ATIVIDADES COM O NOME E Músicas para o dia a dia na sala de aula
ATIVIDADES
COM O NOME
O NOME É O INICIO DE TODAS AS ATIVIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR SER UMA REFERÊNCIA PROPRIA DE CADA ALUNO E SER SIGNIFICATIVO PARA ELES.MUITOS ALUNOS CHEGAM NA ESCOLA SEM SABER ESCREVER O NOME SUGESTÕES:
-CONFECÇÃO DE UM CRACHÁ PARA CADA ALUNO (PASSE FITÃO TRANSPARENTE PARA TER MAIS DURABILIDADE ).
-FAÇA O NOME COM LETRAS VAZADAS PARA QUE OS ALUNOS POSSAM PINTAR AS LETRAS.
-FAÇA NOVAMENTE A LETRA VAZADA PARA QUE PINTEM COM GUACHE.
-ENVIAR PARA CASA A PESQUISA DA HISTÓRIA DO NOME(QUAL FOI O MOTIVO DOS PAIS TEREM ESCOLHIDO AQUELE NOME PARA A CRIANÇA).
-EM CLASSE,SOCIALIZAR A PESQUISA FAZENDO LEITURA EM VOZ ALTA PARA QUE TODOS OS ALUNOS OUÇAM .
-COLAR NA PAREDE AS PESQUISAS ( SE POSSIVEL,PEÇA PARA OS PAIS COLOCAR NA PESQUISA UM FOTO DA CRIANÇA ,ELES GOSTAM DO VISUAL).
-BRINCADEIRAS UTILIZANDO O CRACHÁ:
CORRE COTIA
A SERPENTE
A CANOA VIROU (CONFECCIONAR PARA CADA CRIANÇA UMA CANOA DE DOBRADURA E PEDIR QUE ELES ESCREVAM O NOME COM O AUXILIO DO CRACHÁ) NO PÁTIO DESENHAR UMA IMENSA CANOA.OS ALUNOS DEVERÃO FICAR EM VOLTA DA CANOA EM RODA E CONFORME A MÚSICA VAI TOCANDO O PROFESSSOR MOSTRA O CRACHÁ E A CRIANÇA RECONHECE O NOME E ENTRA NA CANOA (ALGUMAS CRIANÇAS NÃO VÃO RECONHECER,NÃO TEM NADA! FALE PARA ELA QUE AQUELE É O NOME DELA.)
SE EU FOSSE UM PEIXINHO (CONFECCIONAR A DOBRADURA DO PEIXINHO,PEDIR PARA QUE AS CRIANÇAS ESCREVAM O NOME NO PEIXE.NO PÁTIO AS CRIANÇAS DEVERÃO ESTAR EM RODA E CONFORME O PROFESSOR VAI CANTANDO A MÚSICA E MOSTRANDO O PEIXINHO "SE EU FOSSE UM PEIXINHO E SOUBESSE A NADAR EU JOGAVA ____________(MOSTRAR O PEIXINHO DA CRIANÇA) NO FUNDO DO MAR" A CRIANÇA DONA DO NOME ENTRA NA RODA E SENTA.
O NOME É O INICIO DE TODAS AS ATIVIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR SER UMA REFERÊNCIA PROPRIA DE CADA ALUNO E SER SIGNIFICATIVO PARA ELES.MUITOS ALUNOS CHEGAM NA ESCOLA SEM SABER ESCREVER O NOME SUGESTÕES:
-CONFECÇÃO DE UM CRACHÁ PARA CADA ALUNO (PASSE FITÃO TRANSPARENTE PARA TER MAIS DURABILIDADE ).
-FAÇA O NOME COM LETRAS VAZADAS PARA QUE OS ALUNOS POSSAM PINTAR AS LETRAS.
-FAÇA NOVAMENTE A LETRA VAZADA PARA QUE PINTEM COM GUACHE.
-ENVIAR PARA CASA A PESQUISA DA HISTÓRIA DO NOME(QUAL FOI O MOTIVO DOS PAIS TEREM ESCOLHIDO AQUELE NOME PARA A CRIANÇA).
-EM CLASSE,SOCIALIZAR A PESQUISA FAZENDO LEITURA EM VOZ ALTA PARA QUE TODOS OS ALUNOS OUÇAM .
-COLAR NA PAREDE AS PESQUISAS ( SE POSSIVEL,PEÇA PARA OS PAIS COLOCAR NA PESQUISA UM FOTO DA CRIANÇA ,ELES GOSTAM DO VISUAL).
-BRINCADEIRAS UTILIZANDO O CRACHÁ:
CORRE COTIA
A SERPENTE
A CANOA VIROU (CONFECCIONAR PARA CADA CRIANÇA UMA CANOA DE DOBRADURA E PEDIR QUE ELES ESCREVAM O NOME COM O AUXILIO DO CRACHÁ) NO PÁTIO DESENHAR UMA IMENSA CANOA.OS ALUNOS DEVERÃO FICAR EM VOLTA DA CANOA EM RODA E CONFORME A MÚSICA VAI TOCANDO O PROFESSSOR MOSTRA O CRACHÁ E A CRIANÇA RECONHECE O NOME E ENTRA NA CANOA (ALGUMAS CRIANÇAS NÃO VÃO RECONHECER,NÃO TEM NADA! FALE PARA ELA QUE AQUELE É O NOME DELA.)
SE EU FOSSE UM PEIXINHO (CONFECCIONAR A DOBRADURA DO PEIXINHO,PEDIR PARA QUE AS CRIANÇAS ESCREVAM O NOME NO PEIXE.NO PÁTIO AS CRIANÇAS DEVERÃO ESTAR EM RODA E CONFORME O PROFESSOR VAI CANTANDO A MÚSICA E MOSTRANDO O PEIXINHO "SE EU FOSSE UM PEIXINHO E SOUBESSE A NADAR EU JOGAVA ____________(MOSTRAR O PEIXINHO DA CRIANÇA) NO FUNDO DO MAR" A CRIANÇA DONA DO NOME ENTRA NA RODA E SENTA.
Atividades
com o nome próprio
-nomes que começam com a mesma letra
-montar os nomes com letras móveis
-procure e pinte o nome
-brincadeira do senhor caçador
"senhor caçador preste bem atenção,só vai miar quem o crachá a prô mostrar" ( o professor deve mostrar o crachá e a criança dona do nome deverá miar.)
-nome no balão (o professor deve confeccionar um balão contendo os nomes de todos os alunos,cada aluno deve achar o nome e pintar.no final da aula,encher uma bexiga para cada aluno e pedir para que els escrevam o nome na bexiga,os alunos devem levar a bexiga para casa.)
-encontre o crachá (esconder os crachás dos alunos pela escola ou pela classe)pedir para que os alunos encontrem.
-bingo com as letras do nome.
-dança das cadeiras com o nome(em cada cadeira deverá estar o crachá de alguns alunos na hora que a música para ,os alunos devrão sentar onde está o crachá
dicas:
-pedir para que as crianças escrevam o nome com a ajuda do crachá em todas as atividades mesmo que as letras saiam espelhadas ou tortas (no início é assim mesmo!)
-quando alguma criança da sala faz aniversário,confeccione um cartão e as crianças tem que assinar o cartão.
-nomes que começam com a mesma letra
-montar os nomes com letras móveis
-procure e pinte o nome
-brincadeira do senhor caçador
"senhor caçador preste bem atenção,só vai miar quem o crachá a prô mostrar" ( o professor deve mostrar o crachá e a criança dona do nome deverá miar.)
-nome no balão (o professor deve confeccionar um balão contendo os nomes de todos os alunos,cada aluno deve achar o nome e pintar.no final da aula,encher uma bexiga para cada aluno e pedir para que els escrevam o nome na bexiga,os alunos devem levar a bexiga para casa.)
-encontre o crachá (esconder os crachás dos alunos pela escola ou pela classe)pedir para que os alunos encontrem.
-bingo com as letras do nome.
-dança das cadeiras com o nome(em cada cadeira deverá estar o crachá de alguns alunos na hora que a música para ,os alunos devrão sentar onde está o crachá
dicas:
-pedir para que as crianças escrevam o nome com a ajuda do crachá em todas as atividades mesmo que as letras saiam espelhadas ou tortas (no início é assim mesmo!)
-quando alguma criança da sala faz aniversário,confeccione um cartão e as crianças tem que assinar o cartão.
Músicas para o
dia a dia na sala de aula
MÚSICAS DE
ENTRADA
ENTRADA
Ao
chegar na minha escola..
Quero
já cumprimentar
Meus
amigos, Professoras
Boa
tarde, quero dar.
Boa
tarde !
BOM DIA
AOS AMIGUINHOS
Ao chegar
à nossa escola
Cumprimento
toda gente
É
bom começar o dia
Animado
e contente
Digo
alô aos amiguinhos
E
bom – dia à professora
Não
esqueço do sorriso
Pra
nossa diretora.
BOA TARDE, MEUS COLEGUINHAS
Boa
tarde, meus coleguinhas.
De
volta à escola estou.
Deixei
a mamãe em casa.
Sua
amiga agora sou.
Palma,
palma, palma,
Pe,
pe, pe,
Roda,
roda, roda,
Nossa
escola alegre é!
BOA TARDE, COMO VAI?
Boa
tarde coleguinha como vai?
Boa
tarde coleguinha como vai?
Faremos o
possível
Para
sermos bons amigos.
Boa
tarde coleguinha como vai?
ONDE ESTÁS?
Oh!
(nome do aluno), Oh!
(nome
do aluno) Onde estás?
-
aqui estou!
-
vamos dar boa tarde, vamos dar boa tarde
Como
vai?
Eu
vou bem?
Eu
também?
-tudo
bem, tudo bem.
BOA TARDE MEU AMIGO
Boa
tarde, meu amigo!
Boa
tarde, meu irmão!
Com
paz e com sorriso,
Cantemos
a canção!
Dó,
ré, mi, fá, fá, fá
Dó,
ré, dó, ré, ré, ré
Dó,
sol, fá, mi,mi,mi
Dó,
ré, mi, fá, fá, fá
Há
flores lá no campo,
ha
nuvens lá no céu.
No
rio vai correndo
Barquinho
de papel!
OLÁ, MARIA
Olá
(nome do colega)!
Boa
tarde (nome do colega)!
Que
bom que você veio gosto muito de você!
MÚSICAS
PARA FAZER FILA
VAMOS
LÁ
(adapt.
Pai Francisco)
O
trenzinho está formado
Não
precisa empurrar
Vamos
lá, meus coleguinhas
Para
a sala estudar
Alegremente
a cantar
Não
pode sair do seu lugar ( bis ).
MARCHA SOLDADO
Marcha
soldado
Cabeça
de papel
Se
não marchar direito
Vai
preso pro quartel
O
quartel pegou fogo,
A
polícia deu sinal
Acode,
acode, acode
A
bandeira nacional.
PIUÍ, TRENZINHO
Piuí,
piuí, piuí
Coloca
a mão no meu ombro
Piuí,
piuí, piuí
Não
deixa o trem descarrilhar
Eu
sou a máquina e vocês são os vagões
E
os passageiros são os nossos corações.
MÚSICA PARA
FAZER CHAMADA
EU
SOU
Boa tarde
vou me apresentar
Sou
_________ vim para ensinar
Obs.: Pode
trocar por outros verbos com ar (amar, cantar).
MÚSICAS DE CALENDÁRIO
BOA TARDE,
MINHA GENTE
Boa
tarde, minha gente,
Trá,
lá, lá ,lá, lá ,lá, lá.
Acabamos
de chegar,
Trá,
lá, lá ,lá, lá ,lá, lá.
Hoje
é segunda-feira.
Trá,
lá, lá ,lá, lá ,lá, lá.
Amanhã
será?
CALENDÁRIO
Sete dias
a semana tem
Quando
um acaba logo outro vem
Domingo
- Segunda - Terça – feira
Quarta
– feira, Quinta – feira
Sexta
– feira, sábado
Que
bom!
QUE DIA É HOJE
Muito
alegres aqui estamos
Para
juntos ficar.
Hoje
é Segunda-feira
Dia
de alegria.
Ora,
palma, palma, palma,
Ora
é pé, pé, pé
Hoje
é Segunda-feira
Dia
de alegria.
MÚSICAS PARA CANTAR
NA HORA DA MERENDA
É HORA DE
LANCHAR
É hora de
lanchar
É
hora de lanchar
É
hora de alegria
É
só acompanhar
O
que diz a melodia
Vamos
comer nhá, nhá
nhá,
nhá, nhá
Vamos
beber glu, glu, glu
glu,
glu, glu
Vamos
bater palmas plá,
plá,
plá, plá
Vamos
bater o pé, pé, pé
pé,
pé.
MERENDA
Chegou a
hora da merenda
Minha
barriguinha
já
está que não aguenta
Há
há há há há
já
está que não aguenta.
HIGIENE E MERENDA
Vamos
lavar as mãozinhas
Que
é hora de merendar
Pois
não se deve comer
Sem
as mãozinhas lavar
Lá,
lá, lá.
MEU LANCHINHO
Meu
lanchinho, meu lanchinho
Vou comer, vou comer
Pra ficar fortinho
Pra ficar fortinho
E crescer, e crescer
Vou comer, vou comer
Pra ficar fortinho
Pra ficar fortinho
E crescer, e crescer
COME QUE A MAMÃE FICA CONTENTE
Come,
come
Come que a
mamãe fica contente
Come,
come
Pra
ficar mais forte e inteligente
Toma
a mamadeira
Enche
a barriguinha
Que
de sobremesa tem papinha
Tome
iogurte
Queijo
e marmelada
Que
tem mais pudim e goiabada
Na
volta da escola
Senta
à mesinha
E
come toda a torradinha
Depois
de brincar
Eu
vou preparar
Uma
vitamina gostosinha..
MÚSICAS DE
HIGIENE
LIMPINHAS
Sai
água da torneira
Faz
espuma com sabão
Para
comer a merendinha
Lavarei
as minhas mãos.
Já
lavei minhas maõzinhas
Posso
agora merendar
Tenho
as unhas bem limpinhas
Já
podemos começar.
ESCOVE OS
DENTES
Bicho
papão sempre está doente
Almoça,
almoça e janta
E não
escova os dentes.
ESCOVINHA
Escovinha
que sobe e desce
Escovinha
que sobe e desce sem parar
Cuide
bem dos meus dentinhos,
Pois
com eles vou ficar.
Ela
é muito importante
Pra
saúde e o bem estar.
HÁBITOS DE HIGIENE
(Cantar
com a melodia Terezinha de Jesus)
Nós
devemor tomar banho
E
escovar os dentes
Temos
que cortar as unhas
Que
faz parte da higiene.
Usar
sempre roupas limpas
E
beber água filtrada.
Nunca
beba água da bica
Pode
estar contaminada.
MÚSICAS PARA
CANTAR NA HORA DO PARQUINHO
PARQUINHO
1
Agora
eu vou pro parque..
Contente
eu estou
Ai,
ai, ai, que coisa boa
Ai,
ai, ai feliz estou.
PARQUINHO
2
Hoje
é dia de parquinho
Só
vai, só vai
Quem
ficar bem quietinho
Quem
estiver de baguncinha
Não
vai, não vai
Vai
é pro feião
Não
vai, não vai
Quem
estiver de baguncinha.
MÚSICAS
DO SILÊNCIO
SOM
DO MOSQUITINHO
Eu
quero ouvir
O
som do mosquitinho
E
as batidas do teu coraçãozinho
Pego
a chavinha e tranco a boquinha
Hum
Hum Hum
Hum
Hum Hum
A
CORUJA
A coruja
faz chi, chi (bis)
eu não sou coruja (2x)
e faço hum (2x)
faz chi, chi (bis)
eu não sou coruja (2x)
e faço hum (2x)
MÚSICAS
PARA CANTAR ANTES DA HISTÓRIA
HISTÓRIA
Ih, ih,
ih, ah, ah, ah, uma linda
Estória
professora vai contar
Ih, ih,ih,
ah, ah,ah e num minutinho
Minha boca
vai fechar.
A
HISTÓRIA
E agora
minha
Uma
história eu vou contar
Toda gente
vai gostar
He, he,
he, trá, lá, lá ( bis )
Bata palma
minha gente
A história
terminou
Batam
palmas com alegria
Batam
palmas quem gostou
He, he,
he, trá, lá, lá ( bis ).
MÚSICA
PARA CANTAR NA HORA DA PINTURA
PARA
PINTURA
1, 2, 3, e
4 pinta, pinta o trabalhinho
pinta,
pinta bonitinho
pra mamãe
ficar feliz!
MÚSICAS
PARA CANTAR NA
HORA DE
ARRUMAR A SALA
ARRUMAR A
SALA
Está na
hora amiguinhos
Vamos
todos terminar
Nossos
lindos trabalhinhos
E a
salinha arrumar.
Tudo, tudo
guardadinho
Tudo, tudo
em seu lugar
Vamos
todos amiguinhos
A salinha
arrumar.
GUARDANDO
TUDO
Brinquei
bastante hoje
Agora vou
.......................
Mas antes
vou guardar aquiiiiiii
Os meus
brinquedinhos
ORDEM
Ordem sem
lugar,
sem rir,
sem chorar,
um dos pés
a outro,
uma das
mãos a outra
bate
palmas, pirueta
beijinhos,
descansar.
MÚSCICAS
PARA CANTAR NA HORA DA SAÍDA
VOU
EMBORA
Já vou, já
vou embora
Mamãe vou
encontrar
Professora
não fique triste
Que amanhã
eu vou voltar
TCHAU
Na hora da
saída
Vou pra
casa sem demora
Mamãe está
esperando
Eu preciso
ir embora
Oh! Meu
prezinho,
Meu
segundo lar
Para todos
adeusinho
Amanhã eu
vou voltar.
ADEUSINHO
( adapt.
Pai Francisco)
Adeusinho
eu vou embora
Pois a
aula terminou
Amanhã a
mesma hora
Vou
voltar, ora se vou
Lá, lá,
lá, lá, lá, lá
Vou
voltar, ora se vou
Vou
voltar, ora se vou