"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

ERÇA-FEIRA, SETEMBRO 24, 2013

A formiguinha e a neve >Estímulos literários> Conto acumulativo > Separando sílabas > 



[Slide1.JPG]

Certa manhã de inverno uma formiga saía para o seu trabalho diário.

Já ia longe procurar comida quando um floco de neve caiu, prendendo o seu pezinho.

Aflita, vendo que ali poderia morrer de fome e frio, a formiga olhou para o Sol e pediu:
- Sol, tu que és tão forte, derreta a neve e desprenda o meu pezinho?
E o Sol, indiferente, respondeu:
- Mais forte que eu é o muro que me tampa.
Então a pobre formiguinha disse:
- Muro, tu que és tão forte, que tampa o Sol, que derrete a neve, desprenda o meu pezinho? E o muro rapidamente respondeu:
- Mais forte que eu é o rato, que me rói.
A formiga, quase sem fôlego, perguntou:
- Rato, tu que és tão forte, que rói o muro, que tampa o Sol, que derrete a neve, desprenda o meu pezinho?
E o rato falou bem rápido:
- Mais forte que eu é o gato que me come.
A formiga então perguntou ao gato:
- Tu que és tão forte, que come o rato, que rói o muro, que tampa o Sol, que derrete a neve, desprenda o meu pezinho?
O gato responde sem demora:
- Mais forte que eu é o cachorro, que me persegue.
A formiguinha estava cansada e, mesmo assim, perguntou ao cachorro:
- Tu que és tão forte, que persegue o gato, que come o rato, que rói o muro, que tampa o Sol, que derrete a neve, desprenda o meu pezinho?
- Mais forte que eu é o homem, que me bate.
Pobre formiga! Quase sem força, perguntou ao homem:
- Tu que és tão forte, que bate no cachorro, que persegue o gato, que come o rato, que rói o muro, que tampa o Sol, que derrete a neve, desprenda o meu pezinho?
O homem olhou para a formiga e respondeu:
- Mais forte que eu é Deus, que tudo pode.
A formiga olhou para o céu e perguntou a Deus:
- Tu que és tão forte que tudo pode, desprenda o meu pezinho?
E Deus, que ouve todas as preces pediu à primavera que chegasse com seu carro dourado triunfal enchendo de flores os campos e de luz os caminhos, e vendo que a formiga estava quase morrendo, levou-a para um lugar onde não há inverno e nem verão e onde as flores permanecem para sempre.

Livro aqui


Vejam atividades aqui:


Esta historinha é muito bonita e principalmente agora, com a chegada do inverno,  é uma boa ideia trabalhá-la com a turma.
Além de linda, singela, traz uma lição de amor e vida, de superação de obstáculos.
Sugestões:
  • Roda de leitura com fantoches (veja fantoches aqui)
  • Ilustração do texto em forma de quadrinhos (veja modelos aqui)
  • Reescrita do texto;
  • Teatro, representação do texto e apresentação feita pelos alunos devidamente caracterizados .
  • Montagem de máscaras com as personagens;
  • Atividades relacionadas ao texto;
  • Ouvir o áudio e ilustrar com guache, dobraduras, colagem etc.
  • Confecção de dedoches e palitoches (veja aqui)
  • Conversar sobre a chegada do inverno e suas características em nosso país, onde não há neve e geralmente as temperaturas são elevadas;


Outras tantas atividades aqui:
Audio mp3

Teatro aqui:
Aprendendo a separa sílabas com a formiguinha...





Atividades:
Organize as personagens que são animais, seguindo a ordem do texto.
Se você pudesse ajudar a formiguinha, o que faria?
Desenhe o que aconteceu com a formiguinha assim que ela saiu para trabalhar.
Fonte: Colégio Pentágono /Avaliação 2º ano

A formiguinha e a neve ilustrada


















Soletrando

Para trabalhar melhor as dificuldades ortográficas, a dica é fazer o jogo "Soletrando". Pode-se comprar o original ou fazer com os alunos, utilizando palavras que estão gerando dúvidas na turma. O ideal é olhar nas produções de textos e verificar quais erros mais se repetem.
Fiz três modelos para que os alunos possam trocar, havendo a possibilidade de trabalho com mais palavras.


Projeto - Aprendendo com a música

         Por que trabalhar a musica ?
         Porque ela combate a agressividade direciona o excesso de energia, satisfação intima e coletiva, desenvolve a iniciativa, inteligência e habilidades motoras, ajuda na integralização do grupo, trabalhando o corpo e a individualidade.
        A musica é uma linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos. As crianças adoram musica e se identificam, contudo que esta relacionado a ela.
       Na infância procuramos enriquecer e ampliar as experiências das crianças através de situações didáticas significativas usando instrumentos musicais, canções folclóricas, jogos cantados e cantigas através do letramento de atividades envolvendo o ritmo e o corpo.
Objetivo
Estimular a capacidade auditiva;
Despertar o gosto pela musica;
Diferenciar os diversos ritmos existentes:
Enriquecer o vocabulário e a sensibilidade;
Proporcionar alegria;
Trabalhar a socialização;
Perceber as diferentes fontes sonoras dos instrumentos musicais;
Conhecimento e participação em jogos verbais “parlendas”;
Confecção de um instrumento musical;
Escuta de obras folclóricas da produção brasileira;
Percepção de estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente por meio de danças, brincadeiras e de outros movimentos;
Participação em brincadeiras e jogos que envolvam o movimento;
Valorização dês sua conquistas corporais;
Manipulação de matérias, para o aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.
Conteúdos (Área do conhecimento)
     Verificou-se com este projeto:
           Evoluções na socialização;
          Avanços na iniciativa e ao isolamento
          Atenção e sensibilidade
           Percepção da audição de cada criança
          Esperar sua vez e trabalhar em equipe;
    Ampliação no vocabulário, das informações recebidas da disposição atenção e concentração.
Neste trabalho os alunos terão contato com diferentes eixos de conhecimento:

A parlenda (versos infantis com rimas, criados para as mais deferentes finalidades entre elas divertir acalmar, ajudar a decorar números ou escolher que deve iniciar uma brincadeira), que não possui um sentido aparente, nutri o repertorio oral das crianças. Experimentar a verbalização destes textos, sem compromisso com a comunicação, favorece o desenvolvimento da fala.
Procedimentos

►Parlenda folclórica
“Pulga toca flauta,
Perereca violão.
Piolho pequenino
Também toca rabecão.

Cantar, ensinar e fazer o movimento e os sons dos instrumentos musicais desta parlenda com os alunos.
Atividade:
Questionar as crianças quanto aos elementos presentes nessa parlenda, com questões tais como:
Quantos animais aparecem nesta parlenda?
__ Quem conhece uma pulga?
__ E uma perereca?
__ E um piolho?
Os alunos deverão representar esta quantidade como souberem seja desenhando esses animais, fazendo bolinhas, tracinhos ou registrando o algarismo correspondente a quantidade 3.

►Música: Meu Pintinho Amarelinho
Meu pintinho amarelinho
Cabe aqui na minha mão
Na minha mão.
Quando quer comer bichinho
Com seus pezinho ele cisca o chão.
Ele bate as asas
Ele faz piu, piu
Mas tem muito medo é do gavião.

Atividade para ser trabalhado em artes explorando a musica de varias maneiras:
§  Conhecendo as figuras geométricas;
§  Trabalhando colorido (cores, limite);
§  Pintura livre;
§  Coordenação motora;
§  Carimbo das mãos (lateralidade);
§  Trabalhar socialização.
§  Percepção auditiva;

          ►Musica: A cobra não pé
A cobra não tem pé.
A cobra não tem mão;
Como é que cobra sobe num pezinho de limão.
Estica encolhe seu corpo é todo mole,
Estica encolhe seu corpo é todo mole.
A cobra não tem mão.
A cobra não tem pé.
Como é que a cobra sobe num pezinho de café.
Estica encolhe seu corpo é todo mole,
Estica encolhe seu corpo é todo mole.

§ Imitar o movimento da cobra;
§     Conhecer as parte do corpo;
§ Trabalhar a paciência (aguardar sua vez de usar o brinquedo);
§ Trabalhar socialização;
§ Atenção com relação aos movimentos;
§ Participação.

Avaliação
Os alunos adquiriram conhecimento através da musicalização, interagindo com os colegas e vivenciando situações novas e enriquecedoras. As atividades realizadas foram sugestões das crianças que demonstraram interesse e participação durante todos os momentos do projeto.
Finalizamos o projeto com uma linda exposição das atividades realizadas pelos alunos no final deste semestre.

 FONTE: Capitulo 5: Tramando Fios e Estruturando os Projetos, do livro: Projetos Pedagógicos na educação infantil (BARBOSA; HORN, 2008).

Mariela a cobra banguela - ( Profª Eli )


                           
MARIELA ERA UMA COBRA
COM MANIA DE SER GENTE
NÃO GOSTAVA NEM UM POUCO
DE SER SÓ SERPENTE.
FICAVA OLHANDO AS CRIANÇAS
BRINCANDO PELO QUINTAL
QUERIA SER UMA DELAS
MOSTRAR QUE ERA A TAL.

FAZENDO BOLAS ENORMES
COM SUA GOMA DE MASCAR
MARIELA, TODA PROSA,
SAÍA A PASSEAR.
NAS FESTAS DE ANIVERSÁRIO
IA TODA RADIANTE
COMIA UM BRIGADEIRO
TOMAVA REFRIGERANTE.
TAL QUAL ALGUMAS CRIANÇAS
NÃO CUIDAVA DE SEUS DENTES
NEM LEMBRAVA DA ESCOVA
QUE GANHARA DE PRESENTE.
UM DIA, ASSIM DE REPENTE
MARIELA DESCOBRIU
QUE UM DOS SEUS LINDOS DENTES
SEM MAIS NEM MENOS, CAIU.
E LOGO CAÍRAM OUTROS
DEIXANDO A NOSSA MARIELA
SEM PODER MORDER MAIS NADA:
ERA UMA COBRA BANGUELA...
[Guido Heleno]


Desenvolvimento:
Explorar a poesia;
Confecção do arquivo;
Confecção da cobra Mariela para deixar na sala;
Confecção da cobra Mariela para levar para casa;

Obs: Com os alunos menores os pais podem fazer o registro no arquivo  por meio de relato, fotos...com os maiores a criança pode escrever, desenhar....usar a criatividade.

Informes para a familia para anexar no arquivo:

SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS


Este arquivo servirá como registro das visitas da cobra Mariela, assim vamos conhecê-la melhor e poder passar um tempinho com ela. 

Mariela foi confeccionada com um velcro com intuito de poder abri-la e colocar comida (papel ...kkkkk),trabalhando assim coordenação motora,alimentação...
A criança levará Mariela para casa magrinha e terá de trazê-la gordinha kkk...A criança levará também um arquivo no qual a família relatará tudo o que fez com Mariela. Cada criança poderá ficar 2 dias com a Mariela.

Objetivos:

·         Despertar sonhos e fantasias;
·         Trabalhar o respeito aos animais;
·         Trabalhar saúde, alimentação;
·         Trabalhar valores como: cuidado, respeito, amizade, afetividade, atenção...
·         Envolver a família. 
*  Mostrar às crianças a importância de uma boa higiene bucal, e as consequencias de sua falta.


Com a sua participação o nosso trabalho será um sucesso!


Contamos com vocês para juntos construirmos histórias. 


Carta da Mariela

                                              Olá amiguinhos!!!



Eu me chamo Mariela a cobrinha banguela


Vocês conhecem minha história e eu conheci cada um de vocês, quero agora conhecer sua casa, seus brinquedos, seus familiares, ser sua amiga (o), e juntos vivermos muitas aventuras.
Mas não esqueça que sou de pano, você deverá ter os seguintes cuidados comigo:
Evite me sujar, me molhar;
Tenha carinho comigo;
Ah! Não se esqueça das minhas refeições, adoro comer papel, me alimente e trate-me muito bem, pois, ficarei com você 2 dias, e quando retornarei a nossa salinha tenho que estar bem gordinha...
Peço para sua família relatar tudo o que eu e você fizemos juntos, pode ser fotos, desenhos...


Não me esqueça em casa, pois todos os coleguinhas querem me levar também.

Seja responsável!!!



                                         Um abraço do meu tamanho

                                                                                        MARIELA

Atividade com a música: "A cobra não tem pé"


Fizemos a cobra, conforme o molde:
Fica assim:


A letra da música utilizada para elaborar as atividades foi retirada do site:
 http://emfelixpacheco.blogspot.com.br/2012/07/experimentando-espacos-diferentes.html
REA: ARTES
CONTEÚDO: IDENTIDADE
OBJETIVO: DESENVOLVER CONCEITOS DE CARACTERÍSTICAS
PROCEDIMENTOS: NO PAPEL PARDO SERÁ RECORTADO UM BONECO E  O ALUNO DESENHAR O OLHO, NARIZ BOCA E ROUPAS ,O BONECO DEVE FICAR “PARECIDO” COM A CRIANÇA.
EXPOR NO MURAL DA SALA DE AULA.


ÁREA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
CONTEÚDO: IDENTIDADE
OBJETIVO: DESENVOLVER CAPACIDADE DE SE COMUNICAR E DE EXPRESSAR SUAS PRÓPRIAS IDEIAS
PROCEDIMENTOS:
RODA DE CONVERSA SOBRE “MINHA BRINCADEIRA PREFERIDA”, TODOS PARTICIPARÃO DA CONVERSA E DEPOIS FAZER O REGISTRO EM PAPEL A4 SOBRE A BRINCADEIRA PREFERIDA


ÁREA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
CONTEÚDO: IDENTIDADE
OBJETIVO: DESENVOLVER CAPACIDADE DE SE COMUNICAR E DE EXPRESSAR SUAS PRÓPRIAS IDEIAS
PROCEDIMENTOS:
RODA DE CONVERSA SOBRE “MINHA BRINCADEIRA PREFERIDA”, TODOS PARTICIPARÃO DA CONVERSA E DEPOIS FAZER O REGISTRO EM PAPEL A4 SOBRE A BRINCADEIRA PREFERIDA


ÁREA: NATUREZA E SOCIEDADE
CONTEÚDO: IDENTIDADE
OBJETIVO: DESENVOLVER CONCEITOS DE HIGIENE CORPORAL
PROCEDIMENTOS:  PERGUNTAR OQUE OS ALUNOS  SABEM SOBRE A HIGIENE PESSOAL E PORQUE ELA É NECESSÁRIA. DEPOIS UTILIZAR DE 2 BONECAS E DUAS BANHEIRAS ( DE BRINQUEDO), SABONETE, TOALHINHA E JUNTO COM OS ALUNOS BANHAR AS BONECAS, SEMPRE MOSTRANDO AS PARTES DO CORPO E PORQUE É NECESSÁRIA A SUA HIGIENIZAÇÃO.


ÁREA: ARTES
CONTEÚDO: IDENTIDADE
OBJETIVO: DESENVOLVER CONCEITOS DE CARACTERISTICAS
PROCEDIMENTOS: NO PAPEL PARDO, RECORTE UM BONEQUINHO. PEÇA  PARA O ALUNO DESENHAR O OLHO, NARIZ BOCA E ROUPAS ,O BONECO DEVE FICAR “PARECIDO” COM A CRIANÇA.
EXPOR NO MURAL DA SALA DE AULA.


ÁREA: MÚSICA E MOVIMENTO
CONTEÚDO: IDENTIDADE
OBJETIVO: CONHECER DIFERENTES CARACTERÍSTICAS
PROCEDIMENTOS: 

A COBRA E O PEZINHO DE LIMÃO
A COBRA NÃO TEM PÉ, A COBRA NÃO TEM MÃO,
COMO É QUE A COBRA SOBE NO PEZINHO DE LIMÃO (2X)
A COBRA VAI SUBINDO VAI, VAI, VAI
VAI SE ENROLANDO VAI, VAI,VAI.
A COBRA NÃO TEM PÉ, A COBRA NÃO TEM MÃO,
COMO É QUE A COBRA DESCE DO PEZINHO DE LIMÃO (2X)
A COBRA VAI DESCENDO VAI, VAI, VAI
VAI SE DESENROLANDO VAI, VAI, VAI.
USAR UM FANTOCHE/BONECO PARA DRAMATIZAR A MÚSICA "A COBRA QUE QUERIA SUBIR NO PEZINHO DE LIMÃO", MAS NÃO TEM PÉ E NÃO TEM MÃO, EXEMPLOS: O MACACO DISSE QUE USA AS MÃOS E OS PÉS, O LEÃO DISSE QUE USA AS GARRAS, A GIRAFA ALCANÇA COM O PESCOÇO.
ATÉ QUE UM DOS ANIMAIS LEMBRA A COBRA QUE ELA PODE SE ENROSCAR PARA SUBIR E DESCER, NESTE MOMENTO CANTAMOS A MÚSICA, ENROLANDO A COBRA NO PEZINHO DE LIMÃO. DEPOIS CONFECCIONAR COM  AS CRIANÇAS UM CARTAZ PARA EXPOR A MÚSICA.


ÁREA: NATUREZA E SOCIEDADE
CONTEÚDO: IDENTIDADE
OBJETIVO: DESENVOLVER CONCEITOS DE HIGIENE CORPORAL
PROCEDIMENTOS:  PERGUNTAR OQUE OS ALUNOS  SABEM SOBRE A HIGIENE PESSOAL E PORQUE ELA É NECESSÁRIA. DEPOIS UTILIZAR DE 2 BONECAS E DUAS BANHEIRAS ( DE BRINQUEDO), SABONETE, TOALHINHA E JUNTO COM OS ALUNOS BANHAR AS BONECAS, SEMPRE MOSTRANDO AS PARTES DO CORPO E PORQUE É NECESSÁRIA A SUA HIGIENIZAÇÃO.


ÁREA: MATEMÁTICA
CONTEÚDO: CONTAGEM
OBJETIVO: CONTAGEM DAS LETRAS DOS NOMES
PROCEDIMENTOS:
FAZER UM CARTAZ PARA FICAR EXPOSTO NA SALA DE AULA COM TODOS NOMES DAS CRIANÇAS E TODOS FARÃO A CONTAGEM DAS LETRAS DE SEU NOME.


ÁREA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
CONTEÚDO: IDENTIDADE
OBJETIVO: IDENTIFICAR CARACTERISTICAS PRÓPRIAS
PROCEDIMENTOS:
CONVERSA DE RODA SOBRE A COR DOS OLHOS, CABELOS E COR DA PELE. DEPOIS OS ALUNOS IRÃO PINTAR O DESENHO CONFORME SUA APARÊNCIA.


ÁREA: NATUREZA E SOCIEDADE
CONTEÚDO: IDENTIDADE
OBJETIVO: CONFECÇÃO DE UMA CARTEIRA DE IDENTIDADE
PROCEDIMENTOS:  CONFECCIONAR JUNTO COM OS ALUNOS UMA CARTEIRA DE IDENTIDADE COM ALGUMAS INFORMAÇÕES COMO NOME, NOME DOS PAIS, FOTO, E CARIMBO DO DEDÃO.


ÁREA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
CONTEÚDO: IDENTIDADE
OBJETIVO: CONHECER SUAS CARACTERISTICAS E DE SEUS COLEGAS
PROCEDIMENTOS:  ADIVINHE QUEM É? - AS CRIANÇAS SENTADAS EM CÍRCULO - PROFESSOR VAI DANDO DICAS DE CARACTERÍSTICAS FÍSICAS, DE PERSONALIDADES, CARÁTER, HÁBITOS, PERTENCES DE UM ALUNO E TODOS TERÃO QUE DESCOBRIR QUEM É.


ÁREA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
CONTEÚDO: IDENTIDADE
OBJETIVO: DESENVOLVER CAPACIDADE DE SE COMUNICAR E DE EXPRESSAR SUAS PRÓPRIAS IDEIAS
PROCEDIMENTOS:
RODA DE CONVERSA SOBRE O QUE GOSTA, DÊ PARA AS CRIANÇAS REVISTAS VARIADAS – (PARA QUE RECORTEM FIGURAS DAS COISAS QUE GOSTAM) DEPOIS FAZER UM TRABALHO DE COLAGEM COM O TEMA.


SUGESTÃO DE BRINCADEIRAS

CAUDA DO DRAGÃO

TODOS OS PARTICIPANTES FICAM EM PÉ, EM UMA FILA INDIANA COM AS MÃOS NA CINTURA UM DO OUTRO, FORMANDO UM DRAGÃO. O PRIMEIRO INTEGRANTE DA FILA, REPRESENTANDO A CABEÇA DO DRAGÃO, TERÁ COMO OBJETIVO PEGAR O ÚLTIMO DA FILA, QUE REPRESENTARÁ A CAUDA. AO SINAL DO EDUCADOR, O "DRAGÃO" PASSARÁ A SE MOVIMENTAR, CORRENDO MODERADAMENTE, SOB O COMANDO DA CABEÇA QUE TENTARÁ PEGAR A CAUDA. ESTA, POR SUA VEZ, FARÁ MOVIMENTOS NO SENTIDO DE EVITAR QUE ISSO ACONTEÇA. A BRINCADEIRA CONTINUARÁ ENQUANTO DURAR O INTERESSE DAS CRIANÇAS.

COBRA CEGA

DE OLHOS VENDADOS, UM DOS PARTICIPANTES SERÁ A CABRA-CEGA QUE TENTARÁ PEGAR OS OUTROS JOGADORES. O PRIMEIRO A SER PEGO PASSA AO POSTO DE CABRA-CEGA.

QUEM É O AMIGO?

VENDAR OS OLHOS DE UMA CRIANÇA E PEDIR QUE ELA PEGUE EM UM COLEGA E TENTE ADIVINHAR QUEM É ATRAVÉS DO TATO.

ACHE SEU TESOURO

COLOQUE UM OBJETO DE CADA ALUNO EM UMA CAIXA E VIRE-A NO CHÃO, DEIXE QUE ELES ACHEM SEUS OBJETOS.( PODE SER FEITA COM OS SAPATOS).

CHEFINHO MANDOU

UM DOS PARTICIPANTES É ENCARREGADO DE SER O MESTRE E FICARÁ A FRENTE DOS OUTROS JOGADORES. ELE DARÁ AS ORDENS E TODOS OS SEGUIDORES DEVERÃO CUMPRI-LAS DESDE QUE SEJAM PRECEDIDAS DAS PALAVRAS DE ORDEM: “CHEFINHO MANDOU”