"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

O DIAMANTE

Um dia, Maria chegou em casa da escola, muito triste.
 — O que foi? — perguntou a mãe de Maria.
 Mas Maria nem quis conversa. Foi direto para o seu quarto, pegou o seu Snoopy e se atirou na cama, onde ficou deitada, emburrada.
 A mãe de Maria foi ver se Maria estava com febre. Não estava. Perguntou se estava sentindo alguma coisa. Não estava. Perguntou se estava com fome. Não estava. Perguntou o que era então.
 — Nada — disse Maria.
 A mãe resolveu não insistir. Deixou Maria deitada na cama, abraçada com o seu Snoopy, emburrada. Quando o pai de Maria chegou em casa do trabalho a mãe de Maria avisou:
 — Melhor nem falar com ela...
 Maria estava com cara de poucos amigos. Pior. Estava com cara de amigo nenhum.
 Na mesa do jantar, Maria de repente falou:
 — Eu não valo nada.
 O pai de Maria disse:
 — Em primeiro lugar, não se diz “eu não valo nada”. É “eu não valho nada”. Em segundo lugar, não é verdade. Você valhe muito. Quer dizer, vale muito.
 — Não valho.
 — Mas o que é isso? — disse a mãe de Maria. — Você é a nossa querida. Todos gostam de você. A mamãe, o papai, a vovó, os tios, as tias. Para nós, você é uma preciosidade.
 Mas Maria não se convenceu. Disse que era igual a mil outras pessoas. À milhões de outras pessoas.
 — Só na minha aula tem sete Marias!
 — Querida... — começou a dizer a mãe. Mas o pai interrompeu.
 — Maria — disse o pai — você sabe por que um diamante vale tanto dinheiro?
 — Porque é raro. Um pedaço de vidro também é bonito. Mas o vidro se encontra em toda parte. Um diamante é difícil de encontrar. Quanto mais rara é uma coisa, mais ela vale. Você sabe por que o ouro vale tanto?
 — Por quê?
 — Porque tem pouquíssimo ouro no mundo. Se o ouro fosse como areia, a gente ia caminhar no ouro, ia rolar no ouro, depois ia chegar em casa e lavar o ouro do corpo para não ficar suja. Agora, imagina se em todo o mundo só existisse uma pepita de ouro.
 — Ia ser a coisa mais valiosa do mundo.
 — Pois é. E em todo o mundo só existe uma Maria.
 — Só na minha aula são sete.
 — Mas são outras Marias.
 — São iguais a mim. Dois olhos, um nariz...
 —Mas esta pintinha aqui nenhuma delas tem.
 — É...
 — Você já se deu conta que em todo mundo só existe uma você?
 — Mas pai...
 — Só uma. Você é uma raridade. Podem existir outras parecidas. Mas você, você mesmo, só existe uma. Se algum dia aparecer outra você na sua frente, você pode dizer: é falsa.
 — Então eu sou a coisa mais valiosa do mundo.
 — Olha, você deve estar valendo aí uns três trilhões...
 Naquela noite a mãe de Maria passou perto do quarto dela e ouviu Maria falando com o Snoopy:
 — Sabe um diamante?

                                                                                                                   Luís Fernando Veríssimo

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

1­ Maria chegou em casa triste. (1,0)
a- O que ela fez que comprova essa afirmação?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b-  Qual o motivo da tristeza de Maria?
           ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


2­ Como os pais de Maria tentaram ajudá­la? (0,5)
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


3- Por que os pais de Maria usaram a comparação da menina com o diamante? (1,0)
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4­ Por que Maria achava que não valia nada? (1,0)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



5­ Escreva nos parênteses que personagem do texto disse a afirmação: (1,0)

 “...Para nós você, é uma preciosidade”. (______________________)

 “...Quanto mais rara é uma coisa, mais ela vale”. (__________________)

 “Você já se deu conta que em todo mundo só existe uma você?” (_______________)

 “Então eu sou a coisa mais valiosa do mundo”. (___________________)

GRAMÁTICA

1-    Que substantivos foram usados pelo pai, na conversa com Maria, para que a menina compreendesse o seu valor: (1,0)

(   ) Bonito, precioso
(   ) Raro, ouro
(   ) Diamante, único
(   ) Ouro, diamante
(   ) Valioso, único

2- Classifique os substantivos em: (0,5)

(A) - Substantivo simples
(B) - Substantivo composto
                     
          (   ) diamante                      (   ) arroz-doce
          (   ) guarda-roupa               (   ) couve-flor
          (   ) escola                          (   ) vidro

         3-  Reescreva as frase abaixo colocando as palavras grifadas no diminutivo: (1,0)

a-    cão brincou com a bola e a menina achou uma graça .
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b-    mãe comprou o presento para a filha.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


         4- Transforme as palavras abaixo em adjetivos utilizando os sufixos oso, osa: (1,0)
a-    Delícia   ____________________________________
b-    Cheiro    ______________________________________
c-    Coragem _____________________________________
d-    Cuidado ______________________________________
e-    Atenção ________________________________________

        5-  Escreva os adjetivos pátrios correspondentes a cada país. (1,0)

a-    França ___________________________________
b-    Argentina ________________________________
c-    Chile ___________________________________
d-    Brasil ___________________________________
e-    Portugal _________________________________




DITADO (1,0)


1-    ____________________________________________________

2-    ____________________________________________________

3-    ____________________________________________________

4-     ____________________________________________________

5-_____________________________________________________

6-_____________________________________________________

7-_____________________________________________________

8-_____________________________________________________

9-_____________________________________________________

10-_____________________________________________________








O Quintal da Bicharada



            Era uma vez uma casa.A casa tinha um quintal.O quintal tinha um chiqueiro.O chiqueiro tinha três porquinhos. Os porquinhos eram irmãos.O mais velho se chamava Sabugo e era preto.O do meio se chamava Salsicha e era ruivo.E o mais moço se chamava Linguiçinha e era malhado.
            O quintal era muito pobre.Tinha um cachorro magro, um galo gordo, uma galinha arrepiada e um burro orelhudo.
            O cachorro vivia triste porque não encontrava nenhum gato para brigar com ele.A galinha andava muito contente porque era magra e a cozinheira não se lembrava de levá-la para a panela.O galo era um sujeito vaidoso, cantava como um tenor e sabia sempre as horas direitinho – isto só porque tinha engolido um relógio despertador.O burro pensava que era muito importante: contava história para os outros bichos, assim como eu estou contando agora para vocês.
                                               Érico Veríssimo

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO

a) Como se chamava os três irmãos?

b) Destaque os adjetivos dos porquinhos

  • O mais velho era: ________________
  • O do meio era: ___________________
  • O mais moço era: _________________

Como era o quintal?


c)         Marque verdadeiro (V) ou falso (F):

(    ) O cachorro vivia triste porque não tinha nenhum gato para brincar.
(    ) A galinha andava contente porque sempre ia passear na cozinha.
(    ) E o mais velho se chamava Linguicinha e era malhado.
(    ) E o mais velho se chamava Linguicinha e era malhado.
(    ) O quintal era muito rico.Tinha um cachorro, um galo magro, uma galinha preta.
(     ) O galo era vaidoso cantava como um tenor.

e)Descubra no texto:

O titulo do  texto:_____________________________________

O autor:______________________________________________

Numero de parágrafos:_________________________________

Tipo de texto________________________________________

1)    Há no texto  frase negativa:
(A) No segundo parágrafo.
(B) No primeiro parágrafo.
(C) No último parágrafo.

2)    Retire do texto três palavras:

a-    Dissilabas______________________________________
b-    Trissílabas______________________________________
c-    Polissilabas___________________________________
d-    Monossilibas______________________________________

3)    Transforme uma frase do texto:
a)    Frase interrogativa_______________
b)    Frase interrogativa__________________

4)     Retire do texto 3 palavras que seja ditongo_________________


5)    Complete o texto a seguir com substantivos próprios, de modo que a história faça sentido:
_____________ é um menino muito criativo. Ele e seu amigo ___________  adoram inventar mil histórias e sempre criam super-heróis interessantes, como o _______________ ou o _________________.
          Eles gostaram tanto de criar o _________________, que até decidiram começar a escrever um livro sobre as aventuras dele. Por enquanto, deram ao livro o nome de ____________________________.
          Como acharam que o ___________________ ficava muito sozinho nas histórias, inventaram um cachorro companheiro para ele e lhe deram o nome de ___________________.
          Os dois amigos já chegaram até a levar algumas aventuras para a _________________, escola em que estudam. A professora _____________  gostou tanto, que sugeriu a publicação de uma das aventuras no ____________________, que é o jornal da escola.
          O sucesso foi tanto, que eles agora levam todos os meses uma aventura para ser publicada. Quem sabe um dia eles se tornam famosos com seu personagem favorito, o ___________________...

6)    Cada substantivo próprio que você usou na história se refere a um comum. Anote na tabela o substantivo comum e o próprio que você relacionou a ele:

Substantivo Comum
Substantivo Próprio
menino

amigo















7)   Leia  as  palavras  e  coloque-as  em  ordem  alfabética:

BRASILEIRO  -  URUGUAIO  AUSTRALIANO  -  NORUEGUÊS  -  DINAMARQUÊS  -  HÚNGARO  -  NEOZELANDÊS  -  MOLDAVO  -  NEPALÊS  -  PALESTINO  -  

1-______________________________
2-______________________________
3-______________________________
4-_______________________________
5-_______________________________
6-_______________________________
7-_______________________________
8-_______________________________
9-_______________________________
10-______________________________


Escreva um texto descrevendo algo que você mais gosta, pode ser o seu desenho predileto, o lugar que você gosta de passear, o brinquedo ou brincadeira predileta...


Katia Daniele


Amigos inseparáveis



Todos os anos, no Verão, costumava aparecer gente de fora para passar as férias na praia. Montavam-se barracas, as crianças brincavam na areia e muita gente tomava banho.
Um dia, estava o Manuel a construir um castelo e eu a cavar um buraco, quando ouvimos uma voz de menina:
– Que lindo cão!
          Ajoelhou-se a fazer-me festas no pêlo e perguntou:
 – Como se chama o cão?
– Faísca. – respondeu o Manuel.
– Que nome engraçado! – exclamou ela.
          Realmente, nessa altura, o meu nome ainda soava bem, porque eu era novo e forte e corria ligeirinho.
– Chamo-me Luísa. – disse a menina.
Parecia estar encantada comigo. Afagava-me o pêlo, encostava a cabeça à minha e metia-me pedaços de bolo na boca. Foi a primeira vez que provei bolo e confesso que o achei logo uma maravilha. O que me entristecia era que a Luísa não desse um bocadinho ao Manuel. Eu bem lhe queria fazer ver isso. Mas ela não percebia os meus modos e sinais. Andei à volta do Manuel a ladrar e a ladrar! Ele compreendeu logo o que eu queria dizer, por isso acalmou-me:
– Deixa pra lá, Faísca...
                                                                                                                                       Ilse Rosa (adapt.)

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO

1. Quais são as personagens deste texto?____________________________________
2. Quem é o narrador desta história?_____________________________________________
3. “Todos os anos, no Verão, costumava aparecer gente de fora...” Qual o motivo que atraía as pessoas de fora?

4.  Como se chama a personagem que fez festas ao Faísca? _____________________________
5. Qual o produto alimentar que o Faísca provou pela primeira vez?__________________________
6.  O que entristecia o Faísca?_________________________________________________________­­­­­­­­
7.  “Deixa lá, Faísca...”
Quem pronunciou esta frase?________________________________________
O que queria dizer essa personagem com a frase?__________________________
8. O que sentia a Luísa pelo Faísca?________________________________________

9.  Enumera, de 1 a 6, pela ordem do texto, as frases que se seguem:
(    ) Deixa pra lá, Faísca...                                        
(    ) Que nome engraçado!
(    ) Chamo-me Luísa.                                              
(    ) Parecia estar encantada comigo.
(    ) Como se chama o cão? 
(    ) Que lindo cão!               

10. Complete as frases com o plural das palavras entre parênteses:
Marcelo atendia os _______________________. ( freguês)
Os _________________________ são ferozes. (leão)
A música foi cantada pelos___________________________. (cantor)

11. Reescreva as frases, usando os substantivos destacados no grau diminutivo:
a) Márcia mora em uma cidade do Brasil.
 ________________________________

b) André viu o leão no zoológico.
______________________________________

c) Marta tem dois irmãos e um amigo.
_____________________________________

Neiva Teixeira

Lelê fixa o prefixo



O MEU NOME É LEOCÁDIO, MAS TODO MUNDO ME CHAMA DE LELÊ. SÓ QUE EU QUERO MUDAR MEU APELIDO PARA BILÊ.
É QUE QUANDO EU ERA PEQUENO, QUE FOI NO ANO PASSADO, PERGUNTEI PARA O MEU TIO TORERO POR QUE EU TINHA QUE TER AULA DE PORTUGUÊS SE EU JÁ FALAVA PORTUGUÊS.
ELE DISSE QUE EU TINHA QUE APRENDER PORTUGUÊS BEM DIREITO PARA ESCREVER QUE NEM ELE. MAS AÍ EU FALEI QUE JÁ ESCREVIA BEM DIREITO, TANTO QUE DE VEZ EM QUANDO EU FAZIA UNS TEXTOS PARA O JORNAL DELE, E QUE EU ATÉ RECEBIA MAIS COMENTÁRIOS NO MEU BLOG QUE ELE NO DELE.
ENTÃO O MEU TIO, DEPOIS DE ENGASGAR COM O BOLO DE CHOCOLATE QUE ELE ESTAVA COMENDO, PENSOU UM POUCO E DISSE QUE EU TINHA QUE APRENDER PORTUGUÊS MELHOR DO QUE EU JÁ SABIA PORQUE QUEM ESCREVE BEM TEM NAMORADA BONITA.
AÍ EU PENSEI E VI QUE ERA VERDADE, PORQUE OS AMIGOS DO MEU TIO TORERO, O TIO VERÍSSIMO, O TIO ZUENIR E TIO BONASSI SÃO CASADOS COM UMAS BONITONAS. POR CAUSA DISSO, EU DECIDI CAPRICHAR NAS AULAS DE PORTUGUÊS.
A MINHA PROFESSORA DE PORTUGUÊS SE CHAMA DONA MARIA ROSA ESTEVAM FRANGETTO. ELA TAMBÉM É BEM BONITONA E DEVE TER UNS SESSENTA ANOS. NA SEMANA PASSADA, A DONA MARIA ROSA FALOU DE UMA COISA QUE SE CHAMA PREFIXO.
O PREFIXO É UM NEGÓCIO QUE VEM NA FRENTE DA PALAVRA E QUER DIZER ALGUMA COISA. A DONA MARIA ROSA ESCREVEU A PALAVRA “PREFIXO” NA LOUSA, AÍ SEPAROU O “PRÉ” DO FIXO E DISSE:
- POR EXEMPLO, PESSOAL, O “PRÉ” DE PREFIXO QUER DIZER O QUÊ?
NINGUÉM FALOU NADA, AÍ ELA MESMA RESPONDEU:
- QUER DIZER “ANTES DE”, ENTENDERAM? COMO EM PREVISÃO, PRÉ-HISTÓRIA E PREFÁCIO. ENTENDERAM AGORA?
TODO MUNDO CONTINUOU CALADO. ELA PERCEBEU QUE A GENTE NÃO TINHA ENTENDIDO NADA E TENTOU DE NOVO:
- VOU DAR OUTRO EXEMPLO: A GENTE TEM PREFIXO “ANTI”, QUE QUER DIZER “CONTRA”, COMO EM ANTICRISTO, ANTIBIÓTICO E ANTITÉRMICO. ENTENDERAM?
A GENTE CONTINUOU CALADO. NEM O AURELIUS, QUE É O MAIOR CDF DA CLASSE, FALOU ALGUMA COISA. ENTÃO A DONA MARIA ROSA EXPLICOU DE NOVO:
- OLHA, TEM TAMBÉM O PREFIXO “A”, QUE QUER DIZER “NÃO” E “SEM”. POR EXEMPLO, ANALFABETO É QUEM NÃO CONHECE O ALFABETO; ARRITMIA É O QUE NÃO TEM RITMO; ANORMAL É UMA COISA QUE NÃO É NORMAL; ACÉFALO É SEM CABEÇA E ANÔNIMO É SEM NOME.
AÍ O BABÃO, QUE TEM ESSE APELIDO PORQUE UM DIA DORMIU NA CLASSE E BABOU, PERGUNTOU:
- ENTÃO LÁ EM ALAGOAS NÃO TEM LAGOA?
O BABÃO É MEIO BURRO, MAS DESSA VEZ ELE FEZ UMA PERGUNTA MUITO BOA, PORQUE A DONA MARIA ROSA TEVE QUE RESPIRAR FUNDO ANTES DE RESPONDER.
- NÃO, BABÃO, QUER DIZER, LUIZINHO, NEM SEMPRE O “A” É UM PREFIXO DE NEGAÇÃO. ÀS VEZES ELA FAZ PARTE DA PALAVRA, COMO EM ABACAXI E ABACATE.
- AH, BOM... – DISSE O ARLINDO. – EU JÁ ESTAVA PENSANDO QUE MEU NOME QUERIA DIZER NÃO-LINDO.
E AÍ, COMO O ARLINDO É BEM FEIO MESMO, TODO MUNDO CAIU NA GARGALHADA, MENOS ELE.
DEPOIS QUE A GENTE PAROU DE RIR, A DONA MARIA ROSA FALOU DE OUTRO PREFIXO, O “BI”, QUE QUERIA DIZER DOIS. E DEU UNS EXEMPLOS: BICAMPEÃO É QUEM FOI CAMPEÃO DUAS VEZES; BIATLO É AQUELA COMPETIÇÃO QUE TEM DUAS PROVAS DIFERENTES; BÍPEDE É QUEM TEM DOIS PÉS; BICOLOR É O QUE TEM DUAS CORES; BIMESTRAL É O QUE ACONTECE DE DOIS EM DOIS MESES E A BICICLETA TEM ESSE NOME  PORQUE TEM DUAS RODAS.
A GENTE COMEÇOU A ENTENDER O TAL DO PREFIXO. E ENTÃO A DONA MARIA ROSA DISSE QUE TEM OUTROS PREFIXOS QUE SIGNIFICAM NÚMEROS, QUE NEM “TRI”, QUE QUER DIZER “TRÊS”; “TETRA”, QUE QUER DIZER “QUATRO”; “PENTA”, QUE QUER DIZER “CINCO”; E “HEXA”, QUE QUER DIZER “SEIS” E É UMA COISA QUE O BRASIL NÃO É NO FUTEBOL PORQUE A SELEÇÃO JOGOU O MAIOR RUIM NA COPA.
AÍ TODO MUNDO ENTENDEU AQUELA COISA DE PREFIXO E A GENTE COMEÇOU A FALAR.
A BIBI PERGUNTOU O QUE QUERIA DIZER O APELIDO DELA. ERA “DOIS E DOIS” OU ERA “QUATRO”?
O ZEPA, QUE SE CHAMA ZÉ PAULO E É O MAIOR GORDO FALOU QUE NÃO QUER MAIS BIFE, BISTECA E BISCOITO. AGORA ELE QUER TRIFE, TETRASTECA E PENTACOITO, QUE DEVEM SER BEM GRANDÕES.
CHAMARAM A TEREZA DE BISBILHOTEIRA, MAS ELA FALOU QUE ERA SÓ UM POUQUINHO, UMA BILHOTEIRA.
EU DISSE QUE IA MUDAR MEU NOME PARA BILE, QUE É DUAS VEZES LÊ, O QUE DÁ LELÊ.
O GABRIEL, QUE ESTÁ SEMPRE OLHANDO AS MENINAS, FALOU QUE IA DAR UM BIBEIJO NA BIBI E FEZ UM BEICINHO, MAS ELA RESPONDEU QUE ELE ERA BINSUPORTÁVEL E BOTOU UM LÁPIS NO BEICINHO DELE.
E O AURELIUS, QUE É O MAIOR CDF, DISSE QUE ELE ERA BINTELIGENTE, MAS A DONA MARIA ROSA FALOU QUE AQUELA PALAVRA NÃO EXISTIA E ENTÃO TODA A CLASSE COMEÇOU A GRITAR “BIBURRO! BIBURRO!” E FICOU A MAIOR BIBAGUNÇA. SÓ QUEM FICOU QUIETA FOI A DONA MARIA ROSA. ELA SENTOU NA CADEIRA DELA, DEU UM SUSPIRO E DISSE BAIXINHO:
- ESSA TURMA AINDA VAI ME DEIXAR BIBIRUTA...

(FONTE: TORERO, JOSÉ ROBERTO. AS PRIMEIRAS HISTÓRIAS DE LELÊ. SÃO
PAULO, PANDA BOOKS, 2007.)


1- POR QUE LELÊ ACHAVA QUE NÃO PRECISAVA TER AULAS DE PORTUGUÊS?


2. QUE ARGUMENTOS O TIO DE LELÊ USOU PARA CONVENCÊ-LO A ESTUDAR PORTUGUÊS?


3. ASSINALE SOMENTE AS AFIRMATIVAS VERDADEIRAS SOBRE A PROFESSORA DE LELÊ:
A) NÃO DESISTIA DE EXPLICAR A MATÉRIA QUANDO SEUS ALUNOS TINHAM DÚVIDAS.
B) ELA ERA BEM NOVINHA.
C) ERA SUPERBRAVA E TODOS TINHAM MEDO DELA.
D) NÃO ERA MUITO BONITA, MAS LELÊ GOSTAVA DELA ASSIM MESMO.


4. QUE SINAL DEIXAVA CLARO PARA A PROFESSORA QUE A TURMA AINDA NÃO TINHA ENTENDIDO NADA?
A) AS CRIANÇAS NÃO PARAVAM DE CONVERSAR E ESTAVAM MUITO AGITADAS.
B) APENAS O MELHOR ALUNO DA SALA FAZIA COMENTÁRIOS CORRETOS SOBRE A MATÉRIA.
C) ALGUNS ALUNOS ESTAVAM ATÉ DORMINDO.
D) TODOS FICAVAM CALADOS E NÃO RESPONDIAM AS SUAS PERGUNTAS.
  
5. LEIA E RESPONDA:
AÍ O BABÃO, QUE TEM ESSE APELIDO PORQUE UM DIA DORMIU NA CLASSE E BABOU, PERGUNTOU:
- ENTÃO LÁ EM ALAGOAS NÃO TEM LAGOA?

A) COMO LELÊ CHEGOU A CONCLUSÃO QUE DAQUELA VEZ O BABÃO TINHA FEITO UMA PERGUNTA INTELIGENTE?


B) DESTA VEZ, BABÃO ESTAVA PRESTANDO ATENÇÃO NA AULA? EXPLIQUE.


6. MARQUE AS ALTERNATIVAS VERDADEIRAS SOBRE A TURMA DE LELÊ:

A) OS ALUNOS SEMPRE RESPEITAVAM UNS AOS OUTROS.
B) TODOS OS ALUNOS ESTAVAM DESINTERESSADOS EM RELAÇÃO AO QUE DONA MARIA ROSA EXPLICAVA.
C) A TURMA ENTENDEU O QUE ERA PREFIXO.
D) A TURMA FAZIA PERGUNTAS O TEMPO TODO.


7. PRODUÇÃO DE TEXTO

DURANTE UMA AULA DE PORTUGUÊS, A TURMA DE LELÊ FICOU EMPOLGADA E SE DIVERTIU COM UMA MATÉRIA NOVA. ESCREVA SOBRE UMA AULA QUE VOCÊ NÃO ESQUECEU. NÃO SE ESQUEÇA DE DIZER: QUANDO A AULA ACONTECEU, QUAL ERA O ASSUNTO, QUEM ERAM AS PESSOAS ENVOLVIDAS, O QUE ACONTECEU... CONTE DE FORMA QUE O SEU LEITOR POSSA SE SENTIR COMO SE ESTIVESSE ASSISTINDO ESSA AULA JUNTO COM VOCÊ.

MÁRCIA ALEXANDRA

Sopa de Macarrão


            O filho olha emburrado o prato vazio, o pai pergunta se não está com fome.  Com fome eu tô, não to é com vontade de comer comida de velho.
            Lá da cozinha a mãe diz que decretou  De-cre-tei!  que ou ele come legumes e verduras, ou vai passar fome.
             Não quero filho meu engordando agora para ter problemas de saúde depois. Só quer batata frita e carne, carne e batata frita!
            Ela vem com a travessa de bifes, o pai tira um, ela senta e tira o outro, o filho continua com o prato vazio.
             Nos Estados Unidos  continua ela  um jornalista passou um mês comendo só fastfood, engordou mais de seis quilos!
             E como é que ele aguentou um mês só comendo isso?!  perguntou o pai.
            O filho responde:
            — Porque é gostoso!  E pega com nojo uma folhinha de alface, põe no prato e fica olhando como se fosse um bicho.
            A mãe diz que é preciso ao menos experimentar para saber o que é ou não gostoso, e o pai diz que, quando era da idade dele, comia cenoura crua, pepino, manga verde com sal, comia até milho verde cru.
             E devorava o cozido de legumes da sua avó! E essa alface? Pra comer, é preciso botar na boca...
            O filho enfia a alface na boca, mastiga fazendo careta, pega um bife, a mãe pula na cadeira, pega o bife de volta:
             Não senhor! Só com salada pra valer, arroz, feijão, tudo!
             Ele continua olhando o prato vazio, até que resmunga:
             Se vocês sempre comeram tão bem, como é que acabaram barrigudos assim?
            O pai diz que isso é da idade, o importante é ter saúde.
             E você, se continuar comendo só fritura, carne, doce e refrigerante, na nossa idade vai pesar mais de cem quilos!
             No Japão  resmunga ele  podia ser lutador de sumo e ganhar uma nota.
             E no Natal  cantarola a mãe  vai ser Papai Noel, né? E Rei Momo no carnaval...  Não tripudie  diz o pai.  Ele ainda vai comer de tudo. Quando eu era menino, detestava sopa. Aí um dia minha mãe fez sopa com macarrão de letrinhas, passei a gostar de sopa!
            O filho pergunta o que é macarrão de letrinhas, o pai explica. Ele põe na boca uma rodela de tomate, o pai e a mãe trocam um vitorioso olhar. O pai faz uma voz doce:
             Está descobrindo que salada é gostoso, não está?
             Não, peguei tomate para tirar da boca o gosto nojento de alface, mas acabo de descobrir que tomate também é nojento.
             Mas catchup você come não é? Pois é feito de tomate!
             E ele também não come ovo  emenda a mãe  mas come maionese, que é feita de ovo!
            O filho continua olhando o prato vazio.
             Coma ao menos feijão com arroz  diz o pai.
            Ele pega uma colher de feijão, outra de arroz dizendo que viu um filme onde num campo de concentração só comiam assim pouquinho, só o suficiente pra sobreviver... Mastiga tristemente, até que o pai lhe bota o bife no prato de novo, mas a mãe retira novamente:
             Ou salada ou nada! Sem chantagem sentimental!
            O pai come dolorosamente, a mãe come furiosamente, o filho olha o prato tristemente.
            Depois a mãe retira a comida, ele continua olhando a mesa vazia. Na cozinha, o pai sussura para ela:
             Mas ele comeu duas folhas de alface, não pode comer dois pedaços de bife?!...
            Ela diz que de jeito nenhum, desta vez é pra valer; então o pai vai ler o jornal, mas de passagem pelo filho, pergunta se ele não quer um sanduíche de bife  com salada, claro. Não, diz o filho, só quer saber de uma coisa da tal sopa de letras. O pai se anima:
             Pergunte, pergunte!
             Você podia escrever o que quisesse com as letras no prato?
             Claro! Por que, o que você quer escrever?
             Hambúrguer, maionese e catchup.
            É teimoso que nem o pai, diz a mãe. Teimoso é quem teima comigo, diz o pai. O filho vai para o quarto, só sai na hora da janta: sopa de macarrão. Então, vai escrevendo, e engolindo as palavras: escravidão, carrascos, nojo, e enfim escreve amor, o pai e mãe lacrimejam, mas ele explica:
             Ainda não acabei, tá faltando letra pra escrever: amo rosbife com batata frita...


Domingos Pellegrini
Antologia de crônicas: crônica brasileira contemporânea. São Paulo: Moderna, 2005.


INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

1)    Assinale o fato narrado nessa crônica. (0,5)

       (   ) Pai, mãe e filho discutem na mesa de almoço e jantar sobre a alimentação do filho.
       (   ) Pai e filho querem comer bife com batatas todos os dias.

2)    Quais personagens participam dessa crônica? (1,0)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3)    Por que o pai e a mãe lacrimejam ao ver a palavra amor escrita na sopa? (1,0)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


4)    Identifique quem está falando em cada uma das falas. (1,0)

a)  Não quero meu filho engordando agora para ter problemas de saúde depois. Só quer  batata frita e carne, carne e batata frita. _________________________________

b)  Coma ao menos feijão com arroz. ______________________________________

c) Você podia escrever o que quisesse com as letras no prato? _______________________

5)     A história lida poderia ter acontecido na vida real? Por quê? (1,0)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


GRAMÁTICA

1-    Complete as frases com mais, mas ou más: (0,5)

a) Tentou, _________ não conseguiu.
b) É um dos países ________ pobres do planeta.
c) Nosso país é rico, _________ não consegue sair do subdesenvolvimento.
d) Somente pessoas  _________ sentem inveja do próximo.
     e) Era linda e sorridente,  ________ não respeitava nem mesmo seus pais.

2-    Sublinhe os verbos que você encontra na tirinha. (1,0)






3-   Reescreva as frases na primeira pessoa do plural. (1,0)

         a- ­ Eu fui até o supermercado comprar refrigerantes.             

______________________________________________________________
______________________________________________________________


           b- ­ Ela precisa ir ao dentista hoje à tarde.
______________________________________________________________
______________________________________________________________


4-   . Reescreva as frases no singular: (1,0)

a) Os girassóis estão cheios de formigas.
________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Os anéis enfeitam as mãos.
________________________________________________________________________________________________________________________________________


c) Os pires das xícaras são azuis.
________________________________________________________________________________________________________________________________________

d) Os cães dormem nos canis dos quintais.
________________________________________________________________________________________________________________________________________

5- Veja o exemplo e complete: (1,0)

Sempre compro livros.
Verbo: comprar
Tempo: presente
1ª pessoa do singular

a)  Amanhã lerei o livro.
Verbo: _____________________
Tempo: _____________________
______________________________________________

b)  Ontem não contaram a história.
     Verbo: _____________________
Tempo: _____________________
_______________________________________________

   
 c) Ele  a história para a mãe.
 Verbo: _____________________
Tempo: _____________________
_______________________________________________

            d) A mãe sorriu agradecida.
Verbo: _____________________
     Tempo: _____________________
_______________________________________________

             e) As meninas brincarão na escola.
Verbo: _______________________________
Tempo: _______________________________
_________________________________________________



DITADO (1,0)


1-    ____________________________________________________

2-    ____________________________________________________

3-    ____________________________________________________

4-     ____________________________________________________

5-_____________________________________________________

6-_____________________________________________________

7-_____________________________________________________

8-_____________________________________________________

9-_____________________________________________________

10-_____________________________________________________



quinta-feira, 22 de maio de 2014

A FLORESTA DO CONTRÁRIO


                   Todas as florestas existem antes dos homens. Elas estão lá e então o homem chega, vai destruindo, derruba as árvores, começa a construir prédios, casas, tudo com muito tijolo e concreto. E poluição também. Mas esta floresta aconteceu o contrário. O que havia antes era uma cidade dos homens, dessas bem poluídas, feia, suja, meio neurótica. Então as árvores foram chegando, ocupando novamente o espaço, conseguiram expulsar toda aquela sujeira e se instalaram no lugar. É o que poderia se chamar de vingança da natureza - foi assim que terminou o seu relato o amigo beija-flor. Por isso ele estava tão feliz, beijocando todas as flores - aliás, um colibri bem assanhado, passava de flor em flor por ali, ele já sapecava um beijão.
 Agora o Nan havia entendido por que uma ou outra árvore tinha parede por dentro, e ele achou bem melhor assim. Algumas árvores chegaram a engolir casas inteiras. Era um lugar muito bonito, gostoso de ficar. Só que o Nan não podia, precisava partir sem demora. Foi se despedir do colibri, mas ele já estava namorando apertado outra florzinha, era melhor não atrapalhar.

(Fragmento do livro “Em busca do tesouro de Magritte.)

Texto II
CIMENTO ARMADO

Batem estacas no terreno morto.
No terreno morto surge vida nova.
As goiabeiras do velho parque
E os roseirais, abandonados,
Serão cortados
E derrubados.
Um prédio novo de dez andares,
Frio e cinzento,
Terá seu corpo de cimento armado
Enraizado no velho parque
De goiabeiras
De roseirais.

Batem estacas no terreno morto.
Século vinte...
Vida de aço...
Cimento armado!
Batem estacas
No prédio novo de dez andares,
Terraços tristes
Pássaros presos,
Rosas suspensas
Flores da vida,
Rosas de dor.


Trabalhando com o Texto
1.   Assinale com um X apenas a opção correta. (0,5 cada)

a) Os autores dos dois textos falam sobre o mesmo assunto. O assunto abordado nos dois textos é:

(    ) A devastação e destruição da natureza causada pelo homem.
(    ) A preservação dos recursos naturais.
(    ) Nenhuma das alternativas anteriores.

b) Apesar de abordarem o mesmo assunto, os resultados são diferentes em cada texto, porque:

(    ) no primeiro texto a natureza saiu vitoriosa ao recuperar seu espaço outrora perdido, enquanto no segundo texto os pássaros e as rosas sofrem a consequência da construção de mais um prédio de dez andares.
(    ) no segundo texto a natureza saiu vitoriosa ao recuperar seu espaço outrora perdido, enquanto no primeiro texto os pássaros e as rosas sofrem a consequência da construção de mais um prédio de dez andares.

c) Para “expulsar toda aquela sujeira” e se instalarem no seu lugar, as árvores tiveram que lutar. A parte do texto que confirma o fato de certas árvores conservarem os sinais de sua luta é:

(    ) “ Todas as florestas existem antes dos homens.”
(    ) “ Algumas árvores chegaram a engolir casas inteiras, por isso uma ou outra árvore tinha parede por dentro. ”

d) No texto II o poeta fala do prédio como se ele fosse uma pessoa em:

(  ) ” Um prédio de dez andares. ”
(  ) “ Terá seu corpo de cimento armado. ”

e) O poeta se refere a pássaros presos, terraços tristes, por que:

(    ) os terraços são pintados de preto e cinza.
(    ) os terraços ocuparam o espaço da vegetação, a alegria dos animais e com o agravante de que nas cidades, as pessoas costumam prender os pássaros em gaiolas.

2.    Escreva entre os parênteses, certo ou errado de acordo com os textos: (0,5 cada)

a) No texto II o autor utiliza a palavra “enraizado” como se o prédio fosse uma árvore. (
                 )

b) As goiabeiras e os roseiras foram conservadas após a construção do novo prédio. (
                  )

c) No texto I a história é fato real, enquanto que no texto II é imaginário, pois jamais destruiriam a natureza para construir um prédio. (
                   )

d) No texto I, ao tomar a cidade e devolver a vida aos seres da floresta, as árvores consideraram uma vingança da natureza. (                     )

e)Os pássaros do Texto II eram tão felizes quanto os pássaros do texto I. (
                   )

GRAMÁTICA
1.     Em que conjunto o grafema/letra X representa o mesmo fonema/som? (0,50)
a) (   ) tóxico - taxativo
b) (   ) enxame - inexaurível
 
c) (   ) intoxicado - exceto
d) (   ) têxtil – êxtase
 

2.    Devem ser acentuadas todas as palavras da opção: (0,50)

a) (   ) taxi - juri - gas 
b) (   ) ritmo - amor - lapis
c) (   ) chines - ruim - jovem
d) (   ) juriti - gratis - traz
e) (   ) açucar - abacaxi – moléstia

3.    Assinalar a alternativa em que todas as palavras estão separadas corretamente: (0,5)
a) (   ) mas-as / i-gu-al / miú-da
b) (   ) cons-truir / igual / cri-ei
c) (   ) cri-ei / as-pec-to / mi-ú-da
 
d) (   ) me-da-lhões /  pás-sa-ros / es-ta-çõ-es

4.    Dê “características” aos nomes (seres, substantivos) do texto II conforme a indicação. (0,25 cada)

a)    terreno _________________________       d) prédio ______________________________
b)    parque __________________________      e) terraços ____________________________
c)    roseiras _________________________      f)  pássaros ____________________________

ORTOGRAFIA

5.    Apenas uma entre as demais palavras de cada grupo está escrita de forma incorreta. Identifique-a e escreva da forma correta: (0,5 cada)
a) estádio - escola - estração ____________________________

b) péssimo -vasoura- assunto ____________________________
c) desça – cresça - aparesça _____________________________
d) excelente – excepcional - excência ______________________
Profª Graciele Lopes