"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Contando Historias na Educação Infantil

Esta é uma história para trabalhar noção de localização na pré-escola!
Os desenhos são fáceis de ampliar!! espero que gostem!!






Era uma vez um tatu bola,
pra bola se enrola,
pra tatu, se desenrola!





Brincava no meio do cafezal
quando teve uma idéia genial:
- vou procurar meus amigos
para um pequinique especial... (Meio)




- Cadê o tatu
que mora em cima do espantalho? (em cima)





Escorregou e caiu dentro do aquário. (dentro)






- Cadê o tatu
que mora em baixo da banheira? (embaixo)





Está passando por cima da fruteira. (por cima)






- Cadê o tatu que mora perto das abelhas? (perto)





Está escondido entre flores brancas e vermelhas! (entre)





- Cadê o tatu que mora junto a borboleta? (junto)






HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL




Historinhas são tão importantes para a criança, quanto a necessidade de brincar.

Compreendendo a criança...

A professora de jardim de Infância deve contar histórias diariamente. Estas podem ser conhecidas ou novas, dependendo do interesse da turma, sendo que o número de repetições é ilimitado.
A escolha das histórias deve ser feita entre os livros de pouco texto, linguagem simples e com ilustrações grandes e sugestivas, atendendo às diferentes necessidades da turma.
Exemplo: A professora sabe, por informações dos pais, que uma das crianças do grupo tem problemas de alimentação; ela, então, poderá contar uma história do COELHINHO MANHOSO.
No preparo de um plano de trabalho atender-se-á a diferentes itens, dentre os quais:
  1. Horário - Em jardim, com exceção das atividades em que a escola necessita que haja uma coordenação de horário das turmas (lavagem das mãos, merenda, higiene dentária, recreio, repouso), o horário não pode ser rígido.
    As atividades deverão surgir do modo mais natural possivel e de acordo com as oportunidades.
    A criança não deve sentir que há "hora da história". Para tal a professora deve usar todos os artifícios.

  2. Local e Arrumação - A professora poderá contar a história dentro da sala, no pátio, com as crianças sentadas nos degraus de uma escada, no jardim, etc.
    Quanto à arrumação, as crianças deverão ficar de frente para a professora de modo que todas vejam perfeitamente o livro, a professora dramatizando a história ou o material que está sendo usado

  3. Motivação - A criança não deve perceber que a professora deseja contar uma determinada história. Cabe a esta, pondo em jogo toda a sua habilidade, levar o interesse do grupo a um ponto tal que a história venha a ser solicitada pelo mesmo.
  4. Apresentação da História - A professora precisa conhecer bem o texto da história porque ela não deve ler mas sim, contar; e contar com linguagem simples, ao alcance do grupo que a ouve.A história deve ser contada com o auxílio do material (livro, desenhos no quadro negro, fantoches, gravuras, figuras dos personagens recortadas em cartolina, teatros de sombra e de vara, etc.) porque a criança de jardim precisa de algo concreto para poder seguir a sequência do que lhe está sendo contado.
    Durante a história a professora pode, de vez em quando, solicitar a cooperação da criança - por exemplo: "... e agora, diz ela virando a página e mostrando às crianças; Olhem quem vem falar com o cãozinho ... isso mesmo o padeiro."
    Este artifício poderá também ser usado quando a professora perceber que houve um momentâneo desinteresse das crianças.
  5. Comentário - Embora a história, para a criança, seja sempre apenas recreativa, a professora não deve deixar escapar esta esplêndida oportunidade de aumentar os conhecimentos do grupo por meio de comentários sobre a mesma.Para isso, a professora, ao escolher a história, deve prever o que de interessante e útil poderá conversar com as crianças.
    Exemplo: Numa história em que um cãozinho fala com pessoas de diferentes profissões, o assunto do comentário pode ser encaminhado para as "profissões" - as da história, outras que as crianças conheçam e algumas que a professora hábilmente lembra.











CLIQUE NAS IMAGENS PARA IMPRIMI-LAS OU VISUALIZA-LAS MELHOR.

O SEGREDO DA BORBOLETA

Se quiserem conhecer mais sobre essa história, é só visitarem o blog da TIA FABIOLA - http://tiafabiolasonhomeu.blogspot.com

Encontrei estas sequência alfabética de autoditados, atividades bem legais que poderão ajudar os alunos das séries iniciais dealfabetizaçãoCircular a palavra certa. Podem ser usadas como atividades avaliativas. Tem o objetivo de usar a sequência alfabética como recurso nas buscas de palavras e leituras de listas, agendas, dicionários,etc,...e saber empregar esta ordem em suas produções. Façam um bom proveito! Veja diversas atividades de alfabetização.

Autoditados sequência alfabética alfabetização      Autoditados sequência alfabética alfabetização

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                              Autoria das atividades : Adiléa Generoso