"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. (Nelson Mandela) "

segunda-feira, 29 de julho de 2019

Este projeto para educação infantil é para ser trabalhado com a turminha de maternal, creche e berçário, de 0 a 3 anos... O objetivo do projeto é desenvolver a autonomia e promover o percurso criador em atividades de pintura, desenho, colagem, modelagem. 
Material necessário 
Argila, cola, giz de cera, papéis, potes de tinta, caixas de tamanhos variados, sucatas miúdas para acabamento (botões, barbantes, purpurina etc.). 

Flexibilização 
Os alunos com deficiência motora de qualquer ordem devem ter garantido o acesso aos materiais e ser estimulados a produzir da melhor forma que conseguirem. A ajuda necessária, sempre que possível, deve partir dos colegas, seja para alcançar o pote de tinta, manusear materiais pequenos, ou movimentar pincel e lápis em suas produções. Mais importante que tudo isso, é garantir que todos se sintam autores das próprias obras, o que nem sempre acontece quando a ajuda é muita. Portanto, é fundamental que tanto o professor, quanto as crianças deixem que o aluno com deficiência física faça suas escolhas e, pouco a pouco, aprenda a pedir ajuda apenas para o necessário. 

Desenvolvimento 
Prepare dois ambientes com a seguinte organização: em um deles, disponha sobre uma mesa argila, papéis de tamanhos e espessuras variados. Apresente os materiais para as crianças e deixe que criem desenhos e esculturas, decidindo com o que querem trabalhar e de que maneira vão realizar suas produções. Fique próximo das crianças, orientando quando elas não conseguem utilizar algum dos materiais ou se ameaçam colocar algo na boca, por exemplo. Em outra mesa, disponibilize materiais de acabamento para o trabalho feito no momento anterior. Explique a função dessa etapa: com a colagem de pequenos objetos, como barbante ou purpurina, e pintura de detalhes com cores variadas, podem pensar na finalização das peças. 

Avaliação 
Veja se as crianças ficam um tempo maior entretidas na atividade, planejam o que querem criar e escolhem quais materiais utilizar para conseguir o resultado desejado. Esteja atento às necessidades de todos - se estão satisfeitos com o que estão fazendo ou se precisam de auxílio.

| Nossa Política de Privacidade | Conheça o blog Atividades para Maternal |
A maioria das imagens recebo por email em grupos de troca... Caso tenha alguma foto sua aqui sem os créditos, avise-me que colocarei, ou se for o caso, retiro da postagem. |folhaide@gmail.com|Gente Miúda |

Projeto de educação infantil para a primavera, que tem por objetivo vivenciar a alegria da estação das flores, levando a criança ao bem-estar que a convivência da natureza proporciona.


OBJETIVOS
Trabalhar a percepção tátil, a coordenação motora fina e grossa, as linhas, as cores, os aromas, as medidas, os numerais, formas, texturas... Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência e observar o meio natural, desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa de cada criança.
projeto de educação infantil para trabalhar primavera
Painel de primavera, veja aqui.
CONTEÚDO
Atividades orais e escritas, plantio de diferentes mudas de flores.
Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo de Flores;
Brincadeiras;
Músicas e Danças;
Móbiles;
Culinária (apresentação de chá);
Pinturas, dobraduras e recortes;
Matérias recicláveis (sucatas);
Histórias com fantoches;
Confecção de livros;
Técnicas de pintura;
Máscaras de flores;
Atividade com massinha de modelar;
Painéis com material reciclado e carimbo das mãos;
Parlendas, contos, adivinhas, trava-língua, poemas;
Releituras de obras (Romero Britto);
Passeio à floricultura.

MATERIAIS UTILIZADOS
Papéis variados, palitos de churrasco e de picolé, sucatas (garrafa pet de diferentes cores e tamanhos, tampinhas de plásticos, pratos de papel, copos descartáveis), tesoura, cola branca e colorida, lápis de cor, giz de cera, giz de lousa, régua, gliter, agulha de costura, fio de náilon, barbante, fita adesiva transparente, botão, pincel, E.V.A, sementes e mudas.

CULMINÂNCIA
Exposição da mini floricultura (natural e artificial), degustação de chá.

AVALIAÇÃO
Avaliação continua; Coletivo: plantações e passeio; Grupos: (meninos/meninas), atividades desenvolvidas em sala de aula.

Tudo que você precisa para a realização deste projeto como dicas, lembrancinhas, atividades, músicas, poemas você encontra AQUI.

Projeto: Cativar e criar é só começar


Disciplinas envolvidas: Português, Arte, Redação e Literatura
Área âncora: leitura do livro O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry

A vossa palavra seja sempre com graça, temperada com sal,
para saberdes como deveis responder a cada um.
Colossenses, 4.6
 Apresentação
Esse projeto de leitura e aprimoramento das virtudes tem como apoio o livro de Saint-Exupéry, que nos fala ao coração, motivando uma reflexão de nossos valores e de como absorvê-los de forma lúdica e facilitadora. Para o nosso trabalho é importante ler, refletir, analisar e comparar nossas atitudes em relação ao outro e interagir com todos.
Objetivo gerador
Ter sonhos significa estar vivo. Imaginar é uma habilidade que deve ser alimentada na infância e principalmente na adolescência, pois na passagem da primeira para a segunda o aluno muitas vezes deixa de fantasiar. A falta de imaginação pode representar uma dificuldade para ele enfrentar sua realidade, conduzindo-o a um mau caminho, como o das drogas. É necessário criar oportunidades para a continuidade dos sonhos. A imaginação de hoje é a criatividade do amanhã. O sonho de hoje é a solução de um problema do amanhã.
A gente só conhece bem as coisas que cativou. Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo já pronto nas lojas. Mas, como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!
Antoine de Saint-Exupéry
Objetivos
  • Desenvolver a imaginação criadora;
  • Desenvolver habilidades de raciocínio;
  • Transformar o aprendizado em ato prazeroso, significativo e útil;
  • Estimular a atenção, a concentração e a memória;
  • Desenvolver relações espaciais;
  • Estimular a expressão e a comunicação;
  • Incentivar à prática de virtudes;
  • Refletir sobre a prática de pensar, olhar o outro e interagir com o próximo.
Atitudes
  • Apreciar e ler vários tipos de literatura;
  • Considerar a leitura como patrimônio cultural;
  • Respeitar os diferentes tipos de literatura (gêneros e nacionalidades);
  • Adotar atitude de repúdio à discriminação;
  • Preocupar-se com a própria produção e valorizar a dos colegas;
  • Trocar ideias e experiências;
  • Reconhecer e valorizar todas as formas de transmissão de conhecimento;
  • Valorizar as palavras e ações ditas para o bem comum.
Atividades
  • Os alunos leem o livro e assistem ao filme O Pequeno Príncipe no decorrer do semestre. Em seguida, realizam um debate em sala de aula, refletindo sobre atitudes e valores que norteiam essa obra de Saint Exupéry.
  • Esperando que os alunos se interessem por novas leituras e adquiram o hábito de ler, estimule-os a ler um livro por semana, variando gênero, tema e autor.
  • Reserve um caderno para escrever informações sobre todos os livros, como título, autor, gênero e sugestões de atividades para ele: resenha, reescrita do início de maneira diferente, destaque de frases marcantes, crítica, carta para o autor, interpretação de um fato, caracterização de personagens e identificação com eles...
  • Reúna os alunos que leram o mesmo título para discutir sobre ele, trocar ideias e escrever considerações sobre a obra. Procure também trabalhar alguns aspectos gramaticais em cada obra.
Esse projeto é dedicado a todas as pessoas grandes que um dia foram crianças e souberam sonhar. Que o sonho se torne realidade e que juntos façamos acontecer um futuro melhor, recheado de virtudes.
Avaliação
O desenvolvimento do projeto deve ser avaliado em diversas instâncias:
  • Avaliação contínua do desenvolvimento do aluno pelo professor;
  • Avaliação do processo coletivo;
  • Autoavaliação do aluno;
  • Avaliação contínua de cada atividade;
  • Diário de observações gerais.
Culminância
Ao final do projeto, os alunos expõem seus trabalhos na Feira da Criatividade, evento cultural de divulgação dos livros que foram livros lidos por eles nesse projeto. Para isso, eles produzirão cartazes e jornais com informações sobre as obras. É interessante promover no evento uma campanha de arrecadação de livros usados, a serem doados para crianças carentes.

Um país se faz com homens e com livros.
Monteiro Lobato
 
Autores do Projeto: Maria Cristina Lobo e Silva Neto

Vejam postagens sobre esta obra no Linguagem.