"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 29 de julho de 2019

Projetos:
 Integração escola e família
Relaçoes de convivência



JUSTIFICATIVA:    
 A família e a escola são parceiros fundamentais no desenvolvimento de ações que favoreçam o sucesso escolar e social das crianças.
O ambiente ecolar tem sem dúvida, uma função importantíssima, a educadora. Por isso se faz necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola.

OBJETIVO GERAL: 
- Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo de ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da auto-estima.
   -  Sensibilizar e conscientizr a comunidade ecolar para a importância da integração família e escola.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Valorizar dentro do ambiente escolar e familiar a importância do diálogo;
  • Promover a integração(socialização)
  • Promover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar;
  • Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família;
  • Orientar os alunos sobre os direitos e deveres de cada um (normas da escola);
  • Adotar atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação;
  • Aprender a resolver conflitos por meio do diálogo, ouvir e respeitar os outros
  • Discutir com os alunos a participação dos pais em sua vida escolar e suas expectativas em relação à integração.
DESENVOLVIMENTO:
  • Conversação sobre a família;
  • Cantigas de roda;
  • Histórias;
  • Músicas;
  • Trazer fotografias da família;
  • Mural com palavras mágicas que ajudam na boa convivência;
  • Ajudante do dia;
  • Cuidado com as coisas alheias;
  • Cartazes com frases "Família na escola"
ATIVIDADES:
  • Utilizar recortes e desenhos livres;
  • Recorte de revista ou fotos da família para montar um mural sobre o tema;
  • Usar o livro "Bibi vai para a escola" ( ressaltar a importaância da família );
  • Informativo para os pais (direitos e deveres);
  • Plaquinhas com regras da sala;
  • Música da Eliana " Palavras Mágicas" (dvd Eliana é 10);
  • Roda de conversa;
  • Pintura.
CULMINÂNCIA:
Visita da família ou representante de cada aluno para participar uma atividade a escolha do professor.

SUGESTÕES: ( confecção de cartaz, Pintura coletiva, dobradura, modelagem, plantar uma florzinha, lanche coletivo, confecção de bola de meia, brincadeiras e etc....)
Vejam mais aqui:


Primeiro Momento


A ideia inicial é discutir com a turma como separar uma palavra que não está cabendo na linha. Para isso, utilize os textos produzidos pelos alunos ou ditados realizados na sala de aula.
 Trabalhe com o livro No caminho de Alvinho tinha uma pedra:

Livro do Alvinho 
Sinopse
Alvinho é um menino parecido com muitos que você conhece: é curioso, adora bichos e gosta de colecionar coisas. Até aí tudo normal. Mas você não conhece o Alvinho, então não imagina o que ele é capaz de fazer para conseguir o que quer! Crianças gostam de levar coisas para casa, e o Alvinho também. Mas aquela pedra que ele encontrou no meio do caminho estava mesmo pra lá de esquisita ...
Fonte: http://www.salamandra.com.br/book.php?id_titulo=10021663

O professor deve ler o trecho da história abaixo, e o aluno deverá escrever o texto à medida que ele vai sendo lido.
NO CAMINHO DE ALVINHO TINHA UMA PEDRA...

                                    "No outro dia, Alvinho trouxe pra casa uma pedra. Era uma pedra grande, redonda.

                                    A mãe do Alvinho, Dona Branca, botou a mão na cabeça.

                                   - Ai meu Deus! Este menino traz pra casa tudo que ele encontra!

                                   Alvinho ficou com medo que Dona Branca jogasse a pedra fora, então escondeu a pedra debaixo da cama.

                                   E todo dia, quando chegava do colégio, Alvinho corria pro quarto, pra ver se o seu tesouro ainda estava lá."

(Trecho retirado do livro No caminho de Alvinho tinha uma pedra..., de Ruth Rocha,São Paulo,SALAMANDRA,2009).

Peça aos alunos que observem o texto e respondam:

1- Observe as palavras escritas no final da linha. Como foram escritas?
2- O que você costuma fazer quando está escrevendo e percebe que a palavra não vai caber na linha?

Ouça os comentários de cada criança e experimente as divisões das palavras sugeridas por eles, para discutir como pensaram, ajudando-as a chegar à divisão por sílabas (critério da emissão da voz).

Concluída a discussão, ajude-as a reescrever o texto separando a última palavra de cada linha em dois pedaços.

 Ex:      pe - dra       
            en - controu  ou  encon - trou          
            quar - to

Aproveite para fazer um registro coletivo das descobertas no quadro e peça para cada um copiar em seu caderno. Sugestão de registro:  

Quando estamos escrevendo um texto , e ao chegar ao final da linha a palavra não cabe, a melhor solução é escrever parte dela em cada linha.

Para finalizar esta atividade, cada aluno, de posse do seu laptop, deve abrir o software [KWord] e digitar o texto que foi ditado. A ideia é que o aluno perceba que o software não faz a separação silábica e sim, insere espaços entre as palavras de modo a ajustá-las de forma adequada nas linhas.



Atividade

Segundo Momento

O jogo abaixo permite continuar o trabalho de sensibilização das crianças sobre o fato de que as palavras são compostas por sílabas. Na página smartkids (http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-silaba-ta.html), há uma série de jogos que trabalham sílabas de palavras iniciando com as consoantes B, C, D, F, L, M, dentre outras. A idéia do jogo é que o aluno identifique o objeto cujo nome inicia com a sílaba destacada no centro da tela. No exemplo abaixo, o aluno deveria selecionar a imagem do "ba-lão", indicado pela sílaba "BA" no centro da tela.
 Tela jogo de sílabas
 Peça para que os alunos, trabalhando em duplas, que selecionem três dos jogos disponíveis, e que joguem cada um deles até alcançar pelo menos 5 pontos. Para cada jogo, peça para que os alunos registrem suas respostas, escrevendo as palavras completas mas separando a primeira sílaba. Ex: bo-la, ba-nana, ca-sa, bi-cicleta, ...

Atividade

Terceiro Momento

Diga aos alunos para se dividirem em grupos e descobrirem de quantas maneiras pode-se dividir uma lista de palavras sempre em duas partes. Apresente palavras de número variado de sílabas tais como: martelo, minhoca, brinquedo, almoço, cambalhota, etc.
Para cada palavra, os alunos podem utilizar tirinhas de papel, ou alternativamente podem usar o software [KolourPaint] e desenhar todas as possibilidades de divisões (usar a ferramenta pincel). Após, os alunos devem salvar o arquivo com o nome da palavra em questão. Abaixo um exemplo para a palavra cambalhota, e o arquivo deve ser salvo com o nome cambalhota.png. A partir das respostas apresentadas por cada grupo, discuta com a classe.
 separando em dois  
Cada grupo deve ainda abrir o software [KWord] e a partir de uma lista de palavras, ajustar a divisão das sílabas em quadrados, utilizando para isto a ferramenta "Inserir Tabela". Cada pedacinho da palavra precisa ser lido sozinho, portanto o professor deve auxiliar os grupos na criação das tabelas. Para as palavras Alvinho, lixo, gorduchinho, mãe, apartamento, as tabelas devem ser criadas como exibidas a seguir.
  divisao silabica 2
Depois da divisão destas palavras, solicite aos alunos que respondam no [KWord] as perguntas abaixo. O professor deve orientar as descobertas que vão acontecendo.
         * E então, você descobriu o segredo de como pensar para separar as palavras em pedaços menores? Qual é o segredo?
        * Você sabe como são chamados esses pedacinhos em que dividimos as palavras?

Conclusão a ser discutida com a turma
A palavra deve ser separada de tal forma que cada pedaço possa ser pronunciado sozinho. Cada um desses pedaços chama-se sílaba.


Atividade

Quarto Momento

A ideia desta atividade é estimular os alunos a descobrirem quando as letras M,N,L,R,S ficam na primeira ou última letra da sílaba.
Faça um quadro com diferentes sílabas.
nos
gor
car
mon
ban
Peça para que escolham uma das sílabas do quadro para completar cada palavra.
____  ducho            di ____ sauro         _____ tão        ___rapicho         bar ____ te

Oriente os alunos na observação das palavras. Peça que eles marquem de vermelho a última letra de cada sílaba. Agora, questione-os:

Quais letras foram marcadas? Elas são vogais ou consoantes?

Em um segundo momento, peça para os alunos observarem estas palavras:
divisão silábica
Marque com alguma cor as letras que aparecem logo depois das consoantes destacadas. Elas são vogais ou consoantes?

Questionar os aluno se descobriram como decidir quando as letras M,N,L,R,S ficam na primeira ou última letra da sílaba.
Recursos Complementares
Avaliação
Os alunos devem ser avaliados segundo os seguintes critérios:
  * Adequação e correção das separações silábicas realizadas com as palavras propostas;
  * Avaliação dos alunos de acordo com a percepção demonstrada para identificar quando as letras M,N,L,R,S ficam na primeira ou última letra da sílaba

"NO CAMINHO DO ALVINHO TINHA UMA PEDRA"

Ruth Rocha
Ilustrações Suppa
Coleção As Aventuras de Alvinho
Ed Salamandra
 
Mais um delicioso livro da Ruth Rocha.
Com textos gostosos e fáceis de ler, o livro é divertidíssimo!
Bem ilustrado e colorido.
 
Conta mais uma das histórias do Alvinho.
Aqui somos apresentados ao Alvinho, um menino gorduchinho, que fala bastante, come demais e adora levar para casa tudo o que encontra na rua, deixando sempre a casa desarrumada.
 
Alvinho catava de tudo e Dona Branca, sua mãe, colocava a mão na cabeça e dizia "Ai meu Deus! Esse menino traz para casa tudo o que ele encontra!"
 
No outro dia ele levou para casa uma pedra. Uma pedra grande e redonda, e para que Dona Branca não jogasse fora, ele escondeu a pedra debaixo da cama. E todo dia que chegava da escola corria para ver se seu tesouro estava ainda embaixo da cama.
 
Um dia, quando Alvinho já estava deitado, lendo seu livro, muito sossegado.. começou a ouvir um barulhinho, um barulhinho engraçado. Alvinho não sabia o que era - procurou no armário e na prateleira. Na gaveta, embaixo da cadeira. E quando olhou debaixo da cama, descobriu que a pedra,, não era pedra! De dentro daquela pedra estava saindo um "frangão" - daquele ovo, saiu um avestruz.
 
Alvinho ficou muito contente, agora ele ia ter um animal diferente. Mas ia ter que esconder aquele bicho de sua mãe.
 
Então Alvinho trancou o quarto. E se não deixava a mãe entrar no quarto por nada! Dizia que ele mesmo arrumaria. Se ela reclamava do cheiro, ele dizia que não tinha tomado banho. E quando ela reclamava da grande quantidade de comida que ele levava para dentro do quarto, ele dizia que era só uma dúzia de bananas...
 
A mãe muito desconfiada tentava abrir a porta e olhar pela fechadura. E depois de escutar barulhos estranhíssimos vindos lá de dentro, Dona Branca foi chamar o chaveiro!
 
Quando o chaveiro abriu a porta Dona Branca deu um grito, por causa do susto que tomou com o bicho e o avestruz também se assustou e começou a correr.
Os vizinhos assustados, chamaram a polícia e o corpo de bombeiros.
 
Quanto mais gente chegava, mais o avestruz (que se chamava Clovis) corria.. e engoliu várias coisas pelo caminho: tênis , chaves, botão da campainha... e cansado resolveu se esconder, enfiando a cabeça dentro do forno.
 
Alvinho veio chegando da escola e ficou muito bravo por todos terem deixado o avestruz assustado.
E então começou a maior discussão para decidir o que iam fazer com o bicho, e todos os vizinhos davam palpites. Uma queria a pena para fazer chapéu, outro queria fazer churrasco.
 
No final, mandaram o avestruz  para o zoológico, e todo domingo os meninos do prédio iam visitar Clóvis.
 
E Alvinho perdeu aquela mania que tinha de levar para casa tudo que ele via.
Mas será que ele perdeu mesmo?
... isso eu também não vou contar!!!
 

















quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Alimentos em EVA




Alimentos em EVA
Encomenda da Joelma - Niterói -RJ


Alimentos em EVA

Todos os alimentos foram feitos com o fundo preto
e com velcro atras.











Encomenda das nutricionistas Alessandra e Isabel. BH - MG




Enfeites para o refeitório - frutas em EVA







Encomenda da Fundação Guimarães Rosa
Belo Horizonte - MG