"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 11 de abril de 2018

ATIVIDADES COM O NOME E Músicas para o dia a dia na sala de aula

ATIVIDADES COM O NOME

O NOME É O INICIO DE TODAS AS ATIVIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR SER UMA REFERÊNCIA PROPRIA DE CADA ALUNO E SER SIGNIFICATIVO PARA ELES.MUITOS ALUNOS CHEGAM NA ESCOLA SEM SABER ESCREVER O NOME SUGESTÕES:

-CONFECÇÃO DE UM CRACHÁ PARA CADA ALUNO (PASSE FITÃO TRANSPARENTE PARA TER MAIS DURABILIDADE ).

-FAÇA O NOME COM LETRAS VAZADAS PARA QUE OS ALUNOS POSSAM PINTAR AS LETRAS.

-FAÇA NOVAMENTE A LETRA VAZADA PARA QUE PINTEM COM GUACHE.

-ENVIAR PARA CASA A PESQUISA DA HISTÓRIA DO NOME(QUAL FOI O MOTIVO DOS PAIS TEREM ESCOLHIDO AQUELE NOME PARA A CRIANÇA).

-EM CLASSE,SOCIALIZAR A PESQUISA FAZENDO LEITURA EM VOZ ALTA PARA QUE TODOS OS ALUNOS OUÇAM .

-COLAR NA PAREDE AS PESQUISAS ( SE POSSIVEL,PEÇA PARA OS PAIS COLOCAR NA PESQUISA UM FOTO DA CRIANÇA ,ELES GOSTAM DO VISUAL).

-BRINCADEIRAS UTILIZANDO O CRACHÁ:
CORRE COTIA

A SERPENTE

A CANOA VIROU (CONFECCIONAR PARA CADA CRIANÇA UMA CANOA DE DOBRADURA E PEDIR QUE ELES ESCREVAM O NOME COM O AUXILIO DO CRACHÁ) NO PÁTIO DESENHAR UMA IMENSA CANOA.OS ALUNOS DEVERÃO FICAR EM VOLTA DA CANOA EM RODA E CONFORME A MÚSICA VAI TOCANDO O PROFESSSOR MOSTRA O CRACHÁ E A CRIANÇA RECONHECE O NOME E ENTRA NA CANOA (ALGUMAS CRIANÇAS NÃO VÃO RECONHECER,NÃO TEM NADA! FALE PARA ELA QUE AQUELE É O NOME DELA.)

SE EU FOSSE UM PEIXINHO (CONFECCIONAR A DOBRADURA DO PEIXINHO,PEDIR PARA QUE AS CRIANÇAS ESCREVAM O NOME NO PEIXE.NO PÁTIO AS CRIANÇAS DEVERÃO ESTAR EM RODA E CONFORME O PROFESSOR VAI CANTANDO A MÚSICA E MOSTRANDO O PEIXINHO "SE EU FOSSE UM PEIXINHO E SOUBESSE A NADAR EU JOGAVA ____________(MOSTRAR O PEIXINHO DA CRIANÇA) NO FUNDO DO MAR" A CRIANÇA DONA DO NOME ENTRA NA RODA E SENTA.




Atividades com o nome próprio

-nomes que começam com a mesma letra

-montar os nomes com letras móveis

-procure e pinte o nome

-brincadeira do senhor caçador

"senhor caçador preste bem atenção,só vai miar quem o crachá a prô mostrar" ( o professor deve mostrar o crachá e a criança dona do nome deverá miar.)

-nome no balão (o professor deve confeccionar um balão contendo os nomes de todos os alunos,cada aluno deve achar o nome e pintar.no final da aula,encher uma bexiga para cada aluno e pedir para que els escrevam o nome na bexiga,os alunos devem levar a bexiga para casa.)

-encontre o crachá (esconder os crachás dos alunos pela escola ou pela classe)pedir para que os alunos encontrem.

-bingo com as letras do nome.

-dança das cadeiras com o nome(em cada cadeira deverá estar o crachá de alguns alunos na hora que a música para ,os alunos devrão sentar onde está o crachá
dicas:

-pedir para que as crianças escrevam o nome com a ajuda do crachá em todas as atividades mesmo que as letras saiam espelhadas ou tortas (no início é assim mesmo!)

-quando alguma criança da sala faz aniversário,confeccione um cartão e as crianças tem que assinar o cartão.






Músicas para o dia a dia na sala de aula
MÚSICAS DE ENTRADA

ENTRADA

Ao chegar na minha escola..
Quero já cumprimentar
Meus amigos, Professoras
Boa tarde, quero dar.
Boa tarde !

BOM DIA AOS AMIGUINHOS
Ao chegar à nossa escola
Cumprimento toda gente
É bom começar o dia
Animado e contente
Digo alô aos amiguinhos
E bom – dia à professora
Não esqueço do sorriso
Pra nossa diretora.


BOA TARDE, MEUS COLEGUINHAS
Boa tarde, meus coleguinhas.
De volta à escola estou.
Deixei a mamãe em casa.
Sua amiga agora sou.
Palma, palma, palma,
Pe, pe, pe,
Roda, roda, roda,
Nossa escola alegre é!


BOA TARDE, COMO VAI?
Boa tarde coleguinha como vai?
Boa tarde coleguinha como vai?
Faremos o possível
Para sermos bons amigos.
Boa tarde coleguinha como vai?


ONDE ESTÁS?
Oh! (nome do aluno), Oh!
(nome do aluno) Onde estás?
- aqui estou!
- vamos dar boa tarde, vamos dar boa tarde
Como vai?
Eu vou bem?
Eu também?
-tudo bem, tudo bem.


BOA TARDE MEU AMIGO
Boa tarde, meu amigo!
Boa tarde, meu irmão!
Com paz e com sorriso,
Cantemos a canção!
Dó, ré, mi, fá, fá, fá
Dó, ré, dó, ré, ré, ré
Dó, sol, fá, mi,mi,mi
Dó, ré, mi, fá, fá, fá
Há flores lá no campo,
ha nuvens lá no céu.
No rio vai correndo
Barquinho de papel!


OLÁ, MARIA
Olá (nome do colega)!
Boa tarde (nome do colega)!
Que bom que você veio gosto muito de você!



MÚSICAS PARA FAZER FILA



VAMOS LÁ
(adapt. Pai Francisco)

O trenzinho está formado

Não precisa empurrar

Vamos lá, meus coleguinhas

Para a sala estudar

Alegremente a cantar

Não pode sair do seu lugar ( bis ).


MARCHA SOLDADO

Marcha soldado
Cabeça de papel
Se não marchar direito
Vai preso pro quartel
O quartel pegou fogo,
A polícia deu sinal
Acode, acode, acode
A bandeira nacional.


PIUÍ, TRENZINHO
Piuí, piuí, piuí
Coloca a mão no meu ombro
Piuí, piuí, piuí
Não deixa o trem descarrilhar
Eu sou a máquina e vocês são os vagões
E os passageiros são os nossos corações.




MÚSICA PARA FAZER CHAMADA
EU SOU
Boa tarde vou me apresentar
Sou  _________  vim para ensinar
Obs.: Pode trocar por outros verbos com ar  (amar, cantar).



 MÚSICAS DE CALENDÁRIO


BOA TARDE, MINHA GENTE
Boa tarde, minha gente,

Trá, lá, lá ,lá, lá ,lá, lá.

Acabamos de chegar,
 Trá, lá, lá ,lá, lá ,lá, lá.
Hoje é segunda-feira.
Trá, lá, lá ,lá, lá ,lá, lá.
Amanhã será?

CALENDÁRIO
Sete dias a semana tem
Quando um acaba logo outro vem
Domingo - Segunda - Terça – feira
Quarta – feira, Quinta – feira
Sexta – feira, sábado
Que bom!


QUE DIA É HOJE
Muito alegres aqui estamos
Para juntos ficar.
Hoje é Segunda-feira
Dia de alegria.
Ora, palma, palma, palma,
Ora é pé, pé, pé
Hoje é Segunda-feira
Dia de alegria.



MÚSICAS PARA CANTAR NA HORA DA MERENDA


É HORA DE LANCHAR
É hora de lanchar

É hora de lanchar
É hora de alegria
É só acompanhar
O que diz a melodia
Vamos comer nhá, nhá
nhá, nhá, nhá
Vamos beber glu, glu, glu
glu, glu, glu
Vamos bater palmas plá,
plá, plá, plá
Vamos bater o pé, pé, pé
pé, pé.

MERENDA
Chegou a hora da merenda
Minha barriguinha
já está que não aguenta
Há há há há há 
já está que não aguenta.


HIGIENE E MERENDA
Vamos lavar as mãozinhas
Que é hora de merendar
Pois não se deve comer
Sem as mãozinhas lavar
Lá, lá, lá.


MEU LANCHINHO
Meu lanchinho, meu lanchinho
Vou comer, vou comer
Pra ficar fortinho
Pra ficar fortinho
E crescer, e crescer


COME QUE A MAMÃE FICA CONTENTE
Come, come
Come que a mamãe fica contente
Come, come
Pra ficar mais forte e inteligente
Toma a mamadeira
Enche a barriguinha
Que de sobremesa tem papinha
Tome iogurte
Queijo e marmelada
Que tem mais pudim e goiabada
Na volta da escola
Senta à mesinha
E come toda a torradinha
Depois de brincar
Eu vou preparar
Uma vitamina gostosinha..

 MÚSICAS DE HIGIENE



LIMPINHAS
Sai água da torneira
Faz espuma com sabão
Para comer a merendinha
Lavarei as minhas mãos.
Já lavei minhas maõzinhas
Posso agora merendar
Tenho as unhas bem limpinhas
Já podemos começar.

ESCOVE OS DENTES 
Bicho papão sempre está doente
Almoça, almoça e janta
E não escova os dentes.


ESCOVINHA
Escovinha que sobe e desce
Escovinha que sobe e desce sem parar
Cuide bem dos meus dentinhos,
Pois com eles vou ficar.
Ela é muito importante
Pra saúde e o bem estar.


HÁBITOS DE HIGIENE
(Cantar com a melodia Terezinha de Jesus)
Nós devemor tomar banho
E escovar os dentes
Temos que cortar as unhas
Que faz parte da higiene.
Usar sempre roupas limpas
E beber água filtrada.
Nunca beba água da bica
Pode estar contaminada.

MÚSICAS PARA CANTAR NA HORA DO PARQUINHO


PARQUINHO 1
Agora eu vou pro parque..
Contente eu estou
Ai, ai, ai, que coisa boa
Ai, ai, ai feliz estou.

PARQUINHO 2
Hoje é dia de parquinho
Só vai, só vai
Quem ficar bem quietinho
Quem estiver de baguncinha
Não vai, não vai
Vai é pro feião
Não vai, não vai
Quem estiver de baguncinha.


MÚSICAS DO SILÊNCIO

SOM DO MOSQUITINHO
Eu quero ouvir
O som do mosquitinho
E as batidas do teu coraçãozinho
Pego a chavinha e tranco a boquinha
Hum Hum Hum
Hum Hum Hum

A CORUJA
A coruja
faz chi, chi (bis)
eu não sou coruja (2x)
e faço hum (2x)


MÚSICAS PARA CANTAR ANTES DA HISTÓRIA

HISTÓRIA
Ih, ih, ih, ah, ah, ah, uma linda
Estória professora vai contar
Ih, ih,ih, ah, ah,ah e num minutinho
Minha boca vai fechar.

A HISTÓRIA
E agora minha
Uma história eu vou contar
Toda gente vai gostar
He, he, he, trá, lá, lá ( bis )
Bata palma minha gente
A história terminou
Batam palmas com alegria
Batam palmas quem gostou
He, he, he, trá, lá, lá ( bis ).



MÚSICA PARA CANTAR NA HORA DA PINTURA

PARA PINTURA
1, 2, 3, e 4 pinta, pinta o trabalhinho
pinta, pinta bonitinho
pra mamãe ficar feliz!



MÚSICAS PARA CANTAR NA
HORA DE ARRUMAR A SALA

ARRUMAR A SALA
Está na hora amiguinhos
Vamos todos terminar
Nossos lindos trabalhinhos
E a salinha arrumar.
Tudo, tudo guardadinho
Tudo, tudo em seu lugar
Vamos todos amiguinhos
A salinha arrumar. 

GUARDANDO TUDO
Brinquei bastante hoje
Agora vou .......................
Mas antes vou guardar aquiiiiiii
Os meus brinquedinhos

ORDEM
Ordem sem lugar,
sem rir, sem chorar,
um dos pés a outro,
uma das mãos a outra
 bate palmas, pirueta
beijinhos, descansar.


MÚSCICAS PARA CANTAR NA HORA DA SAÍDA
VOU EMBORA
Já vou, já vou embora
Mamãe vou encontrar
Professora não fique triste
Que amanhã eu vou voltar

TCHAU
Na hora da saída
Vou pra casa sem demora
Mamãe está esperando
Eu preciso ir embora
Oh! Meu prezinho,
Meu segundo lar
Para todos adeusinho
Amanhã eu vou voltar.

ADEUSINHO
( adapt. Pai Francisco)
Adeusinho eu vou embora
Pois a aula terminou
Amanhã a mesma hora
Vou voltar, ora se vou
Lá, lá, lá, lá, lá, lá
Vou voltar, ora se vou
Vou voltar, ora se vou

CONHEÇA AS RESPONSABILIDADES DE CADA FUNÇÃO DO TRIO GESTOR


Trio gestor: quem faz o que
Conheça as responsabilidades de cada função do trio gestor


Diretor

- Responde legalmente, judicialmente e pedagogicamente pela escola
- Assegura, acompanha e controla os materiais e os recursos financeiros da escola
- Articula o relacionamento com a comunidade interna e externa escola
- Colabora nas decisões da rede e concretiza as políticas públicas na escola
- Lidera a elaboração e revisão do projeto político-pedagógico
- Garante as condições para o cumprimento do projeto
- Assegura e acompanha os momentos de planejamento e estudo da equipe
- Cuida do desenvolvimento dos profissionais
- Levanta, analisa e acompanha o desempenho dos alunos
- Desenvolve projetos institucionais em parceria com o coordenadores e equipe
- Articula a equipe para o planejamento e a realização das reuniões de pais
- Elabora o cronograma e realiza reuniões regulares com os diferentes segmentos da escola
- Orienta a organização do espaço e assegura a exposição das produções dos alunos
- Garante o acesso ao acervo da escola

Coordenador pedagogico

- Coordena os momentos de formação em serviço dos professores
- Participa junto com os professores do planejamento das atividades e acompanha sua realização
- Observa aulas dos professores para ajudá-los no desenvolvimento das atividades
- Realiza com os professores nas reuniões de pais
- Colabora na elaboração do projeto político-pedagógico
- Cuida para que o projeto seja cumprido no dia a dia
- Acompanha e analisa junto com os professores o desempenho dos alunos
- Realiza, organiza e mantém os registros do trabalho pedagógico
- Realiza reuniões regulares com o diretor para analisar as condições e o processo de ensino e da aprendizagem
- Organiza junto aos professores a exposição das produções dos alunos
- Analisa e divulga o acervo da escola

Supervisor

- Sistematiza as diretrizes curriculares da rede
- Coordena e acompanha a formação de coordenadores e diretores
- Acompanha, organiza e mantém registros da formação continuada na rede
- Realiza e levanta estudos e pesquisas
- Articula a troca de experiências entre os profissionais das escolas
- Acompanha e articula a execução dos projetos político-pedagógicos das escolas com o Pano Educacional da Secretaria
- Acompanha e auxilia o trabalho dos gestores e coordenadores
- Avalia o desempenho dos alunos e indicadores de aprendizagem das escolas
- Participa de comissões sindicantes
- Acompanha o cumprimento dos dias letivos

Fonte: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

ANIMAIS DE FOLHA








ALFABETIZAÇÃO MÉ


ALFABETIZAÇÃO MÉTODOS E TÉCNICAS

Alfabetização é o termo que usamos quando nos referimos à aprendizagem da leitura e da escrita. Um indivíduo que sabe ler e escrever é considerado uma pessoa alfabetizada.

MÉTODOS DE ENSINO
São vários os métodos para se alfabetizar. Falaremos sobre os mais utilizados:
1- Métodos de alfabetização predominantemente sintéticos
2- Métodos de alfabetização predominantemente analíticos

MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO PREDOMINANTEMENTE SINTÉTICOS
São métodos que levam o aluno a combinar elementos isolados da língua:
sons, letras e sílabas.
Os métodos predominantemente sintéticos podem ser:
alfabéticos ou soletrativos
silábicos
fonéticos
                           
Alfabéticos ou soletrativos

O aluno aprende:
o nome das letras nas formas maiúscula, minúscula, manuscrita, etc.
a seqüência do alfabeto.
a combinar as letras entre si, formando sílabas e palavras.
Silábicos
O aluno aprende inicialmente a sílaba, a combinação entre elas e chega à palavra.
Fonéticos
O aluno aprende inicialmente os sons das letras isoladas e depois reúne em sílabas que formarão as palavras.

MÉTODOS PREDOMINANTEMENTE ANALÍTICOS
São métodos que levam o aluno a analisar um todo (palavra) para chegar às partes que o compõem.
Os métodos predominantemente analíticos podem ser:
palavração
sentenciação
contos ou historietas
natural
Palavração
O aluno aprende algumas palavras associadas às suas imagens visuais. É usada a memória visual. Depois que o aluno já reconhece algumas palavras, estas são divididas em sílabas para formar outras palavras.
Sentenciação
O aluno parte de uma frase que a turma está discutindo, visualiza e memoriza as palavras e depois analisa as sílabas para formar novas palavras.

Contos ou historietas
É uma ampliação do método de sentenciação. O aluno parte de pequenas histórias para chegar nas palavras, sílabas e com estas sílabas formar novas palavras.
Natural
O método natural parte de um pré-livro que contém registros de conversas da classe sobre determinado assunto. É apresentado aos alunos aos poucos para a sua visualização. Depois dessa fase, passa-se para a leitura sonorizada de cada sílaba da palavra. A partir destas sílabas, o aluno forma novas palavras e novas frases.

TÉCNICAS DE ALFABETIZAÇÃO

As técnicas devem variar de acordo com as peculiaridades de cada aluno, cada professor e cada turma.
As técnicas são divididas em dois grupos:
técnicas de leitura
técnicas de escrita
Técnicas de leitura
Utilização de cartões vazados para a orientação da leitura do aluno(da esquerda para a direita).
Leituras de textos em conjunto.
Utilizar jogos de memória, de associação "palavra-figura", dominós e atividades artísticas.

O professor deve utilizar técnicas que orientem o aluno a seguir a direção esquerda-direita.
A sala de aula deve conter livros, revistas e cartazes
para haver contato da classe com estes símbolos gráficos
Técnicas de escrita
A criança deve perceber a forma das letras.
O professor deve formar, com as partes dos corpos de seus alunos, algumas letras.
Desenhar a letra em tamanho grande, no quadro-de-giz, para que a criança percorra o traçado com o dedo.
Ditados-mudos (cartões com uma figura, ao mostrar, as crianças devem escrever o que estão vendo.

Os trabalhos devem sempre ter seu início marcado por um ponto e setas,
para servir de direção esquerda-direita.
AS TÉCNICAS DEVEM PROPICIAR UMA APRENDIZAGEM PRAZEROSA.