrer em 1994, na Copa do Mundo dos Estados Unidos. Liderada pelo artilheiro Romário, nossa seleção venceu a Itália numa emocionante disputa por pênaltis. Quatro anos depois, o Brasil chegaria novamente a final, porém perderia o título para o país anfitrião: a França.
Em 2002, na Copa do Mundo do Japão / Coréia do Sul, liderada pelo goleador Ronaldo,  o Brasil  sagrou-se  pentacampeão  ao derrotar a seleção da Alemanha por
2 a 0.
Em 2006, foi realizada a Copa do Mundo da Alemanha. A competição retornou para os gramados da Europa. O evento foi muito disputado e repleto de emoções, como sempre foi. A Itália sagrou-se campeã ao derrotar, na final, a França pelo placar de 5 a 3 nos pênaltis. No tempo normal, o jogo terminou empatado em 1 a 1.
Em 2010, pela primeira vez na história, a Copa do Mundo será realizada no continente africano. A África do Sul será a sede do evento.
Em 2014, a Copa do Mundo será realizada no Brasil. O evento retornará ao território brasileiro após 64 anos, pois foi em 1950 que ocorreu a última copa no Brasil.


Leitura e Interpretação

1 – Responda as questões abaixo.

a) Quem criou a Copa do Mundo?____________________________________________________
Em que ano isto aconteceu?__________________________

b) O que significa a sigla FIFA?________________________________________________________

c) Onde foi realizada a primeira Copa do Mundo?____________________ E em que ano?_______
Quem ficou com a taça de campeã?______________________________

d) Em que período a Copa do Mundo foi suspensa? ____________________________________
E por que isto ocorreu?___________________________________________________________
e) Em que ano o Brasil sediou a primeira Copa do Mundo?______________________________

f) Em que ano o Brasil ergueu pela primeira vez a taça?_________________________________
Em que país ocorreu esta Copa do Mundo?__________________________________________

g) Em que país será realizada a Copa do Mundo de 2.010?_______________________________
E a Copa do Mundo de 2.014?_____________________________________________________

h) Quais foram os anos em que o Brasil conquistou a taça da Copa do mundo?____________________

i) Quem é considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos?______________________

j) Escreva seis (6) nomes próprios citados no texto: ______________________________________________________________
_________________________________________________________________
Uruguai- Itália- Brasil- Suécia- Chile- México- Estados Unidos- França- Japão - Alemanha

                                                              
Escreva o nome destes países em ordem alfabética: ________________________________________________________________
_________________________________________________________________

2 - Utilizando o dicionário – Procure o significado das palavras abaixo:

a) suspensa_________________________________________________
b) eclosão_______________________________________________
c) sediar__________________________________________________
d) espectadores___________________________________________
e) jejum____________________________________________________
f) artilheiro_____________________________________________


3 -  Relembrando: Iniciamos as frases com letras maiúsculas e não devemos esquecer de colocar pontuação. Faça frases pequenas com as palavras abaixo:
a) Seleção
_______________________________________________________________________
b) Tricampeão
________________________________________________________________________
c) Emocionante
________________________________________________________________________
d) Gostinho
________________________________________________________________________
e) Aproximadamente
________________________________________________________________________

5 – Encontre no caça palavras ao lado 10 palavras relacionadas ao futebol, depois escreva as palavras em ordem alfabética.


A Centopeia que pensava

           
            A  Centopéia estava muito feliz com ela mesma. Gostava de suas perninhas. Afinal, aquelas pernas todas nunca faltariam e não sabia de ninguém no mundo com tanta perna junta. Além disso, tinha descoberto que não  era só pernas. Agora era muita cabeça.
            Podia pensar, sabia que podia. Só que não tinha prática e resolveu treinar. “Vou pensar”, disse ela, e começou. “Que coisa curiosa: a gente pode ter idéias, inventar histórias,
fazer as coisas acontecerem dentro de nossa cabeça antes que aconteçam fora.   A gente pode descobrir o segredo da vida, dos planetas, com um grande microscópio ou luneta. A gente pode fazer muito bem ou muito mal para os outros e pode até mudar o mundo. Tudo isso, apenas com o pensamento.”
            É preciso pensar. Será que a gente só pensa quando está na escola? Junto com a professora? Ou a gente pensa e aprende a todo instante, em todo lugar? Pensando, pensando, a centopéia decidiu ter uma idéia nova por dia e, aí, descobriu que pensar não é tão fácil, pensar dá trabalho, custa esforço, é preciso vontade firme. E foi em frente.
            “Vou experimentar durante uma semana.”
            Na segunda-feira resolveu pensar grande. Olhou para o céu e se perguntou o que eram aqueles pontinhos luminosos brilhando lá em cima. “Serão olhinhos a nos olhar? É uma festa lá longe, onde eu não posso ir? “ Resolveu conversar com Dona Girafa, que tinha o pescoço grande e devia ver mais perto aqueles pontinhos de luz.
            - Dona Girafa, me diga, o que é aquilo tão bonito lá em cima?
            - São estrelas, Dona Centopéia!
            - É o que é estrela?
            - Estrela são bolas de fogo imensas que giram lá no espaço há bilhões de anos-luz ou mais. Algumas estão tão longe que acabam, mas continuamos a ver sua luz  que ainda não acabou de chegar aqui.
            - Meu Deus! E eu que não sabia disso! Eu que achava minhas cem perninhas uma coisa espetacular! Que fantástico é viver nesse mundo ao lado de tantas estrelas! Mas por que o fogo delas não nos queima?
            - É que estão  muito longe, e aqui só chega esse pontinho de luz.
            Dona Centopéia gostou da experiência de pensar e descobriu que se aprende com os outros quando não se sabe pensar sozinha. Perguntar também é aprender. Ficou intrigada com o fato de que a gente já nasce sabendo umas coisas, e outras têm de aprender. A abelhinha, por exemplo, já nasce sabendo voar e fazer mel, mas não sabe o que é uma estrela.
            (...)
            “Pensar é um grande e belo mistério!”
                                                                                  Herbert de Souza ( Betinho)

                                            Interpretação de texto

Depois de ler o texto duas vezes responda as questões  abaixo com atenção e capricho. Qualquer dúvida volte ao texto quantas vezes achar necessário.

01) Complete a ficha abaixo com os dados do texto que você acabou de ler. (1,0)
a- Título do texto:__________________________
b- Autor:_________________________________
c- Personagens:_________________________
d- Número de parágrafos:__________________________

02) Responda:

a- A centopéia sabia que tinha muitas pernas. O que ela descobriu que tinha, além das pernas? (0,25)

b- A centopéia foi marcando o que pensava durante uma semana. Escreva o  que ela decidiu pensar na segunda-feira? (0,25)

c-  Finalmente, a centopéia concluiu que “Pensar é um grande e belo mistério!”. Você concorda com ela? Justifique sua resposta: (0,25)

d- Este é um texto de ficção, quer dizer, inventado por um autor. Na realidade,somente os seres humanos pensam. Em  que você costuma pensar quando vai iniciar um ano novo na escola? (0,25)

03) Marque  a alternativa que melhor representa a intenção do autor ao escrever o texto: (1,0)

(  ) As pessoas deveriam aprender a pensar sobre as coisas da vida e do mundo para poderem viver melhor.
(  ) As pessoas só aprendem a pensar na escola.
(  ) Os animais também aprendem a pensar.

04) Ordene as frases na ordem em que elas aparecem no texto: (1,0)

(   ) Dona Centopéia gostou da experiência de pensar.
(   ) A Centopéia estava muito feliz com ela mesma.
(   ) Pensar é um grande e belo mistério.
(  ) Resolveu pensar grande. Olhou para o céu e se perguntou o que eram aqueles pontinhos luminosos brilhantes lá em cima.

05) Relacione a 1ª coluna com a 2ª coluna. (1,0)                                                  
      
            1- substantivos comuns        (    ) feliz – pequena      
            2-  Adjetivos                            (    ) estrela – professora

06) Reescreva as frases passando as palavras grifadas para o sentido oposto (antônimo). (1,0)

a- A estrela era grande e clara.
_____________________

b- A Centopéia abriu a porta e acendeu a luz.
________________________

07) Marque a opção onde todas as palavras estejam escritas corretamente: (1,0)

a-    (  ) cabesa – segredo – sentopéia
b-    (  ) lus- felis- professora
c-    (  ) espaço – escravo – exercício
d-    (  ) maxado – escola – esdrelas

08) Coloque as palavras do quadro  em ordem alfabética: (1,0)

GIRAFA – CENTOPÉIA – PERNAS – INVENTAR – FOGO - CEM

1ª-___________________                2ª-__________________
3ª-___________________                4ª-_________________
5ª-___________________                6ª-________________

09) Pontue corretamente o texto abaixo: (1,0)
          
O leão convocou todos os bichos e deu a seguinte ordem
                De hoje em diante ordeno que todos vivam em paz Ninguém pode destruir as plantas   animais  e rios  da  floresta

10- Coloque os artigos definidos mais adequados: (1,0)

a-    ______________ menina mora naquele apartamento.
b-    ______________ estudantes não fizeram a prova.
c-   
Agora utilize os artigos indefinidos:

d-    Peguei _______________ flores no jardim.
e-     ____________ gatinhos apareceram no quintal hoje.
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
·      Conhecer elementos importantes do cuidado com a natureza a partir do filme assistido;
·      Descobrir a relevância da natureza para a sobrevivência do homem;
·      Conhecer a vida indígena;
·      Analisar a escrita de palavras;
·      Ampliar o vocabulário;
·      Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
·      Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.
Estratégias e recursos da aula
Descobrindo mais sobre o meio ambiente com o filme Tainá - A Origem

Professor, o tema meio ambiente constitui uma fonte importante para o trabalho com a aprendizagem da leitura e da escrita. Além de instigantes possibilidades de diálogos sobre elementos que participam da vida cotidiana da criança. A exploração de um filme favorece o envolvimento do aluno e sua efetiva participação em sala de aula. Desta forma, o filme Tainá traz em si uma riqueza de elementos para serem tratados em sala de aula, dentre eles o desmatamento e os cuidados com as nascentes. Vamos lá!

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Descobrindo mais sobre o meio ambiente com o filme Tainá - A Origem

Você sabia? Para um planejamento condizente com uma real aprendizagem dos alunos o professor necessita estar atento às diferentes necessidades dos mesmos garantindo os direitos de aprendizagem a todos. Desta forma, é fundamental que seja considerado como pedra angular do planejamento o conhecimento prévio dos alunos e isso, passa pelos saberes cotidianos que são a ponte para a construção e produção de novos conhecimentos pelos alunos.

Para outras informações consulte o material abaixo:

Fonte: LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B. C. de; CRUZ, M. do C. S. Planejando o ensino para todos: diversificação no trabalho docente. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Alfabetização para todos: diferentes percursos, direitos iguais. Brasília: MEC, SEB, ano 7, unidade , p. 14-20, 2012. Disponível em:< http://www.criciuma.sc.gov.br/site/upload/ckfinder/files/Unidade%2007%20Ano%2001%20AZUL.pdf>. Acesso em: 04 de maio 2014.

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Pergunte quem já conhece, assistiu ou ouviu falar algo sobre o filme Tainá. Caso algum aluno conheça, explore os conhecimentos sobre o filme.

Em seguida, organize um local apropriado para que os alunos possam assistir ao filme. Providencie, se possível, almofadas para que fiquem confortáveis e também pipoca para que possam degustar durante a sessão de cinema na escola.

Aula4.1
Sinopse e detalhes
A floresta amazônica é invadida por piratas da biodiversidade e a jovem índia Maya (Mayara Bentes) acaba tornando-se vitima dos bandidos, deixando órfã a bebê Tainá. A criança é abrigada entre as raízes de uma Grande Árvore e salva pelo velho e solitário pajé Tigê (Gracindo Jr), que passa a cuidar dela e só a devolve para seu povo cinco anos depois, quando será escolhido o novo líder defensor da natureza. Por ser menina, Tainá  (Wiranú Tembé) é impedida de se apresentar, mas pela herança da mãe, a última das guerreiras, e com o apoio da esperta menina da cidade Laurinha (Beatriz Noskoski) e do índio nerd Gobi (Igor Ozzy), a indiazinha resolve encarar os malfeitores, desvendando o mistério de sua própria origem.

Fonte: Sítio: “Adoro Cinema”. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-202452/>. Acesso em: 04 de maio 2014.

Professor, após assistirem ao filme faça um momento de diálogo coletivo com a turma. Peça para que cada um expresse:

  • O que mais gostou no filme;
  • Cenas que achou mais interessante;
  • Personagem que mais se identificou;
  • O local onde se passa a maior parte da história.

Após o diálogo entregue uma folha de papel para que cada aluno possa fazer um desenho que represente o local em que a história do filme se passou com maior intensidade. Peça para os alunos detalharem o desenho ao máximo.

Quando todos terminarem, faça uma roda de conversa e peça para que os alunos troquem de desenho com o colega mais próximo. Explique que terão como desafio observar o desenho do colega e explicar para a turma o que compreenderam do desenho e identificar o momento da história representado. Depois que todos falarem, solicite que troquem novamente os desenhos e agora cada um poderá complementar a fala do colega sobre seu próprio desenho, especificando mais detalhes de sua produção.

Depois, recolha as produções e entregue aleatoriamente os registros para a turma, de forma que cada aluno possa receber uma atividade de outro colega. Peça para  cada aluno fazer uma produção de texto, a partir do desenho recebido. Para isso, eles poderão utilizar o caderno de Língua Portuguesa.

Assim que todos terminarem, proporcione um momento de leitura das histórias para a turma.

Quem é quem?

Professor, organize os alunos em cinco grupos e entregue um nome de uma das personagens abaixo para cada grupo. Explique que os nomes das personagens não poderão ser vistos pelos outros grupos.

Maya
Tainá
Tigê
Laurinha
Gobi

Peça para que tentem descrever no mínimo cinco características da personagem do filme. Para isso, explique para a turma o que são características, podendo fazer isso a partir dos próprios alunos. Veja o exemplo de algumas características da personagem Tainá:

Corajosa, destemida, esperta, guerreira, decidida, companheira e outras.

Depois que os grupos terminarem, explique que terão como desafio ler as características para a turma, a qual terá que descobrir qual personagem se encaixa nas características. Por isso, os grupos deverão manter em segredo o nome da personagem escolhida.

Quando todos descobrirem, entregue uma folha de papel ao grupo e peça para que façam um desenho da personagem e escrevam suas características logo após o desenho. Em seguida, afixe a produção no mural da sala de aula.

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Professor, converse com a turma sobre o que a personagem Tainá lutava no filme. Peça aos alunos que contem alguma experiência em que precisaram defender algo relacionado ao meio ambiente. Os alunos poderão também citar exemplos de fatos que presenciaram, ou seja, em que outra pessoa protegeu o meio ambiente.

Professor, inicie um diálogo com a turma sobre a floresta em que se passou a história do filme. Na conversa, pergunte aos alunos se conhecem ou já ouviram falar sobre a Floresta Amazônica. Depois, faça com a turma as atividades propostas a seguir:

Onde fica a Amazônia?

Professor, explore com a turma o sítio abaixo para que descubram no mapa do Brasil a localização da Amazônia. Aproveite a oportunidade para trabalhar a região em que os alunos moram e sua relação com a localização da floresta.

Aula5_16
Fonte da imagem: Sítio: “Guia Geográfico”. Disponível em: <http://www.guiageo.com/amazonas.htm>. Acesso em: 04 de maio 2014.

Professor, faça uma cópia do mapa do Brasil abaixo e auxilie os alunos a descobrirem a localização da Amazônia e também a localização de onde moram atualmente. Peça para que os alunos façam um colorido na região em que fica a Amazônia e com outra cor, façam outro colorido na região em que vivem.

Aula3.8_mar_2014

Fonte: Sítio: “IBGE”. Disponível em: <ftp://geoftp.ibge.gov.br/mapas_tematicos/mapas_escolares/mapas_mudos/brasil.pdf>. Acesso em: 05 de maio 2014.

Quando todos terminarem, faça um momento de socialização das atividades.

Professor, retome com a turma as características da Floresta Amazônica. Para isso, a turma poderá citar os elementos observados no filme, como: o tipo de vegetação, animais, a presença de rios outros. Depois, assista com a turma ao vídeo sugerido abaixo:

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Fonte da imagem: Sítio: “WWF-Brasil”. Disponível em: < http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/reducao_de_impactos2/agua/chicobento/>. Acesso em: 04 de maio 2014.

Após assistirem ao vídeo, peça para que cada aluno descubra o que é uma nascente e a sua importância para o meio ambiente. Para isso, a turma poderá acessar o sítio abaixo e realizar a leitura do texto online.

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Fonte da imagem: Sítio: “Ciência hoje”. Disponível em: < http://chc.cienciahoje.uol.com.br/agua-nas-alturas/>. Acesso em: 04 de maio 2014.

Agora que todos já descobriram o que é uma nascente e a sua formação, peça para estabelecerem uma relação entre o cuidado com as nascentes e sua importância para o meio ambiente. Para isso, peça para  fazerem um desenho, representando o trajeto da água até chegar à nascente. Para isso, a turma poderá utilizar o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint).
Quando todos terminarem, imprima as atividades e solicite que façam a explicação do desenho para a turma.

Desmatamento

Professor, converse com a turma sobre o que sabem sobre o tema "desmatamento". Retome a cena do filme Tainá em que se passa o assunto e assista novamente o trecho com a turma.
Depois, organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e peça para que façam uma pesquisa na internet e descubram o que é desmatamento e os seus impactos ao meio ambiente. Abaixo sugerimos alguns sítios:

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Fonte da imagem: Sítio: “Sua Pesquisa”. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/desmatamento/>. Acesso em: 04 de maio 2014.

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Fonte da imagem: Sítio: “Brasil Escola”. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/geografia/o-desmatamento.htm>. Acesso em: 04 de maio 2014.

PRODUZINDO CARTAZES

Após a pesquisa, lance o desafio para a turma para que cada grupo elabore um cartaz contendo uma  mensagem contra o desmatamento. Para elaborar este cartaz, os alunos poderão  utilizar recorte e colagem, pintura, imagens da internet, dentre outros recursos. O importante é que, cada grupo, crie uma forma de chamar a atenção para o assunto.
Depois, organize a turma para um passeio pela escola, no qual os alunos deverão passar em outras turmas e apresentarem suas produções e ouvirem a opinião dos outros colegas sobre o tema “Desmatamento”.

Professor, auxilie os alunos a acessarem o recurso do Portal do Professor sugerido abaixo, para que descubram mais sobre a Floresta Amazônica, sua biodiversidade e o desmatamento que a prejudica.



Após assistirem ao vídeo, proponha um momento de diálogo sobre o que descobriram e o como eles percebem a importância da floresta para nossas vidas.

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Professor, converse com a turma sobre as lendas indígenas. Pergunte quem conhece alguma lenda e se também gostariam de conhecer mais algumas. Organize os alunos em duplas e os auxiliem a acessarem os sítios abaixo e descobrirem algumas lendas.

Lendas
Agora, que tal conhecerem algumas lendas? Vamos lá.

Para isso, providencie o livro abaixo e leia a história para a turma.

Cobra Grande: histórias da Amazônia
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Fonte da imagem: Sítio: “Livraria Folha”. Disponível em: <http://livraria.folha.com.br/livros/relatos-de-viagem/cobra-grande-historias-amazonia-sean-taylor-1021629.html>. Acesso em: 04 de maio 2014.

Após a leitura do livro e exploração das imagens, peça para  cada aluno inventar uma história sobre um tema que seja do seu interesse e que seja fruto de sua imaginação. Esta atividade poderá ser feita no caderno de Língua Portuguesa. Veja alguns exemplos de temas:
 
  • O surgimento das estrelas;
  • O surgimento das nuvens;
  • O surgimento dos rios.

Quando todos terminarem, peça para cada aluno  contar para a turma a sua história.

Lendas indígenas

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Fonte da imagem: Sítio: “Globo”. Disponível em: <http://redeglobo.globo.com/tvgazetaes/raizes/noticia/2013/12/conheca-algumas-lendas-indigenas-passadas-de-geracao-em-geracao.html>. Acesso em: 04 de maio 2014.

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Fonte da imagem: Sítio: “Basílio”. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar./index.php?option=com_content&view=article&id=308&Itemid=191>. Acesso em: 04 de maio 2014.

Após a leitura das lendas, peça para cada dupla escolher uma lenda e copie-a no caderno de Língua Portuguesa. Depois, peça para conversarem sobre a lenda preferida e escolherem uma forma diferente para contá-la para a turma. Eles poderão dramatizar, utilizar fantoches ou mesmo massinhas de modelar para ilustrarem e contarem a lenda para a turma.

Professor, registre através de vídeo cada apresentação e depois convide outras turmas da escola para uma sessão de vídeo em um local mais amplo. O registro em vídeo poder ser feito a partir do laptop Classmate pelo caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ou Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o "botão vermelho".

Jogos

Professor, com os alunos em duplas, ajude-os a acessarem os sítios abaixo para se divertirem com os jogos online.

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Fonte da imagem: Sítio: “Click Jogos”. Disponível em: <http://clickjogos.uol.com.br/jogos/taina-jogo-da-memoria/>. Acesso em: 04 de maio 2014.

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Fonte da imagem: Sítio: “Click Jogos”. Disponível em: <http://clickjogos.uol.com.br/jogos/pontaria-com-taina/>. Acesso em: 04 de maio 2014.

Depois de jogarem, explore com a turma a utilização do arco e flecha pela personagem Tainá. Faça um momento de diálogo sobre a importância destes instrumentos para os índios e para que são utilizados.

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Professor, para finalizar o trabalho que tal criar com a turma um jornal falado sobre o que cada aluno achou do filme Tainá e da mensagem que ficou sobre o filme em relação aos cuidados com o meio ambiente? Para isso, organize os alunos em duplas e peça para que elaborem suas falas

Quando elaborarem suas falas, faça um momento de apresentação do jornal em sala de aula e em seguida organize outra oportunidade de apresentação no momento do recreio dos alunos para que a mensagem seja transmitida a toda a comunidade escolar.
Recursos Educacionais
NOMETIPO
Floresta MamônicaVídeo
Recursos Complementares
Sugestões de links para alunos:
. Sítio da Sua Pesquisa. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/temas/meio_ambiente.htm>. Acesso em: 05 de maio 2014.
 
Sugestões de links para professores:
. Sítio do IBAMA. Disponível em: < https://www.ibama.gov.br/ >.  Acesso em: 05 de maio 2014.
Avaliação
A avaliação deverá permear todo o trabalho pedagógico e pode ser realizada pela observação e registro que envolve aspectos como a participação dos alunos no decorrer do trabalho, das possíveis facilidades e dificuldades que encontrarem no caminho. Portanto, verifique se os alunos: refletiram e compreenderam o sistema alfabético da escrita por meio da análise da escrita de palavras; ampliaram o vocabulário e souberam utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula. Sabemos que o trabalho pedagógico poderá ser reconfigurado mediante a avaliação do processo, cumprindo sua função de favorecer a aprendizagem. 
Conhecimento e Reflexão sobre a Cultura Indígena.

Objetivo:

Conhecer e Refletir sobre a Cultura Indígena;
Conhecer e Refletir sobre a diversidade cultural no Brasil;
Discutir os vários modos de ser criança no Brasil;
Conhecer a região amazônica e sua diversidade de fauna e flora;
Refletir sobre o consumo consciente;

1ª Etapa:Início de conversa

O filme Tainá 3 - A Origem conta o início da vida da indiazinha, personagem conhecida das crianças que assistiram aos outros dois filmes. O filme, lançado no início de 2013, pode ser exibido  sem muitos preparos, mas é sempre bom situar onde fica a Amazônia, perguntar o que as crianças sabem a respeito da cultura indígena e dos animais que habitam a floresta, de forma a prepará-los para o ambiente onde se passa a narrativa.




2ª Etapa:exibição do filme

Se for apresentar o filme no cinema, é compreensível que o passeio disperse as crianças, causando  excitação e muita conversa. É interessante, assim que as crianças estiverem sentadas, chamar a atenção para a tela grande, a sala escura e a experiência única de se ver um filme nessas condições.  Deve-se pedir silêncio de forma a valorizar o filme.



3ª Etapa:debate após o filme

Caso haja tempo para um debate na sala de cinema, após a exibição, é bom aproveitar o momento da emoção, das sensações mais espontâneas e imediatas. Boas perguntas alimentam o debate: qual o personagem que mais gostou? Em que cena sentiu medo? Qual a cena mais engraçada? Alguém já conhecia a Amazônia ou uma região de mata que seja parecida? Alguém ficou com vontade de conhecer a Amazônia?
Outras perguntas podem ser lançadas e, posteriormente, retomadas em sala de aula:  as personagens infantis (Tainá, Gobi e Laurinha) se transformaram durante o filme? O que a personagem Laurinha aprendeu ao conhecer a vida na floresta e a cultura indígena? As brincadeiras das crianças indígenas são muito diferentes das brincadeiras das crianças urbanas? Que hábitos e que linguagem nós herdamos da cultura indígena? (instigar para que as crianças pesquisem em casa).



4ª Etapa:Atividades – Duas culturas – diferenças e semelhanças

Um contraponto entre a infância indígena e a infância urbana pode ser interessante para uma reflexão sobre o outro, aquele que é diferente de mim. Semelhanças e diferenças nos levam a pensar nossa própria cultura e nossa identidade. O (a) professor (a) pode propor a pesquisa de sobre hábitos e costumes das crianças na cidade e nas comunidades indígenas: hábitos, palavras, brincadeiras, músicas, nomes do seu grupo, ritos religiosos, festas, animais de estimação (Tainá tem um macaquinho e um papagaio como animais de estimação). É importante construir, com as crianças um roteiro do que vai ser pesquisado. Com crianças do Fundamental 1, vale selecionar, previamente, sites e livros que servirão de fonte de pesquisa.
Feita a pesquisa, é momento de socializar as descobertas. Numa roda de conversa, proponha que as crianças contem o que levantaram, chamando a atenção para semelhanças e diferenças. Pode-se propor comparações e discussões em torno do que é realmente essencial para uma criança? Como consumimos? Como se dá a transformação de Laurinha quando ela resolve abrir mãos de seus objetos pessoais e até de sua boneca para carregar junto de si Jujuba (a oncinha)?
O filme evoca brincadeiras infantis semelhantes e também práticas diversas das crianças da cidade e da floresta. Vale levantar como as crianças imaginavam/passaram a ver as crianças indígenas (a partir da relação entre Laurinha e Tainá). O uso das tecnologias no contexto da mata também pode ser objeto de discussão:  é possível ser crianças, valer-se das novas tecnologias e brincar bastante ao mesmo tempo? Como pode ser o uso das tecnologias neste contexto?



5ª Etapa:Atividades – Duas culturas – duas línguas?

A língua tupi e a sua presença na língua que falamos pode ser objeto do trabalho na área de Língua. Pode-se trabalhar a partir do livro O Mundo de Tainá – uma aventura em Tupituguês (veja na aba Para organizar o seu trabalho a referência completa) em que Tainá narra o significado das palavras oriundas da língua Tupi e também utilizar as músicas “Tupi, tupi” e trilha do filme “Toque, patoque...”.
Pode-se propor a leitura compartilhada ou individual, a construção de pequenos textos  com o uso dos termos em Tupi e, ainda, a pesquisa de novos termos para a ampliar a glossário. 



6ª Etapa:Educação Ambiental

A Educação Ambiental é entendida como um componente essencial e permanente no trabalho escolar, integra os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) como tema transversal. O tema deve ser objeto do trabalho nas diferentes disciplinas de toda a escolaridade. Sustentabilidade, consciência planetária e compreensão do consumo consciente são algumas das questões foco da Educação Ambiental. 
O trabalho começa, com os pequenos, na apropriação do espaço em que vivem: o entorno da escola e da comunidade, a organização e o uso dos espaços, os caminhos do cotidiano. O estudo se amplia com as questões relativas ao espaço construído, modificado pelo homem ao longo do tempo, seus motivos e consequências.  O filme pode se configurar num ponto de partida para discussão sobre a relação com o espaço, preservação/degradação
Nome: _______________ , ________________Série:_________ 
1-Nome do filme que você assistiu? 
a.Tainá 
b.Tainá uma aventura...

PROJETO EDUCATIVO AMAZÔNIA – “O BERÇO DA VIDA”

O que ainda resta de belo em nossa floresta. (foto Christian Knepper, Embratur)
1.JUSTIFICATIVA

                       O tema Amazônia, “O Berço da Vida” suscita curiosidades a respeito da Floresta Amazônica sua biodiversidade, seus povos, sua beleza. Este tema será um convite a descobrirmos e tomarmos consciência da destruição que sofre a Amazônia e todo o seu povo, bem como sua exuberância. Somente conhecendo a Amazônia passaremos a valorizá-la.
Sabemos que toda a vida desse imenso ecossistema gira em torno da água. Por toda essa exuberância e pelo sentimento de preservação é que o nível V irá realizar pesquisa em torno de toda vida que a Amazônia guarda.
                       A preocupação com a preservação e estabilidade ambiental do planeta nos despertou o interesse para que possamos desenvolver o projeto “Amazônia o berço da vida”.
Considerando a Floresta Amazônica como a maior floresta do mundo, sendo responsável por grande parte da vida podemos dizer que ela é “O Berço da Vida”, pois além de sustentar grande parte da população do mundo, ainda preserva a beleza da fauna e da flora, dela o homem retira sua fonte de sobrevivência.
                       As crianças necessitam saber da grande importância da Floresta Amazônica para a humanidade e para os animais, passando assim a valorizá-la.
                       O projeto que será desenvolvido com as turmas do nível V está centrado do tripé educação, vida e pesquisa sobre a floresta Amazônica com reflexões acerca dos problemas prejudiciais a vida humana e em todas as espécies de vida nela existente.
                       É evidente e forte o pensamento das pessoas nas questões relacionadas as riquezas existentes na floresta tornando-se um ciclo vicioso de ganância entre os homens.
Conhecer sua história, seu contexto é tanto um direito, quanto um fato imprescindível para que o educando exerça sua cidadania de forma mais livre e consciente.
                       A apropriação dos conhecimentos referentes ao tema em questão é fundamental para desenvolver nas crianças um senso de responsabilidade e valorização à vida.

2. OBJETIVOS

1.1 – GERAL
                   Despertar curiosidades acerca dos problemas relacionados ao meio ambiente consequentes das ações inadequadas do homem, despertando-os para a prática de atividades de preservação ambiental e conhecimento da importância da floresta amazônica para a sustentabilidade.

1.2. ESPECÍFICOS

Desenvolver o bom senso a respeito do meio ambiente;
Valorizar todas as espécies de vida;
Promover o senso critico com relação as atitudes inadequadas do homem para com o meio ambiente;
Encorajar na busca de soluções para os problemas que interferem na vida;
Refletir acerca da importância da Floresta Amazônica para a vida;
Saber identificar os danos à floresta amazônica causados pelo homem;
Estimular o senso de responsabilidade;
Valorizar a vida, compreendendo-a como um presente de Deus;
Estabelecer relações entre as informações obtidas por meio da pesquisa e das situações vividas;
Proporcionar momentos de reflexões sobre os aspectos estudados;
3. METODOLOGIA

              Daremos início ao projeto na roda onde será apresentado o mapa do Brasil e a localização da região norte, indicando ainda o local onde fica a Amazônia no mesmo.
· Iniciaremos então uma pesquisa que será feita em casa a fim de descobrimos as verdades em relação às hipóteses levantadas pelas crianças tais como:

- tipos de animais existentes e ameaçados de extinção;
- fauna e flora predominantes na Floresta Amazônica;
- meios de transportes utilizados no rio amazonas;
- pesca ilegal;
- a vida indígena na Amazônia;
- tipos de alimentos da região;

                No local onde se encontra a Amazônia orientarei as crianças que colem as letras para formar o nome do projeto e algumas espécies de vidas (animais e plantas) trazidas por elas na pesquisa. Este ficará exposto no mural enquanto durar os trabalhos no decorrer do desenvolvimento do projeto.
               Será feito o levantamento dos conhecimentos prévios das crianças com anotações das falas;
               Apresentaremos alguns vídeos relacionados ao tema em questão;
               Organizar as informações colhidas por meio de pesquisa para expor a comunidade escolar;

Montar painéis coletivos utilizando as pesquisas trazidas de casa separando por tipos de gravuras
Músicas relacionadas a floresta (vida e destruição);
Painéis pintados pelas crianças retratando a Floresta Amazônica;
Musicas e danças típicas da região norte;
Trabalhar os animais que chamavam a atenção na floresta e que hoje estão correndo risco de extinção;
Enfatizar os tipos de poluição causada pelas ações inadequadas do homem;
Trabalharemos a importância de preservar a floresta para que possamos viver com melhor qualidade de vida;
A vida dos índios que habitam a região amazônica, seus modos de viver e cultura;
Alimentos que retiramos da floresta Amazônica;
A influencia da floresta para ar que respiramos;
Realização de atividades envolvendo as áreas do conhecimento – linguagem, matemática, natureza e sociedade, musica arte visual, arte manual recreação...
Confecção de jogos envolvendo animais típicos da floresta Amazônica;
Apresentação de filme Tainá I e II;
Vídeos: relacionados à destruição, preservação, belezas, animais, rios, vida indígena, Amazônica;
Confecção de murais na sala com produções.
Ensaio de uma dança típica da região norte para ser apresentada culminância (festa junina)
4. CONTEÚDOS

a) Conceituais
Ø Conceituar a Floresta Amazônica;
Ø Relação entre elementos da natureza e as ações do homem;
Ø Hábitos praticados na vida diária para a sobrevivência das pessoas e do animais;
Ø Conhecer a cultura da região;
Ø Vida indígena na floresta;
Ø Fenômenos sobrenaturais existentes na floresta (lendas e mitos);


b) Procedimentais
Ø Desenhar fazendo a releitura plástica do filme trabalhado “Tainá”;
Ø Identificar a importância de manter viva a maior floresta do mundo;
Ø Classificar os tipos de vida existentes na Floresta Amazônica;
Ø Registrar momentos que mais chamaram a atenção;
Ø Estabelecer relações entre a forma de viver dos habitantes da região amazônica e a do povo nordestino;
Ø Distinguir o tempo em que a floresta necessita para se reestabelecer quando acontece o desmatamento;
Ø Diferenciar os modos de vida da região amazônica;


c) Atitudinais
Ø Valorizar as diversas formas de sobrevivência;
Ø Respeitar o modo como vivem os habitantes da floresta;
Ø Valorizar os trabalhos dos colegas;
Ø Analisar a própria forma de interagir durante o desenvolvimento do trabalho;
Ø Participar com entusiasmo nas atividades propostas;
Ø Adquirir atitudes de preservação ambiental.


1. Conteúdos por áreas do conhecimento

a) Linguagem oral e escrita:
Ø Fala;
Ø Diálogo;
Ø Argumentação;
Ø Leitura e escrita;
Ø Produção escrita;
Ø Reprodução escrita;


b) Matemática:
Ø Conceitos de: fino / grosso – grande / pequeno – curto / comprido..
Ø Quantidade;
Ø Sequencia numérica;
Ø Cores e formas;
Ø Noções de dezena e unidade;
Ø Jogos matemáticos;
Ø Seriação;
Ø Receitas/culinária;
Ø Medidas e capacidades;
Ø Calendário (noções de tempo);
Ø Sinais de ═ e ≠ ;
Ø Instrumento de medida o “metro”
Ø Noções de: perto / longe – posições: em cima, embaixo – capacidade: cheio / vazio...
Ø Ordem crescente e decrescente;
Ø Noções de dúzia e meia dúzia.


c) Natureza e sociedade:
Ø Conhecendo a fauna e a flora predominantes na Floresta Amazônica;
Ø Como vive a família indígena;
Ø Moradia e alimentação dos animais e das pessoas diferenciando-as das outras regiões do Brasil;
Ø As profissões;
Ø Diferentes jeitos de viver;
Ø Meio ambiente: o que podemos fazer para protege-lo;
Ø A água;
Ø O ar;
Ø O lixo;
Ø Os sentidos;
Ø Utilidades das plantas;
Ø Festas e danças típicas da região norte comparando as com as manifestações folclóricas da nossa região (região nordeste);


d) Música e movimentos:
Ø Danças envolvendo diferentes ritmos de acordo com as manifestações culturais da região norte e nordeste;
Ø Jogos e brincadeiras;
Ø Confecção de instrumentos sonoros;
Ø Exposição de vídeos mostrando as danças em estudo;


e) Arte:
Ø Produção de painéis, releitura plástica, dobraduras;
Ø Confecção de personagens indígenas e animais utilizando material de sucata;
Ø Danças típicas da região – boi bumbá, garantido, caprichoso, carimbó...
Ø Confecção de cocar de índios;
Ø Colagem representando a arte indígena (arte marajoara);
Ø Objetos de uso indígena feito com argila (cultura da região amazônica)
Ø Confecção de colares;
Ø Desenho livre e dirigido;
Ø Colagem.

5. RECURSOS

DVD / Vídeo / áudio;
Data show;
Revistas informativas;
Pesquisas;
Internet;
CDs / som;
Televisão;
Diálogo;
Mapa do Brasil;
Cartazes ilustrativos;
Materiais de sucata;
6. AVALIAÇÃO

                     O processo de avaliação ocorrerá de forma gradativa e contínua, onde procuraremos observar o desenvolvimento individual e coletivo, respeitando os limites de aprendizagem de cada criança durante a realização do projeto, bem como a participação da família e interesse nos trabalhos de pesquisa enviados para casa.

7. CULMINÂNCIA
Exposição dos trabalhos realizados em coletividade / grupo e individual;
Apresentação de danças típicas da região norte (boi e carimbó);

8. MATERIAIS UTILIZADOS

Cartolinas: -  color- set guache- peso 40;
Papel madeira;
Cola branca;
Cola para isopor;
Pontinhos de iogurte;
Caixas de papelão;
Hidrocor;
Giz de cera;
Tinta guache;
Lã;
TNT;
EVA;
Bastão de cola quente;
Pistola;
Argila;
Cola colorida;
Fita adesiva;
Papel ofício colorido;