INTERVENÇÃO – PLANO EMERGENCIAL
1ª SEMANA: Sequência Didática com o texto “A rosa e
a borboleta” de Esopo.
Orientação
para o 1° dia:
Matriz Trabalhada:
EIXO
|
CAPACIDADE
|
Desenvolvimento da Oralidade
|
1. Participar das interações cotidianas
em sala de aula.
1.1. Escutando com atenção e
compreensão.
1.2. Respondendo às questões propostas
pelo professor
1.3. Expondo opiniões nos debates com os
colegas e com o professor.
|
Compreensão e Valorização da Cultura
Escrita
|
1. Desenvolver capacidades necessárias
para o uso da escrita no contexto escolar.
1.1. Saber usar os objetos de escrita
presentes na cultura escolar.
1.2. Desenvolver capacidades específicas
para escrever.
|
Leitura
|
1. Desenvolver atitudes e disposições
favoráveis a leitura
2. Desenvolver capacidades necessárias à
leitura com fluência e compreensão.
2.1. Identificar as finalidades e
funções da leitura em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da
contextualização do texto.
2.2. Antecipar conteúdos dos textos a
serem lidos em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da
contextualização do texto.
2.3. Levantar e confirmar hipóteses
relativas ao conteúdo do texto que está sendo lido.
2.4 Avaliar afetivamente o texto, fazer
extrapolações.
|
Apropriação do Sistema de Escrita
|
1. Dominar convenções gráficas.
1.1. Compreender a orientação e o
alinhamento da escrita da Língua Portuguesa
1.2. Compreender a função da segmentação
dos espaços em brancos e da pontuação de final de frase.
|
Confeção
de Cartaz com a fábula “A rosa e a borboleta”. (Utilizar desenho bem bonito –
segue modelo abaixo).
A rosa e a borboleta
Uma vez uma borboleta se apaixonou por uma linda rosa.
A rosa ficou comovida, pois as asas da borboleta formavam um maravilhoso
desenho em ouro e prata. Assim, quando a borboleta voando se aproximou da rosa
e disse que a amava, a rosa ficou coradinha e aceitou o namoro. Depois de um
longo noivado e muitas promessas de fidelidade, a borboleta deixou sua amada
rosa. Mas ó desgraça! A borboleta só voltou muito tempo depois.
- É isso que você chama fidelidade? - choramingou a
rosa. - Faz séculos que você partiu, e, além disso, você passa o tempo de
namoro com todos os tipos de flores. Vi quando você beijou dona Gerânio, vi
quando você deu voltinhas na dona Margarida até que dona Abelha chegou e
expulsou você... Pena que ela não lhe deu uma boa ferroada!
- Fidelidade!? - riu a borboleta. - Assim que me
afastei, vi o senhor Vento beijando você. Depois você deu o maior escândalo com
o senhor Zangão e ficou dando trela para todo besourinho que passava por aqui.
E ainda vem me falar em fidelidade!
Moral da
História: Não espere fidelidade dos outros se não for fiel também.
Fábula
de Esopo
1°
MOMENTO:
Registrar no caderno o nome da escola,
data e local e também o nome próprio. Explicar para as crianças o que é o Plano
de Intervenção Emergencial, seu objetivo e deixar claro que elas são especiais
e importantes para toda a escola.
2º
MOMENTO:Desenvolvimento da Exploração Oral do Cartaz:
(Utilizar o quadro para anotação das hipóteses)
Dica: apagar as hipóteses
levantadas equivocadamente e deixar somente a correta e/ou as corretas.
1. Falar com as
crianças sobre o gênero textual fábula:
a) Vocês sabem o
que é uma fábula? (Estimular os alunos a falarem; anotar as colocações no
quadro e comprovar ou não as mesmas uma por uma).
b) Quais as
principais características de uma fábula? (fazer como no item “a” até chegar às colocações sobre os
animais e plantas que falam e sobre a moral da história - neste momento
explorar se sabem o que é moral - ensinamento)
c) Vocês conhecem
outra fábula? (deixar que falem e se lembrem das morais das mesmas).
d) É importante
que possamos aprender com os ensinamentos das fábulas? Por que? (deixar falar
livremente).
2. Hoje vamos
começar uma sequência didática (um trabalho diferente) com uma fábula. Uma
fábula diferente das que vocês conhecem.
2.1. Apresentar o
cartaz coberto com apenas a gravura exposta.
a) O que vocês
estão vendo na gravura?(Deixar que falem livremente)
b) Vocês imaginam
que história será contada nesta fábula? (Estimular os alunos a falarem; anotar
as colocações no quadro e comprovar ou não as mesmas uma por uma apresentando o
título correto da história).
2.2. Apresentar o
título antes coberto.
a) O que será que
vai acontecer nesta história com a rosa e a borboleta? (Estimular os alunos a
falarem; anotar as colocações no quadro e comprovar ou não as mesmas uma por
uma durante a leitura do texto – só após o término da leitura de todo o texto
será possível finalizar esta etapa, portanto deixe as hipóteses arquivadas em
um canto do quadro).
b) Vocês acham que
elas são amigas ou inimigas? (a mesma coisa da letra a)
b) A rosa e a
borboleta são o que na natureza?(planta e bicho e/ou animal) Na vida real elas
conversam?Porque conversam nas fábulas? (Tornar enfatizar que nas fábulas os
animais, plantas e objetos falam).
c) Vamos conhecer
a história? Será que é de luta ou de amor? Que ensinamento será que ela nos
traz? – frisar novamente que toda fábula traz um ensinamento. (Fazer bastante
suspense, estimulando a curiosidade dos alunos e começar a leitura do primeiro
parágrafo).
2.3. Apresentar o
1° parágrafo da história, lendo devagar para os alunos, porém com fluência.
Neste momento é importante que entendam o parágrafo oralmente. Durante a
leitura parar na palavra “disse” e
perguntar:
a) O que será que
a borboleta vai falar para a rosa? (Estimular os alunos a falarem; anotar as
colocações no quadro e comprovar ou não as mesmas uma por uma no momento da
continuidade do texto).
2.4. Continuar
lendo o parágrafo até a palavra “coradinha
e” e perguntar:
a) O que vocês
acham que a rosa vai responder? (Estimular os alunos a falarem; anotar as
colocações no quadro e comprovar ou não as mesmas uma por no momento da
continuidade do texto).
b) Vocês sabem o
que significa coradinha no contexto da história? (Estimular os alunos a
falarem; anotar as colocações no quadro e comprovar ou não as mesmas uma por
uma lendo novamente o trecho do texto que contem a palavra coradinha ).
2.5. Continuar
lendo o parágrafo até o final e perguntar:
a) O que vocês
acham que vai acontecer agora? (Estimular os alunos a falarem; anotar as
colocações no quadro e comprovar ou não as mesmas uma por uma durante a
continuidade da leitura do texto).
b) Vocês sabem o
que significa as palavras noivado, promessas, fidelidade e desgraça?(analisar
uma por uma fora e dentro do contexto; deixar os alunos falarem livremente e
depois chegar á conclusão correta).
2.6. Fazer a leitura
do 2° parágrafo por completo e perguntar:
a) A rosa ficou brava?
Vocês sabem por quê?(deixar que falem livremente, tratar de forma leve, porém
séria dos sentimentos causados pelo abandono.
b) A rosa ficou triste?
Que palavra vocês acham que representa isso? Quando a gente fica triste o que
acontece? Se não chegarem à palavra que representa a tristeza da rosa, a
professora deve estimular perguntando: - Vocês sabem o que é choramingar?(Deixar
que falem e apresentar o significado da palavra, caso não tenham chegado ao
mesmo.
c) Que outro sentimento a
rosa sentiu, mas não está descrito no parágrafo? (Deixar que falem e discutir o
tema “ciúme”, trazendo para o nível de maturidade – ciúme da atenção da
professora e da mãe, ciúme do irmão, etc).
d) Vocês sabem o que
significa a palavra séculos? (Deixar que falem livremente e fechar o conceito
com eles).
e) Dona Gerânio e Dona
Margarida são? (Deixar que falem e chegar a conclusão junto com os alunos).
f) Qual será a resposta
da borboleta para as reclamações da rosa? (Estimular os alunos a falarem;
anotar as colocações no quadro e comprovar ou não as mesmas uma por uma durante
a continuidade da leitura do texto).
2.7. Fazer a leitura
do 3° parágrafo por completo e também a moral da história finalizando com o
autor da fábula e perguntar:
a) Vocês acham que a
borboleta também sentiu ciúmes da rosa? (Deixar que falem livremente)
b) Quem é o Senhor
Zangão? (Chegar a conclusão que é o macho da abelha).
c) O que significa a
palavra escândalo no contexto da fábula “A rosa e a borboleta”?
d) Vocês acham que a
borboleta agiu certo, com a rosa? (Estimular ao máximo, pois esse
questionamento pode ampliar o entendimento dos próprios sentimentos e valores).
e) Vocês entenderam a
moral da história? Concordam com ela? Podemos esperar do outro algo que não
podemos dar pra ele? Isso é justo? O que é justo?
f) Quem é o autor – quem
escreveu – dessa fábula?
2° MOMENTO:
Distribuição
de cópias do texto para os alunos. (Com desenho claro para que possa ser
pintado em letra de impressa maiúscula – abaixo).
A
ROSA E A BORBOLETA
UMA
VEZ UMA BORBOLETA SE APAIXONOU POR UMA LINDA ROSA. A ROSA FICOU COMOVIDA, POIS
AS ASAS DA BORBOLETA FORMAVAM UM MARAVILHOSO DESENHO EM OURO E PRATA. ASSIM,
QUANDO A BORBOLETA VOANDO SE APROXIMOU DA ROSA E DISSE QUE A AMAVA, A ROSA
FICOU CORADINHA E ACEITOU O NAMORO. DEPOIS DE UM LONGO NOIVADO E MUITAS PROMESSAS DE
FIDELIDADE, A BORBOLETA DEIXOU SUA AMADA ROSA. MAS Ó DESGRAÇA! A BORBOLETA SÓ
VOLTOU MUITO TEMPO DEPOIS.
-
É ISSO QUE VOCÊ CHAMA FIDELIDADE? - CHORAMINGOU A ROSA. - FAZ SÉCULOS QUE VOCÊ
PARTIU, E, ALÉM DISSO, VOCÊ PASSA O TEMPO DE NAMORO COM TODOS OS TIPOS DE
FLORES. VI QUANDO VOCÊ BEIJOU DONA GERÂNIA, VI QUANDO VOCÊ DEU VOLTINHAS NA
DONA MARGARIDA ATÉ QUE DONA ABELHA CHEGOU E EXPULSOU VOCÊ... PENA QUE ELA NÃO
LHE DEU UMA BOA FERROADA!
-
FIDELIDADE!? - RIU A BORBOLETA. - ASSIM QUE ME AFASTEI, VI O SENHOR VENTO
BEIJANDO VOCÊ. DEPOIS VOCÊ DEU O MAIOR ESCÂNDALO COM O SENHOR ZANGÃO E FICOU
DANDO TRELA PARA TODO BESOURINHO QUE PASSAVA POR AQUI. E AINDA VEM ME FALAR EM
FIDELIDADE!
MORAL DA HISTÓRIA: NÃO ESPERE FIDELIDADE
DOS OUTROS SE NÃO FOR FIEL TAMBÉM.
FÁBULA DE ESOPO
1. Leitura
coletiva do texto com os alunos (devagar, porém com fluência, utilizando
expressividade na voz, no olhar e se possível gestual). Neste momento não
apontar para o cartaz, os alunos devem ler o texto que está nas mãos deles.
2. Posteriormente
ler o texto novamente apontando palavra por palavra com uma régua, ou varinha
no cartaz, enfatizando os espaçamentos entre as palavras e pontuação do texto.
(Deve ler sempre com expressividade na voz e no olhar)
3. Deixar que eles pintem
a gravura. É importante este momento, além de descontrair desenvolve o lado
artístico da criança. Colar o texto no caderno.
4. Tarefa de Casa: (Colar
no caderno as orientações abaixo e explicar uma por uma – incentivar para que
façam a tarefa).
FAÇA O QUE SE PEDE
ABAIXO. (SE PRECISAR PEÇA AJUDA A ALGUÉM QUE MORA
1. CIRCULE O TÍTULO DA
HISTÓRIA.
2. CUBRA COM O LÁPIS DE
ESCREVER O NOME DO AUTOR DA HISTÓRIA.
3. FAÇA UMA ESTRELA
4. DESENHE UMA FLOR DO
LADO DA ÚLTIMA PALAVRA DO TEXTO.
5. MARQUE COM UM X A
PALAVRA ROSA.
6. SUBLINHE (PASSE UM
TRAÇO EMBAIXO) DA PALAVRA BORBOLETA.
|
Orientação
para o 2° dia:
Matriz Trabalhada:
EIXO
|
CAPACIDADE
|
Desenvolvimento da Oralidade
|
1. Participar das interações cotidianas
em sala de aula.
1.1. Escutando com atenção e
compreensão.
1.2. Respondendo às questões propostas
pelo professor
1.3. Expondo opiniões nos debates com os
colegas e com o professor.
|
Compreensão e Valorização da Cultura
Escrita
|
1. Desenvolver capacidades necessárias
para o uso da escrita no contexto escolar.
1.1. Saber usar os objetos de escrita
presentes na cultura escolar.
1.2. Desenvolver capacidades específicas
para escrever.
|
Leitura
|
1. Desenvolver atitudes e disposições
favoráveis a leitura
1.1. Saber decodificar palavras.
|
Apropriação do Sistema de Escrita
|
1. Compreender a diferença entre escrita
alfabética e outras formas gráficas.
2. Dominar convenções gráficas.
2.1. Compreender a orientação e o alinhamento
da escrita da Língua Portuguesa
2.2. Compreender a função da segmentação
dos espaços em brancos e da pontuação de final de frase.
3. Reconhecer unidades fonológicas como
sílabas, rimas e terminações de palavras, etc.
4. Conhecer o alfabeto.
4.1. Compreender a categorização gráfica
e funcional das letras.
5. Compreender a natureza alfabética do
sistema de escrita.
6. Dominar as relações entre grafemas e
fonemas.
|
1°
MOMENTO:
Contar
história sobre a fidelidade. Começa a aula de maneira leve e diferente contando
histórias e também trabalha valores de fidelidade e amizade.
Dois amigos viajavam através de uma estrada, quando
repentinamente foram surpreendidos por um enorme urso. Um deles rapidamente
subiu o mais rápido que pode em uma arvore bem alta, o outro tentou subir, mas
seu porte físico não o permitia, era mais gordinho e não conseguia se perdurar
na arvore. Com a aproximação do urso acabou por desistir e jogou-se no chão
ficando imóvel, havia escutado falar que ursos não atacam cadáveres, tentou
então se passar por um. O urso o cheirou durante muito tempo, mas acabou por
desistir. Quando o grande animal se afastou o homem que estava em cima da
arvore desceu e perguntou ao outro o que o urso lhe dizia ao ouvido, pois esta
era a impressão que tinha em cima da arvore, então o amigo lhe disse que o urso
segredava-lhe que nunca mais viajasse com falsos amigos que ao primeiro sinal
de perigo lhe deixam na mão. Esta historia mostra que conhecemos os verdadeiros
amigos nos momentos difíceis de nossas vidas.
2°
MOMENTO: Registrar
no caderno o nome da escola, data e local e também o nome próprio.(Esse é muito
importante, pois elas ainda não dominam a escrita do nome completo)
3º MOMENTO: Correção
tarefa de casa, explorando os conceitos já trabalhados na aula anterior sobre
alinhamento e orientação da escrita da língua portuguesa, segmentação dos
espaços em branco – compreensão de palavra e pontuação de final de frase.
4° MOMENTO:
Preparar fichas
previamente em casa com palavras existentes no texto e distribuir para os
alunos, uma média de duas por aluno. Na primeira rodada cada um identifica uma
palavra o texto e cola a ficha em
cima. Na segunda rodada faz a mesma coisa. Sempre que o aluno
localizar a palavra é preciso discutir o seu significado novamente contextualizado,
assim a compreensão do texto vai ficando cada vez mais fácil. É importante dar
uma balinha para quem acertar, pois isso incentiva o esforço. Pode ser feito
também em dupla, um ajudando o outro. Sugestão de palavras:
ROSA
|
BORBOLETA
|
ASAS
|
NOIVADO
|
PRATA
|
OURO
|
CORADINHA
|
FIDELIDADE
|
PROMESSAS
|
MARGARIDA
|
GERÂNIO
|
SÉCULOS
|
FLORES
|
ESCÂNDALO
|
ABELHA
|
PENA
|
4º MOMENTO:
Trabalhar com o alfabeto móvel em duplas. Pedir que as crianças circulem no texto
cinco palavras e formem essas palavras com o alfabeto móvel e registre no
caderno. Discutir sobre as palavras formadas retomando seu significado no
texto.
5° MOMENTO:
Realizar
atividades para sistematização das capacidades do eixo da apropriação da
escrita.
ATIVIDADES:
1.
COMPLETE O QUADRO IDENTIFICANDO A QUANTIDADE DE CADA LETRINHA NAS PALAVRAS
ABAIXO. VEJA O PRIMEIRO EXEMPLO DA PALAVRA MARGARIDA:
MARGARIDA
|
FIDELIDADE
|
BORBOLETA
|
||||||||||||||||
A
|
M
|
G
|
R
|
I
|
D
|
F
|
I
|
D
|
E
|
L
|
A
|
B
|
O
|
L
|
R
|
A
|
T
|
E
|
3
|
1
|
1
|
2
|
1
|
1
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
CHORAMINGOU
|
ABELHA
|
PENA
|
||||||||||||||||
C
|
H
|
O
|
R
|
A
|
M
|
I
|
N
|
G
|
U
|
A
|
E
|
B
|
L
|
H
|
A
|
N
|
E
|
P
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2.
TRABALHAR ATIVIDADES PARA ESTABELECER A RELAÇÃO LETRA/ SOM: ESCOLHA OITO
PALAVRAS DO TEXTO: EX.: BORBOLETA – ROSA – FIDELIDADE – ABELHA – FLORES –
DESGRAÇA – TEMPO – MARGARIDA.
TRABALHAR COM AS FICHAS DAS PALAVRAS
DESTACADAS, QUE SÃO FORMADAS PELAS SEGUINTES ESTRUTURAS SILÁBICAS:
CV
(CONSOANTE/ VOGAL) COMO: RO – SA / FI –
DE – LI – DA – DE
CVC
(CONSOANTE/ VOGAL/ CONSOANTE) COMO: BOR
– DES – RES – TEM - MAR
CCV
(CONSOANTE, CONSOANTE, VOGAL) COMO: GRA
– LHA - FLO
V
(VOGAL) COMO A
NO
CADERNO DO ALUNO:
a)
LER AS PALAVRAS VÁRIAS VEZES.
b)
SEPARAR AS PALAVRAS EM SÍLABAS.
c)
FORMAR NOVAS PALAVRAS COMEÇADAS COM: RO – FI – DES – GRA – FO – MAR – TEM
Opções de resposta: (rodo – roça –
rodeio; ficar – filho – fita; destruir – destacar – descer; graça – gratidão –
gralha; fotografia – fome – folia; martelo – marmelo – Marcelo; tempero,
tempestade, temperamento) As crianças devem ser incentivadas, estimuladas, a
professora pode dar dicas pra que elas descubram apontem as palavras.
d)
FORMAR NOVAS PALAVRAS TERMINADAS COM: LHA – TA – DE – RES – PO
Opções
de resposta: (maravilha, pilha, ilha; pata, mata, prata; idade, bode, pode;
amores, cores, temores; sapo, copo, topo) As crianças devem ser incentivadas,
estimuladas, a professora pode dar dicas pra que elas descubram apontem as
palavras.
e)
LER AS NOVAS PALAVRAS FORMADAS, DESTACANDO
O SEU SIGNIFICADO.
f)
COMPLETAR:
|
+ CO = _________________
+ MA =
_________________
+ DA =
_________________
|
+ ME = _________________
+ LIA =
_________________
+ GO =
_________________
G) PEDIR QUE OS ALUNOS DESCUBRAM UMA PALAVRA QUE
RIMAM COM:
TEMPO:
____________________________
FIDELIDADE:
_______________________
CORADINHA:
_______________________
5º MOMENTO: PARA
CASA.
3.
RESOLVA A CRUZADINHA ABAIXO:
/
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
B
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
O
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
R
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
B
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
O
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
L
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
E
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
T
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
A
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Orientação
para o 3° dia:
Matriz Trabalhada:
EIXO
|
CAPACIDADE
|
Desenvolvimento da Oralidade
|
1. Participar das interações cotidianas
em sala de aula.
1.1. Escutando com atenção e
compreensão.
1.2. Respondendo às questões propostas
pelo professor
1.3. Expondo opiniões nos debates com os
colegas e com o professor.
|
Compreensão e Valorização da Cultura
Escrita
|
1. Desenvolver capacidades necessárias
para o uso da escrita no contexto escolar.
1.1. Saber usar os objetos de escrita
presentes na cultura escolar.
1.2. Desenvolver capacidades específicas
para escrever.
|
Leitura
|
1. Desenvolver atitudes e disposições favoráveis
a leitura
1. 1. Saber decodificar palavras.
|
Apropriação do Sistema de Escrita
|
1. Compreender a diferença entre escrita
alfabética e outras formas gráficas.
2. Dominar convenções gráficas.
2.1. Compreender a orientação e o
alinhamento da escrita da Língua Portuguesa
2.2. Compreender a função da segmentação
dos espaços em brancos e da pontuação de final de frase.
3. Reconhecer unidades fonológicas como
sílabas, rimas e terminações de palavras, etc.
4. Conhecer o alfabeto.
4.1. Compreender a categorização gráfica
e funcional das letras.
4.2. Conhecer e utilizar diferentes
tipos de letras (de fôrma e cursiva).
5. Compreender a natureza alfabética do
sistema de escrita.
6. Dominar as relações entre grafemas e
fonemas.
|
1° MOMENTO: Registro
do nome da escola, data e local e nome próprio completo. Correção do Para Casa
– Discutir sobre as palavras da cruzadinha (significado, número de sílabas,
sons finais, sons iniciais, etc)
2º
MOMENTO: Nova Leitura do Texto no coletivo.
3º
MOMENTO: ATIVIDADES.
1.
SEPARE
EM SÍLABAS E DEPOIS
EM LETRAS
BORBOLETA
|
|
ROSA
|
||||||||||||||
|
|
|
||||||||||||||
|
|
|
|
|
|
|
||||||||||
|
|
|
||||||||||||||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|||
MARGARIDA
|
|
ABELHA
|
||||||||||||||||||
|
|
|
||||||||||||||||||
|
|
|
|
|
|
|
|
|||||||||||||
|
|
|
||||||||||||||||||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|||||
2) COPIE
DO TEXTO UMA PALAVRA QUE COMECE COM A SÍLABA PRO E OUTRA QUE COMECE COM A SÍLABA FI.
____________________________ ______________________________
3) COPIE
DO TEXTO UMA PALAVRA QUE TERMINE COM A SÍLABA LHA.
________________________________________________________________
4) COPIE
DO TEXTO UMA PALAVRA QUE TENHA A SÍLABA MO NO MEIO A
PALAVRA.
________________________________________________________________
5) QUANTAS
VEZES A PALAVRA FIDELIDADE APARECE NO TEXTO? ________________
6) ORDENE
AS SÍLABAS E DESCUBRA A PALAVRA:
SA
|
RO
|
|
|||
|
|||||
GA
|
DA
|
MAR
|
RI
|
|
|
|
|||||
BO
|
LE
|
TA
|
BOR
|
|
|
7) AS
PALAVRAS CHORAMINGOU, COMOVIDA E
MARAVILHOSO ESTÃO ESCRITAS DE FORMA INCOMPLETA. ESCREVA AS LETRAS QUE ESTÃO
FALTANDO:
|
|
C
|
|
O
|
|
A
|
M
|
|
|
G
|
|
|
|
|
|
||||||||||||||
|
|
|
O
|
|
|
V
|
|
D
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
M
|
|
R
|
|
|
I
|
L
|
|
O
|
S
|
|
|
|
8)
COMPLETE
AS PALAVRAS DO TEXTO COM A LETRA QUE ESTÁ FALTANDO:
BORBO____ETA MARA____ILHOSO FIDELI____ADE NAM____RO
A____AIXONOU DESEN_____O SÉCU____OS VE____TO
VOL____INHA CO_____ADINHA A_____ELHA ____ERÂNIO
9) COPIE
DO TEXTO PALAVRAS COM:
A) 2 LETRAS
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
B) 3 LETRAS
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
C) 4 LETRAS
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
D) 5 LETRAS
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
E) 6 LETRAS
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
F) 7 LETRAS
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
G) 9 LETRAS
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
10) FORME DUAS PALAVRAS COM A SÍLABA
DESTACADA:
A) DA
_____________________________________
______________________________________
B) LE _____________________________________
______________________________________
C) SA
_____________________________________
______________________________________
3º
MOMENTO: Para Casa. Pedir que as crianças escolham quatro palavras no texto “A
rosa e a borboleta” escrevam as mesmas no caderno e identifiquem o número de
sílabas de cada uma, o número de letras e finalmente faça um desenho que
represente cada palavras destacadas. (
O professor deve perguntar sempre se ficou claro o que deve ser feito e
explicar quase que individualmente para os 9 alunos da intervenção
Orientação
para o 4° dia:
Matriz Trabalhada:
EIXO
|
CAPACIDADE
|
Desenvolvimento da Oralidade
|
1. Participar das interações cotidianas
em sala de aula.
1.1. Escutando com atenção e
compreensão.
1.2. Respondendo às questões propostas
pelo professor
1.3. Expondo opiniões nos debates com os
colegas e com o professor.
|
Compreensão e Valorização da Cultura
Escrita
|
1. Conhecer, utilizar e valorizar os
modos de produção e circulação da escrita na sociedade.
2. Conhecer os usos e funções sociais da
escrita.
|
Leitura
|
1. Desenvolver atitudes e disposições
favoráveis a leitura
2. Desenvolver capacidades necessárias à
leitura com fluência e compreensão.
2.1. Identificar as finalidades e
funções da leitura em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da
contextualização do texto.
|
Produção Escrita
|
1. Compreender e valorizar o uso da
escrita com diferentes funções e diferentes gêneros.
2. Produzir textos escritos de diversos
gêneros usando técnicas variadas.
|
1º MOMENTO:
Começar o dia com uma musiqueta (paródia) para descontrair e relembrar o texto
“A rosa e a borboleta”. (ver abaixo) A professora deve distribuir cópias para os alunos
acompanharem, mesmo que ainda não dominem a leitura neste nível. Eles vão
aprender a música, o que vai auxiliar no processo de reconhecimento das
palavras.
Paródia de “O
Cravo brigou com a rosa”
A BORBOLETA BRIGOU COM A ROSA
“A BORBOLETA BRIGOU COM
A ROSA.
FOI POR CAUSA DE CIÚME
O
AMOR FICOU PARTIDO.”
|
“NÃO
HOUVE FIDELIDADE
QUEBROU-SE A CONFIANÇA
NA
VIDA É IMPORTANTE
SER
FIEL DESDE CRIANÇA”
|
2º MOMENTO: Registro diário da data e
local, nome da escola e nome próprio.
3º MOMENTO: Visita á biblioteca da
escola para conhecerem o suporte das fábulas. (Previamente a professora deve
pedir o auxílio da professora para o uso da biblioteca para que esta separe e
organize os suportes que irão manusear para discussão na própria biblioteca).
Aproveitar para falar de outros suportes, pois ajuda a criança a diferenciar. Explicar
o que é suporte. Reforçar novamente o estudo sobre o gênero fábula retomando
perguntas do 1º dia do trabalho com a sequência didática “A rosa e a
borboleta”. Onde circula?Qual o seu objetivo?Quais suas principais
características? Etc.
4º MOMENTO:
Novamente fazer a leitura oral do texto “A rosa e a borboleta” e solicitar o
reconto oral por parte dos alunos. Podem fazer em dupla. Após reconto
começar a produção textual através de desenhos. (utilizar formulário abaixo) A professora deve
orientar que a produção deve ter título e o nome do autor e/ou autores se o trabalho
for elaborado pela dupla. Orientar quanto à organização do texto que deve ter
início, meio e fim e que os desenhos devem seguir esse raciocínio. O objetivo é
auxiliar as crianças no processo de organização das idéias textuais e no
entendimento de continuidade do texto para que a compreensão global não fique
prejudicada.
ATIVIDADE
DE PRODUÇÃO TEXTUAL POR MEIO DE DESENHOS
|
|
|
|
|
5º MOMENTO:
Apresentação da produção em sala de aula (oralmente pela dupla) e colagem dos trabalhos
em espaço reservado na sala de aula ou fora dele.
6º MOMENTO: Para
casa – Organização do texto ilustrado.
1. ORGANIZE AS
TIRINHAS ABAIXO NUMERANDO NA ORDEM CORRETA PARA QUE A HISTÓRIA TENHA INÍCIO,
MEIO E FIM.
A)
B)
C)
D)
Orientação
para o 5° dia:
Matriz Trabalhada:
EIXO
|
CAPACIDADE
|
Compreensão e Valorização da
Cultura Escrita
|
1. Conhecer, utilizar e valorizar
os modos de produção e circulação da escrita na sociedade.
2. Conhecer os usos e funções
sociais da escrita.
|
Apropriação do Sistema de Escrita
|
1. Compreender a diferença entre
escrita alfabética e outras formas gráficas.
2. Dominar convenções gráficas.
2.1. Compreender a orientação e o
alinhamento da escrita da Língua Portuguesa
2.2. Compreender a função da
segmentação dos espaços em brancos e da pontuação de final de frase.
3. Reconhecer unidades
fonológicas como sílabas, rimas e terminações de palavras, etc.
4. Conhecer o alfabeto.
4.1. Compreender a categorização
gráfica e funcional das letras.
4.2. Conhecer e utilizar
diferentes tipos de letras (de fôrma e cursiva).
5. Compreender a natureza
alfabética do sistema de escrita.
6. Dominar as relações entre
grafemas e fonemas.
|
Leitura
|
1. Desenvolver atitudes e disposições
favoráveis a leitura
2. Desenvolver capacidades
necessárias à leitura com fluência e compreensão.
2.1. Identificar as finalidades e
funções da leitura em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da
contextualização do texto.
2.2. Leitura de palavras e
sentenças.
|
Produção Escrita
|
1. Compreender e valorizar o uso
da escrita com diferentes funções e diferentes gêneros.
2. Produzir textos escritos de
diversos gêneros usando técnicas variadas.
|
Desenvolvimento da Oralidade
|
1. Participar das interações
cotidianas em sala de aula.
1.1. Escutando com atenção e
compreensão.
1.2. Respondendo às questões
propostas pelo professor
1.3. Expondo opiniões nos debates
com os colegas e com o professor.
|
1º MOMENTO: Registro
diário da data e local, nome da escola e nome próprio.
2º MOMENTO:
Correção do Para Casa. (Atenção:
corrigir o para casa chamando os alunos em duplas para contar cada tirinha de
forma oral. Auxiliar no processo de lógica e coerência textual).
3º MOMENTO:
Reforço na Aprendizagem. Leitura coletiva do texto “A rosa e a borboleta”
utilizando o cartaz. (Fazer rápida retomada
oral do entendimento do texto, inclusive dos valores explícitos – fidelidade –
e implícitos – ciúme – no mesmo).
4º MOMENTO: ATIVIDADE
AVALIATIVA ORIENTADA. (Neste
momento a professora deverá ler a atividade, desde o poema até as questões,
porém os alunos deverão realizar as mesmas, sozinhos).
ATIVIDADE AVALIATIVA
ESCOLA:
______________________________________________________________
NOME
DO(A) ALUNO(A): _________________________________________________
DATA:
_____/_____/_____
AMOR E FIDELIDADE
O AMOR APARECEU
NO CORAÇÃO DA BORBOLETA
QUE ENCANTADA PELA ROSA
QUIS
FAZER UMA FACETA
PEDIU A ROSA EM NAMORO
A FLOR DISSE SIM COM ARDOR
POIS NO SEU PEITO BATEU FORTE
UM GRANDE E LINDO AMOR
O CIÚME ENTROU NO MEIO
PLANTANDO INFELICIDADE
A ENORME PAIXÃO ACABOU
POR FALTA DE FIDELIDADE.
Poema adaptado da Fábula “A rosa e a
borboleta” de Esopo por Rafilda Fernandes Sousa
1) SIGA
AS ORIENTAÇÕES ABAIXO:
A)
CIRCULE O TÍTULO DO TEXTO.
B) FAÇA
UM X NA PRIMEIRA PALAVRA DO TEXTO.
C)
PINTE COM LÁPIS VERMELHO A ÚLTIMA PALAVRA DO TEXTO.
D)
PINTE COM LÁPIS VERDE A PALAVRA ROSA
E)
PINTE COM LÁPIS AZUL A PALAVRA BORBOLETA.
2)
RETIRE DO TEXTO ACIMA AS PALAVRAS QUE RIMAM COM:
A) BORBOLETA
_______________________________________________________
B) ARDOR
____________________________________________________________
C)
INFELICIDADE ______________________________________________________
3) A
PALAVRA ARDOR NO TEXTO SIGNIFICA:
A
( ) MUITA VONTADE
B
( ) TRISTEZA
C ( ) CALMA
|
||||||||||||
3) A
PALAVRA FACETA NO TEXTO SIGNIFICA:
A
( ) MÚSICA
B
( ) SURPRESA
C ( ) COMIDA
4) COMPLETE O QUADRO
CORRETAMENTE:
|
||||||||||||
|
PALAVRA
|
Nº DE SÍLABAS
|
Nº DE LETRAS
|
|
||||||||
|
BORBOLETA
|
|
|
|
||||||||
|
ROSA
|
|
|
|
||||||||
|
ENCANTADA
|
|
|
|
||||||||
|
CORAÇÃO
|
|
|
|
||||||||
|
FLOR
|
|
|
|
||||||||
|
GRANDE
|
|
|
|
||||||||
5) LIGUE O NOME
A FIGURA CORRESPONDENTE:
A) CORAÇÃO
B) ROSA
C) FLOR
D) BORBOLETA
6) COMPLETE O
QUADRO COM O QUE SE PEDE:
|
||||||||||||
|
PALAVRAS DO TEXTO ACIMA QUE COMECE COM
|
|
||||||||||
|
LETRA A
|
LETRA P
|
LETRA F
|
LETRA B
|
|
|||||||
|
|
|
|
|
|
|||||||
|
|
|
|
|
|
|||||||
7)
ESCREVA UMA FRASE COM AS PALAVRAS ABAIXO:
A)
CORAÇÃO: __________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
B)
BORBOLETA: _______________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
C)
ROSA: ______________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
|
||||||||||||