"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "
quarta-feira, 11 de abril de 2018
DINÂMICAS PARA A PRIMEIRA SEMANA DE AULA
DINÂMICAS PARA A PRIMEIRA
SEMANA DE AULA
3. Brincadeira das bexigas
Apresentar às crianças uma situação para pô-las alegres.
Por exemplo: Estamos na escola e de repente recebemos a notícia que naquele dia iremos todos juntos ao parque. Como manifestaremos nossa alegria?
As crianças tem que nomear o maior número de expressões alegres( saltar, levantar os braços, aplaudir, sorrir.) Faça o mesmo com a tristeza ou outros sentimentos.
O jogo para quando se perceber que o interesse da turma diminuiu.
O professor diz uma palavra, qualquer coisa, melhor relacionada com as férias, e os alunos tem que dizer a primeira coisa que lhes vier na memória.
Deixar correr a imaginação.
Fonte: ABEC
1. Meu nome
é...
Faça crachás com
o nome das crianças e coloque no chão da sala, no meio de uma roda. Peça que
cada uma identifique seu nome. Incentive o reconhecimento das letras iniciais,
conte quantas letras compõem cada nome e faça com que elas percebam letras
iguais em nomes diferentes. Quando todas já estiverem com crachá, comece um
gostoso bate-papo sobre as preferências de cada um quanto a um tema
predeterminado (como alimentos, brincadeiras, objetos ou lugares). Agrupe as
crianças de acordo com as afinidades. Na etapa seguinte, peça aos alunos que
desenhem aquilo de que gostam em uma folha e coloquem o nome. Quem não souber
escrever sozinho pode copiar do crachá. Depois de prontos, os desenhos são
mostrados aos colegas e, em seguida, expostos no mural. Com os alfabetizados, a
dinâmica é a mesma, mas, além de desenhar, eles podem fazer uma lista de suas
preferências.
2. DA CONFUSÃO À
ORDEM
Estas atividades
são ideais para que a criança perceba a necessidade da organização para o bom
desempenho das atividades. O professor pode, a partir da fala das crianças,
levantar algumas regras para a organização em sala de aula.
Pedir para que
as crianças, todas ao mesmo tempo, cantarem uma música para o seu companheiro do
lado (esta atividade gerará um caos); depois pedir a um aluno que cante a música
dela para a classe. As crianças perceberão como o caos é desagradável e como a
ordem tem um sentido. O professor poderá levantar com as crianças outras
situações vividas onde a organização é essencial.
3. Brincadeira das bexigas
(Para animar os
alunos e também para transmitir a eles a importância do trabalho em
grupo)
Leve um rádio ou qualquer outro aparelho no qual possa tocar música, escolha uma que eles gostem. Leve também um saco de bexigas de forma que possa entregar uma a cada aluno, e peça a eles que cada um encha a sua.
Leve um rádio ou qualquer outro aparelho no qual possa tocar música, escolha uma que eles gostem. Leve também um saco de bexigas de forma que possa entregar uma a cada aluno, e peça a eles que cada um encha a sua.
Quando todos já
tiverem enchido explique que terão que ficar jogando as bexigas para cima como
se fosse uma peteca (mas de forma suave) de forma a que não caiam no chão e que
irá fazendo sinal aos alunos que deverão ir saindo da brincadeira. Os alunos que
ficarem não podem deixar as bexigas caírem, os alunos vão saindo mas as bexigas
que eles estavam jogando continuam no jogo.
No início será
fácil mas à medida que você for acenando aos alunos para saírem os outros vão
tendo cada vez mais trabalho para equilibrar as bexigas, cada vez em número
maior que o de alunos. Termine a brincadeira quando tiver apenas um aluno
sozinho tentando manter todas as bexigas no ar.
Pergunte a eles
o que acharam da brincadeira, se foi fácil ou difícil. Eles certamente lhe dirão
que no início foi fácil, mas à medida que os alunos foram saindo foi ficando
cada vez mais difícil. É hora então de você conduzir para a idéia que você quer
(se algum aluno já não tiver feito isso) de que o trabalho em grupo também é
assim, quanto mais elementos do grupo ficarem de fora na hora da execução, mais
trabalho e menos chance de sucesso terão os elementos que estiverem executando o
mesmo.
4. Inventar
Expressões Faciais
Faixa etária: de
Ensino fundamental e secundário
Apresentar às crianças uma situação para pô-las alegres.
Por exemplo: Estamos na escola e de repente recebemos a notícia que naquele dia iremos todos juntos ao parque. Como manifestaremos nossa alegria?
As crianças tem que nomear o maior número de expressões alegres( saltar, levantar os braços, aplaudir, sorrir.) Faça o mesmo com a tristeza ou outros sentimentos.
5. Espelho
(para integração dos alunos)
Faixa etária:
ensino fundamental e secundário
Forma-se um
círculo.
Um aluno deverá
se mover livremente, movimentando os braços, as pernas, fazendo caretas,etc.,
adotando posturas e atitudes que os demais possam imitar.
Os outros alunos
tem que seguir-lhe ao som de uma música.
Quando este
parar, os demais também devem parar.
Se ele correr os
outros também devem correr.
A pessoa que
devemos imitar também pode ficar girando devagar no centro do circulo para que
todos os participantes possam ver.
O jogo para quando se perceber que o interesse da turma diminuiu.
Créditos :
Associação Brasileira de Educação e Cultura
5. A Caixa
Mágica
Definição:
Trata-se de ir tirando diversas coisas de uma caixa, de forma imaginária.
Objetivos:
Estimular a imaginação e a capacidade gestual.
Consignas de
partida: De uma caixa mágica nós podemos tirar qualquer coisa.
Desenvolvimento:
1. As pessoas
ficam ajoelhadas e colocam o rosto entre as pernas. O animador diz: "se abre a
caixa e dela saem ... (por exemplo: motos). Todos os participantes imitam o
objeto mencionado e faz o som e gestos correspondentes. Quando se diz: "fecha a
caixa", todos voltam à posição inicial. A caixa abre de novo e sairá outros
objetos: cachorro, borboletas, etc.
Créditos :
Associação Brasileira de Educação e Cultura.
6. ISSO É UM
ABRAÇO
Faixa etária: de
Ensino Infantil, fundamental e secundário
Formamos um
círculo fechado, bem sentados ou de pé.
Se trata de
repetir um movimento e uma frase, que propiciem a afetividade e o contato
físico.
O jogo inicia
quando um dos participantes se acerca ao que está à sua esquerda e o abraça
dizendo: _"Isto é um abraço".
O que o houver
recebido o devolve, dizendo:_"Um abraço".
De novo inicia o
jogo e o primeiro participante, repetindo o abraço diz:_"Isto é um abraço. E o
segundo passa o o abraço ao que está à sua esquerda e repete:_ "Isto é um
abraço". O terceiro, que o recebe pela primeira vez, deve devolve-lo dizendo:
_"Um abraço".
E o segundo se o
devolve ao primeiro, repetindo:_"Um abraço".
Assim, se repete
em cada vez: o abraço vai passando desde o primeiro dos participantes com a
frase _"Isto é um abraço", e como uma onda. E volta para trás, até que alguém o
receba pela primeira vez, e o devolve com a frase_ "Um abraço", até alcançar de
novo o primeiro participante.
Essa ação se
repete cada vez até chegar ao último participante e voltar até o primeiro
participante.
Fonte:
ABEC
7. OS ANIMAIS NA
CLASSE
Faixa etária: de
Ensino Infantil, fundamental
As crianças
sentam-se em círculo na sala.
Cada uma tem que
escolher um nome de um animal.
O professor
narra uma história, que com frequência apareça o nome desses animais.
Cada vez que se
pronuncie um deles, o aluno que o haja escolhido tem que levantar-se e emitir o
som que faz o seu animal. Por ex._ se o professor disser:"galo", o aluno que o
tenha escolhido deverá imitá-lo: "Kikirikiki!" e assim por diante.
Fonte:
ABEC
8. PINTINHOS
Faixa etária: de
Ensino Infantil, fundamental e secundário
(propicia
desinibição, porque exige contato físico e confiança no grupo)
O grupo deve
situar-se em círculo e fechar os olhos ( se quiser, a professora pode
providenciar vendas paraos alunos, para facilitar, principalmente se os alunos
forem pequenos ou imaturos), Não poderão abrí-los até que termine o jogo.
A partir desse
momento, todos os jogadores são pintinhos recém saídos do ovo e não podem ver ,
buscando a sua mamãe galinha.
O professor fará
saber a um deles que é a galinha, de forma que os demais não se inteirem
disso.
Todos os
pintinhos devem caminhar às cegas, imitando o andar dos pintinhos até tocar
outro pintinho.
Quando os
jogadores se encontrarem devem piar para comprovar se encontraram com a galinha.
Os pintinhos
devem responder.
A galinha se
diferencia porque não pia. Portanto, quando alguém não lhes responder, deve
abraçar com força a galinha e seguir andando unidos, e a partir desse momento
permanecem calados. No final, todos os pintinhos podem abrir os olhos: como é de
se esperar terminam abraçados e em silêncio.
Fonte:
ABEC
9. "Abraços
Musicais Cooperativos"
Definição:
Trata-se de saltar no ritmo da música, abraçando-se a um número progressivamente
maior de companheiros até chegar a um grande abraço final.
Objetivos:
Favorecer o sentimento de grupo desde a chegada positiva de todos.
Material: Um
aparelho de música ou um instrumento musical.
Ordem de
partida: Ninguém deve ficar sem ser abraçado.
Desenvolvimento:
1. Uma música
soa, os participantes começam a dançar; quando a música para, cada pessoa abraça
a outra. A música continua, os participantes começam a dançar, se querem, podem
dançar com o companheiro. Na seguinte vez que a música parar, se abraçam três
pessoas. O abraço vai ficando cada vez maior até chegar a um grande abraço
final.
Avaliação: O
jogo tenta romper o possível ambiente de tensão que pode haver no princípio de
uma sessão ou um primeiro encontro. Cada participante expressará como se sente e
como viveu o jogo.
Fonte:
ABEC
10. CORRENDO
ATÉ O MURO
Faixa etária:
para Ensino fundamental e secundário
Para se correr
até um muro com os olhos vendados deve-se ter muita confiança em não chocar-se
nele.
E se trata
disso. O grupo se fica situado a uns passos adiante de um muro ou parede da
classe ou de um ginásio.
De um a um, cada
jogador dever correr até o muro, com os olhos vendados, confiando em que o grupo
e o professor ou professora detê-lo-ão antes de chocar-se com ele.
As reações de
cada participante são muito divertidas.
O objetivo é do
grupo impedir proteger o indivíduo, impedindo que ele se machuque.
Fonte:
ABEC
11.
Esconderijo Inglês
Faixa etária:
para Ensino Fundamental e Secundário
Um dos jogadores
fica virado para uma parede, escondendo sua cara e os demais jogadores a uns 20
metros de distância dele.
Aquele que
estiver com a cara virada para a parede grita: _" Um, dois, três, ao esconderijo
inglês, sem mover as mãos, nem os pés" e se vira.
Enquanto diz a
frase, os demais jogadores devem avançar rapidamente, mas com cuidado, já que
quando seu companheiro terminar de dizer "Um, dois, três, ao esconderijo inglês,
sem mover as mãos, nem os pés" deverão ficar totalmente quietos.
Se algum deles
não o fizer e o companheiro perceber que se moveu este deverá retroceder e
voltar até o início.
O que conseguir
chegar à meta será quem dirá agora : "Um, dois, três, ao esconderijo inglês, sem
mover as mãos, nem os pés".
Fonte:
ABEC
12.
Estimulando a A Pensar e se Comunicar
Faixa etária:
para Ensino Infantil
O professor diz uma palavra, qualquer coisa, melhor relacionada com as férias, e os alunos tem que dizer a primeira coisa que lhes vier na memória.
Deixar correr a imaginação.
Fonte: ABEC
13. O que
Fez?
Faixa etária:
para Ensino Infantil e Fundamental
Na escola, um
dos grandes temas para redação é: " O que você fez nas férias?".
Seu valor para
conseguir que o(a) aluno(a) escreva sobre suas experiências pessoais é evidente.
Deve-se
incentivar para que os alunos falem de suas coisas mais pessoais.
As crianças
sentam-se em círculo na classe e têm que recordar coisas sobre as férias,
preferivelmente seguindo a ordem dos acontecimentos reais.
Isso estimula a
memória da criança, ajuda com que possa recordar os acontecimentos do
passado.
Também faz com
que deva buscar e encontrar as palavras para descrever o que se passou naquele
período.
Fonte:
ABEC
14.
De Havana Veio um Barco Carregado De...
Faixa etária: Educação Infantil, Fundamental e Secundário
O professor pensa em uma família de animais, pessoas, comidas ou objetos. E diz aos seus alunos:" De Havana veio um barco carregado de... animais de quatro patas."
os alunos deverão ir dizendo, um por um, animais de quatro patas."
Se algum aluno não souber dizer nenhum, perde a vez ou é eliminado do jogo, como queira.
O nível de dificuldade pode variar dependendo da família. Por exemplo: no INFANTIL bastaria dizer:"de Havana veio um barco carregado de... animais.", no PRIMARIO: "de Havana veio um barco carregado de... verduras", e no SECUNDÃRIO:"De Havana veio um barco carregado de …personagens históricos."
Faixa etária: Educação Infantil, Fundamental e Secundário
Faixa etária: Educação Infantil, Fundamental e Secundário
O professor pensa em uma família de animais, pessoas, comidas ou objetos. E diz aos seus alunos:" De Havana veio um barco carregado de... animais de quatro patas."
os alunos deverão ir dizendo, um por um, animais de quatro patas."
Se algum aluno não souber dizer nenhum, perde a vez ou é eliminado do jogo, como queira.
O nível de dificuldade pode variar dependendo da família. Por exemplo: no INFANTIL bastaria dizer:"de Havana veio um barco carregado de... animais.", no PRIMARIO: "de Havana veio um barco carregado de... verduras", e no SECUNDÃRIO:"De Havana veio um barco carregado de …personagens históricos."
Faixa etária: Educação Infantil, Fundamental e Secundário
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