"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Idosos ou Velhos?


             Idosa é uma pessoa que tem muita idade. Velha é a pessoa que perdeu a jovialidade. A idade causa degenerescência das células. A velhice causa a degenerescência do espírito. Por isso nem todo idoso é velho, e há o velho que ainda nem chegou a ser idoso.
Você é idoso quando sonha. É velho quando apenas dorme.
Você é idoso quando ainda aprende. É velho quando já nem ensina.
Você é idoso quando pratica esporte, ou, de alguma outra forma, se exercita. É velho quando apenas descansa. 
Você é idoso quando ainda sente amor. É velho quando só tem ciúmes e sentimento de posse. 
Você é idoso quando o dia de hoje é o primeiro do resto de sua vida. É velho quando todos os dias parecem o último da longa jornada. 
Você é idoso quando seu calendário tem amanhãs. É velho quando seu calendário só tem ontens. 
O idoso é aquela pessoa que tem tido a felicidade de viver uma longa vida produtiva, de ter adquirido uma grande experiência. Ele é uma ponte entre o passado e o presente, como o jovem é uma ponte entre o presente e o futuro. E é no presente que os dois se encontram. Velho é aquele que tem carregado o peso dos anos, que em vez de transmitir experiência às gerações vindouras, transmite pessimismo e desilusão. Para ele, não existe ponte entre o passado e o presente, existe um fosso que o separa do presente pelo apego ao passado. 
O idoso se renova a cada dia que começa. O velho se acaba a cada noite que termina. 
O idoso tem seus olhos postos no horizonte de onde o sol desponta e a esperança se ilumina. O velho tem sua miopia voltada para os tempos que passaram. O idoso tem planos. O velho tem saudades. 
O idoso curte o que resta da vida. O velho sofre com o que o aproxima da morte. 
O idoso se moderniza, dialoga com a juventude, procura compreender os novos tempos. O velho se emperra no seu tempo, se fecha em sua ostra e recusa a modernidade.
O idoso leva uma vida ativa, plena de projetos e de esperanças. Para ele o tempo passa rápido, mas a velhice nunca chega. O velho cochila no vazio de sua vida e suas horas se arrastam destituídas de sentido. 
As rugas do idoso são bonitas porque foram marcadas pelo sorriso. As rugas do velho são feias porque foram vincadas pela amargura. 
Em resumo, idoso e velho, são duas pessoas que até podem ter a mesma idade no cartório, mas têm idade bem diferente no coração. 
A vida, com suas fases de infância, juventude e madureza, é uma experiência constante. Cada fase tem seu encanto, sua doçura e suas descobertas. Sábio é aquele que desfruta de cada uma das fases em plenitude, extraindo dela o melhor. Somente assim, na soma das experiências e oportunidades, ao final dos seus anos, guardará a jovialidade de um homem sábio. 
Se você é idoso, guarde a esperança de nunca ficar velho.”

Por: Anisia Spezia. Disponível em: http://www.portalterceiraidade.com.br/dialogo_aberto/arte_cultura/reflexao03.htm

1)   Observando o texto por que para a autora há distinção entre ‘velho’ e ‘idoso’? (1,0 pt.)

2)   Dentre tantas diferenças entre ‘idosos’ e ‘velhos’ descritas pela autora, destaque pelo menos cinco delas. Escolha uma dessas e disserte sobre ela. (1,0 pt.)


3)   Releia o texto no segundo e no décimo primeiro parágrafo e transcreva-os modificando a conjugação do verbo que se encontra no presente, para o futuro. (1,0 pt.)


4)   Leia o trecho – “O idoso se renova a cada dia que começa. O velho se acaba a cada noite que termina”. Agora transcreva-o usando a concordância verbal reescrevendo no plural. (1,0 pt.)

5)   Passe para o plural quando for possível: (1,0 pt.)
a) O idoso leva uma vida ativa._______________________________________________________

b) Velho é aquele que tem carregado o peso dos anos._____________________________________

c) O idoso se renova a cada dia que começa.____________________________________________

d) É velho quando apenas descansa.___________________________________________________

6)     Complete as orações abaixo com os verbos indicados entre parênteses no modo imperfeito do subjuntivo. (0,5 pt.)
a) Se eu ___________________ em tudo que você diz, estaria perdido. (acreditar)
b) Talvez você _____________ razão. (ter)
c) Não é que eu ______________ me intrometer, mas você não tem agido bem nas últimas semanas.
(desejar)
                       Talvez a cor azul nos ______________ mais beleza ao recinto. (trazer)
e                 Se ela _________________ a verdade, teria a consciência menos pesada. (falar)

7 Complete com o sufixo ICE ou ISSE e responda. (0,5 pt.)
a

Podemos concluir observando as palavras acima que as que foram completadas com sufixo ICE são _____________________________e as com sufixo ISSEsão________________________.


        caduqu______e
b           Fug_______e
c           Serv_______e
            Esquisit_______e
e         Ped_______e
            Chat______e

8)  Durante as nossas aulas de Ortografia, estudamos as palavras terminadas em ICE e ISSE. Vimos que pensando na classe gramatical, podemos decidir como escrever corretamente as palavras com essas terminações. Para relembrarmos essa regra, escreva, nos quadradinhos abaixo, a letra correspondente de acordo com a legenda. (1,0 pt.)

S = Substantivo               V = Verbo

Caduquice

Dormisse

Meiguice

Dividisse

Tolice

Digerisse

Corujisse

Foice

Maluquice

Reagisse

Traduzisse

Fugisse

Velhice

Servisse

Desistisse

Doidice

Criancice

Macaquice




 Andrea Monteiro - Professores Solidários

quarta-feira, 5 de março de 2014

Amor antigo


Ali, no escuro,
por cima do muro,
no alto da torre,
morava a princesa
da trança de prata,
da face da lua.

Ali, no canteiro.
morava a roseira,
da rosa primeira
dos contos em flor.
Chegando de longe,
de outro reinado,
um moço montado,
no seu alazão.

Subiu pela trança,
beijou a princesa...

No céu uma estrela
virou coração!
                                                      ORTHOF, Sylvia. 

1. Quanto ao gênero, o texto acima é classificado como
(A) conto de fadas.
(B) poema.
(C) paródia.
(D) parlenda.


2. Quem escreveu esse texto?

3. Que conto de fadas é recontado no texto “Amor antigo”?
(A) A bela adormecida.
(B) A bela e a fera.
(C) Rapunzel.
(D) Cachinhos Dourados.

4. Retire, do texto, dois trechos que confirmam a sua opção de resposta na  questão.

5. Escreva esse texto empregando dois pontos e travessão. Não esqueça dos parágrafos.

A cobrinha chega em casa e pergunta para o pai Papai, é verdade que somos venenosas? Não, minhafilha! Mas por que perguntou? E a cobrinha É que acabei de morder a língua!

7. Escreva frases usando

a) POR QUÊ

b) PORQUÊ


Mª Cristina Rodrigues de Ol. Brandão

O DIAMANTE

Um dia, Maria chegou em casa da escola, muito triste.
 — O que foi? — perguntou a mãe de Maria.
 Mas Maria nem quis conversa. Foi direto para o seu quarto, pegou o seu Snoopy e se atirou na cama, onde ficou deitada, emburrada.
 A mãe de Maria foi ver se Maria estava com febre. Não estava. Perguntou se estava sentindo alguma coisa. Não estava. Perguntou se estava com fome. Não estava. Perguntou o que era então.
 — Nada — disse Maria.
 A mãe resolveu não insistir. Deixou Maria deitada na cama, abraçada com o seu Snoopy, emburrada. Quando o pai de Maria chegou em casa do trabalho a mãe de Maria avisou:
 — Melhor nem falar com ela...
 Maria estava com cara de poucos amigos. Pior. Estava com cara de amigo nenhum.
 Na mesa do jantar, Maria de repente falou:
 — Eu não valo nada.
 O pai de Maria disse:
 — Em primeiro lugar, não se diz “eu não valo nada”. É “eu não valho nada”. Em segundo lugar, não é verdade. Você valhe muito. Quer dizer, vale muito.
 — Não valho.
 — Mas o que é isso? — disse a mãe de Maria. — Você é a nossa querida. Todos gostam de você. A mamãe, o papai, a vovó, os tios, as tias. Para nós, você é uma preciosidade.
 Mas Maria não se convenceu. Disse que era igual a mil outras pessoas. À milhões de outras pessoas.
 — Só na minha aula tem sete Marias!
 — Querida... — começou a dizer a mãe. Mas o pai interrompeu.
 — Maria — disse o pai — você sabe por que um diamante vale tanto dinheiro?
 — Porque é raro. Um pedaço de vidro também é bonito. Mas o vidro se encontra em toda parte. Um diamante é difícil de encontrar. Quanto mais rara é uma coisa, mais ela vale. Você sabe por que o ouro vale tanto?
 — Por quê?
 — Porque tem pouquíssimo ouro no mundo. Se o ouro fosse como areia, a gente ia caminhar no ouro, ia rolar no ouro, depois ia chegar em casa e lavar o ouro do corpo para não ficar suja. Agora, imagina se em todo o mundo só existisse uma pepita de ouro.
 — Ia ser a coisa mais valiosa do mundo.
 — Pois é. E em todo o mundo só existe uma Maria.
 — Só na minha aula são sete.
 — Mas são outras Marias.
 — São iguais a mim. Dois olhos, um nariz...
 —Mas esta pintinha aqui nenhuma delas tem.
 — É...
 — Você já se deu conta que em todo mundo só existe uma você?
 — Mas pai...
 — Só uma. Você é uma raridade. Podem existir outras parecidas. Mas você, você mesmo, só existe uma. Se algum dia aparecer outra você na sua frente, você pode dizer: é falsa.
 — Então eu sou a coisa mais valiosa do mundo.
 — Olha, você deve estar valendo aí uns três trilhões...
 Naquela noite a mãe de Maria passou perto do quarto dela e ouviu Maria falando com o Snoopy:
 — Sabe um diamante?

                                                                                                                   Luís Fernando Veríssimo

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

1­ Maria chegou em casa triste. (1,0)
a- O que ela fez que comprova essa afirmação?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b-  Qual o motivo da tristeza de Maria?
           ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


2­ Como os pais de Maria tentaram ajudá­la? (0,5)
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


3- Por que os pais de Maria usaram a comparação da menina com o diamante? (1,0)
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4­ Por que Maria achava que não valia nada? (1,0)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



5­ Escreva nos parênteses que personagem do texto disse a afirmação: (1,0)

 “...Para nós você, é uma preciosidade”. (______________________)

 “...Quanto mais rara é uma coisa, mais ela vale”. (__________________)

 “Você já se deu conta que em todo mundo só existe uma você?” (_______________)

 “Então eu sou a coisa mais valiosa do mundo”. (___________________)

GRAMÁTICA

1-    Que substantivos foram usados pelo pai, na conversa com Maria, para que a menina compreendesse o seu valor: (1,0)

(   ) Bonito, precioso
(   ) Raro, ouro
(   ) Diamante, único
(   ) Ouro, diamante
(   ) Valioso, único

2- Classifique os substantivos em: (0,5)

(A) - Substantivo simples
(B) - Substantivo composto
                     
          (   ) diamante                      (   ) arroz-doce
          (   ) guarda-roupa               (   ) couve-flor
          (   ) escola                          (   ) vidro

         3-  Reescreva as frase abaixo colocando as palavras grifadas no diminutivo: (1,0)

a-    cão brincou com a bola e a menina achou uma graça .
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b-    mãe comprou o presento para a filha.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


         4- Transforme as palavras abaixo em adjetivos utilizando os sufixos oso, osa: (1,0)
a-    Delícia   ____________________________________
b-    Cheiro    ______________________________________
c-    Coragem _____________________________________
d-    Cuidado ______________________________________
e-    Atenção ________________________________________

        5-  Escreva os adjetivos pátrios correspondentes a cada país. (1,0)

a-    França ___________________________________
b-    Argentina ________________________________
c-    Chile ___________________________________
d-    Brasil ___________________________________
e-    Portugal _________________________________




DITADO (1,0)


1-    ____________________________________________________

2-    ____________________________________________________

3-    ____________________________________________________

4-     ____________________________________________________

5-_____________________________________________________

6-_____________________________________________________

7-_____________________________________________________

8-_____________________________________________________

9-_____________________________________________________

10-_____________________________________________________








O Quintal da Bicharada



            Era uma vez uma casa.A casa tinha um quintal.O quintal tinha um chiqueiro.O chiqueiro tinha três porquinhos. Os porquinhos eram irmãos.O mais velho se chamava Sabugo e era preto.O do meio se chamava Salsicha e era ruivo.E o mais moço se chamava Linguiçinha e era malhado.
            O quintal era muito pobre.Tinha um cachorro magro, um galo gordo, uma galinha arrepiada e um burro orelhudo.
            O cachorro vivia triste porque não encontrava nenhum gato para brigar com ele.A galinha andava muito contente porque era magra e a cozinheira não se lembrava de levá-la para a panela.O galo era um sujeito vaidoso, cantava como um tenor e sabia sempre as horas direitinho – isto só porque tinha engolido um relógio despertador.O burro pensava que era muito importante: contava história para os outros bichos, assim como eu estou contando agora para vocês.
                                               Érico Veríssimo

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO

a) Como se chamava os três irmãos?

b) Destaque os adjetivos dos porquinhos

  • O mais velho era: ________________
  • O do meio era: ___________________
  • O mais moço era: _________________

Como era o quintal?


c)         Marque verdadeiro (V) ou falso (F):

(    ) O cachorro vivia triste porque não tinha nenhum gato para brincar.
(    ) A galinha andava contente porque sempre ia passear na cozinha.
(    ) E o mais velho se chamava Linguicinha e era malhado.
(    ) E o mais velho se chamava Linguicinha e era malhado.
(    ) O quintal era muito rico.Tinha um cachorro, um galo magro, uma galinha preta.
(     ) O galo era vaidoso cantava como um tenor.

e)Descubra no texto:

O titulo do  texto:_____________________________________

O autor:______________________________________________

Numero de parágrafos:_________________________________

Tipo de texto________________________________________

1)    Há no texto  frase negativa:
(A) No segundo parágrafo.
(B) No primeiro parágrafo.
(C) No último parágrafo.

2)    Retire do texto três palavras:

a-    Dissilabas______________________________________
b-    Trissílabas______________________________________
c-    Polissilabas___________________________________
d-    Monossilibas______________________________________

3)    Transforme uma frase do texto:
a)    Frase interrogativa_______________
b)    Frase interrogativa__________________

4)     Retire do texto 3 palavras que seja ditongo_________________


5)    Complete o texto a seguir com substantivos próprios, de modo que a história faça sentido:
_____________ é um menino muito criativo. Ele e seu amigo ___________  adoram inventar mil histórias e sempre criam super-heróis interessantes, como o _______________ ou o _________________.
          Eles gostaram tanto de criar o _________________, que até decidiram começar a escrever um livro sobre as aventuras dele. Por enquanto, deram ao livro o nome de ____________________________.
          Como acharam que o ___________________ ficava muito sozinho nas histórias, inventaram um cachorro companheiro para ele e lhe deram o nome de ___________________.
          Os dois amigos já chegaram até a levar algumas aventuras para a _________________, escola em que estudam. A professora _____________  gostou tanto, que sugeriu a publicação de uma das aventuras no ____________________, que é o jornal da escola.
          O sucesso foi tanto, que eles agora levam todos os meses uma aventura para ser publicada. Quem sabe um dia eles se tornam famosos com seu personagem favorito, o ___________________...

6)    Cada substantivo próprio que você usou na história se refere a um comum. Anote na tabela o substantivo comum e o próprio que você relacionou a ele:

Substantivo Comum
Substantivo Próprio
menino

amigo















7)   Leia  as  palavras  e  coloque-as  em  ordem  alfabética:

BRASILEIRO  -  URUGUAIO  AUSTRALIANO  -  NORUEGUÊS  -  DINAMARQUÊS  -  HÚNGARO  -  NEOZELANDÊS  -  MOLDAVO  -  NEPALÊS  -  PALESTINO  -  

1-______________________________
2-______________________________
3-______________________________
4-_______________________________
5-_______________________________
6-_______________________________
7-_______________________________
8-_______________________________
9-_______________________________
10-______________________________


Escreva um texto descrevendo algo que você mais gosta, pode ser o seu desenho predileto, o lugar que você gosta de passear, o brinquedo ou brincadeira predileta...


Katia Daniele


Amigos inseparáveis



Todos os anos, no Verão, costumava aparecer gente de fora para passar as férias na praia. Montavam-se barracas, as crianças brincavam na areia e muita gente tomava banho.
Um dia, estava o Manuel a construir um castelo e eu a cavar um buraco, quando ouvimos uma voz de menina:
– Que lindo cão!
          Ajoelhou-se a fazer-me festas no pêlo e perguntou:
 – Como se chama o cão?
– Faísca. – respondeu o Manuel.
– Que nome engraçado! – exclamou ela.
          Realmente, nessa altura, o meu nome ainda soava bem, porque eu era novo e forte e corria ligeirinho.
– Chamo-me Luísa. – disse a menina.
Parecia estar encantada comigo. Afagava-me o pêlo, encostava a cabeça à minha e metia-me pedaços de bolo na boca. Foi a primeira vez que provei bolo e confesso que o achei logo uma maravilha. O que me entristecia era que a Luísa não desse um bocadinho ao Manuel. Eu bem lhe queria fazer ver isso. Mas ela não percebia os meus modos e sinais. Andei à volta do Manuel a ladrar e a ladrar! Ele compreendeu logo o que eu queria dizer, por isso acalmou-me:
– Deixa pra lá, Faísca...
                                                                                                                                       Ilse Rosa (adapt.)

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO

1. Quais são as personagens deste texto?____________________________________
2. Quem é o narrador desta história?_____________________________________________
3. “Todos os anos, no Verão, costumava aparecer gente de fora...” Qual o motivo que atraía as pessoas de fora?

4.  Como se chama a personagem que fez festas ao Faísca? _____________________________
5. Qual o produto alimentar que o Faísca provou pela primeira vez?__________________________
6.  O que entristecia o Faísca?_________________________________________________________­­­­­­­­
7.  “Deixa lá, Faísca...”
Quem pronunciou esta frase?________________________________________
O que queria dizer essa personagem com a frase?__________________________
8. O que sentia a Luísa pelo Faísca?________________________________________

9.  Enumera, de 1 a 6, pela ordem do texto, as frases que se seguem:
(    ) Deixa pra lá, Faísca...                                        
(    ) Que nome engraçado!
(    ) Chamo-me Luísa.                                              
(    ) Parecia estar encantada comigo.
(    ) Como se chama o cão? 
(    ) Que lindo cão!               

10. Complete as frases com o plural das palavras entre parênteses:
Marcelo atendia os _______________________. ( freguês)
Os _________________________ são ferozes. (leão)
A música foi cantada pelos___________________________. (cantor)

11. Reescreva as frases, usando os substantivos destacados no grau diminutivo:
a) Márcia mora em uma cidade do Brasil.
 ________________________________

b) André viu o leão no zoológico.
______________________________________

c) Marta tem dois irmãos e um amigo.
_____________________________________

Neiva Teixeira

Lelê fixa o prefixo



O MEU NOME É LEOCÁDIO, MAS TODO MUNDO ME CHAMA DE LELÊ. SÓ QUE EU QUERO MUDAR MEU APELIDO PARA BILÊ.
É QUE QUANDO EU ERA PEQUENO, QUE FOI NO ANO PASSADO, PERGUNTEI PARA O MEU TIO TORERO POR QUE EU TINHA QUE TER AULA DE PORTUGUÊS SE EU JÁ FALAVA PORTUGUÊS.
ELE DISSE QUE EU TINHA QUE APRENDER PORTUGUÊS BEM DIREITO PARA ESCREVER QUE NEM ELE. MAS AÍ EU FALEI QUE JÁ ESCREVIA BEM DIREITO, TANTO QUE DE VEZ EM QUANDO EU FAZIA UNS TEXTOS PARA O JORNAL DELE, E QUE EU ATÉ RECEBIA MAIS COMENTÁRIOS NO MEU BLOG QUE ELE NO DELE.
ENTÃO O MEU TIO, DEPOIS DE ENGASGAR COM O BOLO DE CHOCOLATE QUE ELE ESTAVA COMENDO, PENSOU UM POUCO E DISSE QUE EU TINHA QUE APRENDER PORTUGUÊS MELHOR DO QUE EU JÁ SABIA PORQUE QUEM ESCREVE BEM TEM NAMORADA BONITA.
AÍ EU PENSEI E VI QUE ERA VERDADE, PORQUE OS AMIGOS DO MEU TIO TORERO, O TIO VERÍSSIMO, O TIO ZUENIR E TIO BONASSI SÃO CASADOS COM UMAS BONITONAS. POR CAUSA DISSO, EU DECIDI CAPRICHAR NAS AULAS DE PORTUGUÊS.
A MINHA PROFESSORA DE PORTUGUÊS SE CHAMA DONA MARIA ROSA ESTEVAM FRANGETTO. ELA TAMBÉM É BEM BONITONA E DEVE TER UNS SESSENTA ANOS. NA SEMANA PASSADA, A DONA MARIA ROSA FALOU DE UMA COISA QUE SE CHAMA PREFIXO.
O PREFIXO É UM NEGÓCIO QUE VEM NA FRENTE DA PALAVRA E QUER DIZER ALGUMA COISA. A DONA MARIA ROSA ESCREVEU A PALAVRA “PREFIXO” NA LOUSA, AÍ SEPAROU O “PRÉ” DO FIXO E DISSE:
- POR EXEMPLO, PESSOAL, O “PRÉ” DE PREFIXO QUER DIZER O QUÊ?
NINGUÉM FALOU NADA, AÍ ELA MESMA RESPONDEU:
- QUER DIZER “ANTES DE”, ENTENDERAM? COMO EM PREVISÃO, PRÉ-HISTÓRIA E PREFÁCIO. ENTENDERAM AGORA?
TODO MUNDO CONTINUOU CALADO. ELA PERCEBEU QUE A GENTE NÃO TINHA ENTENDIDO NADA E TENTOU DE NOVO:
- VOU DAR OUTRO EXEMPLO: A GENTE TEM PREFIXO “ANTI”, QUE QUER DIZER “CONTRA”, COMO EM ANTICRISTO, ANTIBIÓTICO E ANTITÉRMICO. ENTENDERAM?
A GENTE CONTINUOU CALADO. NEM O AURELIUS, QUE É O MAIOR CDF DA CLASSE, FALOU ALGUMA COISA. ENTÃO A DONA MARIA ROSA EXPLICOU DE NOVO:
- OLHA, TEM TAMBÉM O PREFIXO “A”, QUE QUER DIZER “NÃO” E “SEM”. POR EXEMPLO, ANALFABETO É QUEM NÃO CONHECE O ALFABETO; ARRITMIA É O QUE NÃO TEM RITMO; ANORMAL É UMA COISA QUE NÃO É NORMAL; ACÉFALO É SEM CABEÇA E ANÔNIMO É SEM NOME.
AÍ O BABÃO, QUE TEM ESSE APELIDO PORQUE UM DIA DORMIU NA CLASSE E BABOU, PERGUNTOU:
- ENTÃO LÁ EM ALAGOAS NÃO TEM LAGOA?
O BABÃO É MEIO BURRO, MAS DESSA VEZ ELE FEZ UMA PERGUNTA MUITO BOA, PORQUE A DONA MARIA ROSA TEVE QUE RESPIRAR FUNDO ANTES DE RESPONDER.
- NÃO, BABÃO, QUER DIZER, LUIZINHO, NEM SEMPRE O “A” É UM PREFIXO DE NEGAÇÃO. ÀS VEZES ELA FAZ PARTE DA PALAVRA, COMO EM ABACAXI E ABACATE.
- AH, BOM... – DISSE O ARLINDO. – EU JÁ ESTAVA PENSANDO QUE MEU NOME QUERIA DIZER NÃO-LINDO.
E AÍ, COMO O ARLINDO É BEM FEIO MESMO, TODO MUNDO CAIU NA GARGALHADA, MENOS ELE.
DEPOIS QUE A GENTE PAROU DE RIR, A DONA MARIA ROSA FALOU DE OUTRO PREFIXO, O “BI”, QUE QUERIA DIZER DOIS. E DEU UNS EXEMPLOS: BICAMPEÃO É QUEM FOI CAMPEÃO DUAS VEZES; BIATLO É AQUELA COMPETIÇÃO QUE TEM DUAS PROVAS DIFERENTES; BÍPEDE É QUEM TEM DOIS PÉS; BICOLOR É O QUE TEM DUAS CORES; BIMESTRAL É O QUE ACONTECE DE DOIS EM DOIS MESES E A BICICLETA TEM ESSE NOME  PORQUE TEM DUAS RODAS.
A GENTE COMEÇOU A ENTENDER O TAL DO PREFIXO. E ENTÃO A DONA MARIA ROSA DISSE QUE TEM OUTROS PREFIXOS QUE SIGNIFICAM NÚMEROS, QUE NEM “TRI”, QUE QUER DIZER “TRÊS”; “TETRA”, QUE QUER DIZER “QUATRO”; “PENTA”, QUE QUER DIZER “CINCO”; E “HEXA”, QUE QUER DIZER “SEIS” E É UMA COISA QUE O BRASIL NÃO É NO FUTEBOL PORQUE A SELEÇÃO JOGOU O MAIOR RUIM NA COPA.
AÍ TODO MUNDO ENTENDEU AQUELA COISA DE PREFIXO E A GENTE COMEÇOU A FALAR.
A BIBI PERGUNTOU O QUE QUERIA DIZER O APELIDO DELA. ERA “DOIS E DOIS” OU ERA “QUATRO”?
O ZEPA, QUE SE CHAMA ZÉ PAULO E É O MAIOR GORDO FALOU QUE NÃO QUER MAIS BIFE, BISTECA E BISCOITO. AGORA ELE QUER TRIFE, TETRASTECA E PENTACOITO, QUE DEVEM SER BEM GRANDÕES.
CHAMARAM A TEREZA DE BISBILHOTEIRA, MAS ELA FALOU QUE ERA SÓ UM POUQUINHO, UMA BILHOTEIRA.
EU DISSE QUE IA MUDAR MEU NOME PARA BILE, QUE É DUAS VEZES LÊ, O QUE DÁ LELÊ.
O GABRIEL, QUE ESTÁ SEMPRE OLHANDO AS MENINAS, FALOU QUE IA DAR UM BIBEIJO NA BIBI E FEZ UM BEICINHO, MAS ELA RESPONDEU QUE ELE ERA BINSUPORTÁVEL E BOTOU UM LÁPIS NO BEICINHO DELE.
E O AURELIUS, QUE É O MAIOR CDF, DISSE QUE ELE ERA BINTELIGENTE, MAS A DONA MARIA ROSA FALOU QUE AQUELA PALAVRA NÃO EXISTIA E ENTÃO TODA A CLASSE COMEÇOU A GRITAR “BIBURRO! BIBURRO!” E FICOU A MAIOR BIBAGUNÇA. SÓ QUEM FICOU QUIETA FOI A DONA MARIA ROSA. ELA SENTOU NA CADEIRA DELA, DEU UM SUSPIRO E DISSE BAIXINHO:
- ESSA TURMA AINDA VAI ME DEIXAR BIBIRUTA...

(FONTE: TORERO, JOSÉ ROBERTO. AS PRIMEIRAS HISTÓRIAS DE LELÊ. SÃO
PAULO, PANDA BOOKS, 2007.)


1- POR QUE LELÊ ACHAVA QUE NÃO PRECISAVA TER AULAS DE PORTUGUÊS?


2. QUE ARGUMENTOS O TIO DE LELÊ USOU PARA CONVENCÊ-LO A ESTUDAR PORTUGUÊS?


3. ASSINALE SOMENTE AS AFIRMATIVAS VERDADEIRAS SOBRE A PROFESSORA DE LELÊ:
A) NÃO DESISTIA DE EXPLICAR A MATÉRIA QUANDO SEUS ALUNOS TINHAM DÚVIDAS.
B) ELA ERA BEM NOVINHA.
C) ERA SUPERBRAVA E TODOS TINHAM MEDO DELA.
D) NÃO ERA MUITO BONITA, MAS LELÊ GOSTAVA DELA ASSIM MESMO.


4. QUE SINAL DEIXAVA CLARO PARA A PROFESSORA QUE A TURMA AINDA NÃO TINHA ENTENDIDO NADA?
A) AS CRIANÇAS NÃO PARAVAM DE CONVERSAR E ESTAVAM MUITO AGITADAS.
B) APENAS O MELHOR ALUNO DA SALA FAZIA COMENTÁRIOS CORRETOS SOBRE A MATÉRIA.
C) ALGUNS ALUNOS ESTAVAM ATÉ DORMINDO.
D) TODOS FICAVAM CALADOS E NÃO RESPONDIAM AS SUAS PERGUNTAS.
  
5. LEIA E RESPONDA:
AÍ O BABÃO, QUE TEM ESSE APELIDO PORQUE UM DIA DORMIU NA CLASSE E BABOU, PERGUNTOU:
- ENTÃO LÁ EM ALAGOAS NÃO TEM LAGOA?

A) COMO LELÊ CHEGOU A CONCLUSÃO QUE DAQUELA VEZ O BABÃO TINHA FEITO UMA PERGUNTA INTELIGENTE?


B) DESTA VEZ, BABÃO ESTAVA PRESTANDO ATENÇÃO NA AULA? EXPLIQUE.


6. MARQUE AS ALTERNATIVAS VERDADEIRAS SOBRE A TURMA DE LELÊ:

A) OS ALUNOS SEMPRE RESPEITAVAM UNS AOS OUTROS.
B) TODOS OS ALUNOS ESTAVAM DESINTERESSADOS EM RELAÇÃO AO QUE DONA MARIA ROSA EXPLICAVA.
C) A TURMA ENTENDEU O QUE ERA PREFIXO.
D) A TURMA FAZIA PERGUNTAS O TEMPO TODO.


7. PRODUÇÃO DE TEXTO

DURANTE UMA AULA DE PORTUGUÊS, A TURMA DE LELÊ FICOU EMPOLGADA E SE DIVERTIU COM UMA MATÉRIA NOVA. ESCREVA SOBRE UMA AULA QUE VOCÊ NÃO ESQUECEU. NÃO SE ESQUEÇA DE DIZER: QUANDO A AULA ACONTECEU, QUAL ERA O ASSUNTO, QUEM ERAM AS PESSOAS ENVOLVIDAS, O QUE ACONTECEU... CONTE DE FORMA QUE O SEU LEITOR POSSA SE SENTIR COMO SE ESTIVESSE ASSISTINDO ESSA AULA JUNTO COM VOCÊ.

MÁRCIA ALEXANDRA