"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "
quarta-feira, 11 de abril de 2018
PARLENDA, MÚSICAS... TURMA DA MÔNICA
10 Sugestões para trabalhar com textos
1. Texto em
tiras
a) Selecione um texto curto e
escreva-o em tiras de papel pardo. Cada frase ou parte do texto deverá estar
escrito em uma tira.
b) Divida a turma em grupos.
c) Distribua uma ou mais tiras para cada
elemento do grupo (de forma desordenada) e peça para que o grupo o reconstrua no
chão, de preferência no corredor ou pátio da escola. Essa atividade é
sócio-interativa e promove a participação de todos na reorganização do texto.
Também é uma forma de tirá-los das cadeiras e mudar o ambiente de
aprendizagem.
- Uma outra forma que fiz também, foi assim: Ao
invés de ser um texto pronto, cada grupo escreveu seu próprio texto e o recortou
em tiras. Foi muito divertido, mas muito mais demorado. Então reserve um tempo
maior para a realização dessa
atividade.
2.
Horóscopo
a) Selecione do jornal os horóscopos de todos
os signos. Pode ser um da semana passada, ninguém vai
perceber.
b) Pegue o corretivo e, aleatoriamente, dê umas
pinceladas nele. Cuide para que haja um apagamento em cada
signo.
c) Tire o xerox e dê para cada dupla recompor
os textos que foram apagados. Poderá, antes, fazer um aquecimento, perguntando
quem acredita em horóscopo, quando costuma lê-lo, se alguma vez já deu certa a
previsão feita pelo horoscopista (?? é isso
mesmo??).
3.
Anedotas
Selecione algumas piadas de salão e, em duas
colunas, divida as piadas ao meio: o início da piada na primeira coluna e na
outra (de forma desencontrada) o final das piadas. Os alunos deverão ler e
combinar os textos humorísticos.
Sugestão: Convide os alunos a formarem duplas e
encenarem as piadas para a turma.
4. Tiras em
Quadrinhos
a) Recorte algumas tiras de histórias em
quadrinhos.
b) Cole-as em uma folha com as partes
desencontradas.
c) Os alunos deverão lê-las e reorganizá-las de
forma apropriada.
5. Outra com
tiras
a) Recorte novas tiras de histórias em
quadrinhos e cole em uma folha, porém na ordem certa.
b) Com o corretivo, apague as
falas.
c) Peça que os alunos completem da melhor
maneira possível de forma que a história tenha coerência. Esse trabalho poderá
ser feito em duplas.
6. Ache a foto da
notícia
a) Recorte várias notícias com fotos do jornal.
Elimine as legendas.
b) Separe as fotos das
notícias.
c) Desafie o grupo a encontrar o par (notícia +
foto).
7. A Notícia
Completa
a) Recorte várias notícias de jornal que tenham
as quatro partes fundamentais: título/manchete, lead, corpo, e foto com
legenda.
b) Desmembre as notícias, recortando as partes
de cada uma.
c) Embaralhe tudinho e peça ao grupo para
reorganizá-las novamente.
8. Texto
Quebra-cabeças
a) Recorte alguns textos (tantos quantos forem
os grupos com os quais você irá trabalhar). Os textos poderão ser coloridos para
motivá-los.
b) Faça marcações de forma desorganizada nos
textos (tal qual nos quebra-cabeças) e recorte-os.
c) Ofereça-os aos grupos para que os montem
novamente. Você poderá ter em mãos algumas perguntas de interpretação para que o
grupo responda, dando conta do entendimento da leitura que fizeram. Também
poderá ser feita em forma de gincana: o grupo que primeiro responder
corretamente a todas as perguntas será o
vencedor.
9.
Charges
Ler charges de jornal é uma forma divertida de
se manter atualizado.
a) Recorte as charges que encontrar pelos
jornais.
b) Distribua-as para os grupos e peça para
fazerem a leitura do momento, discutindo o acontecimento que está sendo
abordado, além de tentar identificar as pessoas que estão sendo
focalizadas.
c) Troque com os outros grupos de forma que
todos possam fazer as várias leituras.
d) Compare as
diferenças que forem surgindo.
10. Lendo
figuras
a) Selecione figuras (pode ser de jornal
também) que apresentem uma situação passível de se criar um enredo. Explique que
uma boa história deve, necessariamente, ter um conflito, senão não é uma
história.
b) Peça para que cada um faça a sua leitura do
texto extra-verbal silenciosamente.
c) Solicite que, nesse segundo momento, contem
para o colega do lado que leitura fizeram e como resolveram o conflito que
imaginaram para aquela figura. É importante que cada um fale; não ligue se gerar
tumulto na aula, já que isso "faz parte".
Profª
PRISCILA
Retirei do blog Educação em Foco Muito interessante!
TEXTOS TURMA DA MÔNIDA
textos retirados do blog da Ivana Kaiper
HISTÓRIAS P PINTAR E MONTAR LIVROS
CLASSIFICAÇÃO DE HISTÓRIAS POR FAIXA ETÁRIA
15 MESES A 3
ANOS
* Nesta faixa etária, as
crianças:
- demonstram aumento constante de
vocabulário, utilizam sentenças simples ( três a quatro palavras) e criam
palavras para expressar suas necessidades;
- gostar de bater palmas, imitar
gestos e sons;
- gostam de dramatizar
livremente;
- gostam de ouvir os adultos repetir
as sílabas que pronunciam;
- encontram grande satisfação em
ouvir: as palavras valem pelo som que produzem;
- interessam-se pouco pelo conteúdo
das histórias por não aprenderem a sequência lógica dos fatos;
- gostam de ouvir histórias curtas e
rimadas;
- gostam de observar gravuras e ouvir
música;
- possuem uma atenção dispersiva e
alienada. A concentração delas dura, em média, 5 minutos;
- mudam de assunto
rapidamente.
TIPOS DE
HISTÓRIA:
- Jogo Oral ou Jogo de Faz-de-Conta:
são as cantigas de ninar, cantigas de roda, parlendas. rimas, brincos (poemas de
entretenimento dirigido aos bebês para fazê-los gostar de trocar de roupa, tomar
banho, comer ou dormir; são recitados sempre pelos adultos e constituem um elo
entre a criança e o mundo que a cerca).
- Histórias de bichinhos, brinquedos e
outros objetos humanizados;
- Histórias utilizando muitas
imagens;
- Histórias utilizando as mãos ou os
dedos;
- Histórias dramatizadas com sons e
gestos;
- Histórias improvisadas.
3 e 4 ANOS
* Nesta faixa etária, as
crianças:
- encontram-se na fase do realismo
imaginário. Para elas a imitação representa a realidade e todas as coisas são
vivas e dotadas de intenções e sentimentos;
- conquistam a própria
linguagem;
- fixam-se como ouvintes. Apresentam
maior capacidade de concentração;
- gostam de brincar com jogos,
adivinhas...
- possuem maior compreensão da
sequência lógica.
TIPOS DE
HISTÓRIAS:
- Histórias da vida real: crianças,
família e comunidade;
- Histórias acumulativas e de
repetição;
- Histórias de exemplos;
- Histórias de objetos e animais
humanizados;
- Histórias improvisadas;
- Histórias rítmicas e
rimadas.
4 E 5 ANOS
* Nesta faixa etária, as
crianças:
- encontram-se na fase do realismo
imaginário. Para elas a imitação representa a realidade e todas as coisas são
vivas e dotadas de sentimentos;
- possuem uma capacidade de expressão
mais desenvolvida;
- possuem maior capacidade de
concentração, sendo capazes de ouvir histórias por um tempo maior, bem como
repetir sua sequência.
TIPOS DE
HISTÓRIA:
- Histórias da vida real: familiar e
comunitária;
- Histórias acumulativas e de
repetição;
- Histórias de brinquedos, outros
objetos e animais humanizados;
- Contos etiológicos;
- Contos de fadas
5 E 6 ANOS
* Nesta faixa etária, as
crianças:
- encontram-se na fase do realismo
imaginário. Para elas, a imitação representa a realidade e todas as coisas são
vivas e dotadas de intenções e sentimentos.
- encontram-se no início do processo
de socialização, ou seja: cooperam bastante, formam pequenos grupos de amigos e
apreciam a companhia de outras crianças;
- possuem maior capacidade de
concentração, ou seja: esperam a sua vez em conversas, escutam outras pessoas
falando e interessam-se por histórias mais longas.
TIPOS DE
HISTÓRIAS:
- Histórias da vida real: família,
comunidade;
- Histórias acumulativas e de
repetição;
- Histórias com muita ação;
- Histórias de animais;
- Contos de fadas com enredo
simples;
- Contos de humor;
- Histórias de exemplo.
** fonte: Baú do Professor - Histórias e Oficinas Pedagógicas , vol. 5 (Ed. Fapi
sugestões de livros:
LIVRO RECEITA DA
PAZLIVRO REALIZADO POR MINHA TURMINHA EM 2009.
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