Projeto Moradia
Eixo de trabalho predominante:
Levar o aluno a conhecer diferentes tipos de moradias, relacionando-as aos materiais de que são construídas, bem como aos aspectos econômicos e culturais das construções.
Perceber a moradia como direito do cidadão.
Áreas: Geografia, Artes e Língua Portuguesa
Tema Transversal: Meio Ambiente
Além de abranger o aspecto arquitetônico, uma pesquisa sobre os diferentes tipos de moradias deve colocar em discussão o modo de vida das pessoas que as habitam.
Tema Transversal: Meio Ambiente
Além de abranger o aspecto arquitetônico, uma pesquisa sobre os diferentes tipos de moradias deve colocar em discussão o modo de vida das pessoas que as habitam.
Favelas e outras habitações utilizadas por pessoas de classes sociais menos favorecidas devem fazer parte desse trabalho.
Quanto mais os alunos puderem estabelecer relações entre cultura, moradia, situação econômica, clima, vegetação e outros elementos, maiores serão as chances de eles construírem um olhar para/sobre as paisagens.
• Entrevistar moradores das moradias pesquisadas para saber mais sobre seu modo de vida pode ajudar os alunos a aprofundarem seus conhecimentos.
Para isso você deve elaborar questões junto com eles e socializar as descobertas feitas. (sugestões encontradas no universo virtual, levemente modificadas por mim).
Vejam tudo aqui:
Vejam tudo aqui:
Tem muita informação, atividades variadas,sugestões.
Projeto:Mitologia grega
Uma boa pesquisa desta professora.
Tentei trazê-lo para cá,mas minha máquina e net não "permitiram".
Para não deixar de sugerir o tema trouxe o link do blog em questão.
A primeira parte,ela sugere atividades com o livro de Monteiro Lobato:
Os doze trabalhos de Hércules. Também o filme.
Tem a descrição de todos os deuses mitológicos, com suas características;
Definição de mitologia grega e romana;
Zeus e a guerra de Tróia.
No blog Linguagem postei atividades da mitologia, apareçam por lá.
Este projeto é bem extenso, detalhado, bem interessante.
Pode-se retirar partes dele, adaptando-o par
Projeto:Histórias em quadrinhos
Super-heróis e bichos que falam têm encantado crianças de todos os tempos, no mundo inteiro.
Em contos de fadas, fábulas, lendas, histórias em quadrinhos, etc., essas personagens vivem incríveis aventuras, criadas pelos povos através dos tempos, na tentativa não só de explicar o mundo em que vivemos, mas também de nos divertir, nos emocionar, nos ensinar e, às vezes até nos aterrorizar.
Algumas dessas histórias despertam um interesse momentâneo e passageiro, mas muitas, muitas delas ficam em nós para sempre.
Este projeto sobre História em Quadrinhos propicia o desenvolvimento intelectual e artístico.
E é por meio deste que o aluno pode mostrar sua capacidade de interpretar, analisar e produzir textos.
O aluno pode mostrar a história como ela é ou a visão do autor e a sua versão da obra re-contada de forma as criar uma situação de aprendizagem conectada com os valores dos meios sócio-culturais.
Objetivos
Alguns alunos pouco conhecem das Histórias em Quadrinhos.
Através da leitura de livros da biblioteca da escola que contenham essas histórias - primeiramente povoar a imaginação infantil com seus personagens e depois fazer com que cada aluno crie sua HQ, baseado em um dos gibis lidos e chegue ao ápice do seu entendimento demonstrando, através de exposição ilustrada de seu trabalho. .
Fazer com que o aluno também aprenda a apreciar, desfrutar, valorizar e julgar os bens artísticos de vários cartunistas.
E também ao final do curso o aluno do ensino fundamental seja capaz de expressar-se, comunicar-se, articulando a percepção, emoção, sensibilidade e reflexão ao fruir produções artísticas, interagir com materiais e instrumentos, respeitar e observar seu patrimônio cultural.
Espera-se assim, que desenvolvam o gosto e o senso crítico pela leitura e escrita através de História em Quadrinhos. Esse estímulo desenvolverá a reflexão sobre a sua realidade ao recontar os cartoons escolhidos, colaborando assim, com a formação do caráter e respeito mútuos.
1- Deseja-se que os alunos leiam diferentes Histórias em quadrinhos para observar os elementos que a estruturam e o ponto de vista dos cartunistas, depreendendo o lido, para assim expor sua visão de mundo.
2- Escolher uma HQ do seu agrado, reescrevê-la do seu ponto de vista ou do ponto de vista de um dos personagens, criando o diálogo entre estes. Podem acrescentar fatos e informações, dando assim, asas a sua imaginação.
3- Criar um Gibi e ilustrá-lo ao seu gosto.
Desenvolvimento da atividade
1- O professor fará uma breve explicação sobre o que é o Gênero textual História em Quadrinhos e citará os mais conhecidos, mostrará através do retroprojetor, como criar e montar uma revista de HQ, a exemplo do quadrinho da Magali, personagem da turma da Mônica feito por Maurício de Souza.
2- Todos os alunos pesquisarão sobre o surgimento das histórias em quadrinhos e visitarão os sites: www.decomics.com – histórias de vários super-heróis, como Batmam e super-Homem, e informações sobre edições passadas; www.tintin.be –tem todas as aventuras do repórter e informações sobre a vida do seu autor, o belga Hergé; www.hipno.com e www.eden.com - quadrinhos virtuais como o Tôo Much Coffee Man, www.marvel.com – endereço de heróis como o Homem-Aranha. Traz histórias de outros personagens da Marvel.
3- Dividirá a classe em duplas e dividirá uma Revista em Quadrinhos, se possível, para cada uma.
4- As duplas farão um rodízio de Revistinhas, para que todos leiam o maior número possível de Gibis.
5- Cada dupla escolherá o Gibi com o qual quer trabalhar sobre o que será sua história e dirá para a classe.
6- Os dois componentes da dupla elaborarão juntos um texto narrativo com diálogo, a partir da historinha lida que será escrito numa folha de papel almaço. Poderão ser acrescentados fatos, personagens, de acordo com o gosto e a criatividade dos alunos.
7- O professor corrigirá o texto e depois, deverá ser passado em folhas de papel sulfite em formato de livrinho. As ilustrações serão feitas de acordo com a vontade da dupla.
8- Os alunos pesquisarão sobres cartunistas das obras escolhidas.
9- Os alunos “publicarão” o livrinho de historinhas produzidas, montando uma exposição em um local da escola. Distribuirão o material produzido e pesquisado em mesas, paredes, murais ou varais, de forma a facilitar sua leitura e apreciação.
10- Instalarão num dos cantos do local vídeo e televisão e apresentarão filmes baseados em Histórias em Quadrinhos como: O Quarteto Fantástico, Speed Racer, e outros.
11- Convidarão um cartunista da sua região para se apresentar no dia da culminância do projeto: Rildo Brasil
12- Farão uma ampla divulgação da exposição, convidando pais, colegas, professores, familiares e amigos para visitá-la.
Sugestões interdisciplinares
O (A) professor (a) de Artes poderá ajudar na composição gráfica dos personagens, na escolha das cores, e nas representações das expressões faciais de cada personagem.
Avaliação
Será avaliada a criatividade, a sociabilidade, desenvoltura e o empenho dos alunos para com as Histórias em quadrinhos
Peço desculpas pela formatação irregular. O texto original tem cores diferentes e fontes diversas.
Fonte: Blog Raika Barreto
Projeto:Publicidade
Agência de publicidade
O texto publicitário
Na sociedade de hoje, sofremos constante bombardeio publicitário por meio de cartazes na rua, comerciais na televisão e no rádio, propagandas em revistas e jornais sempre com o objetivo de promover o consumo de produtos (e idéias).
Ao trazermos para a sala de aula o texto publicitário como uma unidade de trabalho, a criança passa a conhecer não só as finalidades e características lingüísticas e textuais deste tipo de texto, mas também pode tornar-se um consumidor mais atento e crítico, pois passa a conhecer os elementos de persuasão que a publicidade usa para conquistar seu público.
Nessa atividade, vamos selecionar produtos e marcas de conhecimento dos alunos e reescrever seus textos publicitários e slogans.
Com relação ao conhecimento do sistema alfabético de escrita o enfoque será o de relacionar a grafia convencional de palavras de maior utilização, segmentação de palavras e frases, uso de maiúscula e de alguns sinais de pontuação.
Com relação ao conhecimento do sistema alfabético de escrita o enfoque será o de relacionar a grafia convencional de palavras de maior utilização, segmentação de palavras e frases, uso de maiúscula e de alguns sinais de pontuação.
Objetivos:
Com este trabalho, pretende-se que os alunos sejam capazes de:
a) falar e ouvir em situações específicas de comunicação nas quais faz sentido expor opiniões, ouvir com atenção, sintetizar idéias, defender ponto de vista, replicar etc;
b) utilizar as convenções da escrita como uma exigência social;
c) perceber as finalidades e funções do texto publicitário;
d) observar e utilizar a linguagem específica do texto publicitário: seus recursos lingüísticos e não-lingüísticos.
Recursos didáticos
Revistas, jornais, cola, papel pardo, tesoura, folha sulfite, lápis de cor/cera; canetas coloridas.
Organização da sala
Haverá momentos de trabalho em que as crianças deverão estar em pequenos grupos, em outros que trabalharão individualmente e, em outros, em que todos da classe deverão formar um círculo para a discussão ou síntese coletiva.
Desenvolvimento da atividade/procedimentos
1) Faça com os alunos uma pesquisa sobre as marcas e os produtos que conhecem, listando-os na lousa, a partir de algumas categorias como laboratórios farmacêuticos, empresas automobilísticas, lojas de eletrodomésticos, produtos infantis, produtos alimentícios etc;
2) Organize os alunos em duplas e peça que levantem os "slogans" que conhecem e que correspondem a cada marca levantada no item anterior. Exemplos: "Nestlé - Nossa vida tem você"; "M&M's - O chocolate que derrete na sua boca e não na sua mão"; "McDonald's - Gostoso como a vida deve ser";
3) Solicite que os alunos, ainda em duplas, procurem nas revistas e jornais trazidos para a classe os vários produtos e seus slogans, recortando-os;
4) Proceda em seguida à triagem dos produtos que serão colados no papel pardo coletivo, tendo em vista os critérios de classificação do item 1 deste roteiro, de forma a obter uma variedade grande de textos publicitários;
5) Afixe o papel pardo na sala de aula para divulgação do trabalho feito e para consulta e análise lingüística das crianças (onde está escrito tal palavra? como se escreve tal palavra? tal palavra começa com a mesma letra do nome de fulano da classe? há alguma palavra estrangeira? como se escreve e como se pronuncia?);
6) Com os produtos colados no papel pardo, proceda à análise das propagandas quanto à relação entre o texto escrito e a imagem, Por exemplo, o logotipo da Nestlé (símbolo que representa o nome da empresa ou do produto) é um ninho com três pássaros de tamanhos diferentes, sendo que um está na posição de ter chegado ao ninho, trazendo alimento. Os pássaros podem estar representando o pai, a mãe e o filho, ou seja, a proteção que vem da família, uma vez que os produtos desta marca referem-se à alimentação: leite, chocolate, bolacha etc. Garanta na análise que os alunos percebam que as cores e o tipo de letra utilizados são também importantes nas propagandas para chamar a atenção do consumidor;
7) Solicite que os alunos criem outros "slogans" para os produtos já trabalhados (e outros), atentando para as características específicas da linguagem da propaganda, como uso de qualificativos ("Só Omo lava mais branco"), uso de verbo no imperativo ("Abuse e use C&A"), rimas ( "Danoninho, vale por um bifinho", "Tomou Doril, a dor sumiu"), linguagem argumentativa ( "Se a marca é CICA, bons produtos indica", "Quem come um, pede BIS");
8) Escolha junto com as crianças uma das marcas ou produtos para criarem um anúncio publicitário que contenha os três elementos desse tipo de texto: texto escrito (que ofereça informações sobre o produto, destaque as qualidades positivas do produto e procure convencer o consumidor a adquirir o produto), ilustração (fotografia, gravura, desenho, gráfico) que qualifique bem o produto e "slogan"(frase sintética e atraente, de fácil memorização). Atentar também para as cores e os tipos de letras escolhidos para atrair o leitor;
9) Organize junto com os alunos a divulgação das propagandas elaboradas. Pesquisar os endereços das marcas e produtos e enviar as propagandas feitas pelos alunos aos respectivos fabricantes (é sempre interessante que os alunos passem por situações de produção de texto com interlocutores reais).
Avaliação:
Ao longo do desenvolvimento da atividade, é possível avaliar:
- como o aluno utilizou a linguagem (oral e escrita) de forma contextualizada, ou seja, em determinadas situações nas quais faz sentido falar, ouvir, ler, escrever;
- o que o aluno já conhecia sobre o texto de propaganda: quais marcas e produtos conhecia, para que servem os produtos e suas propagandas, quais "slogans" têm de memória;
- o que o aluno passou a conhecer: por que neste tipo de texto o tamanho e o tipo das letras são importantes, quais cores são usadas em cada propaganda, por que, como é possível convencer o outro a comprar, quais palavras representam as qualidades dos produtos, o que a ilustração tem a ver com o texto escrito;
- o que o aluno conhecia e o que passou a saber sobre as convenções da escrita, quais convenções foram garantidas a cada etapa de trabalho;
- quais oportunidades foram dadas aos alunos para que reflitam sobre o mundo em que vivem e sobre a própria linguagem que expressa e constitui este mundo.
Contextualização
Esta atividade propicia que a criança amplie seus conhecimentos sobre a escrita e suas convenções e que conheça mais e melhor o mundo em que vive, através do estudo dos usos e formas do texto publicitário que é um indicador da sociedade de consumo, pois cria no leitor a necessidade de comprar/consumir.
Sugestões para trabalho interdisciplinar
Esta atividade guarda estreita relação com os temas transversais "Trabalho e Consumo" e "Ética" (Parâmetros Curriculares Nacionais - MEC), uma vez que possibilita que os alunos tenham uma visão mais crítica do mundo de hoje e suas linguagens.
Para isto, é possível fazer uma visita a uma agência de publicidade para conhecer seus profissionais ou então escrever a uma delas.
Planeje com seus alunos a visita à agência elaborando em conjunto um roteiro de perguntas e de fatos a serem observados.
Por exemplo: observar como se faz uma propaganda, entrevistar as várias pessoas envolvidas, discutir sobre formação, experiência de trabalho, instrumentos de trabalho necessários, fonte de inspiração, dificuldades da profissão etc.
Aproveite para conhecer também os códigos de ética da profissão.
Após a visita, solicite aos alunos um registro escrito com os dados levantados e peça para relacioná-los com as propagandas de televisão.
A área de Educação Artística também pode contribuir para uma análise da propaganda como forma de expressão.
Escolha uma propaganda e analise com os alunos quais recursos ela utiliza (música, artes plásticas, artes da computação).
Em História, é possível contextualizar a publicidade dentro das transformações científicas, técnicas e econômicas do mundo moderno.
Em História, é possível contextualizar a publicidade dentro das transformações científicas, técnicas e econômicas do mundo moderno.
Pesquise em publicações mais antigas, como eram as propagandas (pasta de dente "Kolynos e seu sorriso refrescante", absorvente Modess com uma mulher trabalhando em máquina de escrever antiga).
Aprofundamento do conteúdo
Este trabalho propõe uma articulação entre as duas aprendizagens que o aluno em processo de alfabetização precisa empreender: os conhecimentos sobre as convenções da escrita e os vários textos presentes na sociedade.
Na sociedade de consumo, a publicidade ocupa lugar de destaque, pois é uma linguagem elaborada para influenciar as pessoas na compra de produtos (e idéias).
Para isto, este tipo de texto se organiza, basicamente, a partir de três elementos: o texto escrito (sons característicos, onomatopéias, termos novos, construção/desconstrução de palavras, mudança de significados, jogos de palavras, grafia inusitada, flexões diferentes, sintaxe não linear), o "slogan" (frase curta, de impacto, que de tanto ser repetida, é facilmente memorizada pelo consumidor) e ilustração (imagem que destaca a qualidade do produto a ser vendido).
No que se refere à aprendizagem do sistema de escrita, é necessário continuar o trabalho de aquisição da base alfabética de alunos que o necessitarem, bem como do processo de reflexão e utilização das convenções da escrita.
Bibliografia
CARVALHO, Nelly de. Publicidade: a linguagem da sedução. São Paulo: Ática, 1996
JOLIBERT, Josette. Formando crianças produtoras de texto. volume II. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994
KAUFMAN, Ana Maria e RODRIGUEZ, Maria Elena. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995
VESTERGAARD, Torben e SCHRODER, Kim. A linguagem da propaganda. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
ENTREVISTA
MATERIAL:
· Revistas variadas com entrevistas.
Em linguagem jornalística, entrevista é o texto resultante de um encontro previamente marcado entre duas pessoas, em que uma interroga a outra sobre sua profissão, ações, idéias.
O entrevistado é quase sempre uma pessoa de destaque e autoriza ou não a publicação de suas declarações. Na entrevista em estudo:
a) Quem é o entrevistador?
b) Que é o entrevistado e em que ele se destaca?
c) Abaixo da fotografia do entrevistado, há um texto que se destaca, escrito com um tipo de letra em corpo maior. Que tipo de informação ele transmite?
d) Antes da entrevista, há um texto que a introduz. Qual é a finalidade desse texto introdutório?
e) Essa entrevista está sob forma de perguntas e respostas, precedidas do nome do entrevistador e da revista que ele representa. Observe as perguntas feitas ao entrevistado. As perguntas demonstram que elas foram previamente elaboradas?
Observe as respostas do entrevistado:
f) Elas revelam que ele está ‘a vontade diante do entrevistador?
g) Observe a linguagem empregada pela entrevistadora e pelo entrevistado. Que variedade lingüística eles usam?
ATIVIDADE II
Reúna-se com seus colegas de grupo para escrever uma entrevista.
Depois de pronta, a entrevista será publicada no jornal mural para que outras pessoas leiam.
SUGESTÕES:
a) Escolham uma pessoa para ser entrevistada;
b) Procurem conhecer o entrevistado e o assunto que será o foco da entrevista. Assim, se o entrevistado for um atleta, procurem informações sobre a modalidade esportiva em que se destaca.
c) Façam um roteiro de perguntas. Se o escolhido, para ser entrevistado for um atleta, vocês podem perguntar, por exemplo, que fatos o levaram a escolher o esporte no qual se destaca que dificuldades enfrentou ou enfrenta, se ele tem treinador, como é o relacionamento entre eles, quantas horas por dia pratica o esporte, em quais campeonatos se destacou, que vitória ou derrota o marcou fortemente, etc.
d) Façam perguntas curtas e objetivas
e) Ao entrevistar, não confiem na memória; façam anotações. Apresentem uma pergunta de cada vez e saibam ouvir. Fiquem atentos ‘as respostas, pois vocês podem aproveitar um comentário do entrevistado e improvisar uma pergunta que não está no roteiro, mas pode resultar numa resposta interessante.
f) Com as anotações em mão, escrevam a entrevista.
g) Escolham uma frase significativa do entrevistado para servir de título ou criem um título bem interessante baseado na entrevista.
h) Escrevam uma introdução, apresentando o entrevistado e o assunto tratado.
i) Coloquem o nome do entrevistador (ou nome do grupo ou do jornal) antes de cada pergunta e o nome do entrevistado antes de cada resposta.
j) Transcrevam o diálogo mantendo a linguagem empregada pelo entrevistado, mas evitando marcas da oralidade.
k) Façam um rascunho e só passem a limpo depois de fazer uma revisão cuidadosa. Refaçam o texto se necessário.
PROJETO FOCAS EM AÇÃO
FOCA é o nome dado ao repórter iniciante, aquele que está aprendendo a profissão.
· Para fazer individualmente:
Escreva em um cartão ou papel colorido uma narrativa de viagem, contando como e qual seria a viagem dos seus sonhos. Se quiser, ilustre sua narrativa com desenhos ou xérox de fotos dos lugares aos quais pretende ir.
· Depois as exponha no jornal mural, para que as, para que o sonho coletivo de conhecer outros lugares encante os leitores.
· Escolham um título para o mural.
A NOTÍCIA FALADA
· As notícias podem ser transmitidas por escrito ou oralmente. Nos jornais e revistas, elas são escritas pelo jornalista e lidas pelo leitor. No rádio e na televisão, elas são faladas pelo apresentador e ouvidas pelos ouvintes e telespectadores.
· Assim como a notícia escrita, a notícia falada também procura fornecer respostas a seis questões básicas: o quê, como, onde, quando quem, por quê.
· A notícia falada é curta, limitando-se ao essencial.
· No jornal falado, é comum a presença de um jornalista principal, o jornalista-âncora, que apresenta as notícias. Ele decora a notícia antes de falar.
ATIVIDADE
Reúna-se com seus colegas de grupo e juntos, produzam a notícia falada.
Como assunto das notícias, escolham essas sugestões:
Fatos ocorridos na escola na última semana: uma festa comemorativa, uma campanha, o novo acervo da biblioteca, uma classe que fez um passeio ou excursão, uma apresentação de teatro ou música; o aniversário de alguém, a ocorrência de um pequeno acidente, novas normas escolares, um feira de ciências, etc.
Fatos que ocorrerão na escola na próxima semana ou mês: festas, passeios, campeonatos, avaliações oficiais, etc.
Ao produzirem as notícias faladas, sigam as instruções:
a) escrevam as notícias, relatando o fato principal. Mencionem as pessoas envolvidas, onde e quando ele ocorreu. O texto deve ser curto e a linguagem deve estar de acordo com a variedade padrão da língua.
b) Ao terminarem de escrever as notícias, avaliem-nas. Refaçam o texto se necessário.
c) Combinem quem será o jornalista apresentador do grupo, ou seja, aquele que irá ler ou falar as notícias produzidas e se haverá repórteres fazendo comentários e entrevistas.
d) Em um dia combinado, apresentem em um jornal falado da classe as notícias para a sala. Se quiserem, dêem um nome ao jornal e um slogan e usem um fundo musical.
A NOTÍCIA ESCRITA
Material: revistas ou jornais com notícias.
Há mais de um século, um jornalista de um antigo jornal Nova Iorque, The Sun, definiu assim a notícia: “Quando um cachorro morde um homem, isso não é notícia. Mas, quando um homem morde um cachorro, isso é notícia.”.
LEAD E CORPO
Uma notícia geralmente compõe-se de duas partes: lead e corpo. O lead consiste normalmente no 1º parágrafo da notícia e é a parte que apresenta um resuma de poucas linhas, fornecendo respostas às questões onde, como, por quê, etc.
TÍTULOS E LEGENDAS
Toda matéria jornalística é encabeçada por um título. O título constitui um resumo da informação mais importante do texto. Veja alguns exemplos de títulos publicados em um jornal:
· Quadrilha saqueia condomínio
· Dengue é problema na América Latina
· Vaticano envia documentos antigos ao Brasil
· Temperaturas sobem à tarde
Observe os tipos de letra empregados nos títulos:
a) Que tipo de letra é empregado no início da primeira palavra do título: maiúscula ou minúscula?
b) Com que tipo de letra se iniciam os nomes próprios?
c) Observe os verbos empregados no título. Em que tempo eles estão?
d) A maioria dos títulos das matérias jornalísticas apresenta verbos, usados quase sempre nesse tempo verbal. Levante hipóteses: por que é usado esse recurso?
e) Há no final dos títulos algum sinal de pontuação?
LEGENDAS
Grande parte das matérias jornalísticas é ilustrada com fotografias, gráficos e desenhos. Essas ilustrações vem sempre acompanhadas de um texto chamado LEGENDA.
LEGENDA é uma frase curta que normalmente tem duas funções: descrever as ilustrações e dar apoio às matérias jornalísticas, informando sobre o fato noticiado. Como o título, a legenda apresenta verbos no presente do indicativo e normalmente não há ponto final do texto.
CRIANDO UM JORNAL
Vamos preparar a primeira página do jornal do seu grupo ou sua classe.
a)Escolham o nome do jornal;
b) Escrevam a cidade, a data;
c)Programem as seções que serão colocadas na primeira página:
· Índice;
· Previsão do tempo;
· Seleção das manchetes;
· Informações meteorológicas;
· Fotos ou ilustrações;
· Agenda da semana.
d) Discutam a distribuição das ilustrações e de cada uma das notícias ou sessões que estarão na primeira página.
e) Tragam para a classe diferentes jornais da sua cidade e façam uma aula de leitura e investigação, anotem tudo o que acharem interessante;
f) Discutam qual será o formato, as seções, as reportagens que farão parte do jornal;
g) Dividam o trabalho de forma que cada um do grupo se encarregue de uma parte do jornal: notícia, esporte, cultura, entrevista, classificados etc.
h) Elaborados os trabalhos de grupo, reúnam todos e juntos e juntos discutam e montem a diagramação do jornal, isto é, a disposição dos textos e ilustração de cada página.
i) Depois de pronto, façam cópias para distribuir nas outras classes.
j) Vocês podem pedir patrocínio junto ao comércio ou empresas da sua cidade, inserindo no jornal, as respectivas propagandas.
DICIONÁRIO DO ESTUDANTE JORNALISTA
A
ANÚNCIO: texto publicado com fins comerciais.
ARTIGO: texto de opinião normalmente assinado por seus autores, nem sempre refletindo a opinião do jornal.
B
BOX: quadro que contém informações complementares ou curiosas, que ao lado ou abaixo da notícia.
C
CADERNO: parte do jornal que reúne notícias sobre assuntos semelhantes. Por exemplo: caderno de esportes, caderno de esportes, caderno de economia etc.
CARTUNISTA: profissional responsável pelos cartuns e charges com intenção de fazer uma crítica.
CLASSIFICADOS: nome dado aos anúncios distribuídos por assunto. Exemplos: anúncios de empregos, automóveis, imóveis, equipamentos para escritórios, etc.
D
DIAGRAMAÇÃO: organização dos textos, títulos, ilustrações, fotos, anúncios, compondo um desenho da página do jeito que será impressa.
E
EDITOR: jornalista responsável pela edição do jornal, com autoridade para recusar ou modificar as matérias que não estiverem boas.
EXCLUSIVA: notícia ou informação que apenas uma jornal tem.
F
FURO: notícia publicada por um jornal antes de qualquer outro meio de comunicação.
G
GRÁFICA: Lugar onde jornais, revistas e publicações em geral são impressos.
I
ILUSTRAÇÃO: fotos, desenhos, charges e demais imagens usadas para ilustrar o jornal.
L
LEAD: resumo da notícia, escrito geralmente abaixo da manchete. Traz as informações principais, despertando a atenção do leitor para o assunto.
M
MANCHETE: título da reportagem ou da notícia.
N
NOTÍCIA: informação com interesse jornalístico.
R
REPORTAGEM: texto escrito sobre um assunto ou acontecimento, com objetivo de divulgá-lo.
S
SEÇÃO: espaço reservado para assuntos específicos publicados regularmente. Exemplos: esportes, cartas dos leitores, cotidiano, etc.
ATIVIDADE
Na noticia da sua revista ou jornal, identifique:
a) O fato principal;
b) As pessoas envolvidas;
c) Quando ocorreu o fato;
d) O lugar onde aconteceu o fato;
e) Por que o fato aconteceu.
f) Observe a linguagem empregada na notícia. Das características abaixo, indique as que são verificadas na sua notícia estudada.
· Impessoalidade, conforme demonstram o emprego dos verbos em 3ª pessoa ausência de opiniões do jornalista;
· Pessoalidade, conforme demonstram o emprego de verbos na 1ª pessoa e a presença de opiniões do jornalista;
· Clareza, objetividade, precisão.
g) Que variedade lingüística é utilizada da notícia?
h) Observe o título da notícia:
· Ele anuncia o assunto que será desenvolvido na notícia?
· Você acha que esse título é curto e objetivo (impessoal) ou longo e subjetivo (pessoal)?
i) Escreva uma notícia, que depois irá para o jornal mural. Escolha para produzir:
· Uma notícia sobre um fato ocorrido recentemente no mundo ou no Brasil. Ela pode se referir a um fato relacionado à política, economia, meio ambiente, saúde, educação, esportes, artes, violência, etc.
· Uma notícia sobre um fato ocorrido em seu bairro recentemente ou em sua escola. Um fato sobre seu bairro pode ser pavimentação das ruas, inauguração de uma praça ou comércio, uma festa na rua, etc.
Ao escrever sua notícia siga as instruções:
a) Faça um planejamento. Leia jornais e revistas, depois converse com seus pais, professores, colegas ou vizinhos, sobre o assunto escolhido, procurando obter o maior número possível de informações.
b) Tenha em mente, o leitor de seu texto; escreva com simplicidade, na ordem direta (sujeito, verbo e complementos); sempre que possível, empregue uma palavra em vez de duas ou mais; use frases curtas, com duas ou três linhas no máximo e parágrafo com poucas frases; empregue o vocabulário comum; evite palavras difíceis, termos coloquiais, gírias, superlativos e adjetivos desnecessários; procure responder as perguntas que um leitor gostaria de fazer: o que?, como?, onde?, quem?, quando?, por quê?.
c) Faça primeiramente um rascunho e só passe a limpo depois de fazer uma revisão cuidadosa; refaça o texto quantas vezes forem necessárias; dê à sua notícia um título curto e sugestivo e que sirva para anunciar ao leitor o assunto que será desenvolvido.