Idosos ou Velhos?
Idosa é uma pessoa que tem muita idade. Velha é a pessoa que perdeu a jovialidade. A idade causa degenerescência das células. A velhice causa a degenerescência do espírito. Por isso nem todo idoso é velho, e há o velho que ainda nem chegou a ser idoso.
Você é idoso quando sonha. É velho quando apenas dorme.
Você é idoso quando ainda aprende. É velho quando já nem ensina.
Você é idoso quando pratica esporte, ou, de alguma outra forma, se exercita. É velho quando apenas descansa.
Você é idoso quando ainda sente amor. É velho quando só tem ciúmes e sentimento de posse.
Você é idoso quando o dia de hoje é o primeiro do resto de sua vida. É velho quando todos os dias parecem o último da longa jornada.
Você é idoso quando seu calendário tem amanhãs. É velho quando seu calendário só tem ontens.
O idoso é aquela pessoa que tem tido a felicidade de viver uma longa vida produtiva, de ter adquirido uma grande experiência. Ele é uma ponte entre o passado e o presente, como o jovem é uma ponte entre o presente e o futuro. E é no presente que os dois se encontram. Velho é aquele que tem carregado o peso dos anos, que em vez de transmitir experiência às gerações vindouras, transmite pessimismo e desilusão. Para ele, não existe ponte entre o passado e o presente, existe um fosso que o separa do presente pelo apego ao passado.
O idoso se renova a cada dia que começa. O velho se acaba a cada noite que termina.
O idoso tem seus olhos postos no horizonte de onde o sol desponta e a esperança se ilumina. O velho tem sua miopia voltada para os tempos que passaram. O idoso tem planos. O velho tem saudades.
O idoso curte o que resta da vida. O velho sofre com o que o aproxima da morte.
O idoso se moderniza, dialoga com a juventude, procura compreender os novos tempos. O velho se emperra no seu tempo, se fecha em sua ostra e recusa a modernidade.
O idoso leva uma vida ativa, plena de projetos e de esperanças. Para ele o tempo passa rápido, mas a velhice nunca chega. O velho cochila no vazio de sua vida e suas horas se arrastam destituídas de sentido.
As rugas do idoso são bonitas porque foram marcadas pelo sorriso. As rugas do velho são feias porque foram vincadas pela amargura.
Em resumo, idoso e velho, são duas pessoas que até podem ter a mesma idade no cartório, mas têm idade bem diferente no coração.
A vida, com suas fases de infância, juventude e madureza, é uma experiência constante. Cada fase tem seu encanto, sua doçura e suas descobertas. Sábio é aquele que desfruta de cada uma das fases em plenitude, extraindo dela o melhor. Somente assim, na soma das experiências e oportunidades, ao final dos seus anos, guardará a jovialidade de um homem sábio.
Se você é idoso, guarde a esperança de nunca ficar velho.”
Por: Anisia Spezia. Disponível em: http://www.portalterceiraidade.com.br/dialogo_aberto/arte_cultura/reflexao03.htm
1) Observando o texto por que para a autora há distinção entre ‘velho’ e ‘idoso’? (1,0 pt.)
2) Dentre tantas diferenças entre ‘idosos’ e ‘velhos’ descritas pela autora, destaque pelo menos cinco delas. Escolha uma dessas e disserte sobre ela. (1,0 pt.)
3) Releia o texto no segundo e no décimo primeiro parágrafo e transcreva-os modificando a conjugação do verbo que se encontra no presente, para o futuro. (1,0 pt.)
4) Leia o trecho – “O idoso se renova a cada dia que começa. O velho se acaba a cada noite que termina”. Agora transcreva-o usando a concordância verbal reescrevendo no plural. (1,0 pt.)
5) Passe para o plural quando for possível: (1,0 pt.)
a) O idoso leva uma vida ativa._______________________________________________________
b) Velho é aquele que tem carregado o peso dos anos._____________________________________
c) O idoso se renova a cada dia que começa.____________________________________________
d) É velho quando apenas descansa.___________________________________________________
6) Complete as orações abaixo com os verbos indicados entre parênteses no modo imperfeito do subjuntivo. (0,5 pt.)
a) Se eu ___________________ em tudo que você diz, estaria perdido. (acreditar)
b) Talvez você _____________ razão. (ter)
c) Não é que eu ______________ me intrometer, mas você não tem agido bem nas últimas semanas.
(desejar)
Talvez a cor azul nos ______________ mais beleza ao recinto. (trazer)
e Se ela _________________ a verdade, teria a consciência menos pesada. (falar)
7 Complete com o sufixo ICE ou ISSE e responda. (0,5 pt.)
a
|
caduqu______e
b Fug_______e
c Serv_______e
Esquisit_______e
e Ped_______e
Chat______e
8) Durante as nossas aulas de Ortografia, estudamos as palavras terminadas em ICE e ISSE. Vimos que pensando na classe gramatical, podemos decidir como escrever corretamente as palavras com essas terminações. Para relembrarmos essa regra, escreva, nos quadradinhos abaixo, a letra correspondente de acordo com a legenda. (1,0 pt.)
S = Substantivo V = Verbo
Caduquice
|
Dormisse
|
Meiguice
| |||
Dividisse
|
Tolice
|
Digerisse
| |||
Corujisse
|
Foice
|
Maluquice
| |||
Reagisse
|
Traduzisse
|
Fugisse
| |||
Velhice
|
Servisse
|
Desistisse
| |||
Doidice
|
Criancice
|
Macaquice
|
Andrea Monteiro - Professores Solidários
quarta-feira, 5 de março de 2014
Amor antigo
Ali, no escuro,
por cima do muro,
no alto da torre,
morava a princesa
da trança de prata,
da face da lua.
Ali, no canteiro.
morava a roseira,
da rosa primeira
dos contos em flor.
Chegando de longe,
de outro reinado,
um moço montado,
no seu alazão.
Subiu pela trança,
beijou a princesa...
No céu uma estrela
virou coração!
ORTHOF, Sylvia.
1. Quanto ao gênero, o texto acima é classificado como
(A) conto de fadas.
(B) poema.
(C) paródia.
(D) parlenda.
2. Quem escreveu esse texto?
3. Que conto de fadas é recontado no texto “Amor antigo”?
(A) A bela adormecida.
(B) A bela e a fera.
(C) Rapunzel.
(D) Cachinhos Dourados.
4. Retire, do texto, dois trechos que confirmam a sua opção de resposta na 3ª questão.
5. Escreva esse texto empregando dois pontos e travessão. Não esqueça dos parágrafos.
A cobrinha chega em casa e pergunta para o pai Papai, é verdade que somos venenosas? Não, minhafilha! Mas por que perguntou? E a cobrinha É que acabei de morder a língua!
7. Escreva frases usando
a) POR QUÊ
b) PORQUÊ
|