"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 11 de abril de 2018


ALIMENTAÇÃO

PROJETO ALIMENTAÇÃO

 JUSTIFICATIVA

Ao observar a alimentação dos alunos, verificamos o excessivo consumo de salgadinho, bolachas recheadas e fast-food e a ausência de frutas. Atualmente o número de doenças causadas pelo péssimo hábito de alimentação tem aumentado.

Por isso, um projeto a cerca desde assunto poderá provocar mudanças na atitude, contribuindo para uma vida mais saudável. Essa mudança no hábito alimentar, incentivando o consumo de alimentos saudáveis contribuirá para o crescimento e boa saúde.
Tal quadro me mobilizou a realizar um trabalho prévio em sala de aula.

OBJETIVOS:

* Ampliar o vocabulário;
* Promover o consumo de frutas, legumes e verduras;
* Prover atividades que valorizem e aproximem os alunos dos alimentos menos aceitos;
* Investigar o valor nutritivo dos alimentos e despertar o gosto por eles;
* Conhecer, nomear e identificar os diferentes tipos de alimentos;
* Entrar em contato com textos de gêneros diferentes (lista de frutas/receitas);
* Observar as cores e perceber os sabores e textura dos alimentos;
* Conscientizar-se, através da informação do cardápio diário, da importância da boa alimentação sem desperdícios;
* Conhecer a necessidade da higienização dos alimentos e das mãos.


ÁREAS:

* Matemática, artes, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade.

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:

* Conversa em roda sobre a importância da ingestão de frutas, legumes, verduras e alimentos lácteos para a saúde, a necessidade de higienizarmos os alimentos, alimentos prejudiciais a saúde quando ingerido em excesso, etc.
* Fazer um levantamento dos conhecimentos prévios que a criança possui sobre o alimento (ex.: Banana – o que sabemos/ o que queremos saber/o que aprendemos);
* Contos;
* Poemas;
* Histórias;
* Adivinhas;
* Parlendas;
* Músicas;
* Letras iniciais.

MATEMÁTICA:

* Liguar os números;
* Gráfico;
* Quantidade;
* Contagem;
* Classificação;
* Agrupamento.

NATUREZA E SOCIEDADE:

* Experiências;
* Observação da transformação dos alimentos em outros- suco de frutas;
* Meio ambiente (produção dos alimentos);
* Nosso corpo (higiene nossa e dos alimentos);
* Importância dos nutrientes para o nosso organismo.

ARTES:

* Artes com material reciclável;
* Fantoche dos alimentos;
* Desenhos com interferência e sem interferência;
* Atividades com papel amassado;
* Apresentar obras de pintores (ex.: Salvador Dali, Tarsila do Amaral, Cézanne), conversando com as crianças sobre os estilos, as cores, as formas. Apresentar o pintor Archiboldo Giuseppe que utilizou frutas, legumes, verduras e flores na construção de suas obras;
* Disponibilizar frutas, legumes e verduras para que as crianças as manipulem livremente;
* Massa de modelar;
* Confecção de painéis.

CULINÁRIA:

* Salada de frutas e legumes;
* Sucos;
* Receitas saudáveis.

TRABALHO COM OS PAIS:

* Participar mandando frutas e legumes;
* Pesquisa enviadas para a casa;
* Envio de receitas saudáveis para a construção do livro de receitas.

PRODUTO FINAL:

* Cada criança levará para a casa um livro de recitas;
* Dramatização.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BELINK, Tatiana. A cesta da dona Maricota. São Paulo: Paulinas, 2005.
Revista Cozinha Prática. Publicação editada pela parceria Instituto do Coração e Edições Cozinha Saudável.


DICAS DE ATIVIDADES:

Atividades para serem realizadas durante o desenvolvimento do projeto:

– Roda da conversa, inicialmente com a apresentação dos alunos.
Questionar o que os alunos comeram no café da manhã e no almoço.
Na hora do lanche observar com os alunos o que está sendo servido. Na sala de aula elencar o que foi consumido
– Retomar os produtos consumidos no dia anterior e pedir que os alunos copiem as palavras escritas pela professora e fazer a leitura coletiva.
 – Organizar com os alunos uma pesquisa com os pais, sobre o que os alunos comerão no dia seguinte (inclusive : balas, doces, refrigerantes, sucos …)
 – Comparar as pesquisas e quantificar os iguais.
Numa roda da conversa, mostrar para os alunos a importância de se alimentar com produtos naturais ; frutas, legumes e sucos.
 – Usando ainda a pesquisa separar o saudável do não saudável. Os alunos farão o registro da relação
 – O dia será destinado ao “ pão com manteiga”.
Lançar as perguntas ao grupo : De onde vem a manteiga ?
Onde é feito o pão ?
Procurar em jornais e revistas as letras que formam a palavra PADARIA e colar em espaços pré determinados.
– Elaborar um jogo da memória com frutas que serão xerocadas e pintadas pelos alunos.
Recortar e colar em cartolina.
– Deixar que os alunos manuseiem o jogo. Assim trabalhar : a forma das frutas, a cor, tamanho, o nome das mesmas.
– Identificação a primeira letra de nomes próprios ( alunos) com as frutas. Registrar.
– Lançar aos alunos questões que tragam cálculos, como : Tenho dois alunos que querem comer maça, mas só tenho uma maça. O que devo fazer ?
Separa as frutas de acordo com o sabor, frutas com caroço, grande, pequena.
 – Trazer para o grupo os legumes.
O que encontramos na feira livre ?
Comentar a origem dos alimentos, o que trazem de benefícios para nossa saúde ( froça, crescimento, energia,…)
– Recortar e colar num mural alimentos encontrados na feira livre, divididos em frutas, legumes e verduras.
Fazer em sala de aula, com a ajuda dos alunos um “ Cantinho da receita”  fáceis de serem executadas.
– Transcrever receitas : salada de frutas, sucos naturais, vitaminas de frutas.
– Através da música :  “ Feijão, feijão, feijão.,.” comentar na roda da conversa a importância desse alimento, colorir todas as letras F que aparecem na letra da música.
– Recortar de jornais e revistas letras F e colar numa folha.
– Em uma atividade com palitos de sorvete, papel cartão, fazer e colorir rostinhos : maça, feijão, cebola, cenoura,…
– Com os personagens criados, fazer uma história coletiva
– Com a história criada, fazer a dramatização com os personagens.
– Comentar na roda da conversa, se o grupo sabe como nasce o feijão, fazer uma experiência e ver as etapas do crescimento do feijão ( trabalhar : português e matemática com as anotações dos procedimentos)
– Numa atividade de movimentos, dramatizar o nascimento do feijão.
O professor através de uma história, orientará todas as etapas.
– Atividade “ Salada de letras”.
Será dado vários desenhos e seus respectivos nomes, porém com a primeira letra em posição incorreta para que os alunos coloque-as na posição correta.
 – Atividade “ Dividindo minha merenda “
Criar situações que levem os alunos a dividir ( Atividade matemática )
– Com figuras geométricas previamente desenhadas, pedir aos alunos que colem por exemplo : Dentro do círculo um feijão,dentro do triângulo, muitos grãos de arroz e assim sucessivamente.
– Por agrupamento, ligar as frutas ao numeral correspondente.
– Iniciar o fechamento do projeto com um dia de brincadeiras : dança da maça, a mordida na fruta pendurada.
– Exposição dos trabalhos com a presença dos alunos, para explicação dos painéis.



  SUGESTÕES DE ATIVIDADES 


































































































































HISTÓRIA E ATIVIDADES DA LAGARTINHA COMILONA


A Lagartinha Comilona

À luz da lua, um pequeno ovo estava depositado sobre uma folha. Num domingo de manhã, o sol quentinho despertou e POP! Lá saiu do ovo uma pequenina e esfomeada lagartinha.
Aí a lagartinha começou imediatamente à procura de comida.
Na 2ª feira, fez um buraquinho numa maçã e devorou-a, mas ainda sentia fome.
Na 3ª feira, fez buraquinhos em duas peras e devorou-as, mas ainda sentia fome.
Na 4ª feira, fez buraquinhos em três ameixas e devorou-as, mas ainda sentia fome.
Na 5ª feira, fez buraquinhos em quatro morangos e devorou-os, mas ainda sentia fome.
Na 6ª feira, fez buraquinhos em quatro laranjas e devorou-as, mas ainda sentia fome.
No sábado, fez buraquinhos numa fatia de bolo de chocolate, num cone de gelado, num pickle, numa fatia de queijo suíço, numa fatia de salami, num chupa-chupa, numa fatia de tarte de cerejas, numa salsicha, num queque e numa fatia de melancia e devorou tudo. Nessa noite sentiu uma dor de estômago!
O dia seguinte era domingo novamente. A lagartinha fez um buraquinho numa linda folha verde e depois disso sentiu-se muito melhor. Agora já não tinha fome – e também já não era uma lagartinha. Era uma lagarta grande e gorda. Construiu uma casinha, chamada casulo, e meteu-se lá dentro durante mais de duas semanas.
Depois, mordiscou o casulo até fazer um buraco, saiu e…
Eis uma linda borboleta!